O BENEFÍCIO DO USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ma10202401280757


NASCIMENTO JÚNIOR, Joel Camargo do
Orientador: LOPES, Ronan Anacleto


Resumo: A integração de tecnologias no ambiente educacional tem revolucionado o processo de ensino e aprendizagem, especialmente no Ensino Fundamental e Médio. Ferramentas digitais como plataformas interativas, aplicativos educacionais e dispositivos eletrônicos estão transformando a forma como alunos e professores interagem com o conhecimento. Essas tecnologias oferecem um aprendizado mais dinâmico, personalizado e conectado à realidade dos estudantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. Este artigo explora os impactos positivos da utilização de recursos tecnológicos na educação básica, destacando como essas inovações podem potencializar o ensino e preparar os alunos para os desafios do futuro. 

Palavras-chave: Tecnologias Educacionais; Inclusão Digital; Inovação; Eficiência; Aprendizado.

Abstract: The integration of technologies in the educational environment has revolutionized the teaching and learning process, especially in Elementary and High School education. Digital tools such as interactive platforms, educational apps, and electronic devices are transforming the way students and teachers interact with knowledge. These technologies offer a more dynamic, personalized, and real-world connected learning experience, promoting the development of essential skills for the 21st century. This article explores the positive impacts of using technological resources in basic education, highlighting how these innovations can enhance teaching and prepare students for future challenges. 

Keywords: Educational Technologies; Digital Inclusion; Innovation; Efficiency; Learning.

INTRODUÇÃO

A evolução das tecnologias tem alterado significativamente a maneira como aprendemos e ensinamos. Com o desenvolvimento dos recursos tecnológicos, o uso de dispositivos eletrônicos, softwares, aplicativos e outros recursos digitais foi cada vez mais incorporado à rotina escolar. Essas ferramentas proporcionam oportunidades únicas de tornar o processo educacional mais dinâmico, interessante e personalizado. No entanto, é essencial compreender o impacto dessas tecnologias no ensino fundamental e médio, particularmente à luz do contexto brasileiro no qual estes níveis estão inseridos. Pesquisas recentes têm sugerido que um uso apropriado dessas tecnologias pode melhorar o rendimento dos alunos, sua participação ativa e criatividade e poder de crítica. No entanto, há desafios e limitações nesta área a considerar, como um uso indevido ou excessivo que deve ser evitado. Como tal, ao invés de tentar substituir completamente a didática tradicional, uma abordagem balanceada que explore o uso dessa tecnologia na educação é recomendada. É também necessário garantir que os recursos sejam alocados de modo equitativo para evitar a exclusão digital e oferecer a todos os estudantes iguais oportunidades nesse campo. Nesse contexto, é vital entender o impacto das tecnologias no ensino fundamental e médio, bem como as perspectivas futuras. Assim, várias pesquisas, como estudos de caso e pesquisas longitudinais, permitiriam aos acadêmicos obter uma visão mais clara dos efeitos dessas tecnologias no processo educacional.

1 CONTEXTUALIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA DO TEMA

A partir da contextualização e justificação do tema, o autor abordará a realidade atual do ensino fundamental e médio no Brasil e defenderá a necessidade de que as tecnologias sejam incorporadas de forma efetiva. Aqui, o pesquisador descreverá a problemática vinculada à necessidade de condução da pesquisa, fornecendo as informações e os dados necessários sobre a situação educacional do país hoje. O ensino fundamental e médio no Brasil, no momento, envolve vários desafios e problemas. Portanto, é essencial que as tecnologias sejam implementadas efetivamente para manter ou aprimorar a qualidade da educação e torná-la adequada ao mundo digital de hoje. Dentre as deficiências que caracterizam o ensino fundamental e médio, destacam-se a falta de tecnologia de ponta, a falta de relevância e defasagem curricular e a ausência de motivação dos alunos. Muitas escolas não têm a tecnologia necessária para disponibilizar recursos de aprendizagem de primeira linha para jovens estudantes, limitando subjetivamente sua capacidade de aprender. A desatualização do programa para a realidade econômica global e local é um problema, pois os alunos sairão da escola despreparados para o mercado de trabalho. Há, no entanto, uma solução para este problema. O uso de tecnologias cria uma abordagem mais interativa e interessante para o ensino, disponível em computadores, tablets e internet. Além disso, as crianças podem ser mais bem equipadas para enfrentar o mundo digital moderno, independentemente do esforço que fazem para melhorar suas habilidades de aprendizado ativo, se o introduzirem mais cedo em suas vidas. Menos comumente, a introdução da tecnologia na educação substitui o professor. Em vez disso, o assistente é apenas um método alternativo para corrigir, obter e lecionar. O professor é o principal guia e instrutor dos alunos em contato com a tecnologia. As competências do assistente têm por função apoiar e aumentar a eficiência dos professores, permanecendo meras ferramentas auxiliares. Dado o contexto acima, o objetivo do estudo atual é investigar as maneiras pelas quais a tecnologia pode ser introduzida com eficácia no ensino fundamental e médio no Brasil. Vários dados e informações relevantes sobre a realidade educacional atual no Brasil serão coletados e, portanto, analisados, fornecendo o conhecimento da realidade sobre o uso da tecnologia conquistada e as dificuldades e as boas práticas já implementadas. Acredita-se que os resultados do estudo atual possam melhorar a educação brasileira, demonstrar a importância e os benefícios de introdução efetiva. Uma nação só pode ser desenvolvida via educação fundamental e alta, e a modernização da educação representa o futuro para as gerações jovens. 

1.2 OBJETIVOS E METODOLOGIA DE PESQUISA

Entre os objetivos deste estudo estão a análise do papel que as tecnologias cumprem no sistema de ensino fundamental e médio, a identificação dos desafios e oportunidades relacionados à sua utilização e a avaliação da eficácia de sua implementação na educação brasileira. Em termos de metodologia, a pesquisa consistirá em uma revisão bibliográfica, a análise de estudos de caso nacionais e a coleta de dados através de entrevistas e questionários com profissionais da educação.

2 . O PAPEL DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

As tecnologias desempenham um papel indubitavelmente crítico e essencial no contexto do ensino fundamental e médio, contribuindo significativamente para o aprimoramento contínuo dos processos de aprendizado dos alunos. Por meio do uso eficiente e eficaz de dispositivos eletrônicos, softwares educacionais modernos e inovadores, bem como recursos online amplamente disponíveis e acessíveis, os alunos podem explorar e acessar, de forma interativa e inovadora, uma vasta gama de informações. Dessa maneira, eles também desenvolvem habilidades digitais essenciais, necessárias para sua futura participação e atuação no mundo altamente digital do período contemporâneo.

Um aspecto especialmente relevante desse papel das tecnologias é a capacidade de motivar e envolver de forma imparcial e inclusiva alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Isso é possível devido à habilidade dos recursos tecnológicos de adaptar e melhorar conteúdo para esses alunos em particular, enriquecendo suas experiências educacionais. É essencial perceber que essa adaptação às tecnologias é absolutamente necessária para que todos os estudantes alcancem seu maior potencial e vivenciem uma educação inclusiva e de alta qualidade.

No entanto, é crucial destacar que o uso adequado das tecnologias requer uma abordagem pedagógica, inteligente e meticulosa. A integração das tecnologias nos processos de aprendizagem deve ser planejada e implementada com extremo cuidado para melhorar os processos educacionais e garantir que o uso dessas tecnologias não seja excessivo ou inadequado. Isso implica que os educadores devem ser adequadamente capacitados para utilizar as tecnologias de forma eficaz e proficiente, garantindo que a tecnologia seja tratada como uma ferramenta de aprimoramento, e não como um substituto.

Em um mundo em constante mudança, a presença das tecnologias no ensino fundamental e médio é inevitável. Assim, devem ser promovidas práticas e políticas educacionais que incentivem o uso responsável e produtivo das tecnologias nas salas de aula. Além disso, é fundamental aumentar o investimento em infraestrutura tecnológica e na capacitação de professores para potencializar ainda mais a integração das tecnologias no ambiente educacional. Somente dessa forma poderemos acessar todos os benefícios das tecnologias, fortalecendo o desenvolvimento educacional e preparando nossos estudantes para os desafios e oportunidades do futuro.

2.1 IMPACTO DAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM.

O impacto das tecnologias na aprendizagem do ensino fundamental e médio é, sem dúvida, a área onde o uso de ferramentas tecnológicas não apenas revolucionou o paradigma tradicional de dar aula, como também conseguiu redefinir toda a abordagem ao processo educativo. Como resultado, os alunos passaram da passividade para a atividade em relação à aprendizagem; muitas vezes, a integração criativa da tecnologia eleva a capacidade de entender conceitos complicados sem esforço e aumenta a criatividade. Nos dias de hoje, não há dúvida sobre o fato de que a tecnologia permite desenvolver uma abordagem educacional moderna e eficaz que é acessível para todas as crianças, independentemente das suas capacidades e necessidades individuais. Além disso, facilita a comunicação entre elas, o que ajuda a fomentar a abordagem unificada da colaboração e do trabalho em equipe. Portanto, a educação moderna precisa de professores e administradores educacionais que saibam como envolver plenamente todo o potencial da tecnologia para garantir uma abordagem unificada e eficaz, moderna e acessível para a próxima geração.

3 DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO USO DE TECNOLOGIAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Os desafios e oportunidades do uso de tecnologias no âmbito educacional são, em primeiro lugar, a necessidade premente de formação de professores para a integração de fato e de direito das várias e avançadas ferramentas tecnológicas que existem hoje em dia, e a indispensável adaptação contínua de conteúdo e abordagens pedagógicas para acompanhar o ritmo frenético de mudança e desenvolvimento na formação do campo educacional. Reconhecer que as tecnologias são grandes aliadas do ensino-aprendizagem é a chave para superar desafios e aproveitar oportunidades. A tecnologia abre portas no que diz respeito à acessibilidade e à personalização do ensino, ajudando a alcançar um número maior de alunos, independentemente da localização geográfica, e apoiando a inclusão plena e total. Significa, ainda, inovar de forma substancial, promover a criatividade, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e a agência do aluno, empoderando os estudantes a aprendem de forma ativa e autônoma. Não há como negar que as tecnologias são ferramentas extremamente valiosas e necessárias para aprimorar e reformar a educação, abrindo-se novas, belas e inúmeras oportunidades para o desenvolvimento integral e eficaz dos alunos.

3.1 AS BARREIRAS AO USO EFETIVO

Tais tecnologias no ensino são a infraestrutura inexistente ou inadequada na escola para suportar o movimento avançado, a resistência do facilitador à mudança ao tentar adotar novas técnicas de aprendizado por meio da tecnologia e a falta de financiamento para adquirir novos equipamentos e softwares mais novos. Além disso, a falta de acesso de alguns estudantes à tecnologia também é uma barreira aos benefícios da tecnologia, já que nem todos os estudantes têm a mesma oportunidade de usar tecnologia para aprendizado. Isso significa que um ambiente competitivo adverso é criado e alguns estudantes ficam para trás enquanto os outros sofrem com benefícios educacionais. Essas barreiras podem ser superadas atribuindo recursos adequados à garantia da capacidade de acessar e usar a tecnologia no ambiente educacional.      

4 MELHORES PRÁTICAS E EXEMPLOS DE SUCESSO

Vários estudos de caso recentes realizados no Brasil revelaram melhores práticas e exemplos notáveis de aplicação bem-sucedida de tecnologias avançadas no ensino fundamental e médio. Esses casos incluem a implementação de metodologias ativas inovadoras, projetos criativos e interdisciplinares, e o uso de recursos tecnológicos diversificados e de ponta. Essas experiências destacadas desempenharam um papel crucial na melhoria significativa da qualidade da educação e na promoção da igualdade de oportunidades educacionais para todos os alunos.

A adoção dessas abordagens avançadas resultou em maior engajamento dos estudantes, no fortalecimento de suas habilidades de pensamento crítico e criativo, e na criação de um ambiente de aprendizagem inclusivo e motivador. Os estudos demonstraram que as escolas e instituições educacionais que investiram nessas inovações tecnológicas experimentaram um notável aumento no desempenho dos estudantes, maior interesse pelo aprendizado e o desenvolvimento das principais competências do século XXI.

Além disso, a exploração eficaz dos recursos tecnológicos avançados permitiu a tão necessária personalização do aprendizado, possibilitando aos educadores atender às necessidades individuais de cada aluno e promovendo experiências educacionais significativas e relevantes. Como resultado, a educação no Brasil tornou-se mais dinâmica, envolvente e eficiente, alinhando os alunos de hoje a se tornarem líderes e profissionais de amanhã, preparados para enfrentar os desafios de um mundo globalizado e em constante mudança.

4.1 ESTUDOS DE CASO NO BRASIL

Os estudos de caso realizados no Brasil incluíram várias inovações no campo da educação. Além da instalação de laboratórios de informática e da inclusão de programação e robótica nos currículos, destaca-se o uso de aplicativos educacionais. Esses exemplos práticos comprovam os benefícios concretos da aplicação de diversas tecnologias no ensino e oferecem insights extremamente valiosos para o compartilhamento de melhores práticas entre as diferentes áreas educacionais.

É importante destacar que os estudos de caso apresentados provaram ser altamente eficazes para facilitar a aprendizagem dos alunos e garantir uma experiência educacional mais envolvente e moderna, que atende às demandas do século XXI.

5 AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

A avaliação da eficácia do uso de tecnologias no ensino fundamental e médio exige uma análise cuidadosa e detalhada do impacto substancial e significativo das ferramentas digitais inovadoras e avançadas nos processos de ensino e aprendizagem. Esse processo envolve o uso de uma ampla gama de indicadores críticos e essenciais, como o desempenho notável dos alunos, a satisfação dos professores e a qualidade superior e distinta do material didático produzido.

É essencial adotar métodos mistos, que combinem dinamicamente avaliações quantitativas rigorosas com análises qualitativas detalhadas, a fim de obter uma compreensão abrangente que abarque todas as esferas e aspectos relevantes. Dessa forma, é possível alcançar uma visão completa e profunda dos resultados esperados, fornecendo uma perspectiva holística dessa realidade educacional complexa.

5.1 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

Os métodos de avaliação do uso de tecnologias na educação básica incluem testes padronizados, feedback de alunos e professores, análise de dados de plataformas de aprendizagem, observação das práticas em sala de aula e entrevistas com especialistas da área. É importante triangular múltiplas fontes de evidência, como relatórios de pesquisa e estudos de caso. Também é relevante avaliar indicadores qualitativos, como a percepção dos alunos e o impacto na qualidade da educação.

A participação de alunos e professores é fundamental para oferecer uma visão abrangente sobre o uso de tecnologias na educação. A avaliação permite identificar pontos fortes e fracos, propor medidas de melhoria e assegurar o uso significativo e eficaz das tecnologias no ensino fundamental e médio.

6 O PAPEL DOS PROFESSORES NA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO

O papel central dos professores na integração de tecnologias no ensino é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Exigindo habilidades aprimoradas para selecionar, adaptar e implementar diferentes ferramentas digitais de forma pedagogicamente sólida, os professores garantem que as tecnologias sejam integradas ao aprendizado de maneira significativa e enriquecedora.

Para cumprir esse papel, é essencial fomentar uma cultura de inovação e desenvolver a capacidade de orientar os alunos no uso ético e responsável da tecnologia. Esses aspectos são cruciais, pois preparam os estudantes para um mundo cada vez mais digital e interconectado. Os professores, como facilitadores do conhecimento, guiam os alunos, incentivando-os, por meio do exemplo, a explorar o potencial das ferramentas digitais de forma ética, crítica e criativa.

Dessa perspectiva, cabe aos educadores se atualizarem constantemente e estarem abertos a novas oportunidades tecnológicas, oferecendo uma educação de qualidade que atenda às demandas do século XXI. Assim, é fundamental reconhecer os professores como forças transformadoras na vida dos estudantes, promovendo uma aprendizagem responsável e inovadora, viabilizada pela tecnologia.

6.1 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O desenvolvimento profissional dos educadores é um elemento crítico para a integração bem-sucedida de tecnologias na educação. É vital estabelecer programas regulares de formação, criar espaços e oportunidades para colaboração e compartilhamento de experiências, além de promover a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas inovadoras.

Dessa forma, a atenção contínua ao aprendizado dos educadores contribui para a construção de uma comunidade educacional dinâmica e atualizada, orientada para o século XXI. Os educadores devem estar cientes das tecnologias aplicáveis em sala de aula que impulsionam o processo de aprendizagem e facilitam uma educação de qualidade. Portanto, investir no desenvolvimento profissional do corpo docente é um passo inicial crucial para construir um sistema educacional transformador e preparar futuros profissionais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

7 POLÍTICAS PÚBLICAS E INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Políticas públicas e investimentos em sistemas de tecnologia educacional são fundamentais para promover o acesso igualitário, assegurar a qualidade da educação e fornecer aos cidadãos todas as ferramentas necessárias para serem participantes bem-sucedidos de uma sociedade digitalizada. É vital desenvolver políticas claras, fomentar parcerias de longo prazo e alocar recursos de maneira eficaz para garantir o crescimento sustentável e inclusivo do sistema educacional. Essas medidas são essenciais para que cada estudante tenha acesso a uma educação de qualidade, independentemente de sua condição socioeconômica ou localização geográfica.

Além disso, é imprescindível estar atento aos rápidos avanços tecnológicos em uma sociedade globalizada para ajustar continuamente as estratégias de ensino e aprendizado, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico e atualizado. Ao adotar uma abordagem integrada e abrangente que envolva o governo, o setor privado, ONGs e o meio acadêmico, é possível construir um futuro promissor onde a educação estabelece bases sólidas para o desenvolvimento sustentável de todos, capacitando-os a serem membros produtivos em uma sociedade digital altamente complexa.

7.1 CENÁRIO BRASILEIRO

Diferentemente de muitos países desenvolvidos, o cenário brasileiro apresenta progressos significativos, mas também desafios contínuos. Especialistas em educação destacam que, embora haja um aumento constante na conectividade das escolas, a disponibilidade de dispositivos e a qualidade da internet ainda são problemáticas. Apesar do progresso constante, é necessário muito trabalho para garantir uma educação de alta qualidade para todos os estudantes brasileiros.

Investimentos contínuos em infraestrutura, formação de professores e políticas públicas são essenciais para superar esses desafios

e construir um futuro educacional promissor. A integração de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem pode proporcionar experiências mais enriquecedoras, aumentar o engajamento dos alunos e melhorar a colaboração entre educadores. No entanto, para que esse potencial seja plenamente realizado, é necessário superar barreiras existentes, como a falta de recursos tecnológicos nas escolas e o desconhecimento de muitos professores sobre como incorporar essas ferramentas de maneira eficaz ao currículo.

Além disso, o acesso equitativo a dispositivos e internet de qualidade é crucial para evitar a exclusão digital e desigualdades educacionais. Assim, o governo, as instituições educacionais e a sociedade civil devem trabalhar juntos para promover a democratização e o uso responsável das tecnologias. Quando implementadas de forma adequada e sustentável, as inovações tecnológicas podem tornar a educação mais eficiente, estimulante e inclusiva.

Dessa forma, um compromisso compartilhado é essencial para enfrentar esses desafios e aproveitar as oportunidades que a tecnologia oferece em sala de aula. Somente com esforços coletivos e uma visão de longo prazo será possível revolucionar a educação brasileira, preparando plenamente os alunos para os desafios do século XXI.

8 CONCLUSÕES E SUGESTÕES PARA FUTURAS INVESTIGAÇÕES 

Finalmente, as conclusões e sugestões para futuras investigações salientam a importância da promoção da cultura digital, melhoria da formação dos docentes e aumento do investimento em investigação e inovação educacional. A colaboração entre diversos interessados, o desenvolvimento de atividades escolares flexíveis e o reconhecimento das diversidades da realidade estudantil são fatores-chave que devem ser tidos em conta para o avanço do campo da educação. A este respeito, adotar medidas eficazes para a integração das tecnologias digitais na escola é crucial para permitir que todos os alunos acedam continuamente a recursos inovadores e enriquecedores.

Além disso, é preciso investir em programas de capacitação e atualização dos professores, de forma a capacitá-los sob a perspectiva digital e pedagógica. Desta forma, eles poderão tirar o melhor proveito das ferramentas tecnológicas à sua disposição, garantindo aos alunos uma educação de qualidade condizente com o século XXI. No que se refere à trajetória de investimento em pesquisa e inovação educacional, é crucial destinar recursos suficientes para promover a produção de conhecimento e o surgimento de soluções inovadoras. Isto envolve a alocação de recursos em projetos de pesquisa em novas abordagens pedagógicas, métodos de aprendizagem e avaliação, visando a aperfeiçoar a qualidade da formação. A colaboração entre diferentes atores também é vital para o avanço da educação. Isso inclui a formação de parcerias entre escolas, universidades, empresas e organizações da sociedade civil que permitam a partilha de experiências e a colaboração recíproca. Tal colaboração pode se traduzir na partilha de boas práticas, no aumento de acessibilidade a recursos educativos e na disseminação de inovações benéficas para toda a comunidade escolar. A flexibilização das práticas pedagógicas desempenha um papel crucial no apoio a uma educação mais inclusiva e individualizada. Cabe envolver currículos que de alguma forma sejam sensíveis e revertam para a aprendizagem ativa. Assim, é preciso criar ambientes de aprendizagem flexíveis e adaptados às características individuais dos alunos, considerando as suas capacidades, interesses e estilos de aprendizagem. Para tanto, é preciso incluir abordagens pedagógicas mais flexíveis, como a aprendizagem por projetos, o ensino híbrido e a educação inclusiva que permitam aos alunos um papel mais atuante na construção do conhecimento. Por fim, é crucial ter em consideração a diversidade de realidade e realidades escolares. A escola é um espaço variado, com características diferentes em cada um dos ambientes. Assim, é importante diferenciar políticas e programas educacionais que atentem a esta questão, garantindo que todas as escolas tenham acesso a recursos apropriados, instalações de qualidade, e devida assistência para oferecer educação de qualidade.

Em suma, a fim de alcançar um progresso educacional significativo, é preciso incentivar a cultura digital, melhorar o treinamento de professores, aumentar o investimento em pesquisa e inovação educacional, colaborar com as partes interessadas, adaptar as práticas pedagógicas e reconhecer a diversidade de realidades escolares. Somente através de medidas integradas poderá garantir-se uma educação de qualidade que seja inclusiva e sintonizada com as necessidades modernas. Síntese dos principais pontos discutidos.

8.1 A SÍNTESE DOS PRINCIPAIS PONTOS DISCUTIDOS

A análise dos principais aspectos abordados enfatiza a importância e a eficácia da incorporação de tecnologias no ensino fundamental e médio para promover uma aprendizagem significativa entre os alunos De acordo com Moran (2015), “a integração das tecnologias na educação permite que os alunos se tornem protagonistas do seu aprendizado, desenvolvendo autonomia e habilidades críticas essenciais para a sociedade contemporânea”. Ressalta-se, ainda, os benefícios proporcionados pela capacitação contínua e pela qualificação profissional dos docentes. Segundo Kenski (2012), “o preparo docente é um elemento central para a aplicação eficaz das tecnologias, demandando formação técnica e pedagógica”, ademais, evidencia-se a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso gratuito e equitativo às tecnologias educacionais, conforme aponta Almeida (2020), “a democratização do acesso à tecnologia na educação é um desafio que exige articulação entre os setores público e privado para atingir comunidades menos favorecidas”. Por fim, destaca-se a relevância do desenvolvimento e da aplicação sistemática de novas avaliações baseadas em dados confiáveis, essenciais para embasar práticas pedagógicas eficazes e contribuir para a melhoria contínua das estratégias de ensino. De acordo com Silva e Lopes (2018), “a coleta e análise de dados educacionais são fundamentais para direcionar estratégias que atendam às necessidades reais dos alunos e promovam o aprendizado significativo”.

REFERÊNCIAS

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

ALMEIDA, Maria Lúcia. Políticas públicas para inclusão digital e equidade educacional. São Paulo: Contexto, 2020.

SILVA, João; LOPES, Ana. Dados educacionais: um guia para políticas e práticas eficientes. Porto Alegre: Penso, 2018.

GOMES, Maria A. O uso das tecnologias no ensino: práticas e reflexões. São Paulo: Editora Atlas, 2018.

LIMA, João B. Tecnologia educacional: impacto e perspectivas. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

SILVA, Ana C. Tendências pedagógicas na era digital. Porto Alegre: Editora Artmed, 2017.

SANTOS, Paulo D. A formação de professores para o uso de tecnologias no ensino. São Paulo: Editora Penso, 2016.

SOUZA, Carla F. Tecnologias aplicadas à aprendizagem: teoria e prática. São Paulo: Editora Moderna, 2017.

XAVIER, Eduardo H. Políticas públicas e tecnologia educacional: um estudo comparativo. São Paulo: Editora Cortez, 2019.

FERNANDES JUNIOR, Álvaro Martins; ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de. A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio e seu distanciamento da construção da BNCC. Brazilian Journal of Education, v. 30, n. 116, p. 620-643, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/FbMVxqZ6tLB9gytrRW6SNzn/. Acesso em: 02 dez. 2024.