REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202502251252
Greicy Rosaly Bileski Gomes Carbone
Coordenadora: Vania Konell
RESUMO
Vivemos hoje em uma época totalmente televisiva, em que as nossas crianças estão expostas a vídeo games, internet, televisão e tecnologias em geral. As suas brincadeiras, na maioria das vezes, estão quase sempre voltadas para a mídia televisiva e é isso que atrai os seus olhos. Desta forma, é perceptível que alguns programas específicos, voltam-se mais para o público infantil e acabam atraindo mais as crianças, como é o caso do desenho animado. A criança tende a ficar mais impressionada com a animação, pois os desenhos animados, em sua maioria, apresentam situações que remetem conteúdo como: o herói / o vencedor; o bem / o mal, a busca pela aventura e magia, uma maneira de ver diferente em relação aos adultos. A criança cria um mundo imaginário de super-heróis espelhando-se neles, não identificando-se apenas por suas transformações heróicas, mas muitas vezes pela sua cor favorita ou outras questões em mente. Compreendendo o gosto da criança pelos desenhos animados, porque está relacionado ao mundo de imaginação dela, isto permite que o contexto escolar tenha um olhar sensibilizado por esta prática em sala de aula. Portanto, o objetivo desta pesquisa é conhecer a linguagem artística por meio dos desenhos animados para estimular a aprendizagem com maior entusiasmo nos alunos do Ensino Fundamental – Séries Iniciais em seu cotidiano escolar. Trabalhar com desenhos animados pode ser uma maneira diferente de ensinar, fazendo com que as aulas se tornem mais descontraídas permitindo maior aprendizagem. Essa pesquisa se deu a partir da necessidade de buscar algo diferenciado para causar mais entusiasmo na sala de aula, algo que pudesse causar mais satisfação para as crianças. A metodologia utilizada na pesquisa será por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como referências teóricos, será utilizado livros de diversos autores para o conhecimento das metodologias de ensino relacionando o tema abordado sobre desenhos animados na educação.
Palavras- chave: Desenho animado, aprendizagem, criatividade.
1 INTRODUÇÃO
O universo da imaginação da criança geralmente flui solta, mas o que será que faz com que eles tenham tanta imaginação assim? Será que os desenhos animados podem colaborar para isso?
Existem diversos artigos publicados se referindo aos desenhos animados como algo negativo devido às mensagens passadas pela televisão. Ana Lúcia de Oliveira Morais, 2011 diz que:
As crianças identificam-se, desde cedo, com desenhos animados, porque cada ação é destacada por efeitos sonoros particulares, que pretendem ajudar a sua compreensão e captar a sua atenção, pois como as crianças tão depressa estão atentas a uma coisa como de repente deixam de estar, o som vem ajudá-las a estar mais atentas. Esta dificuldade que a criança tem em estar atenta deve-se, na sua maioria, ao conteúdo dos programas, que muitas vezes não são totalmente compreensíveis para elas. As crianças conseguem captar apenas uma parte do que vêem e, não compreendendo ações longas, as intenções e mensagens dos personagens escapam-lhes em parte. (MORAIS,2011).
Se analisarmos apenas o lado negativo, não iremos conseguir nos conectar com um mundo cheio de criatividade e imaginação que podemos mergulhar e fazer com que as nossas crianças possam também fazer parte desse universo. Existem várias formas de se trabalhar com arte em sala de aula, pois a arte tem inúmeras concepções. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (1998 p. 79):
As Artes Visuais expressam, comunicam, e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc. O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos da criação artística. A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos, e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às Artes Visuais. (RCNEI, 1998, p,79)
Existem varias maneiras de se trabalhar com artes, pode-se trabalhar tanto com bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, nos bordados, entalhes etc.
Esta pesquisa poderá mostrar que trabalhar com desenhos animados na linguagem artística, pode ser um recurso a ser abordado em sala de aula, com a intenção de deixar a aula mais atrativa. Sabendo que os desenhos animados fazem parte do dia a dia das crianças, elas se sentem atraídas com os desenhos, e a intenção de abordar o desenho em sala de aula, é fazer com que elas se sintam mais à vontade em estarem na escola.
Portanto, o objetivo desta pesquisa é conhecer a linguagem artística por meio dos desenhos animados para estimular a aprendizagem com maior entusiasmo nos alunos do Ensino Fundamental – Séries Iniciais em seu cotidiano escolar.
Essa pesquisa se deu a partir da necessidade de buscar algo diferenciado para causar mais entusiasmo na sala de aula, algo que pudesse causar mais satisfação para as crianças. É importante que as crianças se sintam mais à vontade em sala aula, e a ideia de trazer algo que já faça parte do seu dia a dia foi uma sugestão. Para Ana Mãe ( 2001):
Nós estamos mudando da cultura verbalmente orientada para uma cultura visualmente orientada. Televisão, acuidade visual, o reconhecimento da aprendizagem sensório perceptual e os estudos sobre os processos mentais da criatividade estão tendo seus efeitos na adaptação dos nossos programas escolares às mudanças do século XX e às necessidades futuras das crianças de hoje que viverão além… (BARBOSA, 2001, pg 51)
Fazer com que o aluno fique mais atento, mais entusiasmado com a escola e buscar mais desenvolvimento com o interesse aos estudos, é uma nova proposta a ser colocada em sala de aula usando como recurso os desenhos animados, pois o próprio desenho em si desenvolve uma maneira diferenciada ao analisar e pensar como diz o Vieira, (2011), em:
O aluno que exercita a observação para a representação gráfica desenvolve uma maneira diferenciada de olhar, analisar e pensar. O aprendiz tem a possibilidade de desenvolver sua sensibilidade, criatividade, tornando-se também mais crítico a sua realidade. Acaba também por aplicar estes desenvolvimentos em outras áreas de sua vida (profissional e pessoal). (VIEIRA, 2011. p. 73)
Trabalhar com desenhos, faz com que a criança desenvolva sua sensibilidade, criatividade, tornando-se também mais crítico a sua realidade. Mas a idéia de juntar simples desenhos, com desenhos de animação, é fazer com que através dos desenhos de animação eles se sintam mais estimulados, por ser algo que já faz parte do seu cotidiano, para pode trabalhar melhor e talvez de maneira mais divertida a sua imaginação.
A metodologia utilizada na pesquisa será por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como referências teóricos, será utilizado livros de diversos autores para o conhecimento das metodologias de ensino relacionando o tema abordado sobre desenhos animados na educação. Já a pesquisa de campo, será por meio de entrevistas sendo realizada com professores e alunos do Ensino Fundamental – Séries Iniciais referente a inserção dos desenhos animados no cotidiano escolar com o intuito de promover o entusiasmo para o desenvolvimento da aprendizagem
2. OS DESENHOS ANIMADOS E SUA INFLUÊNCIA COM A CRIANÇA.
De acordo com Barbosa (1998, p.38) “qualquer conteúdo, de qualquer natureza visual e estética, pode ser explorado, interpretado e operacionalizado através da Proposta Triangular”. “A Proposta Triangular é construtivista, interacionista, dialogal, multiculturalista e é pós modernista por articular tudo isto e por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula (…).” (BARBOSA, 1998, p.41)
O que um desenho animado tem a oferecer para uma criança? Vivemos hoje em um mundo rodeado de imagens, imagens que estão presentes em nossas vidas e nas vidas de nossas crianças também. No dia a dia, elas convivem com seus personagens preferidos, heróis, entre outros, um mundo cheio de fantasia e imaginação. A idéia de colocar os desenhos animados em sala de aula, é fazer com que além de poder estudar a imagem dos desenhos poder se motivar também nos estudos, como diz a Barbosa, (2008):
Em nossa vida diária, estamos rodeados por imagens impostas pela mídia, vendendo produtos, ideias, conceitos, comportamentos, slogans políticos etc. Como resultado de nossa incapacidade de ler essas imagens, nós aprendemos por meio delas inconscientemente. A educação deveria prestar atenção ao discurso visual. Ensinar a gramática visual e sua sintaxe através da arte e tornar as crianças conscientes da produção humana de alta qualidade é uma forma de prepará-las para compreender e avaliar todo tipo de imagem, conscientizando-as de que estão aprendendo com estas imagens. (BARBOSA, 1998, p. 17).
Usar desenhos animados como leitura de imagens, pode ser uma maneira diferenciada de educar e mais interessante também, por ser algo que eles já estão acostumados a visualizar em seu cotidiano, outra que eles tendem em ter um ponto de vista diferente de nós quando se fala na visualização de imagens. A Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo fizeram uma pesquisa sobre Desenho Animado na TV, 2000, diz que:
Os desenhos animados, em sua maioria, apresentam situações que nos remetem aos seguintes conteúdos: o herói / o vencedor; o bem / o mal; a transgressão da ordem; a transformação; a inexistência da morte; a inexistência do tempo métrico e do espaço definido; o prazer pelo fantástico e pelo terror; a identificação projetiva; a defesa do que é de sua propriedade; a necessidade de conforto e segurança; a eternidade da vida e dos valores; a explicações para as origens (dos começos, do universo, do nascimento, da humanidade, de quem sou eu?); a ação e a aventura; vitória sobre os inimigos e destruição dos mesmos; violência ainda que caricata; desejo de vingança; individualismo/egoísmo; onde nada é impossível já que não há tempo histórico e o espaço é indefinido. (Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo, 2000).
Embora muitos possam achar que dependendo dos desenhos que passam na TV possa prejudicar ou até influenciar formação da criança, temos um exemplo ressaltado, do ponto de vista da representação das crianças, sendo bem diferente em relação ao adulto como cita a Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo, 2000:
…ressaltado, do ponto de vista da representação das crianças, é a comicidade, a fantasia e a magia. O Pica-Pau, embora adultos o vejam como desagradável, desonesto e até agressivo, é considerado pelas crianças como engraçado, esperto e danado; o Pernalonga é marcado por sua esperteza e por aprontar muito; em A Turma do Pateta, os enredos citados pelas crianças estão sempre centrados nas trapalhadas do Pateta, o mesmo ocorrendo com relação à transformação de Ipkiss em Máskara, às suas travessuras, palhaçadas e irreverência, além da “transformação” que constitui o foco central deste desenho. Yu Yu Hakusho é preferido pelas crianças por conta da ação e aventura, do sobrenatural, dos aspectos mágicos e pela luta entre as personagens, que são apreciadas tanto por sua agressividade quanto por seus aspectos cômicos. (Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo, 2000).
Como vimos, a maneira que a criança tem em analisar as coisas, pode ser diferente em relação ao adulto. No texto acima mesmo, fala o que muita das vezes aos nossos olhos pode ser agressivo, como oS casos do desenho do Pica-Pau, a criança vê com outros olhos.
Piaget (2004) relata também sobre o raciocínio da criança e o adulto. Ele diz que a criança tem um senso “pré-lógico”, que a criança é mais lógica nas ações do que nas palavras. Ele menciona que:
Comecemos pelas diferenças entre a criança e o adulto. Sustentei em meus primeiros livros que a criança começava sendo “pré-lógica”, não no sentido de uma diferenciação fundamental entre a criança e o adulto, e, sim, no da necessidade de uma construção progressiva das estruturas lógicas. Criticou-se muito esta hipótese, na Inglaterra em especial, sobretudo porque meus argumentos eram obtidos através do estudo do pensamento verbal. Respondeu-se, por exemplo (e com razão neste ponto), que a criança era mais lógica nas ações que nas palavras, como insistiram entre outros N. e S. Isaacs. Sou, em geral, pouco sensível aos críticos, pois estes não compreendem com exatidão um autor quando suas afirmações o afastam do normal. 1 Mas o serviço prestado pelos críticos é de nos tornar mais prudentes e de nos forçar no prosseguimento da análise. (PIAGET, Jean, 2004, p. 69).
3. USANDO DESENHOS ANIMADOS NA ESCOLA
Nos anos 80, Ana Mãe Barbosa, observando a queda que estava havendo ao ensino das artes, como também teve nas escolas americanas devido a valorização da livre expressão vinculada ao Modernismo, veio com uma nova proposta de ensino. Sua idéia foi com uma nova construção do conhecimento, pois a sua intenção foi mudar o conceito sobre a disciplina de artes. Nesse sentido, Barbosa (1998) menciona:
A “Proposta Triangular” não foi adaptada do DBAE, mas sistematizada a partir das condições estéticas e máximo paralelas. […] a Proposta Triangular se opõe ao DBAE, porque este disciplinariza os componentes culturais da pós-modernidade brasileira. A “Proposta Triangular” e o DBAE são interpretações diferentes, no da aprendizagem da arte, separando-os em fazer artístico, crítica de arte, estética e História da Arte, revelando, inclusive, um viés modernista na defesa implícita de um currículo desenhado por disciplinas. (BARBOSA, 1998, p. 37).
Ana Mãe Barbosa defendia uma disciplina de artes diferenciada, como componentes da Aprendizagem Triangular designados: “Fazer Arte (ou Produção), Leitura da Obra de Arte e Contextualização, foi trocada para Produção, Apreciação e Reflexão (da 1ª à 4ª séries) ou Produção, Apreciação e Contextualização (5ª à 8ª séries). “(BARBOSA, 2003, p. 51). Desenhos animados é uma arte que pode ser contextualizada, apreciada e reflexiva, já que existem registros dizendo que já havia shows de projeção de sombras desde 1795.
A idéia em usar desenhos animados em sala de aula é fazer com as aulas de artes se torne mais apreciativa para as crianças, fazer com que as aulas se tornem mais agradáveis aos seus olhos. Usar a animação como uma ferramenta pode ser importante também para o desenvolvimento da criança. Colvara (2008) diz que: “Os programas televisivos exercem papel importante no desenvolvimento infantil, pois na medida em que a criança se diverte diante da TV, satisfaz sua necessidade lúdica. “(COLVARA, 2008, p. 10 e 11).
A criança adora passar horas na telinha da TV apreciando os desenhos que são passados imaginando como é belo viver naquele mundo maravilho. Esse mundo que eles acham tão maravilhoso pode ser transferido também em sala de aula se tentarmos usar os desenhos animados como uma ferramenta educativa. Ciro Marcondes Filho, relata que “(…) a televisão espetaculariza todos os acontecimentos; transmitindo o mundo para o mundo”. O s desenhos animados também temo seu papel de passar informação, de nos deixar de uma certa forma atualizado como mundo. Ter um material diferenciado e mais atrativo pode despertar mais interesse no aluno. De acordo com Levin (2005) “existem várias formas de aprender, E os professores devem oferecer várias opções de forma a contribuir para a aquisição de conhecimento pelo educando” . Silva (1994) também diz que::
Sem perceber a criança tem o envolvimento com a história, até nos desenhos animados que ela assiste em casa, estes muitas vezes retratam fatos históricos, e pode ser uma metodologia diferenciada para o uso dos mesmos pelo professor. A aprendizagem também se processa fora da escola, através de diferentes meios, o que não pode ser negligenciado pelo professor. (SILVA, 1994, p. 22).
O uso de desenhos animados como meio didático, pode ser um método mais atrativo na aprendizagem, já que estamos falando de um assunto que eles buscam em seu dia a dia. Segundo uma pesquisa feita na Universidade de Brasília pela Iara Alves Lisboa, (2012), diz:
Atualmente, observa-se cada vez mais uma crescente demanda de diversos tipos de desenhos nas programações de televisão, seja em canal aberto ou fechado, e no cinema, além da variação de idade dos telespectadores que, em alguns casos, passam horas do dia apreciando tais animações. Partindo desses pontos nota-se a relevância de agregar os conteúdos da Educação Ambiental aos episódios dos desenhos ou cenas de filmes, contextualizando com a realidade de muitos jovens e tornando as aulas mais lúdicas. (LISBOA, 2012).
Entretanto, podemos dizer que o uso de desenhos animados em sala de aulas pode se tornar um grande recurso como um meio de didática na escola, porém, como foi falado anteriormente, os desenhos podem agregar muito em um mundo imaginário, heróis e enfim, muitos não têm um fim educativo, mas nada como não possamos utilizá-los para poder debater como tema em sala de aula. Muitos professores, tem como o habito de debater com os alunos sempre com os mesmos temas tradicionais, como a pintura dos Girassóis de Van Gogh, ou até mesmo a tão famosa pintura de Abaporu de Tarsila do Amaral. Lógico que esses temas são de suma importância para se debater com os alunos, mas por que não utilizar também desenhos animados para poderem refletir, e ter esses recursos como uma grande didática na educação?
Como negar a grande preferência que a criança tem pelo desenho animado, pois o que se passa nas telinhas é muito mais interessante aos seus olhos. É como se fosse uma busca desde pequena para fugir de sua realidade vivida e entrar no mundo de contos de fadas
Hoje em uma sociedade em que a mídia, a TV, faz parte do cotidiano da criança, fazer com que a aula se torne mais atrativa, fica mais fácil absorverem o que gosta, ou o que vêem, do que jogar palavras ao vento e não ter algum tipo de agregamento na aula. A criança em si ela gosta de imaginar, fantasiar, elas vivem em um mundo em que não vivemos, antes de tudo, temos que nos colocar no seu lugar, nos tornar uma criança e sentir o que elas sentem, querer o que elas querem, vivemos hoje em um mundo cheios de estresses e preocupações, onde estar longe de fazer parte no mundo em que eles vivem, eles estão na fase da brincadeira, da diversão, estão na fase da fantasia e da aventura para mergulhar em um mundo mágico e sair de lá sabe sei lá quando.
Estamos em uma época totalmente visual, em que as nossas crianças estão expostas a vídeo games, Internet, TV, à tecnologia em geral, as suas brincadeiras na maioria das vezes estão quase sempre voltados para a TV, e isso atraem os seus olhos, às vezes os professores, buscam tantas outras maneiras sendo que usando a simplicidade de uma animação com os alunos, eles poderiam ficar mais entusiasmados com a aula.
Nós que somos adultos, também necessitados de algo mais atrativo para nos chamar atenção, também não queremos ir a uma palestra que só tenha fala e nada de um visual para poder nos entreter melhor, quanto mais uma criança. Educar pode ser divertido, educar pode ser animado e engraçado, nós podemos buscar a criança que existe dentro de nós para podermos mergulhar no mesmo mundo deles. O Walt Disney, (1937) anos mais tarde quando perguntaram o segredo do sucesso de Branca de Neve, ele respondeu:
Lá no nosso estúdio temos a certeza de uma coisa, todas as pessoas do mundo foram crianças um dia, por isso que quando planejamos um filme não pensamos em adultos ou crianças, mas naquela bondade e pureza que tem bem dentro de cada um de nós, que o mundo pode ter nos feito esquecer, e que talvez os nossos filmes possam nos ajudar a trazer de volta um dia. ( DISNEY, 1937)
E que essa frase sirva de reflexão, pois todos nós já fomos crianças, já brincamos, corremos, brigamos, pulamos, adorávamos fazer isso. E hoje continuamos brincando, correndo, brigando, pulando, pois nada nos impedi, às vezes reclamamos o quanto eles são insuportáveis, mas também não somos? Aprender a gostar do que eles gostam, aprender a se envolver no que desperta mais a sua atenção, com certeza deixará a aula mais atrativa fazendo com que eles fiquem muito mais animados e entusiasmados com as aulas de maneira educativa.
4.ENTREVISTA COM OS PROFESSORES
Foram feitas entrevistas com um professor de artes em cinco escolas na cidade de Timbó – SC. A pesquisa com os professores foi feita em forma de questionário e opiniões sobre o tema que é trabalhando desenho animado na educação. Perguntas como se já trabalharam alguma vez com desenhos animados, o que acham de trabalhar com o tema, se acham se eles teriam um bom aproveitamento e ficariam mais entusiasmados se trabalhassem desenhos animados na escola durante as aulas e para finalizar pedimos para que eles deixassem a sua opinião sobre o assunto.
Na pesquisa iremos identificar cada professor como escola 1 e professor 1, escola 2 e professor 2 e assim sucessivamente.
Na escola 1 com o professor 1, foi perguntado se ela já chegou a trabalhar com desenho animados, ela mencionou que não e quando perguntou se ela achava interessante o tema ela respondeu que sim, que achava interessante. Mencionou também que havia interesse em trabalha com o tema com seus alunos e que acha que eles teriam sim mais entusiasmo e um melhor aproveitamento trabalhando desenhos animados na escola durante as aulas. Quando pedimos para que ela deixasse sua opinião sobre o assunto – Desenvolvimento e entusiasmo quando se trabalha desenho animado na educação, ela disse:
Achei muito interessante a proposta de trabalhar o desenho animado dentro da proposta de trabalho, especialmente nas séries iniciais que no seu dia a dia tem contato com esses personagens. Podemos trabalhar nossos conceitos e conteúdos que nos cabem e ainda incluir personagens que atraem os educandos.(2015).
Na escola 2 com o professor 2, quando perguntamos se ele já trabalhou alguma vez desenhos animados com a sua turma, ele menciona que já trabalhou sim algumas vezes. Ele diz também que acha interessante quando se fala em trabalhar com desenhos animados e que eles teriam um bom aproveitamento e ficariam sim mais entusiasmados. Quando pedimos para que ele deixasse sua opinião sobre o assunto – Desenvolvimento e entusiasmo quando se trabalha desenho animado na educação, ele disse: “Acredito que seja proveitoso trabalhar com os alunos dentro de um universo que seja próximo ao cotidiano deles. Motivar seu interesse pelas aulas através da animação é sem dúvida um ótimo recurso.” (2015).
Com o professor 3 e a escola 3, quando foi conversado sobre o fato de trabalhar com desenhos animados, ela diz que já trabalhou algumas vezes sim e que acha muito interessante o tema a ser abordado. Também mencionou que acha que eles teriam um bom aproveitamento e entusiasmo com os desenhos animados durante as aulas e quando pedimos para que ela deixasse sua opinião sobre o assunto – Desenvolvimento e entusiasmo quando se trabalha desenho animado na educação, ela disse que: “Toda criança gosta de desenho animado, o assunto “prende” a atenção delas, a aula fica contagiante e interessante, despertando a criatividade dos alunos.” (2015).
A professora 4 na escola 4, já disse que nunca trabalhou com os desenhos animados na sua turma e que acha interessante o tema. Diz que tem interesse em trabalhar com a animação com eles. Mas quando foi perguntado se ela acha que eles teriam um bom aproveitamento e ficariam mais entusiasmados se fosse trabalhado com desenhos animados na escola durante as aulas, ela respondeu talvez. A sua opinião sobre o assunto – Desenvolvimento e entusiasmo quando se trabalha desenho animado na educação, foi: “Dependendo da forma trabalhada, acredito que tenha um bom entusiasmo, porém, deve estar diretamente ligado à proposta curricular.” (2015).
E finalizando com a professora 5 com a escola 5, ela diz que sempre trabalha com desenhos animados com a sua turma, pois ela acha o tema muito interessante. Ela diz também que acha que se trabalhasse com esse tema na escola eles teriam sim um bom aproveitamento e ficariam mais entusiasmados. Quando pedimos para que ela deixasse sua opinião sobre o assunto – Desenvolvimento e entusiasmo quando se trabalha desenho animado na educação, ela disse que: “O desenho animado, por ser um tema mais próximo dos alunos, é muito bem recebido e motivo de interesse.” (2015).
Essas foram as entrevistas feitas com os professores, quando se fala o tema abordado trabalhando desenhos animados na educação.
5. ENTREVISTA COM OS ALUNOS
Foram feitas entrevistas com os alunos do segundo, terceiro, quarto e quinto ano do Ensino Fundamental – Séries Iniciais em quatro escolas, uma na cidade de Indaial e três na cidade de Timbó – SC. A pesquisa com os alunos foi feita em forma de questionário e opiniões sobre o tema que é trabalhando desenho animado na educação. O questionário estava na seguinte forma. A primeira pergunta era se algum professor já trabalhou, em algum momento, com desenhos animados com a turma. Eles teriam que assinalar nunca, algumas vezes ou sempre. A segunda pergunta era o que eles achariam se seu professor trabalhasse desenhos animados na escola. Eles teriam também que assinalar acho interessante ou não acho interessante. A terceira pergunta era se eles tem interesse em aprender a fazer desenhos animados. Teriam que assinalar sim, não ou talvez. A quarta pergunta era se eles achariam mais interessante se seu professor trabalhasse com desenhos animados durante as aulas. Também de assinalar sim, não ou talvez. E a quinta e ultima pergunta era para eles deixarem sua opinião sobre o assunto: Desenvolvimento e entusiasmo quando se trabalha desenho animado na educação.
Na pesquisa iremos identificar a escola de Indaial como escola 1 e as demais de Timbó com escola 2, 3 e 4.
A pesquisa na escola 1 no município de Indaial, foi realizada com três turmas. Uma turma do segundo ano, do terceiro e do quarto ano do Ensino Fundamental I. Foram entregue os questionários para cada turma. Na turma do segundo ano haviam 14 alunos. Desses 14 alunos, apenas um não achou interessante a idéia de se trabalhar desenhos animados na educação, os 13 alunos restantes responderam que: “A idéia muito legal”. (2016). Na turma do terceiro ano haviam 16 alunos. Todos concordaram com a idéia. Na última pergunta quando pedimos para deixar a sua opinião, alguns colocaram que: “É muito e legal e muito divertido”. (2016). Na turma do quarto ano haviam 13 alunos. Todos concordaram também quando se falou em trabalhar com desenhos animados na educação. Na ultima pergunta que pedimos para deixar a sua opinião sobre o assunto alguns responderam que: “Gosto muito de desenhos animados e que seria muito legal e interessante”. (2016).
A pesquisa na escola 2 no município de Timbó, foi realizada com duas turmas. Uma turma do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental I. Foram entregues também os questionários para cada turma. Na turma do quarto ano haviam 27 alunos. Dos 27 alunos 4 acharam que talvez fosse interessante, os argumentos foram que: “gostam mais ou menos”. Os 23 restantes responderam que: “Acha muito interessante e que as aulas seriam mais divertidas e melhores”.(2016). Colocaram que: “Iria ser mais fácil e mais divertido para aprender.” (2016). A turma do quinto ano haviam 19 alunos. Desses 19 alunos apenas 1 achou que talvez não fosse tão interessante, pois disse que: “ para os primeiros anos seria mais ideal”. Os 18 restantes disse que: “Seria muito legal e bacana aprender animação em sala de aula e muito divertido também”. (2016). Outras opiniões como: “ Seria muito legal aprender a fazer desenhos animados, um assunto muito interessante”. (2016).
A pesquisa feita na escola 3 no município de Timbó, foi realizada apenas com uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental I. Haviam 24 alunos. Desses 24 alunos, 2 acharam que talvez fosse interessante, pois não se interessam no assunto e 1 não teve interesse, pois acha muito infantil. Os 21 restantes disseram que: “Acha interessante os professores trabalharem desenhos animados na escola, deixa o aluno com mais vontade de aprender, e isso é muito bom”. (2016). Teve uns que comentaram que: “Seria uma forma legal de trabalhar em grupo, acho divertido, aprender a desenhar é bem legal, gostaria de fazer uma atividade como essa”. (2016). Outros disseram ainda que: “Acha bem legal, gosto muito de desenhos animados, é bastante interessante, eu queria que tivesse mais vezes esse tipo de trabalho”. (2016).
A pesquisa feita na escola 4 no município de Timbó também foi realizada com apenas uma turma, foi escolhida a turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I. Haviam 9 alunos. Todos concordaram com o tema. Uns disseram que: “Iria gostar muito, por que é muito animado”. (2016). Outros disseram que: “O desenho animado é muito legal e divertido para as crianças”. (2016).
Foi muito interessante a pesquisa feita com os anos iniciais. A maioria deles demonstraram muito interesse em relação ao tema. Essas foram as entrevistas feitas com os alunos quando se fala o tema abordado trabalhando desenhos animados na educação.
6. PLANO DE AULA
6.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA DA PESQUISA
Hoje na educação buscamos formas diversificadas para poder trabalhar com as crianças. O desenho animado foi uma sugestão diferenciada para poder atender de melhor forma ao público infantil, fazendo com que a criança fique mais animada no seu desempenho escolar e levando na escola uma linguagem artística que possa servir de muitas outras modalidades. Lavelberg (2008) diz que:
O desenho da criança é a linguagem que serve de base para muitas modalidades artísticas, como pintura, escultura ou gravura. Inúmeros projetos da arte contemporânea, como instalações e intervenções no espaço, não prescindem do desenho para seu planejamento e execução. (LAVELBERG,, 2008, p. 68).
A criança muitas das vezes, se inspira em alguns desenhos animados, a mesma autora menciona que: “O desenho da criança se alimenta dos desenhos que ela vê em seu meio. Personagens de histórias em quadrinhos e desenhos animados, por exemplo, aparecem nos desenhos infantis porque seus tramas influenciam-nas como temas”.
Como podemos trabalhar com os desenhos animados com as crianças? Existe muitas formas, podemos ensiná-las sobre a história da animação, como surgiu, ou mostrar como faz uma animação usando um bloco de papel ou até mesmo ensiná-los a desenhar um de seus personagens favoritos. O desenho animado pode ser um recurso diferenciado e proveitoso para se trabalhar na educação.
Esta pesquisa poderá mostrar que trabalhar com desenhos animados na linguagem artística, pode ser um recurso a ser abordado em sala de aula, com a intenção de deixar a aula mais atrativa. Sabendo que os desenhos animados fazem parte do dia a dia das crianças, elas se sentem atraídas com os desenhos, e a intenção de abordar o desenho em sala de aula, é fazer com que elas se sintam mais a vontade em estarem na escola.
Portanto, o objetivo desta pesquisa é conhecer a linguagem artística por meio dos desenhos animados para estimular a aprendizagem com maior entusiasmo nos alunos do Ensino Fundamental – Séries Iniciais em seu cotidiano escolar.
Essa pesquisa se deu a partir da necessidade de buscar algo diferenciado para causar mais entusiasmo na sala de aula, algo que pudesse causar mais satisfação para as crianças. É importante que as crianças se sintam mais a vontade em sala aula, e a idéia de trazer algo que já faça parte do seu dia a dia foi uma sugestão. Para Ana Mae ( 2001):
Nós estamos mudando da cultura verbalmente orientada para uma cultura visualmente orientadas. Televisão, acuidade visual, o reconhecimento da aprendizagem sensório perceptual e os estudos sobre os processos mentais da criatividade estão tendo seus efeitos na adaptação dos nossos programas escolares às mudanças do século XX e às necessidades futuras das crianças de hoje que viverão além… (BARBOSA, 2001, pg 51)
Fazer com que o aluno fique mais atento, mais entusiasmado com a escola e buscar mais desenvolvimento com o interesse aos estudos, é uma nova proposta a ser colocada em sala de aula usando como recurso os desenhos animados, pois o próprio desenho em si desenvolve uma maneira diferenciada ao analisar e pensar como diz o Vieira, (2011), em:
O Aluno que exercita a observação para a representação gráfica desenvolve uma maneira diferenciada de olhar, analisar e pensar. O aprendiz tem a possibilidade de desenvolver sua sensibilidade, criatividade, tornando-se também mais crítico a sua realidade. Acaba também por aplicar estes desenvolvimentos em outras áreas de sua vida (profissional e pessoal). (VIEIRA, 2011. pg 73)
Trabalhar com desenhos, faz com que a criança desenvolva sua sensibilidade, criatividade, tornando-se também mais crítico a sua realidade. Mas a idéia de juntar simples desenhos, com desenhos de animação, é fazer com que através dos desenhos de animação eles se sintam mais estimulados, por ser algo que já faz parte do seu cotidiano, para pode trabalhar melhor e talvez de maneira mais divertida a sua imaginação.
6.2. OBJETIVO DA PESQUISA
O objetivo desta pesquisa é conhecer a linguagem artística por meio dos desenhos animados para estimular a aprendizagem com maior entusiasmo nos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental – Séries Iniciais em seu cotidiano escolar.
Com relação ao tema proposto, espera-se:
– Conhecer a história dos desenhos animados;
– Conhecer os conceitos básicos do desenho;
– Desenvolver habilidade para o desenho;
– Criar desenhos animados.
6.3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA
De acordo com Barbosa (1998, p.38) “qualquer conteúdo, de qualquer natureza visual e estética, pode ser explorado, interpretado e operacionalizado através da Proposta Triangular”. “A Proposta Triangular é construtivista, interacionista, dialogal, multiculturalista e é pós modernista por articular tudo isto e por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula (…).” (BARBOSA, 1998, p.41)
O que um desenho animado tem a oferecer para uma criança? Vivemos hoje em um mundo rodeado de imagens, imagens que estão presentes em nossas vidas e nas vidas de nossas crianças também. No dia a dia, elas convivem com seus personagens preferidos, heróis, entre outros, um mundo cheio de fantasia e imaginação. A idéia de colocar os desenhos animados em sala de aula, é fazer com que além de poder estudar a imagem dos desenhos poder se motivar também nos estudos, como diz a Barbosa, (2008):
Em nossa vida diária, estamos rodeados por imagens impostas pela mídia, vendendo produtos, ideias, conceitos, comportamentos, slogans políticos etc. Como resultado de nossa incapacidade de ler essas imagens, nós aprendemos por meio delas inconscientemente. A educação deveria prestar atenção ao discurso visual. Ensinar a gramática visual e sua sintaxe através da arte e tornar as crianças conscientes da produção humana de alta qualidade é uma forma de prepará-las para compreender e avaliar todo tipo de imagem, conscientizando-as de que estão aprendendo com estas imagens. (BARBOSA, 1998, p. 17).
Nos anos 80, Ana Mãe Barbosa, observando a queda que estava havendo ao ensino das artes, como também teve nas escolas americanas devido a valorização da livre expressão vinculada ao Modernismo, veio com uma nova proposta de ensino. Sua idéia foi com uma nova construção do conhecimento, pois a sua intenção foi mudar o conceito sobre a disciplina de artes. Nesse sentido, Barbosa (1998) menciona:
A “Proposta Triangular” não foi adaptada do DBAE, mas sistematizada a partir das condições estéticas e máximo paralelas. […] a Proposta Triangular se opõe ao DBAE, porque este disciplinariza os componentes culturais da pós-modernidade brasileira. A “Proposta Triangular” e o DBAE são interpretações diferentes, no da aprendizagem da arte, separando-os em fazer artístico, crítica de arte, estética e História da Arte, revelando, inclusive, um viés modernista na defesa implícita de um currículo desenhado por disciplinas. (BARBOSA, 1998, p. 37).
Ana Mae Barbosa defendia uma disciplina de artes diferenciada, como componentes da Aprendizagem Triangular designados: “Fazer Arte (ou Produção), Leitura da Obra de Arte e Contextualização, foi trocada para Produção, Apreciação e Reflexão (da 1ª à 4ª séries) ou Produção, Apreciação e Contextualização (5ª à 8ª séries). “(BARBOSA, 2003, p. 51). Desenhos animados é uma arte que pode ser contextualizada, apreciada e reflexiva, já que existem registros dizendo que já havia shows de projeção de sombras desde 1795.
A idéia em usar desenhos animados em sala de aula é fazer com as aulas de artes se torne mais apreciativa para as crianças, fazer com que as aulas se tornem mais agradáveis aos seus olhos. Usar a animação como uma ferramenta pode ser importante também para o desenvolvimento da criança. Colvara (2008) diz que: “Os programas televisivos exercem papel importante no desenvolvimento infantil, pois na medida em que a criança se diverte diante da TV, satisfaz sua necessidade lúdica. “(COLVARA, 2008, p. 10 e 11).
Todos nós sabemos o quanto a criança adora passar horas na telinha da TV apreciando os desenhos que são passados imaginando como é belo viver naquele mundo maravilho. Esse mundo que eles acham tão maravilhoso pode ser transferido também em sala de aula se tentarmos usar os desenhos animados como uma ferramenta educativa. Ciro Marcondes Filho, relata que “(…) a televisão espetaculariza todos os acontecimentos; transmitindo o mundo para o mundo”. O s desenhos animados também temo seu papel de passar informação, de nos deixar de uma certa forma atualizado como mundo. Ter um material diferenciado e mais atrativo pode despertar mais interesse ao aluno. De acordo com Levin (2005) “existem várias formas de aprender, E os professores devem oferecer várias opções de forma a contribuir para a aquisição de conhecimento pelo educando” . Silva (1994) também diz que::
Sem perceber a criança tem o envolvimento com a história, até nos desenhos animados que ela assiste em casa, estes muitas vezes retratam fatos históricos, e pode ser uma metodologia diferenciada para o uso dos mesmos pelo professor. A aprendizagem também se processa fora da escola, através de diferentes meios, o que não pode ser negligenciado pelo professor. (SILVA, 1994, p. 22).
O uso de desenhos animados como meio didático, pode ser um método mais atrativo na aprendizagem, já que estamos falando de um assunto que eles buscam em seu dia a dia.
6.4. METODOLOGIA
A metodologia utilizada na pesquisa será por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como referências teóricos, será utilizado livros de diversos autores para o conhecimento das metodologias de ensino relacionando o tema abordado sobre desenhos animados na educação. Já a pesquisa de campo, será por meio de entrevistas sendo realizada com professores e alunos do Ensino Fundamental – Séries Iniciais referente a inserção dos desenhos animados no cotidiano escolar com o intuito de promover o entusiasmo para o desenvolvimento da aprendizagem. Finalizando, a pesquisa será feita depois em sala de aula, com a turma do quarto ano do Ensino fundamental I. Serão aplicadas três aulas com temas de desenhos de animação. A primeira aula será sobre a história da animação, seu surgimento, principais desenhistas da animação, depois será mostrado um vídeo referente ao tema. Já na segunda e terceira aula será realizado desenhos de personagens de um desenho animado como: “Minnions, Simpson entre outros”.
6.5.MATERIAIS UTILIZADOS
- Projetor Datashow;
- Folhas de ofício tamanho A4;
- Lápis comum (HB, 2H, 2B…);
- Borracha branca;
- Apontador.
6.6.CRONOGRAMA DO ESTÁGIO
Data Turno e horário Atividade /2016 Vespertino Apresentação do tema, contexto histórico, Vídeo relacionado ao tema desenhos animados /2016 Vespertino Aprendendo a fazer desenho animado /2016 vespertino Aprendendo a fazer desenho animado
PLANO DE AULA Nº 01
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: Escola Cetisa Cantinho Feliz
Diretor: Joseane Sandra Benaci Bertoldi
Coordenador: Nice Ewald Lenzi
Professor regente: Daniela Cristina Gadotti Fronza Turma: 3º ano Vespertino
Período: Vespertino
Nome…: Greicy Rosaly Bileski Gomes Carbone
Disciplina: Artes Visuais
Conteúdo: Trabalhando Desenho Animado na Educação
Objetivos: Que os alunos compreendam a história dos desenhos animados e saibam como surgiram os personagens que se identificam.
Recursos: Usarei o recurso do quadro e data show
Sequência didática: Irei usar o data show com apresentação de slides falando sobre a hist’ria dos desenhos animados e um vídeo do making of da Branca de Neve explicando como que o Walt Disney desenvolveu a sua obra prima.
Avaliação: A avaliação será feita ao final da aula, observando quanto ao interesse da turma sobre o assunto exposto.
PLANO DE AULA Nº 02
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: Escola Cetisa Cantinho Feliz
Diretor: Joseane Sandra Benaci Bertoldi
Coordenador: Nice Ewald Lenzi
Professor regente: Daniela Cristina Gadotti Fronza Turma: 3º ano Vespertino
Período: Vespertino
Nome…: Greicy Rosaly Bileski Gomes Carbone
Disciplinas: Artes Visuais.
Conteúdo: Trabalhando Desenho Animado na Educação
Objetivos: Eles irão aprender a desenhar alguns desenhos animados ( os personagens que eles se identificam mais).
Recursos: usarei como recurso o quadro e o canetão
Sequência Didática: Vou mostrar o passo a passo como desenhar cada desenho animado utilizando o quadro e canetão e conforme vou fazendo o desenho eles irão me acompanhar. Depois eles irão pintar de sua maneira.
Avaliação: Irei ver o seu entusiasmo e interesse pelo desenho sendo feito e se o fato de fazer o desenho animado o deixou mais motivado.
PLANO DE AULA Nº 03
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: Escola Cetisa Cantinho Feliz
Diretor: Joseane Sandra Benaci Bertoldi
Coordenador: Nice Ewald Lenzi
Professor regente: Daniela Cristina Gadotti Fronza Turma: 4º ano Vespertino
Período: Vespertino
Nome…: Greicy Rosaly Bileski Gomes Carbone
Disciplinas: Artes Visuais
Conteúdo: Trabalhando Desenho Animado na Educação
Objetivos: Eles irão aprender a desenhar alguns desenhos animados ( os personagens que eles se identificam mais).
Recursos: usarei como recurso o quadro e o canetão
Sequência Didática: Vou mostrar o passo a passo como desenhar cada desenho animado utilizando o quadro e canetão e conforme vou fazendo o desenho eles irão me acompanhar. Depois eles irão pintar de sua maneira.
Avaliação: Irei ver o seu entusiasmo e interesse pelo desenho sendo feito e se o fato de fazer o desenho animado o deixou mais motivado.
7. AULA PRÁTICA
O presente projeto foi desenvolvido na Escola privada Cetisa – em Cantinho Feliz em Timbó – SC, com a turma de 12 alunos do terceiro ano do ensino fundamental I do período vespertino.
O objetivo foi ensinar a eles com o tema ( DESENHO ANIMADO NA ESCOLA) . O método a ensinar foi: como desenhar, acompanhando o passo a passo do desenho feito no quadro. Mas que desenho seria passado para eles? Desenhos de animação, isso mesmo, ao invés deles aprenderem a desenvolverem os desenhos como de costume que são empregados nas escolas, eles iriam aprender a desenhar algo que faz parte do dia a dia, desenhos animados.
A primeira aula programada foi uma apresentação em slides sobre a história da animação, quando surgiu, e como funcionava antigamente. Foi feita uma apresentação no projetor e foi mostrado a eles o primeiro tipo de animação na época, através do praxinoscope, um invento que surgiu na França, é utilizado uma tira de imagens que é colocado em torno de uma superfície no interior de um cilindro de fiação. No meio tem um cilindro menos com espelho e conforme vai girando o cilindro maior, a tira de imagens o desenho se movimenta. Depois mostrei para eles as primeiras animações da história que foram para a telinha, como o Fantasmagorie, desenho animado que foi lançado em 1908, uma animação totalmente surreal do cartunista Émile Cohl. De acordo até com Opera Mundi diz que:
Trata-se de uma produção extremamente simples e experimental, de apenas 1min40s, e que não pode ser avaliada pelos critérios atuais. Consiste em uma história surrealista cujo personagem principal, um palhaço feito de “palitinhos”, criado por mãos humanas, contracenando com uma série de objetos mórficos, como pessoas, uma flor, um cavalo ou uma garrafa de vinho.( COHL, Émile, 1908)
E para finalizar a aula do dia mostrei a eles como foi feita a grandiosa obra prima de Walt Disney, Branca de Neve, O primeiro longa metragem de Walt Disney e da história. O vídeo passado foi o Macking off da Branca de Neve.
Na segunda aula passei a aplicar as técnicas de desenho para eles, mas o desenho ensinado foi o desenho de animação. Eles me acompanharam me seguindo através do quadro passo a passo. Eles tiveram um bom resultado com o acompanhamento, ficaram bem animados com a aula de desenho e com a ideia proposta. Eles aprenderam a desenhar o Raiva do Divertida Mente.
Na terceira e última aula foi feita novamente a técnica de desenho em animação. Percebi que nessa aula eles ficaram na expectativa de qual desenho eles iriam fazer nessa aula. Houve sugestões de desenhos e ideias a serem passadas como: ”desenhar o Flash, ou simplesmente os outros personagens do Divertida Mente”. Teve um aluno que me pediu para desenhar o Bart Simpson, mas a maioria decidiu por desenhar o Medo do Divertida Mente e assim foi. O resultado foi muito bacana e para finalizar eles pintaram os personagens desenhados por eles.
8. AVALIAÇÃO
A avaliação foi feita por meio de questionário. Foi feito um questionário com 4 perguntas, das 4 perguntas 3 eram perguntas objetivas com 3 opções de respostas e 1 pergunta dissertativa. A primeira pergunta era o que eles acharam da aula de desenhos animados, a segunda se eles acham que deveriam aprender sobre desenhos animados, a terceira se depois da aula sobre desenhos animados, eles acharam que a aula seria mais interessante tendo esse tipo de recurso e a quarta e última pergunta foi para eles deixarem a opinião sobre o assunto: desenvolvimento e entusiasmo quando se trabalha desenho animado na educação.
O resultado foi. Todos responderam que gostaram da aula de desenhos animados, todos acharam que deveriam aprender sobre desenhos animados e todos também responderam que achariam que a aula seria mais interessante tendo esse tipo de recurso. Quanto a opinião sobre o assunto. Uma aluna respondeu: “Obrigada profe, você me ensinou coisas que eu queria aprender faz tempo. ” Outro respondeu: “Eu adorei, porque gosto de desenhar. “ E também teve um que disse: “ Esse tipo de desenho vai me ajudar muito na vida. “ Entre outras respostas surpreendentes.
O que eu achei interessante nesse decorrer que ministrei a aula para eles foi o interesse do tema e a criatividade a ser desenvolvida. Os seus personagens temas suas cores padrão, como, o Medo do Divertida Mente é roxo, alguns me perguntavam: “Prof. Posso pintar o Medo de azul?” Eu simplesmente dizia que sim, pois se ela está visualizando ele em azul, creio que não posso tirar essa imaginação dele. Como uma outra que desenhou o Raiva no passo a passo, mas em forma feminina. A imaginação de uma criança não deve nunca ser bloqueada e nem mexida. Carlos Novais, cientista político disse uma vez: “Imaginando oceano, as crianças brincam na poça de água.”
Foi muito gratificante esse meu tempo de regência com eles, pois aprendi que eles superam e muito com nossas expectativas. A minha vivência com eles me fez pensar que tenho muito mais que aprender como professora do que ensinar.
CONCLUSÃO
Pode-se concluir que a introdução de desenhos animados em sala de aula pode ter diversos benefícios educacionais, promovendo uma abordagem inovadora e envolvente no processo de aprendizagem. No entanto, é importante ressaltar que a seleção e o uso desses recursos devem ser cuidadosamente planejados para garantir que contribuam de maneira positiva para os objetivos educacionais.
Desenhos animados têm o potencial de tornar o aprendizado mais acessível, visualmente estimulante e lúdico, como também serem usados para abordar conceitos complexos de uma forma mais simples e fácil de entender, além de capturar a atenção dos alunos de maneira eficaz.
Ao incorporar desenhos animados, os professores podem adaptar o conteúdo para atender às diferentes habilidades e estilos de aprendizagem dos alunos. Essa diversificação pode aumentar a inclusividade na sala de aula, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais personalizada.
No entanto, é crucial que os desenhos animados escolhidos estejam alinhados com os objetivos curriculares e pedagógicos, evitando distrações ou desvios do foco principal. Além disso, é fundamental promover discussões e atividades que conectem os desenhos animados ao contexto educacional, garantindo que os alunos compreendam a relevância do conteúdo apresentado.
Em suma, a introdução de desenhos animados em sala de aula pode ser uma estratégia valiosa se implementada de maneira criteriosa e integrada ao plano de ensino. Quando bem utilizados, esses recursos podem tornar o ambiente de aprendizagem mais dinâmico, envolvente e eficaz.
REFERENCIAS
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____O USO DO DESENHO ANIMADO COMO RECURSO DIDÁTICO. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4054/1/2012_IaraAlvesLisboa.pdf Acesso em 06. Junbho. 2015
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____DESENHOS ANIMADOS NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA. Disponível em: http://portal.metodista.br/gestaodecidades/publicacoes/artigos/sippi-2010-2/artigo%2009-Alzira%20Lobo%20de%20Arruda%20Campos.pdf Acesso em 06. Junho. 2015
____MAKING OF DE BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pb6WDJ3pYOg Acesso em 06. Junho. 2015
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____CARLOS Novais. Disponível em: http://kdfrases.com/frase/138906 Acesso em 29. Novembro. 2016
____COLVARA, Lauren Ferreira. A criança em tempos de TV. Unesp,. 2008. / disponível em: http://www4.faac.unesp.br/publicacoes/anais-comunicacao/textos/40.pdf. Acessado em: 25/01/12
____PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. 24º Edição. São Paulo. Forense Universitária, 2004, p. 69, 70.
____BARBOSA, Ana Mãe. A Importância da Imagem no Ensino da Arte: Diferentes Metodologias. São Paulo. Perspectiva. 2001, p. 51.
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____ LAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. Melhoramentos. Santa Catarina. 2008, p. 68.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Artes Visuais (ART 0183)