BENEFÍCIOS DA REALIDADE VIRTUAL NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR COM LESÃO INCOMPLETA

BENEFITS OF VIRTUAL REALITY IN THE PHYSIOTHERAPEUTIC TREATMENT OF RACHIMEDULAR INJURY WITH INCOMPLETE INJURY.


CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE
ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO SUPERIOR DE FISIOTERAPIA


\"\"

Autora:
Josiele da Silva Amazonas1

Orientadoras:
Esp. Natália Gonçalves2

1Discente do Curso Superior de Fisioterapia UNINORTE.
2Especialista em neurofuncional. Docente do Curso Superior de FISIOTERAPIA – UNINORTE.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE – Endereço: Av. Joaquim Nabuco, 1232, Centro | Manaus | AM | CEP: 69020-030 | (92) 3212-5000.


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a meus filhos Victor e Derick pela motivação, a minha família por todo apoio e dedicação e aos meus professores por toda a acolhida e orientação

Obrigado.

AGRADECIMENTO

O desenvolvimento deste trabalho de conclusão de curso contou com a ajuda de diversas pessoas, dentre as quais eu agradeço:

Primeiramente agradeço a Deus ,por ter me permitido chegar até aqui e realizar esse sonho, agradeço a minha mãe Shirley Amazonas e meu pai Josiel Bentes pelo apoio , em especial as minhas irmãs Núbia amazonas, Rakell amazonas, Nelianne Amazonas e Andresa Nascimento por todo apoio e toda motivação e amor em diversos momentos ;

Agradeço aos meus filhos Victor amazonas e Derick amazonas por serem minhas maiores motivações, e por fim agradeço minha também mãe Maria de Nazaré nascimento por ter me acolhido esses anos todos e ter me apoiado desde o princípio durante a faculdade .

EPIGRAFE

“O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança.”

CARL ROGERS

RESUMO

Introdução: O Trauma Raquimedular (TRM) é uma condição em que a lesão da medula espinal provoca alterações temporárias ou permanentes. Esse trauma é uma das lesões mais graves que existem, podendo afetar psicologicamente, fisicamente e socialmente a qualidade de vida do ser humano, sendo a incidência maior entre homens. O benefício da realidade virtual (RV) no tratamento fisioterapêutico tem demonstrado eficácia em seus resultados, principalmente nos quesitos motivacionais e lesão neurológica. Metodologia: A pesquisa bibliográfica qualitativa/exploratória agregando diferentes autores, através de uma revisão literária em revistas, sites e portais especializados. Resultados: O traumatismo raquimedular é uma lesão complexa que compromete a vida do indivíduo e que requer uma assistência especializada e multidisciplinar. O tratamento fisioterapêutico é fundamental, e o benefício da RV são inúmeras: aumento nos estímulos sensoriais, aumento visual, auditiva e háptica. Gameterapia estimula atividade cerebral. Considerações Finais: O benefício da realidade virtual (RV) é profundamente importante na reabilitação da TRM, promovendo melhores condições de vida do paciente.

Palavras-chave: Trauma Raquimedular; Realidade Virtual; Tratamento; Fisioterapêutico

ABSTRACT

Introduction: Spinal cord trauma (SCI) is a condition in which spinal cord injury causes temporary or permanent changes. This trauma is one of the most serious injuries that exist, which can affect psychologically, physically and socially the quality of life of human beings, with the highest incidence among men. The benefit of virtual reality (VR) in physical therapy treatment has been shown to be effective in its results, especially in terms of motivation and neurological damage. Methodology: Qualitative/exploratory bibliographic research, aggregating different authors, through a literary review in magazines, websites and specialized portals. Results: Spinal cord trauma is a complex injury that compromises the individual\’s life and requires specialized and multidisciplinary care. Physical therapy treatment is fundamental, and the benefits of VR are numerous: increase in sensory stimuli, visual, auditory and haptic increase. Game therapy stimulates brain activity. Final Considerations: The benefit of virtual reality (VR) is profoundly important in TRM rehabilitation, promoting better conditions for the patient\’s life.

Keywords: Spinal cord trauma; Virtual reality; Treatment; Physiotherapeutic

1. INTRODUÇÃO

Considerada a segunda maior incidência no Brasil, com um índice de seis a oito mil casos por ano, com número de acometimento maior entre homens, o Trauma Raquimedular (TRM) é uma condição em que a lesão da medula espinal provoca alterações temporárias ou permanentes que possuem como consequências altos impactos pessoais e biológicos, afetando o campo socioeconômico significativamente para o país que interferem diretamente na saúde e no contexto familiar, pois, as manifestações da lesão são motoras sensitivas e psicossociais impedindo a qualidade de vida (LEÃO et tal, 2017).

Ainda de acordo com LEÃO et tal (2017), causando interrupção do impulso dos neurônios, pode ser dívida em lesão mecânica inicial e lesão endógena secundária, podendo levar a comprometimento do sistema nervoso simpático e parassimpático. Tal lesão leva a perda de força muscular, perda do equilíbrio e diminuição de Amplitude de movimento (ADM), podendo desencadear problemas secundários graves como complicações respiratórias, cardiovasculares e muscoesqueléticas.

A reabilitação por meio da Realidade virtual (RV) vem tornando-se popular entre profissionais da Fisioterapia devido a motivação, entusiasmo e disposição que os jogos virtuais proporcionam ao paciente durante as sessões tornando a maneira de tratar o paciente mas dinâmica e prazerosa e pode ser utilizado por pacientes de diferentes níveis de lesão como torácico e lombar, com confiabilidade comprovada nesta modalidade de tratamento. São exemplos de equipamentos o X – Box 360 e o Nintendo Wii, adquiridos com baixo custo possuindo resultados comprovados no tratamento das consequências motoras e psicossociais dos pacientes de TRM (NIETO, et tal, 2017).

Conforme relatado por OLIVEIRA et tal (2015), a reabilitação baseada em RV é um recurso altamente utilizado para melhorar a função, deambulação e equilíbrio de indivíduos com lesão neurológica, ressalta-se ainda o benéfico destes recursos com pacientes de várias idades.

Na pesquisa apresentada, justifica- se que a realidade virtual em conjunto com vários procedimentos clínicos torna-se préstimo, pois, a fisioterapia juntamente com a realidade virtual pode auxiliar na reabilitação e/ou desenvolvimento psicomotor.

São objetivos reunir os benefícios de RV no TRM em diferentes idades , tornar benéfico e motivador o tratamento desse paciente uma vez que a reabilitação é um processo demorado.Contudo, esta pesquisa tem como objetivo geral enfatizar ainda mais os benefícios da Realidade Virtual no tratamento do Trauma Raquimedular, com o intuito de incentivar ainda mais a prática deste recurso.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Traumatismo Raquimedular

O traumatismo raquimedular (TRM) é uma lesão que acomete a coluna vertebral, seja na medula espinhal ou nas raízes nervosas, causando interrupção do impulso dos neurônios, os quais levam informações do corpo para o cérebro (OLIVEIRA et tal, 2015).

De acordo com Silva et tal (2020), (TRM) é caracterizado por uma lesão na medula espinal, que gera alterações nas funções motoras e sensitivas. Diante destas alterações que comprometem as condições de saúde dos indivíduos acometidos, a fisioterapia atua na reabilitação desses pacientes.

Traumatismo raquimedular (TRM), é uma lesão que acomete a coluna vertebral, seja na medula espinhal ou raízes nervosas, causando interrupção do impulso dos neurônios, os quais levam informações do corpo para o cérebro (OLIVEIRA et tal, 2015).

Segundo Passos et tal (2013), é uma lesão que pode trazer inúmeras repercussões devastadoras para o paciente, dentre as quais destacam-se: perda sensorial e motora, disfunção gastrointestinal e vesical, além de um decréscimo na qualidade de vida.

2.2 Epidemiologia e Fisiopatologia

Para Palitot (2018), as principais causas de lesão medular traumática foram às quedas, os acidentes de trânsito e os ferimentos por arma de fogo, tendo sido evidenciado aumento nas lesões decorrentes de quedas, em especial na faixa etária de 65 anos ou mais. No Brasil, estudos revelam como principal causa do traumatismo raquimedular os acidentes automobilísticos e motociclísticos.

Os indivíduos mais acometidos são sexo masculino, com idade média de 33 anos, onde tais dados associam-se a fatores como desrespeitos as leis de transito e a violência urbana (SILVA et tal, 2020),

A lesão medular é um quadro clinico caracterizado por qualquer tipo de injúria na medula espinhal, resultante de compressão, lesão ou laceração da estrutura. Além dos danos teciduais evidentes, provoca várias mudanças celulares e moleculares que conduzem a um dano neurológico permanente, e que se traduzem em alterações/perdas das funções (NUNES et tal, 2017),

Essa série de eventos patológicos tem sido entendida em lesão primária, sendo essa a lesão causada pelo trauma em si, e em lesão secundária sendo essa a sequência/cascata de eventos/alterações vasculares, celulares e moleculares (SOUSA et tal, 2015).

Esse trauma é uma das lesões mais graves que existem, podendo afetar psicologicamente, fisicamente e socialmente a qualidade de vida do ser humano, sendo muitas vezes jovens adultos (OLIVEIRA et tal, 2015).

2.3. Benefícios da realidade virtual no tratamento fisioterapêutico

A realidade virtual (RV), é uma simulação informática de ambiente real, reproduz os estímulos sensoriais de um contexto estabelecido, e quanto maior for a gama de reprodução sensorial, visual, auditiva, háptica, melhor será a imersão do utilizador (NIETO, et tal, 2017).

Segundo SILVA et tal, (2020), a RV é um recurso que pode ser utilizado para estimular os movimentos durante os jogos interativos, às tecnologias presentes neste recurso criam informações sensoriais artificiais em um ambiente virtual, simulando o mundo real, incentivando a atividade física e ganho de equilíbrio.

De acordo com Marciano (2017), a Gameterapia, por meio de jogos, estimula a atividade cerebral do paciente e trabalha diversas funções como tônus muscular, treinos de equilíbrio, atividades aeróbicas, alongamentos dentre outras.

O avanço tecnológico:

Os jogos interativos/virtuais tem sido utilizados na reabilitação a fim de gerar entusiasmo e motivação durante as sessões, além de curiosidade, exploração, competição e interação social. Existem diversos equipamento de jogos virtuais, tais como o Nintendo Wii e o X-Box 360. Estes são exemplos de instrumentos de baixo custo e que podem ser utilizados em longo prazo de forma complementar à reabilitação tradicional (GOMES et tal, pg 03, 2018).

O tratamento com RV demonstrou que a realidade virtual promoveu melhora do equilíbrio nas posturas sentada e ortostática, proporcionando maior segurança ao individuo durante a realização de suas atividades, assim como favoreceu a qualidade de vida reinserindo-o mais facilmente ao meio social (LEÃO et tal, 2017).

3. MATERIAIS E MÉTODOS

O objetivo desta pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória é reunir os maiores benefícios do uso da Realidade Virtual (RV) nas consequências de pacientes neurológicos acometidos por Trauma Raquimedular (TRM), visando acrescentar ainda mais informações referente ao tema abordado. A pesquisa agregou diferentes autores, através de uma revisão literária em revistas, sites e portais especializados. Foram incluídos artigos publicados entre as alturas de 2011 a 2021 e todos os materiais que de alguma forma discorressem sobre a patologia, fisioterapia e o tratamento. Foram excluídos materiais que não citassem o tratamento de uma forma ampla ou especificamente.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A pesquisa realizada apontou que o Trauma Raquimedular (TRM) é uma lesão na medula espinhal, muito decorrente, pois, não ocorre somente por doenças, pelo contrario, acontece por acidentes de trânsitos e traumas por ferimento de fogo. E no Brasil, encontra-se uma estimativa relevante neste dois cenários. A partir do levantamento da literatura, também foi possível analisar que esse tipo de trauma interrompe os impulsos dos neurônios, alterando consideravelmente as funções motoras e sensoriais, gerando enormes dificuldades ou perdas totais de locomoção e precisando de uma maior estrutura e acompanhamento deste paciente. Foi possível também ressaltar que os fatores ocorrem principalmente entre homens de acordo com os autores (LEÃO et tal, 2017) e (SILVA et tal, 2020).

Ainda sobre a patologia, é possível destacar entre os autores que existe uma lesão primária, secundária e as lesões mais graves. E que as lesões mais graves podem afetar psicologicamente, fisicamente e socialmente a qualidade de vida.

No tratamento, os benefícios da realidade virtual demonstraram conforme tabela abaixo:

Tabela X – Benefícios da realidade virtual na pesquisa qualitativa.

Realidade virtual (RV)Altura Pesquisa
Aumento estímulos sensoriais2011 a 2021
Aumento sensorial, visual, auditiva, e háptica
Criam informações sensoriais artificiais em um ambiente virtual
Gameterapia estimula atividade cerebral.
Trabalha diversas funções
Nintendo Wii e o X-Box 360
Fonte: criado pelo autor

Todos esses benefícios ocorrem em longo prazo, pois, depende de eletrônicos e mais profissionais especializados. Mesmo que diversos autores já afirmaram que esse tratamento funciona, pela pesquisa foi possível detectar poucos dados referentes à condição. O potencial de aplicações da RV é bastante amplo, pois possibilita vivenciar praticamente qualquer experiência do mundo real, além de outras que possam ser imaginadas, a um custo baixo e sem riscos (TORI et tal, 2018).

Tabela Y – Artigos Analisados

AUTOR/ANOTEMAMETODOLOGIARESULTADOSCONCLUSAO
OLIVEIRA et tal ,2015Verificar a eficácia da fisioterapia na lesão medular – um estudo de caso.
Pesquisa exploratória/qualitativa os quais abordavam temas não só restritos à fisiopatologia da lesão medular e mecanismos celulares e moleculares, mas também temasO traumatismo raquimedular é uma lesão complexa que compromete a vida do indivíduo, por isso uma equipe multidisciplinar é fundamental para auxiliar nos cuidados e promover resultados eficazes no tratamento.Com o estudo foi concluído que o traumatismo raquimedular é uma lesão complexa, que gera várias alterações e mudanças na vida do indivíduo.
SOUSA et tal, 2015Principais complicações do Traumatismo Raquimedular nos pacientes internados na unidade de neurocirurgia do Hospital de Base do Distrito FederalTrata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo, descritivo, com corte transversal, realizado por meio de pesquisa de dados secundários. O estudo foi realizado com dados obtidos no banco de dados do prontuário eletrônico (TRACK CARE) do Hospital de Base do Distrito FederalA avaliação dos 36 prontuários eletrônicos de vítimas de traumatismo raquimedular permitiu verificar as complicações de maior incidência, sendo a bexiga neurogênica (intrínseca da patologia) e a úlcera por pressão (decorrente da internação) as mais prevalentesAs complicações com maior incidência foram bexiga neurogênica (Intrínseca ao TRM) e úlcera por pressão (decorrente da internação). Mais da metade dos pacientes apresentaram complicações durante a hospitalização.
LEÃO et tal, 2017Impacto da realidade virtual no equilíbrio e na qualidade de vida em indivíduos com lesão medula.
Pesquisa exploratória/quantitativa os quais abordavam apontaram que 470 indivíduos apresentaram a coluna lombar como o nível mais acometido no TRM, em conformidade com o estudo de Pirouzmand32 que encontrou 6.096 casos de comprometimento a nível lombar no Centro de Trauma adulto do Canadá, durante duas décadasA amostra do estudo foi composta por três indivíduos do gênero masculino, com idade média de 33± 3,4 anos e tempo de lesão medular de aproximadamente 3,3±3,2 anos.RV utilizado nos indivíduos com lesão medular traumática demonstrou que a realidade virtual promoveu melhora do equilíbrio nas posturas sentada e ortostática, proporcionando maior segurança ao individuo durante a realização de suas atividades, assim como favoreceu a qualidade de vida
NIETO, et tal, 2017

A realidade virtual na reabilitação funcional: uma revisão bibliográfica.

Foi realizada uma pesquisa computadorizada nas bases de dados PuBMed, PEDro e SciELo para identificar estudos randomizados controlados que avaliaram os efeitos da realidade virtual na reabilitação funcional

A realidade virtual foi considerada mais efetiva quando comparada com o tratamento convencional nos domínios da dor, fobia, cognição, qualidade de vida, condição física e equilíbrio

Considerando a RV como um adjuvante ao tratamento convencional, com uma melhoria significativa na mobilidade funcional.
NUNES et tal, 2017Fisiopatologia da lesão medular: uma revisão sobre os aspectos evolutivos da doença.
Este é um estudo de revisão bibliográfica que abrange a análise crítica e a síntese de 30 publicações científicas,Assim, apenas a compreensão dos mecanismos fisiopatológicos dos eventos da lesão medular podem permitir uma distinção mais clara entre o que é evento de lesão primária e o que é da lesão secundária na linha cronológicaO TRM é um acometimento grave, que frequentemente gera sequelas até atualmente irreversíveis
MARCIANO 2017Efeitos da intervenção fisioterapêutica associada à realidade virtual na reabilitação de pacientes pós-ave.
Trata-se de uma Revisão Bibliográfica Narrativa classificada quanto à natureza como básica, com o objetivo descritivo e explicativoOs pacientes em reabilitação pós AVE se beneficiam dos jogos virtuais com ganhos motores e ADM de MMSS e MMII, ganhos funcionais durante a execução de AVD’s.Os estudos analisados apresentaram resultados positivos nas funções de MMSS e MMII, equilíbrio, marcha e cognição
PALITOT 2018
Traumatismo raquimedular e fatores associados em vítimas de acidentes de trânsito.
Descritivo e analítico, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes na cidade de Campina Grande-PB.A faixa etária mais atingida foi a de 21 a 30 anos (29%), sendo a média de idade de 33,1 anos.Entre as vítimas de acidentes de trânsito e de Traumatismo Raquimedular verifica-se uma predominância do sexo masculino,


GOMES et tal, 2018
Uso da realidade virtual como estratégia de reabilitação e lazer para pessoas com lesão da medula espinal: uma revisão integrativa.Realizada uma revisão sistemática, nas bases de dados PubMed (Medline), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo e Lilacs nos últimos cinco anos. Um total de 13 artigos foram identificados.Uso da estimulação sensorial/tátil durante a simulação da marcha em um ambiente virtual;doisverificaramosefeitosdacaminhadavirtualsobreograudedor.De acordo com os resultados apresentados podemos inferir que a maior imersão proporção nada pelo, tornando-o mais engajado neste processo.

TORI et tal, 2018 (livro)
Introdução a Realidade Virtual e Aumentada.





SILVA et tal 2020
Atuação fisioterapêutica e qualidade de vida de pacientes com Traumatismo Raquimedular: uma revisão integrativa.Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com a utilização do cruzamento de três descritores em inglês e português indexados respectivamente no Medical Subject HeadingsVerificou-se que a fisioterapia atua com diversas abordagens, tais como exercícios aeróbicos, uso da realidade virtual, eletroestimulação entre outros.Foi verificado que diversas abordagens fisioterapêuticas podem contribuir para a melhor qualidade de vida dos pacientes com TRM, sendo de suma importância o acompanhamento profissional especializado para o bem-estar físico e psicológico desses pacientes.
Fonte: Criado pelo autor

A realidade virtual estimula os movimentos musculares, gerando uma percepção positiva, ou seja, uma busca contínua por uma precisão, desempenho e permite que as estimulações positivas sejam enviadas para o cérebro, promovendo as correções necessárias para que o paciente possa executar os movimentos solicitados, além de, permitir interação, motivação e autonomia.

Em outra discussão, a era da informação tem mostrado ênfase em diversos tratamentos, chegar a esse nível de tratamento só mostra a evolução, ampliação e variação de ferramentas para os profissionais de fisioterapia aumentar seus leques de atuação no objetivo principal que é a promoção e recuperação da saúde.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerando o traumatismo raquimedular uma lesão significativa, pois, altera em níveis/proporções as habilidades motoras e sensoriais de um individuo, as mudanças expressivas acontecessem na rotina, família e ciclo social, necessitando de todo um apoio na recuperação ou até mesmo na melhora em relação à qualidade vida. Em todo aspecto, a fisioterapia tem se destacado nesse conjunto, contribuindo profusamente na condição de vida do paciente. Portanto, o beneficio do uso da realidade virtual mostrou que é mais uma soma importante na busca de inúmeras formas de tratamentos que a ciência juntamente com os profissionais da área vem se empenhando.

6. REFERÊNCIAS

GOMES, D. S; SATURNINO, A.S.G. uso da realidade virtual como estratégia de reabilitação e lazer para pessoas com lesão da medula espinal: uma revisão integrativa, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/15350. Acesso em: 01/09/2021.

LEÃO, C.D; BARROS, G.M; SANTOS, M.C.D.S; OLIVEIRA, L.S. Impacto da realidade virtual no equilíbrio e na qualidade de vida em indivíduos com lesão medula,2017. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/6301/pdf. Acesso em: 01/09/2021.

MARCIANO, Ingrid Alcântara. Efeitos da intervenção fisioterapêutica associada à realidade virtual na reabilitação de pacientes pós-ave, 2017. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14328/1/Efeitos%20da%20interven%C3%A7%C3%A3o%20fisioterapeutica%20associada%20a%20realidade%20virtual%20na%20reabilita%C3%A7%C3%A3o%20de%20pacientes%20p%C3%B3s%20AVE.pdf. Acesso em: 16/08/2021

NIETO, P.H.F; AMARAL, L.M.J. A realidade virtual na reabilitação funcional: uma revisão bibliográfica, 2017. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/6255. Acesso em: 16/08/2021.

NUNES, D.M.; MORAIS, C.R.; FERREIRA, C.G. Fisiopatologia da lesão medular: uma revisão sobre os aspectos evolutivos da doença, 2017. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/getec/article/view/1030. Acesso em: 25/08/2021.

OLIVEIRA, W. B.; PEREIRA,V.A.F. Verificar a eficácia da fisioterapia na lesão medular – um estudo de caso, 2015. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_65_1568318654.pdf. Acesso em: 25/08/2021.

PASSOS, R.L.; PEREIRA, C.U. Epidemiologia do Traumatismo Raquimedular em Idosos,2013. Disponível em: https://jbnc.emnuvens.com.br/jbnc/article/view/1447/1295. Acesso em: 08/08/2021.

PALITOT, Tatiana Farias Teodoro. Traumatismo raquimedular e fatores associados em vítimas de acidentes de trânsito, 2018. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/3477/2/PDF%20-%20Tatiana%20Farias%20Te%c3%b3dulo%20Palitot.pdf. Acesso em: 25/09/2021

SILVA, F.V.M; SILVA, A.N.J. Atuação fisioterapêutica e qualidade de vida de pacientes com Traumatismo Raquimedular: uma revisão integrativa, 2020. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/3300. Acesso em: 20/08/2021.

SOUSA, Érica Patrícia Dias. Principais complicações do Traumatismo Raquimedular nos pacientes internados na unidade de neurocirurgia do Hospital de Base do Distrito Federal, 2015. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/ccs/principais_complicacoes_traumatismo_raquimedular.pdf. Acesso em: 09/09/21.

TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2018.