O FISIOTERAPEUTA DERMATO-FUNCIONAL ATUANDO NA ACNE

THE DERMATO-FUNCIONAL PHYSIOTHERAPIST WORKING ON ACNE


\"\"
Juliana Bezerra Batista

Autoras:
Juliana Bezerra Batista1;
Esp. Natália Gonçalves2.

1Discente do Curso Superior de FISIOTERAPIA – UNINORTE.
2Especialista em Neurofuncional. Docente do Curso Superior de FISIOTERAPIA – UNINORTE.


RESUMO

O presente artigo visa corroborar a atuação do fisioterapeuta dermato-funcional, como também propõe a elucidação do seu tratamento em peles acneicas. No qual, ao decorrer das análises, mostrou-se de suma importância para estudantes de fisioterapia e setores da saúde. A pesquisa foi possível graças há dados já existentes na literatura e através de uma revisão bibliográfica sobre a temática. Observa-se que o assunto proposto não é tão mencionado em literaturas científicas, entretanto, grandes foram os esforços para que este artigo possa servir de base para futuros estudos que possam explorar melhor este tema.

Palavras-chaves: Fisioterapeuta, Dermato-Funcional, acneicas.

ABSTRACT

This article aims to corroborate the performance of the dermato-functional physiotherapist, as well as proposes the elucidation of the treatment carried out in acneic skins. Which during the analysis, proved to be of paramount importance for physiotherapy students and sectors of health. The research was made possible thanks to existing data in the literature and through a bibliographical review. It is observed that the proposed subject is not so mentioned in scientific literature, however, great efforts were made so that this article can serve as a basis for future studies that can better explore this theme.

Keywords: Physiotherapist, Dermato-Functional, acneic.

INTRODUÇÃO

O fisioterapeuta dermato-funcional é um dos profissionais de saúde responsável pela manutenção da integridade do sistema tegumentar, incluindo estruturas relacionadas. Desta forma, a sua atuação é ampla, diversa e eficaz em muitos cenários, segundo a Resolução N°. 394/2011 – COFFITO.

Este profissional graduado, possui conhecimentos de anatomia, fisiologia e patologia. E quando especializado, soma-se o conhecimento de cosmetologia e eletroterapia aplicados à estética, efetivados por fontes naturais e industriais, bem como métodos e técnicas terapêuticas. Permitindo, assim, reabilitar eficientemente diversas patologias clínicas do foro estético, o que proporciona uma abordagem terapêutica patológica de forma completa, potenciando e assegurando resultados efetivos, sem causar riscos inerentes à saúde do paciente, como confirma a Resolução N°. 394/2011 – COFFITO.

De acordo com Almeida (2020) há quem relacione essa patologia como algo meramente insignificante, excluindo os cuidados em casa e o tratamento necessário, acreditando que esta é uma fase do processo de crescimento e que as lesões logo desaparecerão. Acabam retardando a procura por cuidados específicos para seu tipo de pele e preparando um cenário futuro marcado por cicatrizes permanentes na pele e na psique.

Em uma matéria da Revista Quem, intitulada ‘A fisioterapia dermato-funcional e os tratamentos para a pele acneica’ (2017) a fisioterapeuta dermato-funcional Fabiola Fortunato,mostra as etapas para o tratamento da acne em mulheres – o primeiro passo do tratamento é fazer uma limpeza de pele personalizada, de acordo com o grau de acne, para remover as lesões de pele de forma segura e sem a contaminação de bactérias e sequelas. Continua \”Em seguida, geralmente são indicados peelings semanais ou quinzenais para controle de oleosidade, a base de ácido mandélico, ácido salicílico, enxofre, argila. A aplicação do laser de baixa potência é indispensável para a melhora rápida do quadro acnéico\”.

Segundo o artigo A laserterapia no tratamento da acne vulgar’ (2020), o laser atua aquecendo a região de tratamento fazendo com que as glândulas sebáceas diminuam sua atividade produtora e secretora de sebo, melhorando a acne. Devido a esse aquecimento contribui com a formação de colágeno melhorando as cicatrizes causadas pela acne.

Segundo as palavras de Alves et al (2020) quanto ao clareamento das manchas adquiridas pela atenção da radiação laser, se é notado que isto ocorra porque a mancha é uma decorrência superficial, combinada por uma concentração de queratinócitos, que pode ou não ter a comparecimento dos melancólicos e que quando contida ao tratamento de laser terapia há seus elementos sumidos mediante o acicato a microcirculação que este recurso proporciona, a melhora ocorreu em todos os quesitos, ou seja, cicatrização, diminuição da oleosidade da pele.

Vale ressaltar que, outra atribuição dada ao fisioterapeuta, é manter a pele hidratada. Apesar de a pele acneica possuir bastante lipídios que têm essa função. Com o tratamento fisioterápico e diário, o uso de produtos químicos e enzimáticos contribui para o desequilíbrio momentâneo do PH da camada córnea. Visto isso, o a homeostase local torna-se um fator a ser tratado também. Esta atua permitindo que o organismo possa funcionar adequadamente. (COFFITO – Resolução N°. 394/2011).

Segundo Gonçalves (2014) a acne deve ser tratada, de forma a evitar escoriações que possam marcar a pele deixando cicatrizes. Dessa forma, o tratamento está relacionado a uma assepsia da pele para recuperação da mesma. O protocolo deve ser específico para cada indivíduo, visando higienizar, esfoliar, tonificar e hidrata-la, fazendo uso de cosméticos adequado. E em acréscimo ao tratamento primordial, deve-se acrescentar o tratamento com alta frequência.

A metodologia aplicada na elaboração deste estudo foi leitura documental, utilizando-se da análise de referenciais teóricos sobre a temática. A realização deste estudo de investigação pretende, assim, demonstrar a importância de um tratamento bem feito, com os bons valores e técnicas resgatados, respeitando cada passo para o melhor resultado no paciente.

A justificação da acne no individuo se dar por fatores pré existentes como a genética e fatores externos como a alimentação. Sendo a acne causadora de problemas fisiológico e psicológicos.

O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de atuação da fisioterapia dermatológica.

REFERENCIAL TEÓRICO

Fundamentos da dermatologia dermatofuncional

Segundo Lima et al (2020) Se é abordado sobre dermato-funcional, que é uma busca recorrente na sociedade, com o intuito de buscar a melhor reabilitação física e psicológica do indivíduo, onde o fisioterapeuta atua com o preparo e conhecimento da anatomia. Como o conhecimento da fibroedema gelóide (celulite), estrias, linfedema, no pré e pós-operatório de cirurgia plástica, queimaduras, cicatrizes hipertróficas e quelóides, flacidez, obesidade e lipodistrofia localizada.

Com as palavras de Silva et al (2020) se é indicado os recursos que são adotados para o tratamento e prevenção da patologia acne, tendo em vista fatores externos e internos. Além do mais esse campo recente, ainda há muito a ser explorado e novas pesquisas devem ser realizadas na busca de evidências científicas para o melhor embasamento dos recursos e técnicas disponíveis ao fisioterapeuta, possibilitando assim a articulação desse área com as demais da fisioterapia.

ANÁLISE DA DERME

Segundo Sudo (2012) A pele é um órgão composto por tecidos, tipos celulares e estruturas especificas. Constitui a interface do corpo humano com o meio externo, exercendo funções cruciais para a vida, vigilância imunológica e proteção do indivíduo contra agressões exógenas, de natureza química, física ou biológica.

No corpo humano a pele representa 16% de todo o nosso peso corpóreo. Intitulada, assim, como sendo o maior órgão. Em sua composição, há três camadas básicas e conhecidas universalmente. (SUDO, 2012)

  • Epiderme: é a camada externa. Tem como fundamental cargo a amparo do indivíduo. Por impedir a entrada de microrganismos e possuir a capacidade de regeneração, podemos comparar a epiderme a uma armadura biológica de nosso corpo. A camada mais profunda da epiderme chamada de basal.
  • Derme: é a camada intermediária, composta por um tecido fibroso (colágeno). Adentro dela têm os vasos sanguíneos, os nervos, glândulas e folículos pilosos. A superfície da derme, que se argamassa com a epiderme, é ondulada e irregular, com células chamadas papilas.
  • Hipoderme: camada mais profunda tem como principal função o armazenamento de nutrientes de reserva. Funciona também como um isolante térmico e proteção mecânica a pressões e traumas externos.

Existem duas fase é recomendado um maior cuidado diário com a pele, são elas: na gênese de nossa vida e ao envelhecer. Devido aos diferentes estágios de maturidade de nossa pele, as recomendações devem ser seguidas à risca, visto que a vulnerabilidade é proporcional ao momento em que se encontra. Por isso, um dos pilares da anamnese é a idade. Afinal, existem doenças de pele com maior incidência em determinados grupos etários (David et al 2017, cap. 3).

Para David et al (2017) durante o estágio fetal, a epiderme ainda é uma argileira defeituosa, pois possui apenas duas ou três separações de células. A epiderme começa a se contornar mais espessa durante o 24ª semana de gestação. A partir da 34ª semana, o estrato córneo estará completamente definido, já suficiente para ser comparada à pele do adulto.

Com o envelhecimento existe uma perda gradativa de colágeno, o que gera uma redução da elasticidade e espessura da epiderme. Os primeiros sinais de envelhecimento, desse modo, aparecem em nossa pele, o que significa que a barreira que nos protege do ambiente externo já não é tão eficiente como antes, e devemos prestar atenção para proporcionar o cuidado necessário (David et al 2017, cap. 3).

A indústria de cosméticos acomete em produtos que instigam a produção de colágeno para adiar o envelhecimento precoce da pele, possibilitando a elasticidade, muitas vezes, adequada. Como o sérum B5 da La Roche Posay® , que possui em sua composição benefícios imediatos e duradouros através de uma reforçada combinação com ácido hialurônico e vitamina B5. (La Roche Posay ® Laboratoire Dermatologique)

Partindo desses pressupostos, é viável ressaltar que o envelhecimento da pele é um processo completamente natural e normal de todo o ser humano, afinal,. A elasticidade e o brilho dão lugar a uma pele menos hidratada, mais sensível, com marcas de expressão e não tão corada (Rosalie et al 2017, cap. 3).

O PROBLEMA DA ACNE

Conforme Alves (2020) acne é uma patologia inflamatória pilossebáceas que prejudica grade parte da população jovem. Ocorre em razão da produção anômala de sebo que altera à assoreamento do canal e gera a patologia. Tal artifício fica desvendado a bactérias anaeróbicas como a Propionibacterium acnes, e sua condução pelo sebo amplia a acne que, comumente, deixa implicações, uma vez que a inflamação leva à estrago de colágeno e formação de fibrose. (CAROLINE, 2020)

O autor ainda adverte que existem quatro distúrbios locais na pele que beneficiam o aparecimento da acne que são: A formação de micro-comedões, Acrescentamento da secreção de sebo, Proliferação de bactérias e a Inflamação local, ocorrido pelos fatores que beneficiam a produção da acne. (ALVES, 2020)

A patologia da acne vulgar ou também nomeada acne juvenil, é um problema muito recorrente na juventude, surgindo inflamações e causado lesões na adolescência e adultos jovem. Em alguns casos essa patologia é bem mínima e quase imperceptível, e uma variabilidade de intensidade. Ocasionando consequentemente problemas emocionais como a baixa autoestima (SUDO 2014).

A acne é associada a uma inflamação da glândula sebácea e do folículo do pelo. Com a crescente produção de sebo pela glândula sebácea, ocorre um processo de danificação do canal de saída deste material e posteriormente causando o cravo. Após a formação do cravo, ocorre a contaminação de bactérias, infecionando a região de origem, e em seguida surge a espinha que pode ocorrer a produção de pus e o sangramento. (FIGUEIRO et al 2011).

A acne é um problema que acomete indivíduos que estão em diversos países. É tratada de forma multidisplinar, sendo atuantes fisioterapeutas, dermatologistas e psicoterapeutas igual. Aqui no Brasil, a fisioterapia, desde a última década, chamou atenção do público, pois se caracteriza por ser um serviço com profissionais especializados e que atuam no segmento da estética. (ALMEIDA, 2020).

IMPLANTAÇÃO DA LASERTERAPIA

De acordo com o artigo Mendes et al (2017), em casos de acnes mais graves recorre-se à laserterapia para regeneração tecidual. A microcorrente possui uma corrente que se adequa ao campo magnético da pele e assim trata a cicatriz; as luzes de LED (Light Emitting Diode) associadas ao ácido hialurônico permitem o acesso à áreas irregulares de forma mais precisa e os dermocosméticos, como o ácido salicílico, que reduz a oleosidade e a contaminação bacteriana e o ácido glicólico que tem uma penetração e uma absorção mais rápidas, causando menos alergia e menor poder de fotos sensibilização.

Segundo Nunes (2017) O laser abrange os tipos de pele e é indicado para pacientes com contraindicações e que precisam de um cuidado maior. Como explícito no estudo a seguir, \’\'[…] ao se abordar sobre o laser terapêutico, tem como função auxiliar nos principais tratamentos de lesões na derme e problemas inflamatórios, o estudo aponta os benefícios do tratamento, evidenciando sua eficácia em dois diferentes de graus da acne, e que não apresenta efeitos adversos nítidos ao se comparar com outros medicamentos.

Esse fato confere ao laser uma opção real de tratamento, principalmente para os pacientes com contraindicação aos outros métodos de tratamento. Embora sejam eficazes, em geral, os lasers diferem em termos de efeitos colaterais e resultados clínicos, dependendo do fototipo de pele e do tipo de cicatriz de acne do paciente, cabendo ao profissional escolher o melhor tipo de laser para cada tratamento de acne. (NUNES et al, 2017).

MATERIAIS E MÉTODOS

Este artigo trata-se uma revisão de literatura, realizada através das principais bases de dados de pesquisa: Revista Militar Brasileira de Ciências, Biblioteca Virtual e Scielo. Sendo incluídos estudos publicados nas línguas espanhola, inglesa e portuguesa, publicados entre os anos de 2012 a 2021, que estivessem disponíveis na íntegra.

Com bases em dados existentes na literatura, foram selecionados 12 artigos e um livro. Ambos têm enfoque na fisiopatologia, assim como a influência da nutrição, higiene e hormônios no quadro acneico. Possibilitando, desta forma, a atuação do fisioterapeuta dermato-funcional, visto que as resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO estão vigentes. Estas que definem a área de dermato-funcional sendo uma especialidade que permite o fisioterapeuta atuar na prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar e estruturas relacionadas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Autor/ AnoTítuloResultadosConclusão
Coffito (2011)Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Dermatofuncional e dá outras providências.Reabilitar com eficiência diversas patologias clínicas do foro estético, o que proporciona uma abordagem terapêutica patológica de forma completa, potenciando e assegurando resultados efetivosAnalise dos protocolos inseridos no exercício do fisioterapeuta
Figueiro (2011)Avaliação e tratamento do doente com acne – Parte I: Epidemiologia, etiopatogenia.A acne tem comumente um efeito psicológico de curto prazo mas com potencial de se manter e que pode tornarse grave. Arrefecimento da auto-estima e da autoconfiança podemconduzir a afastamento social e mesmo a depressão.Analise dos conhecimentos etiopatogénicos atuais e as ilações que daí se tiram para a terapêutica são a base sólida do conhecimento atual e do tratamento muito eficaz de que já dispomos para a acne
Gonçalves (2014)Abordagem fisioterapêutica na mulher adulta com acneObservação da redução do quadro inflamatório, dos participantes. Nota-se resultados positivos nos pacientes.Analise do efeito bactericida e antiinflamatório do emissor de alta frequência, considera-se que os resultados obtidos, neste projeto foi amplamente positivo.
Nunes et al (2017)LED e Laser terapia de baixa potência no tratamento de acne vulgaRedução da oleosidade e a contaminação bacteriana e o ácido glicólico que tem uma acúmen e uma absorção mais aceleradas, causando menos alergia e menor poder de fotos sensibilizaçãoAnalise do efeito do uso de lad e laser de baixar potencia e seu tratamento das inflamações provocadas por ane
Almeida et al (2020)Recursos da fisioterapia para o controle da acneO tratamento da acne envolve a prevenção de cicatrizes e o tratamento de prováveis manchas. O tratamento da acne envolve a prevenção de cicatrizes e o tratamento de prováveis manchasAnalise da pesquisa como objetivo descrever alguns recursos fisioterapêuticos dermatofuncional usados no controle da acne.
Lima et al (2020)Fundamentos da Fisioterapia dermatofuncional: revisão de literaturaA fisioterapia dermatofuncional nessas diversas patologias vem demonstrando a eficácia de seus métodos diante dessas disfunções. Assim buscando novas metodologias de serem aplicadas.Analise da atuação da fisioterapia dermatofuncional, para reparação de danos nos tecidos
Sudo et al (2020)Princípios Fisiológicos da ACNE e a utilização de diferentes tipos de ácidos como forma de TratamentoVerificou-se que a acne em geral, percebe-se que a porcentagem de mulheres é maior a propensão de acne na fase da adolescência.O tratamento da acne incluí a prevenção dessas cicatrizes e o tratamento de possíveis manchas.

A fisioterapia dermato-funcional possui uma infinidade de benefícios, podendo ser utilizada não só em processos estéticos, mas também em tratamentos oncológicos, queimaduras, pré e pós-operatório de cirurgias. As técnicas da deste segmento trabalham a recuperação física, melhoram a saúde, bem-estar e autoestima dos pacientes, pois o tratamento busca aperfeiçoar a aparência da pele e reestabelecer a autoestima das pessoas que fazem os tratamentos dermatofuncionais, como acontece no tratamento em peles mistas acneicas (COFFITO, 2011)

O fisioterapeuta é um dos profissionais habilitados para atuar no tratamento de peles mistas acneicas. Posto isto, das etapas de tratamento para a mencionada patologia, pode-se evidenciar: a limpeza de pele, um dos primeiros recursos a ser utilizado, com objetivo de remover comedões e evitar infecções nos folículos pilossebáceos; o peeling, que pode estar ou não associado à limpeza de pele e atua na higienização, esfoliação e rejuvenescimento da pele e a alta frequência, que tem função anti-inflamatória e bactericida, formando uma camada de ozônio na superfície da pele (COFFITO, 2011)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto o artigo teve como acuidade, o evidencia mento do trabalho fisioterapêutico dermatofuncional no exercício da prevenção e tratamento da acne e suas ramificações que prejudicam a saúde física e psicológica do indivíduo, causando consequências como a baixa autoestima.

A acne é uma dermatose que acomete pessoas de ambos os sexos, etnias e idade, no entanto, apresenta-se de forma mais frequente e intensa em jovens e adolescentes de peles mistas, com tipos e graus diferentes, a depender das especificidades de cada indivíduo.

A presença da acne atua diretamente sobre a qualidade de vida, desencadeando mudanças que vão desde alterações físicas até emocionais, implicando numa dificuldade de interagir socialmente, retraindo o indivíduo e posteriormente sendo indicadores de ansiedade e depressão

A conduta fisioterapeuta é de extrema importância, mas faz-se necessário que esse profissional seja qualificado, ou seja, um fisioterapeuta dermato-funcional, para atuar no tratamento da acne e consequentemente trazer ganhos funcionais e estéticos aos pacientes, melhorando sua saúde e autoestima.

Através da construção do artigo, se foi possibilitado a compreensão da variabilidade de disfunções a acne pode vim acometer, e formas de tratamento atuais e eficientes para a resolução desta problemática

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Débora. Recursos fisioterapêuticos para o controle da acne. Disponível em: https://repositorio.faema.edu.br/handle/123456789/2819. Acesso em: 20 de Setembro de 2021.

BHATE K, Williams HC. Epidemiology of acne vulgaris. The British journal of dermatology. 2013;168:474-85

CAROLINE, Patrícia. Recursos fisioterapêuticos para o controle da acne. Disponível em: https://repositorio.faema.edu.br/handle/123456789/2819. Acesso em: 20 de Setembro de 2021.

COFFITO – Resolução N°. 394/2011-disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Dermatofuncional e dá outras providências. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3157. Acesso em: 12 de Outubro de 2021.

CUNHA, Nágila et al. Fundamentos da fisioterapia da dermatofuncional: Uma revisão de literatura. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), [S.l.], v. 7, nov. 2020. ISSN 2446-6042. Disponível em:<http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/eedic/article/vie w/4227>. Acesso em: 12 de Outubro de 2021.

FIGUEIREDO, Américo, et al. Avaliação e tratamento do doente com acne – Parte I: Epidemiologia, etiopatogenia, clínica, classificação, impacto psicossocial, mitos e realidades, diagnóstico diferencial e estudos complementares. 2011. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870- 71032011000100011. Acesso em: 06/11/2021.

GERSON, Joel. et al. Fundamentos da Estética 3: Ciência da pele. 10. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

GONÇALVES, Viviane et al. Abordagem fisioterapêutica na mulher adulta com acne. Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Disponível em: < http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Cadernos_Academicos/article/view /2475/1763 > Acesso em: 20 de Outubro de 2021.

LEVER – HISTOLOGIA DA PELE. Editora Guanabara Koogan; 10ª edição (27 junho 2017). David E. Elder, MB, CHB, FRCPA Professor of Pathology and Laboratory Medicine, Vice-Chair for Anatomic Pathology, Hospital of the University of Pennsylvania, Philadelphia, Pennsylvania.

LIMA, Nágila et al. Fundamentos da fisioterapia dermatofuncional: uma revisão de literatura. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/eedic/article/view/ 4227. Acesso em: 20 de Setembro de 2021.

MORO, Helena. A fisioterapia dermato-funcional e os tratamentos para a pele acneia. REVISTA QUEM, 2017. Disponível em: <https://revistaquem.globo.com/QUEM-Inspira/noticia/2017/06/fisioterapiadermatofuncional-e-os-tratamentos-para-pele-acneica.html >. Acesso em: 20 de Setembro de 2021..

NUNES, Sara et al. Led e laser terapia de baixa potência no tratamento de acene vulgar: uma revisão sistemática. 2017. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7878. Disponível em: 20 de Outubro de 2021.

SARAIVA, T. A., Souza, L. da S., Costa, K. F., Leroy , P. L. A., & Rocha Sobrinho, H. M. (2020). A LASERTERAPIA NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR. REVISTA BRASILEIRA MILITAR DE CIÊNCIAS, 6(15). https://doi.org/10.36414/rbmc.v6i15.48

SUDO, Ellen et al. Princípios Fisiológicos da ACNE e a utilização de diferentes tipos de ácidos como forma de Tratamento. 2014. Disponível em: https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/. Acesso em: 20 de Setembro de 2021.

TANGHETTI EA, Kawata AK, Daniels SR, Yeomans K, Burk CT , Callender VD. Understanding the Burden of Adult Female Acne. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology 2014;7:22-30.

TASOULA, Eleni et al. The impacto f acne vulgaris on quality of life and psychic health in Young adolescentes in greece. 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23197205/. Acesso em: 20 de Setembro de 2021.