O CUIDADO AO PACIENTE EM SOFRIMENTO ONCOLÓGICO: UMA PERSPECTIVA DA FASE ADULTA

PATIENT CARE IN ONCOLOGICAL SUFFERING: AN ADULT PERSPECTIVE

ATENCIÓN AL PACIENTE EN SUFRIMIENTO ONCOLÓGICO: UNA PERSPECTIVA ADULTA

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.8006684


Paula Lima Sperandio; Luma Nayara Bulhão Viana; Fernando Souto Versiani Cabral; Bruna Stephanie Silvestre Custódio; Fabiana dos Santos Carolino Firmo Pereira; Érica Motta Moreira de Souza; Leandro Westphal; Aline de Oliveira Cordeiro; Mérlim Fachini; Alvim João Faust; Rayane Tamires Andrade da Silva; Erislene Rayanne Moreira Cruz; Inaldo Sampaio Luz Neto; Rebeca Novais Brandão; Rodrigo Daniel Zanoni.


RESUMO

Compreendendo que, os pacientes oncológicos precisam de cuidados que possam reduzir dores e sofrimentos relacionados à doença, o referido trabalho possui como objetivo explicar sobre o cuidado ao paciente oncológico a partir de uma perspectiva da fase adulta. Diante disso, utilizou-se do método de revisão de literatura com o intuito de promover melhores discussões acerca do cuidado ao paciente oncológico, buscando atingir o objetivo da investigação. Assim, foram contemplados a inserção de artigos científicos publicados no período de 2019 a 2022, os quais encontravam-se disponíveis nas plataformas digitais Lilacs, Scielo e PubMed. A partir disso, o processo de exclusão versou assegurar que trabalhos que estavam inferiores a 2019 e com o conteúdo em língua estrangeira não fossem acrescentados ao trabalho. Os resultados apontaram sobre o cuidado ser algo que ajuda os pacientes na fase adulta a obterem melhorias em termos de bem-estar, pois, apesar dos desafios encontrados pelo diagnóstico, é através da acolhida realizada pelos profissionais de saúde que ajuda o paciente oncológico a enfrentar a doença e realizar o tratamento de maneira efetiva. A pesquisa concluiu que o cuidado ao paciente oncológico ajuda no processo de bem-estar e obter melhores resultados que vai do diagnóstico ao tratamento. Pois, minimizar as dores e sofrimentos de pessoas que estão nessa fase, deve ser executado com cuidados assistenciais específicos a qual possibilite benefícios físicos, psicológicos e até mesmo espiritual conforme evidenciado por autores.

Palavras-chave: Cuidado humanizado; Adultos oncológicos; Pacientes oncológicos.

ABSTRACT

Understanding that cancer patients need care that can reduce pain and suffering related to the disease, the aforementioned work aims to explain about the care of cancer patients from an adult perspective. In view of this, the literature review method was used in order to promote better discussions about the care of cancer patients, seeking to achieve the objective of the investigation. Thus, the insertion of scientific articles published in the period from 2019 to 2022, which were available on the digital platforms Lilacs, Scielo, PubMed, were contemplated. From this, the exclusion process involved ensuring that works that were lower than 2019 and with content in a foreign language were not added to the work. The results pointed out that care is something that helps patients in adulthood to obtain improvements in terms of well-being, because, despite the challenges encountered by the diagnosis, it is through the reception carried out by health professionals that it helps the cancer patient to face disease and effectively treat it. The research concluded that the care of cancer patients helps in the process of well-being and better results from diagnosis to treatment. Therefore, to minimize the pain and suffering of people who are in this phase, it must be performed with specific care that allows physical, psychological and even spiritual benefits, as evidenced by authors.

Keywords: Humanized care; Oncological adults; Oncology patients.

RESUMEN

Entendiendo que los pacientes con cáncer necesitan cuidados que puedan reducir el dolor y el sufrimiento relacionados con la enfermedad, el trabajo mencionado tiene como objetivo explicar sobre el cuidado de los pacientes con cáncer desde una perspectiva adulta. En vista de eso, se utilizó el método de revisión de la literatura con el fin de promover mejores discusiones sobre el cuidado de los pacientes con cáncer, buscando alcanzar el objetivo de la investigación. Así, se contempló la inserción de artículos científicos publicados en el período de 2019 a 2022, que estuvieran disponibles en las plataformas digitales Lilacs, Scielo, PubMed. A partir de esto, el proceso de exclusión implicó asegurar que no se agregaran a la obra obras que fueran inferiores a 2019 y con contenido en idioma extranjero. Los resultados apuntaron que el cuidado es algo que ayuda a los pacientes en la edad adulta a obtener mejoras en términos de bienestar, ya que, a pesar de los desafíos que enfrenta el diagnóstico, es a través de la recepción realizada por los profesionales de la salud que ayuda al paciente con cáncer a hacer frente a la enfermedad y tratarla eficazmente. La investigación concluyó que el cuidado de los pacientes con cáncer ayuda en el proceso de bienestar y mejores resultados desde el diagnóstico hasta el tratamiento. Por lo tanto, para minimizar el dolor y el sufrimiento de las personas que se encuentran en esta fase, debe realizarse con cuidados específicos que permitan obtener beneficios físicos, psicológicos e incluso espirituales, como lo evidencian los autores.

Palabras clave: Atención humanizada; adultos oncológicos; Pacientes oncológicos.

1. Introdução

O paciente oncológico são pessoas com câncer no estômago, pulmão, mama, próstata e demais oncologias das quais necessitam de cuidados humanizados com o intuito de reduzir as dores e sofrimento ligados a essa problemática (CASTÔR et al., 2019). Assim, na fase adulta quando esse público descobre o câncer, os profissionais de saúde buscam em um primeiro momento realizar a escuta ativa com o intuito de orientar a fim de realizar abordagem acolhedora. Pois, quando trata-se de pacientes oncológicos, é necessário a realização de assistência pautada no cuidado, tendo em vista a enfermidade já trazer grandes comoções, e, somente a acolhida realizada pelo profissional juntamente com o apoio familiar, irá ajudar no processo de tratamento e bem-estar (SANTIAGO; SILVA, 2020).

Diante disso, o referido trabalho possui como objetivo explicar sobre o cuidado ao paciente oncológico a partir de uma perspectiva da fase adulta. Deste modo, as medidas interventivas realizadas, viabilizam reduzir os efeitos colaterais ocasionados pelo câncer, assegurando cuidados paliativos humanizados.

2. Metodologia

Tendo em vista a importância da metodologia nas pesquisas de cunho científico, o referido estudo utilizou-se do método de revisão de literatura com o intuito de promover melhores discussões acerca do cuidado ao paciente oncológico, buscando atingir o objetivo da investigação. Assim, foram contemplados a inserção de artigos científicos publicados no período de 2019 a 2022, os quais encontravam-se disponíveis nas plataformas digitais Lilacs, Scielo e PubMed. A partir disso, o processo de exclusão versou assegurar que trabalhos que estavam inferiores a 2019 e com o conteúdo em língua estrangeira não fossem acrescentados ao trabalho.

Com base no relacionado anteriormente, o fluxograma abaixo correlaciona como funcionou o processo de exclusão e inclusão a partir dos artigos encontrados nas plataformas de busca.

Fluxograma 01: Metodologia do processo de seleção dos estudos encontrados na presente pesquisa.

Fonte: Dados da Pesquisa, 2023.

A partir do mencionado no fluxograma acima, foram encontrados 12 artigos a respeito do cuidado ao paciente oncológico, das quais apenas 10 foram selecionados, sendo excluídos 05 por não apresentarem conexão com a proposta do trabalho, sendo inserido 05 pesquisas científicas.

3. Resultados e discussão

Buscando analisar melhor os estudos encontrados sobre o cuidado ao paciente oncológico a partir de uma perspectiva da fase adulta, a tabela 01 apresenta os artigos científicos selecionados, sendo inseridas 05 pesquisas contempladas da seguinte forma:

Tabela 01. Resumo dos artigos que constituem amostra da revisão

Autor (ano)TítuloObjetivoMétodo
Dib et al. (2022)Pacientes com Câncer e suas Representações Sociais sobre a Doença: Impactos e Enfrentamentos do Diagnóstico
Analisar a estrutura das representações sociais do câncer para pacientes oncológicos hospitalizados adultos e apontar sua relação com aspectos do cotidiano de enfrentamento do diagnóstico e do adoecimento por essa patologia.Qualitativa, descritiva e exploratória
Langaro; Schneider (2022)Aspectos existenciais e bioéticos nos cuidados paliativos oncológicosCompreender vivências de pacientes gravemente doentes de câncer diante do processo de adoecimento e morte, na relação com seu projeto de ser e seus desdobramentos para os processos de cuidado, em diálogo com os princípios da bioéticaQualitativa, de cunho exploratório-descritivo
Simões et al. (2022)Sintomas de ansiedade e estresse em pacientes submetidos à quimioterapia
Investigar os sintomas de ansiedade e estresse em pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, comparativa e transversal.
Da cruz et al. (2022)Cuidados paliativos ao paciente oncológico atendido pela equipe multiprofissional
Analisar como funciona os cuidados humanizados e paliativos ao paciente na oncologia atendido pela equipe multiprofissionalQuanti-qualitativa
Da costa; Pires (2022)Perfil do paciente oncológico em cuidado paliativo em hospital de Criciúma/SCConhecer o perfil epidemiológico dos pacientes em cuidado paliativo de uma unidade oncológica da região do extremo sul catarinense. Estudo observacional retrospectivo, com coleta de dados secundários e abordagem quantitativa,

3.1 Discussão dos trabalhos encontrados

A verificação de como ocorre o processo de cuidado ao paciente oncológico realizado por Dib et al., (2022) em um hospital federal do Rio de Janeiro demonstrou sobre o quanto o cuidado humanizado é pautado no diálogo humanizado, buscando minimizar as dores e sofrimentos ao paciente. E com isso, a criação de estratégias relacionadas a esse fator, é baseado na busca de promover bem-estar ajudando os pacientes a enfrentar a patologia.

Diante disso, na fase adulta é difícil de aceitar o diagnóstico, porém, somente o cuidado ajuda a reduzir o agravamento de novas doenças como isolamento, depressão dentre outras problemáticas. A qual Langaro; Schneider (2022) relacionaram o auxílio ao paciente como algo imprescindível, e o profissional de saúde precisa possuir formação e habilitação para lidar com o cuidado ao paciente oncológico, principalmente devido a fase adulta ser a mais complexa de lidar com o diagnóstico.

Assim, buscar intervenções que possam ajudar no planejamento de cuidados paliativos, ajudam na melhoria do bem-estar tanto do paciente quanto na aproximação e apoio familiar. Diante disso, Simões et al., (2022) mencionou que as pessoas que fazem parte da fase adulta e são pacientes oncológicos, apresentam estresse devido não aceitarem a doença, e a partir do cuidado humanizado, os profissionais de saúde conseguem auxiliar no enfrentamento da patologia.

E por meio do enfrentamento da doença, os profissionais relacionam o acolhimento como algo essencial ao cuidado do paciente oncológico, viabilizando melhores condições que são vistos por meio do bem-estar físico e até mental. Assim, Da cruz et al., (2022) destaca que os principais cuidados estão na abordagem profissional, bem como no planejamento de intervenções que possam atender às necessidades em termos de bem-estar físico, mental e espiritual reduzindo os riscos e vulnerabilidade dos pacientes.

Além disso, o perfil encontrado nas pesquisas de Da Costa; Pires (2022) relaciona a fase adulta como um público presente no hospital, mas, apesar dos desafios referentes à aceitação, os profissionais de saúde conseguem cuidar de maneira acolhedora, pautada no diálogo humanizado e contando com o apoio familiar.

3.2 Análise geral

Com base ao analisado nos estudos dos autores, observa-se o quanto o cuidado é algo que ajuda os pacientes na fase adulta a obterem melhorias em termos de bem-estar, pois, apesar dos desafios encontrados pelo diagnóstico, é através da acolhida realizada pelos profissionais de saúde que ajuda o paciente oncológico a enfrentar a doença e realizar o tratamento de maneira efetiva, além disso, o apoio familiar ajuda também é algo evidenciado nos artigos, tendo em vista a necessidade de ajudar no cuidado assistencial.

4. Conclusão

O cuidado com pacientes oncológicos deve estar pautado na humanização devido a vulnerabilidade ser um fator evidenciado nesse público, pois, a fase adulta embora seja denominada como período importante, quando não existe assistência as complicações são ainda maiores. Assim, os profissionais que atuam frente a essas demandas devem orientar de maneira que possa ajudar os pacientes terem consciência sobre seu papel no sentido de evitar pensamentos negativos, seguir o protocolo de tratamento dentre outros fatores imprescindíveis.

Conforme foi destacado na presente pesquisa, o cuidado ao paciente oncológico ajuda no processo de bem-estar e melhores resultados que vai do diagnóstico ao tratamento. Assim, essa relação deve estar pautada na escuta ativa, deixá-lo à vontade etc. Pois, minimizar as dores e sofrimentos de pessoas que estão nessa fase, deve ser executado com cuidados assistenciais específicos a qual possibilite benefícios físicos, psicológicos e até mesmo espiritual conforme evidenciado por autores.

Diante da relevância acerca do cuidado ao paciente oncológico a partir de uma perspectiva da fase adulta, a pesquisa visa instigar novos pesquisadores da área de saúde, a levantar questões importantes e investigar sobre a temática no campo científico.

Referências

CASTÔR, K.S., et al. Cuidados paliativos: perfil com olhar biopsicossocial dentre pacientes oncológicos. São Paulo: Rev Pan-Amazônica Saude, v.12, n.1, p.1-19, 2019.

DA CRUZ, M.C.V. et al. Cuidados paliativos ao paciente oncológico atendido pela equipe multiprofissional. Brazilian Journal of Development, v.12, n.19, p.13829-13839, 2022.

DA COSTA, M.C.; PIRES, J.A. Perfil do paciente oncológico em cuidado paliativo em hospital de Criciúma/SC. Arquivos Catarinenses De Medicina, v.51, n.1, p.51-62, 2022.

DIB, R.V. et al. Pacientes com Câncer e suas Representações Sociais sobre a Doença: Impactos e Enfrentamentos do Diagnóstico. Rev. Bras. Cancerol. v.68, n.3, p.68-78, 2022.

LANGARO, F.; SCHEINDER, D.R. Aspectos existenciais e bioéticos nos cuidados paliativos oncológicos. Rev. Bioét. v.30, n.4, p.1-19, 2022.

SANTIAGO, C.M.; SILVA, A. L.A. Primeiro caso de COVID-19 em uma unidade de Cuidados Paliativos oncológicos: relato de experiência. Enferm. em Foco, v.11, n.2, p.205-210, 2020.

SIMÕES, L. R. et al. Sintomas de ansiedade e estresse em pacientes submetidos à quimioterapia. Perspectivas Em Psicologia, v.25, n.1, p.1-19, 2022.


Paula Lima Sperandio

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6900-7575

Centro Universitário Faminas, Brasil

E-mail: paulasperandioo@gmail.com

Luma Nayara Bulhão Viana

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-0154-1078

Universidade Federal do Maranhão, Brasil

E-mail: lumabulhao@hotmail.com

Fernando Souto Versiani Cabral

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6490-7352

Faculdade IMEPAC de Itumbiara, Brasil

E-mail: fernandofefeca@gmail.com

Bruna Stephanie Silvestre Custódio

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8015-3397

Faculdade IMEPAC de Itumbiara, Brasil

E-mail: brunastephanie20@gmail.com

Fabiana dos Santos Carolino Firmo Pereira

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8194-6687

Universidade Federal de Fetado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Brasil

E-mail: fabiana.pereira@unirio.br

Érica Motta Moreira de Souza

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8611-2892

Universidade Iguaçu – UNIG, Brasil

E-mail: ericam_moreira@hotmail.com

Leandro Westphal

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3359-9008

Universidade Maria Auxiliadora – UMAX, Brasil

Email: drleandrowe@gmail.com

Aline de Oliveira Cordeiro

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4743-2217

Centro Universitário Tabosa de Almeida -Asces/Unita, Brasil

E-mail: alinecordeiro01@hotmail.com

Mérlim Fachini

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8998-4170

Faculdade Anhanguera Porto Alegre, Brasil

E-mail: merlimf@hotmail.com

Alvim João Faust

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5594-8881

Universidade Maria Auxiliadora, Brasil

Email: alvimfaust@gmail.com

Rayane Tamires Andrade da Silva

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7078-0538

Faculdade: Universidade de Pernambuco, Brasil

E-mail: rayaneandrade2902@gmail.com

Erislene Rayanne Moreira Cruz

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6233-0764

Centro Universitário Católica de Quixadá, Brasil

E-mail: erislenemoreirapsi@gmail.com

Inaldo Sampaio Luz Neto

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6629-0245

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, Brasil

Email: inaldo.luz@hotmail.com

Rebeca Novais Brandão

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4092-6281

Universidade de Cuiabá, Brasil

E-mail: rnbran@hotmail.com

Rodrigo Daniel Zanoni

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7641-2851

Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas, Brasil

E-mail: drzanoni@gmail.com