ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE MANUTENÇÃO, OPERAÇÃO E CONTROLE – PMOC, NO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO DE ENGENHEARIA – NDAE

PREPARATION AND IMPLEMENTATION OF THE MAINTENANCE OPERATION AND CONTROL PLAN – MOCP, AT THE AMAZONIAN ENGINEERING DEVELOPMENT CENTER – AEDC

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202412130724


Mikael Eduardo de Moura da Silva1;
Professor/orientador: Dr. Jessé Luís Padilha


Resumo

O Plano de Manutenção, Operação e Controle o PMOC, é um documento estabelecido pela Lei N° 13.589, de janeiro de 2018, que visa a qualidade do ar em ambientes internos, preservando a saúde dos ocupantes e das edificações. Esse trabalho trata-se de um estudo de caso para verificar a elaboração e implementação do PMOC no Instituto de Pesquisa do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico de Engenharia o NDAE, localizada aos fundos da Universidade Federal do Pará-UFPA, polo CAMTUC, na cidade de Tucuruí no Pará, com foco na melhoria da qualidade do ar e o aumento da durabilidade de seus equipamentos ativos de climatização e a diminuição de particulados suspensos no ar, trazendo um ambiente mais seguro e saudável para os ocupantes. Em base aos dados levantados foi possível criar um PMOC para a instituição de pesquisa, a partir da quantificação e identificação dos equipamentos climatizadores, foi elaborado um modelo de manutenção preventiva que cumpri as necessidades da instituição. Diante isso, reforça a viabilidade e eficácia do PMOC em prolongar a vida útil desses ativos e reduzindo o tempo gasto não planejado de manutenção corretiva. Apesar das adversidades encontradas na elaboração desse documento tais como informações administrativas, o seu custo de elaboração e implementação foram satisfatórios pela instituição e é de extrema importância a continuidade desse plano para garantir e assegurar o cumprimento da Lei.

Palavras-chave: PMOC. Climatização. Saúde. Manutenção.

1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia, está mais comum pessoas trabalharem em ambientes onde as construções urbanas junto com a necessidade de um controle ambiental em ambientes internos seja de extrema importância para o fator eficiência do ocupante e principalmente a qualidade do ar, sistemas de climatização são os principais auxiliadores nesse controle da climatização e principais influenciadores na saúde dos ocupantes (GHIAZZI,2021).

Estudos recentes comprovaram que a falta de manutenção adequada em sistemas de climatização, geram a proliferação de microrganismos e a propagação dos poluentes que resulta em riscos biológicos aos ocupantes e o empenho da eficiência energética (SUNDELL,2019).

Sabendo que a Lei nº 13.589/2018 onde o PMOC se encontra, estabelece diretrizes obrigatórias para equipamentos climatizadores encontrados em ambientes internos com capacidade superior a 5 TR (Tonelada de refrigeração) ou 60 mil BTUS/h (Unidade Térmica Britânica), (ANVISA,2020).  

O PMOC dá validade e assegura todos os equipamentos em que estejam em conformidade, proporcionando a qualidade do ar e o bem estar interno (ABRAVA,2021).

A elaboração do PMOC representa de forma suscinta uma ação imprescindível para a vida útil dos equipamentos é a redução do consumo de energia, promovendo e minimizando os impactos ambientais em relação a energia elétrica (KHADEN,2022).

As manutenções periódicas como preventivas dos sistemas de climatização, tendem a auxiliar numa economia significativa de 15% a 30% do consumo, conforme a regularidade e qualidades das mediações realizadas (ASHRAE,2022).

O monitoramento continuo e as manutenções adequadas são aspectos cruciais para deter as falhas sistêmicas que venham a prejudicar a funcionalidade das operações do edifício e da saúde dos seus ocupantes, tendo em vista as pesquisas realizadas, indicam que a qualidade do ar interno com a pratica do PMOC tendem a diminuir significativamente os níveis de doenças respiratórias, principalmente em ambientes comerciais e educacionais (SUNDELL,2021).

O objetivo desse estudo foi fazer uma elaboração e aplicação do Plano de Manutenção Operação e Controle para um sistema de climatização em um edifício com escritórios, laboratórios, salas com painéis elétricos e servidores inseridos em uma instituição de pesquisa no sudoeste paraense. Essa analise será fundamentada em metodologias que permitam identificar as melhores práticas e ser mais transparente em casos semelhantes.

2 REVISÃO DA LITERATURA

O tema sobre a qualidade do ar interno (QAI) vem sendo um assunto muito estudado nas últimas décadas, tendo uma influencia diretamente ao saúde e bem-estar dos ocupantes nos ambientes climatizados de forma artificial, pesquisas mostram que poluentes nesses ambientes internos como compostos orgânicos voláteis ( VOCs), particulados em suspensão e microrganismos, auxiliam para o aumento dos casos de doenças respiratórias com relação ao ar presente nesses locais (SUNDELL,2019).                                  

A American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers (ASHRAE) determina diretrizes rigorosas para assegurar as boas práticas de manutenção adequadas nos sistemas de ar condicionado para melhorar a QAI e reduzir os riscos à saúde (ASHRAE,2022).

A Lei n° 13.589/2018, que tem em sua regulamentação o PMOC no Brasil, mostra a crescente demanda com a preocupação com a manutenção dos sistemas de climatização nas grandes edificações, a regulação solicita que sistemas de climatização acima de 5 TR ou 60 mil Btu implemente na instituição e documentem esse PMOC para estar de forma legal e amparada pela Lei, garantindo a segurança e eficácia dos sistemas de ar condicionado, ventilação, e aquecimento ABRAVA, a ação do PMOC não só atende as exigências legais, mas também promove a eficiência energética quanto a sustentabilidade, dado que sistemas de climatização em conservação podem reduzir p consumo energético em até 30% (ABRAVA,2021).

Além das questões em relação a saúde, na figura 1 mostra a manutenção com periodicidade que pode ser aplicada nos sistemas de climatização, onde as implicações diretas na durabilidade dos equipamentos. A escassez de manutenção preventiva pode resultar em falhas prematuras, diminuição da vida útil dos equipamentos e o aumento dos custos com reparos ou substituição de componentes. A inspeção e limpeza periódicas do equipamento é garantir o funcionamento eficiente, em edifícios comerciais e industriais, a aplicação do PMOC de forma eficaz não só evita paradas inesperadas, mas também assegura a continuidade das operações, sendo esse um dos fatores críticos em setores como hospital e industrial (ASHRAE,2022). 

Figura 1 – Gráfico indicativo do desempenho ao longo do tempo. 

Fonte: (Norma Técnica NBR 15.575).

No ano de 2020 durante a pandemia, medidas como a qualidade do ar interior foram reforçadas, trazendo um foco renovado sobre a circulação do ar e a necessidade de manter ambientes internos livres de patógenos, o PMOC nesse modo, tornou-se mais relevante, sendo utilizado como ferramenta de controle e garantindo a segurança dos ocupantes em locais climatizados de forma artificial (ABRAVA,2021).

2.1 LOCALIZAÇÃO DO ESTUDO

O presente estudo foi realizado nas instalações do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico de Engenharia – NDAE, localizada na cidade de Tucuruí no estado do Pará.

Figura 2 – Localização do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico de Engenharia.

Fonte: Google Maps (2024).

Com uma área climatizada de aproximadamente 1.303,86 m², a unidade atua no setor de estudos de pesquisas ligada a Universidade Federal do Pará – UFPA no campus CAMTUC.

Figura 3 – Planta do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico de Engenharia.

3 METODOLOGIA 

Este trabalho buscou implantar um plano de manutenção, operação e controle de acordo com os quesitos leais. Foi realizado pela capacidade da metodologia de estudo de caso em uma instituição de pesquisa (Núcleo de Desenvolvimento Amazônico de Engenharia) – NDAE, entre os meses de janeiro e julho de 2023.

Com a metodologia da pesquisa definida para estudo de caso a ser tratado, realizou-se um levantamento das ações necessárias.

Procedimento 1 – Ações: verificar as atividades realizadas nos ambientes da instituição.

Procedimento 2 – Ações: inventariar os equipamentos; identificar os equipamentos e analisa-los.

Procedimento 3 – Ações: identificar as atividades; analisar a periodicidade e promover alterações.

Procedimento 4 – Ações: planejar atividades; e controlar atividades. 

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES OU ANÁLISE DOS DADOS

O NDAE foi observado durante um período de 6 meses, nesse período, foram coletados dados que facilitariam o entendimento do processo para a elaboração e implementação do PMOC na instituição. As informações foram extraídas onde as atividades que eram realizadas não tinham nenhum protocolo ou planejamento, e nem seguiam qualquer periodicidade, isto é, as atividades eram de caráter corretivo, logo, essas informações se encaixava para a necessidade de uma manutenção periódica, onde a administração do NDAE pudesse ser sensibilizada da necessidade do PMOC.

A organização das atividades e de extrema necessidade para a implantação do PMOC, do começo da elaboração ao fim da implementação essa organização deve ser clara o entendimento para posteriores aplicações caso mude ou se ramificam novos edifícios do NDAE.

4.1 CONFECÇÃO DO PMOC

Depois de toda a verificação da instituição, com o auxílio do software MICROSOFT EXCEL®, onde foi feita toda a relação dos ambientes climatizados como na figura 4 e 5. sua capacidade frigorifica, as informações dos setores e dos equipamentos quando possível, foram extraídas das TAGs de identificação que ficam nos equipamentos, após isso foi verificado as necessidades de cada equipamentos específicos no seu local de instalação, onde pode ser visto na FIGURA 6.

Figura 4 – Relação dos ambientes climatizados

Fonte: Adaptado pelo Autor, a partir da: Portaria 3.523/98, anexos i a iii.

O checklist do inventario é de cada equipamento individual existente na instituição onde tem como objetivo garantir a verificação dos componentes a serem averiguados, garantido a qualidade e a eficiência das tarefas a serem cumpridas. Um checklist é uma lista de verificação ou uma lista de checagem (CASTRO B.A. 2024).

Figura 5 – Checklist do Inventario NDAE.

Fonte: Adaptado pelo Autor, a partir da: Portaria 3.523/98, Resolução 09.

Levantamento de dados mostrado na FIGURA 6, é um inventario detalhado de todos os equipamentos dos climatizadores, contendo 43 equipamentos com a capacidade total de 700 mil btus/h ou 58.295 TR. Após o levantamento foi conduzido para identificar problemas relacionados as falhas recorrentes e condições inadequadas de qualidade do ar.

Figura 6 – Relação dos ambientes climatizados

Fonte: Adaptado pelo Autor (2024).

4.2 IDENTIFICAÇÃO DOS SISTEMAS CLIMATIZADORES.

O NDAE possui um sistema de climatização composto por dois tipos de sistemas de climatização, os modelos Split e os modelos ACJ (Ar Condicionado de Janela) como mostra o GRAFICO 1, que são responsáveis por controlar a temperatura, umidade e qualidade do ar interno de diversos ambientes, como salas administrativas, auditórios, laboratórios dentre outros setores. 

Gráfico 1 – Tipos de Equipamentos existentes no NDAE.

Fonte: Autor Próprio (2024).

A uma necessidade de trocar os modelos ACJ pois os mesmos já são considerados modelos ultrapassados em relação aos modelos dos sistemas inverter. Enquanto no sistema tradicional o jato de ar é intenso, podendo incomodar quem fica mais próximo ou na direção, no inverter o jato é suave e contínuo, agindo de forma mais espalhada.

Isso faz com que o ar refrigerado se espalhe pelo ambiente com mais facilidade, melhorando a qualidade da refrigeração (DUFRIO,2024).

Figura 7 – Comparação do sistema com inverter e sem inverter.

Fonte: Fonte: Adaptado pelo Autor, a partir de: DUOFRIO (2024).

A necessidade de identificar e codificar os itens se faz necessária, visando indicar exatamente onde se esteve e o que se fez, a fim de criar uma boa relação entre clientes, equipamentos e materiais, sabendo-se o que foi feito, como foi feito, por quem e o que foi utilizado (Branco Filho, 2008).

Figura 7: Tag de Identificação

Fonte: Autor Próprio (2024).

As TAGs garantem que os equipamentos sejam de identificação única, dando-lhe um código que corresponde ao conjunto de equipamentos da instituição, sendo confeccionadas e etiquetadas como mostrado na FIGURA 7.

4.3 DETERMINAÇÃO DA PERIODICIADE DA MANUTENÇÃO.

Logo em seguida, foi definida a periodicidade da manutenção e o acompanhamento, a implementação aconteceu durante 6 meses, onde foram idealizadas inspeções mensais, trimensal e anual dos sistemas de climatização nesse período, com o apoio da equipe e de bolsistas durante a execução das atividades.

Figura 8 – Periodicidade das manutenções.

Fonte: Adaptado pelo Autor (2024).

A FIGURA 9, mostra a região da periodicidade ótima (entre o nono e o decimo segundo mês), região da figura que concede melhores resultados financeiros do sistema, depende de vários fatores, como: custo da manutenção preventiva, lucratividade do processo e, principalmente, conhecimento da vida útil dos sistemas.

Figura 9: custo de manutenção em relação ao tempo.

Fonte: Adaptado pelo Autor, a partir de: Correa e Dias (2014).

Ao agir de maneira conservadora relativamente ao custo de manutenção, com o objetivo de obter um bom aproveitamento dos componentes para utilizar ao máximo sua vida útil e reduzir os tempos de paradas programadas, pode-se também comprometer a confiabilidade do processo, haja vista a incerteza existente quanto à vida útil de cada componente, como explicam as regiões de periodicidade 17 a 20 da Figura 9. Por consequência, haverá possibilidade de reduzir o custo da manutenção e elevar o custo com paradas no processo, devido à baixa confiabilidade, gerando indisponibilidade no processo ( CORREA E DIAS, 20214).

Figura 10 – Periodicidade das manutenções.

Fonte: Adaptado pelo Autor (2024).

O plano de manutenção, operação e controle, como documentado por lei, é fundamentado e principalmente respeita as normas nos manuais dos fabricantes de equipamentos climatizadores, centraliza as necessidades do processo, orientando o funcionamento e pondo a disposição os equipamentos de ar condicionado.

Recapitulando, as manutenções utilizadas são de caráter preventivas e corretivas, com planos administrativos como ordem de serviço mensais, os equipamentos do tipo ACJ e Splits hi-wall, tento a capacidade total de climatização de 700.000,00 Btu/h (British Thermal Unit/hour) ou 58,295 TR (Toneladas Refrigeração).

Foram idealizadas as atividades desenvolvidas de acordo com as periodicidades recomendadas pelas fabricantes como: Mensal, Trimensal e Anual.

As vistorias servem para identificar os equipamentos mais críticos, ou seja, dar prioridade a equipamentos com o mau funcionamento, sendo assim realizar as atividades de correção. As atividades para esses equipamentos são: no motor; checar rotor, motor, nos compressores; leitura de pressão alta e baixa com o manômetro e medir a corrente, no condensador de ar; medir corrente do motor ventilador, nos suportes tanto da condensadora como a evaporadora; fazer a trocar dos suportes degastados, nas tubulações; buscar vazamentos de fluido refrigerante, nas conexões; verificar porcas trincadas e flanges desgastadas dos tubos de cobre, e fazer trocas de peças como capacitores e relés.

Na manutenção mensal fazer as verificações e eliminar sujeira, danos e corrosão no gabinete na moldura da serpentina e na bandeja, limpar as serpentinas e bandejas, verificar o estado e conservação do termoacústico, lavar as bandejas com remoção de biofilme (Lodo), sem o uso de desengraxaste, limpar o gabinete do condicionador e ventiladores (carcaça e rotor), verificar filtro de ar, verificar e eliminar danos e corrosão, medir diferencial de pressão e pulverizar bactericida.

Na manutenção trimensal fazer as verificações da operação de drenagem de água da bandeja, verificar a vedação dos painéis de fechamento do gabinete, verificar a tensão das correias para evitar o escorregamento, verificar e eliminar frestas dos filtros, da temperatura de entrada e saída de água dos resfriadores de líquido; efetuar testes de funcionamento nos equipamentos, realizando medições de corrente e alimentação fornecida, observando a faixa padrão do equipamento; verificar fluidez do sistema de drenagem; lubrificação e condições de mancais e rolamentos; caixa de ligação dos compressores; contatores, reles, e condutores de energia elétrica; atuação de sensores e transdutores; atuação de chaves e fluxos tatos; funcionamento dos demais acessórios; a necessidade de readequações, melhorias, reformas e substituições; balanceamento da carga de fluido refrigerante com equipamento aferido e adequado para a aplicação; medição da tensão de alimentação dos motores e compressores; da corrente de funcionamento dos motores e compressores; da resistência elétrica dos compressores e motores com equipamento aferido e adequado para a aplicação (Megôhmetro); testes de funcionamento de componentes e acessórios do equipamento; verificar e se necessário ordenar a parada do equipamento para limpeza geral.

Na manutenção anual fazer a limpeza química da condensadora e evaporadora, verificar e eliminar possíveis pontos de corrosão apresentadas nos equipamentos; desmontagem e limpeza geral da torre de resfriamento com a troca da colmeia interna e inspeção minuciosa, com apresentação de relatório técnico sugerindo melhorias ou se necessária reforma/substituição nos equipamentos que apresentaram defeitos e paradas por problemas de funcionamento e excesso de manutenções corretivas durante o ano de manutenção.

4.4 PLANIFICAÇÃO E MONITORAÇÃO DAS ATIVIDADES

Antes do Plano de Manutenção, Operação e Controle , não havia nenhum tipo de monitoramento dos ativos catalogados na instituição, os equipamentos não passavam por nenhuma periodicidade para uma manutenção adequada, ou seja, as manutenções eram de caráter corretivo, sendo assim alguns equipamentos já tinham perdido alguns anos de durabilidade, pois, passavam a trabalhar com esforço adicional, não previsto pelo manual dos fabricantes, esses malefícios causaram a paralização de alguns equipamentos da instituição, trazendo um desconforto térmico e aumentando casos de doenças ocupacionais dos locais onde estavam localizados.

Com a implementação do Plano de Manutenção, Operação e Controle o monitoramento além da execução de tais ações de manutenção, é importante o acompanhamento destas atividades de maneira periódica para se averiguar a eficiência do PMOC. Deve-se também examinar se as ações têm se dado de maneira preventiva ou corretiva. Conforme já sinalizado pelo setor de manutenção, a maioria dos serviços solicitados pela unidade são de intervenções corretivas, e constantemente se verifica a queda de performance dos equipamentos. Com a aplicação e acompanhamento do plano PMOC, pode-se garantir uma maior disponibilidade e desempenho dos equipamentos.

Todas as atividades de manutenção corretiva solicitadas devem ter uma ordem de serviço, onde consta detalhadamente a atividade, identificação do equipamento, data da falha, data da solicitação, local de instalação, responsável pela área, responsável pela manutenção, a ordem de serviço do NDAE está junta com o checklist como mostra a FIGURA 11.

Figura 11 – Identificações da ordem de serviço (Parte do Checklist).

Fonte: Fonte: Adaptado pelo Autor, a partir da: Portaria 3.523/98, Resolução 09.

Com dados obtidos entre Janeiro e Abril do ano de 2024, é possível perceber a maior tendência do NDAE em abrir solicitações de serviços de manutenção corretiva, conforme indicado na GRÁFICO 2.

Gráfico 2: Comparação entre Manutenções Corretivas e Manutenções Preventivas.

Fonte: Adaptado pelo Autor (2024).

Isso mostra a falta de ações preventivas nos equipamentos e consequente diminuição de disponibilidade operacional dos mesmos, visto que só são executadas ações corretivas. Com isto, torna-se necessário a elaboração de um maior plano de manutenção destes equipamentos.

Nos meses entre Maio até Julho de 2024, houve uma mudança significativa em relação aos meses anteriores em base da manutenção (FIGURA 10) , após a implementação do PMOC foram abservados conforme mostra o GRAFICO 3 que seguindo as periodiciadades proposta pelo plano houve uma diminuição das manutenções corretivas.incluindo as manutenções preventivas.

Gráfico 3: Comparação Mensal

Fonte: Adaptado pelo Autor (2024).

Manutenção Preventiva é a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em INTERVALOS definidos de TEMPO (KARDEC, 2015).

5 CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho teve como objetivo principal analisar a viabilidade da elaboração e implementação do Plano de Manutenção, Operação e Controle, mostrando ser uma ferramenta eficaz para a aprimoração da melhoria dos sistemas de climatização do Núcleo de Desenvolvimento de Engenharia da Amazônia – NDAE, as manutenções corretivas dos ambientes da instituição fez com que a os ocupantes tivessem uma melhoria da qualidade do ar junto com a diminuição de problemas relacionados os equipamentos. Entender o funcionamento de cada setor é fundamental, nele é extraído todas as informações necessárias para confeccionar e personalizar conforme a necessidade da instituição de pesquisa, todas as coletas de dados quantitativas são cruzadas e comparadas para assim elaborar o PMOC. 

Por fim, o PMOC mostrou em um período curto de tempo ser uma ferramenta organizacional, onde propõe medidas que podem ser monitoradas, acompanhadas, eficaz e satisfatória para o NDAE. As atualizações de equipamentos são importantes para a diminuição do consumo de energia, a qualidade do conforto térmico dos ocupantes para um melhor desempenho diário, preservando a saúde e também a saúde do edifício.

REFERÊNCIAS

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1 Discente do Curso Superior de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará Campus Tucuruí-PA.
e-mail: mikamoura100@gmail.com