EXPERIENCES AND CONTRIBUTIONS OF THE MULTIPROFESSIONAL RESIDENCY IN INFECTIOUS DISEASES AT THE LEVELS OF HEALTH CARE
EXPERIENCIAS Y CONTRIBUCIONES DE LA RESIDENCIA MULTIPROFESIONAL EN INFECTOLOGÍA EN LOS NIVELES DE ATENCIÓN EN SALUD
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202410251029
Guilherme Alberto Camilo da Silva¹; Mário Henrique da Silva Lima²; Leidiane Pereira da Silva³; Jardel Harison da Costa Freitas⁴; Thais Galvão Pinheiro⁵; Francisco Jackson Pereira Alves⁶; Jéssica Karen de Oliveira Maia⁷.
Resumo
Objetivo: Compartilhar as práticas, aprendizados e resultados obtidos durante o período da residência multiprofissional Métodos: Trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa e caráter descritivo, visando descrever as experiência dos profissionais da equipe multiprofissional em infectologia durante sua atuação nos serviços de atenção à saúde. Resultados: A atuação dos residentes na educação em saúde, por meio de uma abordagem multidisciplinar, foi eficaz na promoção da saúde e na identificação precoce de problemas de saúde. As atividades realizadas, como a testagem rápida para ISTs, não apenas ampliaram a conscientização da comunidade sobre esses temas, mas também facilitaram o acesso aos serviços de saúde indispensáveis e elevaram a qualidade do atendimento prestado. O texto destaca, ainda, a relevância da integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde, visando a uma assistência mais abrangente e eficiente. Conclusão: Profissionais especializados em Infectologia desempenham um papel crucial em toda a rede de atenção à saúde, devendo estar preparados para atuar em múltiplos níveis de cuidado. Sua atuação fortalece o SUS e amplia o acesso aos serviços de saúde, especialmente para populações em situações de vulnerabilidade.
Descritores: Residência; Infectologia; Níveis de Atenção à Saúde
Abstract
Objective: To share the practices, learnings, and results obtained during the multiprofessional residency period. Methods: This is an experience report with a qualitative approach and descriptive nature, aiming to describe the experiences of the multiprofessional team in infectious diseases during their work in healthcare services. Results: The residents’ involvement in health education through a multidisciplinary approach was effective in promoting health and early identification of health issues. Actions taken, such as rapid testing for STIs, not only increased public awareness of these issues but also facilitated access to essential health services and improved the quality of care. The text also emphasizes the importance of integrating different levels of healthcare to ensure more comprehensive and effective assistance. Conclusions: Specialists in Infectious Diseases are essential throughout the healthcare network and should be trained to work at various levels of care. Their involvement contributes to strengthening the SUS (Unified Health System) and expanding access to healthcare services, especially for vulnerable populations.
Descriptors: Residency; Infectious Diseases; Levels of Health Care
Resumen
Objetivo: Compartir las prácticas, aprendizajes y resultados obtenidos durante el período de la residencia multiprofesional. Métodos: Se trata de un relato de experiencia con un enfoque cualitativo y carácter descriptivo, con el objetivo de describir las experiencias de los profesionales del equipo multiprofesional en infectología durante su actuación en los servicios de atención a la salud. Resultados: La actuación de los residentes en la educación para la salud, mediante un enfoque multidisciplinario, fue eficaz en la promoción de la salud y en la identificación temprana de problemas de salud. Las actividades realizadas, como las pruebas rápidas para ITS, no solo aumentaron la conciencia de la comunidad sobre estos temas, sino que también facilitaron el acceso a los servicios de salud esenciales y mejoraron la calidad de la atención brindada. El texto también destaca la importancia de la integración entre los diferentes niveles de atención sanitaria para garantizar una asistencia más integral y eficiente. Conclusión: Los profesionales especializados en Infectología desempeñan un papel crucial en toda la red de atención sanitaria y deben estar preparados para actuar en múltiples niveles de atención. Su actuación fortalece el SUS y amplía el acceso a los servicios de salud, especialmente para las poblaciones en situación de vulnerabilidad.
Descriptores: Residencia; Infectología; Niveles de Atención de Salud
INTRODUÇÃO
A residência Multiprofissional da Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP/CE é composta por 15 áreas de atuação, entre elas podemos citar: fisioterapia, enfermagem, psicologia, nutrição, farmácia, serviço social entre outras. O programa de residência multiprofissional é distribuído em dois componentes, o comunitário e o hospitalar com o objetivo de fortalecer lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da educação continuada interdisciplinar(1).
A Residência Multiprofissional propicia uma formação dinâmica, voltada para as necessidades de saúde no contexto o qual está inserido. A educação dos profissionais envolve saberes e conhecimento de diferentes especialidades, baseando-se sempre nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Os programas da residência surgiram com o propósito de qualificar os profissionais de saúde e prepará-los para o atendimento e necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre os Programas de Residência Multiprofissional ofertados pela ESP/CE, ressalta-se o Programa de Residência com ênfase em Infectologia, ofertando educação permanente para profissionais da saúde, ação-reflexão-ação nas multifacetas da atuação desses profissionais a fim de ofertar com primazia a promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde(2).
O cenário central da residência em infectologia é um hospital de referência no atendimento a doenças infecciosas no Ceará, atuando como serviço de atenção terciária. Diante do contexto epidemiológico da população e das necessidades dos serviços de saúde, a presença de especialistas em infectologia é fundamental em todos os níveis de atenção (primária, secundária e terciária). Esses profissionais atuam em diversas frentes, como hospitais, enfermarias, ambulatórios, educação em saúde, vigilância epidemiológica e análise de epidemias, demonstrando a amplitude de sua especialização(3).
A estrutura da residência oferecida pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) proporciona vivências práticas em todos esses níveis de atenção, desde a Atenção Primária nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), passando pela Atenção Secundária e Terciária nos serviços da rede, até atividades extramuros e eletivas, que podem ser realizadas em outras instituições de saúde do Brasil ou até no exterior(3).
Antes de avançarmos, é necessário compreender os níveis de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). São eles: Atenção Primária que deve ser o contato inicial da família, comunidade e da população com o Sistema Único de Saúde; Atenção Secundária inclui o tratamento ambulatorial, especialidades médicas e odontológicas, assim como atendimento de emergência e urgência, saúde mental, exames laboratoriais e de imagem e cirurgias; e a Atenção Terciária refere-se ao conjunto de terapias e procedimentos de elevada complexidade, e compreende o gerenciamento de tecnologias especializadas encontradas nos ambientes hospitalares(4). O estudo tem como objetivo compartilhar as práticas, aprendizados e resultados obtidos durante o período da residência multiprofissional.
MÉTODOS
Trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa e caráter descritivo(5). A pesquisa visa descrever a vivência dos profissionais residentes residência multiprofissional em infectologia nos serviços de atenção primária, secundária e terciária, abordando as atividades vivenciadas discussões em grupo e formação teórica. A formação da residência multiprofissional com ênfase em infectologia tem duração de dois anos e acontece em parceria do Ministério da Saúde, Escola de Saúde Pública do Ceará e o Hospital de referência em doenças infectocontagiosas, localizado na capital cearense.
Salienta-se que o relato de experiência do profissional residente é um levantamento que demanda considerações das questões específicas da situação em discussão e uma avaliação do contexto e das circunstâncias em que as atividades ocorreram. As atividades desenvolvidas nos níveis de atenção à saúde durante a residência acontecem a partir da parceria da gestão da com projetos como: A Casa de Retaguarda Clínica (CRC), os serviços de atenção especializada (SAE) e o próprio hospital. A parceria com esses campos de atuação corroboram para desenvolvimento de ações de promoção à saúde através de medidas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e as hepatites virais. Durante as ações desenvolvidas é realizado o diagnóstico e quando necessário os encaminhamentos para o tratamento de IST e HIV/Aids. Desse modo, este estudo apresentará a vivência dos residentes multiprofissionais em infectologia nas ações de promoção, proteção e educação em saúde.
RESULTADOS
A atuação na atenção primária de saúde se desenvolve ainda no primeiro ano de residência em município escolhido de acordo com as necessidades do próprio residente. Um dos critérios para que o estágio na atenção primária ocorra é um compromisso firmado entre a escola de saúde pública e o local de atuação dos profissionais. Além da atuação na APS os residentes têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos nas ações de educação em saúde.
Uma das ações desenvolvidas pelos residentes ocorreu em parceria com a Casa de Retaguarda Clínica (CRC) e a supervisão geral da residência, a atividade foi elaborada em alusão ao dezembro vermelho, a atuação ocorreu no shopping com uma busca ativa de usuários para realização de testes rápidos e gratuitos para HIV, Sífilis e Hepatite C. Os usuários preenchiam um formulário com identificação, idade e outras informações. Após essa etapa, o usuário seguia para realização dos testes e posteriormente entrega dos resultados e caso o resultado fosse positivo, era conduzido o pós aconselhamento e o referenciamento para o SAE. Durante a atuação dos residentes foi possível proporcionar ao público alvo informações que lhes permitem escolher métodos de prevenção das IST’s e promovem o autocuidado e o direito à saúde. As ações de testagem rápida e educação em saúde aconteceram de acordo com o calendário da coordenação da CRC em dias e horários previamente acordados com a supervisão geral da residência multiprofissional.
A atuação em equipe viabilizou o desenvolvimento de uma abordagem multidisciplinar nas atividades de educação em saúde, englobando testagem rápida, aconselhamento e encaminhamentos para diagnóstico. A interação entre profissionais de diferentes áreas proporcionou uma troca enriquecedora de saberes e experiências, o que aumentou a eficácia das intervenções. Com uma comunicação clara e integrada, foi possível atender de maneira mais completa às demandas da população, promovendo tanto a conscientização sobre questões de saúde quanto o acesso a serviços essenciais. Além disso, essa abordagem multidisciplinar favoreceu a identificação precoce de problemas de saúde, permitindo intervenções mais rápidas e eficazes. O envolvimento de diferentes especialistas, como médicos, enfermeiros, psicólogos e educadores, garantiu que cada aspecto da saúde dos indivíduos fosse considerado, criando um suporte holístico e contínuo(4).
Os serviços ofertados por todos os níveis de atenção à saúde são essenciais e devem andar juntos, sobretudo para resguardar o princípio da integralidade que permeia a garantia à saúde no Brasil. A rede atenção à saúde apresenta desafios para as políticas de saúde, os sistemas de saúde, a estrutura da assistência, as condutas dos profissionais e o ensino na área da saúde, principalmente no atendimento de alta complexidade, ao evidenciar problemas graves na base tecnológica utilizada, ao apontar a falta de uma abordagem mais abrangente na prestação de cuidados, e ao destacar a importância de uma prática clínica mais abrangente e baseada na relação entre profissionais e pacientes(6).
Os campos de vivência da residência multiprofissional abrange diversas áreas e cenários práticos para possibilitar uma formação vasta e especializada. Os residentes atuam na atenção terciária à saúde perpassando pelo próprio hospital de referência, onde se concentra a maior carga horária prática de atuação. Dentro desse contexto os profissionais lidam com casos complexos, como HIV/AIDS, tuberculose, hepatites, e infecções hospitalares, além de surtos de doenças emergentes.
DISCUSSÃO
Primário
Durante o primeiro ano de residência dentro do cronograma pedagógico da ESP o residente vivencia a infectologia, sua ênfase de atuação em um município que represente a atenção primária à saúde. Geralmente essa vivência ocorre dentro do período de um mês em uma articulação da supervisão geral da residência multiprofissional e a ESP.
A infectologia na Atenção Primária à Saúde (APS) é fundamental para o controle e a prevenção de doenças infecciosas, oferecendo um cuidado integral e acessível à população. A atuação dos residentes nesse nível de atenção desempenha um papel central no enfrentamento de agravos como tuberculose, infecções pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), hepatites virais e outras enfermidades infecciosas, assegurando o acesso a diagnósticos precoces, tratamentos adequados e ações de vigilância em saúde(7).
A integração das ações de infectologia na APS não apenas reduz a morbimortalidade, mas também fortalece o acompanhamento contínuo e longitudinal dos pacientes. Isso possibilita um melhor controle epidemiológico, além de promover medidas preventivas eficazes. Assim, a APS se consolida como um pilar essencial na prevenção e no manejo das doenças infecciosas, contribuindo para a melhoria da saúde da população(7).
Secundário
No segundo ano da residência, o cronograma inclui percursos de rede e estágios eletivos, ambos com duração de um mês, que podem ser realizados em componentes especializados da saúde. O percurso de rede é uma colaboração entre a gestão da residência e as redes de saúde vinculadas ao estado. Já o estágio eletivo é uma articulação feita pelo próprio residente, que escolhe campos relevantes para sua área de especialização.
A residência multiprofissional em Infectologia na atenção secundária à saúde é um programa de formação voltado para profissionais de diversas áreas da saúde, como enfermagem, farmácia, nutrição e serviço social, entre outros. O objetivo é capacitar esses profissionais para atuarem em equipes interdisciplinares no manejo de doenças infecciosas. Essa dinâmica é uma excelente oportunidade para aprimorar conhecimentos e habilidades na área de infectologia, contribuindo para a formação de profissionais capacitados a enfrentar os desafios na saúde pública(8).
Terciário
A Residência Multiprofissional em Infectologia faz parte da rede terciária à saúde, o campo de maior tempo de atuação dos residentes. É composta por treze profissionais de saúde, vinculados a seis categorias (enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social) Para uma melhor atuação nos rodízios de cenários de prática, os profissionais residentes foram divididos em três equipes multiprofissionais. A equipe 01 é composta por 4 integrantes, sendo eles assistente social, enfermeira, farmacêutica e nutricionista. Já a equipe 02 é formada por 4 integrantes, sendo eles enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga. Por último a equipe 03 sendo composta por 5 integrantes, sendo eles assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta e psicólogo.
Os rodízios de atuação perpassam a área administrativa (Núcleo de Epidemiologia Hospitalar), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleo de Segurança do Paciente, até as unidades de atuação de assistência direta aos usuários. O hospital possui 104 leitos sendo distribuídos entre: Unidade B com 16 leitos; Unidade C com 28 leitos; Unidade D com 16 leitos; Unidade E com 16 leitos; Unidade F com 20 leitos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 8 leitos, além da emergência e serviço ambulatorial.
A atenção terciária inclui grandes hospitais, sejam eles privados ou públicos. Estão aptos a receber casos de alta complexidade que necessitam de atendimento especializado, invasivo, rápido e urgente. O nível de atenção terciária desempenha um papel importante na restauração da saúde dos usuários e está baseado na recuperação parcial/total do usuário, visando amenizar, limitar ou mesmo evitar incapacidade crônica e/ou recaída, priorizando proporcionar o máximo de qualidade de vida possível(9).
Em um ambiente hospitalar, embora sejam disponibilizados equipamentos de tecnologia avançada, recursos e equipe multiprofissional, salienta-se a necessidade de otimizar uma breve estadia hospitalar, contribuindo para que os usuários possam voltar a desenvolver suas atividades de vida diária. É importante salientar que o hospital possui uma rede intersetorial (saúde e assistência social) no cuidado integral ao paciente e à família. O hospital é comprometido com ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Os profissionais atuam no contexto da multiprofissionalidade, apesar do modelo hospitalocêntrico e biomédico predominante nesta unidade de saúde. Nós residentes multiprofissionais percebemos que o Hospital preza muito pela qualidade e pelo comprometimento em realizar um atendimento humanizado com enfoque no usuário, apesar das limitações encontradas como espaço físico, recursos financeiros limitados e recursos humanos. Além disso, notamos que existe uma interação efetiva entre as equipes multiprofissionais que atuam no serviço, o que fortalece o processo de trabalho e acarreta em benefícios para a prestação dos cuidados(10).
CONCLUSÃO
A Residência Multiprofissional em Infectologia exerce um papel fundamental na formação de profissionais qualificados para atuar em diferentes níveis de atenção à saúde, desde a promoção e prevenção até o tratamento especializado. Ao combinar ações educativas com intervenções diretas, como a testagem rápida e o acompanhamento hospitalar, essa residência contribui para o fortalecimento do SUS e para a ampliação do acesso aos serviços de saúde, especialmente entre as populações mais vulneráveis. O relato de experiência destaca a relevância do trabalho multiprofissional e da educação continuada para a qualificação e humanização do atendimento. Esse estudo reforça como o programa de residência não apenas forma profissionais mais preparados, mas também eleva a qualidade dos serviços prestados, promovendo uma saúde mais inclusiva e eficiente.
REFERÊNCIAS
1.Escola de Saúde Pública do Ceará. Manual do Profissional Residente:Informações Ético-Político-Pedagógicas sobre a Residência Integrada em Saúde-RIS-ESP/CE. 2019;42.
2.Escola de Saúde Pública do Ceará. Regimento Interno Residência Integrada em Saúde –RIS-ESP/CE. 2020;(85)
3.ALVES, B. / O. / O.-M. Profissões da Saúde | Página: 2 | Biblioteca Virtual em Saúde MS. Disponível em:<https://bvsms.saude.gov.br/category/profissoes-da-saude/page/2/>. Acesso em: 16 abr. 2024.
4.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Regulação Assistencial e Controle. Curso I : Regulação de Sistemas de Saúde do SUS : módulo 4 : Redes de Atenção à Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Departamento de Regulação Assistencial e Controle. – 1. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2022.
5.Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas. São Paulo; 2022
6.BERNARDO, M. DA S. et al. Training and work process in Multiprofessional Residency in Health as innovative strategy. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 6, 2020.
7.Brasil. Ministério da Saúde. Manual de Atenção Primária à Saúde: organização e integração das ações. Brasília: Ministério da Saúde; 2019.
8.ERDMANN, A. et al. Artigo Original Endereço para correspondência: A atenção secundária em saúde: melhores práticas na rede de serviços. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rlae/a/cbBdJkRpWnv74KRLYDsjqcB/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Na%20rede%20de%20sa%C3%BAde%2C%20a>.
9.POERSCH, Lisiane Gregis. A INOVAÇÃO DA SAÚDE COLETIVA NA ATENÇÃO TERCIÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2015. 25 f. TCC (Graduação) – Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015
10.SERRA, Carlos G.; RODRIGUES, Paulo H. A. Avaliação da referência e contrarreferência no Programa Saúde da Família na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 3, p. 3579-86, 2010.
¹Residente em Infectologia da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. E-mail: guilhermealbertofisio@gmail.com
²Residente em Infectologia da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. E-mail: mariohenriquedasilvalima@gmail.com
³Residente em Infectologia da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. E-mail: leidyane44@gmail.com
⁴Residente em Infectologia da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. E-mail: jardelcostta@gmail.com
⁵Residente em Infectologia da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. E-mail: thaisglvp.a@gmail.com
⁶Residente em Infectologia da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. E-mail: jacksonalves@edu.unifor.br
⁷Tutora do Programa de Residência da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. E-mail: jessikarenmaia@gmail.com.