RETRATAMENTO ENDODÔNTICO COM OBTURAÇÃO INADEQUADA E PRESENÇA DE RADIOTRASPARÊNCIA ÓSSEA PERIAPICAL – TERAPIA REALIZADA EM ÚNICA SESSÃO.

ENDODONTIC RETREATMENT WITH INADEQUATE FILLING AND PRESENCE OF PERIAPICAL BONE RADIOTRASPARENCY – THERAPY PERFORMED IN A SINGLE SESSION.

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/pa10202506291312


Rosana Maria Coelho Travassos1; William Wale Rodrigues Martins2; Vanessa Lessa Cavalcanti de Araújo3; Viviane Ferreira Guimarães Xavier4; Josué Alves5; Priscila Prosini6; Pedro Henrique de Barros Falcão7; Lucas Godoy Martins8; Eliana Santos Lyra da Paz9


RESUMO

O objetivo deste foi descrever um caso clínico de retratamento endodôntico em do molar inferior. Radiograficamente, observou-se presença de material obturador aquém do limite apical adequado e presença de lesão periapical extensa, envolvendo as duas raízes. Após anestesia, realizou-se a abertura coronária e adequada forma de conveniência. Removeu-se a guta percha com o sistema Logic RT 25.08. A odontometria eletrônica foraminal, foi realizada com o localizador Root Zx Mini Apex Locator (J. Morita Corp., EUA). A substância irrigadora empregada a clorexidina gel a 2% e soro fisoilógico. O preparo realizado com limas Solla Purple 35.04 nos canais MV1-MV2-Disto-vestibular e repreparo com Solla 50.04 no canal palatino. patência foraminal foi feita com a Lima de Glidepath Solla Collors 16/02, um milímetro além da saída do forame apical. A obturação do sistema de canais radiculares foi realizada pela técnica do cone único Cone Odous de Deus FMEL # 35 e # 50, associado ao cimento Bio-C Sealer. Conclui-se que retratamento endodôntico realizado com limas reciprocantes Solla determinou o êxito da terapia endodôntica conservadora.

Palavras-chave: Periodontite apical crônica, Retratamento de canal radicular, Proservação.

ABSTRACT

The objective of this study was to describe a clinical case of endodontic retreatment in a single session of the upper molar. Radiographically, the presence of filling material below the adequate apical limit (underfilling) was observed. After anesthesia, the coronal opening was performed in an appropriate manner. The gutta-percha was removed with the Logic RT 25.08 system. Foraminal electronic odontometry was performed with the Root Zx Mini Apex Locator (J. Morita Corp., USA). The irrigating substance used was 2% chlorhexidine gel and saline solution. The preparation was performed with Solla Purple 35.04 files in the MV1-MV2- Distovestibular canals and repreparation with Solla 50.04 in the palatine canal. Foraminal patency was achieved with the Solla Collors 16/02 Glidepath File, one millimeter beyond the exit of the apical foramen. The root canal system was obturated using the single cone technique Cone Odous de Deus FMEL # 35 and # 50, associated with Bio-C Sealer cement. It is concluded that endodontic retreatment in a single session determined the success of conservative endodontic therapy.

Keywords: Chronic apical periodontitis, Root canal retreatment, Proservation.

INTRODUÇÃO

O retratamento endodôntico não cirúrgico é um procedimento conceituado como melhor alternativa quando há um insucesso no tratamento anterior, consiste na execução de um novo preparo químico, reinstrumentação e reobturação dos condutos com intuito de exceder o insucesso da terapia precedente. É considerado um procedimento mais conservador quando comparado ao retratamento endodôntico cirúrgico e a exodontia. Além disso, os possíveis casos de insucesso em tratamentos endodônticos, são resultados de fatores microbianos ou não microbianos. Entretanto, para que se obtenha um bom resultado do tratamento, é necessária uma seleção correta do caso, execução de todas as etapas operatórias, até uma blindagem coronária eficiente. (Souza et al. 2024). O retratamento endodôntico tem como objetivo a remoção de todo o material obturador previamente existente e uma efetiva reinstrumentação das paredes dentinárias do canal radicular, para a obtenção de uma forma adequada (limpeza e modelagem) que favoreça a nova obturação. Após o esvaziamento e a determinação do comprimento de trabalho e de patência, inicia-se a instrumentação dos canais radiculares. Todavia, o esvaziamento e a reinstrumentação, na maioria das vezes, são realizados concomitantemente. (Travassos et al. 2024). As causas do insucesso no tratamento endodôntico são variadas e podem ser agrupadas em falhas técnicas e fatores microbianos. As falhas técnicas incluem a inadequação na obturação dos canais radiculares ou a incapacidade de abordar todas as vias de infecção, enquanto os fatores microbianos estão relacionados à persistência de infecções na região apical do canal radicular, o que pode resultar em um processo inflamatório crônico (Vieira, 2022). O objetivo básico da Ciência Endodôntica é proporcionar aos pacientes a prevenção ou eliminação de uma contaminação no sistema de canais radiculares, lesões ou doenças da polpa dental. Para se realizar quaisquer procedimentos endodônticos é necessário o conhecimento e formação de um profissional qualificado e apto a atuar nesta área (Barbosa et al. 2018).

OBJETIVO

O objetivo deste foi descrever um caso clínico de retratamento endodôntico em do molar inferior com limas reciprocantes Solla #R25 e #R40.

RELATO DE CASO

Paciente de 49 anos, foi encaminhado ao endodontista para realizar o retratamento do molar inferior direito. O paciente assinou o consentimento informado foi obtido antes do início do tratamento. Ao exame radiográfico periapical, observou-se, radiotransparência óssea periapical nas duas raízes, e o diagnóstico provável foi o de periodontite apical crônica. (Figura 1).

Figura 1- Radiotransparência óssea periapical nas duas raízes

Realizada a anestesia e isolado absoluto com um dique de borracha foi feita a abertura coronária com broca 2015 (KG-Sorensen). A remoção do material obturador foi feita com Lima Solla Files Reciprocante #R25, associada à irrigação e aspiração com Clorexidina gel a 2%. O comprimento de trabalho foi determinado com localizador apical, (Iroot Apex da Easy). A patência foraminal foi feita com a Lima de Glidepath Solla Collors 16/02 1 milímetro além da saída do forame apical. O repreparo do canal foi realizado com Lima Solla Files Reciprocante #R40, seguida da irrigação com o mesmo irrigante. A obturação do sistema de canais radiculares feita pela técnica de cone único associado ao cimento Bio C Sealer.

DISCUSSÃO

O cirurgião-dentista precisa estar atento às causas do fracasso do tratamento endodôntico e levar em consideração a relação de custo-benefício do retratamento endodôntico versus cirurgia perirradicular. O retratamento endodôntico possui etapas que demandam tempo, dedicação e habilidade profissional. Durante a desobstrução dos canais, foi confirmado que permanecem restos de obturação endodôntica nas paredes radiculares. Sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas para comparar a efetividade de limpeza dos canais durante a remoção da guta percha com métodos termomecânicos e químico-mecânicos e que se previnam acidentes e iatrogenias durante a execução do retratamento, seguindo rigorosamente o protocolo clínico. (Pereira, 2022).

O Retratamento é sempre um desafio maior ao operador, exames de imagem de qualidade prévios são imprescindíveis para uma intervenção mais tranquila e previsível, são essenciais ao planejamento, diminuem a chance de surpresas durante o procedimento, como variações anatômicas, atresias e curvaturas acentuadas, e a utilização de materiais eficientes e de qualidade reduzem o tempo de trabalho e proporcionam maior conforto ao paciente, fornecendo um prognóstico favorável. (Mergoni, et al. 2022).

A introdução de instrumentos mecânicos de níquel-titânio (NiTi) mudou drasticamente a endodontia clínica nas ˙últimas décadas. Antes do NiTi, era necessário usar mais instrumentos para criar um formato ideal de canal radicular, e muitas abordagens, sequencias e técnicas foram desenvolvidas ao longo dos anos. Recentemente, os instrumentos endodônticos de NiTi passaram por uma série de mudanças provocadas por modificações no design, tratamentos de superfície e tratamentos térmicos para melhorar seus resultados de preparo do canal radicular. O tratamento térmico é uma das abordagens mais fundamentais para melhorar a resistência à fadiga e a flexibilidade dos instrumentos endodônticos de NiTi. Além disso, novas cinemáticas foram desenvolvidas para oferecer maior segurança e eficiência. (Grande et al. 2023).

A técnica de obturação ou o cimento obturador podem repercutir na qualidade do selamento e no reparo das lesões periapical. No presente caso clÌnico, optou-se pela técnica do cone ˙único, adicionado ao cimento biocerâmico Bio-C Sealer devido às suas ótimas propriedades biológicas e físico-químicas. (Lopes, Siqueira Jr., 2010). Essa técnica foi utilizada no referido caso clínico, pois acaba se tornando mais eficaz, já que a instrumentação com limas rotatórias fornece ao canal uma forma e conicidade coincidentes com o cone da guta-percha. A técnica apresenta algumas vantagens em relação à técnica de condensação lateral, como um tempo de operação mais reduzido e a possibilidade de apresentar menos espaços vazios na obturação.

Os cimentos biocerâmicos vem sendo amplamente utilizados devido sua alta taxa de sucesso, pois apresentam capacidade de selamento satisfatória, tendo como facilidade a possibilidade de obturação em canais radiculares na presença de umidade, uma vez que esses materiais são hidrofílicos e apresentam estabilidade dimensional. Possuem biocompatibilidade, com a capacidade de se integrar ao osso e promover biomineralização, são bioativos, pois induzem a cicatrização dos tecidos periapicais com estímulo da regeneração tecidual, e também possuem atividade antibacteriana, em que ocorre o aumento do pH do ambiente, tornando- o alcalino inibindo ação de microrganismos remanescentes no interior do canal radicular após a instrumentação. (Travassos etal, 2024). Por isso, optou-se nesse caso clínico o comento Bio-C Sealer. Por essas razões é que optou-se, nesse caso, o cimento biocerâmico.

CONCLUSÃO

Conclui-se que retratamento endodôntico realizado com limas reciprocantes Solla determinou o êxito da terapia endodôntica conservadora.

REFERÊNCIAS

BARBOSA HA, et al.. Retratamento endodôntico de dentes com lesão cística e perfuração radicular: relato de caso clínico. Dental Press Endod. 2018 Sept- Dec;8(3):61-6.

GRANDE, NM CASTAGNOLA, R. MINCIACCHI, I. MARIGO, L. PLOTINO, G. Uma revisão dos mais recentes desenvolvimentos em tecnologia rotativa de NiTi e preparação de canais radiculares. Autralian Dental Jorunal, v. 68, n.1, p. 24-38, 2023.

LOPES, H. P.; SIQUEIRA J⁄NIOR, J. F. Endodontia Biologia e TÈcnica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

MERGONI, G. et al. Single versus multiple visits for endodontic treatment of permanent teeth. Cochrane Database of Systematic Reviews, 2022. London, v. 12, n. CD005296, p. 1-124.

SOUZA, A.K.N., SILVA, E.M.V., BATISTA, B.A. Retratamento endodôntico não cirúrgico em dentes anteriores. Research, Society and Development, v. 13, n. 7, 2024.

TRAVASSOS, R.M.C. et al. Retratamento endodôntico não cirúrgico do incisivo central superior direito – Controle e 6 meses. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 6, n. 10 , p. 3564-3572, 2024.

VIEIRA, A. L. Percepção dos graduandos em odontologia da unisul sobre as dificuldades relacionadas ao tratamento endodôntico. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Cirurgião Dentista) –Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça-SC, 2022.


1 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4148-1288 Universidade de Pernambuco, Brasil E-mail: rosana.travassos@upe.br

2 ORCID: https://orcid.org/0009-0009-0993-4905 Prof. Parceiro da Easy Equipametos Odontológicos drwiliammartins@hotmail.com

3 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6356-1639 Universidade de Pernambuco Email: vanessa.lessa@upe.br

4 ORCID : http://orcid.org 0000-0001-6712-3310 Univale -universidade vale do Rio Doce E-mail: vi.xavier@hotmail.com

5 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1825-2260 Universidade de Pernambuco, Brasil Josue.alves@upe.br

6 Universidade de Pernambuco, Brasil ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7199-0414 E-mail: priscila.prosini@upe.br

7 ORCID: https://orcid.org/ 0000-0001-7412-1786 Universidade de Pernambuco, Brasil E-mail: pedro.falcao@upe.br

8 ORCID: https://orcid.org /0009-0000-3985-3754 Universidade Uninassau Cacoal -Ro lucasgodmartins@gmail.com

9 ORCID: https: orcid.org/0000-0003-4486-142X Universidade de Pernambuco,Brasil E-mail: eliana.lyra@upe.br