REHABILITATION AND PREVENTION IN PHYSIOTHERAPY: TRANSDISCIPLINARY STRATEGIES IN COMMUNITY-BASED INTERNSHIP
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102411071329
Ana Vitória Matos dos Santos1
Alexandre da Silva Magno Filho1
Andreane Rodrigues dos Santos1
Anna Flávia Brito Monteiro1
Daniel Alexandre Gomes de Moura1
Hellane Chaves de Oliveira1
Maria Jamilly de Jesus Andrade1
Nathalia Letícia Menezes da Silva1
Roberto Eduardo Carvalho do Nascimento1
Wendell de Moura Pinheiro Pereira1
Leonilde Sousa dos Santos2
RESUMO
A atuação do fisioterapeuta, antes restrita à reabilitação, expandiu-se para a promoção e prevenção da saúde, sobretudo na atenção primária. O presente estudo descreve a experiência de estágio em Fisioterapia Comunitária, que abordou ações de promoção, proteção e reabilitação de saúde em uma Unidade Municipal de Saúde de Belém, com ênfase em diferentes grupos, como idosos, mulheres e trabalhadores. As intervenções foram realizadas de maneira lúdica e educativa, utilizando recursos como jogos e dinâmicas para engajar os participantes e facilitar a adesão ao tratamento. Além da interação lúdica, as atividades abrangeram aspectos importantes da fisioterapia na atenção primária, como a prevenção de quedas em idosos e a promoção de exercícios laborais para trabalhadores. A integração interdisciplinar foi essencial para o sucesso das atividades, promovendo um atendimento holístico. Os resultados indicam que essas intervenções aumentaram o engajamento e a qualidade de vida dos participantes, além de mostrar a relevância da cinesioterapia em contextos com recursos limitados. Desafios, como a frequência irregular dos participantes e a disponibilidade de recursos, reforçam a importância de uma abordagem flexível e criativa para otimizar os resultados. Este estágio contribuiu para a formação de profissionais comprometidos com a promoção da saúde pública, evidenciando a importância de uma atuação proativa e preventiva na fisioterapia.
Descritores: Fisioterapia; Atenção Primária; Promoção de Saúde.
ABSTRACT
The role of physiotherapists, once limited to rehabilitation, has expanded to include health promotion and prevention, especially in primary care. This study describes the internship experience in Community Physiotherapy, focusing on health promotion, protection, and rehabilitation activities at a Municipal Health Unit in Belém, with an emphasis on different groups such as the elderly, women, and workers. Interventions were carried out in a playful and educational manner, using resources such as games and activities to engage participants and facilitate treatment adherence. In addition to playful interactions, the activities addressed important aspects of primary care physiotherapy, such as fall prevention in the elderly and the promotion of workplace exercises for workers. Interdisciplinary integration was essential to the success of these activities, promoting a holistic approach to care. Results indicate that these interventions increased engagement and improved the participants’ quality of life, as well as highlighting the relevance of kinesitherapy in resource-limited contexts. Challenges, such as irregular participant attendance and limited resources, underscore the importance of a flexible and creative approach to optimize outcomes. This internship contributed to training professionals committed to promoting public health, emphasizing the importance of a proactive and preventive approach in physiotherapy.
Descriptors: Physiotherapy; Primary Care; Health promotion.
INTRODUÇÃO:
Historicamente, até a década de 1980, a atuação do fisioterapeuta estava restrita à recuperação e reabilitação. A partir dessa década, a Fisioterapia passou a incorporar a promoção e a prevenção da saúde da população como áreas essenciais de atuação. De acordo com as diretrizes do Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO, 2009), a atenção fisioterapêutica deve abranger o desenvolvimento de ações preventivas primárias (promoção de saúde e proteção específica), secundárias (diagnóstico precoce) e terciárias (reabilitação) (NEVES; ACIOLE, 2011). Entre esses níveis, a atenção primária se encontra em processo de construção, uma vez que muitos profissionais e usuários ainda consideram o fisioterapeuta principalmente como um reabilitador, com suas práticas concentradas nos níveis secundário e terciário.
No Brasil o curso de Fisioterapia visa capacitar futuros profissionais de acordo com as competências estabelecidas pela Diretriz Curricular Nacional, instituída pela Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002, portanto além do papel de reabilitador terciário e secundário. O presente estudo descreve as experiências do estágio em Fisioterapia Comunitária, com foco na promoção, proteção e reabilitação, em conformidade com as Leis nº 8.080/90 e 8.142/90.
O objetivo geral deste estudo foi promover, em uma Unidade Municipal de Saúde de Belém, ações de saúde integradas, com ênfase na saúde da criança, da mulher, do idoso e do trabalhador. Especificamente, buscou-se atuar na atenção básica de forma humanista, crítica e reflexiva, utilizando recursos desenvolvidos por meio de jogos e atividades educativas. A importância da implementação de intervenções lúdicas e educativas é corroborada pela literatura, que sugere que essas abordagens aumentam o engajamento e a adesão dos pacientes aos tratamentos propostos (COSTA et al., 2018). Além disso, a colaboração interdisciplinar tem se mostrado fundamental para a efetividade das ações de saúde, conforme apontado por estudos que destacam a necessidade de um cuidado holístico e integrado (SILVA et al., 2020). Dessa forma, este estudo busca contribuir para a construção de um modelo de atuação que reforce o papel do fisioterapeuta na atenção primária à saúde, ampliando sua função além da reabilitação e promovendo uma abordagem preventiva e proativa no cuidado à saúde da população.
MATERIAL E MÉTODOS:
Este trabalho adota uma metodologia descritiva e qualitativa, com o objetivo de documentar sistematicamente as atividades desenvolvidas durante o estágio e analisar as experiências dos participantes. Essa abordagem possibilitou a descrição detalhada das intervenções da fisioterapia na atenção básica, bem como a identificação e análise dos resultados observados. Dessa forma, buscou-se proporcionar uma compreensão abrangente das práticas realizadas na Unidade Municipal de Saúde (UMS), ressaltando a importância das ações implementadas para a promoção da saúde da comunidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As atividades conduzidas em um ambiente de atenção primária envolveram pacientes de diferentes faixas etárias e condições de saúde. As intervenções foram estruturadas em torno de três eixos principais: promoção da saúde, proteção da saúde e reabilitação, seguindo o fluxo elaborado para o serviço prestado na atenção primária. Na promoção da saúde, foram utilizados jogos de tabuleiro e dinâmicas lúdicas para abordar temas como a importância da atividade física e a prevenção de quedas em idosos. Na proteção da saúde, foram elaborados materiais educativos, como cartilhas informativas e orientações sobre prevenção de acidentes domésticos infantis. Já as atividades de reabilitação incluíram sessões de cinesioterapia, focadas no fortalecimento muscular, no desenvolvimento motor e na melhoria da mobilidade e equilíbrio, com uma abordagem personalizada conforme as capacidades de cada participante.
Figura 01: Fluxo de atendimento
Inicialmente, enfrentamos desafios significativos na implementação dos serviços de fisioterapia na unidade. Em resposta, desenvolvemos um jogo de tabuleiro, composto por perguntas e respostas, que aborda o papel da fisioterapia em diferentes áreas, como saúde da mulher, saúde da criança, saúde do trabalhador e saúde do idoso. Esta iniciativa teve como objetivo proporcionar uma abordagem lúdica para a transmissão de informações sobre nossa atuação profissional. Posteriormente, organizamos as vertentes que seriam utilizadas em nossas estratégias fisioterapêuticas na atenção primária, visando atender de forma lúdica as diversas áreas da fisioterapia.
Figura 02: Jogo de tabuleiro
De acordo com as diretrizes e linhas de cuidado da pessoa idosa, estruturamos um programa voltado à prevenção de quedas , apos a avaliação funcional. As açoes ocorreram de forma coletiva e o grupo por meio de encontros semanais, nos quais os participantes se engajaram em sessões de cinesioterapia ativa-livre e ativa-assistida. Essas sessões foram meticulosamente elaboradas para abordar aspectos como alongamento, fortalecimento muscular, melhoria da mobilidade e aprimoramento da propriocepção. Durante esse período, desenvolvemos habilidades essenciais para promover a saúde e o bem-estar dos idosos participantes, destacando a capacidade de fomentar a socialização entre os membros do grupo, criando um ambiente acolhedor e estimulando a interação. Além disso, aprimoramos nossas habilidades de comunicação, garantindo que as orientações sobre prevenção de quedas e a execução de exercícios fossem compreendidas de maneira eficaz. A criação de dinâmicas de grupo que facilitassem a adesão dos idosos às práticas de prevenção de quedas também foi um aspecto importante do estágio, embora tenhamos enfrentado desafios relacionados à disponibilidade dos participantes, especialmente devido aos feriados e ao fato de o estágio ocorrer apenas no turno da tarde.
Figura 03: Bingo sobre prevenção de quedas
Tivemos a oportunidade de participar ativamente de atividades educativas e orientações em grupo, em colaboração com equipes multidisciplinares. Trabalhar em conjunto com profissionais de enfermagem, psicologia e assistência social foi essencial para fortalecer os laços com os pacientes, oferecendo um suporte abrangente ao seu cuidado e bem-estar. Essa colaboração interdisciplinar permitiu uma abordagem que considera não apenas as necessidades físicas, mas também emocionais e sociais de cada indivíduo. O resultado foi uma melhor compreensão das necessidades específicas de cada paciente, permitindo-nos personalizar as intervenções fisioterapêuticas de forma mais eficaz. Essa troca de conhecimentos enriqueceu nosso trabalho em equipe e promoveu um ambiente de aprendizado contínuo e aprimoramento profissional, reafirmando a importância da colaboração interdisciplinar na promoção da saúde e no cuidado integral.
Além das atividades educativas multiprofissionais, elaboramos diversos materiais educativos em áreas específicas. Na saúde do idoso, desenvolvemos uma prescrição de exercícios com ilustrações, destinada aos idosos que recebem alta da unidade, visando à continuidade dos exercícios em seus domicílios.
Figura 04: Prescrição de exercícios para idosos
No que tange à saúde da criança, produzimos uma cartilha com orientações para a prevenção de acidentes domésticos, abordando medidas para evitar riscos como quedas, afogamentos, sufocamentos, queimaduras e envenenamentos. Além disso, criamos um recurso que contém os principais marcos motores do desenvolvimento infantil, visando auxiliar nas avaliações e na orientação dos responsáveis. As intervenções para a saúde infantil incluíram estímulos neuropsicomotores de acordo com as diretrizes da caderneta de marcos do desenvolvimento, contemplando aspectos físicos, cognitivos, linguísticos e socioemocionais, com atividades motoras voltadas ao engatinhar, rolar e manipular objetos.
Figura 05: Cartilha sobre prevenção de acidentes domésticos infantis
Figura 06: Relógio sobre marcos do desenvolvimento motor
No que se refere à saúde do trabalhador, desenvolvemos e implementamos atividades educativas destinadas à promoção da saúde nos diversos setores da Unidade Municipal de Saúde (UMS). Produzimos e distribuímos materiais educativos que contêm orientações práticas e dicas de exercícios aplicáveis durante a jornada laboral, abordando conceitos relevantes da fisioterapia relacionados à saúde ocupacional, especialmente ergonomia. Também conduzimos sessões de orientação para demonstrar os exercícios propostos e seus benefícios, com o objetivo de promover o bem-estar e prevenir lesões no ambiente de trabalho.
Figura 07: Exercícios laborais
A Unidade Municipal de Saúde (UMS) organizou um evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher, coordenado pela equipe de profissionais de saúde da unidade, que incluiu uma série de atividades voltadas para as mulheres atendidas. As participantes foram recebidas por acadêmicos de fisioterapia, que se apresentaram com indumentárias representativas de diversas profissões, e foram oferecidos brindes simbólicos, como cartões e flores, em reconhecimento à presença de todas. As palestras abordaram temas relevantes para a saúde feminina, como prevenção do câncer de mama, saúde bucal, contracepção, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, saúde mental e violência doméstica, sendo conduzidas por profissionais especializados que proporcionaram espaço para questionamentos e debates. O evento foi bem-sucedido, reunindo um número significativo de mulheres da comunidade local, reforçando a importância da saúde feminina e da autocompaixão. Ao final, organizamos um desfile, no qual as participantes, caracterizadas com diferentes profissões, foram admiradas.
Adicionalmente, também foi promovida a campanha “março Lilás”, com o objetivo de destacar a importância da prevenção do câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre esse tipo de câncer e ressaltando a relevância dos cuidados com a saúde e dos serviços oferecidos pela rede municipal. O evento incluiu uma variedade de atividades, como palestras e serviços de saúde, que foram bem recebidos pelas mulheres da comunidade, proporcionando uma valiosa oportunidade de familiarização com os serviços disponíveis e de acesso a informações cruciais para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Ao final do evento, realizamos uma dinâmica em duplas, promovendo um momento de descontração e interação entre as participantes.
Os principais resultados do estágio foram observados no programa de prevenção de quedas para idosos, onde se verificou uma melhoria significativa no equilíbrio, na força muscular e na mobilidade dos participantes. As sessões de cinesioterapia, resultaram em uma redução considerável dos relatos de dor, conforme medido pela EVA, e um aumento da autoconfiança dos idosos para a realização de atividades diárias. Outro aspecto relevante foi o impacto positivo da socialização durante as sessões, o que contribuiu para o bem-estar emocional dos participantes.
No que se refere à colaboração interdisciplinar, a interação com profissionais de enfermagem, psicologia e assistência social foi um dos pontos altos do estágio, possibilitando um atendimento mais abrangente e humanizado. A troca de experiências entre os acadêmicos e os demais profissionais contribuiu para um aprendizado enriquecedor e para a oferta de cuidados que integraram tanto aspectos físicos quanto emocionais dos pacientes.
Os resultados obtidos corroboram com estudos prévios que destacam a relevância da cinesioterapia como uma técnica eficaz, especialmente em contextos com recursos limitados, como é o caso da atenção primária. A ausência de recursos tecnológicos avançados não comprometeu a qualidade das intervenções, demonstrando que as técnicas baseadas no movimento são suficientes para promover benefícios significativos à saúde dos pacientes. No entanto, a limitação de recursos, associada à baixa frequência de alguns participantes, constitui uma barreira que pode ser melhor explorada em estudos futuros.
Apesar desses desafios, os resultados foram satisfatórios, evidenciando a capacidade dos acadêmicos de se adaptar às adversidades e otimizar os recursos disponíveis. Essa experiência reforçou a importância de uma abordagem criativa e flexível, essencial para o exercício da fisioterapia em ambientes comunitários, e ressaltou a necessidade de os profissionais estarem preparados para atuar em diferentes contextos sem comprometer a qualidade do atendimento.
CONCLUSÃO:
As intervenções fisioterapêuticas, fundamentadas em abordagens simples como a cinesioterapia e o uso de jogos educativos, demonstraram resultados significativos, quanto a adesão aos tratamentos e especialmente na melhora da qualidade de vida dos pacientes e na conscientização sobre a importância da fisioterapia na atenção primária. O estágio proporcionou a aquisição de habilidades essenciais para a prática fisioterapêutica, além de evidenciar a importância da flexibilidade e da capacidade de adaptação aos desafios enfrentados no Sistema Único de Saúde (SUS). A integração interdisciplinar foi um diferencial, permitindo um atendimento mais completo e humanizado, que considerou não apenas as necessidades físicas, mas também os aspectos emocionais e sociais dos pacientes.
Além disso, as dinâmicas lúdicas e a elaboração de materiais educativos foram estratégias eficazes para aumentar a adesão e o engajamento dos participantes, revelando a eficácia da educação em saúde na promoção de comportamentos preventivos. Contudo, o estágio também revelou desafios relacionados à adesão dos pacientes e às limitações de recursos, o que reforça a necessidade de estratégias adaptativas e criativas no atendimento em saúde pública. A experiência destacou a importância de um planejamento que considere as particularidades de cada grupo, visando maximizar a participação e o impacto das intervenções.
Assim, essa vivência contribuiu de forma decisiva para a formação de profissionais mais preparados para atuar em diferentes contextos, com uma visão integral do cuidado e um forte compromisso com a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade. O aprendizado obtido neste estágio não apenas enriqueceu a formação acadêmica, mas também forneceu uma base sólida para futuras práticas, reforçando a importância de um modelo de atuação que combine conhecimento técnico e sensibilidade às necessidades da população atendida. Portanto, recomenda-se a continuidade de ações integradas e o desenvolvimento de novas abordagens que visem superar os desafios identificados, promovendo uma Fisioterapia cada vez mais efetiva e acessível.
REFERÊNCIAS
COSTA, F. R. et al. Impacto de intervenções educativas na adesão ao tratamento fisioterapêutico. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 22, n. 3, p. 124-130, 2018.
SILVA, M. A. et al. Colaboração interdisciplinar e eficácia das ações de saúde na atenção primária. Revista de Saúde Pública, v. 54, n. 6, p. 142-149, 2020.
NEVES, M. B.; ACIOLE, S. O papel do fisioterapeuta na atenção primária: uma revisão de literatura. Revista de Atenção Primária à Saúde, v. 17, n. 1, p. 45-52, 2011.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Fisioterapia. Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002. Brasília: CNE, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 set. 1990.
1 Graduando em Fisioterapia pela Faculdade Estácio de Belém
2 Docente de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Belém