MEDICINA CENTRADA NA PESSOA: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DIANTE DO MANEJO CLÍNICO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL

PERSON CENTERED MEDICINE: ACADEMIC PERCEPTIONS OF THE CLINICAL MANAGEMENT OF ARTERIAL HYPERTENSION

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202410282002


Laura Batista Costa1
Mariana Midori da Souza2
Walter Luiz M. S. Da Fonseca3
Marcilene Maria de Almeida Fonseca4


RESUMO

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina estabeleceram novos parâmetros para a formação, no que tange ao desenvolvimento de habilidades e competências que capacitam o médico em sua prática profissional. A capacidade humanística e a visão social são o cerne da Medicina Centrada na Pessoa. O principal objetivo é conhecer a adesão das aulas de medicina e humanidades, e a percepção do estudante em relação a aplicação das habilidades e competências, desenvolvidas nessas aulas, na sua vivência prática. Foi realizado um estudo transversal com 107 estudantes de Medicina do Centro Universitário do UNIFOA de Volta Redonda, Rio de Janeiro no ano de 2024. O estudo se deu por meio de um questionário, aplicado no período de agosto, setembro e outubro de 2024, contendo 10 perguntas, avaliadas pelo Teste Qui-Quadrado. Os resultados foram separados em relação ao novo modelo curricular, comparando com o antigo, denominados ‘matriz nova’ e ‘matriz antiga’. Quanto à presença de alunos  nas aulas de Medicina e Humanidades, observamos uma baixa adesão, tanto na matriz antiga quanto  na nova, porém nota-se uma discreta, mas sensível melhora, na adesão na matriz nova. Pode-se concluir que o estudo confirma a percepção dos autores de que o modelo biomédico é mais atraente para o aluno.

Palavras-chave: estudantes de medicina; profissionais da saúde; integralidade em saúde; aprendizagem.

ABSTRACT

The National Curricular Guidelines for Medicine courses established new parameters for training, regarding the development of skills and competencies that enable doctors in their professional practice. The humanistic capacity and social vision are at the core of Person-Centered Medicine.The main objective is to understand the adherence to medical and humanities classes, and the student’s perception regarding the application of the skills and competencies developed in these classes to their practical experiences. A cross-sectional study was carried out with 107 Medicine students from the UNIFOA University Center of Volta Redonda, Rio de Janeiro in the year 2024. The study was carried out through a questionnaire, applied in the period of August, September and October 2024, containing 10 questions, evaluated by the Chi-Square Test. The results were separated in relation to the new curricular model, compared to the old one, called ‘new matrix’ and ‘old matrix’. Regarding student attendance in the Medicine and Humanities classes, we observed low adherence in both the old and new curriculum; however, there is a slight but noticeable improvement in adherence in the new curriculum. It can be concluded that the study confirms the authors’ perception that the biomedical model is more attractive to students.

Keywords: medical students; healthcare professionals; integrality in health; learning.

RESUMEN

Las Directrices Curriculares Nacionales para las carreras de Medicina establecieron nuevos parámetros para la formación, en cuanto al desarrollo de habilidades y competencias que capaciten a los médicos en su ejercicio profesional. La capacidad humanística y la visión social son el núcleo de la Medicina Centrada en la Persona. El objetivo principal es conocer la adherencia a las clases de medicina y humanidades, así como la percepción del estudiante en relación con la aplicación de las habilidades y competencias desarrolladas en estas clases en su experiencia práctica. Se realizó un estudio transversal con 107 estudiantes de Medicina del Centro Universitario UNIFOA de Volta Redonda, Río de Janeiro en el año 2024. El estudio se realizó a través de un cuestionario, aplicado en el período de agosto, septiembre y octubre de 2024, que contiene 10 preguntas, evaluadas mediante el Test Chi-Cuadrado. Los resultados se separaron en relación al nuevo modelo curricular, respecto al antiguo, denominado “nueva matriz” y “vieja matriz”. En cuanto a la presencia de estudiantes en las clases de Medicina y Humanidades, observamos una baja adherencia, tanto en la matriz antigua como en la nueva; sin embargo, se nota una mejora discreta pero significativa en la adherencia en la nueva matriz. Se puede concluir que el estudio confirma la percepción de los autores de que el modelo biomédico es más atractivo para los estudiantes.

Palabras-clave: estudiantes de medicina; professionales de la salud; integralidad en salud; aprendizaje.

1. INTRODUÇÃO

O Curso de Medicina do UniFOA está estruturado em módulos que procuram integrar os diversos temas médicos, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais, adotando um currículo com base nos modelos biomédico e humanístico. No momento atual, está sendo implantado um novo currículo que atualiza as disciplinas, sem desprezar o enfoque científico e humanístico do anterior ainda em vigência, acrescido da Unidade Medicina Centrada na Pessoa. 

O cerne do programa de Humanidades no curso de Medicina do UniFOA é a Medicina Centrada na Pessoa (Mcp), que além de explorar a doença, estuda a saúde e a experiência da doença pelo paciente. A experiência da doença é uma percepção pessoal e subjetiva de estar doente. Ou seja, é a consciência de sentimentos, pensamentos e funcionamentos alterados de alguém que se sente doente (STEWART, 2017)

Nesse novo modelo, que tem maior perspectiva no campo biopsicossocial, há uma forte conjunção dos aspectos biomédicos, humanísticos e sociais. Os autores acreditam que, como em ambos os currículos, há uma ênfase na produção acadêmica científica,  há uma natural diminuição do interesse dos alunos no eixo de Humanidades  e no Ser Médico, que difere da metodologia clássica para ensino das ciências biomédicas (TESSER, C.D.; LUZ, M.T., 2006).

Acreditam ainda os autores que, para uma aprendizagem completa da arte médica, há necessidade da integração dos aspectos científicos biomédicos com a humanização do ato médico. Nossa crença tem por base o pensamento da socióloga Madel Luz, que, com seus conceitos de racionalidades médicadefende a integralidade na medicina (TESSER, C.D.; LUZ, M.T., 2006).

A Tríade do Saber, formada pela associação da biomedicina, da medicina centrada na pessoa e da medicina baseada em evidências, merece ser analisada sob a perspectiva do discente, através do conhecimento da interação dos estudantes.Para tanto, foi feita uma revisão da literatura para levantar artigos que contemplem fielmente essa fusão, demonstrando a importância de serem complementares, e não autônomos (NAS, E.; BATISTA, R.S., 2021).

A revisão confirmou nossa crença de que há um nítido maior interesse do aluno pelos aspectos biomédicos, ficando em segundo plano os aspectos humanísticos, o que estimulou a pesquisar como os alunos atuam na aquisição de conhecimentos. O resultado comprovou que os alunos participam com maior interesse em aulas de temas clínicos no modelo biomédico, em detrimento das aulas que tem por enfoque os aspectos sociais, relacionais e comportamentais.

Foi escolhido um tema médico para ser o modelo do ensino, a saber a Hipertensão Arterial, pelos fatos de que representa uma patologia muito frequente, com importantes repercussões clínicas e com alta motivação para o aprendizado. Nosso objetivo é analisar o rendimento da aprendizagem do tema limitado à área biomédica ou se ele se estende às outras, através de um questionário, apresentado e aprovado pelo Comitê de Ética.

2. METODOLOGIA

Para a construção do arcabouço teórico que embasou o sentido da pesquisa relacionada aos modelos médicos, foi feito o cruzamento de dados coletados por meio da busca ativa de recursos bibliográficos das plataformas de dados Scielo, PubMed e UpToDate. A fim de subsidiar a construção do questionário foi feita uma pesquisa dos principais tópicos da doença prevalente escolhida: hipertensão arterial na plataforma Pubmed. 

Usando as palavras-chave : estudante de medicina, profissionais da saúde, integralidade em saúde e aprendizagem. Na Scielo foram encontrados 1.308 artigos, no PubMed 939 e no UpToDate aproximadamente 199. Desses, foram selecionadas 50 publicações que estão sendo analisadas e estudadas para a construção da atual pesquisa. Além disso, também foi utilizado como base clínica, documentos da Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Foi selecionada essa quantidade de artigos devido a presença de coleta de dados que abordam simultaneamente os três tópicos de interesse para a pesquisa atual em questão além das estatísticas. 

Foi elaborado um questionário para um estudo descritivo e transversal com o objetivo de coletar dados que permitiram investigar os fatores que influenciam a percepção dos acadêmicos de medicina do UniFOA sobre os conhecimentos técnicos, científicos e humanísticos envolvidos na hipertensão arterial. O estudo também busca entender o padrão de interesse e motivação dos estudantes, particularmente para a menor participação em aulas que envolve o modelo biopsicossocial, e analisa a aplicação em aulas que envolve o modelo biopsicossocial, e analisa a aplicação da Tríade do Saber, que integra essas três abordagens. 

O questionário foi submetido e aprovado no Conselho de Ética do UniFoa, para ser aplicado através do Google Forms, de forma online, sendo submetido ao Comitê de Ética e aprovado com CAAE número 82701823.6.0000.5237. Os critérios de seleção foram: aluno regularmente matriculado do 2º ao 8º período, assinar o TCLE e ser maior de 18 anos, não discriminando cor ou gênero. Foram excluídos os que não atenderam aos critérios de seleção. 

Os dados das variáveis quantitativas acerca da percepção do acadêmico sobre a medicina centrada na pessoa e biomedicina face a hipertensão arterial, foram sedimentados pelo método Survey. A Coleta de Dados foi iniciada em agosto de 2024, e encerrada em outubro de 2024. Foram coletadas 107 respostas, a contemplar aproximadamente 15 resultados por turma. Diante da grade curricular implantada recentemente, os autores buscam analisar como os alunos tomam consciência da Tríade do Saber, e como eles reconhecem na prática clínica a importância dessa fusão. 

A partir disso, as perguntas construídas estão no cotidiano dos alunos, na parte prática e na parte teórica, no universo da clínica médica, sobretudo na hipertensão arterial, além de como esses instrumentos estão sendo reconhecidos. Ressalta-se também, que por mais que haja duas matrizes com aplicações diferentes, o eixo citado Medicina e Humanidades embasado em denominação na matriz antiga, contempla o que esta produz como o Ser Médico.

A fim de realizar a investigação dos dados, intervalos de confiança foram calculados para as prevalências com fundamento da fórmula: P±1,96” (1-P/N) ; na qual P é a prevalência e N é o total de números estudados com intervalo de confiança de 95% (KIRWOOD, B.T.; STERNE, J.A.C.,1988). Foi aplicado o teste Qui Quadrado de Pearson para analisar a relevância das amostras comparando as variáveis qualitativas. Além disso, também utilizou-se teste para 1 proporção, tratando-se de uma verificação que analisa a diferença entre as proporções. O nível de significância adotado foi menor ou igual a 0,05.   

Por fim, para padronizados valores em porcentagem em apenas dois parâmetros, foi considerado de 10% a 50% um valor insatisfatório classificado com <70% e satisfatório de 60% a 100% em >70% quando forem avaliados as presenças em aulas, tendo como parâmetro de comprovação as listas de chamada e o máximo de faltas para não haver reprovação. Para o restante nesse mesmo formato, o padrão se altera em <60% (10% a 50%) sendo insatisfatório e >60% (60% a 100%) satisfatório. 

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados estatísticos mostram que há diferença significativa na percepção dos alunos da nova matriz, em comparação com a antiga, em tópicos que contemplam a melhoria da aplicabilidade no eixo humanístico. 

No quesito presença assídua nas aulas do eixo supracitado, de acordo com as respostas colhidas, houve um aumento de 26,3% para nova matriz, apresentando um p <.001 o que mostra um elevado grau de diferença, mudança que pode ser comprovada na instituição pela assinatura das listas de presença.

Ainda na mesma perspectiva da presença do aluno às aulas, constatamos que o nível de atenção dos que estiveram presentes, não apresentou significância na variação. A redução da atenção foi de apenas de 2,2% para o valor satisfatório de >70% na atenção, contemplando um p=0,753.

Quando questionados sobre a associação da clínica médica nas aulas de Medicina e Humanidades, e se o manejo da Hipertensão Arterial em uma primeira abordagem voltada a anamnese, foi encontrado um valor satisfatório de aumento em 35,4% para a nova matriz.

Sob a mesma óptica supracitada, mas analisando a observância na teoria aplicada em sala e como ela está sendo implantada para se aproximar do ensino da prática médica, também foi obtido um valor de extrema positividade. Nesse quesito, o padrão satisfatório aumentou 33,9%, p<.001.

A título de averiguar o entendimento do aluno perante a relevância da história social do paciente em relação a uma boa anamnese, os valores se mostram positivos, sendo encontrado um aumento satisfatório atingindo a totalidade de 100% e um p=0,095. O que atesta uma boa percepção dos entrevistados em relação aos fatores sociais que compõem o paciente como um todo.

Às indagações inerentes à importância do conhecimento da realidade financeira do paciente, mostrou uma nítida melhora da do enfoque da situação do paciente. Entre os alunos da matriz antiga, 45% afirmaram não terem aprendido sobre essa problemática nas aulas de Medicina e Humanidades. Dos alunos que cursam a nova matriz, apenas 26% disseram desconhecer a importância. 

Em síntese, a fim de compreender o nível de entendimento dos alunos em mais um contexto da clínica aliada à humanização, na indagação sobre o conhecimento das opções medicamentosas disponíveis no SUS pelas aulas ministradas no eixo de humanas, houve uma diminuição significativa para as respostas negativas, saindo de 82,8% da matriz antiga, para 60,5% da matriz nova. Uma redução de 22,3% que por mais que apresente significância, com p<0,01, ainda caracteriza um número alto de estudantes em carência na questão abordada. 

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com o presente estudo, pode-se concluir que de acordo com os alunos da nova matriz em comparativa com a anterior, houve um grande diferencial em sua percepção, principalmente em relação ao nível de atenção no quesito manejo da hipertensão arterial na anamnese. De fato com a nova matriz, a teoria passada aos alunos juntamente com a implementação na prática médica apresentou credulidade por parte dos alunos. Apesar de grandes avanços, ainda há carência por parte de grandes estudantes quando se diz respeito a clínica aliada à humanização. É extremamente importante avaliar quais questões estão insuficientes para que assim o conhecimento teórico dos alunos seja soberano para a prática clínica.

5. REFERÊNCIAS

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1Aluna do Curso de Medicina do UniFOA
²Aluna do Curso de Medicina do UniFOA
³Professor do Curso de Medicina do UniFOA
4Professora do Curso de Medicina do UniFOA