EDUCAÇÃO EM BEM-ESTAR ANIMAL COM O USO DOS SONS DO CORAÇÃO DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS POR MEIO DE SIMULADORES DIDÁTICOS PARA FINS DE EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO ESTADO DE RORAIMA

EDUCATION IN ANIMAL WELFARE WITH THE USE OF DOMESTIC ANIMALS´ HEART SOUNDS THROUGH DIDACTIC SIMULATORS FOR EDUCATION PURPOSES IN ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL IN THE STATE OF RORAIMA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202501131342


André Luiz Baptista Galvão1; Gabriel De Lucas Galindo Malaquias2; Leandro Lucas Figueiredo De Aguiar3; Luisa Lima Nantes De Oliveira1; Fabíola Niederauer Flores1; Wilson Goncalves De Faria Junior1; Érika Fernanda Villamayor Garcia1; Raimifranca Maria Sales1; André Buzutti De Siqueira1; Vanessa Anny Souza Silva1


RESUMO – Os animais domésticos possuem grande contribuição para a evolução da civilização, pois historicamente, ofertam: companhia, alimentos, segurança, transporte e até vestimentas. Considerando o conceito de saúde pela Organização Mundial da Saúde, que compreende em saúde no bem-estar físico, mental e social. Atualmente, os animais avançaram em proximidade ao homem, no sentido de apoio a deficientes visuais, como no caso dos cães-guia, bem como a equoterapia possui valor em contribuição terapêutica em diversas doenças para os humanos. Neste cenário, a educação socioambiental e em bem-estar animal se faz necessário no ensino fundamental e médio. Com esta proposta, objetivou-se abordar a educação em bem-estar animal para alunos do ensino fundamental e médio em diferentes municípios do Estado de Roraima, com o uso de simuladores didáticos dotados com os sons do coração. Para isso, os graduandos e professores do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Roraima, participaram de dez exposições. As exposições foram realizadas durante o período de 31 de Outubro de 2023 a 31 de Outubro de 2024, nos municípios de Boa Vista-RR, Alto Alegre-RR, Pacaraima-RR, Caracaraí-RR, Bonfim-RR, Iracema-RR e Normandia-RR, com o total de 1.432 visitantes, correspondentes em estudantes do ensino fundamental e médio. O uso dos simuladores didáticos, possibilitaram uma experiência ímpar em aprendizado aos estudantes do ensino médio e fundamental na capital e no interior do Estado de Roraima. Despertando, a consciência nos cuidados com os animais domésticos, considerando que eles são seres vivos e possuem dor, merecendo respeito, cuidados éticos e bem-estar.

Palavras-chave: canina, bovina, equina, felina, caprina

INTRODUÇÃO

Em conformidade com a Organização Mundial de Saúde, o conceito de saúde corresponde em saúde no bem-estar físico, mental e social. No contexto mencionado, são considerados, três pilares principais para a preservação da saúde, que são: o meio ambiente; os animais domésticos e o ser humano (CORTES, 1993). Dentro dessa interação, o conceito de preservação de saúde é mais extenso, pois esses três pontos estão passíveis de perturbação da saúde, ou seja a presença de doenças que podem acometer o homem e ou os animais ou ambos (CORTES, 1993; BECKMAN et al., 2023).  A presença de uma doença não pode ser separada do seu ecossistema (CORTES, 1993).  O desiquilibro no meio ambiente e o não cuidado com o bem-estar animal, deixa o ser humano vulnerável a diversas doenças (CORTES, 1993).  Desse modo, atualmente surgiu o conceito de saúde única para traduzir a união indissociável entre saúde animal, saúde humana e saúde ambiental, com a abordagem multidisciplinar, incluindo áreas da medicina, da medicina veterinária e de outras áreas da saúde (CORTES, 1993; BECKMAN et al., 2023). 

Conforme o supracitado, merece atenção os cuidados com bem-estar animal, que prezam: os princípios da liberdade nutricional, liberdade sanitária, liberdade comportamental, liberdade psicológica e liberdade ambiental que constituem nas cinco liberdades estabelecidas pelo comitê de bem-estar de animais de produção (AMARA, 2012). O bem-estar animal está diretamente relacionado ao equilíbrio e saúde para os seres humanos, pois infere-se que 60% dos agentes causadores de doenças em humanos são de origem zoonóticas (CUTLER et al., 2010).

Neste cenário, a ação da medicina veterinária é ampla, nesse sentido merece destaque os cuidados com a saúde com animais de companhia, os cuidados e bem-estar com os animais de produção, bem como o processamento de diferentes produtos de origem animal, como carne, leite, ovos, lã, couro e outros. Desta forma, a contribuição social na educação socioambiental e bem-estar animal são importantes para o cuidados dos animais, como também apresenta importância econômica, na geração de diversos empregos e crescimento econômico principalmente do mercado pet e do agronegócio no Brasil. Com a finalidade de despertar um maior contexto em entendimento nos cuidados no bem-estar dos animais domésticos, objetivou-se realizar a educação em bem-estar animal para os alunos do ensino fundamental e médio em diferentes municípios do Estado de Roraima, por meio de simuladores didáticos dotados com os sons do coração de cada espécie.

MATERIAL E MÉTODOS

As informações de bem-estar, foram aplicadas por meio de exposições, realizadas em escolas de ensino fundamental I, fundamental II e médio, nos municípios de Boa Vista-RR, Alto Alegre-RR, Pacaraima-RR, Caracaraí-RR, Bonfim-RR, Iracema-RR e Normandia-RR, durante o período de 31 de Outubro de 2023 a 31 de Outubro de 2024. Os discentes do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Roraima do Curso de Medicina Veterinária sob a supervisão de seus professores, realizaram as explicações e explanações aos estudantes do ensino fundamental e médio.

Os sons do coração dos animais domésticos apresentados, foram os das seguintes espécies: canina (BRITO et al., 2024); felina (MOTA et al., 2023); bovina (MALAQUIAS et al., 2023a); equina (MALAQUIAS et al., 2023b); caprina (GALVÃO et al., 2023a); ovina (GALVÃO et al., 2023a); suína (MALAQUIAS et al., 2023c). Os sons foram disponibilizados por meio de simuladores que permitiam a ausculta do coração em sua localização anatômica topográfica de acordo com cada espécie. O padrão do som para ausculta do coração das diferentes espécies, foram em conformidade como descrito por Feitosa (2022).

Diante do supracitado, com os referidos simuladores, os estudantes do ensino fundamental I, fundamental II e médio, receberam informações sobre com os animais domésticos, considerando seu bem-estar e saúde. As explicações compreendiam na identificação de sinais de doença no sistema cardiovascular, considerando situações em normalidade, desconforto/estresse e identificação de enfermidades, de acordo com Feitosa (2022).

 As orientações ofertadas permitiam percepção e frequência cardíaca das espécies supracitadas, para fins de entendimento que os animais são seres vivos e que possuem dor. Ademais, foram explicadas também por meio de simuladores o direcionamento em saúde animal considerando as diferentes colorações de mucosa: rósea, perlácea, cianótica ictérica e congesta. Condições estas explicadas por meio de cores nos simuladores, indicando saúde e/ou diferentes graus de doenças ou afecções, como descritas por Galvão et al., (2023b).

O vocabulário empregado para as explanações e explicações durante as exposições sobre as informações descritas acima, estavam em conformidade com grau formação dos alunos, seguindo as recomendações descritas por Madeira (2010) e Armindo; Diniz e Schall (2011).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As práticas de extensão universitária conta com participação dos graduandos e pós-graduandos de cursos profissionalizantes, tornando-se uma relevante contribuição social e integração entre os discentes de diferentes cursos com a comunidade extra universitária. Neste cenário, o contexto de saúde e bem-estar animal, foi aplicada utilizando os referidos simuladores didáticos em dez exposições científicas, com o total de 1.432 visitantes, correspondentes em estudantes do ensino fundamental e médio. As exposições ocorreram na capital Boa Vista do Estado de Roraima, com registro de 697 estudantes; e no interior, como em Alto Alegre, com a visita de 140 estudantes; em Caracaraí com o número de visitantes de 33; Pacaraima contou a participação de 40 alunos; em Bonfim foram 130 estudantes; Iracema foram registrados 150 estudantes e Normandia 240 estudantes.  

Considerando a saúde única e bem-estar animal, com as desordens nas condições ambientais, a educação nestes contextos mencionados se tornam um verdadeiro desafio na sociedade, principalmente com a mudança do perfil do estudante em todas as suas esferas, bem como a instrução para idosos (SILVA et al., 2017; MARQUES et al., 2021). Com a proximidade animal-homem, também é considerado um desafio o conceito de prevenção em doenças de risco aos humanos e aos animais, considerando as formas de manejo adequado para cada espécie e o seu bem-estar (SILVA et al., 2017), preservando uma interação saudável e harmoniosa (HOSKINS, 2008). Ademais, considerando o supracitado é importante e relevante considerar os aspectos legais e éticos sobre as formas de orientação a sociedade de cuidados aos animais, principalmente no conceito de bem-estar e saúde (HAMMERSCHMIDT; MOLENTO, 2015; SILVA et al., 2017).

Com o uso dos referidos simuladores, os estudantes do ensino médio e fundamental, tiveram acesso e oportunidade de acesso aos sons do coração de cada espécie apresentada, bem como o conhecimento das diferentes colorações de mucosa, conhecimento este voltado a orientações de saúde e cuidados com bem-estar animal, considerando principalmente a dor. Os simuladores utilizados permitiram uma experiência única, facilitadora e segura como meio de educação em bem-estar animal, pois no contato com animais vivos, implica em riscos de acidentes, como: mordeduras, arranhaduras, coices e chifradas (FEITOSA, 2022). Neste contexto, a disponibilidade em aprendizado por meio dos referidos simuladores, foi uma metodologia de ensino aplicada, considerando o bem-estar animal, que segue as recomendações do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal Para Produção, Manutenção ou Utilização de Animais e Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica, que permite e incentiva o uso substitutos de animais em modalidades de ensino (CONCEA, 2023). 

No contexto em aprendizado, a utilização dos diferentes simuladores, estimulou o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas por meio de atividades de manipulação e observação dos sons do coração, proporcionando uma experiência prática e realista, reforçando o foco na proposta do aprendizado, corroborando com as metodologias ativas de ensino como descrito por Madeira (2010). Ademais, Madeira (2010) considera importante diferentes estímulos sensoriais, como também foi apresentada as diferentes colorações de mucosa, permitindo melhor assimilação do conteúdo proposto, por parte dos estudantes do ensino fundamental e médio. Assim os estudantes compreenderam melhor que os animais são seres vivos, necessitam de cuidados e que sentem dor, pois possuem coração e sangue.  

Na graduação do Curso de Medicina Veterinária, o discente em formação se depara com um elevado número de espécies para estudo, sendo que cada uma destas espécies apresenta peculiaridades específicas e, consequentemente, particularidades durante realização do exame clínico geral, merecendo destaque a etapa da auscultação do coração, visto que é um sinal vital (FEITOSA et al., 2022). Ademais, com a participação dos simuladores por meio desta metodologia ativa, a interação entre os graduandos de medicina veterinária com os estudantes do ensino fundamental e médio, proporcionou uma troca de conhecimentos e fixação melhor do conteúdo ofertado na graduação, além do estimulo ao relacionamento interpessoal e contribuição social.

CONCLUSÃO

O uso dos simuladores didáticos, possibilitaram uma experiência única de aprendizado aos estudantes do ensino médio e fundamental na capital e no interior do Estado de Roraima no conhecimento sobre bem-estar animal e saúde animal. Despertando, a consciência nos cuidados com os animais domésticos, considerando que eles são seres vivos e possuem dor. O conteúdo apresentado, por meio dos simuladores, tornou-se atrativo aos estudantes do ensino fundamental e médio, o que promoveu a motivação e o respeito aos cuidados de saúde e bem-estar dos animais domésticos. 

REFERÊNCIAS

AMARA, R.M.A. Bem-estar de cães e gatos. IN: CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia – Bem-estar Animal. Belo Horizonte: CRMV-MG, n. 67, 2012.

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1 Docente do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Roraima

2 Médico Veterinário Autônomo

3Graduando do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Roraima