AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA 

EVALUATION OF PRIMARY HEALTH CARE: AN INTEGRATIVE REVIEW OF THE LITERATURE 

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10011809


Dielson Cavalcante de Melo1 
Karine Tomaz de Oliveira2 
Marizete dos santos Silva3 
Manoela Ramos Ferreira dos Santos4 
Mery Adriana Farias Barreto5 
Gleice Aparecida Camilo Jerônimo6 
Renato Fernandes Pereira7 
Pedro Henrique Bahia Araujo8 
Bruna Simões Sciarretta9 
Julianne Caiado Mathias de Azevedo10 
Maria Izadora Oliveira Batista11 
Bruno Ribeiro de Melo Nunes12 
Ana Paula Alves da Silva13 
Clarissa Bezerra de Santana14 
Gustavo Monteiro Santiago15


RESUMO 

A atenção primária à saúde deve estra preparada para atender quase todas as necessidades de  saúde da população. Sua avaliação é de fundamental importância no processo de melhoria da qualidade. Objetivou-se analisar na literatura como se caracteriza a Avaliação em saúde da  Atenção Primária no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com abordagem  qualitativa, a fim de analisar estudos sobre a temática Avaliação da Atenção Primária à Saúde.  A busca foi realizada em novembro de 2017 e os dados foram coletados através de um  levantamento bibliográfico, publicados em forma de artigo científico, indexados na biblioteca  virtual da saúde, nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017. Os Descritores em Ciências da  Saúde utilizados foram “Atenção Primária à Saúde”, “Avaliação em Saúde” e “Administração  de Serviços de Saúde”, interligadas pelo operador booleano “and”, resultando em 4.573 estudos.  Os critérios de inclusão foram: texto completo disponível, idioma espanhol e português, anos  de publicação e tipos de estudos na forma de artigo. Restaram 55 trabalhos que foram lidos seus  títulos e resumos de apresentação, restando assim 23 artigos. Após esse momento foram  aplicados os critérios de exclusão: pesquisas documentais, estudos realizados fora do Brasil,  trabalhos repetidos e artigos que não se encaixavam na temática abordada. Os estudos foram  provenientes das seguintes base de dados LILACS, MEDLINE, SciELO e IBECS. A partir da  leitura e análise dos artigos, os resultados foram organizados nas seguintes categorias: Aspectos  Relacionados à Avaliação da APS no Brasil que demonstrou deficiência na estrutura da  assistência prestada, falha nos recursos financeiros referentes à saúde bucal, baixa capacitação  profissional para avaliar os serviços e baixa qualidade nos atributos: focalização na família e  orientação comunitária; e Instrumentos de Avaliação da APS que colocou como os principais  instrumentos utilizados o qualiAB, AMQ, PMAQ e PCATool, sendo destes o PCATool o mais  indicado para avaliação da Atenção Primária à saúde como provedora da qualidade. Percebeu se que a avaliação da Atenção Primária é influenciada e determinada por diversos fatores, o que  faz dela ser um processo ainda mais dinâmico e necessário para o acompanhamento das metas  e alcance das melhorias.  

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Avaliação em Saúde e Administração de Serviços  de Saúde, Brasil. 

ABSTRACT 

Primary health care must be prepared to meet almost all the health needs of the population.  Your evaluation is of fundamental importance in the quality improvement process. The  objective was to analyze in the literature how the Health Assessment of Primary Care in Brazil  is characterized. This is an integrative literature review with a qualitative approach, in order to  analyze studies on the theme Evaluation of Primary Health Care. The search was carried out in November 2017 and the data were collected through a bibliographical survey, published in the  form of a scientific article, indexed in the virtual health library, in the years 2013, 2014, 2015,  2016 and 2017. The Descriptors in Science of Health used were “Primary Health Care”, “Health  Assessment” and “Administration of Health Services”, linked by the Boolean operator “and”,  resulting in 4,573 studies. Inclusion criteria were: full text available, Spanish and Portuguese  language, years of publication and types of studies in article form. There were 55 works left,  whose titles and presentation abstracts were read, thus remaining 23 articles. After that moment,  the following exclusion criteria were applied: documentary research, studies carried out outside  Brazil, repeated works and articles that did not fit the theme addressed. The studies came from  the following databases LILACS, MEDLINE, SciELO and IBECS. From the reading and  analysis of the articles, the results were organized into the following categories: Aspects Related  to the Evaluation of PHC in Brazil, which showed a deficiency in the structure of the assistance  provided, lack of financial resources related to oral health, low professional training to evaluate  the services and low quality in the attributes: family focus and community orientation; and PHC  Assessment Instruments, which placed qualiAB, AMQ, PMAQ and PCATool as the main  instruments used, with PCATool being the most suitable for assessing Primary Health Care as  a provider of quality. It was noticed that the evaluation of Primary Care is influenced and  determined by several factors, which makes it an even more dynamic and necessary process for  monitoring goals and achieving improvements. 

Keywords: Primary Health Care, Health Assessment and Health Services Administration,  Brazil. 

INTRODUÇÃO  

A Atenção Primária Saúde (APS) corresponde ao primeiro nível de acesso a saúde, e se  apresenta como a principal porta de entrada no sistema, deve estar preparada para acolher todas  as necessidades que venham a surgir, tendo como finalidade fugir do modelo curativista,  centrado em especialidades e realizar o cuidado de forma integral. (STARFIELD, 2002). 

Só haverá uma APS de qualidade quanto os seus sete atributos forem cumpridos. Os  primeiros quatro são os atributos essenciais que são eles: primeiro contato, longitudinalidade,  integralidade e coordenação. E os derivados que são: focalização na família, orientação comunitária e competência cultural (STARFIELD, 2002). Há evidências, produzidas no Brasil,  de que a heterogeneidade da qualidade da APS está, em geral, associada à ausência de um ou  mais desses atributos (MENDES, 2015).  

Com a implantação do sistema único de saúde o processo de organização do trabalho  passa por mudanças quanto à forma de atuação profissional, deixando o modelo de assistência  que era fragmentado, hierarquizado, isolado e autônomo para se tornar um modelo coletivo de  gradativas mudanças no paradigma da saúde (BARROS, 2014). 

A normalização vigente no SUS define as redes de atenção como organizadora da  atenção primária, colocando a APS como principal centro de comunicação. Constituída de uma  equipe multidisciplinar que cobre toda a população, integrando, e coordenando o cuidado, e  atendendo as suas necessidades de saúde (BRASIL, 2011). 

No Brasil a APS busca facilitar um acesso de melhor qualidade para os usuários, visando  instalações de Unidade Básica de Saúde (UBS) cada vez mais próximo da população.  Entretanto, adotar uma estrutura adequada faz parte dos desafios enfrentados pelo Ministério  da Saúde. (BRASIL, 2012). 

São aproximadamente 38 mil UBS e mais de 600 mil profissionais atuando em todos os  municípios brasileiros. Garantindo assistência de prevenção, promoção, proteção, diagnóstico,  tratamento e reabilitação para mais de 100 milhões de habitantes (BRASIL, 2013).  

A Estratégia Saúde da Família é composta por uma equipe multiprofissional que visa à  reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de  Saúde, objetiva ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e  coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade (BRASIL, 2012). 

É de fundamental importância a avaliação da qualidade da atenção prestada a população.  Isso significa avaliar se as necessidades de saúde, existentes ou potenciais, estão sendo  atendidas de forma otimizada pelos serviços de saúde, dado o conhecimento atual quanto a  satisfação com os serviços, os custos da atenção, a qualificação do pessoal dos serviços de  saúde, a estrutura da segurança e aparência agradável das unidades de saúde em que os serviços  são fornecidos e disponibilizados equipamentos ( STARFIELD, 2002). 

A Tríade Donabedian também destaque a estrutura como conceito fundamental da  avaliação em saúde. Ela contribui para a melhoria da qualidade prestada na assistência,  facilitando o acesso para o desenvolvimento do processo de cuidado, pois diz respeito às  condições relativamente estáveis de um serviço de saúde, como os objetivos, recursos físicos,  humanos, materiais e financeiros (BOUSQUAT et al, 2017). 

Estudos como o de Mendes e Campos (2014) afirmam que apesar da existência de  muitos instrumentos de avaliação de saúde importados para o Brasil há muitas dificuldades para  a utilização de um instrumento robusto num país como o Brasil, de dimensões continentais,  baixa consciência de cidadania e, em muitos lugares, baixa escolaridade. 

O presente estudo tem como analisar na literatura como se caracteriza a Avaliação em  Saúde da Atenção Primária no Brasil. 

MÉTODO 

Trata-se de uma revisão integrativa, com abordagem qualitativa, a fim de analisar  estudos sobre a temática avaliação da APS. 

A busca foi realizada em novembro de 2017 e os dados foram coletados através de um  levantamento bibliográfico, publicados em forma de artigo científico, indexados na Biblioteca  Virtual da Saúde – BVS, nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017.  

Os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) utilizados foram “Atenção Primária à  Saúde”, “Avaliação em Saúde” e “Administração de Serviços de Saúde” interligadas pelo  operador booleano “and”, que resultou em 4.573 estudos.  

Ao aplicar os critérios de inclusão: texto completo disponível, idioma em espanhol e  português, anos de publicação e tipo de estudo na forma de artigo, restaram 55 trabalhos que  foram lidos seus títulos e resumos de apresentação restando assim 23 artigos. Após a aplicação  dos critérios de exclusão como pesquisas documentais, estudos realizados fora do Brasil,  estudos repetidos e artigo que não se encaixavam na temática abordada, finalizaram um total  de 12 artigos utilizados para a construção dos resultados da revisão. 

Os artigos analisados foram provenientes das seguintes bases de dados:  Latinoamericana en Ciencias de la Salud (LILACS); National Library of Medicine  (MEDLINE); Scientific Electronic Library Online (SciELO); e Índice Bibliográfico Español en  Ciencias de la Salud (IBECS). Desses achados 9 estavam na LILACS, 1 na MEDLINE, 1 na  SciELO e 1 no IBECS. 

Após a leitura na íntegra e análise criteriosa dos estudos, os dados foram separados nas  seguintes categorias: Aspectos Relacionados à Avaliação da APS no Brasil e Instrumentos de  Avaliação da APS. 

RESULTADOS

A partir da leitura e análise dos artigos, os resultados foram organizados nas seguintes  categorias, tratadas a seguir: Aspectos Relacionados à Avaliação da APS no Brasil e  Instrumentos de Avaliação da APS. 

Aspectos Relacionados à Avaliação da APS no Brasil 

Na análise realizada foi possível identificar uma série de características que constroem  a avaliação da APS no cenário brasileiro. Estão inclusos os atributos e as características  estruturais. 

A tríade de Donabedian é um modelo avaliativo que serve para tratar três pontos  principais: Estrutura, Processos e Resultados. Dentre esses aspectos o quesito mais citado nos  estudos foi a deficiência de estrutura na APS. Um artigo afirmou que as unidades contavam  com a escassez de equipamentos simples de assistência, tais como aparelhos para nebulização,  glicosímetro e falta de acesso à internet, no quesito de recursos humanos esse mesmo estudo  falou sobre a ausências de profissionais de saúde no interior das unidades (BOUSQUAT et al,  2017).  

Contradizendo ao achado e também citando os aspectos de recursos materiais e  humanos, incluídos na estrutura, os autores afirmam que existe a disponibilidade dos  equipamentos básicos para prestar cuidados e a presença de profissionais de saúde, pois o  médico está presente por mais de trinta horas semanais (TURCI; COSTA; MACINKO, 2015). 

Foi analisado num estudo descritivo multicêntrico uma série de fatores que contribuem  para o mau funcionamento do serviço de saúde, incluindo a escassez de recursos materiais e  humanos que desenvolvem o aumento das cargas de trabalho dos técnicos de enfermagem  (SCHERER et al., 2016). 

A literatura analisada identifica uma falha nos recursos financeiros referentes à saúde  bucal (BOUSQUAT et al., 2017; SOBRINHO et al., 2014). Uma revisão integrativa sugere o  fortalecimento da política na APS, que seja competente na resolução de problemas da gestão,  como o fornecimento de recursos financeiros e humanos (DAMACENO et al., 2016). 

Quanto à capacitação dos profissionais, foi identificada que os gestores possuem  dificuldades práticas com a avaliação, justificados por falta de tempo e experiência (NICKEL  et al., 2014; ALBA et al., 2014). Uma pesquisa transversal e de caráter censitário realizada com  profissionais do nível superior que compõem a Estratégia Saúde da Família (ESF), enfatiza que  os profissionais atuantes na APS necessitam de uma capacitação eficiente e permanente, a fim  de efetivarem suas práticas assistenciais (COSTA et al., 2013). 

Sobre a organização dos serviços os estudos apontam que as unidades contam com  poucas equipes, problemas na marcação e realização de consultas e dificuldades no atendimento (TURCI; COSTA; MACINKO, 2015; DIXIS et al., 2014). 

A APS tem a família como foco principal de atenção, uma forma eficiente de avaliar o  funcionamento da atenção primária à saúde, é através dos seus atributos essenciais que os são  primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação, e atributos derivados que são  focalização na família, orientação comunitária e competência cultural (OLIVEIRA; PEREIRA,  2013). 

Dentre os atributos derivados, focalização na família e orientação comunitária, os  estudos analisados que os citaram afirmaram que eles receberam notas baixas nas avaliações  (TURCI; COSTA; MACINKO, 2015; ALENCAR et al., 2014). Em consonância com os  achados um estudo transversal, descritivo e analítico que analisou os atributos através do  PCATool, afirma que o atributo orientação comunitária apresentou escores menores (BATISTA  et al., 2016). 

Instrumentos de Avaliação da APS 

Com relação aos instrumentos utilizados para avaliação da APS no Brasil, foram  encontradas quatro ferramentas distintas para este fim, sendo elas: a Avaliação da Qualidade de  Serviços de Atenção Básica (QualiAB); a Avaliação para Melhoria da Qualidade (AMQ);  Primary Care Assessment Tool (PCATool) e o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da  Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). (SANTOS; SOUZA; ANDRADE, 2017; TURCI;  COSTA; MACINKO, 2015, CASTANHEIRA et al, 2014; ALENCAR et al., 2014; DIXIS et  al., 2014 ; STEIN, 2013; MEDEIROS et al., 2013). 

Dentre eles o PCATool foi o mais enfatizado pela literatura (SANTOS; SOUZA;  ANDRADE, 2017; TURCI; COSTA; MACINKO, 2015; CASTANHEIRA et al., 2014;  ALENCAR et al., 2014; DIXIS et al., 2014; STEIN, 2013; MEDEIROS et al., 2013). Grande  parte dos estudos analisados no presente trabalho apontam sua eficácia na avaliação da APS,  principalmente quando comparado a outras ferramentas (STEIN, 2013; MEDEIROS et al.,  2013). Trata-se de um instrumento criado por Starfield e colaboradores, que possui uma versão  brasileira validada, e que tem por finalidade medir os atributos, essenciais e derivados, e sua  extensão (BRASIL, 2010) 

Evidencia-se que ele deve ser o escolhido pelos gestores e pesquisadores para este fim,  pois propicia a mensuração de cada atributo gerando escores e estabelecendo à orientação para APS de modo a estabelecer metas à serem alcançadas (STEIN, 2013; MEDEIROS et al., 2013).  Uma revisão de literatura, seguida de metassíntese, realizada em 2013 corrobora com esses  achados quando aponta que o PACTool seria a ferramenta ideal, em detrimento das demais  utilizadas no Brasil para a avaliação da atenção, pois permite a criação de propostas com vistas  à melhoria da qualidade (FRACOLLI et al., 2014). 

Em comparação, a AMQ que lida com a autoavaliação é considerada sem o padrão  necessário para mensuração dos atributos, apesar de ambos seguirem os pressupostos de  Donabedian, considera-se seu caráter de avaliação interna e que é aplicada a equipe e não ao  indivíduo (MEDEIROS et al., 2013).  

O PMAQ discutido por dois autores, tido como um dos instrumentos mais utilizados no  Brasil (DIXIS et al., 2014; BOUSQUAT et al., 2017), visa ampliar o acesso e melhorar a  qualidade da assistência de forma homogênea no país. Estrutura-se em quatro fases  interdependentes: Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e  Recontratualização. A literatura faz uma crítica em relação ao estímulo da competitividade  entre as equipes e quantificação dos resultados, focando na diminuição das doenças e na saúde  por resultados e não por ações integrais (MOTA; DAVI, 2015). 

O QualiAB é mais uma das formas de promover melhorias na qualidade da assistência  prestada na APS, é um questionário com 85 perguntas que devem ser respondidas pelo gestor  e pela esquipe de serviços técnicos, partindo das premissas que qualquer serviço de atenção  primária deve possuiu um certo nível, os indicadores devem ser valorizados, as equipes locais  precisam promover mudanças no processo de trabalho e o padrão de qualidade deve ser  acompanhado e atualizado (CASTANHEIRA et al., 2014). 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Diante dos fatos mencionados, é nítido que a avaliação da APS é influenciada e  determinada por diversos fatores, o que faz dela ser um processo ainda mais dinâmico e  necessário para o acompanhamento das metas e alcance das melhorias.  

O processo avaliativo é fundamental para melhoraria do funcionamento da Atenção  Primária, fazendo-se assim indispensável sua implantação.

Para melhorar a qualidade da atenção primária no país, faz-se preciso ações  intersetoriais que fomentem a busca de maiores níveis de qualidade, pois as questões de  investimentos e capacitações não dependem somente do setor saúde, mas de uma gama de  campos para que haja sua efetivação. 

 Com a construção desse artigo sugere-se mais pesquisas na área, a fim de estimular  discussões e alertar sobre um ponto tão importante no processo de melhoria da qualidade que é  a avaliação continuada. 

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1Odontólogo pela Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa- PB

2Graduanda em Medicina pela União Metropolitana de Educação e Cultura. Lauro de Freitas- BA

3Enfermeira pela UNEF. Feira de Santana- BA

4Graduanda em Medicina pela Universidade do Grande Rio. Rio de Janeiro- RJ

5Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário da Amazônia- UNIFAMAZ. Belém- PR

6Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri- URCA. Juazeiro do Norte- CE

7Graduando em Medicina pela AFYA – Faculdade de Ciências Médicas Garanhuns. Caruaru- PE

8Graduando em Medicina pela Universidade do Grande Rio. Rio de Janeiro- RJ

9Graduanda em Medicina pela UNIFACS. Salvador-BA

10Graduanda em Medicina pela FACERES- São José de Ribeirão Preto-SP

11Enfermeira formada pela Universidade Regional do Cariri- Crato-CE

12Farmacêutico formado pela Faculdade de Juazeiro do Norte. Juazeiro do Norte- CE

13Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário UNIEURO. Brasília- DF

14Médica pela Escola Superior de Ciências da Saúde. Brasília – DF

15Graduando em Enfermagem pelo Centro Universitário da Amazônia- UNIFAMAZ. Belém- PR