ENFERMEIROS EM AMBIENTE HOSPITALAR: COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDAS

NURSES IN HOSPITAL ENVIRONMENT: FUNDAMENTAL COMPETENCIES TO BE DEVELOPED.

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202410231451


Michele Dalsoquio, Henrique Pereira Paz1,
Enfª Mª Patricia Farias2


RESUMO

O ambiente hospitalar é um dos contextos mais desafiadores para os profissionais de enfermagem, demandando o desenvolvimento de diversas competências essenciais para um desempenho eficaz do trabalho. Este estudo tem como objetivo identificar as principais competências exigidas dos enfermeiros nesse cenário, baseando-se em uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa destacou que, além das habilidades técnicas, competências como liderança, comunicação e gerenciamento de conflitos são fundamentais para o sucesso no ambiente hospitalar. A liderança foi uma das competências mais citadas, sendo essencial para a coordenação de equipes e tomada de decisões estratégicas, enquanto a comunicação clara é indispensável para o bom funcionamento da equipe multiprofissional e a relação com pacientes. Além disso, o gerenciamento de conflitos foi identificado como crucial, dado o estresse constante presente no ambiente hospitalar. Outras competências, como trabalho em equipe, tomada de decisões e planejamento, também se mostraram essenciais para o equilíbrio entre as demandas assistenciais e administrativas. Conclui-se que o desenvolvimento contínuo dessas competências, aliado a uma boa relação interpessoal, contribui significativamente para o alto desempenho dos enfermeiros e a qualidade do cuidado prestado.

Palavras-chave: Competência profissional. Enfermagem. Liderança. Hospitalar.

1 INTRODUÇÃO

O ambiente hospitalar é um dos cenários mais complexos e desafiadores para o exercício da enfermagem, nele são colocadas à prova os conhecimentos da profissão, que demandam um conjunto de competências profissionais para que possam ser desempenhados de forma eficiente. (RODRIGUES, E. E.; MARIA, A.; NASCIMENTO, C. 2021)

No início da carreira, muitos profissionais costumam encontrar dificuldades para determinadas habilidades, que vão além do que foi abordado durante a formação acadêmica, e se veem em um cenário de necessidade de desenvolvimento dessas competências. (Silva, 2010).

Diante disso, este trabalho busca esclarecer quais são as principais competências que estão sendo exigidas dos enfermeiros no ambiente hospitalar vigente, abordando os primeiros passos para o seu desenvolvimento. Ao compreender essas habilidades essenciais, os enfermeiros poderão construir uma visão mais clara e realista de seu futuro profissional, contribuindo para sua adaptação e evolução dentro da carreira escolhida.

A justificativa para este estudo reside na observação de que muitos enfermeiros encontram desafios significativos ao ingressar na prática hospitalar, e a falta de clareza sobre quais competências precisam ser desenvolvidas pode ser um fator de estresse e frustração. Este artigo visa oferecer um norte para esses profissionais, auxiliando na sua preparação e crescimento profissional.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A revisão de literatura permite identificar estudos que evidenciam a eficácia das práticas na área da enfermagem, assim, contribuindo para a construção de um referencial teórico sólido que embase a atuação de profissionais da área da saúde. No quadro abaixo, está representado os estudos utilizados para a construção deste artigo:

Tabela 1 – Relação da literatura utilizada na revisão integrativa.

IDAutoresTítuloObjetivoAnoPeriódico
 1Silva J. C. B da; Silva A. A. O. B da; Oliveira D. A. L; Silva C. C; Barbosa L. M. S; Lemos M. E. P; Calado R. S. F; Santos C. R.Perfil do enfermeiro no gerenciamento dos serviços hospitalares.Esclarecer a função do enfermeiro na administração de serviços hospitalares. 2018Revista de Enfermagem UFPE.
2Rocha L. R; Correa P. R. F; Hidalgo G.Competências essenciais            do líder da            área da saúde.Determinar as habilidades fundamentais e o perfil do líder do setor de saúde e analisar a visão desses líderes sobre a importância dessas habilidades em suas performances.2019Faculdade Cesuca.
3Ferracioli    G. V; Oliveira R. R; Souza V. S; Teston E. F; Varela P. L. R; Costa M. A. R.Competências gerenciais            na perspectiva de enfermeiros do contexto hospitalar.Explicar a visão dos enfermeiros sobre as habilidades gerenciais no ambiente hospitalar.2019Enfermagem em foco.
4Scofano B. S; Valente G. S. C; Lanzilotti R. S.Atuação       do enfermeiro enquanto líder de equipe na área hospitalar: uma     revisão integrativa.Explicar a atuação do enfermeiro como líder de equipe no ambiente hospitalar.2019Revista Nursing.
5Leal    L.    A; Soares M. I; Silva B. R da; Brito L. J. S; Bernardes A; Henriques S. H.Competências profissionais para enfermeiros hospitalares: Uma análise documental.Analisar as habilidades profissionais necessárias para a atuação do enfermeiro em ambiente hospitalar e as que foram implementadas durante sua formação acadêmica.2019Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro.
6Silva A. G. I da; Silva F. J.  N da;    Costa F; Alcântara G. C; Costa G. F.Boas práticas de liderança do enfermeiro no contexto hospitalar.Relatar práticas eficazes de liderança em enfermagem, executadas pelos profissionais de enfermagem em um ambiente de hospital público.2021Revista Nursing.
7Silva G. T. R da; Varanda P. A. G; dos Santos N. V. C; da Silva N. S. B; Salles R.            S; Amestoy S. C; Teixeira G. A. S; Queiros P. J. P.Gestão e liderança na percepção de enfermeiros: um caminhar à luz da burocracia profissional.Examinar os estilos e elementos que influenciam a gestão e liderança de enfermeiros em três nações, Brasil, Portugal e Espanha, sob a perspectiva da burocracia profissional.2022Scielo.
8Souza G. P; Beltran R. I. L; Figueiredo K. C; Trigueiro T. H; Siqueira C. P; Pol T. A. S; Figueiredo A. S.Estratégias para o desenvolvimen to da liderança de enfermeiros nos serviços de saúde: revisão de escopo.Identificar       táticas para o aprimoramento  da habilidade de liderança dos enfermeiros     nos serviços de saúde.2022OBJN-Onlin e Brazilian journal of nursing.

Fonte: elaborado pelos autores

3 METODOLOGIA

Para a elaboração deste artigo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com busca em bases de dados e periódicos online, como a RECOM (Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro), Revista Nursing, Revista de Enfermagem da UFPE, Enfermagem em Foco, OBJN (Online Brazilian Journal of Nursing), além das plataformas SciELO e BVS (biblioteca virtual em saúde) e a biblioteca da Faculdade Cesuca. Foram utilizados como critério de inclusão: artigos publicados na língua portuguesa que apresentavam relação direta ao tema proposto, publicados entre 2018 e 2024 e, que possuíssem ao menos um dos descritores mencionados anteriormente.

A busca inicial resultou em 1.123 artigos. Dentre eles, 1.054 estavam em línguas estrangeiras e foram excluídos. Dos 69 artigos em língua portuguesa, foram descartados aqueles publicados fora do período estipulado para pesquisa (2018-2024), resultando em 28 artigos restantes. Após a leitura dos títulos e resumos, os que não apresentavam relação direta com o tema proposto também foram excluídos. No total, foram utilizados 8 artigos para o desenvolvimento deste trabalho.

4 ANÁLISE DOS DADOS

Durante a pesquisa, foi possível identificar um conjunto de competências essenciais para os enfermeiros no ambiente hospitalar. Com base nos artigos revisados, as competências destacadas nos estudos evidenciam a complexidade e a diversidade das responsabilidades atribuídas a esses profissionais, que ultrapassam as habilidades técnicas.

Dentre as competências analisadas, a liderança se destacou, apresentando uma prevalência de 62,5% nos textos revisados. O papel de liderança do enfermeiro é fundamental para coordenar equipes, promover um ambiente de trabalho colaborativo e assegurar que os cuidados de saúde sejam prestados de maneira eficiente e segura.

A liderança também abrange a tomada de decisões estratégicas e o direcionamento de ações que impactam diretamente na qualidade do atendimento ao paciente. De acordo com SOUZA (et.al., 2019), o desenvolvimento de líderes está intrinsecamente relacionado à vivência prática da profissão, assim podendo ser aprimorado de acordo com o tempo e compressão do trabalho realizado.

Em 50% das fontes analisadas, a comunicação foi mencionada como uma das competências essenciais para o desempenho eficaz da profissão. A capacidade de se comunicar de maneira clara e assertiva é vital para a troca de informações entre a equipe multiprofissional, bem como para o atendimento e acolhimento dos pacientes e seus familiares.

Uma comunicação clara e precisa, sem falhas, no cotidiano do enfermeiro, auxilia na redução de erros e na estruturação dos processos de trabalho dentro da instituição, favorecendo o progresso das atividades e funcionando como um incentivo, promovendo satisfação e colaboração entre a equipe. (FERRACIOLI et al., 2020; SILVA et al., 2022)

O gerenciamento de conflitos foi abordado em 37,5% dos artigos revisados e é uma competência fundamental, dado que o ambiente hospitalar é frequentemente estressante e propenso a tensões interpessoais. O enfermeiro, como mediador, deve possuir habilidades para lidar com essas situações de forma construtiva, assegurando que as relações entre a equipe e os pacientes não sejam comprometidas.

As fontes analisadas concordam que as competências gerenciais são essenciais para enfermeiros no contexto hospitalar. Eles devem ter uma visão sistêmica, que abrange desde o cuidado até a tomada de decisões estratégicas, gerenciando recursos e organizando fluxos de trabalho para garantir o bom funcionamento das unidades hospitalares. (SILVA, et.al., 2022)

Segundo FERRACIOLI (et al.; 2020), as competências gerenciais são compostas por conhecimentos, habilidades e atitudes que garantem alto desempenho. Essas competências permitem ao profissional equilibrar as demandas assistenciais e administrativas, assegurando a eficiência e a qualidade da equipe de enfermagem, dentro dos padrões institucionais.

Além das competências profissionais já citadas, a literatura ressalta a importância de outras habilidades, como o trabalho em equipe, a tomada de decisões, o planejamento e organização, a inovação, as competências técnicas e a relação interpessoal.

Por fim, as competências técnicas e a relação interpessoal são pilares do cuidado em saúde, assegurando que o enfermeiro possua não apenas o conhecimento científico e prático necessário para realizar procedimentos, mas também a sensibilidade necessária para atender às necessidades emocionais e psicológicas dos pacientes e da equipe.

5 CONCLUSÃO

O estudo conduzido enfatiza a importância das habilidades e competências fundamentais dos enfermeiros no contexto hospitalar, diante a complexidade e a variedade de atribuições que competem ao profissional enfermeiro. Durante o processo, observou-se uma escassez de pesquisas recentes sobre este assunto, o que cria um desafio para a pesquisa e análise de dados.

A meta de reconhecer as práticas mais eficazes e orientações para o desenvolvimento profissional foi largamente alcançada, com a identificação de habilidades e competências fundamentais como liderança, comunicação, resolução de conflitos e habilidades gerenciais.

A literatura destaca o quão importante são outras competências como trabalho em grupo, tomada de decisões, planejamento e inovação, que são essenciais para o enfermeiro que deseja desempenhar com excelência a profissão. Entretanto, além da necessidade de desenvolvimentos dessas habilidades, é preciso que sejam aprimoradas de forma contínua para que combinado com diferentes competências, técnicas e interpessoais, se torne uma vantagem para o exercício da sua função.

REFERÊNCIAS

FERRACIOLI, G. V. et al. Competências gerenciais na perspectiva de enfermeiros do contexto hospitalar. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 1, 26 jun. 2020.

LEAL, L. A. et al. Competências profissionais para enfermeiros hospitalares: uma análise documental. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 9, 16 ago. 2019.

ROCHA L. R; CORREA P. R. F; HIDALGO G. Competências essenciais do líder da área da saúde. Anais Da Mostra De Iniciação Científica Do Cesuca – ISSN 2317-5915, n. 13, p. 695–710, 2019.

RODRIGUES, E. E.; MARIA, A.; NASCIMENTO, C. Desafios enfrentados por enfermeiros em início de carreira: revisão integrativa. p. 82–90, 26 jan. 2021.

SCOFANO B. S; VALENTE G. S. C; LANZILOTTI R. S. Atuação do enfermeiro enquanto líder de equipe na área hospitalar: uma revisão integrativa. Nursing (São Paulo), v. 22, n. 253, p. 2843–2948, 1 jun. 2019.

SILVA, A. G. I da. et al. Boas práticas de liderança do enfermeiro no contexto hospitalar. Nursing (São Paulo), v. 24, n. 276, p. 5726–5735, 17 maio 2021.

SILVA, G. T. R da. et al. Gestão e liderança na percepção de enfermeiros: um caminhar à luz da burocracia profissional. Escola de Enfermagem Anna Nery, v. 26, 2022.

SILVA, J. C. B da. et al. Perfil do enfermeiro no gerenciamento dos serviços hospitalares. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 12, n. 10, p. 2883, 7 out. 2018.

SILVA, L. A. S da. Ambiente Hospitalar: Uma Proposição Conceitual Para O Elemento Do Entorno Do Cuidado De Enfermagem. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, 2010.

SOUZA, G. P et al. Estratégias para o desenvolvimento da liderança de enfermeiros nos serviços de saúde: revisão de escopo. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 21, 14 dez. 2022.


1Discentes do Curso Superior de Enfermagem da UniSociesc Campus Jaraguá do Sul. e-mail: micheledalsoquio00@gmail.com e henriquepereirapaz@gmail.com

2Docente do Curso Superior de Enfermagem da UniSociesc Campus Jaraguá do Sul. Mestre em Tecnologia da Inovação (UFPR). e-mail: farias.patricia@unisociesc.com.br