INVOLVEMENT OF THE NURSING TEAM IN THE CARE PROVIDED IN THE NEONATAL ICU
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202410311744
Rafaella Carla Vieira Cardoso1
Keila Cristina Felis2
Resumo
Objetivo: Conhecer o envolvimento da equipe de enfermagem na assistência prestada na UTI neonatal enfatizando a qualidade dos cuidados aos recém-nascidos. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da literatura, utilizando as bases de dados BVS, NCBI, SciELO e o LILACS, com descritores “Neonatal ICU” AND “Nursing” AND “Patient safety”. Foram incluídos e analisados 10 artigos dos últimos cinco anos (2019 a outubro de 2024). Resultados: Ao todo, 10 artigos foram selecionados, dos quais trouxeram as perspectivas dos cuidados da equipe de enfermagem na UTIN. Discussão: Demonstraram que o enfermeiro não se limita apenas às competências técnicas, mas também integra elementos humanos, interpessoais e assistenciais em todas as etapas do cuidado na UTIN. Sendo o profissional com maior proximidade dos pacientes, proporcionando suporte contínuo. Conclusão: Conclui-se que, para aprimorar a assistência nas UTINs, é necessário um enfoque multidimensional que considere tanto as necessidades clínicas quanto emocionais dos neonatos, das famílias e dos próprios profissionais de enfermagem.
Palavras-chave: UTI Neonatal, Enfermagem, Segurança do paciente.
Abstract
Objective: To know the involvement of the nursing team in the care provided in the neonatal ICU, emphasizing the quality of care for newborns. Methodology: This is an Integrative Review of the literature, using the VHL, NCBI, SciELO and LILACS databases, with descriptors “Neonatal ICU” AND “Nursing” AND “Patient safety”. 10 articles from the last five years (2019 to October 2024) were included and analyzed. Results: In total, 10 articles were selected, from which they brought the perspectives of the care of the nursing team in the NICU. Discussion: They demonstrated that the nurse is not only limited to technical skills, but also integrates human, interpersonal and care elements in all stages of care in the NICU. Being the professional with the greatest proximity to patients, providing continuous support. Conclusion: It is concluded that, to improve care in NICUs, a multidimensional approach is necessary that considers both the clinical and emotional needs of newborns, families and nursing professionals themselves.
Keyword: Neonatal ICU, Nursing, Patient safety.
INTRODUÇÃO
As Unidades de Terapia Intensivas (UTI), têm como objetivo principal fornecer suporte para casos graves ou com índice de agravamento, contando com uma tecnologia avançada, monitoramento contínuo e profissionais de prontidão para qualquer intervenção. Já a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), é o setor com recursos especializados para atendimentos de bebês que manifestam algum comprometimento de saúde, moderno e sofisticado, com o propósito de obter diagnóstico e terapêutica. (Fernandes et al.,2011; Porto et al.,2013).
A UTI Neonatal, precisa possuir uma equipe multidisciplinar capacitada, espaço com adequações, equipamentos funcionantes e materiais acessíveis. Nesse contexto, o cenário que prioriza amplamente as funções tecnológicas pode prejudicar o relacionamento interpessoal, levando a falhas no cuidado. (Neto & Rodrigues, 2015).
A presença de um ambiente com luzes, barulhos, procedimentos invasivos e dolorosos, são constantes na rotina de um bebê com internação em uma UTI Neonatal, sendo de difícil adaptação principalmente para aqueles com poucos dias de vida. Frente a esses fatores, valoriza-se mais a importância de ofertar o cuidado de forma humanizada melhorando o acolhimento, atenção, respeitando as individualidades, buscando facilitar o convívio do neonato e dos familiares durante o tempo de permanência hospitalar (Reichert et al., 2007).
A equipe multidisciplinar deve ter habilidades e competência para o atendimento em uma UTI Neonatal, destacando os profissionais de enfermagem que estão em contato com o paciente a todo momento. Sendo relevante enfatizar, o acolhimento do neonato e familiares, a prevenção de infecções, cuidados na manutenção de cateteres, aspiração, coleta, preservação da pele, técnicas de alimentação, cautelas na diminuição da dor em uma punção, entre variadas assistências que precisam de técnicas específicas se tratando de neonatos, com atenção aos riscos de comprometimento a saúde, garantindo segurança e conforto durante o tempo de internação (Silva et al., 2009; Costa et al., 2010; Mendonça et al., 2019).
É de suma importância que as práticas executadas nas UTI Neonatal sejam o mais seguras e adequadas possível para diferentes populações, a fim de não colocar em risco a vida dos pacientes, buscando a qualidade dos cuidados prestados pelos profissionais (Hoffmeister et al., 2019). Diante disso, o objetivo deste estudo é compreender qual é o envolvimento da equipe de enfermagem na assistência prestada na UTI neonatal enfatizando a qualidade dos cuidados aos recém-nascidos.
METODOLOGIA
Este estudo consiste em uma Revisão Integrativa da Literatura. Esse método específico permite abranger tanto a literatura empírica quanto teórica sobre o tema em questão. A escolha desse método visa possibilitar uma análise aprofundada e uma síntese do fenômeno investigado, gerando conhecimento baseado em pesquisas anteriores e identificando lacunas que necessitam de investigação futura (Broome, 2006).
Em contrapartida para que a pesquisa obtivesse êxito foi aberta uma questão que norteou todo desenvolvimento dela, sendo: “Qual a importância da assistência de enfermagem na UTI Neonatal?”.
Definiram-se como objetos de análise artigos inéditos que apresentam evidências científicas de estudos primários, com abordagens quantitativa ou qualitativa. As publicações foram selecionadas em bases de dados reconhecidas no campo científico e acadêmico, por reunir uma ampla literatura científica nacional e/ou internacional: a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), a Scientific Electronic Library Online (ScieELO), National Center for Biotechnology Information (NCBI), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).
A operacionalização deste estudo começou com uma consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e ao Medical Subject Headings (MeSH), visando identificar os termos mais adequados para as buscas: “UTI Neonatal” AND “Enfermagem” AND “Segurança do paciente”.
O levantamento bibliográfico foi realizado por meio de buscas online, resultando na seleção de 1.787 artigos provenientes de diferentes bases de dados. Como critérios de inclusão, foram considerados apenas artigos publicados entre 2019 e 2024, nos idiomas inglês, português e espanhol, que estivessem disponíveis eletronicamente na íntegra e que, após leitura, abordassem o objeto de estudo em questão. Foram excluídos estudos de outras modalidades que não fossem primários, como editoriais, relatos de experiências e estudos reflexivos, além de documentos de órgãos governamentais, teses, dissertações, monografias, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, material técnico e artigos jornalísticos, resultando na seleção final de 10 artigos.
Fluxograma 1- Seleção dos artigos
Fonte: Próprio autor (2024).
RESULTADOS
Com base nos dados coletados, foram encontrados 1.787 artigos relevantes para a elaboração deste trabalho. Dentre eles, 408 (22,89%) foram extraídos da BVS, focando na assistência da enfermagem em hospitais brasileiros nas UTIs neonatais. Outros 635 (35,9%) foram obtidos da SciELO, com o objetivo de ilustrar as práticas e experiências tanto de mães quanto de profissionais de enfermagem em situações de hospitalização em unidades de terapia intensiva neonatal. Adicionalmente, 80 (4,9%) artigos foram selecionados da base de dados do NCBI, especialmente na seção MedLine Center, abordando as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros e os impactos sobre os recém-nascidos. Por fim, 664 (37,8%) artigos foram escolhidos pelo LILACS por revelar como os profissionais de enfermagem podem tornar o ambiente das UTIN mais empático e seguro no tratamento dos recém-nascidos.
A análise dos dados primários dos artigos incluídos e sua síntese foram realizadas de forma descritiva, utilizando um quadro sinóptico que detalhou as informações extraídas de cada estudo. Essa organização permitiu classificar os dados por similaridades e agrupar evidências temáticas. O Quadro 1 apresenta 10 artigos selecionados, incluindo título, autores, ano de publicação, além do objetivo, metodologia e conclusões de cada um. Os artigos escolhidos para esta pesquisa visam aprofundar a compreensão sobre a assistência prestada pela enfermagem nas UTIs Neonatais.
Quadro 1. Análise de seleção de artigos nas bases de dados:
Título e Autor (a) | Objetivo | Metodologia | Conclusão |
Adesão da equipe de enfermagem às ações de segurança do paciente em unidades neonatais Mendes et al., 2021. | A equipe de enfermagem em unidades neonatais adere às práticas de segurança do paciente através da aplicação de um instrumento validado. | Trata-se de um estudo transversal, conduzido por meio de observação direta da equipe de enfermagem e análise descritiva de 182 registros do “Checklist de segurança do paciente no cuidado de enfermagem na internação em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal”, realizado em um hospital em Belo Horizonte. | Constatou-se adesão parcial às ações de segurança do paciente, especialmente no que tange às metas identificação do paciente e prevenção de quedas, o que expõe os neonatos a eventos adversos evitáveis |
Melhores práticas na gerência do cuidado de enfermagem neonatal. Klock et al., 2019. | Desenvolver uma matriz teórica do sistema/organização de cuidado de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, baseada nos significados atribuídos pelos profissionais da equipe de enfermagem e outros envolvidos, abordando as relações e interações no cuidado ao lidar com a fragilidade da vida/sobrevivência do neonato. | Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como referencial teórico o Paradigma da Complexidade e, como desenho de pesquisa, a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram 22 sujeitos, distribuídos em quatro grupos amostrais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e analisados através de análise comparativa, realizadas entre maio e agosto de 2012. | A organização do sistema de cuidados de Enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é caracterizada por sua complexidade, dinamismo, interatividade e interdependência com os demais sistemas de saúde. Esse sistema é guiado por um processo gerencial que envolve boas práticas de cuidado, proporcionando ao neonato pré-termo e à sua família um atendimento focado na fragilidade e nas incertezas da vida em condições singulares. Dentro desse contexto, o enfermeiro desempenha um papel fundamental como articulador das relações e interações do cotidiano assistencial e organizacional. |
Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal. Silveira et al., 2022. | Entender as estratégias de coping adotadas pelos profissionais de enfermagem no enfrentamento do processo de morte e morrer em neonatologia. | Este estudo qualitativo, de abordagem exploratória descritiva, contou com a participação de dez profissionais de enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de histórias rememoradas pelos profissionais sobre suas experiências no cuidado do processo de morte e morrer em neonatologia. A organização, o tratamento e a análise dos dados foram realizados com base na análise de conteúdo de Bardin, utilizando o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ). | Os processos autorreferenciais vivenciados por profissionais de enfermagem em situações estressantes contribuem para o desenvolvimento da empatia, do vínculo e da comunicação com as famílias de neonatos em fase terminal. No entanto, as fragilidades na formação desses profissionais continuam a ser fatores predisponentes para as dificuldades no enfrentamento do processo de morte e morrer. |
A experiência vivida pelas famílias de crianças hospitalizadas em uma unidade de terapia intensiva neonatal. Centa et al., 2024. | Identificar a experiência vivida pelos familiares de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em um hospital de Curitiba. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, com uma amostra composta por 18 familiares de crianças internadas na UTIN durante os meses de junho e julho de 2003. | Trata-se de um estudo exploratório-descritivo. Após a análise e discussão dos dados, a categoria central identificada foi “Vivenciando a internação do recém-nascido em UTI neonatal”. A partir dessa categoria central, emergiram as seguintes categorias: Definição da UTI Neonatal; Motivos de internação do recém-nascido; Perspectiva de informação; Significado da experiência vivida; Sentimentos gerados; Reação dos familiares; Avaliação do cuidado; Participação dos familiares no cuidado; Avaliação da assistência recebida; e Envolvimento no cuidado. | Conclui-se que, apesar do atendimento prestado pela equipe multiprofissional, os familiares sentem uma necessidade contínua de mais informações, orientações, aconselhamento e apoio. |
Percepção do enfermeiro acerca das competências profissionais para atuação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Ferro et al., 2023. | Identificar o perfil sociodemográfico dos enfermeiros e compreender suas percepções sobre as competências profissionais exercidas na UTI. | Esta pesquisa adota uma metodologia descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas para a coleta dos depoimentos. As entrevistas exploraram dados sociodemográficos e percepções subjetivas dos participantes. A partir da análise, emergiram duas categorias principais: “Competências requeridas ao enfermeiro para a assistência ao neonato” e “Competências profissionais do enfermeiro em UTIN”. | Este estudo teve como objetivo compreender as lacunas existentes no processo de ensino-aprendizagem e na prática profissional. |
Nursing care management in a neonatal unit: good practices in unique living conditions. Sonaglio et al., 2022. | Entender como a equipe de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva neonatal estrutura suas atividades com base em boas práticas. | Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria Fundamentada nos Dados, com a interpretação de 18 entrevistas semiestruturadas, realizadas com 9 técnicos de enfermagem e 9 enfermeiros de uma Unidade Neonatal de um Hospital Universitário Público Federal, localizado no Sul do Brasil. | A gestão do cuidado ao neonato, fundamentada em boas práticas, assegura uma assistência de enfermagem de qualidade, além de promover a segurança e satisfação do paciente, da equipe e dos demais atores envolvidos. |
Care that does not allow itself to be limited: a look at professional practices in neonatal intensive care. Smith, 2022. | Analisar, com base nas memórias dos profissionais de saúde da neonatologia, as práticas de cuidado adotadas em situações limitantes à vida. O objetivo é contribuir para esse campo de conhecimento por meio das experiências concretas desses trabalhadores, buscando compreender suas dificuldades e ações, de modo a direcionar estratégias de assistência, gestão, capacitação e formação em saúde. | O estudo teve um delineamento qualitativo e utilizou o método das Narrativas de Vida de Daniel Bertaux (2010) para a coleta e análise dos dados. A amostra foi selecionada por meio da rede de contatos particulares da pesquisadora e orientadoras. Participaram 12 profissionais atuantes em UTIN, incluindo 2 assistentes sociais, 2 enfermeiras, 1 fisioterapeuta, 1 fonoaudióloga, 2 médicos neonatologistas, 1 nutricionista, 2 psicólogas e 1 técnica de enfermagem, todos com mais de 3 anos de experiência na área. | Propomos a articulação dos resultados com o conceito de circuitos de cuidado, que destaca a desvalorização das práticas relacionais, nas quais os afetos circulam. Esse conceito enfatiza o cuidado como um valor moral, visando garantir que a assistência em saúde seja verdadeiramente integral. |
Empatia de enfermeiras com recém-nascidos hospitalizados em unidades de terapia intensiva neonatal. Mufato et al., 2022. | Compreender a experiência de empatia vivenciada pelas enfermeiras em relação aos recém-nascidos hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. | Trata-se de uma pesquisa fenomenológica hermenêutica, na qual foram realizadas 11 entrevistas com enfermeiras de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal situada em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. | Evidencia-se o trabalho subjetivo da enfermeira nos episódios de empatia, destacando suas potencialidades para humanizar o cuidado de enfermagem aos recém-nascidos hospitalizados, assim como os desafios e limitações que a empatia pode apresentar na prática das enfermeiras. |
Atención de enfermería en la unidad de cuidado intensivo neonatal desde la perspectiva de las enfermeiras. Santos et al., 2021. | Avaliar o atendimento de enfermagem na unidade de terapia intensiva neonatal sob a perspectiva das enfermeiras. | Estudo de campo descritivo e qualitativo, realizado com seis enfermeiras da unidade de terapia intensiva de um hospital regional no Piauí, em 2019, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram processados e analisados utilizando o software IRAMUTEQ, e discutidos com base na análise de conteúdo dos discursos dos participantes, à luz da teoria de Dorothy Johnson. | A enfermeira, no âmbito das habilidades de atendimento que oferece, vivencia na prática um cuidado voltado para a recuperação do recém-nascido. No entanto, esse atendimento enfrenta desafios relacionados ao ambiente e às relações interpessoais afetivas. |
Professional practice environment and nursing work stress in neonatal units. Lopes et al., 2021. | Avaliar o ambiente de prática profissional da enfermagem em unidades neonatais e sua relação com os níveis e as principais fontes de estresse ocupacional. | Estudo transversal, descritivo, exploratório e correlacional, realizado com profissionais de enfermagem de unidades neonatais de quatro hospitais públicos. Foram aplicados um questionário sociodemográfico/profissional, a Versão Brasileira da Practice Environment Scale e a Escala de Estresse no Trabalho. Na análise, foram utilizados média, desvio padrão e testes qui-quadrado de Pearson, Razão de Verossimilhança e U de Mann-Whitney para avaliar a associação entre variáveis. | Ambientes de prática desfavoráveis elevam o nível de estresse dos profissionais de enfermagem em unidades neonatais, o que pode comprometer a segurança do paciente. |
Fonte: Próprio autor (2024).
DISCUSSÃO
Após avaliar os materiais selecionados, percebeu-se que neste trabalho destaca a importância do envolvimento da equipe de enfermagem na assistência prestada nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), ressaltando as contribuições de diferentes autores sobre o tema. A análise das práticas de enfermagem aponta para a necessidade de um cuidado holístico e humanizado, ao mesmo tempo em que evidencia desafios relacionados à segurança do paciente, o estresse ocupacional da equipe e a comunicação com os familiares dos recém-nascidos.
Unidade de terapia intensiva: assistência de enfermagem e fatores de riscos ao paciente
A equipe de enfermagem desempenha um papel essencial no acompanhamento contínuo dos recém-nascidos (RN) em cuidados intensivos, monitorando sua saúde 24 horas por dia. Entre suas principais responsabilidades, destacam-se os cuidados holísticos voltados para o conforto do RN, a realização de procedimentos invasivos, alívio da dor e bem-estar, com ênfase na adaptação do neonato ao ambiente extrauterino. As técnicas e as manobras realizadas pela equipe de enfermagem devem ser executadas com extrema cautela, sempre respaldadas por protocolos que assegurem a qualidade da assistência e a segurança do paciente (Costa et al., 2017; Manzo et al., 2018). Conforme Mendes et al. (2021), a equipe de enfermagem precisa aderir ações de segurança nas UTINs, para evitar eventos adversos evitáveis, assim sendo é extremamente importante a necessidade de reforçar práticas que garantam a segurança integral dos pacientes.
A escassez de profissionais especializados na área neonatal é preocupante, especialmente quando combinada com ausências devido a atestados médicos e licenças, sobrecarregando os profissionais em atividade. Essa sobrecarga é um dos principais fatores que contribuem para falhas na assistência à saúde, não apenas na UTIN, mas em qualquer setor. O acúmulo de responsabilidades reduz a qualidade do serviço e compromete a eficácia do cuidado prestado, podendo ocasionar erros na administração de medicamentos e na programação de bombas de infusão, o que pode resultar em iatrogenias, sequelas irreversíveis e, em casos extremos, até mesmo óbito neonatal. Dessa forma, a falta de profissionais capacitados afeta diretamente a segurança e o bem-estar dos pacientes (Khasawneh et al., 2020).
Quando falamos do enfermeiro que atua na UTIN, ele precisa ter a formação e as competências necessárias para não trazer riscos aos neonatos. Um estudo realizado por Ferro et al. (2023) examinou as percepções dos enfermeiros sobre as competências profissionais necessárias para atuar nas UTINs, os resultados indicaram lacunas significativas entre a formação acadêmica e as exigências práticas do ambiente neonatal. Esse estudo sugere a necessidade de uma revisão nos programas de formação para preparar melhor os profissionais para os desafios do dia a dia nas UTINs. Nesse sentido, Sonaglio et al. (2022) reforça a importância da gestão de boas práticas no cuidado neonatal, argumentando que uma gestão eficiente melhora não apenas a qualidade da assistência, mas também a segurança e a satisfação de todos os envolvidos no processo de cuidado.
Outro fator envolvido no cuidado ao neonato, está relacionado ao impacto emocional do trabalho de enfermagem, conforme foi abordado por Silveira et al. (2022), que explorou as estratégias de coping da equipe de enfermagem diante do processo de morte e morrer em neonatologia, evidenciando, que o enfrentamento dessas situações estressantes exige maior apoio emocional e psicológico para esses profissionais, que vivenciam altos níveis de desgaste emocional. Santos et al. (2021), traz em seu estudo que o ambiente de trabalho e as relações interpessoais, também afetam a qualidade do atendimento. Essa questão foi aprofundada por Lopes et al. (2021), que estudam a relação entre o ambiente de trabalho e os níveis de estresse ocupacional. Eles concluíram que ambientes desfavoráveis elevam o estresse dos profissionais de enfermagem, o que pode comprometer tanto a segurança do paciente quanto a qualidade da assistência prestada.
A Enfermagem e o Suporte familiar
Os profissionais de enfermagem, também são importantes no processo de acolhimento dos pais durante as visitas ao filho internado, orientando-os sobre os cuidados necessários. Isso envolve não apenas o planejamento da assistência, mas também o respeito às decisões familiares em relação ao tratamento. As intervenções para lidar com medos e dúvidas requerem a atenção plena dos profissionais, que devem cuidar tanto do recém-nascido e dos equipamentos quanto oferecer suporte emocional aos familiares. Esse acolhimento ajuda a tranquilizar a família, permitindo que ela encare a situação de maneira mais equilibrada, evitando o desespero. Essa abordagem facilita o trabalho da equipe, que se dedica a garantir que o bebê possa deixar a unidade de terapia intensiva preparado para uma nova fase de vida (Mendonça & Predeschi 2019).
Centa et al. (2024) destaca a experiência dos familiares de crianças internadas em UTIN, revelando que, apesar do atendimento da equipe multiprofissional, os familiares sentem necessidade de mais informações e apoio emocional durante o processo de hospitalização. Esse ponto, sublinha a importância da comunicação clara e empática por parte da equipe de enfermagem (Klock et al., 2019).
Desse modo a humanização do cuidado se torna necessária, abordando desde aspectos técnicos a emocionais do cuidado prestado ao neonatal. Implementar uma comunicação eficaz no cotidiano dos profissionais de saúde é fundamental para garantir um atendimento mais empático e acolhedor, melhorando a experiência tanto dos pacientes quanto das famílias. A equipe de enfermagem reconhece a importância de incluir a família no ambiente da UTIN, porém, é necessário um maior preparo para a implementação desse modelo de cuidado na prática. Isso pode ser alcançado por meio de educação permanente, com orientações e treinamentos específicos, que capacitem os profissionais a integrarem a família de forma eficaz no cuidado ao neonato (Smith., 2022; Mufato et al., 2022).
CONCLUSÃO
A análise dos materiais selecionados evidencia a complexidade e a relevância da assistência de enfermagem nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. A literatura disponível destaca não apenas as práticas de cuidado, mas também as experiências e os desafios enfrentados por enfermeiros e familiares, ressaltando a multifacetada natureza da assistência, que abrange aspectos técnicos e emocionais. O suporte da equipe de enfermagem se faz necessário pois promove um ambiente mais humanizado, o que facilita a tomada de decisões em momentos críticos. Além disso, a comunicação eficaz e a colaboração entre os profissionais de saúde são essenciais para garantir a segurança do paciente neonatal e minimizar riscos.
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1Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Goiatuba – UniCerrado. E-mail: rafaellacvcardoso12@alunos.unicerrado.edu.br.
2Doutoranda em Gerontologia pela UCB. Docente do Centro Universitário de Goiatuba – UniCerrado. E-mail: keilafeliz@unicerrado.edu.br.