USE OF DIGITAL TECHNOLOGY TO PROMOTE SYPHILIS HEALTH EDUCATION
USO DE LA TECNOLOGÍA DIGITAL PARA PROMOVER LA EDUCACIÓN SANITARIA SOBRE LA SÍFILIS
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202411161625
Cássia Nascimento Tavares; Denilson de Souza Silvestre; Isadora Naiza Paiva Coutinho; Maria Camilly Gomes de Oliveira; Rivani Silva Neves; Arlindo Gonzaga Branco Junior
RESUMO
Objetivo: Orientar por meio da mídia digital TikTok a educação em saúde sobre sífilis, abordando as formas de contaminação, sinais e sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento. Métodos: O método utilizado para o desenvolvimento desse projeto foi através do Arco de Maguerez, que consiste em cinco etapas que são a observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e a aplicação da realidade. Relato de experiência: As mídias sociais na atualidade são excelentes ferramentas de propagação da informação, pois através dela pode-se criar, publicar ou compartilhar conteúdos em diversas áreas, sendo essa ferramenta muito útil na área da educação em saúde, em virtude de ser ágil o meio de propagação e atingir públicos de todas as faixas etárias. Diante disso foi vivenciado um relato de experiência onde acadêmicos de medicina utilizaram a ferramenta TikTok para fornecer educação em saúde sobre a problemática da sífilis. Conclusão: Evidencia que as mídias sociais é uma excelente forma de levar educação em saúde, pois obteve um resultado satisfatório no qual teve 184 curtidas, 26 comentários, 2012 visualizações e 18 salvamentos em 3 postagens que foram realizadas no dia 30 a 31 de outubro com diferença de 12 horas em cada postagem.
Palavras-chave: Sífilis, Educação em Saúde, Mídias Sociais.
ABSTRACT
Objective: To guide health education about syphilis through TikTok digital media, addressing the forms of contamination, signs and symptoms, diagnosis, prevention and treatment. Methods: The method used for the development of this project was through the Arco de Maguerez, which consists of five stages that are the observation of reality, key points, theorizing, solution hypothesis and the application of reality. Experience report: Social media are currently excellent tools for the dissemination of information, because through it it is possible to create, publish or share content in various areas, and this tool is very useful in the area of health education, due to the fact that it is agile and the means of propagation is agile and reaches audiences of all age groups. In view of this, an experience report was experienced where medical students used the TikTok tool to provide health education on the problem of syphilis. Conclusion: It shows that social media is an excellent way to bring health education, as it obtained a satisfactory result in which it had 184 likes, 26 comments, 2012 views and 18 saves in 3 posts that were made from October 30 to 31 with a difference of 12 hours in each post.
Key words: Syphilis, Health Education, Social Media
RESUMEN
Objetivo: Orientar la educación sanitaria sobre la sífilis a través de los medios digitales TikTok, abordando las formas de contaminación, signos y síntomas, diagnóstico, prevención y tratamiento. Métodos: El método utilizado para el desarrollo de este proyecto fue a través del Arco de Maguerez, el cual consta de cinco etapas que son la observación de la realidad, los puntos clave, la teorización, la hipótesis de solución y la aplicación de la realidad. Reporte de experiencia: Las redes sociales son actualmente excelentes herramientas para la difusión de información, ya que a través de ellas es posible crear, publicar o compartir contenidos en diversas áreas, y esta herramienta es muy útil en el área de la educación para la salud, debido a que es ágil y el medio de propagación es ágil y llega a audiencias de todas las edades. En vista de esto, se experimentó un informe de experiencia donde estudiantes de medicina utilizaron la herramienta TikTok para brindar educación sanitaria sobre el problema de la sífilis. Conclusion: It shows that social media is an excellent way to bring health education, as it obtained a satisfactory result in which it had 184 likes, 26 comments, 2012 views and 18 saves in 3 posts that were made from October 30 to 31 with a difference of 12 hours in each post.
Keywords: Syphilis, Health Education, Social Media.
INTRODUÇÃO
A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, que tem caráter sistêmico, pode ser transmitida via sexual, vertical ou sanguínea, sendo a via sexual a mais predominante, tendo como locais de contaminação os órgãos genitais, podendo ocorrer também extragenitais tais como lábios e língua (BRASIL, 2024).
A detecção precoce da bactéria é muito importante, pois os estágios iniciais da doença são os mais contagiosos (WHO, 2016).
Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários estágios clínicos, que se dividem em sífilis recente (primária, secundária, latente recente) e tardia (latente tardia e terciária), salienta-se que todo caso confirmado de sífilis adquirida ou diagnosticada na gestante, é de notificação compulsória em até sete dias (BRASIL, 2024).
O diagnóstico da sífilis é realizado pela utilização do teste rápido treponêmico, pois detectam anticorpos específicos do Treponema pallidum, sendo esse o primeiro a tornar positivo. É um teste de fácil execução, seu resultado fica pronto no máximo em 30 minutos. Há de se falar do teste não treponêmico que é um teste não específico para o antígeno Treponema pallidum, que detecta anticorpos anticardiolipina, sendo este utilizado para diagnóstico e monitoramento (BRASIL, 2022).
É necessário que o tratamento seja feito imediatamente depois da confirmação e da forma correta, pois por ser uma doença que muitas vezes não apresenta sintomas tão visíveis, pode haver abandono do tratamento e/ou reinfecção nos casos de parceiro não tratado ou tratado de forma inadequada. (VASCONCELOS MIO et al, 2016).
O tratamento é realizado através da Penicilina benzatina, onde vai depender de qual fase o paciente se encontra para realizar a dosagem. Pacientes com diagnóstico de sífilis recente, primária, secundária ou latente com até um ano de evolução realiza-se a dose de Penicilina benzatina 2,4 milhões unidades internacionais – UI, dose única, 1,2 milhão UI em cada glúteo; Pacientes diagnosticados com sífilis tardia com mais de um ano de evolução ou sífilis terciária realiza-se Penicilina Benzatina 2,4 milhões UI 1x por semana durante 3 semanas, sendo 1,2 milhão de UI em cada glúteo; Pacientes diagnosticados com Neurossífilis o tratamento será com a Penicilina potássica/ cristalina de 18-24 milhões UI, 1 x ao dia intravenoso – IV, administrada em doses de 3-4 milhões UI a cada 4 horas ou por infusão contínua por 14 dias (BRASIL, 2022).
A forma ideal de prevenir e combater a sífilis é por meio de relações sexuais seguras através dos métodos preservativos durante o ato sexual, nesse contexto convém adotar campanhas de prevenção para o população com o intuito de informar os riscos e as consequências que a doença traz para a população contaminada (NASCIMENTO RGC, 2019).
É importante alegar que as infecções sexualmente transmissíveis – IST’s estão abarcados entre os problemas de saúde que geram grande impacto sobre o sistema público de saúde e também sobre a qualidade de vida das pessoas, sendo essas um conjunto de patologias que são transmitidas através do contato sexual desprotegido (BRASIL, 2020; DOMINGUES CSB, 2021; PEREIRA GFM, 2019).
Diante disso a educação em saúde possui o papel de incitar os indivíduos a reconhecer situações que possam proporcionar o processo doença, dotando-os e ampliando os conhecimentos sociais acerca das patologias mais comuns, e como evitá-las (PALUDO SDS e SCHIRÔ EDBD, 2012; OLIVEIRA JRD, et al., 2014).
De acordo com o Ministério da Saúde e Ministério da Educação, as práticas em Educação e Saúde devem considerar os diversos contextos com o objetivo de realizar construções compartilhadas de saberes e que produzam aprendizagens significativas (BRASIL, 2010).
As mídias sociais são recursos que são utilizados com o intuito de facilitar a interação e o compartilhamento de informações por meio da criação e disseminação de conteúdos digitais. Assim com o uso da tecnologia, a informação tornou-se um meio rápido de propagação de conhecimento, no qual torna-se uma ferramenta eficiente de divulgação de conteúdos educacionais na área da saúde (SOARES AJS et al., 2024).
As plataformas digitais tem sido uma excelente forma de propagar experiências na área da saúde pública, pois através das plataformas, a população pode ter acesso a conteúdos de caráter educativo e poder enxergar a problemática do processo da doença de outra forma, facilitando os meios de aprendizagem sobre determinada doença, procurando atendimento na área de saúde e solucionando uma patologia em curso ou instalada, que aos olhos da comunidade aparentemente apresenta-se como algo normal, em virtude de não ter conhecimentos básicos sobre os indícios de uma instalação patológica (DE ANDRADE VG et al., 2022).
A organização Mundial de Saúde – OMS entende que o TikTok é uma excelente fonte de propagação em saúde, pois a inserção entre tecnologia e saúde é uma ferramenta de muito valia que atinge públicos de todas as idades e com grande poder de viralizar informações, assim os conteúdos didáticos e educativos em poucas horas através de vídeos curtos podem ter uma grande abrangência a nível mundial, diante disso optamos por utilizar a mídia digital por meio dessa plataforma e propagar o conhecimento sobre educação em saúde sobre a problemática da sífilis (WHO, 2024).
MÉTODOS
Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, no qual foi utilizado o método do Arco de Maguerez, que seguiu as etapas da observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese para solução e aplicação da realidade.
2.1 Observação da Realidade
Durante o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso foi questionado sobre as principais infecções sexualmente transmissíveis que acometem jovens entre 14 e 18 anos. Dessa forma, com base em nossa experiência em estágios na unidade de saúde da família pela disciplina de integração serviço e comunidade, foi observado então que a sífilis é a IST com maior prevalência nessa população.
Sendo assim, foi observado sua alta prevalência e pouco conhecimento e incentivo para conhecimento e adesão ao tratamento da sífilis. Logo, foi decidido utilizar a “educação em saúde” e a sífilis, para ser discutido no trabalho de conclusão de curso.
Foi elaborado o título provisório do projeto sendo “educação em saúde para adolescentes da rede pública destacando a problemática da sífilis”. Após essas decisões, foram realizadas reuniões na universidade para elaboração de ideias para o projeto, com o objetivo de decidir o método a ser utilizado. Foi decidido então com o orientador médico da saúde da família e comunidade, que o método abordado seria o Arco de Maguerez.
As mídias sociais foram escolhidas por possuir maior alcance entre a população jovem, em vista que a nova geração desfruta em excesso desses meios de comunicação, sendo este um meio de integrar a saúde pública de maneira descontraída e didática.
2.2 Pontos-chave
Após a observação da realidade, procuramos os motivos pelos quais se tem esse problema, chegamos à conclusão de que é a escassez de informações.
Além disso, as redes públicas de ensino, não abordam e não incentivam sobre o tema, logo, inicialmente foi decidido realizar uma ação de educação em saúde nas redes de ensino da cidade de Porto Velho – RO.
Porém, com a nova lei n 5.788 de 5 de junho de 2024, em que proíbe a participação de crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos, em discussão, promoção ou exposição de conteúdos relacionados à sexualidade, tais como: orientação sexual, identidade de gênero, práticas sexuais, entre outros, foi necessário a troca do meio educativo.
Sendo assim, foi proposto a utilização das mídias sociais como o TikTok para o alcance da população descrita. Segundo a revista Forbes, em 2023 foi realizado uma pesquisa em que a Insider Intelligence apontou que mais de 90% da geração Z é usuária frequente das plataformas de conteúdo online, sendo 64% usuários ativos do TikTok, em que 44% afirmaram que fazem seu uso pelo formato de vídeos curtos informativos e de fácil compreensão (FORBES, 2024).
2.3 Teorização
Após o meio digital escolhido para o projeto, foi definido que seriam realizadas publicações com informações a respeito da sífilis, coletadas com embasamento em referencial teórico por pesquisas em artigos científicos publicados nas plataformas: biblioteca virtual de saúde e Google acadêmico, usando os descritores em ciências da saúde DECS/MeSH.
A pesquisa será executada com base em artigos publicados em até 5 anos anteriores, onde conseguiremos ter uma busca de qualidade atualizada sobre a problemática da educação em saúde para jovens entre 14 e 18 anos, com o enfoque na infecção sexualmente transmissível – IST, sífilis.
2.4 Hipóteses para solução
Após revisão e análise de dados, foi decidido que seria desenvolvido uma intervenção por meio da mídia social TikTok, de forma que o público de 14 e 18 anos, tenha conhecimento necessário para entender o que é a sífilis, suas formas de transmissão, meios de prevenção e seu tratamento.
Portanto, foi acordado realizar vídeos ilustrativos com legendas no TikTok, para levar informações e despertar a curiosidade e/ou interesse dos usuários sobre o tema, em vista que o TikTok atualmente é uma rede de maior alcance.
As imagens e textos foram elaboradas e postadas em formatos de vídeo no TikTok, a fim de analisar dados alcançados, permitindo uma maior evidência e eficácia das publicações na rede.
2.5 Aplicação da Realidade
A aplicação da realidade foi produzida por meio de imagens criadas no aplicativo Canva, onde foram utilizadas imagens de artigos e elementos gráficos que causam interesse a fim de prender a atenção do leitor. Foi utilizada uma linguagem informal, com menos termos técnicos para que o público geral tivesse melhor compreensão da doença, sobre o que é a sífilis, bem como sinais e sintomas, diagnósticos, meios de prevenção e tratamento.
As informações coletadas para a elaboração das imagens, tem como origem o artigo publicado na revista MD Saúde em julho de 2024. Já o texto, foi retirado do artigo publicado na Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe em outubro de 2022.
A forma de publicação das imagens foi por meio de uma conta aberta no TikTok @med.educacao, sendo um perfil criado especificamente para esse fim.
Assim, feito as publicações nesse perfil, foram analisados os dados com os indicadores da rede social em questão, sendo o alcance do público com o número de curtidas, comentários, salvamentos, visualizações e compartilhamentos.
Há de se falar que a pesquisa ocorreu na disciplina de Conclusão de Curso com os alunos do 7º período do curso de graduação de Medicina na instituição de ensino superior privada no município de Porto Velho – RO.
No dia 30 e 31 de outubro foram postadas no total de 03 publicações sobre o tema sífilis, com as principais informações sobre a doença, sendo o que é a doença, formas de contágio, sinais e sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento. As imagens anexadas a seguir, apresentam essas informações de maneira simples e fácil compreensão.
Figura 1 – Imagem inicial da publicação sobre o que é a sífilis.
Figura 2 – imagem inicial da publicação sobre os sinais e sintomas.
Figura 3 – imagem inicial da publicação final sobre diagnóstico, prevenção e tratamento.
As imagens foram postadas em um período de 12h de diferença entre as mesmas, iniciando no dia 30 de outubro e finalizado no dia 31 de outubro. Os dados foram analisados durante esse período, com isso a primeira publicação teve um alcance de 684 visualizações, 72 curtidas, 14 comentários e 1 salvamento. A segunda publicação teve um alcance de 676 visualizações, 44 curtidas, 3 comentários e 6 salvamentos. A terceira publicação alcançou 652 visualizações, 68 curtidas, 9 comentários e 11 salvamentos. Sendo assim, pelo pouco tempo de publicação, os alcances tiveram resultados satisfatórios.
Por se tratar de uma IST que gera um tabu a sociedade e também devido a algumas políticas públicas, como a lei N°5.788 de 5 de junho de 2024, que proíbe a educação sexual nos colégios de município de Porto Velho, e o meio de informações mais abrangente nos dias atuais ser a internet, a melhor forma para difundir esse trabalho com as informações necessárias, foi o TikTok por ser a rede social mais utilizada entre a população jovem atualmente.
Contudo, apesar das dificuldades na aceitação de informações de saúde nas redes sociais, este meio segue sendo o de maior impacto e tão importante quanto as outras.
A publicação com maior números de engajamento foi a primeira contendo a definição da doença e seus meios de contágio. O quadro a seguir mostra de forma clara os números de interações com as publicações no perfil @med.educacao, demonstrando os alcances satisfatórios esperados.
Quadro 1 – Número de interações dos dados das publicações do TikTok “@mededucacao”, Porto Velho, Rondônia, Brasil, 2024.
Interações. | O que é a sífilis? | Sinais e sintomas, diagnóstico. | Prevenção e tratamento. | Total. |
Curtidas | 72 | 44 | 68 | 184 |
Comentários | 14 | 3 | 9 | 26 |
Visualizações | 684 | 676 | 652 | 2012 |
Salvamentos | 1 | 6 | 11 | 18 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os resultados alcançados com as publicações, revelam a grande importância do uso dessas plataformas digitais para a disseminação do ensino de educação em saúde nos dias atuais. As mídias sociais atualmente estão servindo como estratégias para este fim. Dessa forma, como o objetivo principal deste projeto era alcançar uma boa parte de engajamento para elucidação de informações sobre a infecção sexualmente transmissível sífilis, comprova-se assim, que as expectativas e o nível de alcance tiveram resultados esperados e satisfatórios. Ressalta-se também a importância do uso do Arco de Maguerez para elaboração desse projeto, sendo uma ferramenta de grande auxílio e orientação, indicando os passos de forma clara e compreensível para execução da educação em saúde.
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