CONTRIBUIÇÕES DA OFICINA DE SELEÇÃO PARA O PROJETO CUCA LEGAL NA AMAZÔNIA OCIDENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102410171423


Helton Camilo Teixeira
Wellen Bezerra De Sousa
Elis Regina Da Silva Carvalho Sousa
Janine De Oliveira Alves Gomes
Lueide Rodrigues Dos Santos
Fernanda Pereira Rodrigues
Gislane De Queiros Correa
Larissa Diniz Dos Santos
Daniele Pontes De Almeida Carvalho
Vitória Eduarda Lima Costa


RESUMO: O projeto de extensão intitulado “Cuca Legal” desenvolve atividades de promoção à saúde mental nos diversos ciclos de vida em uma capital localizada na Amazônia Ocidental desde setembro de 2014, contribuindo através desse viés da extensão contribuindo com a formação e capacitação continuada de acadêmicos e profissionais da área da saúde, estimulando a produção e publicação científica por meio da realidade local e fortalecendo de maneira intertesetorial com a rede de atenção psicossocial (RAPS) no Município de Porto Velho/RO. Esse trabalho tem como objetivo descrever a experiência prática envolvida na oficina de seleção de novos membros para compor o projeto de extensão cuca legal vinculado ao curso de enfermagem em uma instituição de ensino superior na região amazônica. A oficina de seleção dos membros para compor o projeto foi dividida em dois dias consecutivos em agosto de 2024, sendo utilizada metodologias que envolviam apresentação individual dos candidatos, com intuito de observar suas habilidades de comunicação, criatividade e atitude, além disso, foram realizadas dinâmicas em grupo com intuito de estimular a participação e cooperação na construção de material educativo voltado para saúde mental, bem como momento de Psicoeducação voltada para o cuidado de quem cuida. Através da oficina, foi possível proporcionar experiências enriquecedoras aos candidatos, estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, comportamentais e afetivas, bem como trazer uma reflexão individual em relação as suas fragilidades e potencialidades enquanto sujeito. A oficina de seleção revelou que, além das competências técnicas, a capacidade de acolher e lidar com as próprias limitações é um critério fundamental, já que promover a saúde mental exige, antes de tudo, cuidar de si mesmo.

Palavras-chave: Voluntários; Extensão; Saúde Mental; Promoção; Capacitação.

ABSTRACT: The extension project titled “Cuca Legal” has been promoting mental health activities across different life cycles in a capital city located in the Western Amazon since September 2014. This extension initiative contributes to the continuous training and education of health students and professionals, encouraging scientific production and publication based on local realities, and strengthening intersectoral collaboration with the Psychosocial Care Network (RAPS) in Porto Velho, RO. This paper aims to describe the practical experience involved in the selection workshop for new members to join the Cuca Legal extension project, linked to the nursing course at a higher education institution in the Amazon region. The selection workshop was held over two consecutive days in August 2024 and employed methodologies that involved individual presentations by candidates, aimed at assessing their communication skills, creativity, and attitude. Additionally, group dynamics were conducted to encourage participation and cooperation in the development of educational materials focused on mental health, as well as a psychoeducation session on self-care for caregivers. The workshop provided enriching experiences for the candidates, stimulated the development of cognitive, behavioral, and emotional skills, and encouraged personal reflection on their strengths and weaknesses as individuals. The selection workshop revealed that, in addition to technical skills, the ability to care for and manage one’s own limitations is a fundamental criterion, as promoting mental health requires self-care above all.

Keywords: Volunteers; Extension; Mental Health; Promotion; Training.

1 INTRODUÇÃO

A saúde mental tem se tornado uma das questões centrais na agenda de saúde pública, sobretudo devido ao aumento das exigências psicossociais e à necessidade de enfrentamento ao estigma que ainda permeia o sofrimento mental. Em regiões como a Amazônia Ocidental, essa questão se agrava pela escassez de profissionais especializados, tornando-se fundamental o desenvolvimento de iniciativas que promovam tanto a conscientização quanto ao atendimento à saúde mental.

Nesse contexto, o projeto de extensão “Cuca Legal” surge como uma importante ferramenta para promover atividades educativas e interventivas, ampliando o acesso à saúde mental e fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na cidade de Porto Velho, Rondônia, e contribuindo com a formação de acadêmicos e profissionais da aera da saúde.

Segundo Teixeira et al. (2024),

Tal projeto nasce a partir das vivências, discussão e reflexão nas aulas teóricas e práticas ministradas na disciplina de Enfermagem em Saúde Mental por um grupo de quatro alunos que na época se indagaram, abraçaram a causa e começaram a articular e escrever um projeto de extensão extraclasse relacionado à saúde mental, permitindo o fortalecimento e desenvolvimento de competências e habilidades do acadêmico de enfermagem dentro da área, visto que na época existia muito estigma e medo de desenvolver atividades de promoção da saúde mental.

O objetivo do projeto vai além da formação acadêmica, ao integrar a promoção da saúde mental comunitária com o desenvolvimento de habilidades técnicas e emocionais dos participantes.  A oficina de seleção de novos membros, realizado anualmente, é uma etapa fundamental para garantir que os futuros membros não possuam apenas competências técnicas, mas também estejam atentos às questões emocionais e sociais envolvidas no cuidado em saúde mental. A seleção adequada desses novos membros garante a qualidade das intervenções e a continuidade das ações do projeto, além de fortalecer os princípios de universalidade e respeito aos direitos humanos.

De acordo com Da Silva (2020), a universidade é caracterizada como um local de formação que promove o ensino, pesquisa e a extensão para a formação acadêmica dos alunos integrantes da instituição de ensino superior da Amazônia Ocidental, visando enriquecer o currículo pessoal e acadêmico. A extensão é de suma importância, pois une a teoria fornecida através do ensino com a prática vivenciada fora da instituição para fortalecer a tríade universitária ensino, pesquisa e extensão.

A participação dos estudantes é um aspecto central nas ações do projeto, e a oficina de seleção anual de novos membros desempenha um papel crucial na integração de novos talentos. Durante esse processo, os candidatos têm a oportunidade de demonstrar suas habilidades de comunicação, criatividade e cooperação, elementos fundamentais para o sucesso nas atividades de promoção da saúde mental. Além disso, o processo de seleção também é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e emocional dos candidatos, preparando-os para lidar com a complexidade dos cuidados em saúde mental, que exige tanto conhecimento técnico quanto sensibilidade

Ainda nesse cenário, a oficina de seleção do projeto “Cuca Legal” cumpre uma função essencial, proporcionando um espaço de qualificação e supervisão contínua, formando novos profissionais para lidar com o sofrimento mental de maneira integral. Como observam Scafuto et al. (2018), é imprescindível que os novos profissionais da saúde estejam capacitados para oferecer um cuidado em liberdade, respeitando os direitos dos pacientes com transtornos mentais e promovendo uma abordagem comunitária.

Além disso, o desenvolvimento de uma formação humanizada exige que os estudantes passem por um processo de sensibilização e reflexão sobre suas próprias vulnerabilidades, permitindo-lhes atuar com maior empatia e compreensão. As oficinas de seleção, ao promoverem essa reflexão, tornam-se um espaço valioso para o crescimento pessoal e profissional, ao mesmo tempo em que fortalecem o compromisso dos estudantes com a promoção da saúde mental na comunidade (Santos, 2024; Rocha et al. 2014).

Por fim, como destacar Falkenberg et al. (2014), as práticas de educação em saúde são fundamentais para o trabalho em saúde, embora muitas vezes sejam subvalorizadas no planejamento e execução dos serviços de cuidado. O projeto “Cuca Legal” busca reverter essa tendência, colocando a educação em saúde no centro de suas ações e garantindo que os futuros profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios da saúde mental com competência e sensibilidade.

Além de sua importância no desenvolvimento dos estudantes, o workshop de seleção assume um papel estratégico para a sustentabilidade e expansão das ações do projeto. O processo não apenas identifica e prepara novos membros, mas também garante que os selecionados compartilhem o compromisso ético e social necessário para enfrentar os desafios da saúde mental comunitária. Dessa forma, o projeto “Cuca Legal” se mantém alinhado com os princípios da saúde coletiva e contribui para o fortalecimento da rede de apoio psicossocial local, fornecendo orientações e embasadas no respeito aos direitos humanos e à promoção de um cuidado integral.

Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo descrever a experiência prática envolvida na oficina de seleção de novos membros para o Projeto de Extensão “Cuca Legal”, destacando o processo de recrutamento, as metodologias empregadas e a eficácia na escolha dos candidatos para contribuir com as atividades do projeto.

2 METODOLOGIA

Esse trabalho trata-se de um relato de experiência de uma oficina de seleção de novos membros para compor o projeto de extensão em saúde mental intitulado “Cuca Legal” de uma instituição de ensino superior localizada na Amazônia ocidental realizada em dois dias no segundo semestre de 2024 com duração total de 20 horas conduzido sob supervisão do professor fundador e coordenador juntamente com profissionais colaboradores externos do projeto.

Nesse sentido, sob a perceptiva metodológica Mussi, Flores e Almeida (2021), destacam que o relato de experiência constitui uma forma de produção de conhecimento, ao abordar vivências acadêmicas e/ou profissionais relacionadas aos pilares da formação universitária (ensino, pesquisa e extensão). Sua principal característica é a descrição detalhada da intervenção realizada, sempre fundamentada em embasamento científico e acompanhada de uma reflexão crítica sobre o processo.

Além disso, o relato de experiência é uma forma de narrativa, de modo que o autor quando narra através da escrita está expressando um acontecimento vivido, sendo então, o relato de experiência um conhecimento que se transmite com aporte científico, tendo ainda o texto produzido na primeira pessoa de forma subjetiva e com detalhes (Grollmus, Tarrés, 2015).

Para construção do relato de experiência a respeito da oficina de seleção dos novos membros para compor o projeto e desenvolver as atividades de promoção da saúde mental nos diversos ciclos de vida no Município de Porto Velho/RO em 2024.2 e 2025.1, foi feito uma organização geral da oficina conforme podemos observar na figura 1.

Além da organização geral da oficina de seleção, foi realizada uma observação sistemática de todas as atividades realizadas, com a intenção de documentar e refletir sobre as interações entre os participantes e os facilitadores. Notas de campo foram utilizadas para registrar a recuperação durante o processo, permitindo um olhar crítico sobre os desafios e as potencialidades do método de seleção adotada.

Também foram aplicados questionários de avaliação inicial e final, coletando o feedback dos candidatos sobre a dinâmica e os conteúdos envolvidos, além de identificar possíveis melhorias para futuras edições, além disso, todo o material foi analisado com base em referenciais teóricos sobre a promoção da saúde mental e a formação em extensão universitária

Figura 1 – Estrutura Geral da Oficina de Seleção “Cuca Legal”

Fonte: autoria própria, setembro de 2024.

Levando em consideração essa organização geral, podemos observar ainda o registro fotográfico da participação dos candidatos no 1º e 2º dia da oficina. Tais registros são importantes para o acompanhamento, avaliação e decisão final da seleção dos novos 12 candidatos entre os 24 que se inscreveram e estiveram presente durante oficina realizada no Centro Universitário São Lucas pertencente ao Grupo Afya educacional.

O primeiro dia consistiu com a mesa de abertura com os coordenadores dos cursos da área da saúde da instituição, além da pró-reitora de pesquisa e extensão, bem como uma palestra expositiva ministrada pelo fundador e coordenador do projeto sobre a linha temporal de ações em saúde mental realizadas desde setembro de 2014 até agosto de 2024, tendo um recorte temporal dos últimos 10 anos das atividades, com intuito dos novos membros conhecerem os objetivos geral, específicos, regimento e instituições parceiras que são utilizadas para o desenvolvimento das atividades.

Figura 2 – Participantes da Oficina de Seleção “Cuca Legal”

Fonte: autoria própria, setembro de 2024.

O segundo dia, teve os futuros membros como protagonistas do processo seletivo ao realizarem dinâmicas, além disso palestrantes convidados capacitaram os futuros membros entre o decorrer das dinâmicas. Com desrespeito às dinâmicas que foram elaboradas todas tinham o cunho de observar o desempenho em grupo dos participantes, os integrantes teriam que lidar com as emoções próprias, compreender como a saúde mental individual e coletiva afeta na convivência intrapessoal e interpessoal em vários âmbitos seja estes acadêmicos ou profissionais.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Levando em consideração a metodologia proposta e do objetivo desse trabalho, para o desenvolvimento dos resultados, os autores irão relatar sua experiência sendo identificados com as principais emoções identificados pelas suas falas, sendo coletadas após a oficina de seleção realizada no Centro Universitário São Lucas, instituição de ensino superior privada localizada Amazônia Ocidental, favorecendo um espaço significativo para explorar e compreender essas emoções.

Sob essa perspectiva o fundador e coordenador do projeto notou a curiosidade, desejo e anseio dos candidatos em serem selecionados para participar e contribuir com o projeto, visto que durante esse momento foi possível identificar acadêmicos do curso de enfermagem, medicina, psicologia e fisioterapia.

Para o coordenador do projeto, ainda é possível notar que mesmo diante de alguns sentimentos que os candidatos apresentaram no 1º e 2º dia, seus empenhos e suas potencialidades falaram e estiveram mais alto do que qualquer dificuldade de comunicação, de relacionamento, construção propostas durante a oficina.

Para o desenvolvimento da oficina de seleção, os candidatos foram avaliados com base em critérios como experiência prévia em projetos de saúde, interesse em saúde mental, e habilidades interpessoais, como trabalho em equipe. Além disso, perguntas direcionadas exploraram o desenvolvimento intrapessoal, enquanto dinâmicas em grupo ajudaram a analisar as emoções dos participantes, destacando o papel dessas emoções no processo de formação e na promoção da saúde mental conforme podemos observar abaixo através da descrição de seus relatos.Parte superior do formulárioParte inferior do formulário

Durante o processo de seleção, experimentei uma série de emoções intensas. Senti uma mistura de vulnerabilidade, especialmente ao compartilhar minhas experiências pessoais nas atividades em grupo. Fiquei mais tranquila quando o coordenador utilizou técnicas de acolhimento, criando um ambiente seguro e receptivo para todos. (Membro 1 e 2)

O medotambém esteve presente, principalmente pela expectativa de assumir novas responsabilidades e enfrentar desafios no projeto. Eu me preocupava com o impacto que isso teria no meu trabalho dentro da área de saúde mental. (Membro 3)

A ansiedade foi uma das emoções mais fortes que senti, especialmente durante as entrevistas e dinâmicas de grupo. Eu queria muito atender aos critérios de seleção e me encaixar nas atividades, mas as técnicas de relaxamento e as estratégias de comunicação utilizadas me ajudaram a manter a calma. (Membro 4 e 5)

Houve momentos de tristezaao relembrar algumas experiências pessoais difíceis relacionadas à saúde mental, o que me fez perceber ainda mais a importância do projeto e do suporte emocional que ele oferece. (Membro 6)

Senti uma grande alegriaao me sentir acolhida e reconhecida pelo meu potencial. Esse sentimento de pertencimento e reconhecimento foi muito positivo e me deixou mais confiante sobre a experiência como um todo. (Membro 7, 8 e 9)

É crucial levar em consideração as emoções vivenciadas e sentidas pelos membros do projeto de extensão Cuca Legal, pois ele é uma prática extensionista que permite a reflexão e o desenvolvimento profissional e pessoal. Além disso, é fundamental integrar as ações de educação em saúde no planejamento e organização dos serviços de saúde, como sugerido por Falkenberg et al. (2014), para que as práticas de promoção da saúde sejam efetivas e reconhecidas.

É fundamental considerar que a experiência emocional dos candidatos pode influenciar não apenas sua integração ao projeto, mas também sua capacidade de contribuir eficazmente para a promoção da saúde mental. Segundo Medeiros et al. (2016), “a Educação Permanente em Saúde Mental deve contemplar a vivência e a reflexão sobre as emoções, pois estas estão intrinsecamente ligadas ao processo de formação e à prática profissional. ” Essa perspectiva destaca a importância de incluir estratégias que promovam o acolhimento e a gestão emocional, não apenas para o desenvolvimento pessoal dos candidatos, mas também para a eficácia das intervenções realizadas no âmbito do projeto.

Nesse sentindo, Oliveira et al. (2021), descreve que a prática da extensão universitária pôde propiciar aos acadêmicos e profissionais de saúde, mobilizados pelo contato real com expressões da questão social e pela reflexão teórica, a democratização do saber e a formação com senso crítico e ético, com o objetivo de contribuir de modo mais qualificado para o fazer dos serviços de atenção em saúde mental. Aos usuários e familiares, a aproximação da prática da extensão se mostrou um importante incentivo para fortalecer o protagonismo nos espaços de atenção, cuidado e participação social na política pública de saúde mental.

Segundo Santana et al. (2021), a ação de extensão universitária é uma ferramenta factível que tange a integralidade da assistência à saúde, nos diversos níveis de atenção, e ganha maior expressão na promoção da saúde por meio das práticas educativas e da reformulação de saberes na junção do conhecimento técnico-científico e popular.

Considerou-se que a vivência da extensão universitária propicia a interação sociocultural à comunidade acadêmica, fator que parece contribuir para o aprendizado e favorecer a percepção do processo saúde doença, principalmente relacionado à saúde mental em uma região que as vezes e negligenciada e esquecida nesse âmbito.

A experiência da oficina de seleção sublinha a importância de preparar os novos membros para o ambiente emocionalmente exigente do trabalho em saúde mental. A capacidade de lidar com emoções complexas é essencial para a eficácia das intervenções e para o sucesso contínuo do projeto Cuca Legal.

Dessa forma, a experiência relacionada na oficina de seleção de novos membros para o Projeto Cuca Legal reflete o que Bretas e Pereira (2007) apontam sobre a importância de considerar não apenas aspectos pedagógicos, mas também a dimensão afetivo-emocional na formação extensionista.

A integração dessas dimensões, aliada ao método de formação sugerido por Juliani (2019), demonstra como a extensão universitária oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, favorecendo a construção de práticas que valorizam a subjetividade e o acolhimento no cuidado em saúde. extensionista não apenas capacita técnico, mas também promove a desconstrução de preconceitos e a construção de valores que fortalecem a prática da saúde mental na Amônia Ocidental.

Em consonância com os princípios da extensão, a promoção da saúde desenvolvidas pelos membros do projeto de extensão cuca legal desde setembro de 2014, são ações educativas realizadas no contexto territorial e transcultural na região amazônica, na qual os acadêmicos das áreas da saúde, seja de enfermagem, medicina ou psicologia possam incorporam e aprimorar competências no que tange o cuidado interdisciplinar em saúde mental a partir da prática diária em conjunto e articulado com os serviços de saúde, educacional ou profissional (Teixeira et al. 2024).

A articulação entre as competências técnicas e o desenvolvimento emocional dos candidatos fortalece não apenas suas habilidades individuais, mas também a capacidade de acolher e cuidar de maneira humanizada e crítica. Essa abordagem, que alia racionalidade pedagógica e sensibilidade emocional, é essencial para a construção de profissionais comprometidos com a saúde mental e com. a transformação das realidades locais.

4 CONCLUSÃO

A oficina de seleção de novos membros para o Projeto Cuca Legal revelou-se uma experiência enriquecedora, destacando a importância de considerar as emoções dos candidatos durante o processo. Sentimentos como vergonha, medo, ansiedade, tristeza e alegria enfatizaram a necessidade de um ambiente acolhedor e de suporte emocional, uma vez que os participantes precisam lidar não apenas com suas próprias demandas emocionais, mas também com os usuários envolvidos nas atividades do projeto, com base na realidade local da Amazônia Ocidental.

O processo de seleção evidenciou que, além da avaliação técnica, é fundamental compreender as experiências emocionais dos candidatos. A inclusão de estratégias de apoio emocional melhora a experiência dos participantes e fortalece as intervenções do projeto na promoção da saúde mental, permitindo insights valiosos sobre como aprimorar o processo de seleção e capacitação, ressaltando a importância de preparar os novos membros para enfrentar as complexidades emocionais inerentes ao trabalho em saúde mental.

Além de fortalecer as competências técnicas e emocionais dos candidatos, o processo de seleção do Projeto Cuca Legal demonstra seu papel crucial na formação integral dos acadêmicos, proporcionando um espaço onde o conhecimento teórico é uma prática empática e humanizada.

REFERÊNCIAS

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