FATORES DETERMINANTES PARA SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE PROFISSIONAIS FISIOTERAPEUTAS NO AMBIENTE DE TERAPIA INTENSIVA (RESUMO)

Autores:
Regirlayne Barbosa Paiva ¹,
Taciana Aline Maciel Bezerra Oliveira²,
Maria Cristina Damascena dos Passos Souza³
*laynebpaiva@hotmail.com


Introdução. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) trabalha para fornecer suporte e tratamento intensivo, monitorização contínua, vigilância por 24 horas, e tecnologia avançada que priorizam um diagnóstico específico para cada indivíduo. Participam desse contexto uma equipe multidisciplinar, o profissional fisioterapeuta atuante em todos os estágios do tratamento intensivo, desde a prevenção até reabilitação. Diante do exposto relato de como funciona UTI, no ano de 1981 foi desenvolvida ferramenta por Maslach e Jackson, na qual, eles descreveram uma escala que analisa a reação de cada indivíduo no ambiente de trabalho. A Escala de Burnout de Maslach (MIB), consiste em uma reação à tesão emocional crônica. A Síndrome de Burnout (SB) tem por objetivo classificar as consequências do estresse diário, analisando a tensão emocional e psicológica de cada profissional provocados por condições de trabalho desgastantes. Objetivo. Analisar a dimensão da prevalência da síndrome de burnout (SB) entre fisioterapeutas intensivistas. Metodologia. Este estudo é uma revisão sistemática. Foram utilizadas as bases de dados MEDLINE (PubMed) e LILACS, sendo elegível a pesquisa realizada nas línguas inglesa e portuguesa.
Dos 35 artigos encontrados, 15 passaram nos critérios de inclusão, sendo excluídos aqueles que não tratavam do tema. Resultado. Os resultados do estudo são divididos em unidade de terapia intensiva (UTI) adulto, pediátrica e neonatal, sendo a maior a UTI adulto, responsável por 51,7%, levando a uma alta prevalência de SB quando relacionadas aos determinantes como exaustão emocional, despolarização e realização profissional. Após análise, constatou-se o elevado aumento da prevalência de SB nas três UTIs, um índice de 48,72%, que foi apenas em nível grave em uma dimensão quando se refere-se à exaustão emocional. Análise da Escala de Burnout de Maslach (MIB), mais da metade dos profissionais que atuam em UTI comprovaram a existência de SB. Essa prevalência é alta entre os profissionais de fisioterapia. Em outras dimensões, o esforço diário está relacionado à fadiga, e a idade está relacionada à despersonalização. Conclusão. A dimensão da SB é muito importante para a análise dos riscos de longo prazo dos profissionais da UTI, nesse sentido, intervenções preventivas são necessárias para minimizar o impacto da SB.


Descritores: Esgotamento Profissional; Unidades de Terapia Intensiva; Terapia Intensiva Neonatal