IMPACTOS FINANCEIROS E AS ESTRATÉGIAS ECONÔMICAS ADOTADAS  PELAS EMPRESAS DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19, NO  MUNICÍPIO DE MARICÁ

FINANCIAL IMPACTS AND THE ECONOMIC STRATEGIES ADOPTED BY  COMPANIES DURING THE PERIOD OF THE COVID-19 PANDEMIC, IN THE  MUNICIPALITY OF MARICÁ

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7772003


Jaqueline de Araújo Gama Novak1 
Mauricéa Serino Barbosa2 
Gina Mello da Cunha3


RESUMO  

No cenário da pandemia do COVID-19, empreendedores tiveram que adequar-se a  nova realidade, adotando estratégias e novas formas de reinvenção para a  permanência no mercado. O presente trabalho busca elucidar o interesse pela  pesquisa sobre a temática abordada, como também os impactos ocasionados e as  estratégias que os empresários encontraram na busca de novas possibilidades para  superar a crise decorrente da pandemia. A metodologia utilizada para a realização  deste estudo tem como base nas informações obtidas através das pesquisas  bibliográficas acerca dos impactos financeiros e as estratégias adotadas pelas micros  e pequenas empresas. Além disso, as empresas ainda levarão um tempo para  recuperar-se da crise econômica instaurada pela pandemia.  

Palavras-chave: COVID-19. Estratégias. Impactos financeiros.  

ABSTRACT  

In the scenario of the COVID-19 pandemic, entrepreneurs had to adapt to the new  normam, adopting strategies and new forms of reinvention to remain in the market.  The present work seeks to elucidate the interest in research on the subject addressed,  as well as the impacts caused and the strategies that entrepreneurs found in the  search for new possibilities to overcome the crisis resulting from the pandemic. The  methodology used to carry out this study is based on information obtained through  bibliographic research about the financial impacts and strategies adopted by micro  and small companies. Besides, companies will still take some time to recover from  the economic crisis broughtonby the pandemic.  

Keywords: COVID-19. Strategies. Financial impacts. 

1. INTRODUÇÃO  

O Coronavírus (COVID-19) – responsável pela pandemia incorrida a partir de  março de 2020 declarada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, segundo a  própria OMS, é um tipo de doença respiratória parecida com a gripe e pode evoluir  para casos mais graves como a pneumonia. No Brasil, o primeiro caso confirmado do  COVID-19, surgiu em fevereiro no Estado de São Paulo, desde então, governantes  dos municípios, Estados e União vem tomando medidas para conter a propagação do  vírus. De acordo com Barreto et al. (2020, p. 1), “a pandemia por Covid-19 representa  um dos maiores desafios sanitários em escala mundial desse século.” Ainda segundo  Barreto et al. (2020, p.2):  

O insuficiente conhecimento científico sobre o novo coronavírus, sua alta velocidade de disseminação e capacidade de provocar mortes em populações vulneráveis geram incertezas quanto à escolha das melhores estratégias a serem utilizadas para o enfrentamento da epidemia em diferentes partes do mundo. (BARRETO et al. 2020, p.2)  

Dadas as orientações pelo Ministério da Saúde a fim de evitar a rápida  disseminação do vírus, como uma das principais medidas foi o isolamento social. Por  conta disso, empresas passaram por momentos de incertezas e tiveram que se  adequar às modificações como a redução da carga horária dos colaboradores,  realização do trabalho em home-office, demissões para a contenção de despesas,  como alguns exemplos.  

Devido a tal fato, muitos empreendedores enfrentaram uma grande queda em  seu faturamento e alguns encerraram as suas atividades, ocasionando assim várias  consequências e afetando diretamente a parte financeira, a estrutura organizacional  e profissional das empresas.  

Diante disso, os problemas tratados neste trabalho são pertinentes ao  seguinte questionamento: Quais foram os impactos econômicos e as estratégias  adotadas pelas empresas durante o período da pandemia no município de Maricá?  

Portanto, este trabalho tem como objetivo geral descrever as principais  dificuldades e estratégias adotadas pelas micros e pequenas empresas, em meio a  pandemia utilizando como aparato as pesquisas desenvolvidas em torno desta  temática. Institui-se como objetivos específicos deste estudo: (i) apresentar algumas das ações utilizadas pelos empresários para sanar as dificuldades, e manter a  sobrevivência do negócio; (ii) descrever os impactos econômicos sofridos pelas  empresas do munícipio de Maricá; (iii) abordar os programas sociais criados e  ampliados pelo governo local, com a finalidade de auxiliar empresas e trabalhadores  neste momento de pandemia.  

A metodologia utilizada possui classificação exploratória como base nas  pesquisas bibliográficas em materiais já publicados.  

Cabe ressaltar, que muitos empreendedores foram obrigados a adotarem  medidas estratégicas para a sobrevivência do negócio, na busca de novas  inovações, adequando-se a nova realidade causada pelo cenário pandêmico, além  dos programas oferecidos pelos governos. Visando esta nova demanda para a  comercialização dos produtos e serviços, tais estratégias adotadas pelos  empreendedores a fim de atender os consumidores, foram as oportunidades  encontradas através dos canais digitais, como a internet, as redes sociais, o uso de  aplicativos e também as entregas por delivery.  

Esta pesquisa justifica-se por contribuir de forma contundente para a literatura  especializada, que produziu e produz trabalhos voltados para este tema com o  objetivo de descrever os impactos econômicos neste período pandêmico.  

O tema vinculado a este estudo foi pensado por conta do período em que  vivemos recentemente. As pesquisas acadêmicas acompanham a necessidade das  sociedades a buscarem por conhecimento relevante sobre assuntos diversos,  vinculados as diversa áreas do conhecimento.  

O presente trabalho apresenta em seu primeiro capítulo uma introdução sobre  o tema abordado, como foi feito ao longo dos parágrafos anteriores.  

O capítulo segundo exibe a metodologia utilizada para analizar os dados  coletados ao longo desta pesquisa, por meio de textos acadêmicos que foram  utilizados como aparato teórico, e base para uma ampla revisão bibliográfica.  

O terceiro capítulo aborda a análise dos dados. Neste momento do texto  compara-se ocorrências, e reflete-se sobre todo conteúdo estudado ao longo dos  textos que foram usados como referência.  

Objetiva-se descrever como as empresas deste município sobreviveram a pandemia, quais estratégias utilizaram, quais as ações do poder público local para  manter a economia funcionado durante o período pandêmico.  

Ao final desta pesquisa, apresenta-se as considerações finais , em que se  exibe os resultados mais conclusivos, mostrando se os objetivos iniciais foram  cumpridos.  

2. METODOLOGIA  

Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica ampla. Buscou-se por  textos acadêmicos que se relacionem ao tema exposto, e que sirvam como arcabouço  teórico para desenvolver a investigação proposta, ou seja, os impactos da pandemia  do COVID-19 nas empresas do município de Maricá.  

Esta pesquisa ancora-se no município de Maricá, pois torna-se necessário  delimitar de maneira clara o objeto de pesquisa estudado, além de estabelecer metas  possíveis, com objetivos claros.  

 Trata-se de uma pesquisa que considera tanto dados qualitativos como  quantitativos, portanto neste trabalho serão exibidos gráficos e tabelas que auxiliem  nas análises do impacto econômico sofrido pelas empresas neste período atípico.  

 Muitas pesquisas foram produzidas no Brasil a respeito deste tema, ou de  semelhantes. O interesse neste assunto ocorreu por meio de vivências muito  recentes, que todos experimentaram em esfera mundial. A pandemia do Coronavírus  (COVID-19) se instaurou no Brasil no início do ano de 2020, e até o presente momento  ainda vivemos consequências do período pandêmico, embora a crise sanitária tenha  sido controlada.  

 As investigações em que se pautam este trabalho são fruto de pesquisas  acadêmicas desenvolvidas durante o período de pandemia. Também são citados  documentos oficiais que descrevem as medidas emergenciais aplicadas no decorrer  do período pandêmico, com o objetivo de minimizar os danos causados à população  durante este momento de calamidade pública. 

 O texto do capítulo de Análise de Dados estrutura-se por meio de comparação  entre os documentos analisados, e a partir da apresentação de dados estatísticos que  comprovam as informações exibidas. O capítulo mencionado configura-se como o  cerne deste trabalho, pois expõe as principais considerações e reflexões desta  pesquisa.  

3. ANÁLISE DE DADOS  

 Este capítulo destina-se à análise do estudo desenvolvido a partir de reflexões  realizadas por meio da leitura aprofundada de textos de importantes autores, que  abordam as dificuldades enfrentadas por diversas empresas durante o período de  pandemia. Além de apresentar as estratégias desenvolvidas, tanto pelas empresas,  quanto por órgãos públicos para diminuir os impactos financeiros.  

 Como mencionado anteriormente, esta pesquisa se desenvolveu,  prioritariamente, a partir de vivências e análises a respeito de empresas do município  de Maricá, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro.  

O capítulo se divide em duas seções – 3.1. que trata os impactos financeiros,  e 3.2. que destaca as estratégias desenvolvidas ao longo da pandemia.  

3.1. ANÁLISE DOS IMPACTOS FINANCEIROS SOFRIDOS PELAS  EMPRESAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19  

Com o impacto causado pela pandemia, muitos empreendedores das micros e  pequenas empresas foram impedidos de desenvolver suas atividades econômicas,  desse modo, tendo que repensar a forma de como iriam conduzir seus negócios para  mantê-los ativos. Diante desta crise, muitos empreendedores não puderam manter os  negócios e tiveram que encerrar as suas atividades, como conseqüência, milhões de  trabalhadores foram demitidos. 

Por conta das medidas de isolamento social, restrições das atividades nos  setores de comércios e serviços, houve uma preocupação muito grande dos  empreendedores em manter o seu negócio.  

Muitas empresas, principalmente o comércio ficou prejudicado durante o  período pandêmico, visto que por conta do isolamento social, necessários para evitar  a propagação do vírus e a contaminação de muitas pessoas, muitos estabelecimentos  de serviço precisaram fechar, sendo permitida, somente a manutenção regular de  serviços essências (mercados, farmácias, postos de gasolina, entre poucos outros).  

Alguns setores do comércio tiveram grandes perdas. Apesar, de instituírem  estratégias e contarem com alguns auxílios de programas governamentais  desenvolvidos por meio de políticas públicas, todos estes mecanismos não foram  suficientes para manter o funcionamento de algumas empresas. As perdas, sem  dúvida, atingiram mais drasticamente os pequenos negócios, embora grandes  empresas também passassem por algumas dificuldades.  

A insegurança vivida pelos trabalhadores foi notável, a opinião dividia-se entre  continuar trabalhando presencialmente e manter os cuidados necessários para saúde.  Os programas criados como medidas emergenciais de proteção ao trabalhador e as  empresas, principalmente as de pequeno porte, foram imprescindíveis para que a  economia se mantivesse minimamente funcionando.  

Na próxima seção, serão abordadas de maneira mais específicas as  estratégias encontradas pelas empresas para conseguirem atravessar este momento  dificílimo em âmbito mundial. As ações governamentais também serão alvo de  análises nos próximos parágrafos.  

3.2. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS PELAS EMPRESAS DO  MUNICÍPIO DE MARICÁ DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19  

Nesta seção, destacam-se as ações e estratégias desenvolvidas tanto pelas  empresas, quanto pelo governo (federal, estadual e municipal) para o enfrentamento  da crise econômica que se instaurou durante a pandemia do COVID-19. 

Ressalta-se a importância das medidas sancionadas pelo Governo Federal, no  combate à crise econômica das micro e pequenas empresas ocasionada pela  pandemia. Algumas delas são: a Medida Provisória n°944 de 03 de abril de 2020  (transformada na Lei nº 14.043/2020) que Institui o Programa Emergencial de Suporte  a Empregos, tem como finalidade a realização de empréstimos para as empresas  subsidiarem exclusivamente as folhas de pagamento salarial de seus funcionários e o  Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno  Porte), instruído em 18 de maio de 2020 pela Lei n° 13.999, destinado ao  desenvolvimento e fortalecimento dessas pequenas e médias empresas no mercado.  Prorrogação do prazo de pagamentos dos tributos federais apurados no Documento  de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) das empresas enquadradas no regime do  Simples Nacional, conforme a Resolução CGSN 158/202.  

Dentre essas e outras medidas adotadas pelo governo, foram imprescindíveis  na preservação do emprego e a renda dos trabalhadores, diante da instabilidade  econômica provocada pela pandemia do Coronavírus. Embora muitos os  empreendedores tivessem dificuldades em manter seu negócio ativo, encontraram  oportunidades através do marketing digital para a divulgação da empresa (produtos e  serviços), serviços de delivery e as ajudas financeiras concedidas pelo Governo  Federal.  

Dentre os vários decretos publicados pelo governo do Estado do Rio de  Janeiro, destaca-se o Decreto n° 46.982, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre  a prorrogação do prazo para pagamento decorrente das parcelas vencidas (a partir  da data de publicação do decreto) de créditos tributários e não tributários, inscritos em  dívida ativas, prorrogando por 60 dias corridos.  

Ademais, pode-se citar que duas das principais estratégias adotadas nas  empresas do ramo das atividades de comércio varejista foram à utilização de  plataformas eletrônicas e a contratação dos serviços de delivery para a entrega dos  produtos, devido a essas facilidades, consumidores aumentaram o seu poder de  compra através da utilização destas plataformas digitais, no qual diversas empresas  tiveram um aumento significativo nas vendas.  

No caso das empresas prestadoras de serviços, mesmo sem planejamento e  em muitos casos sem a adequada estrutura, foram obrigadas a adotar o modelo de home-office para o atendimento das demandas dos clientes. Vale destacar que a  adoção deste modelo tende a ter maior espaço no mercado, pois permite que seja  desenvolvida a distância, o que beneficiou muitas empresas a prosseguirem com esse  tipo de trabalho nesse seguimento. Como destaca Magnan et al. (2020):  

Embora o trabalho em home-office não seja mais novidade, é importante destacar que muitos profissionais que estão trabalhando de casa jamais tiveram esta experiência antes e estão tendo que despender energia para  aprender a trabalhar neste formato compulsoriamente. (MAGNAN et al., 2020, p.2).  

Portanto, essas novas estratégias adotadas nas empresas varejistas e  prestadoras de serviços foram peças fundamentais para a adaptação de novas  possibilidades de trabalho e o empresários puderam visualizar os resultados  alcançados nesta realidade de mudanças e inovações em meio ao cenário  pandêmico.  

Com relação ao município de Maricá, além das estratégias de marketing adotadas pelos empreendedores e das medidas tomadas pelos governos federal e  estadual, podemos citar também os programas criados pela prefeitura de Maricá como  forma de compensação pelas regras impostas durante o combate e a prevenção do  Coronavírus. Com o uso dos recursos oriundos dos royalties e participações especiais  (o município obteve um repasse que superou R$ 1,5 bilhão em 2020), foram criados  2 programas emergenciais que ajudaram a fomentar a economia municipal como o  Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) e o Programa de Amparo ao Emprego  (PAE).  

Com base em estudos realizados em 2021 pela FGV (Fundação Getúlio  Vargas) em parceria com o Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro  – IDR e a própria prefeitura de Maricá, destacam-se os programas emergenciais:  

– Elevação da Renda Básica Cidadania – Com este programa, a prefeitura elevou  de R$ 130,00 para R$ 300,00 mensais em moeda social (Mumbuca) em 2020,  e, a partir de novembro de 2021 para 170 Mumbucas (aumento equivalente a  R$ 40,00 em relação ao valor em 2019), pagos para cada membro da família,  incluindo ainda abono Natalino (a partir de 2019). Foram investidos cerca de R$ 7,225 milhões mensais na economia do Município, adicionalmente ao valor  normalmente já destinado à RBC, totalizando R$ 267,75 milhões, ou um  acréscimo de R$ 151,7 milhões em relação ao valor do benefício em 2019 (pré pandemia). Importante destacar que este programa beneficiou 42,5 mil  pessoas, cerca de 25% dos municipes. Esse programa não beneficiou somente  a população maricaense, mas também o comercio local, mantendo assim a  economia em funcionamento.  

– Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) – Com total investido em 2021 de  R$ 374 milhões, o amparo financeiro através da concessão de benefício  temporário no valor de R$ 1.045 (Um salário mínimo) pagos mensalmente aos  munícipes impedidos de desenvolverem suas atividades de trabalho como  profissional liberal, autônomo, MEI ou informal em decorrência dasmedidas  restritivas para contenção da contaminação do Coronavírus.  

Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio,  Indústria, Petróleo e Portos, em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Rio  de Janeiro (AGERIO), destaca-se os programas Fomenta Maricá (Microcrédito),  Crédito Empresarial Emergencial e Fomenta MEI Emergencial, investidos até  18/10/2021 um total de R$ 16.433.872,35, beneficiando 1.013 empresas, que  correspondem a 690 MEIs (62,19%), 271 ME (26,75%) e 112 EPP (11,06%).  

– Fomenta Maricá (Microcrédito) – Microcrédito Juros Zero: R$ 300 até R$ 21 mil  a juros zero com carência de 12 meses sem pagamento de juros e 24 vezes  para pagar, totalizando 36 meses.  

– Crédito Empresarial Emergencial – De R$ 21.001,00 até R$ 40 mil, com juros  de 3% ao ano com carência de 12 meses e pagamentos com 0,25% ao mês  durante 36 vezes para pagar, totalizando 48 meses.  

– Fomenta MEI Emergencial – Até R$ 5 mil, juros zero e 30 meses para pagar,  com carência de até 12 meses. 

O Programa de Amparo ao Emprego (PAE) – Este programa foi criado  temporariamente, como regra, o empreendedor se compromete em manter as vagas  de emprego e a empresa aberta, concessão do beneficio em créditos pagos em reais  para as empresas com efetivo de até 49 empregados. Foram beneficiados 270  empresas e abrangendo 1.761 empregos, com investimento a cerca de R$ 13,1  milhões.  

– Programa de Amparo ao Emprego (PAE) – Repasse de um salário mínimo ao  empregado vinculado a micro empreendedor individual e a trabalhadores de  micro e pequenas empresas que tiveram suas atividades prejudicadas por  conta do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.  

Na figura 1, a seguir, apresenta-se cada medida emergencial, acompanhada  de seus respectivos valores, além de exibir o tempo de duração dos benefícios,  inclusive, as alterações que ocorreram ao longo deste período.  

Figura 1 – Marco temporal das medidas emergenciais  

Fonte: FGV, 2021 

Os estudos feitos pela FGV (2021) mostraram as análises dos investimentos  econômicos dos programas criados pela prefeitura de Maricá, conforme a figura 1 o marco temporal mostra as medidas emergenciais adotadas, tendo com maior  elevação a RBC e o PAT.  

É possível observar que existe uma ampliação do valor destinado aos  beneficiários do RBC. A Renda Básica Cidadania é um programa que já existia no  município de Maricá antes da pandemia do COVID -19, no entanto, notou-se a  necessidade de ampliar o valor destinado a cada beneficiário, para que o cidadão  maricaense pudesse contar com mais esse auxílio neste momento de calamidade  pública, principalmente, porque em Maricá o entendimento de que era imprescindível  fazer o isolamento social como forma mais segura de evitar o contágio foi amplamente  divulgado, e recomendado pelos órgãos públicos locais.  

Dessa forma, muitos trabalhadores não puderam continuar exercendo suas  funções, e precisaram contar com o auxílio destes programas sociais para manterem  estáveis suas situações econômicas.  

Figura 2 – Investimento por programa  

Fonte: FGV, 2021 

Observa-se após leitura dos gráficos exibidos na figura 2, que os programas  com o maior montante de investimento que somaram cerca de R$ 555,3 milhões,  desse montante, foram investidos 94,7% para a elevação da RBC e PAT e 5,3% no  Fomenta Maricá e PAE.  

Durante o cenário pandêmico enfrentado, estes programas concedidos pela  prefeitura de Maricá foram a saída para muitos empreendedores do município não  fecharem as portas de seu negócio.  

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS  

Através das pesquisas bibliográficas foi possível verificar os impactos  financeiros e quais foram às estratégias adotadas pelos empresários diante das  mudanças ocorridas durante a pandemia da Covid-19.  

Com o isolamento social para a contenção ao vírus, ocasionaram medidas  restritivas ao funcionamento das empresas, no qual condicionou para que os setores  das atividades de comércio e serviços fossem diretamente atingidos em toda a sua  cadeia produtiva e organizacional, em alguns casos levando a falência do negócio. No  que tange as empresas instaladas no município de Maricá sofreram forte baque  econômico e financeiro, a medida que tiveram que passar a funcionar com apenas  delivery, por exemplo. Muitas dessas empresas fecharam as portas por não  conseguirem se adaptar a tal modelo e muitas demissões ocorreram por conta disso.  

Assim, a partir de março de 2020, a Prefeitura de Maricá criou um conjunto de  políticas objetivando compensar os micro empreendedores autônomos, profissionais  liberais e trabalhadores informais do município. Criou também uma política de  subsídios para aquelas empresas que não demitissem trabalhadores por um período  de seis meses. Tais providências fizeram com que o município de Maricá se  destacasse com relação à região metropolitana do Rio de Janeiro, no que diz respeito  ao aumento de empregos de carteira assinada e baixo desemprego durante à  pandemia.  

Concluiu-se que em meio ao cenário pandêmico as empresas mudaram as  suas estratégias de trabalho, adotaram ferramentas tecnológicas como imediato  recurso e se readequaram a esse novo cenário. Além das medidas amplas de  distanciamento social, o uso dos auxílios emergenciais disponibilizados pelo Governo  Federal e decretos do Governo Estadual, os auxílios fornecidos pela Prefeitura de  Maricá foram de suma importância para que os pequenos empreendedores conseguissem enfrentar as dificuldades adversas e reduzir os impactos financeiros  para dar continuidade as suas atividades no mercado.  

Contudo, devido à mudança brusca de cenário as empresas ainda levarão um  bom tempo para recuperar-se da crise econômica instaurada pela Covid-19. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  

BARRETO, Mauricio Lima et al. O que é urgente e necessário para subsidiar as  políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil?. Revista Brasileira  de Epidemiologia, v. 23, 2020. 

BERNARDES, Juliana Reis; DE SOUSA SILVA, Bárbara Letícia; LIMA, Thais Cristina  Ferreira. Os impactos financeiros da Covid-19 nos negócios. Revista da FAESF,  v. 4, 2020.  

DE AGUIAR, Jhonny Araujo; RIBEIRO, Daniela Menengoti Gonçalves.  DEMOCRACIA E COVID-19: UMA ANÁLISE ACERCA DAS MEDIDAS  PROVISÓRIAS EDITADAS DURANTE O PERÍODO DE CALAMIDADE. 

MAGNAN, E. S. Et.al. Cartilha sobre Home Office em tempos de pandemia: O que  você precisa saber para trabalhar bem e com saúde. Porto Alegre: PUCRS/Vitória:  UFES/Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2020. 

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Estudo de incremento econômico relativo ao  uso de gás natural. Maricá, RJ: Editora Instituto Darcy Ribeiro, 2023, no prelo.  

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Estudo de movimentação econômica da moeda  social Mumbuca. Maricá, RJ: Editora Instituto Darcy Ribeiro, 2023, no prelo.  

RIO DE JANEIRO. Decreto nº 46.982, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre a  prorrogação do prazo para pagamento de créditos parcelados inscritos em dívida ativa  em razão da pandemia decorrente do COVID-19 (coronavírus), e dá outras  providências. Diário Oficial do Estado do Rio De Janeiro, n 52-A, p. 1, 20 março 2020.  Disponível em:  https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTAyMzI%2C. Acesso em:  11 março 2021.


1Discente no curso de Ciências Contábeis pela Universidade de Vassouras

2Discente no curso de Ciências Contábeis pela Universidade de Vassouras

3 Discente no curso de Ciências Contábeis pela Universidade de Vassouras