THE USE OF AUTOLOGOUS FIBRIN MATRIX PRODUCTS IN THE TREATMENT OF WOUNDS: INTEGRATIVE REVIEW
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202411180719
Elizabeth de Oliveira Belo1
Leandro Maia Leão2
Josemir de Almeida Lima3
Jandson de Oliveira Soares4
Priscilla Sckarlat de Souza5
Bianca Goes Mota6
RESUMO
Introdução: O uso terapêutico dos concentrados sanguíneos autólogos para a regeneração de tecidos vem ganhando notoriedade no tratamento de feridas. Os bioprodutos obtidos a partir da Matriz de Fibrina concentram plaquetas, leucócitos e podem induzir a regeneração de tecidual. Objetivo geral: Avaliar o impacto do uso de protocolos que utilizaram a matriz de fibrina no tratamento de feridas. Método: Este estudo consistiu em uma revisão integrativa da literatura com análise qualitativa, as bases de dados utilizadas para o presente estudo foram: LILACS e MEDLINE; utilizada a estratégia PICO para auxiliar na elaboração da pergunta norteadora, após essa definição, foram estabelecidas estratégias de busca, sendo utilizados os descritores (DeCS): ’Técnicas de Fechamento de Feridas OR Cicatrização de Feridas AND Fibrina Rica em Plaquetas’’ e da MeSH: ‘’Wound* Closure Technique* OR Wound* Healing AND Platelet-Rich Fibrin’’, sendo encontrados 248 artigos no total, após os parâmetros de inclusão e exclusão serem avaliados, restaram 9 artigos que foram a base para erigir essa pesquisa. Resultados: Os resultados dessa pesquisa apontam para a eficácia da matriz de fibrina sendo utilizada em feridas, possuindo propriedades de enxerto autólogo, maior regeneração dos tecidos lesionados, ação parácrina para ativação e recrutamento celular e auxiliando no alívio da dor, entretanto, a técnica possui uma grande variedade de protocolos descritos na literatura para sua produção. Conclusão: O uso da Matriz de Fibrina Autóloga mostrou-se eficaz no tratamento de feridas e, apesar das variações nos protocolos de obtenção, tem se consolidado como opção terapêutica promissora. Entretanto, são necessários mais estudos, para aprimorar essa prática no tratamento de feridas e propor a padronização da terapia em redes clínicas.
Descritores: Tratamento e Feridas. Cicatrização. Matriz de Fibrina.
ABSTRACT
Introduction: The therapeutic use of autologous blood concentrates for tissue regeneration has been gaining notoriety in wound treatment. The bioproducts obtained from Fibrin Matrix concentrate platelets, leukocytes and can induce tissue regeneration. General objective: To evaluate the impact of protocols using fibrin matrix in wound treatment. Method: This study consisted of an integrative literature review with a qualitative analysis, the databases used for this study were: LILACS and MEDLINE; the PICO strategy was used to assist in the elaboration of the guiding question, after this definition, search strategies were established, using the descriptors (DeCS): ”Wound Closure Techniques OR Wound Healing AND Platelet-Rich Fibrin” and from MeSH: ”Wound* Closure Technique* OR Wound* Healing AND Platelet-Rich Fibrin”, 248 articles were found in total, after the inclusion and exclusion parameters were assessed, 9 articles remained which were the basis for erecting this research. Results: The results of this research point to the efficacy of the fibrin matrix being used in wounds, possessing autologous grafting properties, greater regeneration of injured tissues, paracrine action for cell activation and recruitment and aiding in pain relief, however, the technique has a wide variety of protocols described in the literature for its production. Conclusion: The use of Autologous Fibrin Matrix has proved to be effective in treating wounds and, despite the variations in the protocols for obtaining it, has been consolidated as a promising therapeutic option. However, more studies are needed to improve this practice in wound treatment and to propose the standardization of therapy in clinical networks.
Keywords: Wound treatment. Wound healing. Fibrin matrix.
INTRODUÇÃO
Essa pesquisa teve como objeto de estudo o uso da matriz de fibrina autóloga como tratamento de feridas. A escolha desse objeto se deu pelas evidências de como esse produto biológico vem se destacando por suas propriedades bioativas, que promovem a regeneração tecidual ao fornecer um ambiente propício para a migração celular e a formação de novos tecidos, sendo uma opção promissora do tratamento de diversos tipos de feridas crônicas, tais como lesão por pressão, feridas diabéticas, entre outras (Santos et al, 2023).
Miron et al (2023) descrevem esse biológico como um coágulo natural otimizado, sem nenhum aditivo, que pode melhorar o processo de cicatrização natural, no qual o carreador, uma matriz de fibrina homogênea e forte sem as células vermelhas do sangue, transportam plaquetas. Essa matriz de fibrina forma uma estrutura que dá um suporte natural complexo, que permite o repovoamento com células do próprio paciente. Além disso, esse material libera muitos fatores de crescimento (FC) que, por sua vez, tem a capacidade de induzir a síntese de colágeno pelos fibroblastos, favorecendo o processo de regeneração de feridas e reparação de tecidos.
A utilização de matriz de fibrina apresentou melhoras estatisticamente significantes para cicatrização de tecidos moles e regeneração tecidual. É uma terapia que mostra um enorme potencial de sucesso para a reparação tecidual das feridas crônicas. Esses tipos de feridas são considerados de difícil cicatrização, pois é influenciada por diversas variáveis ou fatores que afetam o processo de cicatrização, exigindo o uso de coberturas e técnicas especificas para uma abordagem mais adequada dessa condição (Mendes et al, 2024).
Entretanto, embora os estudos tenham demonstrado resultados promissores no uso clínico da matriz de fibrina, ainda são necessários mais pesquisas visando uma compreensão mais aprofundada de seus mecanismos de ação, eficácia a longo prazo e possíveis limitações.
Face ao exposto, surgiu a seguinte questão norteadora: ‘’qual é o impacto do uso da matriz de fibrina na cicatrização de feridas?’’
Mediante aos fatos abordados anteriormente, a investigação dos impactos do uso da matriz de fibrina na cicatrização é deveras relevante, tendo em vista que casos de feridas crônicas e complexas tem tido um crescimento exponencial; uma melhor compreensão dessa técnica unida a estratégias em segurança e eficácia apontam para a necessidade de pesquisas que tratem tanto das possibilidades quanto das limitações e desafios dessa técnica.
O tratamento de feridas representa um desafio constante na prática da enfermagem, principalmente de feridas crônicas e de alta complexidade, com implicações significativas para a recuperação dos pacientes e a eficiência dos cuidados de saúde.
Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo a análise dessa terapia, se justificando na medida que pode contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a técnica da matriz de fibrina e, em consequência, melhorar a prática clínica e garantir que os pacientes recebam o tratamento mais adequado, personalizado e eficaz.
METODOLOGIA
O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura; no qual consiste em um cruzamento das principais pesquisas envolvidas com o tema escolhido com o intuito de obter conclusões gerais para analisar o conhecimento técnico/científico sobre o assunto a ser investigado e fornecendo informações importantes sobre o estado atual da pesquisa (Cronin e George, 2020).
O estudo seguiu as etapas difundidas nos métodos para criação de revisões integrativas, sendo eles: 1. Pergunta norteadora; 2. Objetivos do estudo; 3. Busca nas bases de dados; 4. Síntese dos dados e avaliação dos mesmos; 5. Análise crítica desses dados; 6. Discussão dos dados obtidos e 7. Divulgação da revisão integrativa (Kutcher e LeBaron, 2022).
O presente estudo utilizou a estratégia PICO na elaboração da pergunta norteadora, sendo dividido da seguinte forma: Pacientes (P): Portadores de feridas crônicas e complexas; Intervenção (I): Utilização da matriz de fibrina como terapêutica; Comparação (C): Pacientes que não utilizaram matriz de fibrina; Desfecho (O): Analisar a eficácia da matriz de fibrina utilizada em feridas crônicas e de alta complexidade e os avanços dessa tecnologia (Schiavenato e Chu, 2021).
A busca na literatura deu-se através das bases de dados: Medical Literatura Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), sendo identificados artigos que entravam em simetria com o objetivo do presente estudo. A estratégia de busca nas bases de dados deu-se através de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), sendo os seguintes termos: ‘’Técnicas de Fechamento de Feridas’’; ‘’Cicatrização de Feridas’’ e ‘’Fibrina Rica em Plaquetas’’; também foram utilizados descritores da Medical Subject Headings (MeSH) para a busca, a saber: ‘’Wound Closure Techniques’’; Wound Healing’’ e ‘’Platelet-Rich Fibrin’’, sendo utilizados o pareamento booleano AND, OR e * para pesquisar no singular e plural também. A estratégia de busca completa está ilustrada no Quadro 1.
Quadro 1. Estratégias de busca nas bases de dados.
Bases de Dados | Estratégias de busca | Quantidade de artigos encontrados |
LILACS | ‘’Técnicas de Fechamento de Feridas OR Cicatrização de Feridas AND Fibrina Rica em Plaquetas’’ | 24 |
MEDLINE | ‘’Wound* Closure Technique* OR Wound* Healing AND Platelet-Rich Fibrin’’ | 224 |
A busca foi realizada entre os meses de maio e novembro de 2024. A lista de referência do presente estudo foi digitalizada manualmente visando análise de elegibilidade para identificação de estudos adicionais a serem incluídos.
Os critérios de inclusão adotados para a seleção dos estudos foram: artigos originais; publicados entre 2019 e 2024; nos idiomas português e inglês; que respondessem à pergunta norteadora do presente estudo; e que estivessem disponíveis na íntegra. Já os critérios de exclusão englobaram estudos que não tratassem diretamente do uso da matriz de fibrina; bem como artigos com metodologias que não se alinhavam ao objetivo da pesquisa; artigos que não respondam à questão norteadora da pesquisa e também relatos de caso e artigos de opinião.
A coleta dos dados foi realizada a partir de uma leitura crítica e reflexiva dos títulos e resumos de cada artigo identificado nas buscas. Essa triagem inicial permitiu a exclusão dos estudos que não atendiam aos critérios de inclusão. Após essa seleção preliminar, os artigos completos foram lidos na íntegra, com o objetivo de realizar uma análise mais profunda sobre os tratamentos das feridas e a utilização da matriz de fibrina na cicatrização.
Após coleta de dados de acordo com a Figura 1, foi descrito as principais informações sobre os principais tratamentos das feridas como também a utilização da matriz de fibrina como cicatrizante. A busca dos artigos foi feita em duas etapas: uma triagem inicial baseada na leitura de títulos e resumos para identificar estudos que atendessem aos critérios de inclusão, seguida de uma análise detalhada dos textos completos dos artigos pré-selecionados para confirmar sua inclusão na revisão. Para ilustrar de forma transparente e compreensiva o processo de seleção dos estudos, será apresentado um fluxograma, detalhando o número de registros identificados, selecionados, incluídos e excluídos. Esta representação visual é fundamental para assegurar a transparência do processo de revisão e para facilitar a compreensão dos leitores sobre a abrangência da pesquisa realizada na Figura1.
Figura 1: Fluxograma detalhado da metodologia aplicada.

Para a extração dos dados, os investigadores independentes, extraíram informações dos artigos publicados utilizando um protocolo predefinido. Para a extração dos dados qualitativos, foram checadas informações sobre o autor, revista, ano de publicação, desenho do estudo, critérios de inclusão e exclusão, tipo de instrumento de coleta de dados, variáveis estudadas e principais desfechos.
Os estudos foram analisados qualitativamente e agrupados em uma planilha, sendo analisada a autoria, ano de publicação, objetivos, nível da evidência e principais resultados; a análise teve como técnica a abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD) de Roque Morais e Galiazzi (2016), para melhor organização dos dados obtidos.
Quadro 2. Formação das unidades de significado através da ATD.

Os níveis de evidência dos estudos foram analisados, sendo utilizada a seguinte classificação: 1) revisões sistemáticas ou metanálises; 2) revisão sistemática de estudos qualitativos e descritivos; 3) estudos qualitativos e descritivos. Os resultados serão organizados e apresentados através de quadros, e seu conteúdo será discutido sob a luz da literatura científica.
RESULTADOS
Com base nas evidências emergentes sobre a utilização de matrizes de fibrina no tratamento de feridas, observou-se um aumento significativo na produção científica nos últimos anos, com resultados promissores relacionados à eficácia dessa técnica no processo de cicatrização. Esse crescimento reflete o potencial dessa terapia como uma alternativa inovadora e eficaz em comparação aos tratamentos convencionais, especialmente em casos complexos, como feridas crônicas, pós-cirúrgicas ou traumáticas, onde o processo de cicatrização é prolongado e desafiador.
Na busca realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), foram identificados 248 artigos relevantes, conforme demonstrado no Quadro 2. Esses artigos foram analisados com base em critérios de inclusão e exclusão previamente definidos, com a remoção de artigos duplicados.
Quadro 2: Distribuição dos artigos nas bases de dados MEDLINE e LILACS.

As publicações selecionadas nesse estudo foram identificadas segundo: título do artigo, autor, ano, objetivo/conclusão e tipo do estudo, foram dispostas na Tabela 3.
Após o levantamento bibliográfico foram discutidos com base nos artigos encontrados os principais apontamentos direcionados a membrana fibrina como tratamento em feridas crônicas e cirúrgicas.
Tabela 3: Caracterização dos artigos selecionados para análise.
Título | Autor/Ano | Objetivo | Resultado | Tipo de Estudo |
Mechanism and application of fibrous proteins in diabetic wound healing: a literature review | Yan et al, 2024 | Explorar as características das proteínas fibrosas e seu papel na cicatrização de feridas diabéticas. | Sugeriu novas modalidades terapêuticas que podem reduzir a incidência de feridas diabéticas e melhorar a saúde de pacientes diabéticos. | Revisão Sistemática |
The Use of Active Coagulation Whole Blood-An Innovative Treatment Strategy for Hard-To-Heal Wounds | Haim et al, 2024 | Explorar o tratamento de coágulo de sangue autólogo em feridas profundas. | Mostrou-se seguro e eficaz na cura de feridas cutâneas complexas. | Estudo Prognóstico |
Mecanismo de ação e as possíveis aplicações da Fibrina Rica em Plaquetas na prática clínica: uma revisão narrativa | Porto et al, 2022 | Examinar o potencial da Fibrina Rica em Plaquetas (FRP) na reparação tecidual. | Indicou resultados satisfatórios na cicatrização e na redução do tempo de recuperação em várias lesões. | Revisão Sistemática |
TGF-β loaded exosome enhances ischemic wound healing in vitro and in vivo | Shi et al, 2021 | Analisar o efeito do PEP enriquecido com TGF-ß na cicatrização de feridas isquêmicas. | Promoveu a proliferação celular e a formação de estrutura e função da pele em feridas tratadas. | Estudo Prognóstico |
The Use of Umbilical Cord-derived Mesenchymal Stem Cells Seeded Fibrin Matrix in the Treatment of Stage IV Acute Graft-Versus-Host Disease Skin Lesions in Pediatric Hematopoietic Stem Cell Transplant Patients | Akçay et al, 2021 | Avaliar a eficácia do uso da matriz de fibrina com células-tronco em feridas associadas aGVHD em pediatria. | Mostrou-se eficaz e seguro para o tratamento local de lesões cutâneas em pacientes pediátricos. | Estudo Prognóstico |
Platelet-rich plasma, platelet-rich fibrin, and enamel matrix derivative for oral mucosal wound healing | Vokurka et al, 2020 | Avaliar os benefícios de PRP, PRF e EMD em defeitos da mucosa oral. | Observou benefícios significativos na cicatrização de feridas da mucosa oral em coelhos. | Estudo Prognóstico |
Optimization of Platelet-rich fibrin | Miron et al, 2023 | Discorrer sobre o modo de produção da técnica | Foram identificadas assimetrias no modo de produção da técnica, onde os valores de RPM e Força G variavam entre os estudos | Revisão Sistemática |
Platelet-rich fibrin: Basics of biological actions and protocol modifications | Pavilovic et al, 2021 | Diferencia as técnicas dos modos de produção da matriz | Foram demonstrados diferentes métodos de fabricação da matriz de fibrina, o que possibilita obter vários tipos de matriz diferentes a depender da técnica empregada | Revisão Sistemática |
DISCUSSÃO
O uso da matriz de fibrina autóloga tem sido amplamente estudado no contexto da cicatrização de feridas devido à sua capacidade de criar um microambiente favorável à regeneração tecidual, especialmente em casos de feridas complexas (Porto et al, 2022).
Contendo fatores de crescimento essenciais, como TGF-β, PDGF, VEGF, EGF e IGF-1, além de citocinas, que são cruciais para a promoção da cicatrização. Esses fatores são liberados por células do sistema imunológico, como macrófagos, neutrófilos, assim como plaquetas também, onde desempenham papéis fundamentais na regeneração celular e na angiogênese, ajudando a restaurar a integridade do tecido danificado; ela é produzida através da centrifugação do sangue colhido, aplicando uma força relativa de forma circular, sendo empregada a força g por minutos do ciclo, os relatos da literatura muitas vezes causam confusão, pois, não existe uma padronização entre rotações por minuto, força g empregada e a quantidade de minutos que o sangue estará em rotação na centrífuga, ocasionando protocolos diferentes (Miron et al, 2023).
Em feridas crônicas, que enfrentam dificuldades de cicatrização como à hipóxia e inflamação persistente, proteínas fibrosas (colágeno, elastina e fibrina) desempenham um papel essencial na formação de uma nova matriz extracelular (ECM) (Yan et al, 2024). Ainda segundo Yan et al (2024) é enfatizado que essas proteínas estimulam a angiogênese, o desenvolvimento do tecido de granulação e a reorganização da ECM, promovendo a recuperação de feridas crônicas e reduzindo o risco de complicações.
As terapias regenerativas também tem avançado no âmbito da indústria, onde novas tecnologias em curativos a base de proteínas, como proteínas fibrosas, fibrina, laminina, fibronectina, elastina e etc.; esses curativos oferecem controle de umidade, absorção de exsudato e liberação de fatores de crescimento, criando um ambiente mais propício à cicatrização e, consequentemente, diminuindo a necessidade de intervenções mais drásticas, como amputações (Yan et al, 2024).
Segundo os estudos de Pavilovic et al (2021) as plaquetas desempenham um papel crucial na ativação da cascata de coagulação e na promoção da regeneração tecidual. Durante esse processo, elas liberam uma série de proteínas e citocinas que estimulam a proliferação de células-chave para a cicatrização, como fibroblastos e células-tronco mesenquimais.
As preparações resultantes, enriquecidas com fibrina e plaquetas, podem ser apresentadas tanto em solução quanto em forma de gel, sendo utilizadas para injeções ou aplicadas diretamente no local da cirurgia ou ferida, promovendo a regeneração dos tecidos danificado (Vokurka et al, 2020).
Através dos estudos de Shi et al (2021) foi investigada a eficácia de concentrados plaquetários, onde encontraram resultados promissores na regeneração de feridas isquêmicas, incluindo a recuperação de estruturas como folículos capilares e glândulas sebáceas. Esse estudo sugere que o uso de exossomos enriquecidos com TGF-β pode ter um grande potencial terapêutico para a cicatrização em condições de baixa vascularização, promovendo a regeneração mesmo em ambientes desfavoráveis.
Através dos estudos de Haim et al (2024) foi proposta uma nova abordagem no tratamento de feridas de difícil cicatrização, utilizando sangue total com coagulação ativa. Este método envolve a aplicação de sangue fresco e não fracionado diretamente sobre a ferida, aproveitando os fatores de coagulação e os componentes celulares do sangue, como plaquetas e glóbulos brancos, para promover a cicatrização. Ele complementa ainda que aplicação direta de sangue fresco cria um ambiente favorável à regeneração tecidual e à resposta inflamatória necessária para a cicatrização.
Compreende-se, portanto, que a matriz de fibrina funciona como um suporte estrutural, permitindo que as células permaneçam no local da lesão e liberem fatores de crescimento de forma controlada. Ela ajuda a formar uma base que facilita a adesão celular e a cicatrização, além de proteger as células transplantadas, potencializando o efeito terapêutico. A combinação de matriz de fibrina tem mostrado eficácia na melhora das lesões por pressão de estágio IV, com observações de redução na inflamação e regeneração da pele (Akçay et al, 2021).
A frequência do uso da matriz de fibrina varia e pode ser repetido até a cicatrização completa. O tempo de reaplicação varia conforme a profundidade e as características da lesão, sendo um método seguro e eficaz para tratar feridas crônicas; no entanto, é importante abordar os desafios associados à variabilidade na preparação e os custos envolvidos, a fim de garantir sua implementação melhor na prática clínica (Balsano et al, 2021).
CONCLUSÃO
A matriz de fibrina tem se destacado como uma solução inovadora e eficaz para o tratamento de feridas, oferecendo benefícios significativos em termos de aceleração da cicatrização e melhoria da qualidade do tecido regenerado. Sua ação sinérgica, que combina a liberação de fatores de crescimento e o suporte estrutural necessário para a migração celular, a torna uma opção valiosa em diversas situações clínicas, incluindo feridas agudas, crônicas e cirúrgicas.
Os estudos relatam aumento da vascularização e melhora da cicatrização precoce, no entanto, deve-se notar que esses estudos possuem algumas limitações, como amostras pequenas e falta de acompanhamento a longo prazo. Mais pesquisas são necessárias para ratificar os resultados no reparo dessas lesões.
Inferindo, a abordagem da matriz de fibrina tem comprovação na literatura, reduzindo o tempo de cicatrização e melhorando a capacidade de regeneração da ferida sendo um enxerto autólogo, entretanto, essa técnica ainda possui desafios a serem transpassados como: compreensão dos diversos protocolos para que a técnica empregada seja escolhida de acordo com a necessidade de cada caso. Avaliação do custo x efetividade, para escolha de equipamentos comuns e não apenas específicos, o que poderia elevar o valor da terapia, principalmente em países menos desenvolvidos; são necessários mais estudos, especialmente por profissionais enfermeiros, para consolidar o bom uso da técnica e descrever protocolos de aplicação, acompanhamento e manejo de lesões tratadas com curativos biológicos autólogos.
REFERÊNCIAS
1. AKÇAY, A. et al. The use of umbilical cord-derived mesenchymal stem cells seeded fibrin matrix in the treatment of stage IV acute graft-versus-host disease skin lesions in pediatric hematopoietic stem cell transplant patients. Journal of pediatric hematology/oncology, v. 43, n. 3, p. e312–e319, 2021.
2. BALSANO, A.M., DE OLIVEIRA STROPARO, J. L., BECK, R. T., DE OLIVEIRA, L. A., ZIELAK, J. C., & LEÃO, M. P. ‘’Membrana de fibrina leucoplaquetária autóloga: avanços no tratamento de feridas crônicas de membros inferiores.’’ International Journal of Development Research, v. 11, n. 7, p. 5, 2021.
3. CRONIN, M. A.; GEORGE, E. The why and how of the integrative review. Organizational research methods, v. 26, n. 1, p. 168–192, 2023.
4. HAIM, N.; KAUFMAN, J. P.; GUREVICH, M. The use of active coagulation whole blood-an innovative treatment strategy for hard-to-heal wounds. The American surgeon, v. 90, n. 4, p. 710–716, 2023.
5. KUTCHER, A. M.; LEBARON, V. T. A simple guide for completing an integrative review using an example article. Journal of professional nursing: official journal of the American Association of Colleges of Nursing, v. 40, p. 13–19, 2022.
6. MENDES, F. et al. UTILIZAÇÃO DA FIBRINA LEUCOPLAQUETÁRIA COMO COBERTURA BIOLÓGICA NO TRATAMENTO DE FERIDAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 99, n. 4, p. e024398, 2024.
7. MIRON, R. J. et al. Optimization of platelet‐rich fibrin. Periodontology 2000, v. 94, n. 1, p. 79–91, 2024.
8. MORAES, R; Galiazzi, M. C. Análise Textual Discursiva. 3ª Edição. Ijuí, RS: Unijuí, 2016. 264p.
9. PAVLOVIC, V. et al. Platelet-rich fibrin: Basics of biological actions and protocol modifications. Open medicine (Warsaw, Poland), v. 16, n. 1, p. 446–454, 2021.
10. PORTO, G. M. DE A. et al. Mecanismo de ação e as possíveis aplicações da Fibrina Rica em Plaquetas na prática clínica: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Médico, v. 11, p. e10379, 2022.
11. SANTOS, A.O.W. et al. FIBRINA RICA EM PLAQUETAS NO TRATAMENTO DE LESÕES CRÔNICAS: UM ESTUDO DE CASO. Revista Feridas, v. 11, n. 59, p. 2164–2169, 2023.
12. SCHIAVENATO, M.; CHU, F. PICO: What it is and what it is not. Nurse education in practice, v. 56, n. 103194, p. 103194, 2021.
13. SHI, A. et al. TGF-β loaded exosome enhances ischemic wound healing in vitro and in vivo. Theranostics, v. 11, n. 13, p. 6616–6631, 2021.
14. VOKURKA, J. et al. Platelet-rich plasma, platelet-rich fibrin, and enamel matrix derivative for oral mucosal wound healing. Polish journal of veterinary sciences, v. 23, n. 2, p. 169–176, 2020.
15. YAN, L. et al. Mechanism and application of fibrous proteins in diabetic wound healing: a literature review. Frontiers in endocrinology, v. 15, 2024.
1Centro Universitário CESMAC; elizabethbelo@hotmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2172.4193
2Centro Universitário CESMAC; leandro-maia-@hotmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8393-687X
3Centro Universitário CESMAC; josemir_almeida@hotmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3295.1006.
4Centro Universitário CESMAC; jandson.oliveira@cesmac.edu.br; ORCID: https//orcid.org/0000.0002.3964.2268
5Centro Universitário do Distrito Federal; enf.priscillasckarlat@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0009-0008-1201-9215
6Centro Universitário Tiradentes; bianca_motagoes@outlook.com; ORCID: https://orcid.org/0009-0008-3758-3883