DESENVOLVIMENTO DO HOME EASY: SISTEMA DE SOLICITAÇÕES DE SERVIÇOS

HOME EASY: SERVICE REQUESTS SYSTEM

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202411230608


Vitor Ravena Faccio1;
Renata Mirella Farina2;
Fabiana Florian3


Resumo: Este artigo descreve o Home Easy, uma plataforma feita para web quanto mobile, criada para facilitar a contratação de serviços, com foco em serviços manuais. Seu principal objetivo é aumentar a visibilidade dos profissionais, ao mesmo tempo em que simplifica o processo de contratação para os clientes. Para chegar em uma interface intuitiva e acessível a todos os usuários, a plataforma foi desenvolvida utilizando ASP.NET Core MVC e SQL Server. Os resultados demonstraram que o Home Easy pode mudar significativamente o mercado de recrutamento, especialmente aqueles tradicionalmente menos visíveis ou mal vistos. A plataforma não só atende às necessidades atuais do mercado, mas também cria novas oportunidades de negócios tanto para clientes quanto para profissionais. Concluímos que, o Home Easy não só satisfaz um mercado em constante evolução, mas também oferece novas possibilidades para os profissionais se destacarem e ampliarem suas atuações, ao mesmo tempo em que proporciona aos clientes uma forma mais eficiente e confiável de contratar serviços.

Palavras-chave: Contratação de serviços, facilidade, sistema, profissionais, visibilidade.

Abstract: This article describes Home Easy, a platform built for both web and mobile, created to simplify the hiring of services, focusing on manual services. Its main objective is to increase the visibility of professionals while simplifying the hiring process for clients. To achieve an intuitive and accessible interface for all users, the platform was developed using ASP.NET Core MVC and SQL Server. The results showed that Home Easy has the potential to significantly change the recruitment market, especially for services that are traditionally less visible or poorly perceived. The platform not only meets the current market needs but also creates new business opportunities for both clients and professionals. We conclude that Home Easy not only satisfies an ever-evolving market but also offers new possibilities for professionals to stand out and expand their work, while providing clients with a more efficient and reliable way to hire services.

Key-words: Service contracting, ease, system, professionals, service contracting, visibility.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta o Home Easy, uma aplicação disponível na web, desejando facilitar a contratação de serviços e aumentar a comunicação entre profissionais e clientes. O desenvolvimento surge de uma lacuna no mercado, onde a dificuldade em encontrar e contratar serviços, especialmente manuais, de forma rápida e transparente foi identificada. O sistema permite que os usuários acessem uma ampla variedade de ocupações, desde pequenos reparos até especialidades como eletricistas e encanadores.

O objetivo deste trabalho é criar um sistema web que deixe claro e simples o processo de contratação de trabalhos e destaque os profissionais no mercado. Segundo Rabelo (2020), a geração Z, composta por pessoas que nasceram a partir de 1994, são considerados nativos digitais, e representarão 40% de todos os consumidores até 2020. Essa geração cresceu cercada pelos dispositivos digitais, por conta disso essa geração é a mais responsável por cobrar uma mudança na forma que acontece o recrutamento de serviços, o que deixa claro a necessidade do desenvolvimento do Home Easy proporcionando uma solução que atenda a essas demandas.

Atualmente os consumidores, muitas vezes, têm dificuldades em encontrar profissionais qualificados e confiáveis na internet, por outro lado, os prestadores de serviços, especialmente aqueles que fazem trabalhos manuais, sentem que existe um impasse para se destacarem e conquistarem novos clientes. Como observado por Leonardo Mello e Silva, sociólogo da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania, “no Brasil, os trabalhos de baixa qualificação são mal vistos, principalmente o trabalho manual, e a invisibilidade atinge de forma mais intensa esse tipo de ocupação” (Silva, 2007 , p. 8).

Portanto, o Home Easy vem para melhorar essa conexão, tendo uma interface clara para atender às necessidades dos clientes que estão em busca de serviços de qualidade, e dos profissionais à procura de novos fregueses. A primeiro momento, estuda-se todo o contexto do projeto, desenhando o diagrama de entidade-relacionamento (DER) para identificar toda a necessidade do software. Posteriormente, o sistema é desenvolvido com ASP.NET Core com Razor Pages para a parte visual e com a linguagem de programação C# para tratar e manipular os dados. A arquitetura definida para o avanço do projeto é a Model-View-Controller (MVC), visando facilitar possíveis manutenções e implementações futuras. Para o armazenamento e gerenciamento de dados, será utilizado o SQL Server como banco de dados. Espera-se que o Home Easy não seja apenas uma solução eficaz às solicitações dos seus usuários, mas também satisfaça tanto os clientes quanto os profissionais, contribuindo para a melhoria da lacuna existente no mercado de serviços, promovendo um ambiente mais justo e acessível para todos os envolvidos e transformando a forma de contratação de serviços.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Em suma, serão comentadas as ferramentas usadas para o desenvolvimento do Home Easy. Primeiramente, foi apresentado o SQL Server, um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional da Microsoft, mostrando também as modelagens de dados tanto em conceitual quanto em nível físico do sistema que será desenvolvido. Em seguida, foi abordado sobre o ASP.NET Core MVC, destacando o modelo, o controlador, a visão e o uso do Razor Pages, onde foi construído o sistema, facilitando a compreensão e aplicação no desenvolvimento do Home Easy.

2.1 SQL Server

É um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) relacional desenvolvido pela Microsoft. O principal propósito do Microsoft SQL Server é gerenciar e armazenar dados de maneira eficiente e segura. Ele é projetado para atender às necessidades de organizações de todos os tamanhos, desde pequenas empresas até grandes corporações (LEANDRO, 2024).

2.1.1 Modelagem de banco de dados

Esta é uma etapa essencial no processo de desenvolver um sistema, onde os dados são organizados e estruturados para atender às necessidades de uma aplicação. Neste processo, são definidos os tipos de dados e os relacionamentos entre as entidades. Modelagem de dados é o processo de criar uma representação visual, ou esquema, que define os sistemas de coleta e gerenciamento de informações de qualquer organização (AWS, 2024). É essencial para garantir a eficiência, integridade e escalabilidade dos sistemas, fornecendo uma base sólida para o armazenamento e manipulação de dados. Geralmente, é realizada em duas fases principais: modelagem conceitual e modelagem física.

2.1.2 Modelo conceitual

Refere-se a uma representação abstrata dos dados e relacionamentos de um sistema, que descreve as entidades, seus atributos e seus relacionamentos. Trata-se de uma representação diagramática simples que não segue as regras formais de modelagem de dados. O que importa é que ela ajuda as partes interessadas técnicas e não técnicas a compartilhar uma visão comum e concordar com a finalidade, o escopo e o design de seus projetos de dados (AWS, 2024). Geralmente, é expressa por meio de diagramas, como o modelo Entidade-Relacionamento (ER), que foca na estrutura lógica dos dados, independentemente dos detalhes físicos da implementação.

2.1.3 Modelo físico

Os modelos de dados físicos fornecem detalhes que ajudam os administradores e desenvolvedores do banco de dados a implementar a lógica de negócios em um banco de dados físico. Esses modelos oferecem atributos adicionais não especificados em um modelo conceitual, como acionadores, procedimentos armazenados e tipos de dados (AWS, 2024). Basicamente, trata-se de uma representação concreta dos dados de um sistema, incluindo detalhes de implementação física, como tipos de dados, índices e chaves estrangeiras. Ele deriva do modelo conceitual e descreve a estrutura do banco de dados em um nível mais técnico e específico do sistema de gerenciamento de banco de dados utilizado. Portanto o modelo físico é essencial para o projeto e implementação do banco de dados porque define como os dados serão armazenados, recuperados e manipulados pelo sistema.

2.2 ASP.NET Core MVC

O ASP.NET Core MVC é um framework poderoso e flexível para a construção de aplicativos da web escaláveis e de alto desempenho (Guilherme, 2023). Baseado no modelo Model-View-Controller, separa a lógica de negócio (Model), a apresentação (View) e o controle (Controller), tornando o código mais fácil de manter e testar. Com o ASP.NET Core MVC, os desenvolvedores podem criar aplicativos Web ótimos, que são executados em diversas plataformas, incluindo Windows, macOS, Linux e também podendo acessar via celular. Além disso, ele é altamente modular, permitindo que os desenvolvedores escolham os componentes necessários para atender às necessidades específicas do seu projeto. Com sua arquitetura flexível e eficiente, o ASP.NET Core MVC foi a escolha para o desenvolver o aplicativo Web Home Easy, sendo moderno e escalável.

2.2.1 Model (lógica de negócio)

Segunda a própria documentação da Microsoft (2023):

O Modelo em um aplicativo MVC representa o estado do aplicativo e qualquer lógica de negócios ou operação que deve ser executada por ele. A lógica de negócios deve ser encapsulada no modelo, juntamente com qualquer lógica de implementação, para persistir o estado do aplicativo.

2.2.2 Controller (controlador)

Segunda a própria documentação da Microsoft (2023):

Os controladores são os componentes que cuidam da interação do usuário, trabalham com o modelo e, em última análise, selecionam uma exibição a ser renderizada. O controlador manipula e responde à entrada e à interação do usuário. No padrão MVC, o controlador é o ponto de entrada inicial e é responsável por selecionar quais tipos de modelo serão usados para o trabalho e qual exibição será renderizada (daí seu nome – ele controla como o aplicativo responde a determinada solicitação).

2.2.3 View (apresentação)

Parte responsável pela apresentação dos dados ao usuário final. Ela é a interface com a qual os usuários interagem, exibindo informações e permitindo interações, como a entrada de dados. É isolada do restante da aplicação (Model e Controller) para promover uma melhor separação de responsabilidades, tornando o código mais organizado, facilitando a manutenção e o desenvolvimento.

2.2.4 Razor Pages

De forma bem objetiva, Razor foi criado para simplificar a codificação nas aplicações ASP.NET, pois usando a sintaxe do Razor o código fica mais fácil de digitar, mais simples e legível (Macoratti, [s.d.]). Oferecendo suporte multiplataforma, é sugerido para geração de HTML no lado do servidor, como ilustra a Figura 1.

Figura 1 – Exemplo utilizando Razor Pages Fonte: Gimenes, 2023.

3 DESENVOLVIMENTO

A partir dos elementos que ajudam no desenvolvimento de projetos, esses garantem a criação de um sistema eficaz e bem estruturado. Primeiro, observa-se o Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) e como ele facilita a escrita, teste e depuração do código. Em seguida, foi desenvolvido o modelo conceitual do sistema, ele fornece uma visão geral das entidades, como elas se relacionam entre si e as regras de negócios do sistema. Com a elaboração do modelo físico, que é uma representação detalhada de estruturas e processos de dados, leva-se em consideração a infraestrutura e tecnologias necessárias. Por fim, o diagrama de casos de uso é produzido, para mostrar os casos de uso e as funções do sistema. Cada um dos tópicos é crucial para garantir um desenvolvimento sólido e eficaz do sistema.

3.1 Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE)

Uma IDE é uma ferramenta essencial que fornece um conjunto variado de funções para facilitar o processo de desenvolvimento. Além da edição de código, os IDEs integram recursos como depuração, controle de versão e compilação, proporcionando um ambiente exclusivo no qual os desenvolvedores trabalham de forma mais eficiente e produtiva. Ao usar um IDE, os programadores se beneficiam de recursos como destaque de sintaxe, preenchimento de código e integração com sistemas de controle de versão, que ajudam a minimizar erros e acelerar o ciclo de desenvolvimento.

Antes dos IDEs, os programadores escreviam seus programas em editores de texto. Isso envolvia escrever e salvar um aplicativo no editor de texto antes de executar o compilador, anotar quaisquer mensagens de erro e, em seguida, voltar ao editor de texto para revisar seu código e isso levava muito tempo. (LIMA, 2022)

Para este trabalho foi feito o uso do Visual Studio, um dos IDEs mais robustos e amplamente utilizados no mercado. Desenvolvido pela Microsoft, o Visual Studio oferece várias ferramentas que suportam diversas linguagens de programação, como C#, C++, Python e JavaScript. Ele se destaca por suas capacidades avançadas de depuração, integração contínua e suporte para desenvolvimento em nuvem. O Visual Studio exemplifica essas qualidades, proporcionando uma plataforma poderosa para codificar, depurar e implantar aplicações de alta qualidade de forma eficiente.

3.2 Modelo conceitual

De acordo com a explicação na revisão bibliográfica, foi elaborado um fluxograma para a proposta de desenvolvimento (Figura 2).

Figura 2 – Modelo conceitual Home Easy

Fonte: Próprio Autor

3.3 Modelo físico

Figura 3 – Modelo físico Home Easy

Fonte: Próprio Autor

4 RESULTADOS

Atualmente, é obrigatório a adaptação do sistema em diferentes tamanhos de tela. Assim o sistema foi desenvolvido com o objetivo de disponibilizá-lo para dispositivos móveis e computadores. As figuras a seguir mostram os recursos disponíveis no sistema.

Figura 4 – Tela da página inicial do sistema

Fonte: Próprio autor

Na Figura 4, é exibida a tela principal do sistema. Se o usuário não estiver conectado, o cabeçalho mostrará apenas as opções de registro e login. Porém, se o usuário estiver conectado, o cabeçalho será alterado para exibir botões com as opções ‘Anúncios’, ‘Meus Contratos’ e ‘Meu Perfil’, conforme será mostrado em figuras posteriores.

Figura 5 – Tela do registro do usuário no sistema

Fonte: Próprio autor

Na Figura 5, é a tela onde o usuário se cadastra para acessar todo o sistema.

Figura 6 – Tela de login do usuário no sistema

Fonte: Próprio autor

Na Figura 6, observa-se a tela onde o usuário com sua conta já criada, realiza o login para acessar todo o sistema.

Figura 7 – Tela do perfil do usuário

Fonte: Próprio autor

Na Figura 7, está a tela onde o usuário pode visualizar os dados da sua conta ou de outra conta que esteja acessando, como: e-mail, avaliação, telefone, país, estado, cidade, gênero, data de nascimento, anúncios disponíveis e o tipo de usuário. Nessa mesma tela, há botões para alterar a foto, editar as informações da conta, desconectar, visualizar os próprios anúncios e ver as avaliações recebidas. No entanto, se o usuário estiver visualizando uma conta que não é a sua, as opções de alterar foto, editar conta e desconectar não estarão disponíveis. Além disso, se o usuário estiver acessando uma conta de um tipo diferente da sua, aparecerá um botão que o redireciona para o WhatsApp do usuário da conta que ele está acessando.

Figura 8 – Tela de avaliações do usuário

Fonte: Próprio autor

Na Figura 8, é exibida a tela onde o usuário pode visualizar as avaliações associadas ao perfil atual, seja o seu próprio ou o de outro usuário. As avaliações podem ser publicadas de forma anônima ou identificada, e incluem uma breve descrição, a nota atribuída e a data da avaliação.

Figura 9 – Tela de anúncios do usuário

Fonte: Próprio autor

Na Figura 9, está a tela onde o usuário pode visualizar os anúncios associados ao perfil atual, seja o seu próprio ou o de outro usuário. Ao visualizar os anúncios da sua própria conta, você terá opções para criar, ver detalhes, editar ou excluir cada anúncio. Se estiver acessando uma conta que não é a sua, poderá apenas ver os detalhes dos anúncios. Além disso, se o usuário não tiver anúncios disponíveis, o botão exibido será ‘Comprar Anúncio’, permitindo a compra de um novo anúncio. Se houver anúncios disponíveis, o botão será ‘Fazer Anúncio’, permitindo a criação de mais anúncios. A página exibe apenas 3 anúncios por vez; se houver mais, será necessário navegar pelas páginas utilizando os botões correspondentes ao número da página desejada. Também há um botão para voltar ao perfil e, se o usuário for o dono da conta, ele poderá visualizar seus anúncios expirados, já que todos os anúncios têm uma validade de 30 dias.

Figura 10 – Tela de compra de anúncio

Fonte: Próprio autor

Na Figura 10, observa-se a tela onde o usuário pode comprar novos anúncios. Ao clicar no botão de “Comprar Anuncio”, ele é redirecionado para a página da Stripe, onde realizará o pagamento. Se houver algum problema com o pagamento, a Stripe exibirá uma mensagem de erro na própria tela. Se o pagamento for aprovado, o usuário será redirecionado para a aba ‘Meus Anúncios’, onde poderá clicar no botão ‘Fazer Anúncio’ e criar seu anúncio normalmente.

Figura 11 – Tela de anúncios expirados

Fonte: Próprio autor

Na Figura 11, está a tela onde o usuário pode visualizar seus anúncios expirados. Ele terá as opções de ver os detalhes e excluir cada anúncio. A página exibe apenas 3 anúncios por vez; se houver mais, será necessário navegar pelas páginas utilizando os botões correspondentes ao número da página desejada. Também há um botão para retornar aos anúncios não expirados.

Figura 12 – Tela de anúncios de trabalhadores

Fonte: Próprio autor

Figura 13 – Tela de anúncios de clientes

Fonte: Próprio autor

Nas Figuras 12 e 13, estão as telas para as quais os usuários serão redirecionados ao clicar no cabeçalho para visualizar os anúncios de trabalhadores e de clientes, respectivamente. Nessas telas, os usuários podem ver os anúncios disponíveis. Se o usuário conectado for um trabalhador, na tela de anúncios de trabalhadores, ele terá a opção de comprar um anúncio ou, caso haja anúncios disponíveis, criar um novo. Da mesma forma, se o usuário conectado for um cliente, na tela de anúncios de clientes, ele também terá a opção de comprar ou criar um novo anúncio, caso haja disponibilidade. Ambas as telas exibem uma quantidade máxima de anúncios por vez; se houver mais anúncios do que os exibidos, será necessário navegar pelas páginas utilizando os botões correspondentes ao número da página desejada. Os cartões de anúncios mostram a foto do usuário que fez o anúncio, sua avaliação com a quantidade de pessoas que o avaliaram, seu nome, o trabalho que realiza ou precisa, o título e a descrição do anúncio, além de um botão para ver mais detalhes. Caso necessário, é possível filtrar os anúncios pela categoria do trabalho e/ou avaliação dos anunciantes.

Figura 14 – Tela de detalhes do anúncio

Fonte: Próprio autor

Na Figura 14, são exibidos mais detalhes do anúncio e do anunciante. Se o anúncio for de um tipo diferente do representado na conta do usuário conectado, ele terá opções para entrar em contato com o dono do anúncio através do WhatsApp, visualizar o perfil completo do anunciante, contratar o anunciante e voltar à tela anterior. Se o tipo da conta for igual, o usuário terá apenas a opção de voltar. Caso contrate o anunciante, o cliente será redirecionado para a aba de “Meus Contratos Pendentes” com o contrato gerado.

Figura 15 – Tela de contratos pendentes (Contratante)

Fonte: Próprio autor

Figura 16 – Tela de contratos pendentes (Contratado)

Fonte: Próprio autor

Nas Figuras 15 e 16, são exibidos os contratos pendentes do usuário. Quando um usuário gera um contrato, ele precisa aguardar a aprovação do contratado para confirmar que o serviço foi aceito. Se necessário, ambas as partes podem entrar em contato via WhatsApp para trocar mais informações antes e durante o processo, acessando o botão disponível dentro dos detalhes do contrato. Tanto o contratante quanto o contratado têm a opção de visualizar os detalhes do contrato e cancelá-lo, mas apenas o contratado pode aprová-lo. A tela exibe uma quantidade máxima de contratos por vez; se houver mais contratos do que os exibidos, será necessário navegar pelas páginas utilizando os botões correspondentes ao número da página desejada.

Figura 17 – Tela de contratos aprovados (Contratante)

Fonte: Próprio autor

Figura 18 – Tela de contratos aprovados (Contratado)

Fonte: Próprio autor

Nas Figuras 17 e 18, são exibidos os contratos aprovados do usuário. Nesta etapa, nenhum dos usuários envolvidos no contrato pode cancelá-lo; ambos podem apenas visualizar os detalhes do contrato. No entanto, a tela do contratante possui um botão adicional: o botão de ‘Concluir’. Após o contratado ter prestado o serviço ou ter sido contratado, o contratante pode concluir o trabalho, movendo-o para a aba de contratos concluídos e sendo redirecionado para avaliar o contratado e seu serviço. A tela exibe uma quantidade máxima de contratos por vez; se houver mais contratos do que os exibidos, será necessário navegar pelas páginas utilizando os botões correspondentes ao número da página desejada.

Figura 19 – Tela de contratos concluídos

Fonte: Próprio autor

Na Figura 19, são exibidos os contratos concluídos do usuário. Nesta etapa, os usuários envolvidos nos contratos podem avaliar um ao outro. Ao clicar no botão de ‘Avaliar’, são redirecionados para a tela de avaliação. Caso a avaliação já tenha sido realizada, o botão desaparece, e não será possível avaliar novamente. A tela exibe uma quantidade máxima de contratos por vez; se houver mais contratos do que os exibidos, será necessário navegar pelas páginas utilizando os botões correspondentes ao número da página desejada.

Figura 20 – Tela de avaliação dos usuários

Fonte: Próprio autor

Na Figura 20, é exibida a tela para avaliar o usuário envolvido no contrato. Nesta etapa, você pode selecionar a quantidade de estrelas que o usuário avaliado merece, em uma escala de 1 a 5, e adicionar um comentário à avaliação. Caso prefira, é possível postar a avaliação de forma anônima ao selecionar a opção correspondente.

Figura 21 – Tela de detalhes do contrato

Fonte: Próprio autor

Na Figura 21, é exibida a tela de detalhes do contrato, onde são apresentadas informações sobre os usuários envolvidos e detalhes do anúncio relacionado. A tela conta com três botões: um para acessar o perfil do outro usuário envolvido, outro para abrir o WhatsApp do mesmo, e um terceiro para voltar à aba de contratos onde o mesmo se localiza.

5 CONCLUSÃO

Para resumir brevemente o conteúdo deste artigo: trata-se do Home Easy – uma plataforma versátil criada para simplificar a contratação de serviços e facilitar a comunicação entre trabalhadores e clientes tanto na web quanto em dispositivos móveis. Surgindo da identificação de uma lacuna no mercado em que encontrar e contratar serviços manuais com rapidez e simplicidade é um desafio constante; o Home Easy foi desenvolvido como uma solução prática e original. Não somente auxilia na ligação entre clientes e pessoas capacitadas, como também amplia o destaque dos prestadores de serviços na plataforma – especialmente daqueles que desempenham trabalhos práticos que são menos reconhecidos e visíveis em nossa sociedade.

Os principais resultados deste projeto são focados em criar de um sistema com uma interface que atenda às necessidades imediatas dos usuários e que também crie novas possibilidades de negócios para os profissionais envolvidos.

As vantagens do Home Easy em relação às soluções já existentes são a resolução de problemas de visibilidade e acessibilidade para consumidores e profissionais juntamente com o sistema de avaliação para garantir a contratação de prestadores qualificados. Entretanto, uma possível desvantagem poderia ser a necessidade constante de se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor, especialmente entre as gerações jovens que buscam constantes novidades tecnológicas e de uso.

As implicações práticas deste estudo são grandes porque o Home Easy tem o potencial de mudar o modo como os serviços manuais são contratados e realizados, tornando o processo mais eficiente e transparente. Em relação às futuras investigações seria interessante explorar o impacto da Home Easy em setores específicos, como reparos domésticos; e investigar como esta plataforma pode evoluir para integrar algo como a inteligência artificial, com vista à melhoria da experiência do usuário.

Em suma, o Home Easy surge como uma solução relevante e criativa no cenário atual; promete trazer benefícios, tanto para os consumidores, quanto para os trabalhadores.

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RABELO, AGNES (2020). Transformação Digital: o que é e quais os seus impactos na sociedade. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/transformacao-digital>. Acesso em 10 Maio 2024.


1Graduando do Curso de Sistemas de Informação da Universidade de Araraquara- UNIARA. Araraquara-SP. E-mail: vitor.faccio@uniara.edu.br

2Orientador. Docente do Curso de Sistemas de Informação da Universidade de Araraquara- UNIARA. Araraquara-SP. E-mail: rmfarina@uniara.edu.br

3Coorientador. Docente do Curso de Sistemas de Informação da Universidade de AraraquaraUNIARA. Araraquara-SP. E-mail: fflorian@uniara.edu.br