REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202504041420
Daniely Rodrigues Saraiva Castro∗
Erich Francisco Furtado†
Jânio Wesley Santos Coelho‡
João Victor Camara Coelho§
Dadson Luis Ferreira Leite¶
Edvan Moreirak
Resumo
O ensino da física passa por grandes desafios e isso não depende somente da prática docente, mas passa por uma problemática sistemática. Conectar os conceitos com o cotidiano pode ser um desafio muito grande por parte dos docentes, que pode diversos motivos, muita das vezes não consegue se desvincular da prática que lhe é mais confortável, como a pura resolução de equações e fórmulas. Por conta disso, o seguinte estudo expõe dados, que foram coletados na escola Centro de Ensino Dom Luís de Brito, localizado no município de São Bento – MA, com a participação de dez estudantes do primeiro ano do ensino médio. Os dados foram coletados através de um fomulário do Google Forms e processados em Python. A pesquisa seguiu a metodologia do tipo mista. Toda a discussão e resultados são apresentados no seguinte artigo.
Palavras-chaves: Ensino de Física. Física. Tecnologia. Cotidiano.
1. Introdução
A Física e a tecnologia caminham juntas na busca de uma ciência fundamental que permeia todos os aspectos da nossa vida cotidiana, muitas vezes de maneira invisível, mas sempre presente. No mundo atual, enriquecer a compreensão e a inovação mais crítica nos campos científicos onde a tecnologia está em constante evolução e os aparelhos eletrônicos se tornaram indispensáveis, compreender os princípios físicos que sustentam seu funcionamento é essencial. No nosso dia a dia, a Física desempenha um papel central através de exemplos práticos e atividades envolventes, desde o simples ato de acender uma lâmpada até a complexidade dos smartphones e computadores.
Os conceitos de eletricidade, magnetismo, ondas e termodinâmica estão entrelaçados nas operações diárias dos aparelhos eletrônicos. Por exemplo: a passagem da corrente elétrica em um circuito é regida por leis físicas que determinam como a energia é transformada e utilizada. Além disso, as ondas eletromagnéticas permitem a comunicação sem fio, possibilitando conexões instantâneas em uma rede global.
A Física está presente em todos os momentos do nosso cotidiano, desde os mais simples até os mais complexos. Diante do que foi supracitado sobre esses princípios no nosso cotidiano, o trabalho foi executado na escola Centro De Ensino Dom Luís de Brito, do município de São Bento – MA, onde fizemos o seguinte questionamento: O que os alunos do 1o ano do ensino médio da escola Centro de Ensino Dom Luís de Brito entendem dos princípios básicos da física em seu cotidiano?
A partir do questionamento, esperava-se que os estudantes pudessem responder essa pergunta conseguindo conectar alguns conceitos com seus cotidianos, uma vez que o currículo da rede municipal trabalha conceitos básicos da física na disciplina de ciências.
A pesquisa foi realizada com uma universo de 10 discentes, que responderam um questionário após uma breve conversa sobre a física no cotidiano doméstico e nos aparelhos eletrônicos. A abordagem escolhida foi a mista, pois levou em consideração fatores da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa.
2. Revisão da Literatura
A física está intrinsecamente ligada ao cotidiano, permeando desde atividades simples até fenômenos mais complexos. Segundo Sousa e Costa (2017), a aplicação dos conceitos de física no dia a dia pode aproximar essa ciência da rotina dos indivíduos, tornando-a mais acessível e compreensível. Nascimento (2019) destaca que muitos ainda enfrentam dificuldades em associar os conceitos físicos ao cotidiano, mas ressalta que exemplos práticos e didáticos podem desmistificar essa relação.
Branco et al. (2018) e Menegotto e Filho (2008) destacam que o ensino de física deve integrar perspectivas históricas e interdisciplinares para fornecer uma visão mais rica e contextualizada. Fernandes et al. (2018) aborda a relevância de ilustrar conceitos físicos com exemplos reais, como o movimento parabólico aplicado ao lançamento de objetos. Junior (2012) e Burgess (1984) destacam que a interdisciplinaridade no ensino de física ajuda a quebrar barreiras entre as ciências exatas e as sociais, tornando o aprendizado mais dinâmico e inclusivo.
Além disso, autores como Leite (2021), Silva (2020) e Moura (2020) reforçam que os resultados obtidos com abordagens práticas e conectadas ao dia a dia incentivam os estudantes a buscar soluções criativas e aplicáveis para problemas reais. O uso de recursos como simulações interativas (PhET) e o acesso a materiais de ensino de física em repositórios abertos, como o OER Commons, também ampliam o alcance e a eficácia do ensino.
Esses trabalhos evidenciam que o fortalecimento da relação entre física e cotidiano é fundamental para despertar o interesse dos alunos e contribuir para sua formação crítica, científica e social. A integração dessas abordagens em práticas educacionais representa um passo importante para transformar a física em uma ciência mais tangível e compreensível.
3. Metodologia
O projeto foi apresentado e aplicado a 10 estudantes da escola Centro de Ensino Dom Luís de Brito, para alunos do 1o ano do Ensino Médio, no turno vespertino, no local realizamos um bate papo com explicações sobre o projeto e os conteúdos abordados diretamente com o tema sobre a Física. A pesquisa foi do tipo mista, levando em consideração aspectos quantitativos e aspectos qualitativos e propôs problematizar a maneira como a Física é utilizada no cotidiano, abordando suas aplicações e conceitos.
A pesquisa de métodos mistos engloba a associação entre procedimentos de coleta, análise e combinação de técnicas quantitativas e qualitativas. Nos últimos anos ocorreu um aumento vertiginoso no uso da abordagem mista, sobretudo na literatura internacional. (LEITE et al., 2021)
O principal instrumento de coleta de dados foi um questionário, onde os estudantes tiveram acesso por meio da plataforma Google Forms.
Com foco na análise e experimentação dos princípios físicos envolvidos no funcionamento de dispositivos eletrônicos comuns. Esse estudo foi realizado de forma prática e teórica, por meio de atividades que incentivaram os alunos a se relacionarem com os conceitos físicos de uso diário desses aparelhos.
Essa metodologia visou não apenas transmitir conhecimento teórico, mas também engajar os alunos em atividades práticas que reforçaram ainda mais seus interesses pelas aplicações dos conceitos físicos no cotidiano.
4. Resultados e Discussões
Realizamos uma pesquisa com os alunos do 1o ano do Ensino Médio, da escola Dom Luís de Brito, onde somente 10 alunos responderam o questionário na plataforma Google Forms, um questionário com 7 perguntas.
Pergunta 1 – Qual é a sua percepção sobre a relação entre física e tecnologia em nosso cotidiano?
A relação entre a Física e a tecnologia no nosso cotidiano é extremamente estreita e interligada. A física é a base fundamental para a compreensão e desenvolvimento de tecnologias que utilizamos diariamente. Com base nisso, os estudantes responderam que a física exerce um importante papel em seus cotidianos. Os estudantes demonstram, em suas respostas, que a física tem um papel fundamental na tecnologia, pois as demais alternativas não obtiveram respostas, como: Neutro; Pouco Importante e Nada Importante. Isso demonstra que a conversa inicial sobre a física e o dia a dia, teve um papel importante sobre a concepção dos conceitos físicos e toda a tecnologia que esses estudantes consomem.
Figura 1 – Física e Tecnologia
Fonte: Autores (2025).
Pergunta 2 – Você consegue identificar a presença de princípios físicos em aparelhos eletrônicos que utiliza diariamente?
A Física desempenha um papel fundamental no funcionamento de dispositivos eletrônicos. Diversos princípios da física, como eletricidade, o magnetismo, a óptica e a mecânica, são aplicados no desenvolvimento e na operação dos dispositivos eletrônicos. Os estudantes mostraram, na Figura 3 que, frequentemente, conseguem fazer o reconhecimento da física em dispositivos, mas levando em consideração o que foi visto na Figura 2 podemos perceber que aparece uma leve discrepância, pois na pergunta 2 os discentes responderam, que somente as vezes conseguem identificar a presença do princípios físicos nos aparelhos eletrônicos e na pergunta 3, responderam que percebem a influência dos conceitos nesses mesmos dispositivos.
Figura 2 – Princípios Físicos em aparelhos eletrônicos
Fonte: Autores (2025).
Pergunta 3 – Você já percebeu como a física influencia o funcionamento de dispositivos eletrônicos?
A Física desempenha um papel fundamental no funcionamento de dispositivos eletrônicos. Diversos princípios da física, como eletricidade, o magnetismo, a óptica e a mecânica, são aplicados no desenvolvimento e na operação dos dispositivos eletrônicos. Os estudantes mostraram, na Figura 3 que, frequentemente, conseguem fazer o reconhecimento da física em dispositivos, mas levando em consideração o que foi visto na Figura 2 podemos perceber que aparece uma leve discrepância, pois na pergunta 2 os discentes responderam, que somente as vezes conseguem identificar a presença do princípios físicos nos aparelhos eletrônicos e na pergunta 3, responderam que percebem a influência dos conceitos nesses mesmos dispositivos.
Figura 3 – Física e o Funcionamento de dispositivos eletrônicos
Fonte: Autores (2025).
Pergunta 4 – Qual conceito físico você considera mais interessante em relação aos aparelhos eletrônicos?
Figura 4 – Conceitos Físicos mais interessantes em relação aos aparelhos eletrônicos
Fonte: Autores (2025).
Um conceito físico interessante em relação aos aparelhos eletrônicos é o fenômeno da eletricidade. A eletricidade é fundamental para o funcionamento dos dispositivos eletrônicos, pois é a forma de energia que é utilizada para alimentar e operar esses aparelhos. A eletricidade é gerada, transmitida e utilizada de diversas formas nos aparelhos eletrônicos, e entender os princípios da eletricidade e sua aplicação prática nos dispositivos pode ser muito fascinante. Os estudantes apresentaram uma maior aproximação com a eletricidade, como visto na Figura 4.
Pergunta 5 – Você acha que entender os princípios físicos pode melhorar a sua capacidade de usar tecnologia de forma eficiente?
De acordo com a Figura 5, entender os princípios físicos pode, de fato, melhorar a capacidade de usar tecnologia de forma eficiente. Muitas tecnologias modernas têm suas bases em princípios físicos, como eletricidade, óptica, mecânica, entre outros. Ter um entendimento básico desses princípios pode ajudar a compreender como funcionam os dispositivos tecnológicos, facilitando o seu uso, solução de problemas e até mesmo a criação de novas tecnologias. E, através disso, os estudantes entendem essa capacidade.
Figura 5 – Capacidade de usar tecnologia de maneira eficiente
Fonte: Autores (2025).
Pergunta 6 – Quão interessado você está em aprender mais sobre a física por trás dos aparelhos eletrônicos?
Figura 6 – Interesse em aprender sobre Física
Fonte: Autores (2025).
Os estudantes apresentaram um interesse no aprendizado da física em aparelhos eletrônicos, de acordo com a Figura 6, totalizando 70% do total, somando o número de Interessados e Muito Interessados. A conversa com os estudantes sobre conceitos físicos e o cotidiano, conseguiu fazer com que os estudantes despertassem para as conexões entre os conceitos e a prática diária dos estudantes e da sociedade.
Com os resultados apresentados nesse item, fica claro que uma prática mais incisiva, por parte do docente ou do sistema de ensino, uma quantidade considerável dos estudantes poderiam apresentar maior interesse nas disciplinas das ciências da natureza e exatas. Projetos disciplinares e interdisciplinares poderiam correr como uma alternativa plausível para a soluções da problemática apresentada no ensino e na aprendizagem do componente curricular de física.
Pergunta 7 – Você gostaria de participar de atividades que explorem a relação entre física e tecnologia?
Assim como foi dito no item anterior, o ensino e a aprendizagem do componente curricular de física é algo que desperta o interesse e a curiosidade dos discentes, como foi visto na Figura 6 e na Figura 7. Os discentes apresentaram, nos dois questionamentos, que existe um interesse no entendimento dos conceitos, mas talvez falte uma conexão entre o que é visto e o que é exercido na prática, por parte da natureza. O não entendimento de tais conceitos podem ser atrelados a matematização do componente curricular de física, deixando claro para o público questionado que a física, nada mais é do que a resolução de equações matemáticas já prontas, em que tenha uma explicação conceitual que faça sentido.
Figura 7 – Participação em atividades sobre Física e Tecnologia
Fonte: Autores (2025).
5. Considerações finais
Com base na pesquisa realizada, constatamos resultados positivos em relação aos nossos objetivos. Entretanto, o ajuste no ensino da disciplina na escola seria essencial para que os alunos tivessem mais interesse, pois na Física há critérios conceituais, teóricos e práticos, com apresentação de Leis e Fórmulas, e muitos confundem a Física somente como uma disciplina de cálculos.
Portanto, é evidente a importância da física no cotidiano, especialmente no que diz respeito aos dispositivos eletrônicos que fazem parte do nosso dia a dia. Entender e aplicar os conceitos físicos por trás do funcionamento desses aparelhos não só nos permite usá-los de forma mais eficiente, mas também nos proporciona um maior conhecimento sobre o mundo ao nosso redor. Dessa forma, a física se mostra como uma ciência fundamental para o desenvolvimento da tecnologia e da sociedade moderna.
Referências
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JUNIOR, R. T. d. S. Física no Cotidiano: Perspectivas no Ensino. São Paulo, Brasil: Editora Acadêmica, 2012. Citado na página 2.
LEITE, D. L. F. Desenvolvimento de uma proposta pedagógica para o ensino da cinemática através da robótica educacional. 2021. Citado na página 2.
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NASCIMENTO, J. R. d. S. Compreendendo a física no nosso cotidiano. UFAL Campus Arapiraca, 2019. Citado na página 2.
SILVA, L. M. O. d. Ciência à céu aberto: criação de um espaço para discussão de experimentos de física. Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Campus Arapiraca, Arapiraca, Brasil, 2020. Citado na página 2.
SOUSA, L. F. d.; COSTA, I. F. d. Aplicações dos conceitos da física no cotidiano. Aplicações dos Conceitos da Física no Cotidiano. Planaltina, DF, Brasil: Faculdade UnB Planaltina, 2017. Citado na página 2.
∗Estudante do curso de Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão
†Estudante do curso de Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão
‡Estudante do curso de Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão
§Estudante do curso de Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão
¶Professor Mestre do curso de Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão
kProfessor Doutor do curso de Física Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão