USO DO INSTAGRAM NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA POPULAÇÃO

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.8176381


Patrícia Aparecida Baumgratz de Paula1
Simone de Pinho Barbosa2
Maria Marta Amancio Amorim3
Álvaro Luiz Fonseca Campos4
Carolyne Reduzina Queirós5
Alícia Muller Fregulia4
Isa Rodrigues Massa4
Leandro Henrique de Souza6
Izabella Costa Pirovani Machado4


Resumo

O objetivo desse estudo é analisar os alcances obtidos com a utilização do dispositivo digital Instagram® para a capilarização e ampliação do acesso às informações dos serviços e ações de saúde no Sistema Único de Saúde, enfatizando a importância de projetos interdisciplinares nos cursos do campo da saúde. Estudo qualitativo e descritivo das atividades realizadas pelo Projeto de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares. Entre 2021 e 2022 observou-se que o público majoritariamente seguidor da conta @conectasus no Instagram® foi o feminino, da região sudeste, principalmente em municípios-pólos do estado de Minas Gerais, e em capitais. Foram realizadas publicações voltadas à divulgação de ações e serviços do Sistema Único de Saúde, sobre a Covid-19, em diferentes modalidades. A modalidade de postagem com o maior número de interações entre os seguidores foi o Reels: vídeos curtos, com duração máxima de 60 segundos. As redes sociais têm se mostrado cada vez mais fundamentais no processo de comunicação e divulgação de informações em saúde, sobretudo na pandemia da Covid-19. Esses projetos fortalecem o princípio do acesso à informação, além de contribuírem para a promoção da saúde através das redes sociais, numa perspectiva interdisciplinar.

Palavras-chave: Sistema Único de Saúde; Rede social; Direito à saúde; Promoção da saúde; interdisciplinaridade.

Abstract

The objective of this study is to analyze the achievements obtained with the use of the Instagram® digital device for capillarization and expansion of access to information on health services and actions in the Unified Health System, emphasizing the importance of interdisciplinary projects in courses in the field of health. . Qualitative and descriptive study of the activities carried out by the Extension Project of the Federal University of Juiz de Fora campus Governador Valadares. Between 2021 and 2022, it was observed that the majority of followers of the @conectasus account on Instagram® were female, from the southeast region, mainly in central municipalities in the state of Minas Gerais, and in capitals. Publications were carried out aimed at the dissemination of actions and services of the Unified Health System, on Covid-19, in different modalities. The posting modality with the highest number of interactions among followers was Reels: short videos, with a maximum duration of 60 seconds. Social networks have proven to be increasingly fundamental in the process of communicating and disseminating health information, especially in the Covid-19 pandemic. These projects strengthen the principle of access to information, in addition to contributing to the promotion of health through social networks, in an interdisciplinary perspective.

Keyords: Unified Health System; Social network; Right to health; Health promotion; interdisciplinarity.

Resumen

El objetivo de este estudio es analizar los logros obtenidos con el uso del dispositivo digital Instagram® para la capilarización y ampliación del acceso a la información sobre los servicios y acciones de salud en el Sistema Único de Salud, destacando la importancia de los proyectos interdisciplinarios en los cursos del área. de salud. . Estudio cualitativo y descriptivo de las actividades realizadas por el Proyecto de Extensión de la Universidad Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares. Entre 2021 y 2022, se observó que la mayoría de los seguidores de la cuenta @conectasus en Instagram® eran mujeres, de la región sureste, principalmente en los municipios centrales del estado de Minas Gerais y en las capitales. Se realizaron publicaciones destinadas a la difusión de acciones y servicios del Sistema Único de Salud, sobre el Covid-19, en diferentes modalidades. La modalidad de publicación con mayor número de interacciones entre seguidores fue Reels: videos cortos, con una duración máxima de 60 segundos. Las redes sociales han demostrado ser cada vez más fundamentales en el proceso de comunicación y difusión de información en salud, especialmente en la pandemia del Covid-19. Estos proyectos fortalecen el principio de acceso a la información, además de contribuir a la promoción de la salud a través de las redes sociales, en una perspectiva interdisciplinaria.

INTRODUÇÃO

Após o término do regime ditatorial no ano de 1985, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi promulgada, sendo construída com ampla participação popular e luta por cidadania, garantindo à população brasileira o direito à saúde que até aquele momento da história não havia sido reconhecido (BARRETO JUNIOR e PAVANI, 2013). A capacitação da comunidade para melhoria da sua qualidade de vida e saúde foi tratada na Conferência Internacional sobre a Promoção da Saúde, em 1986, em Ottawa, possibilitando o desenvolvimento de responsabilidade do indivíduo tanto da própria saúde, quanto coletiva, incluindo maior participação no controle deste processo, com prevenção, melhoria da saúde e bem-estar (DANTAS et al., 2016).

O estabelecimento das condições para promoção, proteção, recuperação da saúde e prevenção de doenças, organização e funcionamento dos serviços correspondentes ocorreu em 1990 quando foi sancionada a Lei número 8080, conhecida como Lei Orgânica da Saúde (LOS). Pela LOS o Sistema Único de Saúde (SUS) foi institucionalizado (BULOS, 2017; BRASIL, 1990) firmando como princípio o direito ao acesso à informação referente aos serviços de saúde e a utilização destes pelos seus usuários, conforme descrito na LOS, capítulo 2, artigo 7°, inciso 6°(BRASIL, 1990). Com isso, foram necessários meios estratégicos de comunicação para transformar os indivíduos em seres socialmente inseridos no mundo e informados estar (DANTAS et al., 2016).

Na contemporaneidade grande parte da população está conectada às mídias sociais, dessa forma, elas estão se tornando uma ampla ferramenta de divulgação de conhecimento científico rápida e prática (MORETTI et al., 2012). Pesquisas apontam que até 2001 aproximadamente 52 milhões de americanos já haviam consultado a internet em busca de informações médicas e que a internet é a principal fonte de informações em saúde para 70% dos adultos americanos (MASTERS, 2008).

O ambiente virtual permite que diversos assuntos sejam pesquisados, já que há uma enorme quantidade de conteúdos publicados. Entretanto, é necessário ter cautela na obtenção dessas informações, tendo em vista que muitas ferem o quesito qualidade, estão sujeitas a diversos vieses e, se tratando da área da saúde, a qualidade da informação é bastante importante (MORETTI et al., 2012).

Assim o objetivo desse estudo é identificar e analisar os alcances obtidos com a utilização do dispositivo digital Instagram® para a capilarização e a ampliação das informações relacionadas aos serviços e ações de saúde no SUS, enfatizando a importância de projetos interdisciplinares nos cursos do campo da saúde.

MATERIAIS E MÉTODOS

Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, produto das atividades realizadas do projeto de extensão realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares (UFJF/GV), no período de 2021 e 2022.

Este projeto, em vigor desde 2020, contou com a participação de três docentes dos departamentos de Medicina e Nutrição e seis discentes dos cursos de Fisioterapia, Medicina e Nutrição da UFJF/GV. Essa equipe se reunia semanalmente por meio da plataforma Google Meet®, para a discussão e escolha das temáticas a serem abordadas, bem como, para o planejamento das ações com postagens na rede social Instagram®, acerca do funcionamento e das formas de acesso às ações e serviços do SUS.

O grupo foi organizado do seguinte modo: uma dupla de alunos assumiu a função de preceptores; uma equipe de produção composta por quatro alunos que elaboravam as matérias a serem publicadas. Aos preceptores coube a gestão dos perfis do projeto na rede social por meio das publicações semanais e a correção das matérias. Os demais discentes produziam os conteúdos das publicações baseados em documentos oficiais do Ministério da Saúde (manuais, protocolos, cartilhas entre outros), aparatos regulatórios, artigos científicos nacionais e internacionais.

Todo o processo foi supervisionado e orientado pelas docentes, que faziam as revisões finais das postagens, após a análise prévia realizada durante as reuniões semanais com toda a equipe. As postagens eram feitas duas vezes por semana com temáticas distintas: às quartas-feiras posts temáticos sobre os serviços e ações do SUS; às sextas-feiras sobre o manejo da Covid-19 no SUS. Além disso, outras modalidades de publicação eram exploradas dentro da plataforma, como Reels e Stories.

Desse modo, foram avaliados os dados obtidos por meio da rede social Instagram®: indicadores de especificidades sobre o público, sexo e faixa etária; número de curtidas; comentários (pequeno texto feito pelo usuário em uma publicação); compartilhamentos (o usuário envia uma publicação para outro usuário); salvamento (ato de salvar fotos para armazenar e consultar posteriormente); contas alcançadas (quantidade de perfis únicos que visualizaram as postagens durante o período analisado); número de reproduções (quantas vezes o vídeo foi assistido).

Cabe destacar que a importação desses dados da própria rede social conferiu relevância ao estudo, sendo considerada uma estratégia fundamental (AVELINO, 2020). A média aritmética foi o parâmetro estatístico utilizado para estimar o valor médio entre os indicadores analisados (BAGGIOTO, LESEUX, 2016).

O presente estudo não necessitou de apreciação no Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos da UFJF, seguindo o preconizado pela Resolução nº 510 do Conselho Nacional de Saúde (BRASIL, 2016).

RESULTADOS

No período compreendido entre agosto de 2021 e agosto de 2022, ano base do projeto de extensão, a conta @conectasus no Instagram® possuía 784 seguidores, sendo 77,5% mulheres e 22,4% homens, com prevalência da faixa etária de 18 a 24 anos (33,8%), seguido da de 25 a 34 anos (29,8%).

Em relação ao posicionamento territorial dos seguidores, as métricas do Instagram® apresentavam apenas as principais localizações. Com isso, percebeu–se uma concentração na região sudeste do país, compreendendo municípios-pólos de Minas Gerais: Governador Valadares (29,6%), Juiz de Fora (3,7%); capitais: São Paulo (3%); Belo Horizonte (2,8%); Rio de Janeiro (2,2%).

Em relação às publicações temáticas sobre os serviços garantidos pelo SUS, no período de agosto a dezembro de 2021, foram realizadas 22 postagens, das quais se obteve uma média de 32,23 números de curtidas, e média de 291,68 contas alcançadas. Cabe destaque que para uma melhor interpretação dos dados, optou-se por analisá-los correlacionando agosto a dezembro de 2021 (cinco meses), e janeiro a agosto de 2022 (oito meses), sendo necessário devido ao período de vigência do Projeto.

No quadro 1 é mostrado os Insights das publicações temáticas do projeto no Instagram® no período de agosto de 2021 a dezembro de 2021. O tema com maior números de curtidas (96), salvamentos (44) e contas alcançadas (1.531) foi “Prevenção do suicídio e da automutilação no SUS”.

Quadro 1. Publicações temáticas do projeto ConectaSUS no Instagram® no período de agosto a dezembro de 2021.

Tema da publicaçãoVariáveis de interação em rede digital
Número curtidasNúmero comentáriosNúmero comparti- lhamentosNúmero salvamentosNúmero contas alcançadas
01. “O SUS e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”6211289380
02. “Serviços do SUS para nutrição infantil e aleitamento materno”545149330
03. “Libras e Saúde: acessibilidade no SUS”65758330
04. “Saúde do trabalhador no SUS “496010322
05. “Planejamento familiar e saúde reprodutiva no SUS”51507317
06. “Manejo da doença de Alzheimer no SUS”33247250
07. “O SUS e a população privada de liberdade”23103191
08. “Prevenção do suicídio e da automutilação no SUS”9616441.531
09. “Manejo do câncer do colo do útero e de mama no SUS”32418275
10. “Segurança do paciente no SUS”27284281
11. “Manejo da obesidade no SUS”24206252
12. “Programa Academia da Saúde”21204249
13. “Programa Bolsa Família e o SUS”26113189
14. “O NASF e o SUS”271010259
15. “Manejo da tuberculose no SUS”15114165
16. “O SUS e a comunidade ribeirinha”11002105
17. “Manejo do câncer de próstata no SUS”16002147
18. “Manejo do puerpério no SUS”18022165
19. “Manejo da doença de Parkinson no SUS”14003173
20. “Manejo dos problemas da tireoide no SUS”11003141
21. “Feliz Natal”20021182
22. “Feliz Ano Novo”14020183
Média total32,232,323,366,77291,68
Fonte: Os autores, a partir de dados do Instagram® (2022).

No tocante às publicações sobre a Covid-19 (informações, tratamentos fornecidos pelo SUS, atualização de dados referentes ao número de casos, óbitos e vacinados) estas obtiveram médias de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos menores quando comparadas às publicações temáticas realizadas no mesmo período.

No período de agosto a dezembro de 2021 foram realizadas 20 postagens, das quais se obteve uma média de 26,9 números de curtidas, e média de 242,95 contas alcançadas, conforme observa-se no quadro seguinte. Merece destaque que a publicação com maior número de curtidas (72) e contas alcançadas (426) foi “Atualizações sobre a variante Delta”, realizada no dia 20 de agosto de 2021.

Quadro 2. Publicações acerca da Covid-19, do projeto ConectaSUS no Instagram®, no período de agosto a dezembro de 2021.

Tema da publicaçãoVariáveis de interação em rede digital
Número curtidasNúmero comentáriosNúmero comparti- lhamentosNúmero salvamentosNúmero contas alcançadas
01. “O que é imunidade comunitária?”346125300
02. “Impactos da vacinação contra a Covid-19 no Brasil”66442409
03. “Atualizações sobre a variante Delta”723910426
04. “Impactos da Covid-19 na saúde mental do trabalhador”32506290
05. “Dose de reforço contra Covid-19”493014397
06. “Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19”291011245
07. “População privada de liberdade e a Covid-19”26204216
08. “Covid-19 e a saúde mental da população “39319322
09. “Tratamentos para Covid-19”21106236
10. “Vacinação para adolescentes”20102218
11. “Vacinação heteróloga contra a Covid-19”14061154
12. “Atualizações sobre os impactos da vacinação contra Covid-19 no Brasil”20202195
13. “A Covid-19 e os povos indígenas”20102174
14. “Síndrome pós-Covid-19 no SUS”14002232
15. “Vacinação contra Covid-19 para crianças”15015223
16. “Importância da 2° dose de vacina contra a Covid-19”10003118
17. “Terceira dose da vacina contra a Covid-19”9012148
18. “Vacinação do adulto no SUS”22011209
19. “Variante Ômicron”14003204
20. “Retrospectiva da pandemia de Covid-19 “12062143
Média total26,91,62,054,6242,95
Fonte: Os autores, a partir de dados do Instagram®, 2022.

De janeiro a agosto de 2022 foram realizadas mais 34 publicações temáticas sobre o SUS, sendo que as médias de curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e contas alcançadas foram menores que as realizadas em 2021 (quadro 1), mesmo seguindo as mesmas características de conteúdo compartilhado, conforme apontado no quadro 3. Deve-se ressaltar que o período analisado em 2022 é menor que o analisado em 2021.

A publicação com maior número de curtidas (31) realizada em 2022, foi “Manejo da rinite alérgica no SUS”, realizada no dia 20 de maio.

Quadro 3: Publicações temáticas do projeto ConectaSUS no Instagram® no período de janeiro a agosto de 2022.

Tema da publicaçãoVariáveis de interação em rede digital
Número curtidasNúmero comentáriosNúmero comparti- lhamentosNúmero salvamentosNúmero contas alcançadas
01. “Manejo do Acidente Vascular Encefálico (AVE) no SUS”15002159
02. “Saúde da criança no SUS”12022129
03. “Sistemas de informação do SUS”11002143
04. “Manejo da asma no SUS”20142151
05. “Práticas integrativas e complementares no SUS”16034125
06. “Cessação do tabagismo no SUS”20209238
07. “Caderneta de Saúde da Criança”18142141
08. “Manejo da microcefalia no SUS”19102136
09. “Manejo do câncer colorretal no SUS”16103154
10. “Doação de sangue no SUS”15102109
11. “Manejo da leptospirose no SUS”140182116
12. “Doenças raras no SUS”18023110
13. “Manejo do Câncer de pele não melanoma no SUS”17306206
14. “Saúde da Pessoa com Deficiência (PCD) no SUS”17303159
15. “Anemia falciforme no SUS”14002126
16. “Vacinação da gripe 2022”15205170
17. “Profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós exposição (PEP) ao HIV no SUS”17252104
18. “Testes rápidos disponíveis no SUS”1100482
19. “Manejo do sarampo no SUS”16002153
20. “Dicionário dos serviços do SUS”600175
21. “Hemodiálise no SUS”12000124
22. “Manejo da bronquiolite no SUS”9000107
23. “Manejo da rinite alérgica no SUS”31282224
24. “Manejo do lúpus eritematoso sistêmico no SUS”700083
25. “Filariose linfática (elefantíase no SUS”13002124
26. “Manejo da meningite no SUS”15001100
27. “Manejo da toxoplasmose no SUS”19314219
28. “Varíola dos macacos”14220126
29. “Serviços de acolhimento”1000088
30. “Plano de parto no SUS”600088
31. “Transplantes no SUS”1104092
32. “Doença ulcerosa péptica no SUS”12122109
33. “Manejo da epilepsia no SUS”900296
34. “Câncer de boca no SUS”9022137
Média total14,240,741,682,21132,44
Fonte: Os autores, a partir de dados do Instagram®, 2022.

As publicações sobre a Covid-19 também continuaram sendo feitas em 2022 e pode-se observar queda nos parâmetros analisados, como segue descrito no quadro 4.

Quadro 4. Publicações sobre Covid-19, do projeto ConectaSUS no Instagram® no período de janeiro a agosto de 2022.

Tema da publicaçãoVariáveis de interação em rede digital
Número curtidasNúmero comentáriosNúmero comparti- lhamentosNúmero salvamentosNúmero contas alcançadas
01. “Vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos”21082298
02. “Calendário de Vacinação para crianças de 0-10 anos”19082162
03. “Atualização dos impactos da vacinação contra Covid-19 no Brasil”11022192
04. “Por que as vacinas são importantes?”15004128
05. “Número de vacinados contra Covid-19 por faixa etária”10002102
06. “O que são máscaras PFF2”15072144
07. ” Autotestes Covid-19″9002104
08. “Tempo de isolamento em caso de Covid-19”11002147
09. “Efeitos adversos às vacinas contra Covid-19”12121165
10. “Miocardite pós-vacina contra a Covid-19”12001127
11. “Importância do esquema vacinal completo contra a Covid-19”120141102
12. “Uso das máscaras na proteção contra Covid-19”7012147
13. “Taxa de mortalidade por Covid-19 entre vacinados e não vacinados”700194
14. “4° dose de vacina contra Covid-19 para idosos”8001119
15. “Síndrome pós Covid-19: Complicações neurológicas”13003143
16. “Fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional”15002119
17. “Retrospectiva da Covid-19”802186
18. “Número de casos e óbitos por Covid-19: cenário atual”14000108
Média total12,170,062,441,72138,17
Fonte: Os autores, a partir de dados do Instagram®, 2022.

Além das publicações envolvendo os posts sobre conteúdos temáticos e sobre a Covid-19, foram realizados os compartilhamentos de Reels, vídeos curtos, com duração máxima de 60 segundos, gravados na vertical, que podem combinar áudio, imagens, textos e efeitos visuais. No período de agosto de 2021 a agosto de 2022 foram produzidos seis vídeos, que extrapolaram os padrões apresentados nas publicações, com grande aumento nas médias de curtidas, comentários, compartilhamentos e contas alcançadas, apresentando queda apenas no número de salvamentos (3,83), se comparadas as médias obtidas nas publicações temáticas em 2021 (6,77).

No quadro 5 é mostrado os Insights dos Reels no período compreendido entre agosto de 2021 e agosto de 2022, sendo possível observar que os Reels de números01, 02, 04, 05 e 06 apresentaram, de forma individual, maior número de contas alcançadas: 7.100; 2.542; 6.692; 384; 328, respectivamente, quando comparados às médias de todas as publicações temáticas e sobre a Covid19.

Cabe destacar que uma métrica diferente que os Reels permite analisar se referem ao número de reproduções, ou seja, o número de vezes que o vídeo foi assistido pelos usuários do Instagram®. Assim, neste estudo obteve-se, uma média total de 3.300 reproduções, considerando todos os Reels postados, conforme descrito no quadro 5, sendo que um único vídeo foi assistido mais de 8 mil vezes.

Quadro 5. Publicação Reels divulgados pelo projeto Conecta SUS no Instagram® no período de agosto de 2021 a agosto de 2022.

Número/ Tema dos ReelsVariáveis de interação em rede digital
Número reproduçõesNúmero curtidasNúmero comentáriosNúmero comparti-lhamentosNúmero salva-mentosNúmero contas alcançadas
01. “Métodos contraceptivos no SUS”8.1922043734137.100
02. “Profissionais presentes no NASF”2.802637432.542
03. “Vídeo: Unidades de Saúde Fluvial”444100110
04. “Por que vacinas são importantes?”7.9971262215836.692
05. “Guia rápido para obter seu Certificado Nacional de Imunização contra a Covid-19”41114372384
06. “Aplicativos do Ministério da Saúde”35411422328
Média total3.300,0070,3312,3334,173,832.859,33
Fonte: Os autores, a partir de dados do Instagram®, 2022.

DISCUSSÃO

Ao analisar o público de seguidores do perfil ConectaSUS na rede social digital Instagram®, ocorre a predominância de mulheres e adolescentes e jovens, conforme os achados do estudo “ Refletindo sobre as redes sociais digitais” de Vermelho et al (2014) que descreverem o perfil dos seguidores nas redes socias a partir de uma revisão de 49 referências bibliográficas. “Os jovens aparecem entre os sujeitos mais pesquisados quando o assunto é “rede social digital”. Representaram 53,6% das bibliografias consultadas sedimentando a tese de que o uso das redes sociais digitais para a promoção da saúde dessa população pode ser uma estratégia interessante, apesar de ainda termos poucos dados sobre os resultados dessas estratégias (VERMELHO et al., 2014).

A disposição territorial do público está ligada às cidades de Governador Valadares e Juiz de Fora devido ao vínculo com a Instituição de Ensino Superior. Cabe ainda destacar que Juiz de Fora é polo da Macrorregião da Zona da Mata de Saúde de Minas Gerais e Governador Valadares é polo da Macrorregião Leste de Saúde de Minas Gerais.

As interações obtidas pelas publicações sobre a Covid-19, no período entre janeiro de 2022 e agosto de 2022, quando comparado às publicações temáticas no mesmo período, apresentaram menores números.

As postagens foram relacionadas ao período o qual estávamos vivendo, e no quadro 1 é demonstrado isso quando a postagem feita em 22 de setembro de 2021, mês que marca a Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio do Ministério da Saúde, obteve o maior número de curtidas, salvamentos e contas alcançadas. Nesta mesma linha, o quadro 3 também apresenta melhores resultados quando analisamos a publicação “Manejo da rinite alérgica no SUS”, no período que coincide com as mudanças climáticas e temperaturas mais amenas ocorridas no outono, que são propícias para manifestações das crises respiratórias (ASBAI 2012).

Analisando as publicações temáticas, houve uma queda da média do ano de 2021 para 2022, e os posts da Covid-19 também seguiram esta tendência de queda das médias, como se pode observar nos quadros 3 e 4. Isto divergiu da média de compartilhamentos que teve 0,76 de aumento, resultado do maior número de compartilhamentos (14), na publicação sobre a “Importância do esquema vacinal completo contra a Covid-19″, realizada no dia 18 de março de 2022. Este decréscimo nas médias pode estar associado ao fato de que nesta data, o Brasil enfrentava uma baixa adesão à vacinação da dose de reforço contra a Covid-19, e essa publicação trouxe informações úteis sobre a importância do esquema vacinal completo e sobre a funcionalidade da dose de reforço para o aumento da proteção contra a doença. A desinformação é uma das mais sérias ameaças à saúde pública e é ainda mais prejudicial quando alimenta dúvidas sobre a vacina contra a Covid-19 (OPAS, 2021; SOUTO, KABAD, 2020)

Durante a pandemia da Covid-19, um volume alto de dados e postagens foram relacionados à saúde (XAVIER, OLENSCKI, 2020). Sotero et al (2021) afirmam que as ferramentas digitais podem ser aliadas das atividades pedagógicas, quanto à exposição de informações, e também proporcionado espaços colaborativos e interativos entre as pessoas, sendo de grande valia na educação em saúde e na promoção da saúde. As publicações nesta rede podem divulgar notícias, opiniões e relatos dos usuários.

Merece destaque que os conteúdos produzidos em diferentes modalidades de postagens, na forma de pequenos vídeos, como os Reels, possuem um caráter mais pessoal, constituindo estratégias de comunicação mais acessíveis, e de informações sucintas e de fácil memorização. Logo, os Reels foram capazes não somente de alcançarem maior público, mas também de promover maior interação entre os visualizadores e os perfis desse projeto.

A expansão do ambiente virtual proporcionou a concepção das redes sociais como um campo permanente de comunicação com troca de informação entre indivíduos de qualquer parte do mundo, os quais possivelmente não poderiam se encontrar no mundo real, agrupados no mundo digital a partir das mais diferentes intenções comunicativas. A composição multicultural e pluriespacial dos grupos das redes sociais online representam a quebra de barreiras geográficas, sociais e temporais, favorecidas pelo ciberespaço (ZENHA, 2018). Por meio das redes sociais é possível o compartilhamento de informações em alta velocidade e a todo instante. O Instagram® está entre as principais plataformas com maior número de usuários, e se consolidou como a terceira rede social mais usada no Brasil em 2023, com 113,5 milhões de usuários (BAGGIOTO, LEXEUX, 2016).

Uma das contribuições desse estudo refere-se à possibilidade de melhoria na formação discente utilizando práticas interdisciplinares, com a  participação de alunos de diferentes cursos da área da saúde, propiciando um compartilhamento de experiências e trocas de saberes. Acrescido a isto, tem-se a aproximação dos discentes na prática com os conteúdos teóricos abordados nas disciplinas relacionadas a Saúde Coletiva, possibilitando a integração ensino-comunidade e a inserção dos alunos no campo. Logo, buscou-se conhecer e reconhecer as especificidades do processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo nos discentes competências e habilidades para produção dos materiais, tais como o uso de plataformas de design gráfico para a produção dos posts e a adaptação da linguagem técnica para a coloquial.

Outra contribuição desta experiência diz respeito ao alcance das ações de promoção da saúde para a população brasileira por meio das redes sociais, e a interlocução entre o conhecimento científico e não científico. Por isso, o Projeto de Extensão “ConectaSus: o uso das redes sociais na divulgação de informações de ações e serviços do SUS” é estratégico para que a população conheça seus direitos e possa lutar para que estes se materializem. Segundo Vermelho et al (2014) “Com um smartphone à mão, todo tipo de comunicação é quase instantâneo, e sob este aspecto, podem ser ferramentas de processos de comunicação com vistas à educação e à promoção da saúde em rede”.

Nessa perspectiva, a relevância do presente estudo aponta para a utilização das redes sociais como instrumento de promoção da integralidade da saúde, para a divulgação e intensificação do compartilhamento de informações acerca dos serviços e ações do SUS à população, garantindo o preconizado pela Constituição Federal de 1988 e reafirmando o princípio organizativo da promoção da saúde.

A experiência proporcionada nesse projeto se traduz como um produto de relevante contribuição entre o ensino e a comunidade, uma vez que concretiza uma normativa em vigor e contribui para que o princípio da divulgação de informações se efetive no que tange ao apoio, à ampliação e ao fomento ao acesso à informação de qualidade ao maior número possível de pessoas, por meio das redes sociais.

Como limitações do estudo, aponta-se a dificuldade de expansão do alcance das postagens para um público, além de Governador Valadares e de Juiz de Fora, e das capitais da região sudeste. Além disso, o não desenvolvimento de modelos de comunicação inclusivos que atendam às necessidades de pessoas com deficiência é uma outra limitação. Diferentes estratégias audiovisuais devem ser implementadas para ampliar o acesso, a fim de garantir informações de qualidade a todos, de forma universal e igualitária, enquanto atributo de cidadania.

CONCLUSÕES

As redes sociais têm se mostrado cada vez mais importantes no processo de comunicação e divulgação de informações da área da saúde, sobretudo com o advento da pandemia da COVID-19. O Projeto ConectaSus desempenha a considerável função de divulgar informações precisas, fidedignas e objetivas sobre o SUS, esclarecendo dúvidas e conscientizando os cidadãos sobre seus direitos.

Com base nas métricas apresentadas, pode-se dizer que o Projeto de Extensão ConectaSus obteve um alcance significativo no que tange a quantidade de pessoas com geração de engajamento constante, o que nos permite apontar que as mídias digitais são dispositivos potenciais para disseminar e divulgar informações aos diversos públicos seguidores de redes sociais de uma maneira ampla, efetiva e muito acessível.

As redes sociais como espaço apoiador, dinâmico e interativo de extensa abertura ao diálogo, proporciona alcances de diversas abordagens temáticas, no caso em tela, relacionado a saúde pública brasileira, às políticas pública de saúde, a epidemiologia, promoção e proteção da saúde para todos os grupos populacionais e seus diversos tratamentos e sobre os programas e serviços de saúde garantidos pelos Sistema Único de Saúde e os fluxos de aceso. Um espaço legítimo de produção em saúde, com constante contribuição para uma sociedade cada vez mais saudável e com propagação de saberes.

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1 Departamento de Nutrição. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares.
2 Departamento de Medicina. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares.
3 Centro de Estudos em Migrações e Relações Interculturais. Universidade Aberta de Lisboa.
4 Graduação em Medicina. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares.
5 Graduação em Nutrição. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares.
6 Graduação em Fisioterapia. Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares.