UMA FESTA DAS LETRAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ALFABETIZAÇÃO COM O LIVRO “ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO”

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202501152003


Cleia Olinda da Silva1


RESUMO

A contação de histórias e a leitura literária são reconhecidas como estratégias eficazes para enriquecer práticas pedagógicas, especialmente no desenvolvimento da alfabetização e da expressão oral das crianças. Este texto apresenta e reflete sobre a aplicação de uma sequência didática baseada no livro Aniversário do Seu Alfabeto, de Amir Piedade, que busca integrar atividades lúdicas e literárias para superar lacunas educacionais e promover aprendizagens significativas. Com base nos princípios do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), a sequência enfatiza a importância de experiências planejadas e interativas, proporcionando às crianças oportunidades para explorar a consciência fonológica, fortalecer a interação social e desenvolver o gosto pela leitura. Ao longo deste trabalho, são analisados os impactos dessa abordagem na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, destacando a relevância de práticas integradas para uma alfabetização prazerosa e colaborativa em uma sequência didática.

Palavras-chave: Alfabetização e Letramento; Leitura Literária; Educação Infantil;

1. INTRODUÇÃO

Sabendo que a contação de histórias e a leitura literária são ferramentas poderosas para promover práticas pedagógicas significativas, uma sequência didática planejada com base na obra Aniversário do Seu Alfabeto, de Amir Piedade, pode contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento da consciência fonológica e da expressão oral das crianças. Esse processo, evidencia a importância de integrar atividades lúdicas e literárias para superar as defasagens educacionais. Por meio da leitura compartilhada e da exploração criativa das letras e sons, é possível engajar os alunos em um aprendizado ativo e significativo, fortalecendo não apenas as habilidades linguísticas, mas também o gosto pela leitura e a interação em sala de aula.

Segundo Freire (1989), a leitura vai além da simples decodificação de palavras, representando um desejo de aprender e compreender o mundo ao redor. A mediação da leitura consiste em proporcionar oportunidades para explorar e se conectar com o universo literário, seja por meio da contação de histórias, da prática da leitura ou do incentivo ao acesso das crianças aos livros, ampliando suas perspectivas e experiências. Essa abordagem, portanto, destaca a importância de criar espaços significativos onde a leitura e as histórias promovam não apenas a alfabetização, mas também a conexão emocional e cultural com o ato de aprender.

Nesse sentido, a educação infantil e as series iniciais é uma fase crucial para introduzir práticas pedagógicas significativas, a criança está iniciando sua jornada no sistema educacional e expandindo seu convívio social, antes restrito ao ambiente familiar. Dessa forma, os traços de convivência e aprendizado desenvolvidos em casa são ampliados e enriquecidos no ambiente escolar, promovendo uma alfabetização prazerosa e colaborativa.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998), as sequências didáticas, ou sequências de atividades, são planejamentos organizados que visam articular experiências pedagógicas em torno de um objetivo específico de aprendizagem. Essas sequências permitem que as crianças explorem e aprofundem conhecimentos de forma contínua e significativa, considerando suas particularidades e interesses. No contexto da alfabetização e do desenvolvimento da linguagem, como na sequência didática baseada no livro Aniversário do Senhor Alfabeto, essas atividades oferecem oportunidades de trabalhar habilidades como a consciência fonológica, a interação social e a construção do conhecimento por meio de práticas integradas e lúdicas.

A educação infantil é uma fase caracterizada por intensas descobertas e aprendizagens, marcando o início da jornada escolar das crianças. Nesse contexto, segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998): Educar significa […] propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis (BRASIL, 1998, p.23).

Desta maneira, este texto tem como objetivo: Analisar e refletir sobre a aplicação de uma sequência didática (SD) baseada no livro Aniversário do Senhor Alfabeto, destacando como a leitura literária e a contação de histórias podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas para desenvolver a consciência fonológica, a expressão oral e a interação social em crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para o processo de alfabetização.

Impelidos pelas reflexões sobre a importância de práticas pedagógicas significativas no desenvolvimento integral das crianças, especialmente no contexto da alfabetização, esta investigação busca compreender como a leitura literária e a contação de histórias, organizadas em uma sequência didática baseada no livro Aniversário do Seu Alfabeto, podem preencher lacunas educacionais existentes. A proposta é observar como essas práticas podem integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo o desenvolvimento da consciência fonológica, da expressão oral e da sociabilidade, enquanto se avaliam aspectos que precisam ser aprimorados no contexto da escola pública.

Esta seção está organizada em duas partes: na primeira, apresenta-se a sequência didática em uma tabela com as atividades selecionadas a partir de uma lista e a segunda parte apresenta a obra, o autor e algumas reflexões sobre a aplicação da sequência em sala de aula.

2. METODOLOGIA

A metodologia utilizada na pesquisa foi uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, para a apresentação da sequência didática, pautada em observação, planejamento e análise de práticas pedagógicas realizadas no contexto da educação infantil. A sequência foi desenvolvida com base nos princípios do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e em metodologias ativas, priorizando o protagonismo das crianças no processo de aprendizagem.

A abordagem do tema será alicerçada em uma revisão bibliográfica, que desempenha um papel crucial para a análise e compreensão de práticas pedagógicas, como a implementação de sequências didáticas no contexto escolar. Essa metodologia permite reunir e analisar tanto estudos experimentais quanto não-experimentais, oferecendo uma visão abrangente sobre o impacto de estratégias pedagógicas estruturadas no processo de ensino-aprendizagem. A revisão integrativa ajudará a estabelecer um diálogo entre a literatura científica e a prática educativa, evidenciando os benefícios de uma sequência didática bem estruturada. Entre esses benefícios, destacam-se a organização progressiva das atividades, o estímulo à aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências específicas dos alunos.

Usando da revisão, o trabalho foi estruturado em etapas que contemplam desde o planejamento das atividades até a execução e avaliação do impacto no aprendizado dos alunos. As atividades foram organizadas de forma gradual e progressiva, permitindo que as crianças desenvolvessem habilidades como consciência fonológica, expressão oral e escrita, criatividade e interação social.

A sequência didática foi planejada com base na obra Aniversário do Senhor Alfabeto, de Amir Piedade, e buscou integrar atividades diversificadas, gradativas e interdisciplinares, capazes de estimular o desenvolvimento integral das crianças, com ênfase na alfabetização inicial.

3. PROPOSIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Por se caracterizarem como um conjunto estruturado de atividades organizadas de forma gradual e progressiva, as sequências didáticas oferecem ao professor uma oportunidade valiosa de acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo de aprendizagem. Essa organização sistemática permite que o docente observe com clareza os avanços alcançados por cada estudante em diferentes momentos, identificando suas dificuldades, progressos e necessidades específicas. Além disso, as sequências didáticas possibilitam uma intervenção pedagógica mais assertiva, uma vez que o planejamento em etapas facilita a adaptação das atividades conforme o ritmo e o nível de compreensão da turma. Dessa forma, o professor pode construir um ensino mais significativo e personalizado, promovendo um aprendizado contínuo e consistente.

Dessa maneira, a SD não só orienta o planejamento inicial, mas também incentiva uma constante revisão e aprimoramento das estratégias pedagógicas, tornando o processo educacional mais centrado no aluno e, consequentemente, mais eficiente e significativo (Da Luz, Bervian, 2024). O caráter dinâmico e adaptável das sequências didáticas constitui uma de suas principais vantagens, possibilitando intervenções pedagógicas imediatas e oportunas para garantir o desenvolvimento das competências planejadas.

Dentro desse contexto, a sequência didática apresentada tem como objetivo central integrar a obra literária Aniversário do Seu Alfabeto, de Amir Piedade, às atividades pedagógicas, aproveitando o valor literário dessa obra para criar uma série de experiências de aprendizagem significativas. A proposta não se limita apenas à exploração do texto, mas busca expandir suas possibilidades, abordando diversos contextos e conexões que podem ser feitas ao longo dessa sequência didática.

Na Tabela 01, é apresentada a proposta detalhada da Sequência Didática baseada na obra Aniversário do Senhor Alfabeto, de Amir Piedade.

Tabela 01 – Sequência Didática do livro “Aniversário do Senhor Alfabeto” de Amir Piedade

APRESENTAÇÃO
Sequência Didática com o Livro “Aniversário do Seu Alfabeto” O livro Aniversário do Seu Alfabeto, de Amir Piedade, é uma obra encantadora que proporciona uma abordagem lúdica para o ensino das letras e da alfabetização. Sua narrativa simples e cheia de imaginação é um recurso ideal para trabalhar habilidades linguísticas e desenvolver o prazer pela leitura em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. A seguir, apresentamos uma sequência didática que pode ser utilizada para explorar o livro em sala de aula.
OBJETIVO
  Desenvolver a consciência fonológica e o reconhecimento das letras do alfabeto.
  Estimular a criatividade e a expressão oral e escrita.
  Ampliar o vocabulário e a habilidade de leitura.
  Trabalhar valores como amizade, cooperação e solidariedade presentes na história.
ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1ª Etapa: Apresentação do Livro e Ativação de Conhecimentos Prévios

Atividade:

1. Mostre a capa do livro e pergunte às crianças o que acham que vai acontecer
na história
2. Pergunte se elas já participaram de uma festa de aniversário e quais elementos
são comuns (convidados, bolo, música, etc.).
3. Explique que na história o Seu Alfabeto vai fazer uma festa e que todas as letras
foram convidadas.
2ª Etapa: Leitura Compartilhada

Atividade:

1. Leia o livro para os alunos de forma expressiva, destacando o som e o formato
das letras quando forem mencionadas.
2. Mostre as ilustrações e pergunte às crianças sobre os detalhes observados.
3ª Etapa: Exploração das Letras

Atividade:

1. Após a leitura, peça que as crianças identifiquem no texto as letras que aparecem
na história.
2. Proponha uma brincadeira onde cada criança representa uma letra do alfabeto,
fazendo gestos ou sons associados a ela.
3. Crie um mural com o alfabeto, incentivando cada aluno a decorar uma letra
usando materiais diversos (papel colorido, cola, glitter, etc.).
4ª Etapa: Produção Escrita e Criativa

Atividade:

1. Peça que os alunos criem convites para a festa do Senhor Alfabeto, utilizando as
letras trabalhadas.
2. Incentive as crianças a imaginar um final alternativo para a história e registrá-lo
com desenhos e frases curtas.
5ª Etapa: Avaliação e Encerramento

Atividade:

1. Promova uma roda de conversa onde as crianças compartilhem o que
aprenderam e o que mais gostaram na história.
2. Realize uma “Festa do Senhor Alfabeto” na sala de aula, com músicas, atividades
lúdicas e exposição dos trabalhos produzidos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por fim, a sequência didática baseada no livro Aniversário do Senhor Alfabeto de Amir Piedade, proporciona uma abordagem lúdica e significativa para o ensino do alfabeto e da consciência fonológica. Ao integrar atividades de leitura, escrita, expressão oral e arte, onde as crianças podem explorar de maneira criativa e interativa as letras do alfabeto, desenvolvendo habilidades fundamentais para o processo de alfabetização. Além disso, a sequência permite promover a inclusão, estimular a participação ativa dos alunos e fortalecer a interação social, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e prazeroso.

Fonte: elaborada pela autora

Essa tabela não apenas organiza as atividades planejadas, mas também serve como um guia estruturado para que o professor implemente práticas pedagógicas que favoreçam o aprendizado de forma lúdica e significativa. Nela, o professor encontra uma sequência organizada e progressiva de atividades que exploram os conteúdos do livro, permitindo que os alunos avancem gradualmente no desenvolvimento de habilidades como consciência fonológica, alfabetização inicial, criatividade e expressão oral.

A estrutura da sequência foi planejada de maneira a respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos, oferecendo estratégias diversificadas que atendem às necessidades individuais e coletivas. Além disso, cada etapa da sequência possibilita a aplicação de abordagens interdisciplinares, conectando os conteúdos do livro a áreas como artes, matemática e desenvolvimento socioemocional. Por exemplo, enquanto uma atividade pode explorar a construção de palavras a partir das letras apresentadas no livro, outra pode incentivar a expressão artística por meio da criação de ilustrações ou dramatizações relacionadas à história.

É possível observar a importância da avaliação contínua, permitindo ao professor monitorar o progresso dos estudantes e realizar intervenções pedagógicas quando necessário. Por meio da observação e do registro das atividades propostas, o docente pode identificar as dificuldades específicas de cada aluno, ajustando as estratégias para garantir que todos avancem em direção aos objetivos estabelecidos.

Essa abordagem planejada e documentada é uma das principais vantagens da sequência didática, pois oferece uma visão clara e organizada do processo pedagógico, ao mesmo tempo que promove a inclusão e a participação ativa dos alunos.

Essa sequência se configura como uma ferramenta pedagógica de grande valor para o desenvolvimento das competências iniciais dos alunos. Através de uma abordagem estruturada, que integra atividades lúdicas, interdisciplinares e progressivas, a sequência proporciona uma aprendizagem significativa, respeitando as particularidades de cada estudante e estimulando seu engajamento de forma criativa e colaborativa.

O uso de uma obra literária rica como base para a SD não apenas contribui para o processo de alfabetização, mas também promove a ampliação do repertório cultural das crianças, estimulando a reflexão sobre diferentes contextos e valores. Ao integrar o conteúdo literário com atividades que envolvem o desenvolvimento da consciência fonológica, expressão oral, e até mesmo a interação com outras áreas do conhecimento, a sequência didática garante uma formação integral, essencial para a construção de habilidades cognitivas e socioemocionais.

Além disso, a sequência didática permite ao professor um acompanhamento contínuo do progresso dos alunos, favorecendo uma avaliação formativa e permitindo ajustes pedagógicos em tempo real. Esse caráter adaptativo da metodologia garante que as necessidades e desafios de aprendizagem de cada criança sejam atendidos, promovendo a inclusão e a equidade no processo educativo.

Para Cardoso (2016), a diversidade na sequência didática permite que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais dinâmico e eficaz, ao oferecer aos estudantes múltiplas oportunidades de interação com o conteúdo, por meio de práticas que abrangem diferentes formas de expressão, linguagens e metodologias. A proposta de uma SD diversificada favorece a inclusão, a reflexão crítica e a construção do conhecimento de forma ativa, envolvente e significativa.

Assim, ao adotar uma sequência didática diversificada, o educador não apenas promove uma maior compreensão dos conteúdos trabalhados, mas também cria um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e estimulante, onde cada aluno pode explorar seu potencial e se engajar com o aprendizado de maneira personalizada.

Dessa forma, fica claro que a sequência didática não é apenas um instrumento de organização de conteúdos, mas uma prática pedagógica que, quando bem planejada e aplicada, pode transformar o ambiente escolar, tornando-o mais dinâmico, envolvente e eficaz na promoção do aprendizado. O impacto positivo dessa abordagem se estende para além da alfabetização, tocando aspectos importantes do desenvolvimento infantil e contribuindo para a formação de cidadãos críticos, criativos e conscientes de seu papel na sociedade.

3.1 Explorando na sala de aula a sequência didática

Na primeira etapa da atividade, ao apresentar a capa do livro Aniversário do Seu Alfabeto, o professor inicia uma abordagem interativa, estimulando a curiosidade das crianças sobre o conteúdo da história. Ao mostrar a capa, a pergunta que surge é: “O que acham que vai acontecer nesta história?” Essa questão gera um momento de reflexão, onde as crianças são incentivadas a fazer suposições baseadas na imagem, abrindo espaço para a expressão de ideias criativas e fomentando a imaginação dos alunos.

Em seguida, o professor faz uma conexão com a experiência cotidiana das crianças, perguntando se já participaram de uma festa de aniversário. Essa abordagem ajuda a aproximar o conteúdo do livro com a realidade dos estudantes, promovendo um vínculo entre o que é lido e o que eles vivenciam no dia a dia. Ao questionar sobre os elementos comuns de uma festa de aniversário, como convidados, bolo, música, entre outros, o professor permite que as crianças compartilhem suas próprias experiências e ampliem o vocabulário relacionado a eventos festivos.

Nesse momento, as crianças são convidadas a refletir sobre a ideia de celebração, construindo uma base para compreender o enredo do livro. O professor então revela que, na história, o Senhor Alfabeto está organizando uma festa e que todas as letras foram convidadas, dando início à narrativa de maneira empolgante e curiosa.

A interação foi muito bem acolhida pelos alunos, que demonstraram interesse e entusiasmo ao participar da atividade. As respostas foram diversas, com algumas crianças relacionando a história com suas próprias vivências em festas de aniversário, enquanto outras expressaram curiosidade sobre o que as letras fariam em uma festa. Este momento de exploração inicial foi documentado com registros fotográficos, como ilustrado na imagem 01, que captura o entusiasmo e o engajamento das crianças ao compartilharem suas ideias. Esses registros são valiosos, pois não apenas ilustram o processo de envolvimento dos alunos, mas também servem como um reflexo da efetividade da estratégia pedagógica adotada, que foi bem recebida e motivadora para o grupo.

Imagem 01. Apresentação do livro na sala de aula

Fonte: elaborada pela autora

Ao final, a “Festa do Seu Alfabeto” (Imagem 02) não foi apenas uma celebração da história e das letras, mas também um fechamento significativo da sequência didática. O evento permitiu que os alunos refletissem sobre o que haviam aprendido, e ao mesmo tempo, se divertissem, criando uma conexão emocional com o conteúdo. Esse engajamento é fundamental, pois reforça o aprendizado de forma afetiva, proporcionando uma experiência de aprendizagem que vai além da simples aquisição de conhecimentos, envolvendo os alunos de maneira integral e prazerosa.

Imagem 02. Aniversário do senhor alfabeto.

Fonte: elaborada pela autora

O fechamento da sequência didática foi, portanto, um sucesso, com alunos motivados e participativos, que demonstraram um profundo envolvimento com o conteúdo e com as atividades propostas. A “Festa do Seu Alfabeto” se revelou como uma poderosa ferramenta pedagógica, capaz de transformar o aprendizado de letras e sons em uma experiência divertida e inesquecível.

Este evento foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência imersiva e lúdica, onde os alunos puderam vivenciar de maneira prática e divertida os elementos que aprenderam ao longo da sequência. A festa foi marcada por um ambiente alegre e acolhedor, com músicas que animaram o momento, criando uma atmosfera festiva que remeteu à ideia da celebração descrita no livro.

4. O SENHOR ALFBETO: EXPLORANDO A OBRA DE AMIR PIEDADE E SUAS POSSIBILIDADES NA SALA DE AULA

O livro Aniversário do Seu Alfabeto, de Amir Piedade, é uma obra que se destaca no cenário da literatura infantil brasileira, oferecendo uma rica proposta pedagógica que pode ser explorada de diversas formas dentro da sala de aula. A narrativa é lúdica e criativa, com uma construção envolvente que não apenas introduz as letras do alfabeto, mas também as personifica de maneira encantadora. A história gira em torno do personagem Senhor Alfabeto, que representa as letras de uma forma divertida e educativa, proporcionando aos leitores uma compreensão inicial e divertida da construção da linguagem.

Amir Piedade é um autor reconhecido por suas obras que aliam criatividade e ensino, focando principalmente no desenvolvimento da alfabetização infantil. Sua obra Senhor Alfabeto se destaca por sua abordagem inovadora ao tratar de um tema essencial para a educação básica: o aprendizado das letras e sua relação com o mundo. O autor, com sua sensibilidade e visão pedagógica, consegue transformar um tema aparentemente simples em uma experiência literária rica e envolvente, facilitando o processo de aprendizagem e estimulando o gosto pela leitura. Suas obras são frequentemente escolhidas por educadores por sua capacidade de promover o aprendizado de forma prazerosa e significativa, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem e das habilidades cognitivas das crianças.

A obra Aniversário do Seu Alfabeto é uma excelente ferramenta para ser explorada na sala de aula, especialmente nas primeiras fases da alfabetização. Sua estrutura narrativa simples e ao mesmo tempo cheia de significados torna o livro acessível e interessante para os alunos, permitindo que eles se conectem facilmente com o conteúdo e se engajem na história.

Imagem 03 – Capa do Livro O Aniversário do Seu Alfabeto digitalizada.

Fonte: elaborada pela autora

Uma das principais formas de explorar o livro é por meio da consciência fonológica. Cada letra do alfabeto é apresentada de maneira personificada, o que ajuda as crianças a associar os sons às formas gráficas das letras. Ao trabalhar com o livro, o professor pode desenvolver atividades em que as crianças identifiquem os sons e as letras em palavras do seu próprio vocabulário, construindo uma relação entre o som e a escrita. A leitura e a análise da obra também podem ser acompanhadas de atividades de escrita criativa, nas quais os alunos formam palavras e pequenas frases utilizando as letras personificadas.

Além disso, o Senhor Alfabeto permite explorar o conceito de alfabetização visual. Cada letra no livro é representada de forma distinta, criando uma imagem que ajuda as crianças a visualizarem e lembrarem as formas das letras. Essa abordagem visual é especialmente eficaz para estudantes que estão no início de sua jornada de leitura e escrita, pois associa a letra à sua representação gráfica de forma simbólica e divertida.

Outro ponto importante a ser explorado na sala de aula é a leitura compartilhada. O livro, com seu formato acessível e interessante, pode ser lido em voz alta pelo professor, e as crianças podem ser convidadas a participar ativamente da leitura, seja lendo palavras, identificando letras ou discutindo os eventos da história. A leitura compartilhada é uma prática fundamental para desenvolver habilidades de compreensão de texto e fluência na leitura, além de promover a interação entre o professor e os alunos.

A expressão artística também é uma vertente importante para se explorar nesse livro. Nele pode ser explorado por meio de atividades de ilustração, onde os alunos criam desenhos baseados nas letras e personagens do livro. Essas atividades não apenas reforçam o aprendizado das letras, mas também incentivam a criatividade das crianças, ajudando-as a expressar suas próprias interpretações do livro.

Além disso, o livro permite uma reflexão sobre o conceito de linguagem e comunicação. Ao personificar as letras, o autor nos convida a refletir sobre o poder das palavras e como elas podem construir histórias e significados. O professor pode promover debates em sala de aula sobre o papel da linguagem na comunicação cotidiana e como as palavras têm um impacto nas nossas vidas, abrindo portas para discussões mais profundas sobre comunicação verbal e não verbal.

Em síntese, o livro de Amir Piedade é uma obra multifacetada que oferece inúmeras possibilidades pedagógicas. Sua abordagem criativa e envolvente transforma o aprendizado do alfabeto em uma experiência divertida e significativa para as crianças, facilitando a compreensão dos conceitos fundamentais da leitura e escrita. O livro pode ser utilizado como uma ferramenta dinâmica e versátil na sala de aula, tanto para o desenvolvimento da consciência fonológica e alfabetização visual quanto para o estímulo à expressão criativa e à reflexão sobre a linguagem.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A sequência didática apresentada foi cuidadosamente planejada tendo como base a obra Aniversário do Senhor Alfabeto, de Amir Piedade, reconhecida por seu rico valor literário e por oferecer múltiplas possibilidades pedagógicas. Essa obra serviu como eixo central para a criação de um conjunto de atividades diversificadas e gradativas, elaboradas com o objetivo de atender às diferentes dimensões do desenvolvimento infantil, promovendo não apenas o aprendizado da linguagem escrita, mas também a interação social, a criatividade e o pensamento crítico.

A escolha da obra permite explorar a alfabetização inicial de maneira lúdica e significativa, conectando o universo simbólico das letras do alfabeto a situações do cotidiano das crianças, tornando o aprendizado mais próximo e relevante. As atividades propostas na sequência foram organizadas de forma progressiva, respeitando o ritmo de cada criança e possibilitando um avanço gradual na compreensão das letras, fonemas e palavras, aspectos essenciais para a aquisição da linguagem.

Além disso, a sequência didática foi planejada com uma abordagem interdisciplinar, integrando conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, como artes, matemática e habilidades socioemocionais. Por exemplo, as crianças foram estimuladas a criar representações gráficas das letras, realizar contagens relacionadas às palavras e refletir sobre valores e emoções representados nos personagens e nas situações da história.

Esse planejamento também levou em consideração a importância de um ambiente inclusivo, onde todas as crianças, independentemente de suas particularidades ou níveis de desenvolvimento, tivessem a oportunidade de participar ativamente. Assim, as atividades foram projetadas para favorecer tanto a individualidade quanto a colaboração em grupo, permitindo o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas.

Portanto, a sequência didática fundamentada em Aniversário do Senhor Alfabeto se destaca não apenas por sua estrutura pedagógica sólida e alinhada às diretrizes curriculares, mas também por sua capacidade de engajar as crianças em uma jornada de aprendizado significativa, lúdica e integrada, que contribui para o desenvolvimento integral de competências essenciais na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

REFERÊNCIAS

CARDOSO, W. T. Astronomia Cultural: como povos diferentes olham o Céu. e-Boletim da Física, v. 5, n. 5, 2016. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/e-bfis/article/view/21372/15314> . Acesso em: 5 dez. 2024.

DA LUZ, Julia Isabela Segatto; BERVIAN, Paula Vanessa. PANORAMA SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Simpósio Ciência, Ambiente e Formação, 2024.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GREENHALGH, T. Papers that summarize other papers (systematic review and meta-analyses). British Medical Journal, London, v. 315, n. 7109, p. 672-675, Sep. 1997.

Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.


1Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus XII – Guanambi-BA. Professora da Educação Básica do município de Guanambi-BA. Pós graduada em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Guanhães – MG e Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus XII – Guanambi-BA.