REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202505142314
Francisco Abud Nascimento¹
Abílio Vinicius de Oliveira Leite²
Pedro Phelipp Rodrigues Barros³
Resumo:
Este artigo apresenta o desenvolvimento de “Children”, um aplicativo móvel projetado para abordar as crescentes preocupações em torno do uso excessivo de tecnologia, principalmente entre crianças. O aplicativo tem como objetivo fornecer aos pais ferramentas para monitorar e gerenciar o uso de dispositivos de seus filhos, promover hábitos mais saudáveis e aprimorar o envolvimento familiar. Os principais recursos incluem monitoramento de uso, filtragem de conteúdo, rastreamento de localização e sugestões de atividades offline. O desenvolvimento utiliza a linguagem Dart e o framework Flutter para compatibilidade entre plataformas e utiliza o Firebase para serviços de backend.
Palavras-chave: Controle parental, aplicativo móvel, desenvolvimento infantil, uso excessivo de tecnologia, Flutter, Firebase
1. Introdução
O uso generalizado da tecnologia móvel apresenta oportunidades e desafios, especialmente em relação ao seu impacto nas crianças. Pesquisas indicam que o tempo excessivo de tela pode contribuir para problemas como má postura, comportamento sedentário e atrasos no desenvolvimento. Em resposta a essas preocupações, este artigo introduz o “Children”, um aplicativo móvel desenvolvido para promover uma abordagem equilibrada ao uso da tecnologia e apoiar o bem-estar infantil. O aplicativo fornece aos pais ferramentas para monitorar o uso, filtrar conteúdo e incentivar atividades offline saudáveis.
2. Contexto e Motivação
A crescente prevalência de dispositivos móveis nos lares exige soluções que promovam o uso responsável da tecnologia. Estudos destacam os potenciais efeitos negativos do tempo excessivo de tela na saúde física e mental das crianças. “Children” é motivado pela necessidade de capacitar os pais a gerenciar ativamente os hábitos de tecnologia de seus filhos e promover um estilo de vida saudável. O aplicativo busca mudar o foco do consumo passivo para o envolvimento ativo, utilizando a tecnologia para promover o bem-estar.
3. Recursos e Funcionalidades do Aplicativo
O aplicativo “Children” oferece uma variedade de recursos projetados para auxiliar os pais no gerenciamento do uso de tecnologia de seus filhos:
• Monitoramento e Relatórios de Uso: O aplicativo fornece aos pais dados sobre o uso de aplicativos, tempo de tela e padrões de acesso de seus filhos. Relatórios semanais resumem a atividade, fornecendo insights sobre as tendências de uso.
• Filtragem de Conteúdo: Os pais podem configurar o aplicativo para restringir o acesso a sites ou aplicativos específicos, incluindo aqueles com conteúdo adulto ou plataformas de mídia social.
• Rastreamento de Localização: O aplicativo utiliza a geolocalização para fornecer aos pais informações em tempo real sobre o paradeiro de seus filhos.
• Limites de Tempo e Bloqueio de Dispositivo: Os pais podem definir limites de tempo para o uso do dispositivo, com a opção de bloquear os dispositivos após o limite ser atingido. O aplicativo pode incorporar elementos educacionais, exigindo que as crianças respondam as perguntas acadêmicas para desbloquear seus dispositivos.
• Sugestões de Atividades: O aplicativo fornece aos pais sugestões de atividades offline apropriadas para a idade que promovem atividade física, criatividade e desenvolvimento cognitivo. Exemplos incluem jogos ao ar livre, esportes e leitura.
• Comunicação e Alertas: O aplicativo facilita a comunicação entre pais e filhos e fornece alertas para interações online potencialmente prejudiciais, como mensagens impróprias.
4. Arquitetura do Sistema e Tecnologias
O aplicativo “Children” foi projetado para compatibilidade entre plataformas, visando os sistemas operacionais iOS e Android.
• Plataforma de Desenvolvimento: O aplicativo é desenvolvido utilizando a linguagem de programação Dart e o framework Flutter. A natureza multiparadigma do Dart e os recursos do Flutter para construir interfaces de usuário bonitas e de alto desempenho os tornam escolhas adequadas para este projeto.
• Serviços de Backend: O Firebase, uma plataforma Backend-as-a-Service (BaaS), é utilizado para fornecer funcionalidade de backend, incluindo armazenamento de dados, autenticação e atualizações em tempo real. O Firebase simplifica o desenvolvimento, fornecendo serviços e infraestrutura pré-construídos.
5. Requisitos e Design
5.1 Requisitos Funcionais
O aplicativo foi projetado para atender aos seguintes requisitos funcionais:
• Cadastro de Usuário (RF001): O sistema permite que os pais registrem suas contas e forneçam informações sobre si e seus filhos.
• Login de Usuário (RF002): O sistema permite que os pais façam login com segurança usando suas credenciais ou por meio de autenticação de terceiros (por exemplo, Google, Facebook).
• Rastreamento de Localização (RF003): O sistema fornece aos pais a capacidade de visualizar a localização em tempo real de seus filhos.
• Gerenciamento de Perfil Infantil (RF004): Os pais podem criar e gerenciar perfis para os dispositivos de seus filhos.
• Bloqueio de Dispositivo (RF005): O sistema permite que os pais bloqueiem os dispositivos de seus filhos remotamente.
• Prevenção de Desinstalação (RF006): O sistema inclui medidas para evitar que as crianças desinstalem facilmente o aplicativo sem a autorização dos pais.
• Monitoramento de Mensagens (RF007): Com o consentimento dos pais, o sistema pode monitorar mensagens em busca de conteúdo potencialmente prejudicial.
• Conectividade com Smartwatch (RF008): O aplicativo pode se integrar com smartwatches para fornecer alertas e notificações.
5.2 Requisitos Não Funcionais
O aplicativo também segue os seguintes requisitos não funcionais:
• Desempenho (RNF01): O aplicativo foi projetado para fornecer uma experiência de usuário responsiva e eficiente em diferentes dispositivos e sistemas operacionais.
• Precisão da Geolocalização (RNF02): O recurso de geolocalização depende da precisão do GPS do dispositivo e dos serviços de mapeamento (por exemplo, Google Maps).
• Segurança e Privacidade (RNF03): O aplicativo prioriza a segurança e a privacidade dos dados do usuário, com medidas para proteger informações confidenciais e restringir o compartilhamento de dados.
• Usabilidade (RNF06): O aplicativo foi projetado com uma interface amigável e intuitiva para pais e filhos.
6. Diagramas de Casos de Uso e Diagrama Entidade-Relacionamento
Os diagramas de casos de uso ilustram as interações entre os atores (pais, filhos e administradores) e as funcionalidades do sistema. O Diagrama Entidade-Relacionamento (DER) define as relações entre as principais entidades, como pais e filhos, e seus atributos associados.
7. Prototipagem
Protótipos iniciais da interface do usuário do aplicativo foram desenvolvidos para visualizar o layout e o fluxo das principais telas. Esses protótipos incluem telas para login, registro, gerenciamento de perfil infantil, rastreamento de localização e sugestões de atividades.
8. Discussão e Conclusão
O aplicativo móvel “Children” oferece um conjunto abrangente de ferramentas para enfrentar os desafios do gerenciamento do uso de tecnologia nas famílias. Ao fornecer aos pais recursos de monitoramento, filtragem e orientação, o aplicativo promove uma abordagem equilibrada à tecnologia e incentiva hábitos saudáveis. O uso de tecnologias de desenvolvimento entre plataformas e serviços de backend aprimora a eficiência e a escalabilidade do aplicativo. Trabalhos futuros podem se concentrar na incorporação de recursos mais avançados baseados em IA, como análise preditiva para padrões de uso e recomendações de atividades personalizadas.
Referências
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¹ Mestre em Informatica, Centro Universitário Mário Pontes Jucá,
Maceió, Alagoas, Brasil.
E-mail: francisco.abud@umj.edu.br
² Bacharel em Engenharia da Computação, Centro Universitário Mário Pontes Jucá,
Maceió, Alagoas, Brasil.
E-mail: abilio.vinicius@hotmail.com
³ Bacharel em Engenharia da Computação, Centro Universitário Mário Pontes Jucá,
Maceió, Alagoas, Brasil.
E-mail: pedrophelipp@gmail.com