“SAÚDE PÚBLICA: MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O AUMENTO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS”

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102410301937


NASCIMENTO, Ana Claudia Lobo de Souza;
BERALDO, Juliana Bernardelli.


RESUMO  

As mudanças climáticas podem  ter impactos  significativos na saúde pública e demanda comprometimento com o desenvolvimento de ações voltadas principalmente à redução dos seus impactos; a metodologia de  levantamento de dados com vasta pesquisa bibliográfica: e Home pages referentes darão fundamentação legal/científica conforme a ABNT, à confecção de resumo,  desenvolvimento do texto e considerações finais, tendo  praticidade, objetividade e a hipótese de estabelecer reais possibilidades de ações  referentes concluindo-se: no que se refere às doenças respiratórias crônicas, os serviços de saúde, frequentemente, realizam abordagens restritas ao tratamento sintomático das exarcebações. Como consequência temos elevado número de internações desnecessárias, alta morbidade, visitas frequentes a serviços de urgência, além de recorrentes faltas ao trabalho e à escola, resultando em um enorme custo econômico e social. Associa-se a isso o subdiagnóstico e a falta de controle dos sintomas.

PALAVRAS-CHAVE: saúde pública; mudanças climáticas; queimadas; doenças respiratórias.  

INTRODUÇÃO 

As mudanças climáticas, reconhecida pela comunidade científica e pelas autoridades governamentais como um fenômeno que exige respostas urgentes, demanda comprometimento com o desenvolvimento de ações voltadas principalmente à redução dos seus impactos. O Brasil no âmbito do governo federal, em 2023 foi reestabelecido o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), proporcionando uma plataforma para o desenvolvimento do Plano Nacional de Saúde para Adaptação às Mudanças Climáticas. (MS, 2024). A maioria dos efeitos das mudanças climáticas na saúde é produto de mecanismos complexos que afetam praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo humano, porém, priorizaremos os respiratórios. (MS, 2024)

METODOLOGIA

Método dedutivo-analógico, de levantamentos de literatura, informativos, e afins que são compilados e organizados; conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e por finalidade entender ideias e comportamentos; demonstrar organizando opiniões, e apresentar um panorama geral.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

São muitas e consistentes as evidências científicas que apontam os efeitos e as repercussões das mudanças climáticas na saúde humana. Os mecanismos biológicos que desencadeiam alterações respiratórias quando uma pessoa é exposta a riscos climáticos ainda não são claros; no entanto várias hipóteses foram sugeridas. (MS, 2024). No que se refere às doenças respiratórias crônicas, os serviços de saúde, frequentemente, realizam abordagens restritas ao tratamento sintomático das exarcebações. Como consequência temos elevado número de internações desnecessárias, alta morbidade, visitas frequentes a serviços de urgência, além de recorrentes faltas ao trabalho e à escola, resultando em um enorme custo econômico e social. Associa-se a isso o subdiagnóstico e a falta de controle dos sintomas. (MS.2010)

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Com a chegada das temporadas de calor que devem ultrapassar os 37°C conforme MetSul Meteorologia, a atenção e o cuidado com a saúde respiratória tornam-se ainda mais cruciais, especialmente para as pessoas que sofrem com a asma, cerca de 23,2% dos brasileiros, o que representa mais de 49 milhões de pessoas. Esta condição respiratória crônica afeta não apenas crianças, como se pensa, mas também uma significativa parcela da população idosa, representando 10%. (ACHÉ,2023)

REFERÊNCIAS

ACHÉ. Como as temporadas de calor afetam a saúde respiratória. Disponível em: <https: //www.ache.com.br/noticias/comoastemporadasdecalorafetamasauderespiratoria/>.16.10.23  

Ministério da Saúde. Mudanças climáticas para profissionais de saúde: guia de bolso. Brasília:DF, 2024. Disponível em: <https://www. gov. br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/guias-e-manuais/2024/  guia-mudancas-climaticas-para-profissionais-da-saude.pdf>.Acesso em 11.10.2024.

___________. Doenças Respiratórias Crônicas. Série A. Normas e Manuais Técnicos Cadernos de Atenção Básica, Brasília/DF n. 25.2010.Disponível em:< https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ doencas_respiratorias_cronicas.pdf.>. Acesso em 11.10.24.