ROOT CANAL PREPARATION WITH PRODESIGN LOGIC SYSTEM – CASE REPORT
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202409252058
Rosana Maria Coelho Travassos1
Luciano Barreto Silva2
Pedro Guimarães Sampaio Trajano Dos Santos3
Ailton Coelho de Ataíde Filho4
Eudoro de Queiroz Marques Filho5
José Neilton de Araujo Júnior6
José Fernando Martins de Melo Júnior7
Sophie Oliveira Laluce8
Juliana Perez Leyva Ataíde9
Lucas Cavalcanti de Lima Félix10
RESUMO
O objetivo deste estudo foi o de descrever o preparo dos canais radiculares com um sistema rotatório em um molar inferior. Após exame clínico e radiográfico, o diagnóstico provável foi o de pulpite irreversível sintomática, e o preparo foi realizado com o sistema rotatório Easy ProDesign Logic 25.05. A obturação dos canais radiculares foi realizada na mesma sessão com a técnica do cone único, o 25.05 (Bassi). Após o corte da guta percha com calcador aquecido ao rubro, realizou-se a limpeza da câmara pulpar com álcool e o preenchimento com cimento de ionômero de vidro. Realizou-se a radiografia final do caso. Concluiu-se que o sistema ProDesign Logic determinou uma boa formatação dos canais, facilitando assim, a obturação do sistema de canais radiculares.
Palavras-Chave: ProDesign Logic. Endodontia. Easy. Preparo de canais radiculares.
ABSTRACT
The aim of this study was to describe the root canal preparation with a rotating system in a lower molar. After clinical and radiographic examination, the probable diagnosis was symptomatic irreversible pulpitis, and the preparation was performed using the Easy ProDesign Logic 25.05 rotary system. The root canal obturation was performed in the same session using the single cone technique, 25.05 (Bassi). After cutting the gutta percha with red-hot presser foot, the pulp chamber was cleaned with alcohol and filled with glass ionomer cement. The final radiograph of the case was performed. It was concluded that the ProDesign Logic system determined a good format of the canals, thus facilitating the obturation of the root canal system.
Keywords: ProDesign Logic. Endodontics. Easy. Root canal preparation.
INTRODUÇÃO
O tratamento endodôntico é constituído de várias etapas e processos, mas, para conseguir alcançar o sucesso do tratamento, algumas dessas etapas são indispensáveis, como uma boa limpeza, modelagem e desinfecção do canal radicular, é necessária a obtenção de um formato cônico, o mais próximo de sua forma original, para poder concluir hermeticamente a obturação. (MESGOUEZ et al., 2003; SEMAAN et al., 2009).
O sucesso do tratamento endodôntico está relacionado com fatores determinantes: A qualidade de limpeza e desinfecção obtidas durante o preparo do canal radicular, através da instrumentação e uso concomitante das substâncias irrigadoras, que tem por objetivo a redução dos conteúdos orgânicos e inorgânicos contaminados do interior do canal radicular. A fase da obturação do sistema de canais, que tem o objetivo de selar o espaço do canal preparado, impedindo a percolação apical e coronária, mantendo as condições de assepsia, minimizando o crescimento bacteriano (EASY, 2019).
As limas rotatórias ProDesign Logic seguem o conceito de lima única, rotação contínua e preparos conservadores. Apresentam tratamento termico CM (controle de memória), e são fabricados em liga de Níquel-Titânio (NiTi). Os instrumentos apresentam um baixo efeito de “parafusamento” que facilita o controle do movimento do contra ângulo (de “vai e vem”). Os instrumentos deste sistema nacional, chamados de SF (shaping/finishing) estão disponíveis nos tamanhos 25.06, 30.05, 35.05 e 40.05, cada um com sua respectiva “Glide Path” (25.01, 30.01, 35.01 e 40.01) (EASY, 2019).
A proposta do novo sistema de instrumentação rotatorial com as limas Easy, O sistema ProDesign Logic é substituir quase todo o arsenal de limas série ISO e brocas de Gates-Glidden utilizados nas técnicas convencionais por um kit de duas ou de três limas que fariam o mesmo papel de limpar e alargar o canal radicular, mas de forma bem mais simples (EASY, 2019; TRAVASSOS et al., 2001). Este sistema de limas, produzidos por liga de NiTi com tratamento térmico, busca tratamentos mais conservadores, começando pela exclusão do uso das brocas de Gates-Glidden dos preparos endodônticos, minimizando o pré alargamento, que, apesar de facilitar o acesso ao forame apical, comprovadamente compromete a estrutura radicular, causando um desgaste da região médio cervical da raiz, que a longo prazo comprometerá a vida do elemento dental. (EASY, 2019; TRAVASSOS et al., 2001)
Logo, o objetivo deste estudo foi o de descrever o preparo do canal radicular em molar inferior direito, com instrumentação rotatória, utilizando-se o sistema Easy ProDesign Logic, e a obturação com cone único BASSI.
RELATO DO CASO
Paciente J.B.S, 26 anos, classificado como ASA I, compareceu à Faculdade de Odontologia de Pernambuco – FOP devido à presença de dor espontânea em região de primeiro molar inferior direito. Após exames clínicos, radiográficos e testes de sensibilidade com resposta intensa, concluiu-se que o diagnóstico provável foi de pulpite irreversível sintomática.( Figura 1).
Figura 1 – Radiografia Inicial
Após a antissepsia bucal e bloqueio anestésico dos nervos alveolar inferior e mentoniano, realizou-se a abertura coronária com a broca diamantada esférica 1013 e broca Endo Z em alta rotação, remoção completa do teto da câmara pulpar e dando sequência, realizou-se o isolamento absoluto com grampo nº 26 e irrigação com Hipoclorito de Sódio a 2,5%.
Seguindo o conceito de lima única e de preparos conservadores, o sistema ProDesign Logic busca a simplificação da técnica e possibilita o dentista a realizar tratamentos endodônticos em única sessão. O preparo do canal radicular foi realizado com o sistema rotatório ProDesign Logic e para tanto, utilizou-se a lima Glide Path 25.01 com o intuito de realizar a exploração dos canais mésio-vestibular e disto-vestibular e distal. A odontometria foi realizada com o localizador apical Root ZX (J.Morita) até a saída do forame apical e confirmada pelo método radiográfico. Após a confirmação radiográfica, determinou-se o Comprimento Real do Dente e o Comprimento Real de Trabalho. Dessa forma, a patência do forame apical foi realizada com a mesma lima 25.01, e em seguida o preparo foi concluído com a lima ProDesign Logic 25.05. ( Figura 2).
Figura 2 – Limas ProDesign 2 # 25.05
A obturação do canal radicular foi realizada na mesma sessão com o cone único de guta percha 25.05 (Bassi) associado ao cimento obturador Sealer 26. Após limpeza com álcool, realizou-se a radiografia periapical da obturação dos canais radiculares, o preenchimento da câmara pulpar com cimento de ionômero de vidro e posteriormente, a restauração definitiva com resina composta. ( Figura 3 e Figura 4).
DISCUSSÃO
O preparo do canal radicular procura obter uma limpeza, a eliminação de microrganismos e a modelagem do sistema de canais radiculares, de forma que não ocorram eventos iatrogênicos, como perfurações, zip, transporte apical e desvios, mantendo a anatomia original do canal radicular curvo, a posição do forame, sem fraturas do instrumento e perfurações (PETERS, BOESSLER, PAQUÉ, 2010; FACCIN et al., 2014; AMINSOBHANI, RAMZI, NOZARI, 2015).
Os canais curvos são muitas vezes um problema para o profissional, pois são de difícil instrumentação com limas manuais de aço inoxidável (PETERS et al., 2003). Todavia devido a sua rigidez e alto módulo de elasticidade, há ponderações na sua utilização em canais curvos e atrésicos (VERSIANI; PÉCORA; SOUZA-NETO, 2011), pois há o risco desses instrumentos criarem deformações e retificar em canais curvos (HATA et al., 2002; SCHAFER, SCHULZ-BONGERT, TULUS, 2004; KUNERT et al., 2010).
Em consenso com Lambrianidis, Tosounidou e Tzoanopoulou (2001), a manobra de patência apical foi realizada durante a etapa da instrumentação do canal, para alcançar uma limpeza adequada do forame apical e melhorar o acesso à região para as próximas limas. O instrumento utilizado foi a lima Easy ProDesign Logic 25.01, que possui um fino calibre capaz de desobstruir o forame apical sem alargá-lo. Smith et al. (2017) confirmaram a ausência de alargamento do forame apical após patência com a lima Glide-Path 25.01. Após a finalização do preparo do canal radicular, observamos ausência na mudança da forma do mesmo, assim como também foi concluído por Miranzi et al. (2011).
Concordando com Travassos (2018-A), o paciente não relatou dor pós operatória significativa nas primeiras 48 horas, fazendo uso do mesmo protocolo e mesma sequência clínica em sessão única, no entanto, no presente caso, a polpa se apresentava vital, diferindo dos molares inferiores com periodontite apical crônica. Ainda com Travassos et al. (2001) foi confirmada a substituição de limas de série ISO e brocas de Gates-Glidden, por um pequeno conjunto de duas limas Prodesign Logic que fizeram o mesmo papel de modular o canal radicular de forma bem mais simples, garantindo um preparo mais conservador.
CONCLUSÃO
Conclui-se que o Sistema ProDesign Logic determina uma eficiente formatação do canal radicular, e consequentemente, facilita a obturação pela técnica do cone único do sistema de canais radiculares.
REFERÊNCIAS
AMINSOBHANI, M.; RAZMI, H.; NOZARI, S. Ex vivo comparison of Mtwo and RaCe Rotary file systems in root canal deviation: one file only versus the conventional method. Journal of Dentistry, v.12, n.7, p. 469-477, Jul. 2015.
ARES, J. A. N. Comparação de sistemas de instrumentação mecanizada em endodontia. Dissertação (Mestrado em Medicina Dentária) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2015.
DE MELO, T. A. F.; DE OLIVEIRA, E. P. Preparo endodôntico rotatório: quais são os fatores relacionados à ocorrência da fratura dos instrumentos. Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino on Line, v.7, n.13, 2011.
DOTTO, S. R.; TRAVASSOS, R. M. C.; FERREIRA, R.; SANTOS, R.; WAGNER, M. Avaliação da ação antimicrobiana de diferentes medicações usadas em endodontia. Revista Odonto Ciência, v.21, n.53, Jul./Set. 2006.
DUQUE, J. A.; GARCIA, N. G.; FERNANDES, S. L.; VIVAN, R. R.; DUARTE, M. A. H.; BRAMANTE, C. M. Sistema rotatório Mtwo para retratamento endodôntico: revisão de literatura. Revista Odontológica do Brasil Central, v.24, n.71, p. 209-213, 2015.
EASY EQUIPAMENTOS ODONTOLÓGICOS. Sistema ProDesign Logic. disponível em https://easy.odo.br/logic-technique/. Acesso em: 30 ago. 2019.
FACCIN, E. S.; BOFF, L. B.; SOARES, R. G.; KUNERT, G. G.; DE MELO, T. A. F. Analysis of apical deviation by type of system used to drive NRT MANI rotary instruments. Stomatos, Canoas, v.20, n.39, p. 18-27, Jul/Dez. 2014.
HATA, G.; UEMURA, M.; KATO, A.; IMURA, N.; NOVO, N.; TODA, T. A comparison of shaping ability using ProFile, GT File and Flex-R endodontic instruments in simulated canals. Journal of Endodontics, v.28, n.4, p. 316-321, 2002.
KUNERT, G. G.; FONTANELLA, V. R. C.; MOURA, A. A. M.; BARLETTA, F. B. Analysis of apical root transportation associated with Protaper Universal F3 and F4 instruments by using digital subtraction radiography. Journal of Endodontics, v.36, n.6, p. 1052-1055, 2010.
LAMBRIANIDIS, T.; TOSOUNIDOU, E.; TZOANOPOULOU, M. The effect of maintaining apical patency on periapical extrusion. Journal of Endodontics, v.27, n.11, p. 696-698, 2001.
MESGOUEZ, C.; RILLIARD, F.; MATOSSIAN, L.; NASSIRI, K.; MENDEL, E. Influence of operator experience on canal preparation time when using the Rotary Ni-Ti ProFile system in simulated curved canals. International Endodontic Journal, v.36, n.3, p. 161-165, 2003.
MIRANZI, B. A. S.; MIRANZI, A. J. S.; BORGES, L. H.; MIRANZI, M. A. S.; MENEZES, F. C. H.; MATTAR, R.; VALENTINO, T. A.; BUENO, C. E. S. In vitro evaluation of shape changes in curved artificial root canals prepared with two rotary systems. Dental Press Endodontics, v.1, n.1, p. 69-76, 2011.
ÖZYÜREK, T.; USU, G.; INAN, U. A comparison of the cyclic fatigue resistance of uses and new Glide Path files. Journal of Endodontics,v.43, n.3, p. 477-480, 2017.
PETERS, O. A.; BOESSLER, C.; PAQUÉ, F. Root canal preparation with a novel nickel-titanium instrument evaluated with micro-computed tomography: canal surface preparation over time. Journal of Endodontics, v.36, n.6, p. 1068-1072, 2010.
PETERS, O. A.; PETERS, C. I.; SCHONENBERGER, K.; BARBAKOW, F. Protaper rotary root canal preparation: effects of canal anatomy on final shape analysed by micro CT. International Endodontic Journal, v.36, n.2, p. 86-92, 2003.
SCHAFER, E.; SCHULZ-BONGERT, U.; TULUS, G. Comparison of hand stainless steel and nickel titanium rotary instrumentation: a clinical study. Journal of Endodontics, v.30, n.6, p. 431-435, 2004.
SEMAAN, F. S.; FAGUNDES, F. S.; HARAGUSHIKU, G.; LEONARDI, D. P.; FILHO, F. B. Endodontia mecanizada: a evolução dos sistemas rotatórios contínuos. Revista Sul-Brasileira de Odontologia, v.6, n.3, p. 297-309, 2009.
SMITH, B. A.; DA SILVA, D. F. M.; MELO, J. S. M.; DE CASTRO, R. F.; JUNIOR, L. C. L. D.; BRANDÃO, J. M. S. Morfologia foraminal após utilização de sistemas rotatórios para patência apical. Revista Digital da Academia Paraense de Odontologia, Belém, v.1, n.2, p. 5-11, Jul./Dez. 2017.
TROIAN, C. H.; SO, M. V. R.; FIGUEIREDO, J. A. P.; OLIVEIRA, E. P. M. Deformation and fracture of RaCe and K3 endodontic instruments according to the number of uses. International Endodontic Journal, v.39, n.8, p. 616-625, 2006.
VERSIANI, M. A.; PÉCORA, J. D.; NETO, M. D. S. Flat-oval root canal preparation with Self-Adjusting File Instrumet: a micro-computed tomography study. Journal of Endodontics, v.37, n.7, p. 1002-1007, 2011.
WALIA, H.; BRANTLEY, W. A.; GERSTEIN, H. An initial investigation of the bending and torsional properties of nitinol root canal files. Journal of Endodontics, v.14, n.7, p. 346-351, 1988.
1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4148-1288
Universidade de Pernambuco, Brasil
E-mail: rosana.travassos@upe.br
2ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1508-4812
Universidade de Pernambuco-Brasil
E-mail: lucianobarreto63@gmail.com
3ORCID: https://orcid.org/0009-0001-5720-603X
Faculdade de Odontologia do Recife
E-mail: pedroguimaraessampaio@gmail.com
4ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8105-4259
Faculdade de Odontologia do Recife, Brazil
E-mail: ailtonataide@hotmail.com
5ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9794-0311
Faculdade de Odontologia do Recife, Brazil
E-mail: eudoromarques@hotmail.com
6E-mail: jnaraujo84@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0001-4153-838X
Faculdade de Odontologia do Recife
7ORCID: https://orcid.org/0009-0003-7247-8820
Faculdade de Odontologia do Recife
E-mail: Josemartinsdemelojunior@gmail.com
8ORCID: https://orcid.org/0009-0004-4275-9792
Faculdade de Odontologia do Recife
E-mail: sophielaluce@gmail.com
9E-mail: juliana.ataide@upe.br
ORCID: https://orcid.org/0009-0000-3673-7651
Faculdade de Odontologia do Recife
10ORCID:https://orcid.org/0009-0007-7677-591X
Faculdade de Odontologia do Recife
E-mail: lucascavalcanti209@gmail.com