PET- SAÚDE GESTÃO E ASSISTÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE DAS GESTANTES

PET- HEALTH MANAGEMENT AND ASSISTANCE: AN EXPERIENCE REPORT ON PRIMARY HEALTH CARE

PET- GESTIÓN Y ASISTENCIA EN SALUD: UN RELATO DE EXPERIENCIA EN LA ATENCIÓN PRIMARIA DE SALUD

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202504081610


John Lucas da Costa Marques1
Adryane de Paula Barbosa Reis1
Amanda Vitória Gomes Pantoja1
Evelyn Letícia Neves Guerra1
Ayanne Castro de Miranda1
Delana Alana de Miranda Victor1
Aline Gobbo Reis¹
Tamiris Faro Casseb¹
Danielle Tupinamba Emmi¹
Cezar Augusto Muniz Caldas1


RESUMO 

Objetivo: Expor a experiência multiprofissional dos estudantes participantes do PET-Saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a temática Gestão e Assistência à Saúde. Relato de experiência: Os alunos promoveram ações de educação em saúde direcionadas para profissionais e usuários dentro das unidades de saúde trabalhadas, proporcionando uma familiarização dos futuros profissionais com a realidade das unidades de saúde e com a abordagem multiprofissional do atendimento no pré-natal, com a finalidade de promover também a aproximação entre a equipe de saúde e as gestantes das unidades. Além de ações de saúde, foi produzido material informativo no formato de e-book direcionado aos diversos profissionais envolvidos no cuidado à gestante no Sistema Único de Saúde. Considerações finais: A experiência vivenciada pelos alunos contribuiu para seu aprendizado e crescimento, teve impacto positivo no fluxo de atendimento das gestantes possibilitando a interação entre ensino, serviço de saúde e comunidade no contexto da saúde da mulher grávida.

Palavras-chave: Educação permanente, Atenção Básica de Saúde, Gestão em saúde, Sistema único de saúde.

ABSTRACT

Objective: To expose the multidisciplinary experience of the students participating in the PET-Saúde at the Federal University of Pará (UFPA), with the theme Management and Health Care. Experience report: The students promoted health education actions aimed at professionals and users within the health units worked, providing a familiarization of future professionals with the reality of health units and with the multidisciplinary approach to prenatal care, with the aim of also promoting the approximation between the health team and the pregnant women in the units. In addition to health actions, informative material was produced in e-book format aimed at the various professionals involved in the care of pregnant women in the Unified Health System. Final considerations: The experience lived by the students contributed to their learning and growth, had a positive impact on care flow for pregnant women enabling interaction between teaching, health service and community in the context of pregnant women’s health.

Keywords: Permanent education, Primary Health Care, Health management, Unified health system.

RESUMEN 

Objetivo: Exponer la experiencia multidisciplinar de los estudiantes participantes del PET-Saúde de la Universidad Federal de Pará (UFPA), con el tema Gestión y Cuidado de la Salud. Informe de experiencia: Los estudiantes promovieron acciones de educación en salud dirigidas a profesionales y usuarios del unidades de salud, proporcionando una familiarización de los futuros profesionales con la realidad de las unidades de salud y con el abordaje multidisciplinario de la atención prenatal, con el objetivo de promover también el acercamiento entre el equipo de salud y las mujeres embarazadas en las unidades. Además de las acciones de salud, se elaboró ​​material informativo en formato e-book dirigido a los diversos profesionales involucrados en la atención de la gestante en el Sistema Único de Salud. Consideraciones finales: La experiencia vivida por los estudiantes contribuyó a su aprendizaje y crecimiento, tuvo un impacto positivo en el flujo de atención a la mujer embarazada al permitir la interacción entre la enseñanza, el servicio de salud y la comunidad en el contexto de la salud de la mujer embarazada.

Palabras clave: Educación permanente, Atención Primaria de Salud, Gestión en salud, Sistema Único de Salud.


INTRODUÇÃO 

A demanda pela formação de um profissional da saúde crítico, reflexivo e proativo acarretou a recorrente implementação de programas de qualificação pelo governo brasileiro, associando saúde e educação, as quais são ferramentas essenciais para a formação da força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, a articulação entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação desenvolveu e concretizou o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e, a partir desse programa notou-se a necessidade de incorporação do acadêmico no serviço de saúde, surgindo, assim, o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), cujo objetivo é proporcionar aos discentes da graduação vivências e aperfeiçoamento técnico e científico, fortalecendo a integração entre ensino, serviço e comunidade (RODRIGUES, AAAO et al., 2012; SOUZA PL, et al., 2012; REIS FLT, et al., 2014; BATISTA SHSS, et al., 2015).

Nessa perspectiva, deve-se destacar que a 10ª Edição do PET-Saúde, com a temática Gestão e Assistência à Saúde, tem como premissa a formação qualificada de futuros profissionais da saúde, a partir da busca pela integração dos variados campos de saberes e práticas, valorizando o trabalho colaborativo e a atuação multiprofissional com a finalidade de promoção de saúde, prevenção de riscos e doenças e reabilitação dos agravos em saúde. Dessa forma, o programa potencializa as vivências interprofissionais, assim como oportuniza vivenciar cenários de prática diferenciados, o que proporciona um olhar empático sobre distintas realidades e fomenta a execução dos princípios básicos do SUS: equidade, universalidade e integralidade. Ademais, representa uma inovação nas estratégias de ensino e aprendizagem, favorecendo um olhar crítico e reflexivo sobre os indicadores de saúde (BRASIL, 2010; COSTA MV, et al., 2015; MUTRAN TAJ, et al., 2022; PEDUZZI M, et al., 2012).

É válido pontuar que dentre as temáticas abordadas nesta edição do PET-Saúde, encontra-se o Previne Brasil e seus indicadores, assim como a assistência ao pré-natal, integrante substancial da atenção à saúde da mulher, que tem papel fundamental na redução da morbimortalidade materno e infantil, a partir de condutas acolhedoras, ações educativas e preventivas, assegurando fácil acesso aos serviços de saúde em prol de tornar as mulheres protagonistas desse processo. Contudo, a cobertura da assistência pré-natal no Brasil ainda é deficiente, devido às dificuldades de acesso, ao início tardio, ao número inadequado de consultas e à realização incompleta dos procedimentos, comprometendo sobremaneira a sua efetividade (DA CRUZ GC, et al., 2019; VIELLAS EF,  et al., 2014; MAKENZIUS M e WAMALA S, 2015; BARRETTA IQ, et al., 2011). 

Assim como se reconhece a importância do pré-natal, destaca-se a necessidade de indicadores de saúde adequados, os quais, a partir de uma coleta de informações, são capazes de retratar as condições de vida de uma população, podendo revelar o impacto e a eficácia dos programas de intervenção, já que os indicadores transformam fenômenos complexos em dados quantificáveis e compreensíveis que podem ser analisados e, a partir disso, podem suscitar um planejamento frente a uma problemática. Entre os indicadores voltados à assistência pré-natal, pode-se citar a proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas de pré-natal realizadas que mensura o acesso efetivo e precoce da gestante ao pré-natal (KLIGERMAN DC, et al., 2007; PEREIRA BS e TOMASI E, 2016; SANTOS NETO ET, et al., 2008).

Com base no exposto, justifica-se a importância deste relato, que objetiva apresentar a experiência de um dos grupos PET-Saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir de uma perspectiva crítico-reflexiva da interação ensino-serviço-comunidade frente à saúde da mulher gestante.

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Esse relato de experiência foi realizado a partir da vivência dos acadêmicos de odontologia, medicina, nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional do PET Saúde da UFPA, Campus Belém, no período de agosto de 2022 a julho de 2023.

Com o intuito de proporcionar experiência na área da gestão em saúde pública aos graduandos, baseados nos indicadores 1, 2 e 3 do programa do Previne Brasil, foi proposto entender como funciona o atendimento às gestantes nas unidades básica de saúde (UBS) dos bairros do Jurunas e Guamá, localizadas na capital do Estado do Pará, Belém. A intenção foi identificar o fluxo e as informações disponibilizadas sobre os cuidados à saúde da gestante a partir da visão dos profissionais que trabalham com esse grupo e das próprias gestantes, buscando identificar possíveis necessidades de atuação para garantir o alcance dos indicadores do Previne Brasil e consequente melhoria no cuidado desta população.

Nesse sentido, a priori, foi realizada uma roda de conversa sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) entre as preceptoras do grupo PET e os discentes do grupo com a finalidade de obter discernimento e compreensão da magnitude do monitoramento e acompanhamento necessários para as gestantes. A partir desta base de conhecimentos, elaborou-se um questionário inicial voltado aos profissionais da saúde que atuavam nas unidades abrangidas pelo grupo PET, com perguntas abertas e fechadas, onde indagou-se, por exemplo, sobre “quais testes as grávidas realizam?”, “onde a gestante irá dar entrada ao processo de parto?”, dentre outras. A intenção era perceber o grau de conhecimento dos servidores sobre a abordagem adequada ao pré-natal. 

Com base nestas ações iniciais, foi observada a necessidade da criação de um material técnico que servisse como referência para integrar e nortear o atendimento nas unidades de saúde, tanto para os profissionais, quanto para as pacientes. Dessa forma, foi optado pela produção de um e-book, cujo formato permitisse uma maior abrangência de público, visto a oportunidade de consulta em computadores, impresso e até mesmo em arquivo de celular. Desta forma, o e-book produzido pelos estudantes e preceptores, sob supervisão da tutora e coordenador do grupo, trouxe informações desde como preencher as fichas de atendimentos e a produção ao sistema, passando pelo o passo a passo de um bom atendimento de pré-natal, com o papel de toda a equipe multiprofissional, até o momento de assistência ao parto, para que fossem identificadas as necessidades de cada gestante, sendo encaminhada de acordo com a sua classificação de risco às etapas posteriores da assistência. O e-book foi denominado como “E-BOOK SAÚDE DA MULHER NA GESTAÇÃO”. 

Para finalizar as ações nas unidades básicas de saúde, foram realizadas rodas de conversa com as grávidas, com objetivo de sanar as dúvidas, ter trocas de experiências, desmistificar alguns assuntos que envolvem a gestação e apresentar o e-book, onde elas teriam as informações principais sobre seu processo de gravidez. Para tal, no dia da realização das consultas obstétricas ou de enfermagem, as gestantes foram reunidas na sala de espera e foi realizado um quiz com perguntas sobre gestação envolvendo todas as áreas da saúde. As perguntas eram numeradas em um dado, o qual era jogado de forma aleatória. As gestantes respondiam por meio de plaquinhas, identificando se consideravam as afirmações verdadeiras ou falsas. Esta dinâmica permitiu que mesmo as gestantes mais tímidas interagissem e respondessem conforme os seus conhecimentos. Era oferecida a oportunidade para que cada participante contribuísse com dúvidas e informações, o que gerou uma maior adesão e interação, entre os alunos e as mesmas. 

DISCUSSÃO 

A experiência relatada demonstra como um programa como o PET-Saúde pode ser potente em oportunizar troca de experiências e de saberes, entre estudantes, preceptores, professores, comunidade e profissionais de saúde, favorecendo o contato com ambientes de práticas ricos, como as unidades de saúde, aproximando ensino, serviço e comunidade.

Nessa perspectiva, é necessário ressaltar como o PET-Saúde se propõe a atuar, indo às unidades de saúde e oferecendo chance para que os estudantes conheçam de forma integral os avanços e as dificuldades da atenção primária à saúde (APS). O PET-Saúde – Gestão e Assistência cria meios para a formação de profissionais de saúde mais preparados ao integrar diversos campos de conhecimento e práticas. Esse programa valoriza a colaboração entre diferentes profissões para promover saúde, prevenir doenças e reabilitar pacientes. Além disso, oferece experiências interprofissionais e oportunidades para os alunos vivenciarem diversos cenários de prática, incentivando a compreensão dos princípios do SUS (BATISTA SHSS, et al., 2015; RODRIGUES AAAO, et al., 2012; SOUZA PL, et al., 2012).

Para que se conheçam as reais dificuldades do atendimento da atenção básica é necessário vivê-la e conversar com os profissionais que nela atuam diariamente. Com esse intuito, os alunos participantes do PET conversaram com os trabalhadores das UBS e coletaram informações sobre as suas dúvidas no fluxo de atendimento e sobre indicadores de saúde das unidades. Os indicadores de saúde também são essenciais para avaliar a saúde da mulher grávida. Eles trazem informações complexas e fazem com que os dados sejam compreensíveis, podendo traduzir o impacto e a eficácia dos programas de intervenção em saúde pública (KLIGERMAN DC, et al., 2007; PEREIRA BS e TOMASI E, 2016; SANTOS NETO ET, et al., 2008; CZERESNIA D,2004)

É indiscutível que para que a assistência em saúde seja eficiente é necessário que a equipe multiprofissional esteja coesa e trabalhe de forma integrada, porém, diversas vezes o que se encontra são equipes limitadas ao conhecimento a respeito apenas de sua respectiva área, e o atendimento que poderia fluir de maneira descomplicada acaba encontrando obstáculos que não deveriam existir. Saber uma simples informação, como para onde encaminhar a gestante que possui uma necessidade específica, faz toda a diferença no fluxo de atendimento. Nesse sentido, o PET visou, com a criação do e-book Saúde da Mulher na Gestação, sanar as possíveis dúvidas dos profissionais de saúde das unidades que participaram do programa, através da reunião de conteúdos de suma importância para o fluxo de atendimento na APS, como classificação de risco, códigos de produção e exames de rotina no pré-natal (BRASIL, 2016; BRASIL, 2004; DE FREITAS GL, et al., 2009).

Ademais, é essencial que haja o diálogo entre os profissionais e as gestantes, para que conceitos errôneos sejam desmistificados e que as informações corretas sejam compartilhadas. Nesse viés, durante a roda de conversa entre as grávidas e os alunos do PET, muitas experiências foram compartilhadas e informações foram passadas pelos acadêmicos e pelas pacientes, visto que, os profissionais e acadêmicos não são os detentores do conhecimento e que as experiências das gestantes agregam para as vivências de todos (DA CRUZ GC, et al., 2019; VIELLAS EF, et al., 2014; DOMINGUES RMSM, et al., 2012).

Dessarte, todas as etapas para a construção do e-book e para a realização das atividades nas UBS foram de fundamental importância para o aprendizado e crescimento acadêmico dos alunos. Além disso, foi possível contribuir para o melhor funcionamento do fluxo de atendimento das gestantes nas unidades que fizeram parte do PET, possibilitando uma abordagem crítica e reflexiva da interação entre ensino, serviço de saúde e comunidade no contexto da saúde da mulher grávida.


REFERÊNCIAS 

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 1Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém-Pará