REUTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DE GARRAFAS PET NA CONSTRUÇÃO DE HORTA SUSPENSA

SUSTAINABLE REUSE OF PET BOTLES IN THE CONSTRUCTION OF A HANDING VEGETABLE GARDEN

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th10249152055


Tessália de Moura Cavalcante1


RESUMO

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do ensino fundamental, através da educação ambiental, despertar o interesse de maneiras para trabalhar ações sustentáveis que desenvolvam as relações saudáveis entre a escola e o meio ambiente. A necessidade de tornar esse tema aplicável surgiu à ideia da criação de uma horta orgânica, aumentando os espaços verdes na escola e buscando inserir os conceitos de sustentabilidade através da utilização de materiais que seriam descartados no meio ambiente, como as garrafas PET. Inserir no ambiente escolar um laboratório vivo para desenvolver atividades pedagógicas associando a teoria à prática de forma contextualizada, aproveitando melhor os espaços vazios da escola e estimulando o trabalho coletivo entre os envolvidos. A pesquisa teve por objetivo valorizar as habilidades para o trabalho em equipe dos estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental do EREF Senador Antônio Farias, desenvolvendo técnicas de culturas orgânicas e incentivando sobre a importância da alimentação saudável, da reutilização de materiais descartáveis e promovendo entre a comunidade escolar a responsabilidade ambiental.

Palavraschave: educação ambiental, reutilização, sustentabilidade.

This article presents results of a survey carried out with elementary school students, through environmental education, sparking interest in ways to work on sustainable actions that develop healthy relationships between the school and the environment. The need to make this theme applicable led to the idea of creating an organic garden, increasing green spaces at the school and seeking to introduce the concepts of sustainability through the use of materials that would otherwise be discarded in the environment, such as PET bottles. Insert a living laboratory into the school environment to develop pedagogical activities, associating theory with practice in a contextualized way, making better use of empty spaces in the school and encouraging collective work among those involved. The research aimed to value the teamwork skills of students in the 8th and 9th year of Elementary School at EREF Senador Antônio Farias, developing organic crop techniques and encouraging the importance of healthy eating, the reuse of disposable materials and promoting among the school community environmental responsibility.

Keywords: environmental education, reuse, sustainability.

INTRODUÇÃO

A reciclagem de garrafas PET é empregada para reduzir os impactos ambientais provocados pelo homem. Sendo a escola umas das grandes ferramentas para produzir conhecimentos e sensibilizar a comunidade. As garrafas plásticas podem ser reaproveitadas para cultivar hortaliças, temperos e ervam medicinais. O desenvolvimento e a manutenção da horta escolar estimulando a criação de hábitos alimentares saudáveis, aumentando o consumo de hortaliças, assim como forma alternativa para destinação de resíduos descartáveis.

A Educação Ambiental nas escolas tem a intenção de formar cidadãos conscientes para um futuro sustentável, sendo a escola uma ferramenta essencial para promover a conscientização sobre os problemas ambientais. Para isso, é fundamental que os estudantes tenham acesso às informações e práticas que os ajudem a compreender os impactos ambientais gerados das atividades humanas.

No currículo escolar a inclusão da Educação Ambiental é uma maneira eficaz para criar uma cultura de respeito ao meio ambiente para garantir que os desafios ecológicos sejam enfrentados com atitudes sustentáveis. Ao serem preparados sobre esses problemas, os estudantes desevolvem uma compreensão mais ampla da necessidade do planeta.

As escolas desempenham um papel crucial nesse processo. Pois, onde o conhecimento pode ser transmitido de maneira estruturada. Por meio de atividades educativas, práticas ecológicas, são incentivadas a refletir sobre a relação humana com o meio ambiente. No entanto, adotar hábitos mais sustentáveis, nem sempre são fáceis, requer além de conscientizar sobre os impactos ambientais.

A metodologia participativa e dialógica proposta na Educação ambiental podem resultar no movimento que fortalece o papel social e político da escola, ao envolver também a comunidade. As práticas reflexivas ambientais buscam uma educação com base na ética confrontando o consumismo, estimulando a solidariedade entre o homem e o meio ambiente.

Em ambiente escolar tem sido recorrente desenvolver e incentivar os estudantes realizar projetos que ampliem a aprendizagem. Através da Educação Ambiental, a escola sendo como formadora de cidadãos faz com que os estudantes reflitam sobre as ações humanas e suas consequências sobre o meio ambiente.

A necessidade de tornar esse tema algo aplicável, surgiu da ideia da criação de uma horta que utilizasse materiais que seriam descartados na natureza como as garrafas pet e aproveitando os espaços vazios da escola. Como proposta interdisciplinar, incentivando os estudantes levar os conhecimentos para suas casas e comunidade aumentando o trabalho coletivo entre os envolvidos.

O projeto de sustentabilidade como horta, reciclagem, os estudantes podem aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula de forma prática o que fortalece o aprendizado e gerar um impacto positivo. Essa abordagem multidisciplinar permite que os estudantes vejam como as questões ambientais estão conectadas a diversos aspectos da vida cotidiana.

Além disso, outro tema que pode ser amplamente explorado é a questão dos resíduos sólidos e da reciclagem. As escolas podem oferecer um ambiente para criar mecanismos para que os estudantes possam aprender a separar os resíduos e entender o ciclo de vida dos materiais recicláveis. Através dessas atividades, os estudantes percebem que os materais descartados podem ser transformados em novos produtos, diminuindo a necessidade de extrair recursos e reduzir os resíduos enviados para os aterros sanitários.

As práticas ambientais desenvolvem responsabilidade coletiva em relação à reciclagem e seleção do lixo gerado diariamente. Abordando também temas como as mudanças climáticas de forma que os estudantes compreendam os impactos sobre as causas e consequências dessas mudanças. Além disso, discutir as políticas públicas sobre o clima pode estimular o interesse pela participação política e cidadã.  

A implantação da horta orgânica ajuda a reduzir os efeitos negativos causados pelas mudanças climáticas. A crise climática global vem sendo observada há décadas, e uns dos sinais são as alterações na temperatura média do planeta. Essa elevação de temperatura é decorrente do agravamento do efeito estufa. O aumento expressivo das temperaturas globais pode surtir efeitos desastrosos. Por essas razões, motivou a escolha da horta como forma de aumentar a área verde no espaço escolar, contribuindo para reter o calor produzido pelo calor causado pelo efeito estufa.

Como sabemos que a mudança climática têm gerado efeitos sobre as populações especialmente aos grupos considerados vulneráveis socioeconomicamente, sem deixar de mencionar os ecossistemas exigindo medidas voltadas as adaptações climáticas, por parte dos planejadores urbanos e dos formuladores de políticas públicas (TEXEIRA; PESSOA, 2020; TEXEIRA; PESSOA; DI GUIULIO, 2020).

Para reduzir uns dos problemas da comunidade escolar que também afeta a saúde dos estudantes, foi oferecido o instrumento da implantação da horta para trabalhar educação ambiental, no intuito de incentivar a mudança de comportamentos em relação ao desperdício de recursos e do acúmulo de lixo sendo uma realidade local, a fim de promover o desenvolvimento sustentável e os conhecimentos sobre a questão da sustentabilidade.  

Dessa maneira, a pesquisa em educação sobre mudança climática deve incluir estratégias de mitigação com valores de Educação Ambiental (EA), uma vez que contribui para a qualidade de vida e do meio ambiente, com transformações socioeconômicas e culturais, que visam à sustentabilidade (KRASNY; DUBOIS, 2016; MESQUITA et al., 2019). Sendo de extrema importância a educação climática para mitigar as causas e os efeitos das mudanças climáticas, a escola sendo um espaço com intervenções pedagógicas e suas ações para construir valores no intuito de formar cidadãos conscientes sobre o meio ambiente.

Diante disso, para a construção da horta sugerida e mais adaptada para reaproveitar as garrafas pet e os pequenos espaços na escola foi à horta vertical. Com a intenção de sempre buscar e promover princípios ambientais, promover a sustentabilidade ao reduzir as embalagens no espaço escolar e na comunidade, cultivar a horta orgânica para reduzir o estresse, e ainda contribuir no desenvolvimento do senso crítico sobre a reciclagem e reaproveitamento, utilizando técnicas de cultivos de pequenos espaços escolares além de estimular o trabalho em equipe.

Com o desenvolvimento do projeto os estudantes conheceram técnicas de culturas orgânicas em horta suspensa e utilizando garrafas pet. Além disso, os estudantes foram incetivados sobre a importância da alimentação saudável, reaproveitamento de resíduos sólidos, confecção de hortas em pequenos espaços.

Nesse sentido, as garrafas pet demoram anos para decompor, muitas vezes, impermeabilizando durante a sua decomposição. Entretanto, esse material pode ser totalmente reciclável e sendo alternativa economicamente acessível estimulando a coleta seletiva, gerando renda para os cidadãos que vivem da reciclagem, incentivando às ações de reaproveitamento como as utilizadas nas hortas orgânicas verticais.

Considerando o presente estudo teve como objetivo montar a horta vertical reutilizando garrafas pet, possibilitando aos estudantes refletir sobre a importância das hortaliças para a saúde, além da relação alimentação saudável e o meio ambiente, interagindo com outras disciplinas, através das práticas pedagógicas com os estudantes do 8° e 9° ano do EREF Senador Antônio Farias, localizada no bairro de Três Carneiros Baixo, Recife- PE.

MATERIAIS E MÉTODOS

O projeto foi desenvolvido no período de 04 de agosto até 27 de novembro de 2023 no EREF Senador Antônio Farias, localizada no bairro de Três Carneiros Bairro, no Recife. Foram selecionadas duas turmas do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental II, com aproximadamente 23 total de estudantes. Foi realizada a caracterização da área de estudo, análise dos dados coletados, escolha do local da horta suspensa e a medição do espaço, pintura e montagem da horta, manutenção da horta e canteiro.

Caracterização da área de estudo

O projeto foi desenvolvido na escola EREF Senador Antônio Farias, localizada no bairro de Três Carneiros Bairro, no Recife, no período de 04 de agosto até 27 de novembro de 2023. Atualmente, a escola contempla 268 (duzentos e sessenta e oito) estudantes, distribuídos no horário integral, com 2 (duas) turmas do 6° ao 9° ano. Foram selecionadas duas turmas do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental II, com aproximadamente 23 total de estudantes.

Coleta de dados

A coleta de dados por parte dos estudantes foi realizada com questionário confeccionado na escola e utilizada nas entrevistas para sondar o conhecimento sobre alimentação saudável, sobre coleta seletiva, mudanças climáticas. Cada estudante recebeu 10 questionários e realizaram a entrevista na comunidade escolar e local. Coletando os dados e compartilhando na aula da Eletiva.

Os estudantes separaram os dados coletados e fizeram gráficos com os resultados obtidos. Foram em torno de 50 questionários respondidos com 5 questões cada uma. Durante a execução das entrevistas, os estudantes refletiram sobre alimentação saudável, hortaliças e plantas medicinais, além de observarem os materiais descartados na escola que poderiam ser reutilizados e assim diminuir a produção de lixo.

O principal objetivo com o questionário era estimular na comunidade escolar a consciência ambiental. Além de possibilitar a reflexão sobre o papel social que cada um tem sobre o meio ambiente, questionando suas próprias ações em relação ao descarte inadequado do lixo e como pode agir para mitigar esse problema local.

Montagem da Horta

O material que serão utilizados para o plantio foi preparado antes do plantio. Para a montagem da horta foram utilizadas 28 garrafas pets descartadas entre as residências e o espaço escolar. As ferramentas e objetos utilizados durante o projeto para a implementação e manutenção da horta foi à enxada, regador, ancinho, sacho, carrinho de mão, furadeira, trena, escada, pá, martelo, pregos, parafusos, entre outros. Além disso, na pintura das paredes, foram utilizadas tintas de 2 cores diferentes, flanelas, rolo, cabo, selador, entre outros.

No entanto, critérios foram utilizados para as pequenas áreas disponíveis na escola e que fosse acessível à água. As garrafas pet foram cortadas em uma altura de 20 cm, no início do gargalo. E foi necessário que fizesse furos em cada uma das partes de apoio, que foi o meio de drenagem do excesso da água de irrigação. 

Após os furos nas garrafas, foi realizada a colocação das mesmas fazendo nós nos cabos e colocando as garrafas de 5 cm de cada uma de distância enfileiradas nas paredes. Cortar os fios e cabos com altura aproximada da parede em torno de 2 metros e 4 metros de largura na qual a horta se localiza.

Em seguida, foi preparado o solo utilizando adubo orgânico feitos na escola pelos estudantes e em seguida, colocaram as sementes para a germinação nas garrafas pet e estavam em canteiros suspensos nas paredes. Para seguir com a etapa de implantação do sistema de irrigação por gotejamento.

Na horta escolar implantadas na escola foram cultivadas hortaliças e plantas medicinais, como cebolinha, salsinha, coentro, alface, hortelã, boldo, melissa, orégano, entre outros. A unidade demonstrativa ficou pronta no final de novembro para a apresentação na culminância.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No projeto, foram executadas atividades em conjunto com os estudantes e a comunidade local. Posteriormente, foram realizadas ações de educação ambiental, como: separação de resíduos, reutilização de materiais recicláveis, construção da horta orgânica, construção de conhecimentos relacionados ao uso do solo, da água, manejo de hortaliças e sensibilização da comunidade escolar sobre o cultivo de hortaliças em suas residências rompendo as fronteiras da escola.

Para possibilitar a construção da horta, foi realizada a pesquisa e coleta de dados através de entrevista para sondar os conhecimentos dos estudantes da escola sobre educação ambiental, sustentabilidade, cidadania e a opinião sobre a importância de ter uma horta na escola, logo, em seguida, foi realizada a escolha do local e a medição do espaço, também teve a etapa de reciclagem das garrafas pet, os estudantes cortaram-as na posição horizontal e pintaram para receber a terra e as sementes. Alem disso, foi realizada a pintura das paredes que receberam a horta suspensa, como mostra nas figuras 1, 2 e 3.

Figuras 1 e 2: medições do espaço vazio da escola para a implantação da horta, que reutiliza materiais que seriam descartados para viabilizar o destino final das garrafas pet encontrados na escola e locais próximos.

Figuras 3 e 4: pintura das paredes para implementação da horta.                                                

Figuras 4 e 5: reciclagem das garrafas pets  realizadas pelos estudantes

Foi observada nas figuras 4 e 5, demonstraram maior interação dos estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental com as atividades na etapa de reciclagem das garrafas pets incentivando o conceito de Educação Ambiental, na montagem e inserção das sementes e mudas de hortaliças nas garrafas pets suspensas nas paredes, como mostra nas figuras 6 e 7, aproveitando a oportunidade para realizar a conscientização sobre a importância de alimentação saudável na escola. Incentivando nos estudantes hábitos sustentáveis para a melhoria na qualidade de vida dos mesmos. Permitindo os conhecimentos entre a teoria à prática.

Figuras 6 e 7: etapa de preparação das sementes para o plantio nas garrafas

Figuras 8 e 9: implantação e montagem da horta suspensa envolvendo os estudantes

Após a etapa de montagem da horta suspensa, observamos nas figuras 8, 9,10 e 11 a finalização da horta, concluindo todas as etapas e as hortaliças começando a crescer nas garrafas, pôde constatar na culminância com a apresentação dos resultados. Percebeu-se o interesse dos estudantes e da comunidade escolar no alcance dos objetivos propostos, gerando uma consciência ambiental e entendimento da importância com relação à mudança de atitudes que sejam ecologicamente corretas.

Figuras 10 e 11:  etapa de conclusão da horta suspensa e colocação da grama

Figuras 11 e 12: observando as hortaliças crescendo e a Culminância com exposição e apresentação sobre as hortaliças e a importância da sustentabilidade

Foram utilizados indicadores para avaliações com a participação e o protagonismo dos estudantes nas ações do projeto como, por exemplo, a aprendizagem dos conteúdos curriculares relacionados à interação prática com a horta; coleta dos depoimentos dos estudantes sobre suas vivências no projeto; avanços na implantação da horta e separação de resíduos.

Com a implantação da horta na escola houve a contribuição à prática da cidadania e ajudando a propiciar um ambiente agradável para a aprendizagem, troca de saberes e experiências no ambiente escolar.  Como a pesquisa foi subjetiva, os estudantes de forma dialogada, se mantiveram a favor da construção da horta na escola. No término das atividades os estudantes conseguiram desenvolver com mais clareza em diálogo sobre a importância da horta suspensa que vai muito além da barreira escolar.  

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A elaboração e desenvolvimento da horta escolar estimularam aos estudantes novos conhecimentos adquiridos sobre plantio, adubação e manutenção. Favorecendo o ensino de Educação Ambiental, incentivando a pesquisa sobre alimentação, desperdício, colaboração, e através da prática, despertando valores sociais e ambientais.

A escola tornou-se um espaço democrático, com o compromisso de construir valores acerca das questões relacionadas ao meio ambiente, contribuindo para que os estudantes possam interagir coletivamente, além de desenvolver atitudes sustentáveis levando essas mudanças para outros espaços além da escola, como suas casas e comunidade. 

O projeto utilizou 12 saquinhos de sementes nas 28 garrafas pet, observamos que as sementes germinaram. Durante as atividades realizadas, os estudantes demonstraram grande desempenho.  Pois, a prática desenvolvida alcançou os resultados almejados. Houve a participação da escola, estudantes e comunidade, promovendo um aumento da área verde no espaço escolar, contemplando não só a valores, nutrição, mas, o bem-estar de todos. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBOSA, N.V.S. Caderno 1: horta escolar dinamizando o currículo da escola. Brasília: FAO, FNDE, MEC, 2ª ed., 2008.

BIZERRIL, M.X.A. FARIA D.S. Percepção de professores sobre a Educação Ambiental no ensino fundamental. Revista brasileira de Estudos Pedagógicos, BRASÍLIA, V.82, N. 200/201/202, P. 57-69, jan./dez. 2001.

BLUMENTHAL, I.; KROPP, J.P. Climage change: changes begin in the mind and need accompaniment. Geographische Roundschau, Germany, v. 71, n. 12, p. 6-11, 2019. FONTES, M.C.F. Confecção de hortas suspensas com utilização de garrafas pet: Contribuição para Educação Ambiental e o Ensino de Ciências. Congresso Nacional de Educação, 2010.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília. MEC/SEF, p. 47 – 48, 1997.

IRALA, Clarissa Hoffman; FERNADES, Patrícia Martins; RECINE, Elisabetta. A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis. Manual para Escolas, Brasília, 2001.

JACOBI, P.R.. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189- 205, 2003.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de alimentação e nutrição. Brasília, 2000.

MORGADO, F.S. A horta Escolar na Educação Ambiental e Alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas Escolas Municipais de Florianópolis. Florianópolis (SC). 2006(Monografia)

RODRIGUES, I.O.F; FREIXOS, A. A. Representações e Práticas de Educação Ambiental em Uma Escola Pública do Munícipio de Feira de Santana (BA): subsídios para a ambientalização do currículo escolar. Rev. Bras. de Ed. Ambiental, Cuiabá, 2009.

RUBSCHEINSKY, Aloisio. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegra: Artmed, 2002.

OLIVEIRA, M; OLIVEIRA, B. VILELA, M; CASTRO, T. A importância da Educação Ambiental na escola e a reciclagem. Revista científica eletrônica de ciências sociais aplicadas da eduvale – 2012. Disponível em: http://www.eduvalesl.edu.br/site/edicao/edicao-87.pdf.  Acesso em: 12 de nov de 2023.

SILVA, M.E.M.P; PATON, TRIGOLVAM. Vida saudável: nutrição, nutrientes, alimentação e saúde. USP São Paulo, 1999.

TEXEIRA, R.L.O.; PESSOA, Z.S.; DI GUILIO, G. M. Mudanças climáticas e capaci- dade adaptativa no contexto da cidade do Natal/RN, Brasil. Geotemas, Pau de Ferros, RN. V.10, n.1, p.95-115, 2020. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/ GEOTEMAS/article/view/1824.Acesso: em 13 de nov. 2023.


1 tessaliademouracavalcante@gmail.com