POTENCIALIDADES DE UM LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202410102128


Emília Neves Ortiz Araújo2


RESUMO

Este trabalho é uma releitura e análise dos resultados e da transformação alcançada pelo livro digital interativo Reconte – Lendo Contos, Reescrevendo Pontos desenvolvido durante a pesquisa de mestrado através do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Trata-se de um ambiente virtual de aprendizagem em formato livre e aberto EPUB, que utiliza diversas TDIC para o aprimoramento da leitura e produção textual. As interfaces do livro são compostas por animações, indicações de leituras de contos, links de acesso a vídeos e sites, bem como questionários interativos. A estratégia didática enfatiza dimensões sociais das temáticas abordadas nas obras selecionadas, assim como aspectos semânticos e elementos de coesão e coerência textuais. Nesse sentido, o referido produto educacional se configura como ferramenta motivacional para o desenvolvimento das práticas de leitura literária e produção textual escrita e aproxima o ensino-aprendizagem de seus conteúdos do contemporâneo perfil de alunos – “nativos digitais”. O público da amostragem desta pesquisa é composto por alunos do fundamental II. Metodologicamente categorizamos nossa análise em dois eixos: contribuições na superação das necessidades relacionadas à leitura e escrita e aspectos motivacionais do uso de TDIC. Tais resultados são discutidos, tomando como base, respostas dadas pelos participantes da pesquisa. A base teórica fundamenta-se em autores como Araujo (2017), Kenski (2013), Rojo (2012), Santaella (2017).

Palavras-chave: Leitura, Livro Digital, Produção Textual, Produto Educacional, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

INTRODUÇÃO

O ato de ouvir e contar histórias é intrínseco ao ser humano. Desde as pinturas nas paredes das cavernas até as lives de contação de histórias, compartilhadas em redes sociais, é fato que as narrativas são naturais e constituem a essência dos seres humanos.  Conjuntamente, é de consenso comum que o ouvir e contar histórias, seja no âmbito familiar, seja no campo da instituição educacional ou em qualquer meio social é imprescindível para a formação cultural e social do indivíduo, assim como para a construção e o desenvolvimento de sua identidade.

Entretanto, alguém que outrora se sentava à calçada para ouvir os parentes, os vizinhos ou os professores, hoje, se conecta à internet — rede mundial de computadores — para conversar com esses mesmos parentes, esses mesmos vizinhos ou professores. Mas também com inúmeras outras pessoas pelo mundo. Vivemos agora a chamada “era da informação”.  Após o advento da internet nossa sociedade passou a ser chamada de “sociedade da informação” ou, para outros, “sociedade da comunicação”. As concepções de sujeito, de identidade, o uso das línguas e das linguagens, bem como o ato de contar e ouvir histórias se modificaram bastante. Adquiriram não só características multissemióticas, mas também incorporaram o outro, diante da possibilidade de compartilhamento, e o efêmero, devido ao caráter temporário do que é compartilhado. Segundo Rojo (2012), não se trata mais da dicotomia cultura erudita/cultura de massa, mas de “culturas” ou “multiculturalidade”. Os novos meios e formas de se comunicar, os “novos” textos são multissemióticos, multimodais e hipermidiáticos. Ainda conforme Rojo (2012), fica o alerta para a necessidade de uma pedagogia dos multiletramentos , ou seja, diante das facilidades de acesso e autonomia, no que se refere à aquisição do conhecimento, a escola não fica dispensada do seu papel pedagógico.

Os seres humanos, estão cada vez mais expansivos. A capacidade comunicativa é infinitamente maior. O melhor de tudo é que não precisou de nenhuma mutação genética para que todas essas transformações ocorressem. As extensões que as pessoas adquiriram são os smartphones, tablets, ipads e outros, que não são largados por nada, nem por um instante. O aumento da capacidade cerebral se dá pela facilidade de acesso às informações, através dos inúmeros instrumentos disponíveis para acesso e armazenamento. Quanto à infinita capacidade comunicativa, é uma referência às viciantes redes sociais. Santaella (2017) examina o como e o quanto nos tornamos ubíquos — capazes de ocuparmos espaços distintos simultaneamente.

Mediante este contemporâneo cenário socioeconômico da cibercultura, o ato de contar e ouvir histórias não se perdeu. Pelo contrário, se tornou muito mais atrativo atualmente. Agora as redes utilizadas constituem também outros signos, outras referências. Estamos vivendo a experiência de ouvir narrativas, não somente enquanto somos embalados nas redes de dormir, mas também através da rede mundial de computadores e até mesmo através das redes sociais. 

Todos os ambientes sociais, sejam educacionais ou não foram atingidos pelas infinitas possibilidades resultantes das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Kenski (2013) aponta que todas as instituições e espaços sociais são atingidos pelas alterações promovidas por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação. Na área da linguagem, essas alterações foram ainda mais intensas. Essas novas possibilidades diante das ferramentas tecnológicas e dos inúmeros instrumentos para acesso e compartilhamento disponíveis são capazes de potencializar e impulsionar o processo de ensino-aprendizagem na área da linguagem.

O uso de tecnologias relacionadas a dispositivos móveis é uma modalidade de ensino, a qual utiliza os livros digitais (e-books ou ebooks) como produto educacional. Eles são ferramentas compatíveis com diversos softwares disponíveis em smartphones capazes de explorar recursos interativos que se apresentam bem mais atrativos que os livros tradicionais.

Diante desse contexto, este trabalho consiste na releitura e na análise do livro digital animado e interativo Reconte – Lendo Contos, Reescrevendo Pontos[1], que se trata de um produto educacional fruto da pesquisa de mestrado. No referido produto educacional Araújo (2019) sistematiza a leitura de textos do gênero conto com base na estratégia didática de leituras por meio digital e de questionários interpretativos interativos com o objetivo de promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da leitura literária e da produção textual escrita. A estratégia didática enfatiza dimensões sociais das temáticas abordadas nas obras selecionadas, assim como aspectos semânticos e elementos de coesão e coerência textuais.

Com o objetivo de apontarmos potencialidades do referido produto educacional, analisamos os resultados obtidos na pesquisa a partir de questionários aplicados aos participantes usuários do livro digital.

METODOLOGIA

Metodologicamente seguimos o formato da pesquisa-ação, em que há colaboração entre os agentes, no caso da educação, entre professores e alunos. Seguindo uma abordagem qualitativa, decidimos que iríamos analisar de forma subjetiva o livro digital. A pesquisa-ação está ancorada nas reflexões teóricas explicitadas por Thiollent (1988) que dizem que esse tipo de pesquisa é uma investigação de base empírica, na qual uma ação tem estreita relação com a solução de um problema coletivo, em que os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo. Suas reflexões acrescentam que esse tipo de pesquisa se dá através de um processo que compreende: identificação de um problema dentro de um contexto, levantamento dos dados pertinentes, levantamento de possíveis soluções, execução de ação/intervenção e, por fim, análise da transformação.

Neste trabalho, enfocamos a análise da transformação. Analisamos questionários e gráficos de respostas aos questionários e fizemos levantamento dos resultados tomando como base as respostas dadas pelos participantes da pesquisa. O público da amostragem desta pesquisa é composto por alunos do fundamental II da rede pública de ensino municipal de Parnamirim – RN.

Diante do objetivo de analisar potencialidades do livro digital já descrito, categorizamos nossa análise em dois eixos: contribuições na superação das necessidades relacionadas à leitura literária e a produção textual escrita e aspectos motivacionais do uso de TDIC.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

O Produto Educacional Reconte: Lendo Contos, Reescrevendo Pontos

O produto educacional intitulado Reconte – Lendo contos, reescrevendo pontos consiste num livro digital no formato EPUB com enfoque pedagógico na área de Língua Portuguesa. Conforme Araujo (2017), na atualidade, os formatos mais utilizados de ebooks são o PDF, o HTML e o EPUB. O PDF é composto por arquivos estáticos que necessitam do leitor de arquivos Acrobat Reader ou de um programa semelhante. O diferencial do HTML é que ele pode ser aberto através de um navegador. Já o EPUB corresponde a um formato de arquivo desenvolvido para os livros digitais, que é compatível com diversos aplicativos de leitura. O EPUB permite também a inserção de recursos mais sofisticados e de aparência mais atrativa, que incluem além da leitura, vídeos, áudios, entre outros. Confira, nas imagens abaixo, a visualização do layout do livro em um smartphone na interface do Kotobee Author.

Este produto educacional é uma ferramenta tecnológica que busca motivar o aluno ao desenvolvimento da capacidade leitora e a produzir textos com autonomia. É uma forma de desmaterialização do ensino e do conhecimento na área de linguagens e letramentos. Busca incentivar os novos saberes que envolvem: coletividade, multiculturas e respeito às novas convivências em uma comunidade que, agora, é globalizada e não mais local. É uma ferramenta contemporânea que mais do que motivar, ela tem o papel de integrar as práticas de sala de aula aos novos modos de vida. Com essa união entre a tecnologia do livro digital e a sala de aula temos uma aproximação com essa nova sociedade, capaz de construir aprendizados vigentes e significativos, atualizando as práticas educacionais. Nesse livro digital, por meio de links, o aluno é direcionado a ler contos e, em seguida, conduzido a interpretar e responder questionários interpretativos interativos e a reescrever ou produzir textos de acordo com o que é proposto.

O compartilhamento do produto educacional pode ocorrer de várias formas. Entre elas: os links para downloads enviados por e-mail ou através de redes sociais como facebook, instagram, whatsapp, telegram, entre outros. Para acessá-lo, basta fazer o donwload do arquivo e a instalação de um aplicativo leitor de EPUB. Este tipo de livro eletrônico apresenta um excelente ajuste aos leitores Kotobee Reader e Supreader, ambos disponíveis na Play Store do Google.

Ele pode ser utilizado em vários dispositivos como notebooks, tablets etc. Porém, mesmo sendo possível acessar de qualquer dispositivo, nesse caso em particular, o seu layout foi pensado para a utilização em smartphone. Portanto, sua visualização fica melhor através de um smartphone.O livro digital pode ser utilizado em sala de aula com o acompanhamento do professor ou de forma autônoma, sem o acompanhamento do professor, em qualquer ambiente por qualquer pessoa que disponha de um dos dispositivos mencionados.

Análise categorizada da aplicação e dos resultados

O referido livro digital foi aplicado em uma turma do oitavo ano do fundamental II, como amostra da pesquisa. A turma inicialmente era formada por vinte e nove alunos e passou a ser composta por vinte. Por motivos diversos, onze alunos deixaram de ser integrantes da turma e entraram dois novatos. Entretanto, apenas dezenove alunos participaram da experiência de utilizar o livro digital, porque depois da pesquisa ter iniciado mais um aluno saiu, por motivo de mudança de endereço. Destes dezenove alunos, dezoito fazem parte da amostra pesquisada desde o início. Dessa forma, vinte e nove alunos responderam questionário de sondagem e dezenove utilizaram o livro digital.

Contribuições para as competências em leitura literária e produção textual

O questionário de sondagem foi aplicado no início do ano. Como já era esperado, as respostas confirmaram dificuldades, expectativas e opiniões. Os alunos afirmaram que têm o hábito de ler, mas que nem sempre costumam escrever. Expressaram o desejo de modificar ou opinar sobre o que leem ou ouvem. Ficou evidente o desejo de participar de forma mais efetiva e autônoma, se colocando e, posteriormente, compartilhando suas ideias e seus discursos. Assim como, apontaram para uma opinião positiva com relação a utilização das novas TDIC nas práticas e métodos de ensino/aprendizagem. Para verificar as respostas, veja os gráficos a seguir.

No início do ano letivo, os alunos vivenciaram aulas “normais”, ou seja, utilizando os meios didáticos já de costume (aulas expositivas, livro convencional impresso, lista de exercícios, produções textuais escritas no caderno, entre outros) acerca dos gêneros narrativos, suas características e alguns conteúdos relacionados como: estilos literários, tipo de narrador, as pessoas do discurso, pronomes pessoais e demonstrativos etc. Com exceção do gênero conto, que propositalmente foi deixado para ser estudado por meio do produto educacional digital Reconte – Lendo Contos, Reescrevendo Pontos.

Aspectos motivacionais do uso de TDIC

Após a aplicação do questionário, o livro digital foi apresentado aos alunos. Eles foram situados de que se tratava de um projeto de leitura e produção textual em contexto digital e on-line, que foi desenvolvido pela professora mestranda e que se tratava de um produto de pesquisa integrante de um trabalho de mestrado e voltado para responder a necessidade de aprendizado em salas de aulas como as deles.

No primeiro momento, o produto causou um misto de espanto, surpresa, receio e ansiedade. Afinal, apesar de que eles já utilizam as novas TDIC cotidianamente, eles nunca haviam tido uma experiência tão completa assim em contexto educacional. Eles já haviam vivenciado experiências de aprendizagem por meio digital, como por exemplo aulas com o auxílio de slides, compartilhamento de produção textual via redes sociais, jogos de aprendizagem como quizzes. Ainda assim, um livro digital se apresentou como algo completamente novo. Até mesmo no que se refere à leitura, porque eles não têm o hábito de utilizarem livros digitais. A experiência deles com a leitura por meio digital está sempre ligada às postagens nas redes sociais.

A escola da amostra pesquisada possui alguns equipamentos, porém por diversos fatores eles não estavam em condições de serem utilizados de forma efetiva e contínua.  O que fez com que fosse necessário perguntar aos alunos se eles teriam condições de, através de seus próprios meios e recursos, terem acesso à internet e ao livro digital. Até mesmo fora da sala de aula e fora da escola, nas suas residências ou outros locais.

Todos ficaram apreensivos se conseguiriam ter acesso ou não, se teriam dispositivos compatíveis ou não. Mas, logo, essa apreensão foi quebrada pela curiosidade e vontade de experimentar. Todos foram categóricos em dizer que sim. O que é mais uma comprovação de que eles já vivenciam outras experiências digitais cotidianamente.

Todos afirmaram que de uma forma ou de outra conseguem ter acesso a um smartphone e à internet, que são o básico para a utilização do livro digital. Até mesmo aqueles que declararam não possuir um dispositivo próprio, afirmaram que teriam como acessar através de dispositivos de terceiros como parentes e amigos. Esse fator foi determinante para o sucesso da pesquisa que, até então, se encontrava em posição de dúvida, ou seja, se seria possível de se realizar a aplicação do produto desenvolvido ou não.

Depois foram descritos os passos para possibilitar o acesso ao arquivo do livro digital. Foram discutidas as melhores formas de compartilhamento do arquivo: se através de email, whatsapp, telegram, instagram etc. Em comum acordo com os alunos, foi determinado que a melhor forma seria através da disponibilização de link de compartilhamento via redes sociais. Assim, alcançou a todos de forma rápida e eficiente. Ao clicar no link compartilhado, os alunos fizeram o download na memória de dispositivos como smartphones e tablets. Na sequência realizaram a leitura através do aplicativo leitor Kotobee Reader.

No que diz respeito à análise da experiência pelo ponto de vista dos alunos, foi realizado outro questionário de opinião via formulário google. Esse questionário possibilitou que os alunos refletissem não somente sobre o livro digital, mas também acerca de toda a experiência de participar do projeto, bem como, a reflexão acerca da sua participação, do seu próprio empenho e desempenho. É o que podemos verificar a seguir.

As respostas ao questionário comprovaram pontos de grande relevância na experiência. Apontaram que apesar de todos os percalços que a educação no Brasil enfrenta todos os dias, os alunos fizeram o melhor possível para participarem do projeto. Ao fazer essa declaração, refiro-me, principalmente, à falta de aparato tecnológico da escola, que dificultou muito o acesso ao produto educacional. Indicaram o quanto os alunos se empenharam em tentar realizar as atividades propostas. Apesar de que nem todos conseguiram completar todas as atividades, a maioria deles tentou fazer. Mostraram que a maioria dos participantes do projeto o consideraram como muito bom. Expressaram, até mesmo, o desejo de participar de outros projetos similares envolvendo produtos educacionais em outras oportunidades.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Perante o exposto, acreditamos que o livro digital analisado se configura como um produto educacional com relevantes potencialidades para o ensino-aprendizagem na área de Língua Portuguesa, assim como referencial na área de educação. Apresenta potencial para contribuir com a sociedade contemporânea, adequando-se ao interesse dos estudantes em aprender por meio de uso de recursos digitais. Possibilita uma aprendizagem baseada na interatividade com a linguagem. Promove autonomia na aquisição do conhecimento.

Esperamos que esse trabalho possa contribuir na compreensão de possíveis potencialidades de livros digitais no ensino-aprendizagem na área de educação, que superam os livros em formato PDF que não permitem a inserção dos vários recursos explorados. Também esperamos que essa análise ajude outros educadores e pesquisadores a refletirem sobre a viabilidade do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em suas práticas docentes, contribuindo assim para tornar o ambiente educacional escolar mais atualizado com as demandas sociais contemporâneas.


3Link de compartilhamento do EPUB Animado e Interativo Reconte – Lendo Contos, Reescrevendo Pontos. Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: https://drive.google.com/file/d/1SQVukTHhCZcOf44pZDUodKHPHRm7xxVw/view?usp=sharing

Referências

ARAÚJO, Emília Neves Ortiz. O ebook animado e interativo reconte-lendo contos, reescrevendo pontos: um produto educacional que utiliza as novas TICS para o desenvolvimento da leitura e produção textual. 2019. Dissertação de Mestrado. Brasil.

ARAUJO, Luiz Fabiano Lucas. Criação e uso de um e-book animado e interativo para ensino de eletricidade com ênfase no choque elétrico causado por “tensão de passo”. 2017.83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal. 2017.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Papirus Editora, 2013.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos multiletramentos – Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola editorial, 2012.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2017.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez e autores associados, 1988.


1Trabalho correspondente a releitura de um recorte da dissertação de mestrado da autora.2Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras – PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.