REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/pa10202410021132
Flávia da Silva Pereira1; Francisca Jacilene Souza Tutaya2; Ivanilda de Assis Kellner3; Jorcelei Inês Tezori4; Nathieli Gonçalves Lima5; Neuza Maria de Vargas6; Nirlene Sousa de Oliveira7; Raquel Costa Dos Reis Moura8; Rosângela Rodrigues dos Santos9; Veridiane Cristina Tezori10
Resumo:
Este artigo analisa a importância da interação entre família e escola na Educação Infantil, destacando como essa relação, além de complementar, é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. A pesquisa se baseia em autores renomados da área da educação, que defendem a importância da participação ativa da família no processo educacional, reconhecendo que a família é a primeira instituição a educar a criança, transmitindo valores, ensinando hábitos e comportamentos. A problemática central do estudo reside na investigação dos desafios e das possibilidades de fortalecer essa parceria, abordando aspectos como a formação de professores, a criação de um ambiente escolar que favoreça a participação familiar e a importância da comunicação entre escola e família. O artigo apresenta exemplos de práticas que podem ser implementadas para fortalecer essa relação, além de discutir a importância da comunicação aberta e colaborativa entre escola e família.
Palavras-chave: Família, Escola, Educação Infantil, Interação.
Introdução
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é um período crucial para o desenvolvimento da criança, marcado por intensa curiosidade, descobertas e a construção da identidade. Nesse contexto, a importância da interação entre pais e escola torna-se fundamental para o sucesso da aprendizagem e do desenvolvimento integral da criança.
Tradicionalmente, a escola tem sido vista como a principal responsável pela educação das crianças, enquanto a família se limita a um papel de apoio. No entanto, essa visão fragmentada desconsidera a importância da participação ativa da família no processo educacional, reconhecendo que a família é a primeira instituição a educar a criança, transmitindo valores, ensinando hábitos e comportamentos. A família é o primeiro ambiente de aprendizagem da criança, onde ela desenvolve suas primeiras relações sociais, adquire seus primeiros conhecimentos e constrói sua identidade.
A interação entre família e escola é um processo dinâmico e contínuo que envolve o compartilhamento de informações, a participação dos pais no planejamento educacional e a troca de conhecimentos. Essa parceria resulta em benefícios significativos para o processo de aprendizagem dos alunos, contribuindo para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor, estimulante e favorável ao desenvolvimento integral da criança.
2. A Importância da Interação Família-Escola na Educação Infantil
A interação família-escola é essencial para o sucesso do processo educacional na Educação Infantil. Quando a família se envolve ativamente na vida escolar dos filhos, a escola ganha um aliado fundamental na busca por um aprendizado significativo e no desenvolvimento integral da criança. A família pode contribuir para o processo educacional de várias maneiras, como, compartilhando informações sobre o desenvolvimento da criança: A família pode fornecer informações importantes sobre a criança, como seus interesses, habilidades, dificuldades e histórico de aprendizagem, auxiliando a escola a compreender melhor o aluno e a desenvolver estratégias pedagógicas mais adequadas. Participando de atividades escolares, a participação dos pais em atividades escolares, como reuniões, palestras, festas e eventos culturais, fortalece o vínculo entre família e escola e demonstra o interesse dos pais pela educação dos filhos. Criando um ambiente de aprendizagem em casa, sendo que a família pode criar um ambiente de aprendizagem em casa, estimulando a leitura, o brincar, a curiosidade e o interesse pela aprendizagem, trabalhando em conjunto com a escola: A família e a escola podem trabalhar em conjunto para superar os desafios que a criança enfrenta na aprendizagem, como dificuldades de concentração, comportamento inadequado ou dificuldades de aprendizagem específicas.
Existem autores como Nogueira (2006), que apontam que a escola, na atualidade, para além de suas funções tradicionais relativas ao desenvolvimento cognitivo do aluno, chama ainda para si certa parte de responsabilidade pelo bem estar psicológico e pelo desenvolvimento emocional do educando. Por outro lado, Tiba (1996) ressaltam que os papéis de escola e família são distintos, não cabendo a esta última adentrar em questões que deveriam ser de responsabilidade exclusiva das famílias.
A construção de uma educação de qualidade para todas as crianças exige um esforço conjunto entre família e escola. A interação família-escola é um processo dinâmico e contínuo que transcende o simples compartilhamento de informações, envolvendo a construção de uma relação de confiança e colaboração em prol do desenvolvimento integral da criança. É essencial reconhecer que a família é o primeiro ambiente de aprendizagem da criança, onde ela desenvolve suas primeiras relações sociais, adquire seus primeiros conhecimentos e constrói sua identidade. A escola, por sua vez, tem o papel de complementar e ampliar esse processo educacional, oferecendo um ambiente estruturado e estimulante para a aprendizagem.
O assunto além de pouco falado, ainda é polêmico e controverso, porém, maioria dos professores percebe com nitidamente a influência que as famílias podem exercer quando participam de forma positiva na vida escolar dos filhos. De acordo com Durkheim:
“A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial que a criança particularmente se destine. (DURKHEIM, 1978, p, 41)”.
A interação família-escola é um processo que exige uma mudança de mentalidade por parte de ambas as partes. É preciso abandonar a ideia de que a escola é a única responsável pela educação das crianças e reconhecer que a família tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança. A família é a base para a formação da personalidade da criança, transmitindo valores, ensinando hábitos e comportamentos que influenciarão o seu desenvolvimento em todos os aspectos da vida. A escola, por sua vez, deve reconhecer e valorizar o papel da família no processo educacional, criando um ambiente acolhedor e estimulante para a sua participação.
Apesar das duas esferas terem papel importantíssimo no crescimento e desenvolvimento das crianças, devemos saber que cada uma possui o seu próprio papel nesse processo de educá-las, daí a importância de se ter uma boa relação entre ambas as partes, com as duas instituições cumprido seus papéis, tanto escola quanto família terão maiores chances de fazerem o que devem fazer, cumprir seus papéis.
“Destaco que o papel da família na formação e nas aprendizagens das crianças e jovens é ímpar. Nenhuma escola por melhor que seja, consegue substituir a família. Por outro lado, destaco também que a função de escola na vida da criança é igualmente ímpar. Mesmo que as famílias se esmerem em serem educadoras, o aspecto socializador do conhecimento e das relações não é adequadamente contemplado em ambientes domésticos.” (PAROLIN, 2008, p.01).
A construção de uma relação forte e colaborativa entre família e escola apresenta alguns desafios, como a falta de tempo dos pais em decorrência da vida moderna corrida, a dificuldade de comunicação efetiva entre escola e família e a existência de diferentes concepções educacionais entre ambas as partes. No entanto, é possível superar esses desafios e construir uma relação harmoniosa e frutífera através da comunicação aberta e frequente, da participação ativa da família em atividades escolares e da capacitação dos professores para trabalhar em parceria com as famílias.
“A educação de uma criança é uma tarefa que exige a colaboração de todos os envolvidos, especialmente da família e da escola. É preciso que ambas as partes trabalhem em conjunto, buscando um objetivo comum: o desenvolvimento integral da criança.” (PAROLIN, 2008, p. 01).
A escola desempenha um papel fundamental na construção da interação família-escola. É a escola que deve criar um ambiente acolhedor e estimulante para a família, demonstrando que valoriza a sua participação no processo educacional. A escola pode adotar algumas estratégias para fortalecer essa relação, como criar um ambiente físico agradável e confortável para as famílias, com espaços adequados para reuniões, eventos e atividades que envolvam a família, desenvolver atividades que envolvam a família, como festas, palestras, oficinas e eventos culturais, para fortalecer o vínculo entre família e escola e promover a integração entre os membros da comunidade escolar, criar canais de comunicação eficazes, como reuniões, telefone, e-mail e aplicativos digitais, garantindo que a família esteja informada sobre o desenvolvimento do aluno na escola e oferecer orientação e suporte às famílias sobre questões relacionadas à educação dos filhos, como dificuldades de aprendizagem, comportamento e desenvolvimento infantil.
“A escola não pode ser vista como a única responsável pela educação das crianças. A família tem um papel fundamental na formação da personalidade e dos valores da criança, e a escola deve reconhecer e valorizar essa contribuição, buscando uma relação de parceria e colaboração.” (NOGUEIRA, 2006, p. 155).
A família também desempenha um papel fundamental na construção da interação família-escola. É essencial que a família demonstre interesse pela educação dos filhos, participando ativamente do processo educacional e mantendo uma comunicação aberta e colaborativa com a escola. A família pode contribuir para o sucesso da interação família-escola de várias maneiras, como demonstrando interesse pela educação dos filhos, participando de reuniões com a escola, mantendo uma comunicação aberta e colaborativa com os professores e acompanhando o desenvolvimento do aluno na escola, criando um ambiente de aprendizagem em casa, estimulando a leitura, o brincar, a curiosidade e o interesse pela aprendizagem e trabalhando em conjunto com a escola para superar os desafios que a criança enfrenta na aprendizagem, como dificuldades de concentração, comportamento inadequado ou dificuldades de aprendizagem específicas.
“A comunicação aberta e frequente entre escola e família é essencial para a construção de uma relação de confiança e colaboração. A escola deve se esforçar para criar canais de comunicação eficientes, garantindo que a família esteja informada sobre o desenvolvimento do aluno e possa participar ativamente do processo educacional.” (INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: COMO PROMOVER, 2021).
A interação família-escola é um processo fundamental para o sucesso do processo educacional e para o desenvolvimento integral da criança. Quando a família se envolve ativamente na vida escolar dos filhos, a escola ganha um aliado fundamental na busca por um aprendizado significativo e no desenvolvimento integral da criança. “A família tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, e a escola deve reconhecer e valorizar essa contribuição, buscando uma relação de parceria e colaboração. A família pode contribuir para o sucesso da interação família-escola de várias maneiras, como demonstrando interesse pela educação dos filhos, participando de reuniões com a escola, mantendo uma comunicação aberta e colaborativa com os professores e acompanhando o desenvolvimento do aluno na escola.” (LIMA, 2009).
A construção de uma relação forte e colaborativa entre família e escola exige um esforço conjunto de ambas as partes, com comunicação aberta, participação ativa e comprometimento com o sucesso do aluno. A interação família-escola é um caminho essencial para a construção de um futuro educacional mais justo e equitativo para todas as crianças.
3. Considerações Finais
A pesquisa sobre a interação família-escola evidencia a importância crucial dessa parceria para o sucesso do processo educacional e o desenvolvimento integral da criança. O estudo demonstra que a participação ativa da família na vida escolar dos filhos é um fator determinante para a construção de um aprendizado significativo e para o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos.
A conclusão da pesquisa destaca que a construção de uma relação forte e colaborativa entre família e escola exige um esforço conjunto de ambas as partes, com comunicação aberta, participação ativa e comprometimento com o sucesso do aluno. A comunicação transparente, o compartilhamento de informações e a participação em atividades escolares são elementos essenciais para fortalecer essa parceria. A escola precisa se mostrar receptiva à participação da família, criando um ambiente acolhedor e estimulante para a sua participação no processo educacional. A família, por sua vez, precisa demonstrar interesse pela educação dos filhos, mantendo uma comunicação aberta e colaborativa com a escola e acompanhando o desenvolvimento do aluno.
A pesquisa enfatiza que a interação família-escola é um caminho essencial para a construção de um futuro educacional mais justo e equitativo para todas as crianças. A união de esforços entre família e escola, com base no respeito mútuo e no compromisso com o desenvolvimento integral da criança, é fundamental para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade e tenham a oportunidade de alcançar seu potencial máximo.
Referências
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PAROLIN, Isabel. Relação Família e Escola: Revista atividades e experiências. Positivo, 2008.
Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/interacao-entre-escola-familia-no-processo-ensino-aprendizagem.htm
1 Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil- pela faculdade Venda nova do Imigrante – FAVENI. E-mail: flasilva46@gmail.com.
2 Pós graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Fael em 2018. E- mail: lenyped.educ@gmail.com.
3 Pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela Educon em 2009. E-mail: ivanildakellner@hotmail.com.
4 Pós graduada em Ensino de História pela Imp 2006. E- mail: jorceleinestezori@gmail.com
5 Pós graduada em Atendimento Educacional Especializado e salas de recursos multidisciplinares pela Faculdade Iguaçu em 2024. E- mail:natthy_pva@hotmail.com.
6 Pós graduada em docência na educação infantil UFMT/UFR 2016. E- mail: neuzaselonk@gmail.com.
7 Especialização em Psicopedagogia pela FIVE- Faculdades integradas de Várzea Grande 2012. E-Mail:vnirlene_oliveira@hotmail.com.
8 Pós graduação em psicopedagogia pela Faveni em 2022 E-mail: quellreispva22@hotmail.com.
9 Pós graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Afirmativo em 2018. E-mail rosangelassocial122@gmail.com.
10 Ensino médio 2017- E- mail: veridianectezori@hotmail.com