CONSTRUÇÃO MODULAR: UTILIZAÇÃO DE CONTAINERS COMO SOLUÇÃO PARA MORADIAS POPULARES¹

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202411101844


Amanda Nery da Silva2
Luiz Gonzaga da Silva de Azevedo Accioly3
Marcos Henrique Batista de Lima Freire4
Reldson Augusto Sousa Diniz5
Rodrigo Jioji Hikague Ribeiro6
Shahira Delia Carrafa Reyes Ortiz7


Resumo – A presente produção é artigo científico cuja temática é a construção modular: utilização de containers como solução para moradias populares. As casas containers tem como premissa a utilização de recurso de containers que estariam sendo descartados por tempo de uso para o fim de moradia. Muitos arquitetos já utilizam o recurso de containers para obras contemporâneas e modernas. Porém a finalidade deste estudo é comprovar que estes containers podem ser uma excelente alternativa de habitações populares a baixo custo comparados às construções tradicionais Em meio ao aumento cada vez maior da população mundial, altos custos da construção civil é um crescente déficit habitacional, aliado à crescente necessidade da reciclagem de produtos, existe a necessidade de soluções alternativas a baixo custo a ser oferecida como uma forma eficiente e rápida a fim de acomodar a população sem casa própria e com baixa capacidade de compra, poderem ter a dignidade de morar em sua casa obtida pelo seu esforço. As casas containers tem como premissa a utilização de recurso de containers que estariam sendo descartados por tempo de uso para o fim de moradia. Porém a finalidade deste estudo é comprovar que estes containers podem ser uma excelente alternativa de habitações populares a baixo custo comparados às construções tradicionais. O período utilizado dos artigos pesquisados vai de 2023 até 2024, os locais de busca utilizados partem de livros publicados até artigos e teses publicados na internet. O método de pesquisa empregado foi o de revisão bibliográfica, ou seja, uma pesquisa qualitativa e descritiva.

Palavras–chave: Baixo Custo. Casas containers. Casas populares. Habitação. Inovação. 

Abstract – This scientific paper deals with modular construction: using containers as a solution for affordable housing. Container houses are based on the premise of using containers that would otherwise be discarded due to age for housing purposes. Many architects already use containers for contemporary and modern projects. However, the purpose of this study is to prove that these containers can be an excellent alternative for affordable housing at a low cost compared to traditional constructions. Amid the ever-increasing global population, high construction costs and a growing housing deficit, combined with the growing need for recycling products, there is a need for low-cost alternative solutions to be offered as an efficient and fast way to accommodate the homeless population with low purchasing power, so that they can have the dignity of living in their own home obtained through their efforts. Container houses are based on the premise of using containers that would otherwise be discarded due to age for housing purposes. However, the purpose of this study is to prove that these containers can be an excellent alternative for affordable housing at a low cost compared to traditional constructions. The research period used for the articles goes from 2023 to 2024, and the search sites used range from published books to articles and theses published on the internet. The research method used was a bibliographic review, that is, a qualitative and descriptive research.

Keywords: Low Cost. Container houses. Affordable housing. Housing. Innovation.

1 INTRODUÇÃO 

Trata-se de produção científica cuja temática é o uso de containers como solução para moradias populares. Assim, em meio ao aumento cada vez maior da população mundial, altos custos da construção civil é um crescente déficit habitacional, aliado à crescente necessidade da reciclagem de produtos, existe a necessidade de soluções alternativas a baixo custo a ser oferecida como uma forma eficiente e rápida a fim de acomodar a população sem casa própria e com baixa capacidade de compra, poderem ter a dignidade de morar em sua casa obtida pelo seu esforço. 

A locação de imóveis está cada vez mais onerosa, fazendo com que parte da população se adense em comunidades sem o mínimo de infraestrutura, tais como abastecimento de água potável e energia elétrica. Novas opções de construção civil, utilizando Containers, pode trazer uma luz e possibilidades a quem até hoje não tem acesso a um lar com condições mínimas de habitar-se. Casas em containers é uma confluência entre sustentabilidade e criatividade a baixo custo, uma vez que primeiramente são levantados os problemas em questão e também as melhorias que podem ser realizadas.

 Após verificar em questão do custo e reaproveitamento de recursos existente pode ser realizado e implementado para o melhor aproveitamento da comunidade. Essa questão que cada vez mais está ganhando espaço na atualidade por sua questão criativa, social, ambiental e de custo. Containers poderiam tornar melhor esse projeto de forma individual ou coletiva, tornando possível a orientação e melhoria contínua. 

Os recursos naturais estão sendo cada vez mais utilizados pela grande massa de população, nascem por ano 81 milhões de pessoas, equivale à população da Alemanha, apesar de não ser possível estimar o limite da Terra, sabe-se que os recursos são limitados. O problema é, que caso não exista uma administração dos recursos eles irão se esgotar, e o uso excessivo já está deixando numa situação de risco.

Com a utilização de casas containers, milhares de containers que são descartados anualmente, poderão ser utilizados com as devidas adaptações à moradia de milhares de famílias em nossas cidades. Famílias que hoje não tem acesso à habitação, poderiam fazer uso destes containers e focar seus recursos à educação e desenvolvimento pessoal. Além do fato que habitar em moradias saudáveis com alimentação correta de água e luz e correta destinação de resíduos sanitários, trará segurança biológica e melhora qualidade de vida. Mas como funcionam as casas containers? Quais soluções trariam? E de que forma esta solução construtiva de baixo custo poderia ser reaplicada?

As casas containers tem como premissa a utilização de recurso de containers que estariam sendo descartados por tempo de uso para o fim de moradia. Muitos arquitetos já utilizam o recurso de containers para obras contemporâneas e modernas. Porém a finalidade deste estudo é comprovar que estes containers podem ser uma excelente alternativa de habitações populares a baixo custo comparados às construções tradicionais. 

O trabalho se justifica, pela situação vivenciada atualmente, que em meio ao aumento população mundial, altos custos da construção civil é um crescente déficit habitacional, aliado à crescente necessidade da reciclagem de produtos, existe a necessidade de soluções alternativas a baixo custo a ser oferecida como uma forma eficiente e rápida a fim de acomodar a população sem casa própria e com baixa capacidade de compra, poderem ter a dignidade de morar em sua casa obtida pelo seu esforço. 

A presente produção evidenciará, que casas containers poderiam ser utilizadas pelo poder público para aumentar o oferecimento de habitações populares de forma rápida e barata, sanando esta grande demanda de habitação sofrida pelo Brasil historicamente.

2 METODOLOGIA

A metodologia empregada foi a de revisão de literatura de caráter descritivo e exploratório. Segundo Sousa7 a pesquisa exploratória adota estratégia sistemática com vias de gerar e refinar o conhecimento quantificando relações entre variáveis. A adoção desse modelo qualitativo objetiva compreender as questões que envolvem o processo de implantação, criação e desenvolvimento de moradias populares à partir do uso de contêineres para moradias populares.

Já a revisão bibliográfica é um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. Determinando o conhecimento atual sobre uma temática específica, já que é conduzida de modo a identificar, analisar e sintetizar resultados de estudos independentes sobre o mesmo assunto8 

Foram elencadas e analisadas as publicações acerca do tema, a fim de compreender as dificuldades de engenheiros e arquitetos na construção de moradias populares utilizando contêineres. A seleção das literaturas foi ampla, não se restringindo a trabalhos realizados no Brasil, foram utilizados como critérios de inclusão os trabalhos publicados no período de 2010 a 2024, sendo excluídos os materiais publicados fora do período considerado e aqueles que não corroboravam com a temática proposta.

Para elaboração do presente estudo foi realizada consulta às indicações formuladas pelo Ministério da Cidadania, livros, artigos científicos e busca direcionada pelos descritores “Casas populares. Baixo custo. Habitação. Casas containers. Inovação” que apontaram ocorrências na Scientific Electronic Library Online (SCIELO), repositórios universitários: teses e dissertações.

Foram apreciados 25 estudos, dos quais foram excluídos: duplicatas, textos indisponíveis, artigos não relacionados ao tema, teses e dissertações, além de textos excluídos pelo título e leitura de resumo, dentre esses estudos “13” foram selecionadas de acordo com a relevância dos dados para o estudo proposto.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em meio ao aumento cada vez maior da população mundial, altos custos da construção civil é um crescente déficit habitacional, aliado à crescente necessidade da reciclagem de produtos, existe a necessidade de soluções alternativas a baixo custo a ser oferecida como uma forma eficiente e rápida a fim de acomodar a população sem casa própria e com baixa capacidade de compra, poderem ter a dignidade de morar em sua casa obtida pelo seu esforço. 

A locação de imóveis está cada vez mais cara fazendo com que parte da população se adense em comunidades sem o mínimo de infraestrutura, tais como abastecimento de água potável e energia elétrica. Novas opções de construção civil, utilizando Containers, pode trazer uma luz e possibilidades a quem até hoje não tem acesso a um lar com condições mínimas de habitar-se. Casas em containers é uma confluência entre sustentabilidade e criatividade a baixo custo, uma vez que primeiramente são levantados os problemas em questão e também as melhorias que podem ser realizadas9.

 Após verificar a questão do custo e reaproveitamento de recursos existente pode ser realizado e implementado para o melhor aproveitamento da comunidade. Essa questão que cada vez mais está ganhando espaço na atualidade por sua questão criativa, social, ambiental e de custo. Containers poderiam tornar melhor esse projeto de forma individual ou coletiva, tornando possível a orientação e melhoria contínua10

Com a utilização de casas containers, milhares de containers que são descartados anualmente, poderão ser utilizados com as devidas adaptações à moradia de milhares de famílias em nossas cidades. Famílias que hoje não tem acesso à habitação, poderiam fazer uso destes containers e focar seus recursos na educação e desenvolvimento pessoal. Além do fato que habitar em moradias saudáveis com alimentação correta de água e luz e correta destinação de resíduos sanitários, trará segurança biológica e melhora qualidade de vida. Mas como funcionam as casas containers? Quais soluções trariam? E de que forma esta solução construtiva de baixo custo poderia ser reaplicada?11

As casas containers tem como premissa a utilização de recurso de containers que estariam sendo descartados por tempo de uso para o fim de moradia. Muitos arquitetos já utilizam o recurso de containers para obras contemporâneas e modernas. Porém a finalidade deste estudo é comprovar que estes containers podem ser uma excelente alternativa de habitações populares a baixo custo comparados às construções tradicionais.12

A arquitetura modular com containers reutiliza um elemento que hoje é descartado após 8 anos de uso no transporte de cargas, ampliando sua vida útil em outros 90 anos para fins habitacionais. A portabilidade e rigidez estrutural dos containers permitem ao módulo ajustar-se à topografia original do terreno com fundações muito simples, reduzindo assim os custos e o impacto causado ao meio ambiente por terraplanagem e movimentos de solo exigidos nos métodos construtivos convencionais13.

Essa pesquisa evidenciará, que casas containers poderiam ser utilizadas pelo poder público para aumentar o oferecimento de habitações populares de forma rápida e barata, sendo capaz de sanar em partes esta grande demanda de habitação sofrida pelo Brasil historicamente. Com a conclusão efetiva deste projeto, a comunidade se informara de que com as casas containers, além do reaproveitamento de recursos, a tecnologia de construção e o baixo custo também há uma forma de sustentabilidade, desta forma os setores das cidades podem receber ofertas de moradia a comunidade seja amplamente beneficiada.

Casas de contêineres são exatamente o que parecem casas feitas de contêineres de aço que você vê transportando mercadorias para todos os lugares em trens, caminhões e navios. A partir desses blocos gigantes de Lego, as pessoas estão construindo casas de todos os formatos e tamanhos14.

Além da tendência, o interesse em casas de contêiner também faz parte de um interesse mais amplo em economizar dinheiro com casas pré-fabricadas e modulares. Muitos proprietários potenciais estão procurando menores custos de construção e manutenção. Também existe a percepção de que as casas contêineres estão contribuindo para a reciclagem. Consumo excessivo de quantidade inadequada de recursos, como terra, dinheiro, uso ou disposição, a construção deve ser interrompida. O desperdício de recursos, materiais, água e um design deficiente não são recomendados. O edifício construído deve ser acessível e administrável. Areia e cascalho são usados há milhares de anos na construção. A demanda por estes está aumentando dia a dia à medida que a demanda por desenvolvimento de infraestrutura está aumentando.16

O uso excessivo de materiais de construção, como areia de rio e cascalho, também tem impacto negativo no meio ambiente. A mineração excessiva de areia e cascalho causa a degradação dos rios. A mineração de areia resulta no rebaixamento do fundo do riacho, o que resulta em erosão da margem. Isso resulta na destruição do habitat aquático e ribeirinho por meio de grandes mudanças na morfologia do canal 17

Os efeitos nocivos incluem degradação do leito, níveis de água reduzidos e instabilidade do canal. Existem muitos impactos prejudiciais do uso de areia de rio e mineração de cascalho e é necessário um estudo detalhado para listar todos os impactos negativos. O uso de materiais de construção alternativos pode reduzir o impacto disso no meio ambiente18

O trabalho se justifica, pela situação vivenciada atualmente, que em meio ao aumento população mundial, altos custos da construção civil é um crescente déficit habitacional, aliado à crescente necessidade da reciclagem de produtos, existe a necessidade de soluções alternativas a baixo custo a ser oferecida como uma forma eficiente e rápida a fim de acomodar a população sem casa própria e com baixa capacidade de compra, poderem ter a dignidade de morar em sua casa obtida pelo seu esforço. 

As casas containers e a construção modular tem como premissa a utilização de recursos de containers que estariam sendo descartados por tempo de uso para o fim de moradia. Muitos arquitetos já utilizam o recurso de containers para obras contemporâneas e modernas. Porém a finalidade deste estudo é comprovar que estes containers podem ser uma excelente alternativa de habitações populares a baixo custo comparados às construções tradicionais. 

A casa containers poderiam ser utilizadas pelo poder público para aumentar o oferecimento de habitações populares de forma rápida e barata, sanando esta grande demanda de habitação sofrida pelo Brasil historicamente. Com a conclusão efetiva deste projeto, a comunidade se informara de que com as casas containers, além do reaproveitamento de recursos, a tecnologia de construção e o baixo custo também há uma forma de sustentabilidade. Os setores das cidades receberam ofertas de moradia para que a comunidade seja amplamente beneficiada.

Na construção civil e primando por um projeto sustentável, a reutilização de containers na arquitetura transforma este material de entulho em matéria prima base para a construção civil, permitindo projetos diferenciados e modernos, mantendo os princípios arquitetônicos de conforto, beleza e utilidade, com o benefício do menor custo da obra19

No mercado, existem diversos modelos de containers. Porém, os mais apropriados para moradias são o container reefer, o dry e o high cube. O modelo reefer já apresenta isolamento termoacústico efetivo em sua própria estrutura.20

Em construções convencionais o deslocamento de operários e o frete de todos os materiais para o canteiro durante o período de obras geram custos adicionais e a necessidade de uma infraestrutura temporária de apoio e armazenamento dos materiais. Na proposta de entrega dos módulos prontos, todo o desgaste físico e psicológico do canteiro de obras, assim como atrasos gerados por condições climáticas desfavoráveis é eliminado do processo, aumentando-se a produtividade e reduzindo o tempo de obra.21

Nos últimos anos, a produção de unidades habitacionais através da adaptação de containers de transporte de cargas tem sido uma tendência no mercado da construção, pois a busca pelo desenvolvimento sustentável está cada vez mais presente nos setores da sociedade, como a construção civil, que é uma das atividades humanas com maior impacto sobre o meio ambiente. Com isso, as inúmeras discussões sobre questões ambientais e sustentabilidade exigem que o profissional desse setor assuma uma nova postura, buscando novas alternativas tecnológicas para a construção.22 

Um dos maiores desafios para o planejamento urbano na América Latina é fornecer moradias populares para famílias de baixa renda em áreas com infraestrutura, promovendo assim a mistura social e a coesão social. Esta missão torna-se cada vez mais difícil num contexto neoliberal em que se transfere para o mercado a tarefa de prover terras e habitação para famílias de baixa renda, em que a lógica de sua atividade se baseia na obtenção de maior rentabilidade imobiliária.23

As necessidades sempre crescentes e geradas pela produção material vão além das do tipo material, inclusive aquelas não materiais, que, mesmo assim, precisam de meios materiais para sua aquisição (como a necessidade de ensino e de livros). Desta forma, a casa é uma necessidade natural e material. A casa é também uma necessidade social determinada cultural e historicamente.24

Moradias a preços acessíveis também são importantes para a vitalidade econômica das comunidades. Casas acessíveis podem atrair e reter funcionários para sua comunidade – um ponto de venda e uma vantagem competitiva para os empregadores da área. Casas acessíveis também sustentam a força de trabalho local para que possam viver perto de seus empregos. Comutações mais curtas permitem que os trabalhadores passem mais tempo com suas famílias, enquanto a comunidade se beneficia da redução do congestionamento do tráfego, da poluição do ar e dos gastos com estradas. Na revitalização de comunidades, a construção de casas a preços acessíveis também pode ajudar a estimular o crescimento econômico. Uma combinação saudável de opções de moradia, desde moradias de preço de mercado e de aluguel acessível, residências unifamiliares, duplex, bem como empreendimento para idosos, garante oportunidades para todos os indivíduos melhorarem sua situação econômica e contribuírem com suas comunidades25

A habitação é a chave para reduzir a pobreza intergeracional e aumentar a mobilidade económica. Pesquisas mostram que aumentar o acesso a moradias a preços acessíveis é a estratégia mais econômica para reduzir a pobreza infantil e aumentar a mobilidade econômica.26

Maior geração de impostos, criação de empregos, oportunidades de desenvolvimento econômico, maior retenção de empregos e produtividade e a capacidade de lidar com a desigualdade – todos estão entre os benefícios econômicos do maior acesso a moradias de qualidade e acessíveis. À medida que o custo da moradia sobe em uma comunidade, as pessoas podem não ter condições de morar lá, então elas se mudam para mais longe. Afastar-se ainda mais dos mercados aquecidos pode estar impedindo as pessoas de trabalhar em locais com salários mais altos. Isso impede a capacidade das empresas de contratar trabalhadores e não é bom para as economias locais.27

O uso de contêineres para acomodação é uma forma de construção modular. A maior parte do trabalho pode ser feito fora do local e, em seguida, é simplesmente o caso de transportar os contêineres para o local de instalação. Por isso, é possível transformar áreas completamente em um prazo muito curto.28

Existem inúmeros exemplos de vilarejos de contêineres que foram rapidamente construídos em terrenos abandonados para criar desenvolvimentos urbanos modernos para trabalho, descanso e lazer. Embora a maioria dessas “aldeias” tenha sido construída com compras, restaurantes ou entretenimento em mente, é fácil imaginar uma vila criada apenas para acomodação.29

Viver em um ambiente urbano tem uma dupla face: enquanto as cidades permitem que milhares de crianças tenham acesso a serviços como educação ou saúde, elas também fazem com que as famílias enfrentam desafios urbanos específicos, como um custo de vida mais alto ou a falta de moradia acessível. Casas de contêineres são exatamente o que parecem casas feitas de contêineres de aço que são vistos transportando mercadorias para todos os lugares em trens, caminhões e navios. A partir desses blocos gigantes de Lego, as pessoas estão construindo casas de todos os formatos e tamanhos.30

Além da tendência, o interesse em casas de contêiner também faz parte de um interesse mais amplo em economizar dinheiro com casas pré-fabricadas e modulares. Muitos proprietários potenciais estão procurando menores custos de construção e manutenção. Também existe a percepção de que as casas contêineres estão contribuindo para a reciclagem. Consumo excessivo de quantidade inadequada de recursos, como terra, dinheiro, uso ou disposição, a construção deve ser interrompida. O desperdício de recursos, materiais, água e um design deficiente não são recomendados. O edifício construído deve ser acessível e administrável. Areia e cascalho são usados há milhares de anos na construção. A demanda por estes está aumentando dia a dia à medida que a demanda por desenvolvimento de infraestrutura está aumentando.31

O uso excessivo de materiais de construção, como areia de rio e cascalho, também tem impacto negativo no meio ambiente. A mineração excessiva de areia e cascalho causa a degradação dos rios. A mineração de areia resulta no rebaixamento do fundo do riacho, o que resulta em erosão da margem. Isso resulta na destruição do habitat aquático e ribeirinho por meio de grandes mudanças na morfologia do canal.32

Os efeitos nocivos incluem degradação do leito, níveis de água reduzidos e instabilidade do canal. Existem muitos impactos prejudiciais do uso de areia de rio e mineração de cascalho e é necessário um estudo detalhado para listar todos os impactos negativos. O uso de materiais de construção alternativos pode reduzir o impacto disso no meio ambiente.33

As casas containers e a construção modular tem como premissa a utilização de recursos de containers que estariam sendo descartados por tempo de uso para o fim de moradia. Muitos arquitetos já utilizam o recurso de containers para obras contemporâneas e modernas. Porém a finalidade deste estudo é comprovar que estes containers podem ser uma excelente alternativa de habitações populares a baixo custo comparados às construções tradicionais.34

A figura 1, abaixo, demonstra o uso de um contêiner para a fabricação de casa.

Figura 1: Exemplo de uma casa contêiner

  Fonte: Filho, 2019.

Os custos envolvidos durante todas as fases da obra são individuais de acordo a cada particularidade do cliente, desde a escolha, compra e transporte do container. Custos de regularização juntos aos órgãos públicos. Adaptação para habitação, criação dos ambientes, instalações elétricas e hidráulicas, cortes e instalação de esquadrias, revestimentos e pintura. E no final da obra comprova-se que a casa container é realmente uma alternativa de baixo custo, com acessibilidade e toda agilidade a ser considerada em habitações populares.35

Essas casas de contêiner de alta qualidade são tão seguras quanto as casas tradicionais. Devido à sua estabilidade estrutural, eles podem suportar cargas pesadas e lidar com condições climáticas extremas e desastres naturais, como terremotos e tempestades. Os contêineres de transporte podem resistir a ventos fortes, mesmo quando não estão aparafusados. Uma casa de contêiner pode suportar ventos fortes com velocidade de até 160 km/h, o que a torna a melhor escolha para pessoas que vivem em áreas com condições climáticas extremas.36

A figura 2 abaixo, demonstra como se estrutura um projeto de casa container.

Figura 2: Isolamento térmico

REVESTIMENTOS ISOLANTES E ABERTURAS CONFEREM CONFORTO TÉRMICO A CONTAINERS

Fonte: E-Art, 2001

A praticidade na entrega deste projeto conta muito financeiramente, sendo também uma grande vantagem, pois ao definir o projeto a ser construído o modulo já chega no local de residência do comprador quase que já pronto, pois seus módulos são pré-construídos nas fábricas, faltando apenas a junção destes módulos para os acabamentos. O tempo de entrega devido toda essa praticidade vai depender do tamanho do projeto. Que mesmo assim é muito rápido se comparado as construções de alvenaria por exemplo.37

As casas containers podem ser utilizadas pelo poder público para aumentar o oferecimento de habitações populares de forma rápida e barata, sanando esta grande demanda de habitação sofrida pelo Brasil historicamente. Com a conclusão efetiva deste projeto, a comunidade se informara de que com as casas containers, além do reaproveitamento de recursos, a tecnologia de construção e o baixo custo também há uma forma de sustentabilidade. Os setores das cidades receberam ofertas de moradia a comunidade seja amplamente beneficiada.38

Esse modelo de construção dispensa o uso de inúmeros trabalhadores e materiais, o que torna todo o processo econômico mais rápido. Além do mais, ela não depende de materiais que correm o risco de ficar em falta no mercado. Uma estimativa de preço no mercado atual um contêiner revestido e adaptado a receber sala, quarto, banheiro e cozinha em 28 metros quadrados gira em torno de R$ 22 mil a R$ 24 mil.  Sem revestimentos, os valores caem: de R$ 10 a R$ 12 mil reais para um de 14 metros quadrados e de R$ 16 a R$ 18 mil reais para um de 28 metros quadrados. Não encontra se casa de alvenaria neste padrão com este valor no mercado.39

Paredes espessas ou bem isoladas, aberturas adequadas, sistemas de triagem e espaços ao ar livre, por exemplo, pátios com sombra e ventilação natural são algumas das soluções possíveis para aumentar o conforto térmico e ao mesmo tempo poupar energia. Fachadas e coberturas, como elementos mais expostos à radiação solar, oferecem importantes superfícies de troca de calor40

O design pode ajudar a reduzir o sobreaquecimento do edifício, sem desperdício de energia. Utilizar coberturas e fachadas verdes, pintar coberturas com cores refletivas ou utilizar respiros de telha estão entre as soluções mais utilizadas. Além disso, a organização do espaço nas proximidades dos edifícios também importa: a distribuição estratégica das árvores, em particular, pode aumentar o fluxo de ar e reduzir o impacto da radiação solar e o efeito de ilha de calor típicos das cidades modernas41

Soluções viáveis, baratas e ecologicamente sustentáveis também podem ser utilizada para garantir o conforto térmico, como por exemplo, a triagem correta do local terreno, o uso de telhado verde, a arborização do local, dentre outras alternativas42

Deve-se considerar os sistemas de resfriamento sustentáveis ​​desde os primeiros estágios de projeto da construção para permitir que esses sistemas atinjam o maior potencial. Os custos variam de acordo com a solução aplicada e o local onde são implantadas. O tempo de implementação varia de acordo com a medida específica considerada, variando de algumas horas para instalar cortinas e cortinas a vários meses ou mesmo anos para projetar e construir ou reformar um edifício à prova de clima. A vida útil varia com o tipo de intervenção, desde alguns anos até a vida útil residual do edifício43

A utilização de contêineres na construção civil, em substituição a alguns materiais convencionais, além de atender à demanda por novas práticas construtivas, garante o reaproveitamento dessas enormes caixas metálicas que acabam sendo abandonadas em portos de todo o mundo.

Sustentabilidade é um termo relacionado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais do desenvolvimento. É neste sentido que surgem ideias inovadoras para melhorar a utilização dos recursos e do espaço urbano, tornando a inovação uma ferramenta de competitividade, permitindo uma produção mais eficiente, reduzindo a dependência de recursos e aumentando a capacidade competitiva 44

Com a crescente consciência da necessidade de práticas mais sustentáveis, tanto ambientalmente como socialmente, a utilização de contentores é um modelo construtivo que tem como características poupar recursos e acelerar as adaptações necessárias à sua utilização como alojamento. A sua utilização como solução estrutural tem ganhado espaço no cenário da construção em vários países, devido à sua diversidade, flexibilidade, durabilidade, etc., além de agilizar o processo construtivo.45

Além de proporcionar um trabalho mais limpo, gerando menos entulho, reduzindo o uso de outros materiais, como cimento, madeira e pedra, a construção e montagem de uma casa de contêiner pode ser, dependendo da gestão eficiente dos recursos, até 30% menos. do que uma casa tradicional46

Para uso humano, seja para uso residencial ou comercial, os recipientes devem passar por um processo de adaptação que inclui várias fases. A primeira etapa do processo é verificar, por meio de laudo emitido pelo serviço público federal ainda no porto, se o contêiner não apresenta histórico de carga tóxica. O recipiente deve ser lixado com material abrasivo para remover qualquer resíduo que permaneça de sua função original e pintado com tinta atóxica. Uma vez confirmada a usabilidade do contentor para a casa e definido o projeto a construir, é necessário dirigir-se a um serviço de serralharia, onde serão feitos os cortes na estrutura das portas e janelas e nas necessárias. a soldagem para a construção fará a adaptação do container ao projeto47

A indústria da construção civil caracteriza-se por ser uma das maiores responsáveis pelo movimento da economia do país, uma vez que gera um grande número de empregos, direta e indiretamente, por meio de suas obras. Por este motivo, é importante para este setor o desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias ao longo do tempo, visto que o mercado está em constantes mudanças e, para acompanhar esta evolução comercial, é necessário melhorar as práticas utilizadas48

Moradia decente e acessível é importante para as famílias. Certamente, atende a uma necessidade humana básica de abrigo, mas também contribui para o bem-estar dos pais e dos filhos. Estudos mostram que crianças em moradias estáveis se saem melhor na escola e são menos propensas a sofrer interrupções em sua educação devido a mudanças indesejadas. Moradias decentes e acessíveis reduzem o estresse, as toxinas e as doenças infecciosas, o que leva a melhorias na saúde física e mental49

Moradias a preços acessíveis também liberam fundos dentro dos orçamentos apertados das famílias para gastar em saúde e alimentação. Estudos têm demonstrado que as crianças cujos pais recebem auxílio-moradia se beneficiam de uma nutrição melhor. Para os pais, viver em moradias decentes e acessíveis também significa redução do estresse devido à diminuição das preocupações de que os altos custos da habitação resultem em execução hipotecária e despejo50

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Um fator que está sempre em discussão é quando ao se fazer um projeto habitacional, seja de madeira, alvenaria ou não. Engenheiros, arquitetos, construtores e clientes estão sempre procurando reduzir o tempo que leva para conclui-lo. O mercado da construção civil busca inovar com tecnologias e métodos construtivos para uma construção sustentável, pois as construções tradicionais geram uma grande quantidade de resíduos, resultando em impacto ambiental. 

Nas últimas décadas, a utilização destes recipientes de transporte (contêiner) surgiu como um novo método construtivo que visa reduzir o custo da mão de obra, do tempo e sempre consegue garantir uma construção que não gere um grande impacto ambiental. Existem outros métodos construtivos que também procuram reduzir o tempo de execução, como o método construtivo pré-fabricado, que tem ganhado espaço na construção civil, porém este método gera um produto manufaturado, onde não podem ser feitas modificações, aumentando o impacto ambiental. 

No caso de uma construção com uso de contêineres, eles podem ser modificados, movidos para onde desejar, o que aumenta as possibilidades de uso e pode cobrir a maioria das necessidades de uma estrutura convencional. Hoje, a construção com uso de contêineres vem ganhando espaço e com ela mais investimentos em pesquisas e desenvolvimento de métodos construtivos, tornando mais fácil encontrar empresas que transformam um contêiner em um bar, uma casa pronta para morar., onde o cliente apenas transporta o contêiner até o local, com toda estrutura pronta, simples, fácil, limpo e com agilidade.

REFERÊNCIAS

ASSIS, Marcel Sales de Oliveira. Análise de viabilidade da construção de casas populares utilizando containers em comparação a casas populares em alvenaria não estrutural de blocos cerâmicos. 2016.

CALORY, Sara Queren Carrazedo. Estudo do uso de contêineres em edificações no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CORRÊA, Lásaro Roberto. Sustentabilidade na construção civil. Monografia (Curso de Especialização em Construção Civil) -Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.

DE LIMA, Luiz Felipe; DE JESUS SILVA, José Wilson. A substituição de casas populares de alvenaria, feitas pelo governo federal, por casas containers: uma medida possívelJanus, v. 12, n. 21, 2015.

DE OLIVEIRA, Vinícius Pacheco; DE SOUZA, Luiz Fernando Areno. Análise da Viabilidade Técnica do Uso de Contêineres Marítimos na Construção Civil para Habitações Sociais. Epitaya E-books, v. 1, n. 6, p. 134-163, 2021.

FIGUEROLA, V. Contêineres de navio se tornam matéria-prima para a construção de casas. 2013. Disponível em: <http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/201/conteineres-de-naviose-tornam-materia-prima-para-a-construcao-de-302572-1.aspx> Acesso em 01 de jun. 2024.

LAGO, Reygner Renovato do. Construção em contêiner no Projeto Minha Casa Minha Vida. Disponível em: <https://ayaeditora.com.br/wp-content/uploads/2022/02/L122C10.pdf> Acesso em 20 de maio 2024.

LOPES, Isabella Fontes Beage; KOZAK, Naisa Nayane. Proposta de um projeto arquitetônico para habitação popular sustentável. 2017.

MALAQUIAS, José Luiz Felipe. Containers na construção civil: uma alternativa viável para habitações frente ao método convencional. 2018.

MEULAM, Julie Cristina de Oliveira et al. Uso de contêiner para a otimização da eficiência energética em aviários de frango de corte: uma modelagem computacional. 2021.

MONFORTE, Tamires Morcelli et al. Eficiência energética em edificações populares construídas com container. 2020

OCCHI, Tailene; DE ALMEIDA, Caliane Christie Oliveira. Uso de containers na construção civil: viabilidade construtiva e percepção dos moradores de Passo Fundo-RS. Revista de arquitetura IMED, v. 5, n. 1, p. 16-27, 2016.

OLIVEIRA, Cássio Gomes de. Estudo para utilização de containers como material para construção de casas para população de baixa renda em Toledo/PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

PEREIRA, Caroline et al. Viabilidade do uso de contêineres para hospitais de campanha em Goiás. 2020.

QUEIROZ, Neucy Teixeira. Construções sustentáveis na Engenharia Civil e a responsabilidade socioambiental. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 3, n. 6, p. 255-263, 2016.

RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrosio. Introdução aos sistemas de transporte no Brasil e à logística internacional. Edições Aduaneiras, 2008.

SILVA, Patricia et al. A VIABILIDADE NA UTILIZAÇÃO DE CONTÊINERES COMO CASA DE INTERESSE SOCIAL. CIMATech, v. 1, n. 5, 2018.

SOUZA, M. T. et al. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein. v. 8, p.102-106, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102.pdf.> Acesso em: 10 de abr. 2024.

TEIXEIRA, Rafael Buback. Modelo integrado para seleção de cargas e reposicionamento de contêineres vazios no transporte marítimo. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

YUDELSON, Jerry. Projeto integrado e construções sustentáveis. Bookman Editora, 2013.


7 SOUZA, M. T. et al. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein. v. 8, p.102-106, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102.pdf. Acesso em: 10 de out. 2024.
8 Ibidem, 2010.
9 ASSIS, Marcel Sales de Oliveira. Análise de viabilidade da construção de casas populares utilizando containers em comparação a casas populares em alvenaria não estrutural de blocos cerâmicos. 2016.
10 DAMINELI, Bruno Luís. O uso de containers na construção civil: caracterização e estudo de caso. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/o-uso-de-containers-na-construcao-civil-caracterizacao-e-estudo-de-caso Acesso em 14 de mar. 2024.
11 MARTINS, Matheus Souza. Impactos da utilização de containers na construção civil. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1012/o/IMPACTOS_DA_UTILIZA%C3%87%C3%83O_DE_CONTAINERS_NA_CONSTRU%C3%87%C3%83O_CIVIL.pdf Acesso em 12 de mar. 2024.
12 CALORY, Sara Queren Carrazedo. Estudo do uso de contêineres em edificações no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
13 DE LIMA, Luiz Felipe; DE JESUS SILVA, José Wilson. A substituição de casas populares de alvenaria, feitas pelo governo federal, por casas containers: uma medida possível. Janus, v. 12, n. 21, 2015.
14 MEULAM, Julie Cristina de Oliveira et al. Uso de contêiner para a otimização da eficiência energética em aviários de frango de corte: uma modelagem computacional. 2021.
15 OCCHI, Tailene; DE ALMEIDA, Caliane Christie Oliveira. Uso de containers na construção civil: viabilidade construtiva e percepção dos moradores de Passo Fundo-RS. Revista de arquitetura IMED, v. 5, n. 1, p. 16-27, 2016.
16 CORRÊA, Lásaro Roberto. Sustentabilidade na construção civil. Monografia (Curso de Especialização em Construção Civil) -Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
17 YUDELSON, Jerry. Projeto integrado e construções sustentáveis. Bookman Editora, 2013.
18 QUEIROZ, Neucy Teixeira. Construções sustentáveis na Engenharia Civil e a responsabilidade socioambiental. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 3, n. 6, p. 255-263, 2016.
19 FIGUEROLA, V. Contêineres de navio se tornam matéria-prima para a construção de casas. 2013. Disponível em: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/201/conteineres-de-naviose-tornam-materia-prima-para-a-construcao-de-302572-1.aspx Acesso em 01 de jun. 2024.
20 LAGO, Reygner Renovato do. Construção em contêiner no Projeto Minha Casa Minha Vida. Disponível em: https://ayaeditora.com.br/wp-content/uploads/2022/02/L122C10.pdf Acesso em 20 de maio 2024.
21 DE OLIVEIRA, Vinícius Pacheco; DE SOUZA, Luiz Fernando Areno. Análise da Viabilidade Técnica do Uso de Contêineres Marítimos na Construção Civil para Habitações Sociais. Epitaya E-books, v. 1, n. 6, p. 134-163, 2021.
22 LOPES, Isabella Fontes Beage; KOZAK, Naisa Nayane. Proposta de um projeto arquitetônico para habitação popular sustentável. 2017.
23 MEULAM, Julie Cristina de Oliveira et al. Uso de contêiner para a otimização da eficiência energética em aviários de frango de corte: uma modelagem computacional. 2021.
24 SILVA, Patricia et al. A VIABILIDADE NA UTILIZAÇÃO DE CONTÊINERES COMO CASA DE INTERESSE SOCIAL. CIMATech, v. 1, n. 5, 2018.
25 OCCHI, Tailene; DE ALMEIDA, Caliane Christie Oliveira. Uso de containers na construção civil: viabilidade construtiva e percepção dos moradores de Passo Fundo-RS. Revista de arquitetura IMED, v. 5, n. 1, p. 16-27, 2016.
26 Ibidem, 2016.
27 Ibidem, 2016.
28 Ibidem, 2016.
29 OLIVEIRA, Cássio Gomes de. Estudo para utilização de containers como material para construção de casas para população de baixa renda em Toledo/PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
30 PEREIRA, Caroline et al. Viabilidade do uso de contêineres para hospitais de campanha em Goiás. 2020.
31 CORRÊA, Lásaro Roberto. Sustentabilidade na construção civil. Monografia (Curso de Especialização em Construção Civil) -Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
32 OLIVEIRA, Cássio Gomes de. Estudo para utilização de containers como material para construção de casas para população de baixa renda em Toledo/PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
33 Ibidem, 2018.
34 Ibidem, 2018.
35 TEIXEIRA, Rafael Buback. Modelo integrado para seleção de cargas e reposicionamento de contêineres vazios no transporte marítimo. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
36 QUEIROZ, Neucy Teixeira. Construções sustentáveis na Engenharia Civil e a responsabilidade socioambiental. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 3, n. 6, p. 255-263, 2016.
37 Ibidem, 2006.
38 Ibidem, 2006.
39 ASSIS, Marcel Sales de Oliveira. Análise de viabilidade da construção de casas populares utilizando containers em comparação a casas populares em alvenaria não estrutural de blocos cerâmicos. 2016.
40 SILVA, Patricia et al. A VIABILIDADE NA UTILIZAÇÃO DE CONTÊINERES COMO CASA DE INTERESSE SOCIAL. CIMATech, v. 1, n. 5, 2018.
41 QUEIROZ, Neucy Teixeira. Construções sustentáveis na Engenharia Civil e a responsabilidade socioambiental. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 3, n. 6, p. 255-263, 2016.
42 Ibidem, 2016.
43 YUDELSON, Jerry. Projeto integrado e construções sustentáveis. Bookman Editora, 2013.
44 LOPES, Isabella Fontes Beage; KOZAK, Naisa Nayane. Proposta de um projeto arquitetônico para habitação popular sustentável. 2017.
45 Ibidem, 2017
46 ASSIS, Marcel Sales de Oliveira. Análise de viabilidade da construção de casas populares utilizando containers em comparação a casas populares em alvenaria não estrutural de blocos cerâmicos. 2016.
47 Ibidem, 2016.
48 Ibidem, 2016.
49 Ibidem, 2016.
50 Ibidem, 2016.


2 Graduação em Engenharia Civil pela Faculdade UniSAPIENS.
3Graduação em Engenharia Civil pela Faculdade UniSAPIENS.
4Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade UniSAPIENS.
5Graduação em Engenharia Civil pela Faculdade UniSAPIENS
6 Professora orientadora. Arquiteta Urbanista, especialista em Metodologia do Ensino Superior. Faculdade UniSAPIENS. E-mail: shahiracarraffa@gmail.com