ANÁLISE SOBRE A USABILIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES COMPUTACIONAIS

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7635648


Matheus Raffael Simon
Orientador: Altair Martins de Souza 


RESUMO 

É fundamental para o desenvolvimento de softwares a usabilidade em sistemas a fim de que  atenda as expectativas e necessidades de seus usuários. O objetivo do estudo está direcionado  e focado no usuário, para promover informação qualificada e de boa usabilidade que dão  apoio a sistemas de informação, onde preocupações com a usabilidade não são frequentes.  Com base em normas internacionais de usabilidade foi construído um protótipo com a  intenção de compará-lo com um website real, para demonstrar as facilidades e apontar os  erros na construção de um website

Palavras-chave: Usabilidade; desenvolvimento de software; website. 

 ABSTRACT 

Usability in systems is essential for the development of software so that it meets the  expectations and needs of its users. The objective of the study is directed and focused on the  user, to promote qualified information and good usability that support information systems,  where concerns about usability are not frequent. Based on international standards of  usability, a prototype was built to compare it to a real website to demonstrate the  features and point out the mistakes in building a website. 

Keywords: Usability; software development; Web site.

1. INTRODUÇÃO 

Este projeto visa apresentar métodos de usabilidade, para demonstrar sua utilização e  realizar os devidos testes, empregando corretamente suas normas, pode-se disponibilizar um  produto de fácil interação e com boa aceitação por parte do cliente. 

Descrever as melhores abordagens dos métodos de usabilidade, as vantagens de  introduzir alguns usuários no decorrer do projeto, para obter uma melhor aceitação do produto  final, tornando-se realmente uma ferramenta que ajude o usuário em suas tarefas do dia a dia. 

No desenvolvimento deste artigo será apresentado o resultado de uma pesquisa  realizada com usuários para comparar a usabilidade de um website real com um protótipo  desenvolvido dentro das normas da usabilidade. Nas normas de usabilidade inseridas neste  trabalho, destacamos as normas 9126, 12119, 9241 e 14598, as quais abrangem desde  aspectos técnicos à aspectos do ponto de vista do usuário. 

No mundo cada vez mais acessível e prático, segundo (FAULIN, 2014) empresas  estão simplificando a interação dos usuários com seu produto, para não perderem espaço no  mercado e aumentar seus lucros. Aspectos de usabilidade estão sendo empregados em  empresas desenvolvedoras de sistemas, muitas vezes de forma equivocada, podendo levar a  empresa a perder seus clientes. 

O trabalho apresentado está dividido em 19 tópicos, onde nos seis primeiros tópicos  são abordados os objetivos do trabalho, do sétimo ao décimo sétimo tópico serão apresentados uma abordagem teórica sobre o assunto de usabilidade, incluindo suas normas, do décimo  oitavo ao décimo nono abordaremos o desenvolvimento das normas e aplicações da  usabilidade, num caso de uso, o qual visa apresentar suas aplicações e comprovar sua eficácia.  

2. HIPÓTESES DA PESQUISA 

Espera-se que, com o desenvolvimento deste projeto possibilite expor com a utilização  dos métodos de usabilidade, seguindo as normas corretas, disponibilizar a seus usuários,  interfaces agradáveis, com uma fácil e confiáveis interação para formar um vínculo de  confiança entre eles, e auxiliando nas tarefas exercidas pelo usuário.

3. JUSTIFICATIVA 

Empresas que utilizam os conceitos e métodos de usabilidade em seu sistema possuem maior satisfação do usuário, atingindo seus objetivos finais do software produzido, bem como interface ágil e fácil, seguindo (AVANTERE, 2014), com base no uso dos métodos de usabilidade uma empresa pode ampliar o número de usuários e agregar maior valor à marca. 

4. OBJETIVOS 

Utilizar usabilidade no desenvolvimento de interfaces e realizar testes com usuários. 

4.1 OBJETIVOS GERAIS 

Esclarecer conceitos de usabilidade, demonstrando as vantagens proporcionadas,  quando uma empresa opta em utilizar essas técnicas na construção de um sistema, oferecendo  maior interação do usuário com o sistema. 

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Demonstrar que, utilizando técnicas de usabilidade, poderemos aumentar as chances  de um sistema ser bem aceito pelos usuários.  

Analisar técnicas utilizando o usuário como parte da elaboração do sistema, para que  ele possa demonstrar suas dificuldades na utilização das interfaces, obtendo maiores  informações de dificuldades ou facilidades encontradas, para que estas informações possam  ser utilizadas para desenvolvimento de melhorias na interface. 

Encontrar aspectos que condizem com a utilização das técnicas de usabilidade, para  melhorar interfaces, disponibilizando ferramentas fáceis para a utilização de um público com  pouco ou sem conhecimentos, assim elevando o conceito de empresas desenvolvedoras de  sistemas computacionais. 

A seguir serão pontuados conceitos onde seus esclarecimentos ajudarão empresas que  optarem em utilizar técnicas de usabilidade em desenvolvimento de sistemas: teoria da  usabilidade, aspectos sobre a usabilidade, técnicas de análise, os problemas na usabilidade,  vantagens sobre a utilização das técnicas de usabilidade. 

5. TRABALHOS RELACIONADOS 

Existem alguns trabalhos relacionados que estudam e avaliam a usabilidade de  websites, entre eles se destacam (DAG et al, 2001), onde apresentam métodos para a  avaliação de usabilidade com o uso de um questionário. Segundo eles, a combinação  forneceria dados qualitativos e quantitativos para identificar a satisfação dos usuários na  utilização de um website, apontando os erros e opiniões dos usuários. 

O trabalho de (FOX; NAIDU, 2009), utiliza uma lista de tarefas disponibilizadas pelo  avaliador, para serem aplicadas com usuários reais, ao final das tarefas os participantes  respondem um questionário que avalia a usabilidade de um portal web. Os dados coletados  geram médias para comparar o nível de usabilidade entre um portal real e um modelo  apresentado que foi elaborado e focado no usuário para uma melhor interação. 

No mesmo contexto (ROCHA et al, 2011), apresenta uma avaliação focada na  usabilidade e acessibilidade de um website, onde é demonstrado por meio de um protótipo, as  melhorias apresentadas e comparadas com um website real, assim reestruturando alguns pontos  melhorados com o intuito de prover uma melhor interação do usuário com o portal.  

6. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO  

Analisar as técnicas de usabilidade a fim de demonstrar para desenvolvedores, analistas  e gerentes as vantagens que se pode obter em utilizar tais técnicas na aplicação, facilitando e  ajudando a vida do usuário junto ao sistema. 

Será analisado bibliograficamente argumentos, para demonstrar ao máximo a  utilização do software, facilitando e agilizando formas do sistema, para que usuários possam constituir laços de facilidade e segurança com o sistema, podem retornar como vantagens para  a empresa disponibilizada do sistema. 

7. USABILIDADE 

O conceito de usabilidade pode estar muito ligado a outros conceitos, como  Ergonomia e Interação Humano-Computador (IHC), que visa melhorar a interação de  usuários com um sistema de informação. 

Segundo (NIELSEN, 1993), usabilidade é um atributo de qualidade que avalia quão  fácil uma interface é de usar. 

Nos primeiros sistemas desenvolvidos e disponíveis no mercado, estes eram  implementados para que os usuários se adequassem a eles, gerando assim muitas dificuldades  e muitas vezes forçando o usuário a obter conhecimento específico das regras do software para utilizá-lo. Atualmente as empresas de desenvolvimento de software seguem o  pensamento oposto, desenvolvem softwares que se adaptam ao usuário, proporcionando  facilidades em seu uso. 

Segundo (CYBIS, 2010) a usabilidade é a qualidade que caracteriza o uso dos  programas e aplicações. 

A qualidade de um software pode ser demonstrada em sua manipulação, sistemas  fáceis de serem usados, com telas objetivas, serão mais aceitas pelos usuários do que  softwares sem estes atributos, podendo ser descrita como melhorias de interface para obter  maior facilidade na utilização do software pelo usuário. 

8. INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR (IHC) 

Segundo (BAECKER, BUXTON, 1987) a interação entre pessoas e máquinas, pode  ser descrita como um conjunto de diálogos, processos e ações, através dos quais o humano  interage com um computador.

Segundo (MYERS, 1996), IHC é o estudo de como as pessoas concebem,  implementam e usam sistemas de computador interativos, e como computadores afetam  indivíduos, organizações e a sociedade. É vital que um sistema tenha uma interação fácil, para  que usuários consigam utilizá-los. Interface fácil e interativa para o usuário poder aumentar  sua interação com a máquina. A interface promove a intercomunicação entre dois sistemas que  trocam informações, sendo eles o computador e o homem. A troca de informações entre eles  promove por meio de símbolos entre os dois lados, pessoas recebem da interface símbolos onde descodificam estes e adquirem a informação e realizam esse caminho inverso.  

9. ERGONOMIA NA UTILIZAÇÃO DE INTERFACES. 

Segundo (CYBIS, 2010), a ergonomia está na origem da usabilidade, pois ela visa  proporcionar eficácia e eficiência, além do bem-estar e saúde do usuário, por meio da  adaptação do trabalho ao homem.  

Nos primeiros softwares produzidos, não se pensava na saúde do trabalhador, e sim no  que ele poderia proporcionar à empresa, possibilitando aos trabalhadores uma vida útil  pequena dentro das empresas, mas com o passar do tempo alguns conceitos de ergonomia  foram aplicados nas empresas, onde atualmente elas adaptaram seus serviços para que seus  trabalhadores possam proporcionar maiores facilidades, em seu trabalho, preocupando-se com  a saúde e aumentando a vida útil dos trabalhadores. 

Como (CYBIS, 2010) diz, os profissionais que desenvolvem sistemas interativos  devem, entre outras, conhecer muito bem o usuário e seu trabalho. 

Criar uma ferramenta que simplifique o trabalho de um usuário é uma das mais  importantes regras a serem seguidas por um profissional que desenvolve um sistema, levar em  conta que geralmente um usuário não tem o mesmo conhecimento que um profissional que  desenvolve sistemas é importante. Aperfeiçoar uma ferramenta para que o usuário não se  esforce tanto a entender e utilizar, traz benefícios à saúde deste usuário, aumentando sua  satisfação quanto ao uso do sistema. 

Segundo a Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) existem domínios de  especialização na Ergonomia, como pode-se observar a seguir: Ergonomia Física, refere-se às características humanas físicas e sua relação com a atividade, postura do trabalho e movimentos repetitivos fazem parte desse domínio. Ergonomia Organizacional, relacionada à  otimização de sistemas sócio-técnicos, o gerenciamento de recursos humanos, é um tópico de  estudo desse domínio. Ergonomia Cognitiva, relacionada a processos mentais como memória,  percepção, raciocínio e respostas motoras. 

A ergonomia de forma ampla busca adaptar as tarefas ao homem, para que as mesmas  sejam realizadas de forma confortável, correta, sem causar erros e da forma mais rápida  possível, proporcionando satisfação ao usuário.  

10. NORMAS ISO DE USABILIDADE 

A Organização Internacional de Normas (ISO), em inglês International Organization  for Standardization, é a organização que define regras, normas e padrões para a qualidade do  trabalho. 

Segundo a Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), em inglês o  Institute of Electrical And Electronics Engineers (IEEE 2014) a ISO é uma rede global de  colaboradores, que identificam e criam normas internacionais para as empresas  desenvolvedoras de software visando à qualidade do software. 

Segundo (ISO, 2014) é a maior desenvolvedora mundial de normas internacionais  voluntárias. Normas Internacionais podem dar status, melhores especificações para desenvolver produtos, serviços e boas práticas, ajudando a tornar a indústria mais eficaz e eficiente. Desenvolvido através de consenso global, que ajudou a quebrar as barreiras ao comércio  internacional. 

As normas da ISO são desenvolvidas e reconhecidas internacionalmente por empresas  que prezam a qualidade em seus produtos.  

A ISO apresenta quatro normas que tratam sobre usabilidade, sendo elas: 

10.1. ISO/IEC 9126 (1991) NBR 13596 

Norma que trata sobre a qualidade de softwares, a ISO 9126 foi a primeira norma a  definir o termo usabilidade. A ISO 9126, trata de um modelo de propósito geral que define  seis características de qualidade de software: Funcionalidade, Confiabilidade, Usabilidade,  Eficiência, Manutenibilidade e Portabilidade. Em suas revisões, são tratadas definições e Sub-características de qualidade (ISO 9126-1), a descrição de métricas externas, ligadas ao uso do  software (ISO 9126-2), e internas, ligadas a arquitetura do software (ISO, 2009). 

10.2. ISO 12119 

Norma que trata da avaliação de aplicativos de software. A ISO 12119 descreve com  maior profundidade as características e subcaracterísticas tratadas na ISO 9126. Envolve  detalhes de conteúdo de softwares como consistência, conteúdo, interação com o usuário e  documentação de desenvolvimento, capacidade de reversão de erros graves, clareza nos  alertas e identificações das funções do software, durante sua execução. (ISO, 2009). 

10.3. ISO 9241 

Norma mais utilizada para avaliação de usabilidade, no mundo. Esta ISO é focada no  ponto de vista dos usuários e suas necessidades, e não apenas características do software. Em  suas revisões (ISO 9241-11) explica a usabilidade como a capacidade de um produto ser  usado por usuários específicos para atingir objetivos com eficácia, eficiência e satisfação. 

10.4. ISO 14598 

Norma que está ligada ao processo de avaliação da qualidade do software, a ISO14598  deve ser seguida em conjunto com a ISO 9126. A ISO 14598 identifica as necessidades dos  usuários para alcançar a qualidade do software, utilizando métricas quantitativas. Abrange os  processos de Planejamento e Gestão, desenvolvimento (voltado para os desenvolvedores),  clientes (usuários), avaliadores e documentação (ISO, 2009). 

Desta forma, percebe-se que as normas ISO servem como base para a padronização  dos softwares, focando a usabilidade como suporte à qualidade e aceitação dos softwares. 

11. MÉTODOS E APLICAÇÕES DE USABILIDADE 

Segundo a ISO/IEC 9126, usabilidade refere-se à capacidade de uma aplicação ser  compreendida, aprendida, utilizada e atrativa para o usuário, em condições específicas de  utilização.  

Empregando usabilidade podem-se avaliar fatores que podem influenciar no uso da  ferramenta, como a facilidade de aprendizado, o tempo em que os usuários demoram em aprender a usar a aplicação, facilidade de uso, a facilidade empregada na ferramenta, e facilidade de memorização. Avalia a facilidade de executar os comandos, a segurança de uso,  onde avalia a prevenção dos erros e como é alertado ao usuário, satisfação do mesmo,  determinar o grau de satisfação que ele tem ao utilizar essa ferramenta. 

Segundo (CYBIS 2010), os aplicativos com baixa usabilidade sobrecarregam os  usuários em três aspectos: sobrecarga cognitiva: acontece quando o usuário passa a não  reconhecer, dentro da interface, os meios necessários para conseguir executar a sua tarefa com  eficácia e eficiência; sobrecarga perceptiva: acontece quando o usuário encontra diante de si  uma interface que, de alguma forma, prejudica a leitura dos seus itens. Baixo contraste, cores  berrantes, excesso de texto ou fonte inadequada, são alguns itens que podem tornar a leitura  da interface uma tarefa cansativa e difícil; sobrecarga física: acontece quando o acionamento  de alguma função é prejudicado por um mecanismo demasiado complexo. Um exemplo disso  é um atalho de teclado que seja de difícil acionamento. 

12. PRINCIPAIS ERROS AO APLICAR A USABILIDADE 

Empresas cometem erros ao tentar aplicar conceitos de usabilidade em seus softwares,  por falta de experiência ou mão de obra especializada. Realizam pesquisas equivocadas, sem  ter definido um plano de teste eficiente, e de maneira errônea, podendo utilizar usuários, com  pouco ou nenhum conhecimento no produto utilizado no teste, para tentar alcançar um  resultado que pode não dar um retorno como o esperado. Isso pode ter grande impacto em seu  sistema, tal que pode levar ao fracasso ou perder espaço para seus concorrentes. 

Empresas usam dados fictícios, como dados acadêmicos para provar suas pesquisas,  ou cenários inexistentes. Utilizando dados não reais em pesquisas desse gênero a empresa  corre grandes riscos desviando seu foco e de ter atualizações sem grande aprovação dos  usuários, correm riscos do projeto fracassar. Utilizar cenários que seja muito superficial ao cenário proposto pela empresa, pode gerar dados incorretos para utilizá-los em suas pesquisas.  Empregar usabilidade requer boas práticas, utilizar métodos válidos, que junto com uma boa  pesquisa, auxiliam os desenvolvedores a criarem ferramentas de fácil manuseio,  adicionando facilidades e agilidade na ferramenta.  

13. BENEFÍCIOS DA USABILIDADE NA EMPRESA 

A usabilidade proporciona grandes valores às empresas que as utilizam, impactando  diretamente na satisfação de seu produto. Avaliar seu produto e deixá-lo o mais fácil possível  para que usuários leigos possam utilizá-lo. Aplicar as normas ISO’s para obter sucesso no  produto final é um grande passo para o sucesso. Segundo (AVANTARE, 2014) a usabilidade  está atrelada a mais dois grandes fatores, a Ergonomia e a Interação Homem-Máquina (IHV),  juntando esses fatores pode-se ter grandes índices de aceitação no mercado desse produto e  assim podendo economizar com custo de suporte e atualizações. 

Segundo pesquisa de (SANCHEZ, 2008), se um website ou um sistema é difícil de  usar, menos pessoas vão conseguir usá-lo. Se elas forem obrigadas a usá-lo, usarão o menos  possível, diminuindo assim os benefícios para as empresas. 

Vendo o ponto econômico da empresa, utilizar técnicas de usabilidade com perfeição  pode-se investir menos em atualizações, suporte técnico e treinamento para usuários do  produto, construir um sistema que vise à interação do usuário com uma interface rápida,  prática e agradável, pode melhorar a imagem da empresa no mercado, criando laços de  segurança e facilidade com seus usuários. 

14. EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (USER EXPERIENCE) 

A usabilidade tem sido um dos fatos utilizados por empresas para conquistar novos  clientes, ou seja, atraindo clientes com produtos ou serviços mais eficientes e fáceis de serem utilizados. User experience ou experiência do usuário, trata-se da experiência do usuário  quando interage com produtos e serviços. 

Segundo (NIELSEN e NORMAN, 2014), o primeiro requisito para uma exemplar experiência de usuário é para atender às necessidades específicas do cliente, sem barulho ou incomodar. Em seguida, vem à simplicidade e elegância que produzir produtos que fazem a alegria de possuir, uma alegria para usar. Averdadeira experiência do usuário vai muito além de dar aos clientes o que eles dizem que querem, ou o fornecimento de recursos de lista de verificação. A fim  de alcançar a experiência do usuário de alta qualidade em ofertas de uma empresa, deve haver uma fusão perfeita dos serviços de várias disciplinas, incluindo engenharia, marketing, gráfico e design industrial e design de interface. 

Uma empresa deve apresentar para seus clientes (usuários) produtos onde possam ter  uma boa experiência em utilizá-los, observando fatores de eficiência, satisfação e se estes  atingem os objetivos ou atendendo a necessidade de seus utilizadores. 

Segundo (FILHO, 2011) diz que quando existe um foco na “experiência do usuário”,  o projeto de qualquer produto requer do projetista a habilidade de examinar um conjunto de  fatores, que determinem: O tipo do produto que será desenvolvido, para atender o desejo ou a  necessidade do usuário, a informação que será exibida, a interface de usuário, o padrão de  uso, do produto por parte do usuário, a interação do usuário com o produto. 

O objetivo é sempre colocar o usuário no foco do desenvolvimento, criando produtos  que atendem sua necessidade ou desejo onde se cria por parte do usuário um aprendizado ou  experiência rápida a qual aumentará a interação com o produto, o que resultará em uma  satisfação com o produto e a empresa. Como resultado, pretende-se que os usuários aumentem a probabilidade de comprar novamente o produto ou serviço, daquela empresa,  também de recomendar o produto e renovar a prestação de serviços deste relutam em trocar de  serviço ou produto. 

Exemplo de empresa que tem o foco total na experiência do usuário é a Apple Incorporation, onde todos seus produtos e serviços são criados utilizando usabilidade e  acessibilidade para que seus usuários utilizem de forma mais confortável o produto,  aumentando os fatores citados acima. 

15. USABILIDADE NA WEB 

Disponibilizar softwares que possam ser acessados em qualquer lugar usando a  internet são alguns diferenciais que empresas empregam na venda de seu produto. Empresas vêm se reforçando com páginas web, em inglês World Wide Web ou uma rede de alcance  mundial, para mostrar seu produto, serviços entre outros. As homepages, páginas iniciais das  empresas, representam a alma da empresa, contendo informações importantes sobre esta e seus  produtos ou serviços. 

Segundo (NIELSEN e TAHIR, 2002) a função mais crítica da homepage é transmitir o  que a empresa significa, a importância do site em relação à concorrência e ao mundo físico, e  os produtos e serviços oferecidos.  

Segundo (MÜLLER, 2012), empresas investem cada vez mais na internet, em sites  que tragam mais conforto, segurança e facilidades para todos seus utilizadores, sejam clientes  ou funcionários. Muitas empresas cometem erros que dificultam seu acesso, navegação e  entendimento do que é realmente mostrado. Seus principais erros são: Colocar propagandas  em áreas de leituras, no meio de um teste ou na(s) barra(s) de navegação. Deixando muitos  espaços sem conteúdo. Dificultando a navegação com menus confusos e de difícil acesso ao  conteúdo requerido. Não tendo disponível uma pesquisa rápida. Dificultando o acesso às áreas  restritas. Colocando cores e fontes que não são agradáveis e de difícil entendimento, entre  outros. 

Segundo (DIAS, 2003) não basta ser acessível: um portal web deve ser também eficaz,  eficiente e agradável ao usuário, para que seja efetivamente um meio de comunicação e fonte  de informação ao público em geral. 

De maneira geral, um site que utiliza usabilidade deve conter uma navegação eficaz  em seus menus, uma área de acesso à área restrita de fácil localização, recursos de suporte do  site, para que o usuário possa obter uma ajuda, um campo para pesquisar no site, deixar o  conteúdo bem distribuído na página e alocar cores e fontes compatíveis, que não exija muito  do usuário. 

16. EVOLUÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS  

Segundo (CONCI, 2005), nos primeiros softwares feitos para operarem na web,  empresas disponibilizavam sistemas onde exigiam demais dos usuários, não tendo como fator  principal ajudá-los a realizarem essa tarefa com eficiência e eficácia, e sim um sistema em  que era possível realizar uma venda, em telas que podiam ser pouco amigáveis e de certo modo confusas, para que a utilizassem. Em muitos casos obrigando os usuários a se  adequarem a elas. 

Com o passar dos anos, foi dado ênfase maior para os usuários, começaram a surgir  mais empresas especializadas nesse ramo, aumentando assim a concorrência é cada vez mais  disponibilizando páginas mais agradáveis visualmente, dando mais conforto e velocidade para  que usuários conseguissem trabalhar com mais agilidade, para assim suprir essa necessidade e  aumentar as vendas de seus serviços. 

Com essa evolução no desenvolvimento de sistemas, os usuários obtiveram uma  grande melhora em seu trabalho, sistemas mais robustos exigiam maior tempo de treinamento,  e atenção, para que fosse entendido o software pelos usuários, em muitas vezes, um difícil  entendimento e trabalho dos seus utilizadores. Porém essa ideia vem melhorando com o  passar do tempo, atualmente os sistemas oferecidos no mercado, em sua grande maioria, estão  voltados para os usuários, colocando os mesmos no centro das atenções, dando uma ajuda  significativa na velocidade do aprendizado e no tempo de utilização. 

17. ESTUDO DE CASO: APLICANDO MÉTODOS DE USABILIDADE EM UMA INTERFACE WEB. 

Realizar testes de usabilidade no website http://santalucia.pr.gov.br/, aplicando os  métodos retratados, proporcionando para o usuário uma interação com maior satisfação e  eficácia. Sendo autorizado o uso da imagem da prefeitura, conforme APÊNDICE D. 

17.1. ANÁLISE DO WEBSITE 

O website do município de Santa Lúcia tem como principal objetivo transmitir  informações dos serviços prestados para os munícipes, como informações de eventos,  aquisições feitas pela prefeitura, entre outros, também o website é utilizado pela prefeitura  como parte de seu sistema interno, onde são disponibilizadas informações de controle de frota  e informações das contas públicas, como pode ser visto na figura 1. 

Figura 1 – Website da prefeitura de Santa Lúcia 

Fonte: http://santalucia.pr.gov.br/ 

Promover a transparência na administração e proporcionar informações sobre serviços  e secretarias são os seus valores. 

17.2. ANÁLISE DE USABILIDADE DO WEBSITE 

Oferecer ao usuário uma ferramenta que possa suprir sua necessidade é a principal  função de qualquer sistema, empresas devem sempre se atualizar para melhorar a interação  com o usuário. O portal do município de Santa Lúcia é possível constatar alguns erros de  usabilidade, como links que apontam para websites externos, sem qualquer ligação com a  informação que o usuário deseja obter, menus confusos, falta de informação para o usuário  quando uma tela de erro é apresentada entre outros. Como é possível ver nas figuras 2, 3 e 4,  foram separados os principais erros de usabilidade do portal. 

Figura 2 – Principais erros no portal | Parte 1 

Figura 3 – Principais erros no portal | Parte 2

Figura 4 – Principais erros no portal | Parte 3 

Como pode ser visto nas figuras 2, 3 e 4, foi destacado e enumerado os erros em  usabilidade, é possível ver isto no quadro 1, uma comparação dos erros e suas propostas de  melhoria. 

Quadro 1 – Erros do portal e proposta de melhoria.

Enumeração dos erros Descrição dos erros de  usabilidadeProposta de melhoria
A área superior de  navegação apresenta  problemas de usabilidade,  alguns usuários não  notaram sua existência,  está muito acima e seu  esquema de cores, com  tons fracos e pouco  chamativos deixam o  usuário a passar  despercebido.Adicionar no menu  principal, mais um menu  de navegação, colocando  estas quatro opções dentro  de uma nova página, a qual  o menu de navegação irá  redirecionar o usuário.
Homepages possuem  campos de buscas internos,  para facilitar o usuário  durante sua interação,  porém o campo deste site é  muito pequeno e fica no  alto da página, assim o  usuário pode não perceber  esta opção e busque a  mesma mais abaixo no  portal.Aumentar seu tamanho e  colocá-lo mais abaixo, para  deixar mais visível.
O Folder com a logo do  Site ocupa grande parte do  cabeçalho do site, tirando  espaços que poderiam ser  aproveitados com alguma informação. Diminuir o tamanho do  logo e adicionar  informações ao espaço  vazio, adicionando uma  área restrita, que o site nãoapresenta. 
4O menu principal de um  site visa deixar as  informações mais rápidas e  de fácil acesso para o  usuário, neste caso pode-se  observar que o menu  apresenta espaços em  branco e figuras, o que  pode ocasionar alguma  dificuldade para o usuário.  Alguns itens apontam para  sites externos, outros  apontam para a página inicial do site, deixando o  usuário confuso e  desorientado.Preencher os espaços  vazios com informações  úteis, e retirar as figuras do  menu, trocando-as por  palavras pontuais. Montar  uma página de erro ou que  forneça alguma informação  sobre o responsável pela  administração de tal item,  ou algum contato.
5As imagens do noticiário  chamam a atenção do  usuário, porém sua legenda  está no meio da imagem,  atrapalhando a visão do  usuário. Também não é  possível encontrar alguma  ferramenta para navegar  entre as notícias, caso o  usuário termine a leitura da  legenda e queira avançar  ou voltar para a notícia.Realocar a legenda para a  parte inferior da imagem,  deixando a visão do  usuário mais limpa.  Adicionar uma ferramenta  para que o usuário possa  passar ou voltar  rapidamente alguma  notícia.
6As homepages transmitem  informação para seus  visitantes, sejam eles  clientes ou usuários,  deixam itens sem alguma  informação e podem poluir a  visão do usuário.Inserir informações ou  retirar o item da homepage.
7, 12Grande espaço deixado  sem nenhuma informação.Inserir informações no  espaço vazio
8Um portal que transmite  informação para o usuário,  deve se preocupar com o  local em que a informação  está disponibilizada, neste  caso podemos ver uma  informação em dois locais,  gerando uma redundância de dados.Gerenciar a divulgação da  informação disponibilizada  no portal, colocando as  informações em seus  devidos lugares.
9Em um portal deve-se utilizar  a língua nativa, deve-se  evitar a utilização de uma  língua estrangeira e se for  necessário, disponibilizar a  tradução da mesma.Retirar os termos de língua  estrangeira e substituí-los  por termos da língua nativa  do website, ou caso for de  necessidade, disponibilizar  a tradução da mesma.
10O website oferece uma  ferramenta que auxilia  como encontrar a  prefeitura, por meio de um  mapa, porém neste caso  não é informado para onde  o mapa aponta.Adicionar informações  para onde o mapa está  apontando. 
11A informação de previsão  do tempo é muito útil para  os usuários do portal,  porém sua localização está  desprivilegiada, está  localizada no final do site.Adicionar essa informação  mais acima, perto do menu  principal do site, assim o  usuário terá mais facilidade  em encontrar essa  informação. 

Utilizando os dados de descrição dos erros de usabilidade apresentados no Quadro 1,  juntamente com os dados da Sugestão de melhoria, foi sugerido um protótipo de um portal,  com base nas normas da ISO, para aumentar a usabilidade do website. Este protótipo foi  embasado nas normas 9126, 12119, 9241, 14598 da ISO com o objetivo de tornar o portal  mais acessível para a melhor interação com o usuário.  

17.2.1. Protótipo do Website 

Oferecer ao usuário a chance de obter uma melhor interação seja ela para visualizar as  informações ou exercer alguma função administrativa no portal, melhorando a eficiência e a  eficácia em prol do visitante, deixando as informações mais claras e objetivas e adicionando  telas de erro com informações com o intuído de ajudar o usuário a sair dessa situação com  informações para contribuir com novas ideias e acertos pontuais na utilização do website adquirindo melhor usabilidade do portal, como pode-se visualizar nas figuras 5 e 6.

Figura 5 – Protótipo do portal | Parte 1 

Figura 6 – Protótipo do portal | Parte 2 

Foram implantados no protótipo as sugestões de melhoria abordadas no Quadro 1,  seguindo as normas ISO sugerimos um portal onde o usuário possa interagir com maior  facilidade. Foi implementado uma página de erro, com informações úteis para o usuário ter a  possibilidade de reverter a situação ou então contatar o responsável pelo site, como podemos  ver na figura 7.

Figura 7 – Mensagem de erro 

17.3 TESTES DE USABILIDADE 

Este tópico descreve a metodologia utilizada no trabalho. Será apresentada uma visão  geral do trabalho seguido dos objetivos e da aplicação. 

17.3.1. Visão Geral  

A pesquisa desenvolvida visa apresentar os dados de forma intuitiva de que utilizando  métodos de usabilidade pode-se construir websites voltados para seus usuários, tomando em  ênfase à forma mais eficiente e eficaz da interação com o mesmo. 

Foi desenvolvido um questionário para aplicar com usuários reais do website a fim de  obter informações relevantes para construir um protótipo mais ágil e interativo para o usuário.  Baseando-se na literatura abordada, com foco na usabilidade, foi elaborado um questionário  de satisfação e para conhecer as necessidades e opiniões dos seus usuários. 

17.3.2. Visão Específica 

Conhecer o perfil do usuário, analisar a interface do website e propor melhorias,  quanto a facilidade de uso e as informações disponíveis na mesma, para assim propor  mudanças no portal. 

17.3.3. Aplicação do Questionário

A aplicação do questionário consiste em basicamente três passos, conforme figura 8.

Figura 8 – Metodologia do Questionário  

Na primeira etapa foi analisado e elaborado um questionário para ser aplicado com  usuários reais. Na segunda etapa foi aplicado o questionário com os usuários. Na terceira  etapa serão analisados os resultados e comparados com o protótipo proposto. 

17.3.4. Perfil dos Usuários Escolhidos 

Conforme Nielsen (Nielsen 1993), com apenas cinco usuários é possível identificar  oitenta e cinco por cento dos erros de usabilidade, deste modo foi feita uma análise e foram escolhidos usuários que possuem em seu domicílio um computador com acesso a internet,  com idades de vinte a trinta anos, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) (IBGE 2005), são a faixa etária que mais utilizam a internet. 

17.3.5. Elaboração do Questionário  

Um questionário de satisfação foi elaborado para realizar a comparação do protótipo  desenvolvido com a do website. No questionário mostrado a seguir podemos verificar as  perguntas voltadas para descobrir a satisfação do usuário em sua interação, como pode ser  visto no APÊNDICE A. 

Nesta questão o usuário poderá expressar sua opinião sobre a utilização do website e  sugerir melhorias.  

17.3.6. Aplicação do Questionário  

Com o questionário elaborado e pronto para sua aplicação, realizou-se um pré-teste  para garantir que o questionário iria obter exatamente o que foi proposto, assim conseguiu-se 

corrigir alguns erros e deixá-lo como proposto. O questionário foi aplicado em uma sala, com  o usuário e o aplicador, foi explicado que o questionário não iria avaliar seus resultados, mas  sim o que ele achava do website

Antes da aplicação do questionário foi repassado ao usuário as seguintes tarefas, para  serem cumpridas, como pode ser visto no APÊNDICE B.  

Estas tarefas tem o objetivo de induzir o usuário a interagir com o website, para após  isso poder responder o questionário com mais criticidade. 

17.3.7. Análise dos Resultados Obtidos 

Com o questionário elaborado e as tarefas definidas, foi aplicado junto aos usuários selecionados, para obter a opinião dos usuários do website atual da Prefeitura Municipal de  Santa Lúcia com o protótipo construído com base nos métodos da usabilidade. Com os dados  obtidos, compilaram-se os resultados com o intuito de melhor apresentá-los em gráficos de  porcentagem. 

Na figura 9 está apresentado o resultado da questão um, do questionário elaborado,  onde pode-se notar que o protótipo teve uma grande aceitação e interação, em relação a  satisfação do usuário. Pode-se destacar que 80% dos usuários tiveram uma boa satisfação. 

Figura 9 – Resultados da Questão 1 

. 

A figura 10 refere-se à questão dois, que tem o intuito de suprir as expectativas do  usuário na utilização do protótipo. Com o resultado obtido, pode-se entender que o protótipo 

conseguiu abranger as expectativas dos usuários, alcançando uma boa aceitação de 80% dos  entrevistados. 

Figura 10 – Resultados da Questão 2 

Os resultados obtidos na opinião dos usuários quanto o layout do protótipo foram  satisfatórias, conforme figura 11, pois não foi relatada nenhuma resposta negativa, então pode  se concluir que o layout do protótipo foi bem estruturado, assim alcançou essa aceitação.  

Figura 11 – Resultados da Questão 3 

Nas questões quatro e cinco, analisou-se a quantidade e a organização das informações  em tela, notou-se que a grande maioria dos usuários opinou que as informações estavam  organizadas e claras, não apresentando dificuldade em sua procura pelas informações. Como é  mostrado nas figuras 12 e 13 respectivamente.

Figura 12 – Resultados da Questão 4 

Figura 13 – Resultados da Questão 5 

A questão seis preocupou-se com os erros apresentados ao usuário e se o protótipo  apresentou alguma informação ou alguma opção de como reverter essa situação para entrar  em contato com o administrador do portal, seja para apontar o erro ou solicitar a correção do  mesmo. Nesta questão todos os usuários conseguiram encontrar alguma forma para reverter o  erro ou entrar em contato com o responsável, conforme figura 14, deste modo o protótipo apresentou alguma opção para o usuário quando aconteceu alguma ação inesperada.

Figura 14 – Resultados da Questão 6 

Na questão sete e a oito dizem respeito ao tempo de aprendizagem, memorização e dos  atalhos dos comandos. As duas questões estão atreladas a experiências dos usuários, nestes  casos foram obtidos resultados que demonstraram que o protótipo proporcionou uma fácil  experiência, assim o usuário não demorou muito tempo para se familiarizar com o portal e  conseguiu uma rápida memorização dos comandos e atalhos, como pode-se verificar nas  figuras 15 e 16 respectivamente.

Figura 15 – Resultados da Questão 7

Figura 16 – Resultados da Questão 8 

A questão nove retrata sobre a nomenclatura do protótipo, onde não foram  demonstradas nenhuma confusão ou não entendimento de algo escrito. A figura 17 retrata  essa situação.  

Figura 17 – Resultados da Questão 9 

Nas questões dissertativas, foram recolhidas as opiniões dos usuários quanto a  utilização do protótipo, as respostas foram agrupadas, conforme o quadro 2. 

Quadro 2: Resultados das Questões 10, 11 e 12

Resultados das Questões 10, 11 e 12
Questão Usuário um Usuário  doisUsuário três Usuário quatro Usuário cinco
10 Links
informações  e menus.
Entrar em  contato com  pessoas da  prefeitura.Acesso às  secretarias
municipais
A acessibilidade  nas funções e as  funções das  secretarias
supriram minhas  expectativas.
Os menus  ficaram mais  fáceis e  quando dava  erro tinha  alguma  informação  útil.
11 Não tive  dificuldades.Encontrar as  secretarias.Não tive  dificuldades.Não tive  dificuldades no  protótipo. Não encontrei  dificuldades.
12 Está muito  bom e  acessível,  não acho que  precise de  melhorias.O site ficou  bom.O website ficou ótimo, fácil acesso,  ficou perfeito.Achei  superinteressante  o website e na  minha opinião  está excelente. Muito bom,  melhorou os menus e deu  um  direcionamento para entrar  em contato  com os responsáveis  quando dá erro.

17.4. RESULTADOS 

O protótipo conseguiu alcançar boas opiniões dos usuários no questionário aplicado,  sendo assim pode-se concluir que o website atual do município oferece as informações de  forma confusa e não apresenta a possibilidade de quando um usuário encontrar um erro, avisar  os responsáveis ou reverter este erro. No protótipo foi construída uma interface visual de erro  padrão, para informar os usuários a quem recorrer caso falte alguma informação ou algum  erro seja apresentado. Nota-se que no portal atual existem muitos links quebrados, que  apontam para sites externos sem nenhuma ligação com o site municipal ou apresentam erro,  mas não proporcionam alguma abordagem citada anteriormente. 

A organização estrutural do protótipo foi concebida com base nos erros encontrados  no portal, também com a não padronização de eventos para que as informações sejam  mostradas em telas específicas. Deste modo o portal conseguiu melhor aceitação e ajudou o  usuário a conseguir as informações mais rapidamente. 

Pode-se concluir que com os métodos de usabilidade e ergonomia utilizados,  conseguiu-se melhorar a vida do usuário, retirando algum retrabalho que o portal obrigava o  usuário a realizar e apresentando as informações mais claras e objetivas, proporcionando  melhor aproveitamento do website a seus utilizadores.  

17.5. TRABALHOS FUTUROS 

No futuro pode ser disponibilizado estas informações para aplicá-la no website municipal, deixando os seus usuários com uma melhor experiência e fazendo com que os  mesmos voltem ao site e ou o recomendem. 

18. CONCLUSÃO 

Embasado nas normas ISO para o desenvolvimento de um portal, acredita-se que o usuário possa encontrar uma melhor usabilidade e facilitar sua vida. Construir uma estrutura  que apresente as informações mais claras e objetivas, levam o usuário a utilizar e divulgar o  website, podendo aumentar suas visualizações. A ISO 9241 é focada no ponto de vista dos  usuários e suas necessidades, que é o grande desafio das empresas que desenvolvem  softwares, e atendê-las de modo em que a usabilidade e a ergonomia sejam introduzidas no  desenvolvimento do projeto, pode ser um grande diferencial do produto final. 

No protótipo construído, seu desenvolvimento foi todo focado no usuário final,  mesclando as informações que o portal pretende mostrar, com os serviços apresentados. Em  sua reestruturação foi reorganizado os menus, porém não alterando a estrutura do site, para  que o usuário não seja muito impactado.  

De modo geral, foi observado que a utilização de usabilidade no desenvolvimento é  benéfica, pois focar o usuário no centro do desenvolvimento pode reduzir custos, o tempo de  aprendizagem do protótipo é menor, gerando grande satisfação por parte dos usuários. Com  usabilidade, pode-se notar que a memorização dos comandos e atalhos foi mais rápida e fácil,  sendo assim concluímos que o protótipo é mais eficiente e eficaz que o website atual do  município de Santa Lúcia. 

19. REFERÊNCIAS 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ERGONOMIA (ABERGO), O que é Ergonomia?  Disponível em: < http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia > acessado  26/04/2014. 

AVANTARE, Como sites inacessíveis prejudicam a imagem das empresas? <  http://www.avantare.com.br/blog/como-sites-inacessiveis-prejudicam-imagem-das-empresas > acessado 04/08/2014. 

BAECKER, R. M, BUXTON, W. A. S. Readings in human-computer interaction: A  multidisciplinary approach. San Mateo, CA: Morgan Kaufmann Publishers, 1987. CONCI, Aura. Instituto de Computação (IC): Sistemas Operacionais. Disponível em: <  http://www2.ic.uff.br/~aconci/SistemasOperacionais.html > acessado 01/06/2014.

CYBIS, W. (2010), Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, métodos e aplicações /  Walter Cybis, Adriana H. Betiol, Richard Faust. 2ª Ed, São Paulo. 

DIAS, C. Usabilidade na Web: criando portais mais acessíveis. Rio de Janeiro. Editora  Alta Books Ltda. 

FAULIN, Daniel. Usabilidade na Web. Disponível em: < http://www.neurona.com.br/usabilidade-na-web/ > acessado 02/08/2014.

IBGE (2005) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Utilização da Internet. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/acessoainternet/comentarios.pdf >  acessado 23/10/2014. 

ISO (2014) Internation Organization for Standardization. Disponível em: <  http://www.iso.org/iso/home.htm > acessado 21/03/2014. 

MÜLLER, Roberta. Rizoma Noticias. Disponível em: <  

http://www.rizomanoticias.com.br/2012/06/empresas-investem-na-internet-para-atrair clientes/roberta-muller/ >acessado 31/05/2014. 

MYERS, B.; HOLLAN, J.; CRUZ, I. Strategic directions in human computer  interaction.ACM Computing Surveys, v.28, n.4. ACM Press, Dec 1996. <  http://www.cic.unb.br/~jhcf/MyBooks/ciber/doc-ppt-html/InteracaoHumanoMaquina.html >  acessado 20/03/2014 

NIELSEN, Jakob., (1993) Usability Engineering. San Francisco: MORGAN Kaufmann  Publisher, Inc., 1993.  

NIELSEN, Jakob; LANDAUER, Thomas K:. Um modelo matemático da constatação de  problemas de usabilidade. Amsterdam, Holanda, 1993. Disponível em: <  http://www.nngroup.com/articles/why-you-only-need-to-test-with-5-users/ > acessado  20/10/2014. 

NIELSEN, Jakob; NORMAN, Don. The Definition of User Experience. Disponível em: <  http://www.nngroup.com/articles/definition-user-experience/ > acessado 01/05/2014. NIELSEN, Jakob; TAHIR, Marie. 50 websites descontruídos. Rio de Janeiro. Editora Campus, 2002. 

REVISTA ESPAÇO ACADEMICO: User Experience – Essencial para a Usabilidade de Produtos. Maringá: V.1, JUL 2001, pg. 3. 

SANCHEZ, Mercedes. Usabilidade também ajuda o meio ambiente. Disponível em: <  http://www.mercedessanchez.com.br/pt-br/publicacao_006.asp > acessado 20/03/14.


20. APÊNDICES 

20.1 APÊNDICE A – Questionário de avaliação de satisfação do usuário.  

Questão 1: Qual sua satisfação em relação ao uso do website

( ) Muito bom. 
( ) Bom. 
( ) Regular. 
( ) Ruim. 
( ) Muito ruim. 

Nesta questão será analisada a satisfação do usuário em relação ao uso do website,  para se obter o grau de satisfação. 

Questão 2: O website conseguiu suprir suas expectativas ao utilizá-lo?

( ) Muito bom. 
( ) Bom. 
( ) Regular. 
( ) Ruim. 
( ) Muito ruim. 

Nesta questão será analisado se o website conseguiu suprir as expectativas do usuário  em sua utilização. 

Questão 3: O layout das telas é de fácil utilização? 

( ) Muito fácil. 
( ) Fácil. 
( ) Regular. 
( ) Difícil. 
( ) Muito difícil. 

Nesta questão será analisado se o layout da interface foi fácil de ser compreendida ou  deixou o usuário confuso. 

Questão 4: A quantidade de informação mostrada na tela é satisfatória?

( ) Informação muito bem distribuída. 
( ) Informação bem distribuída. 
( ) Regular. 
( ) Informação mal distribuída. 
( ) Informação muito mal distribuída. 

Nesta questão será analisado se a quantidade de informação mostrada na interface  supre a necessidade e cumpre com seu objetivo. 

Questão 5: As informações estão organizadas na tela?  

( ) Muito bem organizada. 
( ) Bem organizada.
( ) Regular. 
( ) Mau organizada. 
( ) Muito mal organizada. 

Nesta questão será analisado como as informações estão dispersas na interface, a fim  de identificarmos se o usuário consegue captar sua maioria. 

Questão 6: Quando algum campo ou botão não funciona, o website fornece  alguma informação para reverter o erro ou algum contato para informar o erro aos  responsáveis? 

( ) Proporciona informação para reverter ou informar o erro aos responsáveis.
( ) Proporciona informação para reverter ou informar o erro aos responsáveis, porém com  dificuldade. 
( ) Não fornece informação para reverter ou informar o erro aos responsáveis. 

Nesta questão será analisada o website que se comporta quando o usuário encontra um erro  e se é informado para o mesmo alguma informação de como revertê-lo ou informá-lo para os  responsáveis. 

Questão 7: Quanto tempo demorou para você aprender a utilizar o website

( ) Há muito tempo. 
( ) Um tempo regular. 
( ) Pouco tempo. 

Nesta questão será analisado se o website proporciona uma boa experiência do usuário  em sua utilização.  

Questão 8: A memorização dos comandos e dos atalhos do website foi fácil?

( ) Muito fácil. 
( ) Fácil. 
( ) Regular. 
( ) Difícil. 
( ) Muito difícil.  

Nesta questão será analisado se o website proporciona uma fácil memorização dos  comandos na interface.  

Questão 9: A nomenclatura do website está confusa?  

( ) Muito fácil. 
( ) Fácil. 
( ) Regular. 
( ) Difícil. 
( ) Muito difícil.  

Nesta questão será analisado se o website proporciona uma fácil nomenclatura ou uma  nomenclatura confusa e de difícil raciocínio. 

Questão 10: Aponte situações em que você achou fácil utilizar no website

Nesta questão o usuário poderá expressar alguma situação onde o mesmo achou fácil a  utilização do portal. 

Questão 11: Aponte situações que você sentiu dificuldades. 

Nesta questão o usuário poderá expressar alguma situação onde o mesmo encontrou  alguma dificuldade na utilização do portal. 

Questão 12: O espaço abaixo é reservado para que você exponha sua opinião e sugira  melhorias no sistema.

20.2 APÊNDICE B – Tarefas do usuário. 

Tarefa 1: Entrar em contato com os administradores do website

Tarefa 2: Encontrar informações sobre as Secretarias municipais. 

Tarefa 3: Encontrar o endereço da Prefeitura Municipal de Santa Lúcia. Tarefa 4: Encontrar informações sobre os eventos do Município. 

Tarefa 5: Encontrar informações sobre o Portal da Transparência do Município.

20.3 APÊNDICE C – Questionário Respondido pelos usuários  

Questionário de satisfação na utilização do protótipo do website

Questão 1: Qual sua satisfação em relação ao uso do website

( ) Muito bom. 
( ) Bom. 
( ) Regular. 
( ) Ruim. 
( ) Muito ruim. 

Questão 2: O website conseguiu suprir suas expectativas ao utilizá-lo?

( ) Muito bom. 
( ) Bom. 
( ) Regular. 
( ) Ruim. 
( ) Muito ruim. 

Questão 3: O layout das telas é de fácil utilização? 

( ) Muito fácil. 
( ) Fácil. 
( ) Regular. 
( ) Difícil. 
( ) Muito difícil. 

Questão 4: A quantidade de informação mostrada na tela é satisfatória? ( ) Informação muito bem distribuída. 

( ) Informação bem distribuída. 
( ) Regular. 
( ) Informação mal distribuída. 
( ) Informação muito mal distribuída. 

Questão 5: As informações estão organizadas na tela?  

( ) Muito bem organizada. 
( ) Bem organizada. 
( ) Regular. 
( ) Mau organizada. 
( ) Muito mal organizada. 

Questão 6: Quando algum campo ou botão não funciona, o website fornece  alguma informação para reverter o erro ou algum contato para informar o erro aos  responsáveis? 

( ) Proporciona informação para reverter ou informar o erro aos responsáveis.
( ) Proporciona informação para reverter ou informar o erro aos responsáveis, porém com  dificuldade. 
( ) Não fornece informação para reverter ou informar o erro aos responsáveis.

Questão 7: Quanto tempo demorou para você aprender a utilizar o website

( ) Há muito tempo. 
( ) Um tempo regular. 
( ) Pouco tempo. 

Questão 8: A memorização dos comandos e dos atalhos do website foi fácil?

( ) Muito fácil. 
( ) Fácil. 
( ) Regular. 
( ) Difícil. 
( ) Muito difícil.  

Questão 9: A nomenclatura do website está confusa?  

( ) Muito fácil. 
( ) Fácil. 
( ) Regular. 
( ) Difícil. 
( ) Muito difícil. 

Questão 10: Aponte situações em que você achou fácil utilizar no website.

Questão 11: Aponte situações que você sentiu dificuldades.

Questão 12: O espaço abaixo é reservado para que você exponha sua opinião e sugira  melhorias no sistema.

20.4 APÊNDICE D – Autorização do Uso de Imagem 

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

Por este ato, e na melhor forma de direito, eu,  _________________________________________________________________,  portador(a) de cédula de Identidade R.G. n.º ______________ e inscrito(a) no  CPF/MF sob o número ________________________, representante legal da  empresa____________________________________________________________ ___________________, inscrita sob o CNPJ. ____________________________, no  cargo de __________________________. 

AUTORIZO EXPRESSAMENTE a veiculação, gratuita logomarca/imagem/site da  prefeitura municipal de Santa Lúcia supramencionada, pelo senhor Matheus Raffael  Simon, portador do R.G. n.º 9.260.203-6, e inscrito no CPF/MF sob o número  081.783.989-58 em quaisquer veículos de comunicação a serem produzidos  exclusivamente para a finalidade de utilizar o website http://santalucia.pr.gov.br/, para  desenvolver um estudo acadêmico. 

Para tanto, a imagem objeto da presente autorização poderá ser veiculada por todos  os meios de divulgação, inclusive, mas não limitadamente, pela mídia impressa ou  por transmissão eletrónica de dados (online), em folders de apresentação da  entidade, folhetos, malas diretas, bem como no website, através dos quais todo e  qualquer terceiro, cliente e/ou visitante, poderá ter acesso às mencionadas  informações e imagem, cuja divulgação pública ora se autoriza. 

Por ser esta expressão da minha vontade, livre de qualquer constrangimento ou  coação, declaro que autorizo o uso acima descrito sem que nada haja a ser  reclamado a título de direitos conexos à minha imagem, assinando a presente  autorização em duas vias de igual teor e forma. 

Santa Lúcia, ___ de _____________ de ______.

___________________________________________ 
(nome e assinatura do representante legal) 

Testemunha. 

Nome:__________________________________. 

CPF n.º: ________________________________. 

Assinatura: ______________________________.

20.5 APÊNDICE E – Declaração de correção

DECLARAÇÃO DE CORREÇÃO DE PORTUGUÊS / INGLÊS

Eu, ________________________________________________, portadora do CPF  número __________________________________________, formado(a) em  ____________________________________________declaro, para os devidos fins  e para fazer prova junto a Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão de  Curso – TCC da Faculdade Paranaense – UNIPAR, que realizei a revisão de  português / inglês do TCC, intitulado Análise sobre a usabilidade para  desenvolvimento de interfaces computacionais de autoria de Matheus Raffael Simon,  do curso de Sistemas de informação, consistindo em correção gramatical,  adequação do vocabulário e inteligibilidade do texto. 

Por ser verdade, firmo a presente, 

Cascavel, ____ de ____________________ de _________ 

________________________________________
Assinatura do(a) Profissional