DEVELOPMENT OF AN APPLICATION DESIGNED FOR THE PREVENTION AND CARE OF BREAST AND CERVICAL CANCER
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202411232310
Isaque dos Santos Vitória;
Natália Cristina de Andrade;
Ana Paula Fernandes de Oliveira Macedo.
Resumo
Este artigo trata-se do desenvolvimento de um aplicativo destinado a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, o app Amiga se toca traz conhecimento para pessoas que não são da área da saúde sobre patologias que acometem milhares de mulheres em todo o mundo, desenvolvido e disponibilizado na play story em outubro de 2023, a utilização deste app auxilia as mulheres levando informações como o que é a patologia, sinais e sintomas, tratamento e informações sobre o autocuidado, além disso um de seus recurso é disponibilizar a localização mais próxima de unidades de saúde que podem auxiliar nos primeiros atendimentos a possíveis casos casos patológicos.
Palavras-chave: Aplicativos em saúde, outubro rosa, câncer.
1 INTRODUÇÃO
O constante aumento de tumores malignos causam um elevado número de mortes na população em geral (LIN L, et al, 2019). Em todo o mundo o câncer de mama representa um grande problema de saúde (PAULINELLI RR, 2003), essa patologia afeta muito o psicológico das pessoas acometidas, sendo um dos tumores mais temido entre as mulheres (Ministério da Saúde, 2002), no ano de 2020 foi a principal causa de morte nas pessoas do sexo femino.(SUNG H, et al, 2021).
O nível de incidência do câncer de colo de útero é muito alto em todo o mundo, sendo a quarta neoplasia de maior prevalência entre as mulheres (SUNG H, et al, 2021). A vacinação do HPV tem um ótimo custo benefício e mostrando-se eficaz para atuar na prevenção do câncer cervical (CASTELLSAGUE X et al, 2011). Porém menos de 15% das mulheres estão participando de alguma ação contra o câncer do colo de útero (LINHARES AC, 2006). É esperado que haja uma redução de dois terços da incidência dessa neoplasia se houver uma completa aplicação da vacina (Pomfret TC, Gagnon JM, Gilchrist AT, 2011).
A uma busca constante para a melhora na detecção precoce (OLIVEIRA EXG, et al, 2001), países como o Brasil enfrentam dificuldades para elaborar um plano que seja eficaz para o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama e o de útero.(Girianelli VR, Gamarra CJ, Silva GA, 2014). Uma pesquisa realizada com dois grupos de mulheres revelou que quando iniciado o tratamento após os 64 dias há um aumento significativo do risco de morte, se comparadas às mulheres que iniciaram o tratamento antes de completar 60 dias (Nascimento MI, Azevedo e Silva G, 2015). Atualmente a tecnologia tem se mostrado um impulsionador que pode auxiliar no conhecimento em saúde (MORGADO M DO V, AMES RFM, BARROS LJ).
O presente estudo tem como objetivo desenvolver um aplicativo onde mulheres do município de Caçapava possam entrar informações sobre a prevenção, diagnóstico, tratamento do câncer de mama e o de colo do útero.
2 METODOLOGIA
Trata-se de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa, onde foi realizado uma pesquisa sobre o câncer de mama e o de colo de útero. Com buscas em sites como scielo, BVS e ministério da saúde, foi dado o conhecimento técnico e acadêmico para elaboração de conteúdos em forma de texto e vídeo, assim mulheres do município de caçapava encontraram informações sobre cuidados com a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, em paralelo foi desenvolvido um aplicativo, a princípio para o sistema operacional android, com a intenção de expor o conhecimento adquirido, futuramente estará disponível para outros sistemas operacionais.
O desenvolvimento do aplicativo foi utilizado o site da MIT (Massachusetts Institute of technology), esse site permite realizar a programação em blocos, assim a programação ocorre em um ambiente visual. Existem muitos recursos oferecidos por essa plataforma, porém para atender a necessidade encontrada no desenvolvimento dessa aplicação foi preciso complementar com a utilização do armazenamento em nuvem com o intuito de suprir o pouco espaço para armazenamento de arquivos e a limitação de screen, e o canvas para melhor a parte gráfica da aplicação.
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
A elaboração do aplicativo sobre o câncer de mama e do colo do útero foi feita por meio de uma idealização clara, facilitar o acesso da população do município de Caçapava acerca do assunto, para isso foi desenvolvido um aplicativo onde a população poderá ter acesso a conteúdos sobre câncer de mama e do colo e útero como podemos observar na figura 1.
Figura 1 – Menu principal
Ao Clicar no botão câncer de mama ou câncer do colo de útero o leitor terá acesso a um conteúdo exclusivo e atualizado sobre o assunto, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem, cada tema terá que é a patologia, quais os sinais e sintomas, os tratamentos, diagnóstico, fatores de risco e complicações e o mais importante onde encontrar ajuda para auxiliar no diagnóstico da doença, na figura 2 podemos observar como ficou a página sobre o câncer de mama.
Figura 2 – Página dos conteúdos
Ainda na figura 1 podemos observar futuros temas que serão disponibilizados no aplicativo, tudo pensado para garantir o amplo atendimento ao paciente auxiliando assim no conhecimento e reconhecimento da doença, mas também oferecendo apoio durante o tratamento.
4 CONCLUSÃO
O aplicativo contribui para a educação em saúde das moradoras do município de Caçapava de forma inovadora e atual, atuando como um agente impulsionador do conhecimento acerca do câncer do colo de útero e câncer de mama. Ademais, ressalta-se o trabalho de educação em saúde que o enfermeiro pode ter frente a temas relevantes como esses.
Esse aplicativo visa empoderar as mulheres com conhecimento sobre o outubro rosa, informando muito além dos sinais e sintomas e tratamentos, indo até aos direitos e deveres de uma pessoa acometida pela doença.
REFERÊNCIAS
Castellsague X, Muñoz N, Pitisuttithum P, Ferris D, Monsonego J, Ault K, Luna J, Myers E, Mallary S, Bautista OM, Bryan J, Vuocolo S, Haupt RM, Saah A. End-of-study safety, immunogenicity, and efficacy of quadrivalent HPV (types 6, 11, 16, 18) recombinant vaccine in adult women 24-45 years of age. Br J Cancer 2011
Girianelli VR, Gamarra CJ, Silva GA. Disparities in cervical and breast cancer mortality in Brazil. Rev Saúde Pública. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-8910.2014048005214. Acesso em: 11 setembro. 2023.
Lin L, Yan L, Liu Y, Yuan F, Li H, Ni J. J Hematol Oncol 2019. Acesso em: 11 setembro. 2023.
Linhares AC, Villa LV. Vaccines against rotavirus and human papillomavirus (HPV). J Pediatr 2006
Ministério da Saúde (BR). Instituto Nacional do Câncer. Falando sobre câncer de mama. Rio de Janeiro: INCA; 2002.
Morgado M do V, Ames RFM, Barros LJ. Aplicativos Móveis Na Medicina: Um Estudo Das Tecnologias E Sua Relevância No Processo De Aprendizagem Do Aluno. Rev Teor e Práticas Educ – RTPE. 2019.
Nascimento MI, Azevedo e Silva G. Waiting time for radiotherapy in women with cervical cancer. Rev Saúde Pública 2015
Paulinelli RR, Freitas JR, Curado MP, Souza AA. A situação do câncer de mama em Goiás, no Brasil e no mundo: tendências atuais para a incidência e a mortalidade. Rev Bras Saude Mater Infant 2003. Acesso 11 setembro. 2023.
Pomfret TC, Gagnon JM, Gilchrist AT. Quadrivalent human papillomavirus (HPV) vaccine: a review of safety, efficacy, and pharmacoeconomics. Journal of clinical pharmacy and therapeutics 2011
Oliveira EXG, Melo ECP, Pinheiro RS, Noronha CP, Carvalho MS. Acesso à assistência oncológica: mapeamento dos fluxos origem-destino das internações e dos atendimentos ambulatoriais. O caso do câncer de mama. Cad Saúde Pública 2001. Acesso em: 11 setembro. 2023.
Sung H, Ferlay J, Siegel RL, Laversanne M, Soerjomataram I, Jemal A, Bray F. Global cancer statistics 2020: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA Cancer J Clin 2021. Acesso em: 09 agosto. 2024.