PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CUIDADO MULTIPROFISSIONAL A PACIENTES HOSPITALIZADOS

PERSPECTIVES AND CHALLENGES IN MULTIPROFESSIONAL CARE FOR HOSPITALIZED PATIENTS

PERSPECTIVAS Y DESAFÍOS EN LA ATENCIÓN MULTIPROFESIONAL A PACIENTES HOSPITALIZADOS

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7573000


Maria Andhiara Kaele Feitosa Silva1
Larissa Karla Barros de Alencar2
Elizabeth Karine Freire de Lima3
Larissa Gabriele Farias e Silva4
Aline de Oliveira Cordeiro5
Valeska Gomes de Oliveira6
Kadyna Daiara Batista Lucio7
Alline Cristina de Paula8
Leonardo de Oliveira Assis9
Guilherme Teodoro Martins10
Jessica Daiane de Melo Maia11
Fabio Jose Antonio Da Silva​​​12
Maria Teresa Aires Cabral Dias13
Maria Vitoria Rodrigues Passarinho14
Wendrel Gonçalves Furtado15
Laiany Erika Arruda Roque Carreiro16


Resumo

O referido trabalho objetivou explicar sobre as perspectivas e desafios no cuidado multiprofissional a pacientes hospitalizados. Deste modo, observa-se o quanto o cuidado da equipe multiprofissional é caracterizado no planejamento de cada paciente, buscando respeitar as subjetividades existentes, buscando minimizar a sua vulnerabilidade patológica, bem como amenizar a dor e sofrimento dos pacientes hospitalizados. Nessa premissa, a metodologia adotada na referida pesquisa contempla-se a revisão narrativa de literatura utilizando-se análise de conteúdo, fornecendo maior de análise e verificação do objeto de pesquisa, inserindo dados de autores com trabalhos publicados na BVS, Scielo e PEPSIC, no período de 2019 a 2022 descritos em língua portuguesa, sendo excluídos artigos duplicadas, e com recorte temporal inferior a 2019. Os resultados demonstram, os desafios no cuidado multiprofissional encontram-se na grande demanda de pacientes hospitalizados, em que na maioria das vezes a equipe de saúde não consegue atender de forma humanizada conforme é orientado, devido ao cansaço e por falta de planejamento que contemple o acompanhamento contínuo. Assim, concluiu-se sobre o quanto o cuidado multiprofissional requer assistência direcionada, buscando utilizar-se de ferramentas como escuta ativa com o viés de orientar e desenvolver protocolos de atendimento subjetivos, a fim de promover a amenização da dor e sofrimento dos pacientes hospitalizados. 

Palavras-chave: Cuidado multiprofissional; Pacientes hospitalizados; Perspectivas multiprofissionais.

Abstract

This work aimed to explain the perspectives and challenges in multidisciplinary care for hospitalized patients. Thus, it is observed how much the care of the multidisciplinary team is characterized in the planning of each patient, seeking to respect the existing subjectivities, seeking to minimize their pathological vulnerability, as well as to alleviate the pain and suffering of hospitalized patients. In this premise, the methodology adopted in the aforementioned research contemplates the narrative review of the literature using content analysis, providing greater analysis and verification of the research object, inserting data from authors with works published in the BVS, Scielo and PEPSIC, in the period from 2019 to 2022 described in Portuguese, excluding duplicate articles, and with a time frame shorter than 2019. The results demonstrate that the challenges in multidisciplinary care are found in the great demand of hospitalized patients, in which, in most cases, the team The health department is unable to provide care in a humane way as instructed, due to fatigue and lack of planning that includes continuous monitoring. Thus, it was concluded that multidisciplinary care requires targeted assistance, seeking to use tools such as active listening with the bias of guiding and developing subjective care protocols, in order to promote the alleviation of pain and suffering of hospitalized patients.

Palavras-chave: Multiprofessional care; Hospitalized patients; Multidisciplinary perspectives.

Resumen

Este trabajo tuvo como objetivo explicar las perspectivas y desafíos en la atención multidisciplinaria a pacientes hospitalizados. Así, se observa cuánto el cuidado del equipo multidisciplinario se caracteriza en la planificación de cada paciente, buscando respetar las subjetividades existentes, buscando minimizar su vulnerabilidad patológica, así como aliviar el dolor y sufrimiento de los pacientes hospitalizados. En esa premisa, la metodología adoptada en la referida investigación contempla la revisión narrativa de la literatura utilizando el análisis de contenido, proporcionando mayor análisis y verificación del objeto de investigación, insertando datos de autores con trabajos publicados en la BVS, Scielo y PEPSIC, en el período de 2019 a 2022 descritos en portugués, excluyendo artículos duplicados, y con un marco de tiempo inferior a 2019. Los resultados demuestran que los desafíos en la atención multidisciplinaria se encuentran en la gran demanda de pacientes hospitalizados, en los que, en la mayoría de los casos, el equipo The El departamento de salud no puede brindar atención de manera humana según las instrucciones, debido a la fatiga y la falta de planificación que incluya un monitoreo continuo. Así, se concluyó que la atención multidisciplinar requiere asistencia focalizada, buscando utilizar herramientas como la escucha activa con el sesgo de orientar y desarrollar protocolos de atención subjetivos, con el fin de promover el alivio del dolor y sufrimiento de los pacientes hospitalizados.

Palavras-chave: Atención multiprofesional; Pacientes hospitalizados; Perspectivas multidisciplinares.

1. Introdução 

A equipe multiprofissional é formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que atuam na criação de protocolos de atendimentos a qual possam fornecer assistência humanizada na minimização de dores e sofrimentos aos pacientes hospitalizados (BARBOSA; SILVA, 2022).

Assim, o objetivo geral visou explicar sobre as perspectivas e desafios no cuidado multiprofissional a pacientes hospitalizados. Pois, ao longo dos anos, percebeu-se a alta demanda de pacientes internados em hospitais gerando a necessidade de criar novas redes de atendimento (MONTEIRO et al. 2020), com o intuito da equipe multiprofissional interferir de forma subjetiva respeitando as limitações e particularidades de cada paciente.

Porém, os desafios presentes nesses cuidados, requerem profissionais que saibam trabalhar em equipe, além da habilitação na área de atuação.  Assim, a problemática da pesquisa contemplou: De que forma os autores elencam sobre as perspectivas e desafios no cuidado multiprofissional a pacientes hospitalizados? 

Adentrando nessa concepção de perspectivas de criação de protocolos de atendimentos no cuidado multiprofissional, é possível perceber os desafios presentes na efetivação dessa assistência, principalmente em termos de suporte familiar, pois, o apoio durante o cuidado e orientação torna-se essencial para minimizar esses impasses relacionados ao paciente hospitalizado (BERTAGNOLI et al. 2021).

Compreendendo a importância de elencar sobre as perspectivas e desafios no cuidado em pacientes hospitalizados, a presente pesquisa visa fornecer subsídio no campo acadêmico e social, buscando destacar pesquisas das quais explana acerca do trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar, reconhecendo que apesar dos desafios, conseguem atuar de forma efetiva no trabalho em equipe em prol da assistência ao paciente.

2. Metodologia 

Com o intuito de inserir pesquisas das quais contempla-se as perspectivas e desafios no cuidado multiprofissional em pacientes hospitalizados, o referido estudo optou-se por uma metodologia de revisão narrativa de literatura aliada a análise de conteúdo, possibilitando a verificação e análise do objeto de estudo a qual requer compreensão acerca do que cada autor se posiciona diante do assunto. E com isso, esse método compreende-se de um estado da arte pautado na análise crítica, respeitando as ideias dos pesquisadores que investigam sobre o assunto, assegurando que o objetivo seja respondido de forma positiva ou negativa (SILVA et al., 2022).

Nessa premissa, a catalogação de fontes de artigos foi contemplada através de fontes de pesquisa forneceu subsídio em métodos qualitativos de cunho narrativo da literatura, buscando reconhecer a importância do assunto, e como cada autor se posiciona acerca das perspectivas e desafios no cuidado multiprofissional, e com isso, buscou-se maior subsídio em termos de análise e verificação do objeto de pesquisa, inserindo dados de pesquisadores com trabalhos publicados na BVS, Scielo e PEPSIC, no período de 2019 a 2022 publicados em língua portuguesa cujo descritores cadastrados nos Descritores em Ciências da Saúde: cuidado multiprofissional; pacientes hospitalizados; perspectivas multiprofissional. Mediante ao relacionado, foram excluídas pesquisas duplicadas, com descritos em língua estrangeira a qual dificultaria o processo de análise dos pesquisadores. Abaixo encontra-se a delimitação das pesquisas encontradas no processo de seleção.

Fluxograma 1: Metodologia do processo de seleção dos estudos encontrados na presente pesquisa

Fonte: Dados da Pesquisa, 2023.

3. Resultados e discussão 

3.1 Análise dos autores sobre as perspectivas e desafios no cuidado multiprofissional em pacientes hospitalizados 

Buscando elencar sobre a abordagem pesquisa, a tabela abaixo destaca cinco artigos de autores das quais elencaram sobre perspectivas e desafios no cuidado multiprofissional em pacientes hospitalizados.

Tabela 01: Artigos constituídos na amostra da revisão de forma resumida

Autor (ano)Título ObjetivoMétodo
Monteiro et al. (2020)Perspectivas dos profissionais da saúde sobre o cuidado a pacientes em processo de finitudeCompreender quais são as percepções, os sentimentos e as dificuldades atribuídos pelos profissionais da saúde ao cuidado no processo de morte de pacientes. Descrito de cunho quantitativo
Aquino Pereira et al. (2021)Atenção domiciliar: atuação da equipe multiprofissional na perspectiva dos profissionaisConhecer a atuação da equipe multiprofissional do Serviço de Atenção Domiciliar Público do Município de Poços de Caldas, MG, por meio da percepção dos profissionais e do perfil dos pacientes atendidos.qualitativo
Amarante et al. (2021)Saberes e desafios na residência multiprofissional em saúde sob a visão de residentesSocializar saberes e desafios vivenciados no campo de atuação da residência.Descrito de cunho exploratório
Silva et al. (2022) Desafios da equipe multiprofissional em cuidados paliativos no BrasilIdentificar os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde quanto à atuação numa equipe multiprofissional de cuidados paliativos.Quanti-qualitativo
De Souza et al. (2022)Atenção das equipes de saúde diante pacientes em estado críticoIdentificar o papel das equipes de saúde na prestação de serviços a pacientes em estado críticoQuantitativo

Os desafios da equipe multiprofissional de desenvolver intervenções que possa minimizar o sentimento de dor e sofrimento nos pacientes hospitalizados, é uma forma de efetivar o cuidado e assistência humanizada, assegurando bem-estar, principalmente quanto é utilizado a escuta ativa na obtenção de informações com o viés de a partir disso, ser desenvolvido protocolos de atendimento (MONTEIRO et al. 2020).

Gerando uma perspectiva de cuidado e assistência com o viés de bem-estar no processo de hospitalização, pois, o processo de trabalho da equipe multiprofissional busca promover o favorecimento de melhorias aos pacientes, possibilitando o atendimento individualizado, porém, os desafios estão voltados na continuidade do tratamento após a desospitalização (AQUINO et al. 2021), contribuindo que esse usuário retorne ao hospital com agravamento da patologia. 

Além disso, a assistência humanizada consiste em uma forma de promover o cuidado e orientação aos pacientes, possibilitando que seja amenizado o quadro da patologia, e com isso, as estratégias devem englobar perspectivas como: escuta ativa; garantir a segurança do paciente; atendimento individualizado; intervenções a qual minimize os problemas mentais devido ao quadro de hospitalização etc. (AMARANTE et al. 2021).

As dificuldades presenciadas pelos profissionais que atuam na equipe multiprofissional, demonstram o quanto ainda requer a inserção de práticas interventivas, a qual possa favorecer aos pacientes um olhar humanizado por meio da escuta ativa, buscando conhecer a realidade de cada usuário hospitalizado (SILVA et al. 2022). Porém, com uma alta demanda, torna-se desafiador os profissionais exercerem essa função humanizada para minimizar os desafios existentes no cuidado multidisciplinar. 

O processo de cuidado multiprofissional busca promover assistência aos usuários do serviço de saúde, principalmente aqueles que estão hospitalizados a qual requer atenção integral relacionando escuta ativa, diminuindo o impacto da patologia gerando bem-estar e qualidade de vida aos pacientes (DE SOUZA, 2022). 

Os resultados apontaram que, os desafios no cuidado multiprofissional encontram-se na grande demanda de pacientes hospitalizados, em que na maioria das vezes a equipe de saúde não consegue atender de forma humanizada conforme é orientado, devido ao cansaço e por falta de planejamento que contemple o acompanhamento contínuo.

4. Conclusão 

A hospitalização é um desafio na vida do paciente, e com isso, a equipe multiprofissional deve atuar de forma interventiva buscando desenvolver protocolos de atendimentos individualizados, pautados na escuta ativa, orientações, criando estratégias a qual possa minimizar o sofrimento desses usuários do serviço de saúde. 

Pois, quanto trata-se de pacientes hospitalizados, é essencial que a equipe multiprofissional esteja preparada para trabalhar de forma efetiva na assistência e cuidado humanizado, assegurando conforto e bem-estar, mesmo diante dos desafios e demandas de pacientes. Assim, concluiu-se sobre o quanto o cuidado multiprofissional requer assistência direcionada, buscando utilizar-se de ferramentas como escuta ativa com o viés de orientar e desenvolver protocolos de atendimento subjetivos, a fim de promover a amenização de dor e sofrimento dos pacientes hospitalizados. 

Com base no relacionado, torna-se imprescindível a criação de protocolos a qual a família também possa fornecer apoio ao paciente hospitalizado, assegurando maior benefícios na amenização da dor e sofrimento, além disso, os autores destacaram a habilidade técnica dos profissionais de saúde como um fator importante.

Assim, o presente artigo visa aguçar pesquisadores da área de saúde, a buscar problematizar acerca da temática trabalhada. Pois, além de ser um assunto atual, requer novas abordagens científicas sobre o objeto de estudo. Nessa concepção, sugere-se o levantamento de pesquisas futuras acerca da perspectiva e desafios no cuidado multiprofissional a pacientes hospitalizados.

Referências 

AMARANTE, A.P. et al. Saberes e desafios na residência multiprofissional em saúde sob a visão de residentes. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 22, n. 2, p. 33-44, 2021.

AQUINO PEREIRA, J. D. et al. Atenção domiciliar: atuação da equipe multiprofissional na perspectiva dos profissionais. Revista Recien – Revista Científica de Enfermagem[S. l.], v. 11, n. 35, p. 162–173, 2021. 

BARBOSA, Dyeme Alves. SILVA, Patricia Elizabeth da. Pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) em cuidados paliativos: a atuação multiprofissional. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. v. 04, n.7, pp. 36-52, 2022. 

BERTAGNOLI, M. S. et al. desafios para a gestão compartilhada do cuidado na relação entre cuidadores e profissionais de uma equipe do serviço de atenção domiciliar. Physis, v.31, n.1, p.1-19, 2021.

DE SOUZA, L. E. et al. Atenção das equipes de saúde diante pacientes em estado crítico. Research, Society and Development, v. 11, n. 10, e392111032946, 2022.

MONTEIRO, D.T.  Perspectivas dos profissionais da saúde sobre o cuidado a pacientes em processo de finitude. Psicol. cienc. prof. v.12, n.40, p.1-19, 2020.

MONTEIRO, L.O et al. Estratégias da equipe multiprofissional em cuidados paliativos frente ao advento da Covid-19. Revista Cientifica Integrada. v.4, n.5, p.1-10, 2020.

SILVA, M. L. Os desafios enfrentados em tempos de pandemia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. v.7, n.2, p.134-145, 2022.

SILVA, T.S. et al. Desafios da equipe multiprofissional em cuidados paliativos no Brasil. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, p.18-31, 2022.


1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8401-8528
Centro Universitário Maurício de Nassau, Brasil

2ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5854-7813
Universidade Federal do Maranhão, Brasil

3ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6932-8704
Centro Universitário Christus-Unichristus, Brasil

4ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8235-8310
Centro Universitário Maurício de Nassau, Brasil

5ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4743-2217
ASCES- UNITA, Brasil

6ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1193-4784
Centro Universitário do Maranhão, Brasil

7ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8618-5277
Universidade Potiguar

8ORCID:: https://orcid.org/0000-0002-1953-2301
Universidade Federal de Santa Catarina

9ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4277-340X
Universidade Brasil 

10ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9030-4742
Faculdade de Talentos Humanos – Facthus/UniBrasilia

11ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8915-9020 
Universidade Federal do Pará

12Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5881-6438
Universidade Norte Do Paraná – Unopar

13ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4074-6563
Universidade Católica de Brasília

14Universidade CEUMA, Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0502-2332
E-mail: mvrodrigues2096@icloud.com

15ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0331-1133
Universidade do Estado do Pará- UEPA, Brasil
E-mail: wendrelfurtado23@gmail.com

16ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6448-6511
UNIFIP, Brasil
E-mail: laianyerika@hotmail.com