THE USE OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE DECISION SUPPORT SYSTEM IN COMPANIES IN THE ARARAQUARA REGION
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202411142039
Eduardo Henrique Dolce1;
Renata Mirella Farina2;
Fabiana Florian3
Resumo: Este artigo investiga o crescente uso da Inteligência Artificial (IA) nas empresas de Araraquara, SP, e sua importância na tomada de decisões. As organizações estão cada vez mais integrando a IA em seus projetos, reconhecendo benefícios como a redução de custos e o aumento da produtividade. Os Sistemas de Apoio à Decisão, que utilizam modelos preditivos, permitem que gestores processem grandes volumes de dados e respondam rapidamente às dinâmicas do mercado. Apesar da implementação ainda moderada em alguns setores, a IA tem demonstrado impactos positivos nas decisões e na previsão de tendências. No entanto, barreiras como o alto custo de implementação e a falta de confiança nas tecnologias limitam sua adoção. A pesquisa revela que, embora as empresas reconheçam os benefícios da IA, a aceitação continua restrita A expectativa é que o uso da Inteligência Artificial aumente, tendo assim a necessidade de capacitação dos funcionários e de suporte técnico para aumentar seu benefício. A pesquisa sugere que a educação sobre Inteligência Artificial é crucial para sua aceitação e sucesso nas organizações
Palavras-chave: Inteligência Artificial. Sistema de apoio a decisão. Tecnologia.
Abstract: This article investigates the growing use of Artificial Intelligence (AI) in companies in Araraquara, SP, and its importance in decision-making. Organizations are increasingly integrating AI into their projects, recognizing benefits such as cost reduction and increased productivity. Decision Support Systems, which use predictive models, allow managers to process large volumes of data and respond quickly to market dynamics. Despite still moderate implementation in some sectors, AI has demonstrated positive impacts on decisions and trend forecasting. However, barriers such as the high cost of implementation and a lack of confidence in the technologies limit its adoption. The survey reveals that although companies recognize the benefits of AI, acceptance remains limited. The expectation is that the use of Artificial Intelligence will increase, thus requiring employee training and technical support to increase its benefit. The survey suggests that education about Artificial Intelligence is crucial to its acceptance and success in organizations.
Key-words: Artificial intelligence. Decision support system. Technology
1 – INTRODUÇÃO
O uso da inteligência artificial vem ganhando força no Brasil e no mundo atraindo novos investidores. As empresas estão sempre em busca de novidades para aumentar sua eficiência em novidades em tomadas de decisões aumentando a eficiência e otimizando o trabalho.
Segundo uma pesquisa realizada pela IBM (2022) 41% das empresas brasileiras estão usando inteligência artificial em suas empresas, seja contra seguranças e ameaças, no atendimento ao cliente, ou no setor de vendas, as empresas estão empregando IA para operações AIOps para automatizar os principais processos, e assim mantendo o desempenho dos aplicativos e tornando a alocação de recursos mais eficiente o crescimento de utilização de IA tornando – se mais acessível e fácil de implementar.
Atualmente os sistemas especialistas tornaram-se realidade, sob a forma de sistemas interativos que respondem questões, solicitam e fornecem esclarecimentos, fazem recomendações, e geralmente auxiliam o usuário orientando-o no processo de tomada de decisão, ou seja, simulam o raciocínio humano fazendo inferências, julgamentos e projetando resultados. (Mendes, 1997) O objetivo deste trabalho é apresentar o uso da inteligência artificial no sistema de apoio às empresas.
Cada vez é crescente o número de empresas que fazem o uso da inteligência artificial em seus projetos e em tomadas de decisões, isso se faz um assunto relevante analisar esse uso, este estudo foi importante, pois analisou algumas empresas da cidade de Araraquara.
A falta de conhecimento sobre o tema e o crescimento do uso de IA nas empresas faz com que muitas ainda tenham receio de confiar em um sistema de inteligência artificial para a tomada de decisões. De acordo com a IBM (2022), “nem todas as organizações no País/América Latina tomam medidas para garantir que sua IA seja responsável e confiável.”.
No contexto das empresas brasileiras, existem várias barreiras que impedem a adoção de sistemas de apoio à decisão de IA: O alto custo de implementação e manutenção, o baixo nível de mão de obra qualificada e a preocupação de que esses sistemas sejam um gasto desnecessário são as preocupações levantadas. De acordo com Toledo e Pessoa (2023), dois problemas importantes são associados a IA: a falta de transparência no uso de IA na tomada de decisões e a falta de abertura para revisar problemas decorrentes de vieses cognitivos. Além disso, esses sistemas geralmente trabalham com dados pessoais, o que levantam dúvidas sobre a privacidade e proteção de dados. “Esses dados podem incluir informações pessoais e sensíveis, levantando preocupações em relação à privacidade e proteção de dados.” (LUG, 2024).
A proposta deste estudo é apresentar claramente os benefícios que essas tecnologias oferecem pode superar a resistência à adoção de sistemas de apoio à decisão baseados em IA. O investimento significativo em hardware, software e treinamento de pessoal é necessário para a implementação de sistemas de IA.” Um ponto delicado são os custos iniciais. A implementação de sistemas de IA requer investimentos substanciais em hardware, software e treinamento de pessoal. Para muitas empresas, especialmente as de menor porte, esse custo inicial pode ser um obstáculo” (CONCREFER, s.d.). Muitas dessas empresas, não tem o conhecimento sobre os benefícios da inteligência artificial, e com isso acabam não implementando novos sistemas resistindo ao novo e não se desenvolvendo. “A falta de compreensão sobre os benefícios da inteligência artificial e a falta de confiança nas novas tecnologias podem gerar uma cultura de resistência e impedir a adoção plena das soluções de IA” (silva, et al. 2024)
Foi realizada pesquisa exploratória e qualitativa bibliográfica sobre o tema e foram utilizadas as bases de dados como Google Acadêmico e Scielo. Foi aplicado exploratória qualitativa de método dedutivo, sendo elaborado um questionário no Google Forms, e enviado às empresas do setores de suporte e de atendimento médico, de porte pequeno, localizadas na cidade de Araraquara – SP. Trata – se de um questionário fechado com um total de 10 (Dez) perguntas fechadas e 1(Uma) questão aberta para 3 (Três) pessoas chaves de empresas da área da tecnologia para compreender melhor de como elas usam e suas opiniões.
2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Esta sessão apresenta uma breve a importância do uso da inteligência artificial no sistema de apoio às empresas e nas tomadas de decisões.
2.1 – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A inteligência artificial é um termo representado por um conjunto de software, lógica e computação, capaz de criar sistemas e fazer atividades imitando a inteligência humana. “Desse modo, a inteligência artificial é aplicada para aprender a fazer e desenvolver competências” (PEREIRA,2021).
Segundo Bittencourt (2001), a inteligência artificial foi inventada em 1956, sendo construída a partir de ideias filosóficas, científicas e tecnológicas, devido a grande quantidade de dados e com o desenvolvimento das redes neurais a Inteligência Artificial voltou a ser pesquisada e aplicada nos últimos anos.
“ O período de vida de 63 anos da Inteligência Artificial não foi fácil, devido aos períodos de pouco financiamento para desenvolver a área, no entanto esses contratempos acabaram e atualmente graças ao desenvolvimento das redes neurais, a Inteligência Artificial voltou a ser abordada[…]” (OLIVEIRA, 2021)
A Inteligência artificial está no cotidiano das pessoas e muitas vezes elas não percebem. Seja por meio de reconhecimento facial em um celular, ou leitura biométrica no celular e no banco, ou quando se copiar um texto de uma imagem por meio de Reconhecimento Óptico de Caracteres, “estima-se que os computadores e os robôs se aproximarão ainda mais da inteligência humana nos próximos 20 anos” (OLIVEIRA, 2021).
Os primeiros sistemas computacionais que eram utilizados para suporte à decisão surgiram na década de 1960 e eram voltados para diagnósticos, esses sistemas que lidam com a incerteza ao aplicar uma estrutura matemática rigorosa e completa. Tendo um avanço significativo no uso da computação em situações de tomadas de decisão.
2.2 – Uso Da Tecnologia Nas Empresas
A tecnologia é um dos componentes mais importantes no setor empresarial, sendo utilizado em diversas áreas, em níveis estratégicos ou no operacional. Existem benefícios ao uso dessa tecnologia como custo, produtividade, flexibilidade, qualidade e inovação para as organizações. Os recursos tecnológicos da era da informação incluem uma variedade de sistemas e ferramentas, tais como conjunto de hardware e software que permitem coletar, armazenar, gerenciar, processar e acessar números e imagens, que seu uso serve para controlar equipamentos e processos de trabalho e conectar pessoas de forma a alcançar um objetivo (PEREIRA,2021).
O uso da Inteligência Artificial nas empresas, tem se tornado uma demanda crescente nas empresas, mudando e revolucionando a forma como os negócios agem, Puchalski (2024), fala que a digitalização, tanto no setor público quanto no privado, com a grande quantidade de dados que são produzidos com ferramentas digitais ou dados de fontes de terceiros, fazendo com que a forma que os dados se movimentam estejam mudando. A IA tem muitas áreas de aplicação que vão desde automação de processos, análise de dados em larga escala, até a melhoria da experiência do cliente e a tomada de decisões estratégicas.
Uma das áreas que mais vemos o uso da IA são as de automação de processos, como as ferramentas de RPA (Automação de Processos Robóticos), onde utilizam os algoritmos de inteligência artificial para automatizar tarefas repetitivas e manuais “A automação dessas tarefas reduz erros e custos operacionais, além de liberar tempo para os profissionais se concentrarem em atividades mais estratégicas.”(PEREIRA. 2023)
Através do aprendizado de máquina (Machine Learning), que são usadas para identificar padrões e insights de grandes quantidades de dados, que são difíceis de detectar manualmente, as empresas utilizam – a para prever tendências de mercado, comportamento de consumidores e otimizar operações
“As empresas podem usar a IA para prever as demandas dos consumidores e oferecer produtos e serviços que atendam a essas necessidades antes mesmo que os clientes estejam cientes delas. Isso pode fomentar a fidelidade à marca e a confiança, o que pode levar à fidelidade do cliente.”(JUNIOR. 2023,p. 14)
A inteligência artificial melhorou também o atendimento ao cliente, com Chatbots e assistentes virtuais, que são alimentados com linguagem natural e feito o processamento de linguagem natural (PLN), dão suporte ao cliente 24 horas por dia,” os Chatbots faz com que as empresas se conectem com os clientes sem a despesa de representantes humanos, muitas das perguntas ou problemas que os clientes têm são comuns e facilmente resolvidas”(ORACLE, 2024), respondendo as dúvidas comuns e resolvendo os problemas de baixa complexidade, Isso aumenta satisfação do cliente, reduzindo o tempo do atendimento e atende uma demanda maior de solicitações.
A inteligência artificial também impacta no setor de tomada de decisão. Os sistemas de apoio a decisão são modelos de previsão que ajudam os gestores a tomar decisões, por meio das dos dados coletados, fazendo com que os riscos sejam mínimos, Almeida (2023) afirma que a IA trabalha na área da automação e aprendizagem contínua, agindo como a inteligência que impulsiona a uma análise e a uma tomada de decisões que se baseia em dados
A utilização da inteligência artificial nas empresas, não reduz a um modo de aumentar a eficiência operacional e reduzir os custos, mas também possibilita uma vantagem competitiva significativa, fazendo com que as empresas se configurem de maneira mais ágil e precisa as demandas de mercado.
2.3 – Sistema De Apoio Às Decisões
Segundo Araújo (2017), é cada vez mais difícil tomar decisões maiores, mais complexas e estratégicas, que não tem precedentes a serem seguidos, pois exigem alto grau de comprometimento, comprometem recursos afetando os aspectos operacionais
O sistema de suporte a decisões vem para ajudar as empresas a tomarem melhores decisões, tendo o suporte nos dados coletados, tendo assim decisões mais embasadas. De acordo com uma matéria do Cronapp (2023), o SAD (Sistema de Apoio às Decisões) combina modelos distintos em uma tentativa de resolver problemas de dados não estruturados, podendo ser usado com Business Intelligence e Big Data.
Batista(2016), explica que o SAD atua em nível gerencial, através da combinação de dados analíticos ou ferramentas de análise de dados, já tendo uma decisão semiestruturada, o SAD é uma assistência na resolução de problemas, sendo o problema muito complexo o as informações contribuem a tomar essa decisão, tendo um julgamento gerencial e de olhar de decisão Os Sistemas de Apoio à Decisão são projetados para respostas críticas em tempo real, o que é essencial em ambientes dinâmicos de negócios, a capacidade de processar grande quantidades de dados, permite que os gestores respondam mais rápido as mudanças de mercado e desafios que são propostos, como por exemplo no setor financeiro que podem auxiliar na detectar fraudes analisando padrões de transações, segundo Brauner et alia. (2023), com o aumento significativo do uso de pagamentos online, o número de crimes cibernéticos também aumentou, mas os algoritmos de inteligência artificial podem fazer o monitoramento das transações e bloqueá-las se algum risco for detectado.
Também o SAD pode fazer sua assimilação com tecnologias como a inteligência artificial, e o aprendizado de máquinas, essas duas tecnologias permitem que os sistemas de apoio a decisões, faça análise históricas, previsões e sugestões, isso transforma os processos de tomada de decisões, que baseadas em dados, podem ser feitas previsões e feitas recomendações.
“Percebe-se que os SAD têm foco no suporte às decisões através de simulações. Apresentam maior capacidade analítica, o que permite empregar vários modelos para análise de informação, considerando informações geradas por banco de dados internos e de fontes externas.”(CLERICUZI. et al., 2006)
Os sistemas de apoio a decisão representam uma evolução de como as empresas abordam a tomada de decisão, tendo uma combinação de dados avançadas e a inteligência artificial, os SADs aprimoram o processo decisório, permitindo que as organizações se adaptem e cresçam em um ambiente empresarial cada vez mais complexo e competitivo.
2.4 – Uso Da Tecnologia Nas Tomadas De Decisões
A inteligência artificial tem se tornado uma ferramenta de grande ajuda nas tomadas de decisões, sendo de essencial uso em vários setores, revolucionando a forma de como as empresas operam. A inteligência artificial tem a capacidade de processar grandes quantidade de dados, de identificar os padrões e fazer previsões mais precisas, fazendo com que decisões sejam tomadas com informações mais detalhada. “Esses algoritmos são capazes de aprender a identificar padrões em dados e fazer previsões com base nos padrões.”(ROSSI, et alia. 2023) A Inteligência artificial, pode encontrar padrões e tendências que um analista humano pode não perceber, como no setor da saúde, no qual algoritmos de Inteligência artificial podem diagnosticar doenças e ajudar no tratamento personalizado. Segundo Ambrósio (2002), as técnicas computacionais que são mais utilizadas nos sistemas de apoio ao diagnóstico, encontram-se as relacionadas à Inteligência Artificial, que comprovadamente são importantes para a tomada de decisão.
A habilidade da AI de prever é também um fator fundamental nas tomadas de decisão. Araujo (2023), aponta que a utilização de chatbots para automatizar o serviço de atendimento ao cliente, gera uma análise de grandes conjuntos de dados, aprimorando a previsão de demanda e a eficiência na gestão de estoques e em outras aplicações. As previsões podem antecipar resultados de alta precisão, permitindo que as empresas façam estratégias conforme os resultados com a IA pode ser usada para tomar decisões para melhorar o uso de bens e serviços ofertados.
A implementação da Inteligência Artificial na tomada de decisão tem também seus desafios e questões éticas, lógica nos algoritmos e a transparência de decisões automatizadas. Além disso, a integração da IA precisa de investimentos em infraestrutura e treinamento de pessoal, Junior (2023) escreve que o custo para a implementação da IA pode ser um investimento substancial, especialmente em empresas médias e pequenas, que geralmente têm orçamentos mais limitados.
3 – DESENVOLVIMENTO
Foi elaborado um questionário sendo realizado uma pesquisa em 03 empresas localizadas no município de Araraquara – SP. No questionário foi enviado por via google forms, no mês de agosto de 2024 com 10 perguntas fechadas no formato de matriz de resposta única, a fim de diagnosticar de como o uso do Sistemas de Apoio as Decisões impacta as empresas.
Gráfico 1 – A empresa utiliza a inteligência artificial para apoio à decisão
Imagem 1 – Qual setor a empresa utiliza a IA
Conforme no gráfico apresentado, indicam que 2 das empresas entrevistadas, utilizam a Inteligência Artificial em alguns setores, e uma das respostas sendo de uso parcialmente. Sendo as empresas dos setores de suporte e atendimento médico.
Gráfico 2 – Aceleramento das tomadas de decisões nas empresas pela IA
No segundo gráfico vemos que duas empresas classifica a Inteligência Artificial como impacto moderado, dando um resultado de 66,7% e uma das empresas classifica a IA como impacto pequeno.
Gráfico 3 – O nível de confiança nas tomadas de decisão
O nível de confiança das tomadas de decisões pela Inteligência Artificial é considerado com confiança moderada, na maioria das respostas obtidas e sendo uma que expressou pouca confiança na utilização da IA.
Gráfico 4 – A eficiência geral do processo de tomada de decisão pela IA
Aqui vemos que todas as empresas acham que a Inteligência Artificial trouxe uma melhora moderada em relação aos processos de tomadas de decisões, sendo ela benéfica para os processos de tomadas de decisão.
Gráfico 5 – O impacto da IA nas tomadas de decisão
Todas as empresas concordam que os impactos da Inteligência Artificial foram moderados, sendo alguns impactos reconhecidos.
Gráfico 6 – Uso da IA nos próximos anos nos sistemas de apoio à decisão
Aqui é possível ver que duas empresas com 66,7% acham provável que o uso da IA aumentará nos próximos anos, e sendo uma das respostas, acha muito improvável que o uso da Inteligência Artificial nas tomadas de decisões aumentará nos próximos anos.
Gráfico 7 – Opinião dos líderes sobre a importância da IA para o sucesso da empresa
A maioria tem a opinião que a importância dos sistemas de inteligência artificial são de importância moderada nas empresas para seu sucesso, já um dos líderes acha que os sistemas de IA tem uma importância significativa para o sucesso das empresas.
Gráfico 8 – A capacidade da IA de prever tendências
66,7% das respostas foram que as empresas acham que houve uma melhoria moderada na capacidade de prever tendências e oportunidades com a Inteligência Artificial, já uma resposta foi que houve uma melhoria significativa com a IA prevendo tendências.
Gráfico 9 – Aceleramento das tomadas de decisões nas empresas pela IA
O gráfico nos mostra que os funcionários são neutros em relação a satisfação do uso de IA com os sistemas de apoio a decisão, não vendo a Inteligência Artificial como algo que afeta drasticamente o trabalho.
Gráfico 10 – Eficácia do suporte técnico para manutenção da IA
As respostas foram todas neutras, não havendo algo como positivo ou negativo, não sendo um grande diferencial.
4 – RESULTADO
As empresas utilizam a Inteligência Artificial em alguns setores, sendo a maioria da pesquisa voltado para a parte de suporte técnico, pela pesquisa podemos ver que tivemos impacto moderado nas tomadas de decisões pela a IA, os benefícios percebidos pela pesquisa, podemos ver que são moderados, apesar da adoção da Inteligência Artificial em algumas partes das empresas, a confiança no suporte de tomadas de decisões são moderadas. Os entrevistados reconhecem os benefícios da IA e tem expectativa no aumento da Inteligência Artificial nos próximos anos, mas se sente inseguros em relação a ela prever tendências.
Tendo um espaço para aprimorar a confiança do uso da IA pelos funcionários, e melhorar o suporte técnico para o aumento da eficiência da Inteligência Artificial nas empresas.
5 – CONCLUSÃO
A partir do objetivo proposto, conclui-se que esta pesquisa demonstrou o aumento da importância da Inteligência Artificial no sistema de apoio à decisão nas empresas, destacando como essa tecnologia está transformando a forma de operar e tomar decisões no ambiente corporativo. A pesquisa feita em empresas da cidade de Araraquara mostrou que, apesar de sua implementação ainda ser moderada em alguns setores, como atendimento e suporte médico, a IA tem demonstrado impactos positivos, mesmo que de forma moderada, nas tomadas de decisão e na previsão de tendências.
Um dos principais desafios observados é a resistência das empresas em usar totalmente a IA, principalmente devido à falta de conhecimento sobre os aspectos positivos e a confiança nos sistemas automatizados. Essa resistência tem mais evidências por obstáculos como o custo elevado de implementação, a necessidade de treinamento e a preocupação com questões éticas e de transparência nas decisões automatizadas.
Apesar das dificuldades, os resultados mostram que a maioria das empresas reconhecem o potencial da IA para melhorar seus processos de decisões. A expectativa é que o uso da IA nas empresas da região cresça nos próximos anos, à medida que mais empresas compreendam os vantagens dessa tecnologia. Para que possa ter essa evolução, é essencial aprimorar a confiança dos funcionários e dos gestores, também garantindo um suporte técnico eficaz para a manutenção e atualização dos sistemas de IA.
A Inteligência Artificial tem um papel fundamental na modernização das empresas, mas seu sucesso não depende apenas da tecnologia em si, mas também da preparação das empresas para enfrentar os desafios que acompanham essa revolução digital. O incentivo ao estudo e à conscientização sobre o uso da Inteligência Artificial nas organizações se mostra essencial para garantir que as empresas possam ter os benefícios que essa tecnologia tem a oferecer, especialmente em regiões com menor histórico de pesquisa e desenvolvimento, como Araraquara.
Com base nos resultados apresentados, uma sugestão para futuras pesquisas seria investigar como o treinamento de funcionários e a adaptação dentro das empresas influenciam a eficácia da IA nas tomadas de decisões.
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1Graduando do Sistemas da Informação 2024 da Universidade de Araraquara- UNIARA. Araraquara-SP. Email: eduardo.dolce@uniara.edu.br
2Orientador. Docente Curso de Sistemas da Informação 2024 da Universidade de Araraquara- UNIARA. Araraquara-SP. E-mail: rmfarina@uniara.edu.br
3Coorientador. Docente Curso de Sistemas da Informação 2024 da Universidade de Araraquara- UNIARA. Araraquara-SP. E-mail: fflorian@uniara.edu.br)