BATMAN: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA PSIQUIATRIA FORENSE

BATMAN: AN ANALYSIS THROUGH FORENSIC PSYCHIATRY

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102412230915


Bruno Lopes Braga1
Bruno Augusto Paysano da Silva2
Gabriel Duarte Rodrigues3
João Pedro Chaves Pinto4


RESUMO: O presente artigo científico tem como escopo analisar, por meio dos ensinamentos da Psiquiatria Forense, o personagem de desenhos animados Batman, relacionado com o personagem da vida cotidiana da cidade de Gotham City, o empresário Bruce Wayne, dono das empresas Wayne. O objetivo geral é analisar o personagem Bruce Wayne e sua relação com os seus desafios cotidianos, relacionados com o dever de salvar a cidade de Gotham City e seus habitantes. Tem como objetivo específico analisar, o que segue: quais os transtornos mentais do personagem do universo da série dos super herois da DC, o Batman e seu personagem cotidiano, Bruce Wayne?

Palavraschave: Batman. Psiquiatria Forense. Gothan City. Transtornos Mentais.

ABSTRACT: The present scientific article aims to analyze, through the teachings of Forensic Psychiatry, the animated character Batman, in relation to the everyday persona of Gotham City’s businessman Bruce Wayne, owner of Wayne Enterprises. The general objective is to examine the character Bruce Wayne and his relationship with his daily challenges, connected to his duty to save the city of Gotham and its inhabitants. The specific objective is to analyze the following: what are the mental disorders of the character from the DC superhero universe, Batman, and his everyday persona, Bruce Wayne?

Keywords: Batman. Forensic Psychiatry. Gotham City. Mental Disorders

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa analisar os transtornos mentais do personagem do universo da série dos super herois da DC, o Batman. O personagem Bruce Wayne, nasceu em uma família rica na cidade de Gotham, durante a sua infância presencioou o assassinato de seus pais, que foi um evento traumático e gerou vários transtornos mentais em Bruce Wayne, a qual será analisado pelo grupo.

Identifica-se que o personagem possui características de transtorno de estresse pós-traumático, tendo em vista que do assassinato de seus pais presenciada por ele durante a infância, fazendo com que o personagem em análise tenha pensamentos recorrentes desse evento, além de ter vários pesadelos diários sobre o ocorrido, como é mostrado em seus filmes.

Além disso, o Batman sofre do transtorno de personalidade anti social, que, por sua vez, é caracterizada no fato de que o indivíduo não apresenta consideração pelos sentimentos das outras pessoas em relação às ações tomadas pelo indivíduo. Como exemplificado em várias cenas, nas quais o Batman não se importa com a opinião de outros, ao perseguir seus inimigos durante os filmes e quadrinhos. Não buscando compreender quais as consequências dos seus atos, simplesmente ele, de forma fria e calculista, derrota seus desafetos sem se preocupar com as consequências de seus atos.

Os traumas supracitados resultaram em pesadelos, lembranças aflitivas, insônia e ansiedade. Como será exposto no próximo tópico, no qual será analisado os aspectos obsessivos do Batman em combater o crime levando a uma seguinte indagação: Justiça ou Obsessão?

BATMAN: Justiça ou Obsessão?

Em primeira análise, é importante destacar que o certame da obsessão do Batman em combater o crime na cidade de Gotham, se apresenta como um grande dilema vivenciado pelo personagem como é mostrado nos filmes e revistas, pois profissionais da área da psiquiatria afirmam que seria uma forma de enfrentar a perda de seus pais e também outra corrente de especialista afirmam que é um ato obsessivo de pensar e elaborar estratégias de combater os criminosos de sua cidade.

No que se refere ao transtorno de estresse é um quadro clínico sendo caracterizado pelo desenvolvimento de sintomas peculiares após a exposição de um evento traumático na vida do indivíduo, na qual inclui a experiência traumática da pessoa diante do acontecimento, como por exemplo casos envolvendo morte, ferimento grave ou outra ameaça à integridade física, ou também ter testemunhado, ou apresentar conhecimento de certos acontecimentos, principalmente se esses casos estiverem envolvendo familiares (Palomba, 2016).

Ademais, como foi demonstrado tal quadro clínico acima, vale destacar que a o grupo analisou que o personagem em estudo tem uma luta incansável contra o crime, podendo ser interpretada como justiça ou como obsessão, pelo fato do Batman não ter o objetivo de apenas proteger a os cidadãos da sua cidade e garantir um ambiente seguro para os mesmos, mas também para o personagem é considerado uma forma de vingança pessoal em relação a morte dos seus pais, objetivando criar um significado à dor sentida por ele, com isso, passando dos limites da razão e da moralidade, demonstrando em muitas partes dos filmes que seus atos ultrapassam da legalidade e assim entrando na obsessão de algo que transparece ser justo.

Haja vista que pacientes com transtornos psicóticos e de personalidade possuem maiores tendências a cometerem atos violentos, com a si próprios e a terceiros, pois refletem a desordem mental a que estão sujeitos e quando não tratadas podem gerar um risco social. Em alguns casos mais acentuados, a pessoa acometida por esse transtorno pode passar por um quadro de verdadeira dissociação mental (Palomba, 2016).

Importante mencionar, que Bruce Wayne acredita agir forma altruísta, porém seu objetivo inicial se torna algo pessoal, pois, de forma cega e sem limites, interpreta individualmente o conceito de justiça e tenta colocá-las na pratica, infringindo as regras e leis impostas por aquela sociedade e sem remorso, resultando em sua obsessão por combater o crime sem pensar nas consequências que isso pode ocasionar. Estas atitudes e sentimentos o tornam e uma pessoa completamente solitária e isolada.

Ademais, o personagem não se enquadra apenas na solidão e no isolamento, mas é rodeado também pelo sentimento de culpa, o que também é um dos sintomas característicos do TEPT, uma vez se sentir responsável pela morte de seus pais, sendo algo totalmente irracional, uma vez que de forma consciente, sabe

que não podia ter feito absolutamente nada para evitar o ocorrido. Sendo assim, essa culpa é um dos traços psicológicos mais evidentes do personagem, afetando suas relações e decisões ao longo de sua vida e isto faz resultar na própria postura isolada que o mesmo decide tomar. Fazendo com que evite laços duradouros, temendo que se se envolvesse emocionalmente com outras pessoas, poderia colocá-las em risco ou, ainda, sofrer a dor da perda novamente, característicos dos sintomas negativos do embotamento afetivo.

De outro modo, Batman sofre com a perda de sua humanidade, mesmo que gradualmente. Por isso, para se proteger da dor emocional, Bruce Wayne adota a persona de Batman, um símbolo de realizar justiça e esse pensamento se distancia do mundo real e dos laços emocionais com os outros indivíduos, afastando a criança sensível de dentro de si. Portanto, características do Transtorno Dissociativo de Identidade, Bruce Wayne divide-se em empresário, administrador das empresas Wayne, e o Batman, no controle de duas pessoas diferentes, dentro do mesmo indivíduo.

De acordo com Everton de Oliveira Maraldi, psicólogo, o Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) trata-se de fenômeno multifacetado que inclui desde os estados de transe, amnésia e fuga dissociativas (com a formação de lacunas mais ou menos significativas na memória), até a alegada divisão do “Eu” em identidades distintas e conflitantes.

Diante disso, ao longo de sua jornada, é correto afirmar que Bruce Wayne fica dividido ao longo dos filmes e revistas sobre o Batman, entre sua necessidade de justiça e sua obsessão por vingança e controle, o que frequentemente o impede de viver uma vida mais equilibrada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do que foi exposto no trabalho, é correto afirmar que as doenças apresentadas pelo Batman, como no caso foi apontado pelo grupo que este possuía o transtorno de estresse pós-traumático e o transtorno de personalidade anti social, é representado durante os filmes.

Com isso, é possível analisar que a busca por uma cidade justa na qual o Batman pretende alcançar nos filmes, e também o desejo deste personagem de proteger a sua cidade vira uma espécie de obsessão,fazendo com que o Batman perca a noção do conceito de justiça e injustiça.

Outro fator é que durante a análise, o grupo conclui que esses aspectos psicológicos, demonstram que o Batman, mesmo sendo retratado como o protagonista de seus filmes, é importante destacar que também este é a representação de um indivíduo com muitos defeitos a serem analisados, em decorrência do assassinato de seus pais durante a sua infância.

Ademais, o grupo alega que a obsessão do personagem em questão atrelada ao combate ao crime da sua cidade faz com que ele não analise as consequências de suas ações, e quais são os impactos negativos destas.

Então, conclui-se que tal obsessão pela luta contra o crime na cidade de Gotham se caracteriza como uma vontade pessoal e incontrolável de punir rigorosamente os criminosos de Gotham, com isso, não analisando outros métodos para sanar tal problema. Dessa forma, o seu conceito de justiça é distorcido pela sua dor e seus traumas não curados.

REFERÊNCIAS

MARALDI, Everton de Oliveira. Transtorno dissociativo de identidade: aspectos diagnósticos e implicações clínicas e forenses. Revista Brasileira de Psicologia Forense, v. 2, n. 2, p. 1-25, 2019. Disponível em:http://dx.doi.org/10.23925/2596-3333.2019v2i2a1. Acesso em: 03 dez. 2024.

PALOMBA, Guido A. Perícia na psiquiatria forense. Rio de Janeiro: Saraiva Jur, 2016. E-book. p.208. ISBN 9788502629738. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788502629738/. Acesso em: 03 dez. 2024.

CURY, Bruno; CURY, Vanessa. O Trauma e a Escuridão de Bruce Wayne. Psicologia & Cinema, 18 jul. 2021. Disponível em:<https://cineset.com.br/o-trauma-e-a-escuridao-de-bruce-wayne/#google_vignette.> Acesso em: 02 dez. 2024.

SOARES, B.S.F.; ALENCAR, C.R.Q.F.; MARTINS, L.J.H.; BAHIA, L.B.C.; SANTOS, M.W.A.; FIGUEIREDO, N.B. HOMEM-MORCEGO: A MENTE POR TRÁS DAMÁSCARA – Uma análise através da psiquiatria forense. 2024.


1 Graduando do curso de Direito do Centro Universitário Do Estado do Pará – CESUPA. E-mail bruno18060499@aluno.cesupa.br.

2 Graduando do curso de Direito do Centro Universitário Do Estado do Pará – CESUPA. E-mail bruno20060192@aluno.cesupa.br.

3  Graduando  do  curso  de  Direito  do  Centro  Universitário  Do  Estado  do  Pará  –  CESUPA. gabriel20060309@aluno.cesupa.br.

4  Graduando  do  curso  de  Direito  do  Centro  Universitário  Do  Estado  do  Pará  –  CESUPA. joao20060106@aluno.cesupa.br.