ANEMIA FERROPRIVA, FATORES DETERMINANTES EM CRIANÇAS  

IRON DEFICIENCY ANEMIA, DETERMINANTES FACTORS IN CHILDREN

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10016004


Larissa Oliveira Gonçalves1
Girlane de Cássia Bentes Lima2
Karen das C. Cardoso3


RESUMO 

A anemia ferropriva é a mais comum entre crianças com carência de ferro, está correlacionada  a diversos fatores responsáveis pela doença, com problemas prejudiciais ao desenvolvimento  infantil. 

Palavras-chave: Anemia ferropriva, ferro, crianças, anemia. 

ABSTRACT 

Iron deficiency anemia is the most common among children with iron deficiency, it is correlated tô  several factors responsible for the disease, with problems related to child development. 

1.INTRODUÇÃO 

A anemia ferropriva, ocorre devido a falta de ferro no organismo e está entre as anemias com  maior predominância mundialmente. (BRITO, 2021). A diminuição da contagem de células vermelhas presentes no sangue e a amplitude de conduzir  oxigênio pela hemoglobina é definida como anemia. ( MACHADO, 2019). Esta doença pode  ocorrer em diferentes estágios da vida, entre os grupos mais suscetíveis estão gestantes e crianças. (MORAES, 2019). 

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (2020): o déficit de ferro afeta 33% das  mulheres não grávidas, 40% das gestantes e 42% das crianças. Atingindo principalmente crianças menores de 2 anos, essa patologia permanece por um longo tempo. No mundo todo a  prevalência da anemia alcança 60% dos países, com maiores resultados nos países  subdesenvolvidos. (PAIXÃO, 2021). 

A falta de ferro, juntamente com a anemia ferropriva, gera uma desarmonia do balanço  quantitativo de ferro biodisponível absorvido na alimentação, com a precisão do mineral no  organismo. (ANDRÉ,2018). Com a limitação do estoque de ferro, a quantidade de hemoglobina se  torna insuficiente, essa carência pode afetar o desenvolvimento e o crescimento infantil e a  facilitação de agentes infecciosos e a redução do aprendizado. (AMARAL, 2021). De acordo com  Pivina (2019): o ferro é um mineral indispensável na função cerebral. Sua deficiência pode  ocasionar alterações nos neurotransmissores, afetando as funções psicomotoras e cognitivas.  Sendo um fator de comodidade no déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), e também no  transtorno do aspecto do autismo. 

Com alterações na pele, baixo peso, modificações na função cerebral. As doenças gastrointestinais são uma das implicações comprovadas na anemia ferropriva, juntamente com  fatores, ambientais, biológicos, nutricionais e demais outros. ( AMARAL, 2021). Segundo Freire et al. (2020), as manifestações mais comuns, devido a escassez de ferro são: fadiga, apatia,  irritabilidade e taquiarritmia. (SOUZA, 2021). 

Essa patologia está entre os casos mais frequentes, enfrentados pelos pediatras. (PIVINA L, 2019). Muita das vezes a anemia pode ser assintomática, não apresentando sinais, dessa forma sendo  diagnosticada através do hemograma completo, exames laboratóriais. (MAMAM, 2019). Conforme  Gallagher (2022): o diagnóstico da anemia requer uma abordagem progressiva que utiliza  várias técnicas laboratoriais. Uma identificação precoce da deficiência de ferro, é fundamental  para considerar uma suplementação de ferro, e combates específicos contra a patologia. (PEYRIN-BIROULET, 2018). 

Desse modo faz-se essencial o fornecer da pesquisa atual sobre os principais fatores  determinantes da anemia ferropriva em crianças, detectando as causas e problemas  enfrentados. (MACHADO, 2019). 

O principal objetivo do presente trabalho é declarar os fatores determinantes da anemia  ferropriva em crianças, segundo revisões bibliográficas. 

2. OBJETIVO 

O estudo visa mostrar os fatores determinantes da anemia ferropriva, em crianças demonstrando  a compreensão sobre essa doença e as principais causas. 

Analisar os dados epidemiológicos, as consequências da patologia e suas soluções, através de  uma revisão bibliográfica. 

Interpretar cada assunto, para correlacionar e chegar a uma conclusão dos principais fatores  determinantes da anemia ferropriva.

3. MATERIAL E MÉTODOS 

1. METODOLOGIA 

O levantamento do estudo foi feito através de uma revisão bibliográfica, com a  análise de fatos sobre a anemia ferropriva, anemia em crianças e seus fatores  determinantes. 

Os dados e pesquisas para esse estudo foram feitos por meio do levantamento de  fontes como artigos, sites eletrônicos, livros, que explanam os fatores determinantes  da anemia ferropriva, dados de pesquisa sobre a taxa de anemia em crianças, suas  causas e prevenções. O rastreio das investigações foi feita pelas palavras-chaves: anemia ferropriva, anemia em crianças, anemia.  

A seleção dos artigos, livros e sites eletrônicos foram estipulados nos idiomas português e inglês. Explanando assuntos voltados a anemia. 

Diante dos estudos realizados foram estudados no total 23 assuntos, entre artigos,  sites eletrônicos e livros, relacionados aos fatores determinantes da anemia  ferropriva em crianças. 

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 

A anemia ferropriva afeta principalmente crianças devido a pequena quantidade de  hemoglobina, ocasionada pela deficiência de nutrientes como (vitamina B12, ácido  folico e ferro). (RINCON, 2019). 

Este presente estudo visa mostrar os fatores determinantes nas crianças com  anemia ferropriva. Visando a compreensão sobre essa doença. 

Durante a infância, a carência de ferro está em torno das deficiências mais  predominantes neste período, originando males ao desenvolvimento infantil. O ferro  é um nutriente que abrange várias reações metabólicas e de oxidação, sendo  imprescindível para a amitose. A falta de ferro pode se instalar no período do  crescimento, persistindo por um longo período de tempo. Ocasionando grandes  males no bem-estar e físico do indivíduo. (RODRIGUES, 2019). 

Como aponta Rodrigues (2019): crianças abaixo de 1 ano de idade estão mais  propensas a anemia, gerando danos no desenvolvimento e aprendizado. Atualmente, considera-se que crianças menos favorecidas economicamente,  nutricionalmente e socialmente, tendem a apresentar déficit cognitivo ou seja  dificuldades de aprendizado em seu crescimento. Contudo, a falta do aleitamento  materno e a ingressão falha da alimentação, são contribuintes no desenvolver da  anemia. O número de casos de crianças com idade de 2 anos, uma vez ou outra  amamentadas foi de 96,2 % no Brasil, sendo a região norte com maior domínio de  (98%) e a região sul com (94%) e sudeste (94,8%) com menores índices. (ENANI,2019).

Durante o período da gravidez, as gestantes têm maior probabilidade de desenvolver  a anemia, devido a alta necessidade de ferro. A anemia na fase gestacional está  entre os índices de maior morbimortalidade materna e fetal, com consequências de  peso baixo ao nascer e parto prematuro. A dosagem de hemoglobina é de extrema  importância na gravidez, juntamente com exames e avaliações de pré-natal. (MAGALHÃES, 2018). 

Rezende (2022) afirma que o crescimento acelerado, ingestão pequena de ferro na  dieta, necessidade de ferro em gestantes, doenças infecciosas e condições  socioeconômicas, são as principais causas de anemia por deficiência de ferro em  crianças. A renda familiar, aleitamento materno artificial, saneamento, estão ligados  à fatores etiológicos da anemia ferropriva infantil, que são determinantes a causa da doença. 

O grande caso de crianças anêmicas, ressalta a necessidade de destacar, a  importância de precauções e projetos para o combate deste distúrbio nutricional  infantil. (AMARAL, 2021). 

Diante deste cenário, a planificação de projetos ao combate da anemia, com uma análise antecipada da doença é de suma importância para o êxito do tratamento. (FERREIRA, 2022). O diagnóstico da anemia é realizada através de exames  laboratoriais, com o hemograma, sendo realizada a contagem dos níveis de  hemoglobina. (MORTARI, 2021). 

O tratamento nutricional do déficit de anemia ferropriva é feito através de uma  alimentação rica em ferro, suplementos nutricionais e fármacos. Além dos cuidados  para a prevenção da doença, como o aleitamento materno até os seis meses de vida  do bebê, suplementação rica e balanceada em ferro. (MORTARI, 2021). 

5.INDICADORES RELACIONADOS A DEFICIÊNCIA DE FERRO 

Durante a infância, a anemia afeta o sistema imunológico, aumentando as chances  de doenças infecciosas e alterações no desenvolvimento infantil. A anemia  ferropriva, se desenvolve principalmente pela falta de uma alimentação adequada, aumento fisiológico e a ausência do aleitamento materno exclusivo. (ALVARES, 2020). 

De acordo com Álvares (2020): alimentos ricos em ferro são pouco consumidos, para  a adequação de ferro na população infantil. Conforme o crescimento da criança, a  necessidade por demanda de ferro aumenta, e diversos fatores podem influenciar na  falta desse nutriente, como baixa condições socioeconômicas, acessibilidade  inadequada de ferro. 

A baixa renda familiar, baixa escolaridade, precária condições de acesso à serviços  públicos; indicam situações de insegurança alimentar e nutricional, que facilitam o  desenvolver da anemia. A relação da anemia ferropriva com mães adolescentes  muitas vezes está associada a ausência de experiências nos cuidados com a  criança. ( ANDRÉ, 2018).

Conforme André (2018): esses fatores indicam que a anemia ferropriva está  associada a indicadores sociodemográficos, gestação na adolescência, baixa  escolaridade e alimentação inadequada de ferro. 

6. SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO 

O ferro é um dos nutrientes mais importantes e presentes no organismo, fazendo  parte de vários sistemas do corpo. Devido a ausência desse nutriente no estoque, a  hemoglobina se torna insuficiente. Com o diagnóstico da anemia, o tratamento para  doença deve ser feito a partir de uma alimentação apropriada e pela reposição de  ferro. Dentre essa reposição estão os sais ferrosos, que devem ser tomados  conforme orientações médicas, para cada idade e peso. (VILEFORTL, 2021). 

Durante a gestação, a anemia tem altos índices devido a alterações no período  gestacional, sendo necessário medidas preventivas para o combate da doença.  Fazendo-se necessário a suplementação de ferro e uma boa alimentação. (MELO, 2021). 

Nas palavras de Melo (2021): os sais de ferro se mostram bastante eficazes para o  tratamento da anemia, dentre eles estão o sulfato de ferro, gluconato ferrosso e  fumarato de ferro. Ressaltando que devem ser usados sobre orientações médicas. 

7. CONCLUSÃO 

O presente estudo visa a informação dos fatores determinantes da anemia  ferropriva em crianças. Nesse sentido foi realizada uma revisão sobre diversos  assuntos relacionados à esses fatores. 

Que estão reunidos por motivos socioeconômicos, etiológicos, consumo alimentar  escasso em ferro, ausência do aleitamento materno, crescimento acelerado das  crianças, que finda resultando na diminuição das contagens de células vermelhas no  sangue. 

Sendo a anemia ferropriva a mais comum em crianças menores de dois anos e em  gestantes, acarretando uma série de problemas no bem-estar físico, e no  desenvolvimento infantil. 

Visto necessário para prevenção da doença, uma análise antecipada da patologia, uma alimentação rica e balanceada em ferro, aleitamento materno e suplementação  de ferro na gravidez.  

8. REFERÊNCIAS 

ALVARES DA SILVA, C. L.; FERREIRA, M. C. P. .; PIRES, P. C. C.; RIBEIRO, R. T. Frequência de consumo de alimentos fonte de ferro entre crianças de 6 a 59 meses atendidas  pela Estratégia de Saúde da Família. HU Revista, [S. l.], v. 45, n. 4, p. 389–395, 2020. DOI:  10.34019/1982-8047.2019.v45.27795. Disponível em:  https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/27795. Acesso em: 3 out. 2023. 

AMARAL, S. M.; COSTA, S. de J.; PESSOA, C. C. M. .; PEREIRA, P. L.; FEITOSA, . Ávila  T. de O. .; ALVES, Y. dos S. .; CARVALHO , L. Q. C. .; LAGO , A. F. V. D. .; LIMA, H. R.  S.; SANTOS, L. D. L. dos .; COSTA, A. da S. .; SILVA , R. C. da .; BARBOSA, M. C. N. A.;  

CORTÊZ, T. H. C. .; PEREIRA JÚNIOR, J. L. . Anemia ferropriva na infância: causas e  consequências. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e23991, 2021. Disponível  em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23991.  

ANDRÉ, H. P. et al. Indicadores de insegurança alimentar e nutricional associados a anemia  ferropriva em crianças brasileiras: uma revisão sistemática. Ciência E Saúde Coletiva. 23 (4).  Abr 2018. https://doi.org/10.1590/1413-81232018234.16012016 

Novas Orientações Ajudam A Dectar Deficiência De Ferro Na Gravidez E Proteger  Desenvolvimento Do Cérebro De Crianças. Organização Pan-Americana da Saúde. 21 Abr  2020.  

BRITO, M. E. de S. M. e; COSTA, S. de J. .; MENDES, A. L. R.; LIMA , E. M. R. de S. .;  SILVA, A. C. R. .; ROCHA, L. R. .; ALVINO, V. de S. .; RODRIGUES, A. E. F. .; SILVA, I.  P. . .; LOPES, L. A. de S. .; SILVA, R. C. da .; BARROS, L. de S. R.; SANTANA, L. S. O. S. .;  SANTOS , D. O. Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da anemia ferropriva: Uma revisão de  literatura. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e23523, 2021. Disponível em:  https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23523.  

Gallagher PG. Anemia in the pediatric patient. Blood. 2022 Aug 11;140(6):571-593. doi:  10.1182/blood.2020006479. PMID: 35213686; PMCID: PMC9373018. https//pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35213686/

FERREIRA, Mariany C.P.; SANTOS, Iara A.; TORRES, Carolina F.; CAETANO, Carolina G.;  GONÇALVES, Renan N.; SILVA, Clarice L.A.; TOGNON-RIBEIRO, Raquel. Fatores  associados à anemia em crianças de 6 a 59 meses atendidas na Estratégia da Saúde da  Família. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research, [S. l.],  v. 23, n. 3, p. 24–34, 2022. DOI: 10.47456/rbps.v23i3.34940. Disponível em:  https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/34940 

MACHADO, Í. E. et al. Prevalência de anemia em adultos e idosos brasileiros. Revista  Brasileira de Epidemiologia. 22 (suppl02) .2019. https://doi.org/10.1590/1980- 549720190008.supl.2 

MAGALHÃES, E. I. S., et al. Prevalência de anemia e determinantes da concentração de  hemoglobina em gestantes. Caderno Saúde Coletiva. 26 (4). Oct-Dec 2018. https://doi.org/10.1590/1414-462X201800040085 

MAMAN, Maria Julia Cavaler De. Anemia ferropriva. In: RICCI, Vitor Hugo Parpinelli;  MAMAN, Maria Julia Cavaler De. Guia prático de hematologia. Criciúma: Unesc, 2019. p. 11- 25. http://repositorio.unesc.net/handle/1/7457

Mattiello V, Schmugge M, Hengartner H, von der Weid N, Renella R; SPOG Pediatric  Hematology Working Group. Diagnosis and management of iron deficiency in children with or  without anemia: consensus recommendations of the SPOG Pediatric Hematology Working  Group. Eur J Pediatr. 2020 Apr;179(4):527-545. doi: 10.1007/s00431-020-03597-5. Epub 2020  Feb 4. PMID: 32020331. 

MELO, S. A. Anemia ferropriva em crianças – Análise da suplementação de ferro na  microrregião de Pouso Alegre- MG. repositorio.animaeducacao.com. https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/24142/1/tcc%20samandra%20m elo.pdf 

MORAES, Lana Janine Rodrigues et al . Prevalência de anemia associada a parasitoses  intestinais no território brasileiro: uma revisão sistemática. Rev Pan-Amaz Saude, Ananindeua  , v. 10, e201900098, 2019 . Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-62232019000100030&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 22 set. 2023. Epub 13-Jan 2020. http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223201900098. 

MORTARI, I. F. et al. Estudo de correlação da anemia ferropriva, deficiência de ferro, carência  nutricional e fatores associados: Revisão de literatura. Research, Society and Development, v.  10, n 9, e 28310917894, 2021 (ccbyy.o) | Iss2525-3409| doi: 

Novas Orientações Ajudam A Dectar Deficiência De Ferro Na Gravidez E Proteger  Desenvolvimento Do Cérebro De Crianças. Organização Pan-Americana da Saúde. 21 Abr  2020. https://www.paho.org/pt/noticias/21-4-2020-novas-orientacoes-da-oms-ajudam-detectar deficiencia-ferro-na-gravidez-e 

PAIXÃO, C. K. F. et al. Prevalência e fatores associados a anemia ferropriva entre crianças no  Brasil: Revisão sistemática e metanalise. Revista Baiana De Saúde Pública. V. 45, n 3, p. 212- 235 jul./set 2021. 

Peyrin-Biroulet L, Lopez A, Cummings JRF, Dignass A, Detlie TE, Danese S. Review article:  treating-to-target for inflammatory bowel disease-associated anaemia. Aliment Pharmacol Ther.  2018 Sep;48(6):610-617. doi: 10.1111/apt.14922. Epub 2018 Aug 1. PMID: 30069896. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30069896/ 

Pivina L, Semenova Y, Doşa MD, Dauletyarova M, Bjørklund G. Iron Deficiency, Cognitive  Functions, and Neurobehavioral Disorders in Children. J Mol Neurosci. 2019 May;68(1):1-10.  doi: 10.1007/s12031-019-01276-1. Epub 2019 Feb 18. PMID: 30778834. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30778834/ 

REZENDE, E. D. S., JUNIOR, O. M. R., Causas e consequências da anemia ferropriva em  crianças ma idade pré-escolar. Research, Society and Development, v. 11, n. 12,  6416111234774, 2022 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/34774/29085/385233

RINCON, C. R. C. S. B. .; MOREIRA, V. F.; CASTRO, F. S. PREVALÊNCIA DE ANEMIA  MICROCÍTICA E HIPOCRÔMICA EM PACIENTES ATENDIDOS PELO LAC-PUC GOIÁS 

DO PERÍODO DE AGOSTO A OUTUBRO DE 2018. REVISTA BRASILEIRA MILITAR DE  CIÊNCIAS, [S. l.], v. 5, n. 13, 2019. DOI: 10.36414/rbmc.v5i13.21. Disponível em:  https://rbmc.emnuvens.com.br/rbmc/article/view/21. Acesso em: 22 set. 2023.  

RODRIGUES, A. L.; LIMA, S. F.; SILVA, E. B. DA. ANEMIA FERROPRIVA EM  CRIANÇAS. Revista Pesquisa e Ação, v. 5, n. 3, p. 1-7, 4 dez. 2019.  

SOUZA, A. B. D. J. Tratamento e prevenção de anemia na infância: uma revisão integrativa.  Paripiranga, 08 de julho de 2021. https://www.google.com/url?q=https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14 123/1/MONOGRAFIA%2520ALLYCE%2520NOVO%25201.pdf&usg=AOvVaw036gFF7eQx MBJkUMJlitfl&hl=pt_BR 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Aleitamento materno: Prevalência e  práticas de aleitamento materno em crianças brasileiras menores de 2 anos 4: ENANI 2019.  Documento eletrônico. – Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 2021. (108 p.). Coordenador geral, Gilberto  Kac. Disponivel em: https://enani.nutricao.ufrj.br/index.php/relatorios/. 

VilefortL. A.; NunesP. P.; GuimarãesC. C. A.; SilveiraR. P. R.; CostaR. M. F.; SousaL. R.;  PereiraS. L. E. H.; AbrantesK. M.; CabralM. E. G.; BorburemaN. S. Suplementação de sulfato  ferroso: prevenção da anemia ferropriva na faixa etária pediátrica. Revista Eletrônica Acervo  Científico, v. 33, p. e8650, 15 ago. 2021. https://doi.org/10.25248/reac.e8650.2021


1Acadêmica de Nutrição Manaus, Amazonas, Brasil
2Acadêmica de Nutrição Manaus, Amazonas, Brasil
3Docente de Nutrição Infantil Manaus, Amazonas, Brasil