ESTIMULAÇÃO PRECOCE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO.

Marilanny Chaves Costa¹ Douglas Silva Ataide² Liandra Yasmin Hiroiaque de Abreu² Letícia de Souza Cardoso² Andressa Barreto Hiroiaque² Elizane Correa Garcia²

  1. Marilanny Chaves Costa- Acadêmica de fisioterapia da CEUNI – FAMETRO
  2. Douglas da Silva Ataíde- Mestre em saúde, sociedade e endemias da Amazônia. Pro orientador do curso de fisioterapia da CEUNI – FAMETRO

RESUMO

Introdução: Nos últimos anos, a prematuridade aumentou significativamente e está relacionada a maior probabilidade de aparecimento de atrasos motores que podem repercutir na vida adulta. Assim, a avaliação precoce dos atrasos de recém-nascidos prétermos (PT) é importante para evitar déficits futuros. Objetivo: Verificar se a prematuridade altera o desenvolvimento motor de recém-nascidos PT. Metodologia: Foram avaliados 8 artigos, entre os anos de 2009 a 2020, artigos que submeteram uma análise completa sobre o assunto abordado. Tem como critérios de inclusão: artigos publicados a partir de 2009 a 2020; publicados na língua portuguesa e inglesa; artigos com público alvo pré-termo; e como critérios de exclusão: artigos que não retratassem sobre a prematuridade no desenvolvimento motor; artigos que não estivessem disponíveis integralmente; artigos estrangeiros que não fossem na língua inglesa. Resultados: Bebês prematuros estão suscetíveis a apresentar atraso no desenvolvimento motor. Conclusão: O desenvolvimento motor de bebês pré-termo tem desvantagem quando não é associado a estimulação precoce, contribuindo para uma maior frequência nas alterações de linguagem, comportamento e socioemocional desses prematuros.

Palavras-chave: Recém-Nascido Prematuro, desenvolvimento infantil, idade gestacional, AIMS.

ABSTRACT

Introduction: In recent years, prematurity has significantly increased and is related to a higher probability of the appearance of motor delays that can affect adult life. Thus, the early assessment of delays in preterm newborns (PT) is important to avoid future deficits. Objective: To verify if prematurity alters the motor development of newborn PT. Methodology: Eight articles were evaluated, from 2009 to 2020, articles that submitted a complete analysis on the subject addressed. Its inclusion criteria are: articles published from 2009 to 2020; published in Portuguese and English; articles with a pre-term target audience; and as exclusion criteria: articles that did not portray prematurity in motor development; articles that were not available in full; foreign articles that were not in the English language. Results: Premature babies are susceptible to delayed motor development. Conclusion: The motor development of preterm babies has a disadvantage when it is not associated with early stimulation, contributing to a higher frequency of language, behavior and socioemotional changes in these premature infants.

Keywords: Premature Newborn, child development, gestational age, AIM.

INTRODUÇÃO

As habilidades motoras de um lactente se desenvolvem ligeiramente e podem ser notadas por meio dos marcos motores que geralmente ocorrem em uma sequência previsível ao longo do tempo. O lactente desenvolve diversas habilidades motoras tais como equilibrar a cabeça, agarrar, rolar, rastejar, sentar-se, ficar de pé e caminhar, muitas vezes ao longo do primeiro ano de vida.

Segundo a literatura, vários fatores pré e pós-natais são preditores do desenvolvimento motor adequado, dentre eles a prematuridade. (FLENSBORG-MADSEN; MORTENSEN, 2016).

Além da prematuridade ser um fator de risco para o atraso no desenvolvimento motor, a IG é considerada outro fator importante. Quanto menor a idade gestacional (IG) maiores chances do lactente apresentar déficits em seu desenvolvimento global. (VIEIRA; LINHARES, 2011).

Com isso, o desenvolvimento sensório-motor, cognitivo, afetivo do bebê prematuro e também a integração familiar e bebê é definida como uma necessidade humana básica para o crescimento e desenvolvimento harmônico, pois, através desta prática, a criança desenvolve o seu potencial genético e atinge a maturidade física, mental e social.

METODOLOGIA

Para elaboração desta pesquisa obteve-se como construção dos seguintes critérios de inclusão: artigos publicados a partir de 2009 a 2020; publicados na língua portuguesa e inglesa; artigos com público alvo prétermo; e como critérios de exclusão: artigos que não retratassem sobre a prematuridade no desenvolvimento motor; artigos que não estivessem disponíveis integralmente; artigos estrangeiros que não fossem na língua inglesa. Assim a construção geral da pesquisa ocorreu de agosto a dezembro de 2020.

Na busca foram encontrados 22 artigos científicos referente ao tema e desse quantitativo foram excluídos 12 devido estarem indisponíveis integralmente. Os descritores em Ciência e saúde (DeCS) utilizados foram: Recém-Nascido Prematuro, desenvolvimento infantil, idade gestacional, AIMS. Para efetivação da busca por artigos, dissertações e teses que enfatizem a temática estudada e publicadas a partir de 2009.

RESULTADO

De acordo com os artigos selecionados para esta revisão de literatura, os resultados apontados pelos autores indicam uma evolução das deliberações sobre o desenvolvimento motor de recémnascidos pré-termo com o uso de estimulação precoce nesses bebês.

Tabela 1: Resultado encontrado pelos autores acerca da estimulação precoce em recém-nascidos pré-termo.

Autor / AnoMetodologiaResultado
Formiga et al. / 2015Estudo longitudinal. Foram
avaliados 12 bebês prematuros,
de ambos os sexos com
aplicação de Alberta Infant Motor
Scale (AIMS) para calcular a IC
para a prematuridade.
Aumento do repertório motor.
Britto / 2013Estudo qualitativo. Utilizou 12
mães de crianças prematuras
com idade entre 0 a 12 meses.
Constatou-se que as mães
entendem a importância da
intervenção fisioterapêutica.
Souza et al. / 2013Estudo transversal.
116 prontuários de RN foram
avaliados para estimulação
precoce.
Diminuição do uso de ventilação
mecânica.
Capalonga e Grave / 2012Estudo de caso. Foi avaliado 1
criança submetida a 20 sessões
de estimulação precoce,
mediante a aplicação do
Inventário Portage
Operacionalizado (IPO).
Evolução global do
desenvolvimento.
Guimarães et. Al. / 2011Estudo transversal que
comparou o desempenho motor
de lactentes pré-termo com
recém-nascidos a termo. Com
idade gestacional no parto de 28
a 33 semanas por meio de Test
of infant motor performance
(TIMP).
O prejuízo do desenvolvimento
motor está associado a
prematuridade.
Rodrigues et al. / 2011Pesquisa transversal.
Participaram do estudo 130
lactentes que foram avaliados
mensalmente no decorrer do 1°
ano de vida com o Inventário
Portage Operacionalizado (IPO).
Apresentaram desempenho
inferior no desenvolvimento
motor, cognitivo e social.
Saccani / 2010Estudo transversal e
observacional. Foram avaliadas 561 crianças com idade entre 0 a
18 meses. Foi utilizada a escala
de AIMS.
Foi observado uma inferioridade
nos comportamentos motores referentes as posturas prono e em pé.
Eckert et al. / 2009Estudo de campo.
Foram avaliados 7 prematuros
por meio dos reflexos neonatais
para o desenvolvimento motor.
Déficit no desenvolvimento
neuropsicomotor.

DISCUSSÃO

A terapia neonatal precoce pode reduzir a incidência de atrasos no desenvolvimento de bebês nascidos muito prematuros e de muito baixo peso. A eficácia dos procedimentos da reabilitação física será tanto melhor quanto mais precoce forem iniciados, considerando o período de maior plasticidade cerebral e também pelo fato de esses procedimentos proporcionarem experiências sensório-motoras no aprendizado motor da criança (FORMIGA, 2015).

Segundo o autor supracitado Guimarães et al., (2011), comparou lactentes pré-termo com recémnascidos
a termo com idade gestacional no parto de 28 a 33 semanas por meio de Test of infant motor performance, o autor identificou que a prematuridade exerce influência negativa sobre o desempenho motor, colocando o lactente pré-termo em desvantagem quando comparado ao lactente a termo, e que a aplicação do
Test of infant motor performance (TIMP) é valioso para a investigação do desenvolvimento motor em
lactentes nascidos prematuramente, estudados na idade do termo.
Capalonga et al., (2012), realizou um estudo com 1 criança de 12 meses, a qual foi submetida a uma avaliação constatando déficit. Após realizada 20 sessões de estimulação precoce, na qual utilizaram o método de aplicação IPO, programa de estimulação precoce feito nas áreas de linguagem, cognição, motricidade.
Ao término das sessões a paciente teve resposta positiva, encontrando aumento de 21,3% para 73,4%,
evoluindo o desenvolvimento global.
Encontrando também um progresso maior na evolução do desenvolvimento motor de 20% para
84,4%.
No estudo realizado por Rodrigues (2011), participaram 130 lactentes sendo avaliados mensalmente no decorrer de 1° ano de vida com o Inventário Portage Operacionalizado (IPO), contestando que é preciso investimentos em instrumentos de avaliação adequados e, se possível, padronizados que permitam monitorar o desenvolvimento de crianças de risco.
Com os dados obtidos na comparação entre os grupos (A e B) observou-se que em todas as áreas avaliadas, o desempenho do grupo B (prematuros) foi significante.

Com isso, mostra-se a importância de se avaliar os reflexos neonatais, para verificar se há alguma defasagem no desenvolvimento motor do bebê prematuro. Porém, esse é apenas um instrumento que facilita a detecção precoce de desvios no desenvolvimento motor de bebês que nasceram em condições de risco. (ECKERT, 2009).

Eckert (2009) realizou um estudo onde avaliou 7 prematuros por meio dos reflexos neonatais para o desenvolvimento motor, podendo-se inferir que há leve atraso no desenvolvimento motor dos bebês prematuros, mas isso só pode ser confirmado ao final do 1° ano de vida, quando a idade corrigida tende a se aproximar da idade cronológica, sendo necessário nesse período acompanhamento de profissional especializado para que as aquisições motoras pertinentes a cada faixa etária sejam o mais próximo esperado.

Saccani (2010) avaliou 561 crianças com idade entre 0 a 18 meses na escala de Alberta Infant Motor Scale (AIMS). Desenvolvida para avaliar aquisições motoras de crianças do nascimento até os 18 meses de idade, composta por 58 itens agrupados em 4 sub-escalas que descrevem o desenvolvimento da movimentação espontânea e de habilidades motoras divididas em prono (21 itens), supino (9 itens), sentado (12 itens) e em pé (16 itens). O autor afirma que a inferioridade dos comportamentos motores nas posturas prono e em pé são decorrentes de fatores culturais e práticas maternas como predomínio da posição supino ao dormir, carência de experiências nas posturas citadas ou ainda a hipótese de dificuldade na análise da postura ereta em crianças.

Souza (2013), avaliou 116 prontuários de RN com diagnóstico de síndrome do desconforto respiratório (SRD) e hemorragia intracraniana (HIC), indicados ao uso de ventilação mecânica (VM) e pressão positiva contínua das vias aéreas (CPAP).

Onde a mesma consiste no planejamento de técnicas psicomotoras específicas a cada faixa etária, através do ensinamento de estímulos sensoriais que condicionam a criança a apresentar uma interação maior com o seu meio. Verificando-se prevalência da SRD, enquanto a HIC apresentou redução significativa, na mesma proporção, os modos ventilatórios utilizados, houve diminuição do uso da VM associada ao aumento do uso do CPAP.

Oliveira (2012) avaliou 22 bebês, em 2 grupos entre 2 a 16 meses de idade, submetidos a estimulação, de 40 atividades com duração de 8 semanas, avaliados no inicio e fim. As mães receberam semanalmente orientações fisioterapêuticas: estimular o bebê a procurar o brinquedo por cores ou som, deixa-lo manipular o brinquedo, coloca-lo em prono com os brinquedos ao seu alcance. O autor afirma que quando estimulados de maneira correta em ambiente familiar, os bebês desenvolvem com melhor qualidade seu aprendizado motor. Trabalhar diretamente com a família em sua casa, principalmente com a mãe e o bebê, permite obter melhores resultados motores, pois o ambiente familiar é rico para o aprendizado do bebê e da própria família.

A intervenção fisioterapêutica tem se mostrado importante e eficaz na melhora do desenvolvimento dos prematuros, além de prevenir possíveis alterações, principalmente quando se tem os pais como aliados, principalmente a mãe que, passa mais tempo com o bebê ( BRITO, 2013).

CONCLUSÃO

Através desta pesquisa afirmase que a estimulação precoce do desenvolvimento motor em bebês prétermo promove benefícios durante o processo evolutivo do lactente e aproxima a idade corrigida da idade cronológica. Sendo de extrema importância no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê prematuro, principalmente, quando iniciada nos primeiros anos de vida.

REFERÊNCIAS

BRITTO I. OS PREMATUROS: concepção de suas mães acerca da intervenção fisioterapêutica. InterScientia, João Pessoa, v.1, n.2, p. 100-111, maio/ag. 2013.

CAPALONGA D., GRAVE M. Evolução psicomotora de lactente com atraso no desenvolvimento psicomotor a partir de uma intervenção em estimulação precoce: um estudo de caso. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 9, p. 5971, 2012.

ECKERT M., GRAVE M. Avaliação do desenvolvimento motor de bebês prematuros internados em uti pediátrica neonatal, a partir dos reflexos neonatais. Revista destaques acadêmicos, n. 3, 2009.

FLENSBORG-MADSEN, Trine; MORTENSEN, Erik Lykke. Predictorsofotordevelopmentalmilestonesduringthe firstyearoflife. EuropeanJournalOfPediatrics, p.109119, 28 nov. 2016. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1007/s00431-0162817-4.

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VIEIRA, Martina Estevam Brom; LINHARES, Maria Beatriz Martins. Desenvolvimento e qualidade de vida em crianças nascidas prétermo em idades pré-escolar e escolar. Jornal de Pediatria, São Paulo, p.0-0, mar. 2011.