HEALTH EDUCATION TO CONTROL HYPERTENSION IN THE ELDERLY: EXPERIENCE OF MEDICAL STUDENTS AT ELDERLY HOME SÃO PIO, CODÓ-MA.
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/pa10202412080923
Bruna Valéria Peixoto da Silva1; Fernando Marcos Moura Vilarinho Filho2; Gabriel Soares de Matos3; Kércia Pollyana Abraão de Sousa4; Maria Joaquina de Araújo5; Maycon Rayonne Alves de Sousa Júnior6; Victor Emanuel de Sousa de Araújo7; Hengrid Graciely Nascimento Silva8
Resumo
Esse presente relato de experiência tem como objetivo evidenciar uma integração dos acadêmicos de medicina com a população idosa local, tendo como foco na educação em saúde sobre hipertensão arterial sistêmica(HAS). Nesse sentido, a iniciativa visou promover a conscientização e prevenção da doença, houve uma interação dos estudantes com os idosos, aferição de pressão e roda de conversa com a finalidade de sanar as dúvidas sobre a doença e suas consequências para a saúde do indivíduo e estabelecer um vínculo acadêmico-comunitário.
Palavras-chave: Hipertensão Arterial. Idosos. Educação em Saúde. Extensão Universitária.
Abtract
This experience report aims to demonstrate the integration of medical students with the local elderly population, focusing on health education about systemic arterial hypertension (SAH). In this sense, the initiative aimed to promote awareness and prevention of the disease. There was interaction between students and the elderly, blood pressure measurement and discussion circles with the purpose of clarifying doubts about the disease and its consequences for the individual’s health and establishing na academic-community bond.
Keywords: Arterial Hypertension. Elderly. Health Education. University Extension.
INTRODUÇÃO
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), comumente conhecida como pressão alta, se caracteriza por níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias. Esta condição crônica representa uma das principais doenças cardiovasculares, com alta prevalência tanto em âmbito nacional quanto internacional, configurando-se como um relevante problema de saúde pública. (WHO, 2023)
A HAS representa um problema de saúde pública no Brasil, especialmente entre os idosos. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) revelam um aumento significativo na prevalência dessa condição com o avançar da idade. Entre os indivíduos com 60 a 69 anos, a prevalência de hipertensão atinge 60%, enquanto que em indivíduos com 70 anos ou mais, esse percentual eleva-se para 71%, sinalizando um cenário alarmante, com mais de dois terços dos idosos convivendo com essa condição crônica. Os dados reforçam a necessidade de intensificar as ações de prevenção, diagnóstico precoce e controle da hipertensão, visando reduzir o impacto dessa doença sobre a saúde e a qualidade de vida da população idosa. (MALTA, 2018)
A educação em saúde para idosos é essencial, visto que essa faixa etária é particularmente vulnerável a diversas condições crônicas, como a hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. A conscientização e o conhecimento sobre essas patologias podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos idosos, promovendo a prevenção e o manejo adequado dessas doenças. No entanto, a educação sobre a hipertensão entre os idosos é ainda insuficiente, apesar da alta prevalência da condição nessa população. Essa realidade contrasta com a importância dos esforços educativos voltados para essa faixa etária, já que a conscientização sobre a hipertensão – sua definição, formas de prevenção e medidas de tratamento – aumenta o conhecimento dos idosos, o que, por sua vez, eleva as taxas de adesão às práticas preventivas e terapêuticas. (HASANUDDIN, 2023)
Baseado nesses pontos, o projeto de extensão universitária “Educação em Saúde para Controle da Hipertensão em Idosos: Experiência dos Acadêmicos de Medicina na Casa de Idosos São Pio, Codó-MA.” tem como objetivo primordial relatar a experiência dos acadêmicos de Medicina, promover a educação em saúde e a adoção de medidas preventivas e terapêuticas entre a população idosa residente na Casa São Pio, localizada no município de Codó. Por meio de atividades educativas e lúdicas, o projeto busca sensibilizar os idosos, tanto aqueles com diagnóstico de hipertensão arterial quanto aqueles sem essa condição, para a importância do controle da pressão arterial e da adesão ao tratamento, visando a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de complicações.
A oferta de informações precisas sobre a hipertensão arterial aos idosos da Casa São Pio visa promover a prevenção e o controle dessa doença na comunidade. Ao empoderar os participantes a adotarem hábitos de vida saudáveis e a aderirem ao tratamento, espera-se reduzir a prevalência da hipertensão, minimizar o impacto dessa condição sobre o sistema de saúde e contribuir para o aumento da expectativa de vida saudável da população idosa.
METODOLOGIA
Este estudo é um relato de experiência reflexiva, desenvolvido no âmbito de um projeto de extensão promovido pela Faculdade Pitágoras de Codó, intitulado “Educação em Saúde para Controle da Hipertensão em Idosos: Experiência dos Acadêmicos de Medicina na Casa de Idosos São Pio, Codó-MA,” é composto por uma docente e sete estudantes de medicina. Para a coleta das informações que fundamentam o estudo, foram utilizados como métodos a análise bibliográfica, além da captura de fotos e vídeos realizados pela equipe durante o período de agosto a outubro de 2024. O projeto, que se estendeu de agosto a outubro de 2024, foi planejado na Faculdade Pitágoras de Codó como parte das atividades da disciplina “Ciência, Extensão e Transformação na Saúde da Comunidade” (CETESC), sendo executado na Casa de Idosos São Pio, localizada em Codó-MA. A aplicação do projeto foi previamente planejada pela equipe organizadora, que desenvolveu estratégias voltadas para atender às necessidades, exigências e questões levantadas pelos participantes. As atividades do encontro seguiam um roteiro que incluía acolhimento, roda de conversa e encerramento. Além disso, na execução do projeto, buscou-se adotar metodologias baseadas na educação popular em saúde, que incluíram a aferição de pressão arterial e a utilização de músicas para engajamento dos participantes idosos.
Quadro 1 – Lista dos encontros do projeto, no período de agosto a outubro de 2024. Codó, 2024.
DATA | ATIVIDADES REALIZADAS | HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS | OBJETIVO DA ATIVIDADE |
14/08 | Apresentação da disciplina de CETESC | Ampliar a visão acerca da disciplina | Conhecer a disciplina e seus elementos |
21/08 | Criação do projeto de extensão | Estimular o senso de percepções ao projeto | Identificar a problemática da população escolhida |
28/08 | Apresentação do projeto de extensão e início de produção da introdução do artigo | Comunicação, escrita científica e análise crítica. | Alinhar o entendimento sobre o projeto e iniciar a contextualização do artigo. |
11/09 | Apresentação da introdução e pesquisa da revista científica | Síntese de conteúdo e aprimoramento da escrita | Garantir clareza no texto e selecionar um periódico alinhado ao tema |
18/09 | Apresentação da revista científica e visita à Casa de Idosos São Pio para conhecimento da população idosa e planejamento com a direção administrativa do local | Pesquisa, planejamento colaborativo e comunicação | Conhecer a realidade dos idosos para ajustar as ações do projeto, garantindo uma abordagem prática e humanizada. |
25/09 | Início de produção da metodologia e monitoria de treinamento de aferição de pressão arterial | Aprimoramento técnico e precisão no manejo dos aparelhos necessários para aferição | Estabelecer uma metodologia clara para o projeto e assegurar a capacitação para medições precisas, garantindo a qualidade e a segurança das práticas. |
09/10 | Apresentação da metodologia do artigo científico | Organização e clareza na exposição dos métodos de pesquisa | Revisar e assegurar a consistência metodológica do artigo |
18/10 | Execução do projeto de extensão | Trabalho em equipe, comunicação interpessoal e empatia | Implementar ações concretas que atendessem às necessidades da comunidade, contribuindo para a promoção de saúde e bem-estar |
RESULTADOS & DISCUSSÃO
Foi observado que os momentos em sala de aula, incluindo a apresentação do conteúdo da disciplina CETESC com o auxílio de material expositivo e dialogado, além da realização do projeto, foram importantes para destacar a necessidade de entender as demandas dos idosos, especialmente as relacionadas à saúde. Esse entendimento provou ser significativo para a formação médica holística dos acadêmicos do primeiro período do curso de Medicina, e a abordagem metodológica ativa da disciplina, incentivando o protagonismo estudantil, foi um meio efetivo para atingir tal meta. A efetividade é corroborada pelo fato que, majoritariamente, métodos de aprendizagem ativa no ensino superior de saúde são bem-sucedidas em estimular curiosidade, diligência e habilidades de resolução de problemas nos discentes (LEITE et al, 2021).
Paralelamente, é possível apontar a Educação Popular em Saúde (EPS) como um mecanismo que promove a participação da comunidade na construção de conhecimentos e práticas em saúde, valorizando o saber popular e a experiência de cada indivíduo. Baseada nos ensinamentos de Paulo Freire, a EPS busca criar um espaço de diálogo entre profissionais de saúde e a população, visando desenvolver ações coletivas que respondam às reais necessidades da comunidade. Essa abordagem prioriza o fortalecimento da autonomia dos sujeitos, capacitando-os a se tornarem protagonistas de sua própria saúde e bem-estar. No contexto da experiência realizada na Casa São Pio, a EPS mostrou-se presente na interação entre os alunos e a população idosa, tendo resultados positivos. Notou-se que a curiosidade acerca do tema de hipertensão arterial, assim como outras pautas da saúde, era representada frequentemente por meio da participação ativa dos idosos ao perguntarem uma série de dúvidas pertinentes, as quais eram prontamente respondidas pela equipe acadêmica. A consequência foi um aumento do grau de conhecimento por parte dos idosos e, com isso, a elevação das taxas de aderência informada sobre os tratamentos aos quais são submetidos na Casa, contribuindo para sua saúde. Esses aumentos são embasados por estudos que mostram que a participação dos idosos e o fomento de hábitos saudáveis, incluindo a sua educação em saúde, são elementos contributivos para o envelhecimento saudável e ativo (SOUZA; SILVA; BARROS, 2021).
Ademais, o grupo percebeu, durante o processo de aferição de pressão arterial da população idosa da Casa São Pio, a estabilidade dos valores da maioria em condições ideais, abaixo de 120/70 mmHg, indicando o controle bem sucedido da pressão dos membros hipertensos, bem como prevenção da condição nos normotensos, pela administração regular de medicamentos pela equipe profissional da Casa.
Tabela 1 – Valores aferidos de pressão arterial na população idosa no território da Casa de Idosos São Pio no município de Codó/MA.
Pressão Arterial | |
100/60mmHg | 140/60mmHg |
110/70mmHg | 110/60mmHg |
100/60mmHg | 100/60mmHg |
90/60mmHg | 110/90mmHg |
110/70mmHg | 110/60mmHg |
130/80mmHg | 100/60mmHg |
120/80mmHg | 100/60mmHg |
140/90mmHg | 90/50mmHg |
110/60mmHg | 80/50mmHg |
120/60mmHg | 110/60mmHg |
110/60mmHg | 190/60mmHg |
140/80mmHg | 140/70mmHg |
Fonte: Elaborado pelos autores
CONCLUSÃO
O projeto de extensão realizado na Casa de Idosos São Pio demonstrou ser uma experiência enriquecedora tanto para os acadêmicos de Medicina quanto para a população idosa atendida. A abordagem baseada na Educação Popular em Saúde mostrou-se efetiva ao promover um ambiente de diálogo e troca de conhecimentos, resultando em participação ativa dos idosos e maior compreensão sobre a hipertensão arterial.
Os resultados obtidos através das aferições de pressão arterial evidenciaram um controle adequado da hipertensão na maioria dos idosos residentes, com valores predominantemente dentro dos padrões ideais, refletindo a qualidade do cuidado oferecido pela instituição. Além disso, as atividades desenvolvidas contribuíram significativamente para a formação médica dos acadêmicos do primeiro período, proporcionando uma experiência prática de abordagem humanizada e holística no cuidado à saúde do idoso.
A metodologia ativa empregada na disciplina CETESC e a execução do projeto possibilitaram o desenvolvimento de habilidades essenciais para a prática médica, como comunicação interpessoal, trabalho em equipe e empatia. Esta experiência reforça a importância da extensão universitária como instrumento de formação profissional e transformação social, estabelecendo vínculos significativos entre a academia e a comunidade.
REFERÊNCIAS
HASANUDDIN, Asni et al. The Effect of Health Education on the Behavior of Elderly with Hypertension. Jurnal Penelitian Pendidikan IPA, v. 9, n. 9, p. 7023-7027, 2023.
LEITE, Kamila Nethielly Souza; SOUSA, Milena Nunes Alves de; NASCIMENTO, Ana Karoline Freitas; SOUZA, Talita Araujo de. Utilização da metodologia ativa no ensino superior da saúde: revisão integrativa. Arquivos de ciências da saúde da UNIPAR, [s. l.], v. 25, ed. 2, 7 jun. 2021.
MALTA, Deborah Carvalho et al. Prevalência da hipertensão arterial segundo diferentes critérios diagnósticos, Pesquisa Nacional de Saúde. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 21, p. e180021, 2018.
1brunavaleriapeixoto@yahoo.com.br
2fernandomouravilarinho@gmail.com
3gabrielsoaresw7@gmail.com
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5mariajoaquinarj2005@gmail.com
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