FERRAMENTAS VIRTUAIS NO APERFEIÇOAMENTO DA ÁREA VETERINÁRIA: BENEFÍCIOS, DESAFIOS E APLICAÇÃO PRÁTICA.

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202411081540


Nathalia Steinle1
Renata Avancini Fernandes2
Carolina Fregonesi de Souza3
Julio Cesar de Souza4


Resumo: O avanço das ferramentas digitais na medicina veterinária tem facilitado o acesso a novos conhecimentos, promovendo a educação continuada de profissionais e estudantes. A pesquisa, baseada em revisão de literatura e campo, evidenciou que a migração para plataformas digitais se deve à conveniência, flexibilidade e baixo custo. Essas ferramentas oferecem uma variedade de formatos interativos, como webinars e quizzes, que atendem à demanda por aprendizado prático sem a necessidade de deslocamento. Exemplos como VetOnline, Buddy Vets e VIN destacam-se por seus conteúdos diversificados, cobrindo desde clínica geral até especializações. Embora as plataformas digitais tenham transformado a educação na veterinária, desafios como a falta de prática clínica e o acesso limitado em áreas remotas ainda precisam ser superados. A integração de tecnologias imersivas pode potencializar o aprendizado, tornando essas ferramentas ainda mais eficazes. Em suma, as plataformas de e-learning não apenas facilitam a atualização profissional, mas também garantem que os veterinários estejam preparados para atender às crescentes demandas do setor em constante evolução. O estudo sobre ferramentas virtuais na medicina veterinária revela que a era digital transforma o acesso ao conhecimento, beneficiando profissionais e estudantes. Palavras-chave: ciências agrárias, plataformas digitais, educação continuada, e-learning, tecnologias

ABSTRACT: The advancement of digital tools in veterinary medicine has facilitated access to new knowledge, promoting the continuing education of professionals and students. The research, based on literature and field review, showed that the migration to digital platforms is due to convenience, flexibility and low cost. These tools offer a variety of interactive formats, such as webinars and quizzes, that meet the demand for hands-on learning without the need to travel. Examples such as VetOnline, Buddy Vets and VIN stand out for their diversified content, covering everything from general practice to specializations. While digital platforms have transformed veterinary education, challenges such as lack of clinical practice and limited access in remote areas have yet to be overcome. The integration of immersive technologies can enhance learning, making these tools even more effective. In short, e-learning platforms not only facilitate In short, e-learning platforms not only facilitate professional updating, but also ensure that veterinarians are prepared to meet the growing demands of the ever-evolving industry. The study on virtual tools in veterinary medicine reveals that the digital age transforms access to knowledge, benefiting professionals and students. Keywords: agricultural sciences, digital platforms, continuing education, e-learning, technologies

Revisão literária

Com o crescente avanço tecnológico e a grande necessidade dos profissionais da saúde e a necessidade desses estarem atualizados, cada vez mais os indivíduos de diferentes áreas estão recorrendo às plataformas de ensino digital, seja por sua facilidade, abrangência e acessibilidade A importância da atualização contínua não pode ser subestimada no contexto atual e essa é uma necessidade contínua, visto que a todo momento surgem novas tecnologias, são difundidas imediatamente. Isso faz com que pessoas de todas áreas e em especial os médicos veterinários devem se comprometer com a formação contínua para garantir que suas habilidades estejam alinhadas com as demandas dos vários setores. O objetivo foi demonstrar que o avanço da era digital pode facilitar o acesso a novos conhecimentos. A metodologia utilizada foi a de revisão de literatura em em diferentes plataformas, acessando vários artigos científicos e relatos de experiência sobre o uso de ferramentas digitais para o ensino e a prática para diferentes profissionais dentro e fora da medicina veterinária. Realizou-se também, pesquisa de campo no intuito de comprovar os dados contidos neste trabalho.

Introdução

Nas últimas décadas a medicina veterinária e diversas outras áreas vêm sendo impulsionadas pela evolução das tecnologias emergentes, resultando em diversas mudanças significativas, gerando como consequência uma necessidade ainda maior aos profissionais de sempre se manterem atualizados. (MORAES et al., 2021)

Após a pandemia, essa situação se intensificou, evidenciando a necessidade de diversificação nos métodos de ensino. Em um estudo realizado, foi afirmado que “A realidade da sociedade como um todo foi alterada, o que permite concluir que muitas das mudanças provocadas pelo isolamento social devem ser adotadas de forma permanente. Isso exigirá ainda mais dedicação e esforço para aprimorar métodos que possibilitem um aprendizado mais próximo do presencial.” (MORAES et al., 2021, p.331)

Com as plataformas digitais se tornando ferramentas cada vez mais reconhecidas e utilizadas, observa-se uma influência crescente na forma como os veterinários trabalham, incluindo o diagnóstico de doenças e o acesso a novos conhecimentos por meio das tecnologias da informação e comunicação. Entre os diversos exemplos, destaca-se o uso da telemedicina, que permite que profissionais ofereçam atendimentos de forma mais acessível e à distância. Além disso, a inteligência artificial tem sido empregada para analisar diagnósticos de exames de imagem. As plataformas de estudo digitais também desempenham um papel importante, facilitando a comunicação e a troca de conhecimentos entre profissionais e estudantes de diferentes localidades, além de oferecer oportunidades de educação continuada com cursos e recursos que ajudam a manter todos atualizados em um mercado em constante evolução. Em um estudo conduzido pela Dra. Tatiana Lemos, é ressaltado que “É de suma importância a comunicação e integração dos estudantes de Medicina Veterinária com a comunidade virtual, gerando inclusão e conscientização da comunidade sobre os diversos temas abordados na medicina veterinária” (LEMOS et al, 2021, p. 30).

Esses exemplos servem para mostrar como o médico veterinário está tendo cada vez mais contato direto em sua rotina profissional com a tecnologia, que vem servindo de auxílio tanto na parte prática quanto na teórica. (LEMOS et al., 2021).

Com tantas áreas que vem se expandindo e atualizando, e com essas novas tecnologias, o que antes já era importante agora se tornou necessário para que médicos veterinários consigam continuar entregando essas novas demandas da profissão. Programas de educação continuada e treinamentos especializados chegam na rotina profissional para facilitar não apenas a aplicação ética e prática, mas também a compreensão de tais inovações. Essas novas habilidades vão garantir que o futuro da medicina veterinária consiga desempenhar uma melhora significativa na qualidade dos cuidados prestados aos animais e a saúde pública, ao mesmo tempo que prepara futuros veterinários (COSTA; PEREIRA; NOGUEIRA, 2019).

O uso das plataformas digitais está cada vez mais revolucionando as áreas de saúde, principalmente por serem áreas muito dinâmicas, e que requerem constante atualização para que seja possível acompanhar as inovações científicas e tecnológicas. É cada vez mais visível o benefício em utilizar plataformas digitais para educação continuada, seja pela praticidade ao acesso de conteúdos de forma mais rápida e flexível, ou pela vasta quantidade de conhecimento e integração de novas tecnologias às práticas existentes. Como consequência, este novo meio de estudo vem se tornando indispensável e uma solução promissora a estudantes e profissionais que tem como intuito sempre estarem atualizados, e portanto aptos para continuarem oferecendo cuidados de qualidade aos seus pacientes. Entretanto, ainda existem desafios a serem superados, alguns sendo, a dificuldade a esses recursos em regiões mais afastadas, e a falta de prática clínica, uma pesquisa realizada destacou que “É importante entender que a inserção das Tecnologias, podem sim proporcionar uma educação de qualidade, mas deve ser utilizada adequadamente ou o processo de ensino aprendizagem não será positivo.” (STANCZYK et al., 2023).

Funcionamento das plataformas digitais de estudo no cenário atual da veterinária.

O uso de plataformas digitais voltadas à educação continuada como fonte de aprendizado e atualização é algo que surgiu da crescente necessidade de capacitação dos profissionais no intuito de acompanharem essas evoluções que vem ocorrendo no campo veterinário, por conta disso que esse método de educação contínua se tornou tão recorrente nas rotinas da atualidade. Algo que começou com sites e portais que apenas disponibilizavam artigos científicos e protocolos clínicos, hoje com o avanço da tecnologia e do método e-learning tiveram de se adaptar ao incorporarem formatos mais diversos e interativos. Contribuindo para que houvesse uma preferência da população para formatos, como webinars, comunidades de discussões, disponibilização de artigos científicos, quizzes interativos e vídeos aula, recursos que se tornaram essenciais para aqueles que buscam aprimorar conhecimentos e habilidades com a praticidade de não ser necessário o deslocamento ou presença física. (STANCZYK et al., 2023).

Plataformas como Buddy Vets, Portal Vet, Premier Pet, entre outras, podem ser citadas como exemplos já que vem se destacando por disponibilizarem materiais de aprendizado nesses e outros diversos formatos, cobrindo áreas desde clínica geral até especializações técnicas como nutrição e dermatologia de pequenos animais (COSTA; PEREIRA; NOGUEIRA, 2019). Juntamente dos outros fatores atrativos desse ambiente virtual, como a flexibilidade e independência para estudar quando possível sem ter que interromper a rotina profissional e pessoal, também se tornou uma possibilidade a obtenção de certificados e horas complementares para o currículo, o que agrega valor ao aprendizado contínuo (LIMA; SANTOS; OLIVEIRA, 2021). De acordo com alguns estudos, plataformas de ensino a distância e cursos online são métodos eficazes de ensino, promovendo autonomia e personalização do aprendizado (COSTA; PEREIRA; NOGUEIRA, 2019). Estudos recentes comprovam que esse aprendizado autônomo e adaptável, otimiza o tempo e recursos aos que se interessam, o que demonstra que mesmo com os desafios e necessidades de melhoria voltadas a parte de soluções para a parte prática, as ferramentas de e-learning possibilitam um futuro com mais conhecimento e qualidade aos pacientes. (SILVA; MENEZES; COSTA, 2020).

Algumas plataformas digitais de estudo para veterinários

Existem diversas plataformas especializadas em educação continuada para veterinários. Algumas incluem a VetOnline uma plataforma brasileira focada em cursos online e webinars, que cobre desde clínicas de pequenos animais até áreas mais especializadas, como por exemplo, odontologia veterinária (COSTA; PEREIRA; NOGUEIRA, 2019). A VetFolio oferece uma ampla variedade de recursos de educação continuada, como artigos, casos clínicos, vídeos educacionais e até cursos com certificação. Coursera, e Udemy, que mesmo não sendo plataformas específicas para veterinária ainda oferecem cursos de áreas correlacionadas, como por exemplo, saúde animal, biotecnologia e farmacologia (LIMA; MARTINS; SANTOS, 2021). A VIN (Veterinary Information Network) é uma plataforma internacional e esta é considerada uma das maiores e mais respeitadas e aprendizado e interação entre profissionais da medicina veterinária a nível global (GOMES; ALMEIDA; SOUSA, 2021).

A mesma foi criada com o intuito de oferecer recursos educacionais abrangentes em conjunto com um suporte técnico para facilitar o aprendizado de acordo com as necessidades de cada usuário em específico. A Buddy Vets é uma plataforma brasileira ainda recente no mercado criada pela marca de suplementação Buddy Nutrition, nela além dos conteúdos de estudo voltados a parte de nutrição e outros temas voltados a clínica de pequenos, também existe uma exploração ao conceito de marketing digital para veterinários, junto de uma comunidade digital onde veterinários e estudantes podem compartilhar casos clínicos, consultar especialistas e participar de cursos com direito a certificação (COSTA; PEREIRA; NOGUEIRA, 2019).

O Portal Vet também nacional, é voltado para a educação continuada em medicina veterinária. Seus cursos abrangem diversas áreas da profissão, incluindo a clínica de pequenos e grandes animais, além de especializações em áreas como dermatologia e cardiologia. Premier Pet, conhecida por estar no mercado alimentício pet, agora também possui uma plataforma voltada para a oferta de cursos e capacitações para veterinários, especialmente no campo da nutrição clínica. Ela oferece módulos voltados à alimentação de cães e gatos, bem como à formulação de dietas específicas para animais com doenças crônicas (SILVA; PEREIRA, 2020;).

Essas são apenas algumas das diversas plataformas utilizadas na medicina veterinária para o estudo continuado, cada uma delas apresenta vantagens distintas, desde a variedade de cursos até a possibilidade de networking com outros profissionais. No entanto, a adoção de tecnologias imersivas, como simulações em realidade aumentada, algo que poderia potencializar a absorção do conhecimento técnico, ainda é algo que necessita ser mais adotado no método “e-learning” (SILVA; MENEZES; COSTA, 2020).

Benefícios das plataformas e-learning na medicina veterinária

O uso das plataformas digitais vem trazendo diversos benefícios para os profissionais da medicina veterinária, incluindo, a flexibilidade e acessibilidade, já que é uma ferramenta que o seu uso pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora, permitindo que isso não afete de maneira brusca na rotina profissional e pessoal. A atualização constante, por ser uma plataforma digital, onde existe uma facilidade de compartilhar novos estudos, tecnologias e protocolos de tratamento, de maneira mais rápida, com acesso imediato e sem precisar estar em algum local específico (SILVA; MENEZES; COSTA, 2020).

Redução de custos, por não serem virtuais e não existir a necessidade de estar no lugar, elas costumam ter um valor mais acessível do que cursos e aulas presenciais, o que já permite mais acessibilidade e inclusão a uma população com outro condicionamento financeiro e que antes por vezes, não conseguiam acesso aos mesmos conhecimentos pelo custo de transporte, dos cursos e aulas. Interatividade, já que diversas dessas plataformas oferecem a educação colaborativa por meio de, quizzes, simulações, vídeos aula, e comunidades digitais onde o networking ocorre entre estudantes, profissionais e especialistas de diversas áreas da saúde animal, tornando o aprendizado mais dinâmico, interativo e direto (LIMA; SANTOS; OLIVEIRA, 2021).

E por último, a possibilidade de certificação e acúmulo de horas complementares válidas para o currículo, já que algumas disponibilizam essa opção para determinadas ações, aulas, ou cursos realizados. Algumas dessas plataformas também possuem um método de recompensas, o que incentiva a movimentação dos usuários entre os módulos, aulas, e cursos, e consequentemente, o estudo contínuo (STEINLE, 2024).

Desafios e melhorias na aplicação das plataformas digitais

Apesar de todos os benefícios já citados, ainda existem desafios a serem superados para que essas plataformas consigam potencializar sua aplicação no cotidiano dos profissionais da veterinária. No intuito de aprimorar sua eficácia, estratégias e sugestões devem ser oferecidas para esses desafios que hoje são encontrados. Infelizmente é um dos desafios presente, com a rotina do profissional da saúde, por vezes não sobra tempo para que eles consigam se organizar e estabelecer uma rotina de estudos online. Criar um sistema de “planner”, onde o inscrito consegue se organizar, criando alertas ou até mesmo utilizando inteligência artificial para que a mesma já crie um planejamento do dia de acordo com as informações recebidas, já pode auxiliar com esse problema. (LIMA; SANTOS; OLIVEIRA, 2021)

Ensino personalizado também é uma metodologia que seria de grande importância para as plataformas adotarem, já que este método tem como principal função adaptar o processo de aprendizagem às necessidades de cada aluno, permitindo um aumento na eficiência do aprendizado. Com esse método, é possível criar planos de estudo individualizados, onde o próprio sistema da plataforma já ofereceria os cursos e materiais mais relevantes às procuras e interesses dos estudantes e profissionais (SILVA; MENEZES; COSTA, 2020)

Adoção de tecnologias imersivas, de realidade virtual e aumentada também é outro aspecto que deve ser trabalhado para que essas plataformas sejam mais eficientes. A falta de interação prática é uma limitação e a maneira encontrada para mitigar esse problema é o investimento em tecnologias como a realidade aumentada e simuladores 3D, que permitem maior proximidade com a prática clínica. Ao falarmos de tecnologia também é necessário pensar em opções de download de materiais ou parceria com instituições governamentais para melhorar o acesso à plataforma para aqueles que não tem como entrar na web todos os dias (SILVA; MENEZES; COSTA, 2020). E por último, mas não menos relevante, a integração do marketing digital veterinário, um campo que era pouco explorado, mas que vem se tornando cada vez mais relevante. As plataformas poderiam criar módulos focados nessa área no intuito de capacitar os profissionais a utilizarem o ambiente digital no intuito de atrair novos clientes, continuar se conectando com os antigos, e valorizar o seu trabalho. Podem ser cursos estratégicos, de gestão, ou qualquer outro assunto que seja importante para essa capacitação. Até mesmo aproveitar as comunidades existentes em cada plataforma e perguntar quais as áreas de interesse ou quais as dúvidas que cada um dos inscritos têm relacionados a esse campo. Além disso, workshops poderiam ser integrados a plataformas como “Buddy Vets” e “Premier Pet”, criando uma conexão entre educação e marketing digital (SILVA; MENEZES; COSTA, 2020).

Como Cenário atual apontando cada vez mais para um crescimento e inovações na parte tecnológica, como realidade aumentada, simuladores 3D e inteligência artificial, espera-se que ao adotarem essas novas ferramentas, as plataformas vão atingir um novo patamar onde não apenas a capacitação e a aplicação prática dos conteúdos vão melhorar, mas também o acesso para aqueles em regiões com acesso mais restrito a determinados estudos. Ao aliar essas tecnologias a uma abordagem prática e adaptativa, espera-se que as plataformas digitais continuem a transformar a educação veterinária, promovendo uma formação mais sólida e completa para os futuros profissionais (LEMOS et al., 2021).

Essas são apenas algumas propostas para alguns dos desafios encontrados com o uso das plataformas e-learning de hoje. Sempre vão existir desafios, por isso é necessário que a comunidade esteja sempre disposta a buscar soluções que visem englobar a todos, oferecendo assim, oportunidade de um futuro melhor e mais saudável (LEMOS et al., 2021).

MATERIAL E MÉTODO

Foram utilizadas as plataformas VetOnline, uma plataforma brasileira focada em cursos online e webinars que abrangem desde clínicas de pequenos animais até áreas mais especializadas, como odontologia veterinária. A VetFolio oferece uma ampla gama de recursos para educação continuada, incluindo artigos, casos clínicos, vídeos educacionais e cursos com certificação. Além disso, plataformas como Coursera e Udemy, embora não sejam específicas para a veterinária, oferecem cursos em áreas correlatas, como saúde animal, biotecnologia e farmacologia. Por fim, a VIN (Veterinary Information Network) é uma plataforma internacional reconhecida como uma das maiores em sua categoria. A metodologia adotada consistiu em uma revisão da literatura sobre plataformas digitais aplicadas ao ensino veterinário, complementada por uma pesquisa de campo realizada com 179 participantes, incluindo profissionais e estudantes de Medicina Veterinária. A pesquisa de campo foi conduzida por meio de um questionário estruturado via google, que avaliou o uso, os benefícios percebidos e as limitações dessas plataformas na rotina dos respondentes. Os dados coletados foram analisados quantitativamente para identificar tendências e realizar comparações com a literatura existente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Os estados com maior número de participação foram Mato Grosso do Sul (49,2%) e São Paulo (27,6%), onde 59 participantes eram estudantes ou profissionais da área de Saúde Animal evidenciando que os estados do Centro Oeste, Sudeste e Sul buscam por inovações e aprendizado continuado utilizando se de plataformas Figura 1

Figura 1: Amostragem da distribuição por estado onde as pessoas que utilizam plataforma residem.

Com o objetivo de coletar dados que evidenciem o uso das plataformas de estudo digitais em diversas profissões, o estudo analisou a porcentagem de participantes que relataram ter o hábito de utilizar essas ferramentas. Conforme ilustrado na figura 2, a maioria das profissões já adotaram o uso dessas novas plataformas como um meio de transferir informações e que os usuários possam adquirir conhecimento, independentemente da área de atuação. Considerando o questionamento, você tem o hábito de utilizar plataformas de estudo? É fundamental reconhecer a importância de se manter informado por meio dessas e continuar os estudos ao longo da vida.

Figura 2: Distribuição dos entrevistados que realizam o uso de plataformas de estudo.

Dessa forma foi possível observar dentro de um universo de possíveis usuários, conhecer a localidade e saber 79% dos participantes utilizam delas, para buscar informações. Esse dado reflete o impacto crescente das tecnologias digitais no campo da medicina veterinária, conforme apontado por (LIMA; MARTINS; SANTOS, 2021), que discutem os avanços e desafios dessa digitalização para diferentes perfis profissionais. Para que houvesse um controle do perfil profissional dos entrevistados, foi perguntado se eram estudantes ou profissionais, e se eles se encaixavam na área de saúde animal ou outra. Como é observado no gráfico abaixo, a maioria dos respondentes, mesmo dos que estão fora do setor profissional de saúde animal, é composto predominantemente por estudantes (Figura 3). Conhecendo os profissionais da área, buscou-se então conhecer o perfil profissional dos mesmos e para isso perguntou se qual é o seu perfil profissional. Dentre os profissionais usuários de plataformas, 12,7% têm o hábito de buscar informação nas mesmas. Um resultado ainda aquém do desejado. Isso indica um grande filão a ser trabalhado e que os profissionais desse setor podem mergulhar em busca desse nicho de mercado.

Figura 3: Distribuição dos entrevistados por perfil profissional no uso de plataformas de estudo.

A partir daí, os respondentes que eram da área de saúde animal foram segmentados no intuito de direcionar perguntas específicas para abordar temas diretamente relacionados à sua área de estudo e atuação profissional. A figura 4 revela que a maioria dos entrevistados trabalha com pequenos animais, o que evidencia uma maior acessibilidade às plataformas de estudo nesse nicho específico. Talvez pelo fato de quem trabalha com pequeno esteja o tempo todo dentro da clínica, isso facilite o acesso às plataformas. Profissionais que trabalham com grandes, muitas vezes não tem, não possui rede de internet no campo, chegam a noite cansados e acabam não usando as plataformas. A utilização de tecnologias como a realidade aumentada, conforme discutido por (SILVA; MENEZES; COSTA, 2020), poderia ajudar a contornar alguns desses desafios.

Figura 4: Distribuição dos entrevistados pela área que atuam em saúde animal.

Desafios propostos: ampliar o acesso a outras áreas dentro da saúde animal. Além disso, observa-se que a grande maioria dos respondentes possui algum tipo de animal de estimação, o que sugere que a posse de pets influencia o uso dessas plataformas. Essa relação indica que, frequentemente, a necessidade de buscar informações sobre cuidados e tratamentos para seus próprios animais motiva esses profissionais a acessar conteúdos adicionais, especialmente para temas com os quais ainda não possuem tanta familiaridade, mas que podem ser aplicados em situações práticas com seus pets (Figura 5).

Figura 5: Distribuição de profissionais e estudantes da área de saúde animal que tem pet

Atualmente o PET tornou-se companheiro, um membro da família e cada vez mais as pessoas estão buscando por esses animais e mantendo um tratamento muito próximo com os mesmos.

A seguir, são apresentados as figuras (6, 7 e 8) que envolvem conhecimentos, uso e tipo de plataforma desejada. Na figura 6 é abordado o hábito de uso das plataformas de estudo, com o objetivo de analisar o impacto específico dessas ferramentas na área de saúde animal. Observa-se que mais da metade dos profissionais e estudantes dessa área utilizam regularmente essas plataformas em suas atividades acadêmicas e profissionais, evidenciando a importância crescente dessas ferramentas para o desenvolvimento e atualização de conhecimentos no setor.

Figura 6: Distribuição dos entrevistados da área de saúde animal que realizam o uso de plataformas de estudo.

Na Figura 7, revela-se o nível de conhecimento dos entrevistados sobre a existência de plataformas específicas voltadas para a área de saúde animal. Esse dado reforça o crescimento da adesão às plataformas digitais no ensino veterinário, conforme apontado por (COSTA; PEREIRA; NOGUEIRA, 2019) que descrevem como as tecnologias digitais vêm sendo vistas como ferramentas essenciais para atualização profissional. Conforme 30,2% dos respondentes afirmaram não ter conhecimento sobre essas ferramentas, enquanto 69,8% indicou já ter familiaridade. Esse resultado indica que tais inovações, vem cada vez mais ganhando ampla visibilidade e adesão na medicina veterinária e em outras áreas da saúde animal. Esses dados reforçam a ideia de que as plataformas de estudo vêm consolidando seu espaço como recursos essenciais para aqueles com intuito de atualização e desenvolvimento profissional nesse setor.

Figura 7: Amostragem do nível de conhecimento dos entrevistados sobre plataformas específicas para a área de saúde animal.

Na figura 8 avaliou-se a preferência de uso de cada usuário quanto às plataformas digitais utilizadas, que existem hoje no mercado. Quarenta e nove vírgula dois (49,2%) dos respondentes apresentam preferência por plataformas que oferecem consultas e referências científicas. E 33,3% indicam uma preferência para plataformas de cursos e vídeo-aulas. Assim como (SILVA; PEREIRA, 2020) que discutem a importância de recursos para o estudo continuado aos veterinários e sua importância para se manterem atualizados. O que se pode notar com esses dados, é que as pessoas das áreas de saúde animal optam por recursos e ferramentas que oferecem acesso a conteúdo científico e especializado.

Figura 8: Amostra de preferência de plataformas de estudo digital.

Conclusão:

O estudo sobre ferramentas virtuais na medicina veterinária revela que a era digital transforma o acesso ao conhecimento, beneficiando profissionais e estudantes. A revisão de literatura e a pesquisa de campo confirmaram a migração para plataformas digitais, destacando sua conveniência e baixo custo. Além disso, a continuidade do uso de ferramentas de consulta sugere oportunidades para integrar novos conteúdos. Assim, essas inovações não apenas facilitam a troca de conhecimento, mas também promovem um aprimoramento contínuo na prática veterinária, alinhando-se às demandas de um setor em constante evolução.

Referências

COSTA, M. R.; PEREIRA, S. A.; NOGUEIRA, D. O impacto das plataformas digitais no ensino de medicina veterinária: uma revisão. Revista de Educação e Saúde, v. 10, n. 3, 2019.

GOMES, C. A.; ALMEIDA, L. M.; SOUSA, R. M. Aplicações da inteligência artificial na medicina veterinária: um panorama atual. Veterinary Science and Technology Journal, v. 12, n. 1, 2021.

LEMOS, Tatiana Didonet; et al. Ações educativas de conhecimento e prevenção na medicina veterinária, elaboradas pelos discentes da disciplina IETC através das mídias sociais. Revista da JOPIC, v. 7, n. 11, p.30, 2021.

LIMA, F. C.; SANTOS, R. P.; OLIVEIRA, A. M. Ensino a distância na medicina veterinária: desafios e perspectivas. Jornal Brasileiro de Educação Veterinária, v. 28, n. 2, 2021.

LIMA, J. R.; MARTINS, F. J.; SANTOS, E. A. A evolução das tecnologias digitais na prática veterinária: desafios e oportunidades. Ciência Animal Brasileira, v. 22, n. 4, 2021.

MORAES, Cristiane Gonçalves de; CYSNEIROS, Cristine dos Santos Settimi; MELO, Débora Pereira; et al. Ensino, aprendizagem e avaliação em tempos de pandemia: um olhar sobre os discentes do curso de Medicina Veterinária da UniEvangélica. Anais do 39º Seminário de Atualização de Práticas Docentes, p.331, 2021.

SILVA, A. R.; MENEZES, H. C.; COSTA, P. M. A realidade aumentada como ferramenta de simulação no ensino veterinário. Tecnologias no Ensino em Saúde, v. 15, n. 1, 2020.

SILVA, T. A.; PEREIRA, M. S. A importância da educação continuada na formação do médico veterinário. Revista de Educação e Pesquisa em Medicina Veterinária, v. 10, n. 2, 2020.

STANCZYK, Vivianne Rocha; REINISCH, Iohana Tailena; LEAL, Marcilene dos Santos;

NASCIMENTO, Izianne Maria Alves do; SILVA, Helen Teixeira dos Santos; SOUSA, Francisca Tania Oliveira; SCHMIDT, Taciane Jacomini. Tecnologias no ensino da medicina veterinária durante a pandemia do COVID-19. Revista Mundi Meio Ambiente e Agrárias, Paranaguá, PR, v. 8, n. 1, p. 18, 2023.


1 Estudante de Médica Veterinária da Universidade São Judas Tadeu, SP, SP;
2 Renata Avancini Fernandes docente e orientadora de Trabalho de Conclusão do curso de Medicina Veterinária da Universidade São Judas, SP, SP;
3 Médica Veterinária, MSc– Universidade Federal de Uberlândia, UFU;
4 Prof. Titular, CPAQ/UFMS, Campus de Aquidauana, MS– Brasil;