TUTORIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SAÚDE E O SEU IMPACTO NA REDUÇÃO DA EVASÃO

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202409071610


Andréia Régia de Matos Rodrigues Serafim1, Kelly Araújo Braz2, Camila Machado Pinheiro3, Francisca Wládia Raquel Sabóia Chaves4, Francelia Maria Almeida Sales5, Amélia Romana Almeida Torres6, Patrícia Rogéria de Matos Rodrigues Torres, Maria do Socorro de Souza Nogueira7, Cleyre de Oliveira Cidrack Chaves8, Adna de Araújo Silva9,


Resumo

Esta pesquisa investigou como as metodologias pedagógicas e a formação docente impactaram a aprendizagem dos cursos técnicos de agentes de saúde e endemias, realizados a distância através do Programa Saúde com Agente, desenvolvido no âmbito do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, contribuiu para modificar a prática dos tutores e a gestão pedagógica dos supervisores, no que se refere ao uso das metodologias e tecnologias digitais. Objetivando demonstrar as metodologias ativas e ferramentas associadas à gestão pedagógica, aplicadas por tutores bem capacitados, influenciaram a motivação e o engajamento dos alunos em cursos à distância de modo a influenciar os alunos para um alto rendimento escolar, redução da evasão no ambiente virtual. A pesquisa se caracteriza como estudo de campo, exploratória com abordagem qualitativa, apoiada em levantamento bibliográfico e estudo de casos. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionário, entrevistas e documentos oficiais do curso. Os sujeitos da pesquisa foram os tutores e um supervisor. Apresentou-se as metodologias utilizadas, tais como: feedback avaliativo, comunidades de aprendizagem, podcast, construção de vídeo e fórum de discussão. Conclui-se que as metodologias ativas e ferramentas pedagógicas podem ser utilizadas em diversos níveis e áreas do conhecimento, no entanto, para que suas estratégias sejam bem aproveitadas precisa-se de uma formação do tutor adequada, eficiente e fortemente motivada para atingir os objetivos propostos elevando a performance dos alunos e mostrando-se capaz de reduzir a evasão escolar.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Comunicação. Educação Profissional. Tutoria. Educação à distância  

Abstract

This research investigated how pedagogical methodologies and teacher training impacted the learning of technical courses for health agents and endemic diseases, carried out remotely through the Health with Agent Program, developed within the scope of the National Council of Health Secretaries and the Ministry of Health in partnership with the Federal University of Rio Grande do Sul, contributed to modifying the practice of tutors and the pedagogical management of supervisors, with regard to the use of digital methodologies and technologies. Aiming to demonstrate the active methodologies and tools associated with pedagogical management, applied by well-trained tutors, influenced the motivation and engagement of students in distance learning courses in order to influence students towards high academic performance, reducing dropout rates in the virtual environment. The research is characterized as a field study, exploratory with a qualitative approach, reinforced by bibliographical research and case studies. The instruments used for data collection were questionnaires, interviews and official course documents. The research subjects were tutors and a supervisor. The methodologies used were presented, such as: evaluative feedback, learning communities, podcast, video construction and discussion forum. We conclude that active methodologies and pedagogical tools can be used at different levels and areas of knowledge, however, for their strategies to be well used, adequate, efficient and strongly motivated tutor training is needed to achieve the proposed objectives, raising the student performance and scheduling are capable of reducing school dropout rates.

Keywords: Information Technology. Communication. Professional Education. Tutoring. Distance education

1. INTRODUÇÃO

A educação à distância digital passou a ter espaço nos variados ambientes da formação de estudantes, permeando o ensino fundamental, médio ou superior, para atender as necessidades da atualidade (Vasconcelos; Jesus; Santos, 2020). No Brasil o ensino on-line cresceu significativamente nas últimas décadas (Abreu; Novaes; Zarro, 2020).

A educação à distância (Ead) acontece em plataformas digitais, em contraposição ao ensino tradicional da sala de aula, é uma modalidade em crescimento, isso ocorre principalmente em função da globalização, do desenvolvimento econômico, social e cultural, bem como dos avanços educacionais e tecnológicos, tendo assim seu espaço e importância nas discussões e estudos (Abreu; Novaes; Zarro, 2020).

Para vivenciar o processo de aprendizagem distante fisicamente do professor, tutor e colegas é necessário a utilização de tecnologias de informação e comunicação, metodologias pedagógicas ativas que promovam inovação, interação, motivação, criatividade, pertencimento afetivo e valorização do papel do aluno para superar as barreiras físicas (Ribeiro e Behar, 2019).

A comunicação entre o professor e os alunos é identificada como um componente crítico para a aprendizagem no método de ensino tradicional (Elshareif; Mohamed, 2021). Buscando a interação e melhorias no processo de comunicação no ensino a distância utiliza-se as metodologias ativas, tecnologias de informação e comunicação e estratégias pedagógicas que possam superar as dificuldades de diálogo e facilitar o processo de ensinar e aprender. 

As variadas tecnologias de informação e comunicação existentes no ambiente digital permitem utilizá-las nos processos de ensino a distância.  E uma das principais tecnologias que dão amparo à realização do ensino são os ambientes virtuais aprendizagem (Di Carlli et al., 2020) possibilitando uma aprendizagem significativa, eficiente e motivadora. 

O ambiente virtual de aprendizagem consiste em um conjunto de ferramentas digitais que estão inseridas num espaço virtual, na internet, possibilitando a interação entre alunos e o tutor e entre aluno-aluno, assim como o compartilhamento de intervenções e metodologias ativas: videoaulas, podcast, fórum de discussão, atividades objetivas, feedback avaliativo, publicação de pesquisas e artigos.

O ensino a distância possibilita ao aluno estudar de qualquer local e em horário compatível com o seu cotidiano, sendo este um dos aspectos facilitadores de sua aplicação na formação de trabalhadores e profissionais que já estão no mercado de trabalho e necessitam de capacitação, qualificações, especializações e aperfeiçoamentos (Vasconcelos; Jesus; Santos, 2020).

Entretanto associado à expansão significativa da educação à distância encontram-se os elevados índices de evasão, que requer da gestão do ensino o enfrentamento deste desafio através da implementação de metodologias significativas e fortemente motivadoras para os estudantes (Vieira et al., 2020). Não se tem dúvidas de que a expansão do ensino à distância e o crescimento do número de alunos no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) requer do tutor habilidades e competências que envolvam os alunos nas atividades e práticas de construção do conhecimento, de forma efetiva e motivadora para reduzir a evasão no ensino on-line.

A utilização das diversas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Brasil e no mundo são crescentes em todos os âmbitos da sociedade da cibercultura, inclusive de maneira sistemática, interativa na Educação à distância. (Vargas, 2021).

As Tecnologias de Informação e Comunicação constituem-se instrumentos culturais que são aplicados à perspectiva didático-pedagógica nos projetos de educação profissional e na formação de professores (Vargas, 2021). E o uso das ferramentas tecnológicas possibilitaram outras estratégias para a Educação, disponibilizando recursos capazes de expandir o conhecimento, as práticas educativas e as reflexões do aluno dentro do contexto virtual.

Os ambientes virtuais de aprendizagem, videoaulas, as webconferências são considerados as principais TICs” (Costa et al.,2021), tais ferramentas viabiliza aprendizagem, contato grupal e troca de conhecimentos, aprender e reaprender através de diferentes modos de acesso e flexibilidade do tempo para os usuários das ferramentas digitais.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) associadas a projetos de ensino virtual aumentam a possibilidade de acesso a treinamentos, capacitação e formação profissional nas diversas áreas (Vasconcelos; Jesus; Santos, 2020) em qualquer local e no horário escolhido. Inclusive capacitação dos profissionais de saúde, de educação e outras áreas.

Diante da necessidade de capacitar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde e ofertar o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os ACS´s; e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os ACE´s, o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) desenvolveram em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) o Projeto Saúde com Agente, com o objetivo de formação teórica e prática, habilitando os profissionais a atuar mais eficientemente nos processos de trabalho em cada município do Brasil, e assim desenvolvendo políticas públicas educacionais, sendo um dos princípios a formação dos tutores com vistas a mediação pedagógica, acompanhamento e monitoramento dos alunos, aspectos fundamentais no resultado da educação a distância.

Nesse sentido, concorda-se com Tomazini et al. (2018) que a formação dos trabalhadores da saúde de forma permanente possibilita ao profissional no seu cotidiano laboral uma atuação prática pautada na ética, de forma consciente, balizada no conhecimento, no aperfeiçoamento e na atualização. Capacitar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) é possibilitar a expansão das suas competências profissionais na solução de problemas diários, e assim contribuir para tornar a assistência ao indivíduo e à comunidade mais eficaz.

Frente ao exposto, o presente estudo apresenta o seguinte questionamento: como as tecnologias de informação e comunicação associadas a metodologias pedagógicas ativas e ferramentas associadas à gestão pedagógica, aplicadas por tutores bem capacitados, influenciarão a motivação e o engajamento dos alunos em cursos à distância no Projeto Saúde com Agente utilizadas em dez turmas que aconteceram em municípios do Estado do Ceará? 

As tecnologias da informação e comunicação são recursos digitais e associadas às metodologias ativas são conhecidas pela capacidade de promover maior envolvimento dos alunos. Investigar como essas práticas, quando aplicadas por docentes treinados, podem aumentar a motivação e o engajamento, sendo essencial para aprimorar o ensino à distância.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

O estudo apresenta uma experiência de campo, não experimental, descritiva, de abordagem qualitativa e inovadora, resultado da vivência das ações pedagógicas aprendidas, construídas e compartilhadas no Curso de Extensão de Tutores e Supervisores e aplicadas nos cursos técnico para agentes de saúde e agente de endemias ofertado na modalidade de ensino a distância e presencial, ou seja, um modelo híbrido de ensino. 

A investigação descritiva dos fatos e objetos, de maneira personalizada, detalhando a experiência individual e do grupo de tutores e supervisores de educação a distância para as diversas situações vivenciadas durante o curso de formação. Cabe destacar que esse tipo de texto não necessita de aprovação em comitê de ética em pesquisa, contudo, foi seguido todo o rigor da legislação vigente em relação aos preceitos éticos.

A pesquisa qualitativa em tela não busca enumerar ou mensurar eventos, tendo em vista que seu foco de investigação é amplo e parte de uma perspectiva diferente daquela baseada nos métodos estatísticos. Assim, os dados foram apresentados de forma descritiva por meio do contato direto e interativo dos pesquisadores com o contexto do estudo. Deste modo, os pesquisadores compreendem o objeto de investigação, segundo o panorama dos participantes, da situação estudada e, então, é capaz de interpretar os fenômenos pesquisados (Schiavini; Garrido, 2018). Salienta-se ainda, em termos metodológicos, que a pesquisa é predominantemente qualitativa, embora recorra a dados quantitativos na contextualização dos resultados.

Importante destacar que o curso foi disponibilizado em todos os estados do país na modalidade híbrida, para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde, todavia, este estudo se refere às ações executadas por 10 (dez) tutores e 01 (um) em municípios do Estado do Ceará. Nesta perspectiva, os sujeitos da investigação constituíram-se em dez tutores e um supervisor.

O Projeto Saúde com Agente matriculou 200 mil alunos em todo o país, que tinham interesse na formação e vínculo comprovado com o SUS, nas categorias de agente de endemias e agente de saúde, tendo como objetivo principal fortalecer a política de Atenção Básica do SUS por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Eles foram divididos em turmas virtuais de 50 alunos, acompanhados por um tutor, um supervisor, um coordenador de turma e um coordenador regional. Deste modo a vivência que apresentamos relaciona-se a um grupo de 10 tutores, 1 supervisor e 500 alunos. Ademais, o projeto selecionou quatro mil tutores por meio de um processo seletivo público, que levou em conta a formação em saúde, em educação e a experiência na formação de técnicos em saúde para o SUS a distância.

A formação dos tutores e supervisores na modalidade EaD através de um Curso de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com carga horária de 180 horas, aconteceu concomitantemente ao curso técnico dos alunos. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que foi disponibilizado para a formação dos tutores, supervisores e preceptores era diferente dos alunos. Entretanto os tutores possuíam acesso ao AVA do curso técnico possibilitando interagir com os alunos e compartilhar e aplicar as estratégias pedagógicas no ambiente virtual, de forma a mediar os processos de ensino e aprendizagem.

O processo de formação dos tutores, supervisores e preceptores aconteceu através do AVA disponibilizado pela UFRGS utilizando o Moodle. A experiência foi desenvolvida dentro programa de extensão de formação de tutores da UFRGS em parceria com o Ministério da Saúde e CONASEMS, no período de agosto de 2022 a julho de 2023. Enquanto a plataforma educacional do aluno acontecia no AVA-CONASEMS.

O trabalho iniciou-se no segundo semestre do ano de 2022, com a leitura de artigos, fichamentos, revisão bibliográfica e as reuniões semanais entre os tutores e supervisor; e diariamente com a troca de saberes e experiências entre tutores e alunos do Projeto Saúde com Agente.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 

A capacitação dos alunos e a formação pedagógicas dos tutores está sustentada nos marcos teóricos e metodológicos da Política de Educação Permanente em Saúde, cujo objetivo é capacitar trabalhadores da saúde que atuam no Sistema Único de Saúde, ou seja, embasada na política-pedagógica de utilizar como objeto as necessidades e demandas do trabalho e integrar o ensino, a assistência, a gestão do serviço, os profissionais e o controle social.

A capacitação em serviço dos trabalhadores transforma as práticas profissionais e organização do trabalho de forma relevante, trazendo a humanização, considerações éticas aplicadas no cotidiano, aumentando a qualidade, promovendo resolutividade e aumentando o acesso e o cuidado prestado à população (Silva e Scherer, 2020).

O projeto de extensão voltado para a formação dos tutores realizava reuniões semanais com a supervisora, com disciplinas focadas na política pedagógica do Projeto Saúde com Agente e o uso das tecnologias de informação e comunicação  disponibilizadas pelo Moodle e AVA-CONASEMS para buscar atingir as metas de execução do programa de educação à distância voltado para alunos trabalhadores, considerando as especificidades de cobertura das diferentes turmas de alunos e em conformidade com a complexidade do ensino-aprendizagem do curso técnico.

O curso de formação de tutores transcorreu com 11 módulos que possuíam atividades, leituras e discussões sobre temas vinculados à tutoria, fórum de resolução de dúvidas de cada módulo e aos materiais das disciplinas do Curso Saúde com Agente disponibilizado através de fascículos.

Os onze módulos traziam as seguintes temáticas: 1-Conhecendo o Projeto do Curso: a prática profissional do ACE e ACS no SUS e a formação técnica; 2-Fundamentos da Educação a distância e seu histórico. Explorando as possibilidades do Moodle; 3-O Papel do Supervisor, do Tutor e suas atribuições no Curso: habilidades e competências; 4-Mediação pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem; 5- Avaliação e Relatórios; 6-Metodologias ativas na Educação a Distância; 7-Ferramentas digitais e suas possibilidades de uso nos processos de ensino e aprendizagem; 8-Comunicação e Interação a Distância; 9-Comunidades de Aprendizagem e 10-Revisão e Avaliação do Curso; 11-Recuperação. Em cada disciplina o tutor realizava relatórios de autoavaliação e recebia feedbacks avaliativos.

Um aspecto a ser destacado é que o processo de formação dos tutores do Projeto Saúde com Agente foi baseado no desenvolvimento docente, que consiste na realização atividades de formação individuais ou em grupo, organizadas para que profissionais da saúde aprimorem seus conhecimentos, habilidades e atitudes como professores, tutores ou educadores (Steinert et al., 2016). 

Melhores resultados e maior efetividade na capacitação da tutoria ou docência são visualizados quando aplicadas as seguintes estratégias pedagógicas-metodológicas: estão baseados num projeto amplo, com maior possibilidade de transformar a prática; uso de ferramentas digitais multI métodos tornando o ensino e a aprendizagem mais efetivos; mentoria desenvolvida por um supervisor auxiliando na reflexão e feedback; comunidade de prática formada por um grupo de tutores e apoio institucional; e a utilização das evidências científicas no material complementar e nas aulas assíncronas (Steinert et al., 2016). E essas estratégias foram aplicadas no curso de extensão de formação de tutores e supervisores do Projeto Saúde com Agente.

Durante as aulas síncronas com a supervisora os tutores construíam coletivamente o conhecimento e as habilidades que necessitavam para aplicar junto dos alunos de forma respeitosa e leve, utilizando as ferramentas de trocas de mensagens no AVA-CONASEMS, feedback avaliativo, relatório de atividades individual do aluno para acompanhar o progresso e as dificuldades individuais de modo personalizado.

Os diversos recursos tecnológicos utilizados: envio de mensagem virtual, vídeo aulas, arquivos digitais para pesquisa, relatórios de autoavaliação mensais, disponibilizados pelo AVA-CONASEMS e previstos no modelo pedagógico do Programa Saúde com Agente foram utilizados pelos tutores e supervisionados de modo a auxiliar a prática educativa de forma dinâmica e motivadora os conteúdos propostos para cada disciplina.

O monitoramento instrutivo da Supervisora, a presença do Tutor no AVA e os feedbacks dados aos estudantes frequentemente formaram um pilar fundamental para a o processo de ensino aprendizagem. Cotidianamente, de forma sistemática o tutor necessitava estar disponível no AVA-CONASEMS para apoiar, esclarecer, realizar feedbacks, acompanhar os processos e prazos dos alunos, solucionar dúvidas dos estudantes, motivar o grupo de alunos e realizar busca ativa dos faltosos. 

Os movimentos de mediação pedagógica que aconteciam no AVA promoviam a interação do tutor-aluno-conteúdo, possibilitando a construção colaborativa do conhecimento, ocorreu de maneira responsável e em consonância com os objetivos e pressupostos do plano de curso. Foi um processo pautado na leveza e respeito, realizado de modo descontraído e abordando questões e assuntos a serem discutidos ao longo das disciplinas. Importante dizer que esse processo de mediação também foi permeado de momentos de avaliação e atendendo a realidade de cada um dos envolvidos.

A mediação promoveu facilitação dos alunos com o conteúdo, dos alunos com os tutores, entre os estudantes e suas vivências e conhecimentos prévios, propiciando também uma melhor relação com tecnologia digital em si, e desta forma buscando mudanças de atitudes, reflexões e construção do conhecimento.

O processo de ensino foi direcionado pelos Guia do Tutor e Guia do Supervisor sendo instrumentos complementar ao Curso de formação de Tutores e Supervisores do Projeto Saúde com Agente destinado a esclarecimentos, exposição clara e precisa do curso de formação para o tutor; além dos Fascículos do Tutor por disciplina que orientavam como atividades de tutoria seriam desenvolvidas no AVA do CONASEMS.

Atender a uma demanda do Ministério da Saúde juntamente com o CONASEMS para educação e capacitação dos trabalhadores numa escala de cerca 205.000 alunos, tutores e supervisores simultaneamente (Ziede et al., 2023), em todo o Brasil foi possível através da Educação a Distância (EaD), tendo em vista ser a modalidade de ensino mais democrática, pois empregando as tecnologias de informação e comunicação é capaz de superar as barreiras que se contrapõe ao ensino (Fernandes et al., 2020), transpor a distância, atender um grande número de alunos, chegando aos locais mais distantes e remotos, possibilitar o aluno estudar em horários que lhe são mais convenientes, atendendo as necessidades dos alunos-trabalhadores.

A modalidade EaD está centrada no aluno, colocando-o como centro das ações pedagógicas. Não existe modelo único de EaD, cada projeto de ensino deve se adaptar ao tipo de curso e as necessidades dos discentes, sendo o perfil dos alunos que vão determinar as melhores tecnologias, metodologias, assim como definir a exigência previstas em leis, tais como estágios supervisionados e aulas práticas.

O Ministério da Saúde, o CONASEMS e a UFRGS consideraram o perfil  e as necessidades dos agentes de saúde e dos agentes de endemias para organizar esses cursos técnicos, que foi planejado para um método de educação on-line com um modelo híbrido, possibilitando integração entre as modalidades de ensino presencial e a distância, com o uso de metodologias ativas e diferentes recursos digitais visando uma educação singularizada e específica, tendo o estudante como peça central dos processos de ensino e de aprendizagem.

Na EaD é fundamental capacitar os tutores, tendo em vista que estes têm a função de motivar e incentivar mudanças na forma de pensar, de refletir e nas atitudes dos alunos, tornando-os atores fundamentais no processo de aprendizagem. A tutoria não é uma habilidade adquirida, é uma jornada de construção contínua e, o mais importante, é um aprendizado coletivo, compartilhado e aprendido. Isso aponta para espaços continuados de formação disponibilizados pelas instituições de ensino para os tutores, com momentos de reflexão coletiva sobre a tutoria, bem como procedimentos permanentes de capacitação, uma vez que o ensinar é um percurso de aprender, reaprender, construir, desconstruir e reconstruir o conhecimento (Fávero; Pagliarini, 2021,).

E o percurso do Projeto Agente com Saúde foi planejado com disciplinas contendo momentos de concentração e momentos de dispersão. A concentração consistia no desenvolvimento do conteúdo realizado no AVA com atividades teóricas, na modalidade a distância ou virtual e os momentos de dispersão aconteceram no ambiente de trabalho dos alunos com supervisão de preceptores de forma prática e presencial. 

Em relação às estratégias para minimizar a evasão destacam-se: a ação dos tutores de ao identificar um cursista com um percentual de participação variando de 10% a 74%, contactar o mesmo para mapear os fatores influenciadores para tal ocorrência e junto ao cursista buscar soluções para engajá-lo novamente na resolução das atividades, superação das dificuldades, e na continuidade do seu processo formativo; além de prestar orientações no sentido de sanar quaisquer dúvidas em relação aos conteúdos, a preocupação dos tutores em realizar a correção das atividades com a maior brevidade, fornecendo feedback e/ou correção, e de constantemente realizarem o envio de mensagens de motivação foi fundamental na superação das limitações que se apresentaram. 

Na educação à distância um dos principais desafios a serem superados pelos gestores, tutores e instituições de ensino é a evasão. A evasão tem diversos fatores: aspectos financeiros, falta de tempo do aluno para dedicar-se a realização, não adaptação à modalidade on-line, obrigatoriedade do ensino presencial concomitante ao ensino a distância. Além de existir uma desinformação de que estudar a distância seja uma atividade fácil, facilitada, simples e sem grandes esforços, tal conceito não condiz com a vivência, tendo em vista que o conteúdo e aprendizagem é requerida através de avaliações, relatórios, fóruns e outras ferramentas de avaliação.

Como resultado, tivemos ao final do curso um percentual de participação de 94,6% dos 500 cursistas matriculados nas 10 turmas, somente 5,4% apresentou um percentual de participação abaixo de 74%. Considerandose tratar de um curso de EaD, não se tem dúvidas de que se realizou um processo de formação com uma baixa evasão.

O avanço tecnológico isolado no ensino a distância, não é eficiente para conter a evasão dos alunos. O ensino a distância é um processo complexo, que para superar suas barreiras e desafios faz-se necessária uma metodologia de ensino em cooperação com os artefatos digitais de navegação, de fácil compreensão e absorção pelos alunos e que venham promover uma interação entre tutores e alunos, que são os grandes atores do ensino e aprendizagem. 

Em síntese concluímos que o apoio, treinamento e a quantidade de horas que o tutor disponibiliza no ambiente virtual de aprendizagem está diretamente ligada à redução da evasão, tendo em vista que o ensino a distância possui características próprias, pois o aluno que está num espaço diferente do tutor e precisa de um acompanhamento específico, individualizado e coletivo ao mesmo tempo através da interação com os demais alunos. Se a comunicação e interação entre o tutor e o(s) aluno(s), não for eficaz há uma predisposição dos alunos para a desmotivação, pois o discente vai sentindo um distanciamento do curso, do tutor, dos alunos pode culminar na sua desistência do curso (Silva e Rocha,2020).

Acredita-se que as atividades desenvolvidas pelos tutores e o processo de supervisão, efetivado por meio de práticas dialógicas baseadas no respeito e na exploração construtiva das diferenças de pensamentos e ideias, bem como, o acompanhamento sistemático dos tutores aos cursistas, observando, suas interações nos fóruns, realizando avaliações que consideravam não somente o que era sugerido nos fascículos, mas, também as experiências pessoais, o contexto e realidade de cada um, e, em alguns casos, as suas próprias sensibilidades pessoais, colaborou significativamente para o elevado percentual de frequência das turmas, e a baixa evasão dos cursistas.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Participar do eixo da modalidade a distância do Projeto Saúde com Agente através da tutoria para os alunos possibilitou uma experiência marcante e transformadora, que transcendeu as fronteiras de um programa de extensão temporário, consolidando-se como um catalisador para a construção de uma abordagem sistêmica e integral do ensino virtual.

Ao ter como pilar as reuniões semanais com a supervisora, esse projeto proporcionou um espaço único de partilha de vivências e aprendizados entre os tutores, estabelecendo alicerces sólidos para uma compreensão profunda e aplicação prática das metodologias ativas e ferramentas digitais por parte dos tutores, culminando em um processo transversal e vertical de ensino forte, consistente, eficiente e construído coletivamente.

Após a conclusão do Curso de Formação de Tutores e Supervisores, juntamente com a participação ativa dos tutores, supervisor e dos assistentes de extensão em debates nos fóruns, podemos extrair várias conclusões significativas: a formação de tutores e supervisores é essencial para promover um ambiente de aprendizagem eficaz e colaborativa; a capacitação dos tutores em habilidades pedagógicas, de comunicação e de liderança para guiar e apoiar os estudantes no processo de aprendizagem é um aspecto fundamental capaz de impactar na redução da evasão dos alunos.

No transcorrer do processo de formação dos tutores, diversos desafios foram identificados. Entre eles, destacam-se a necessidade de adaptação constante às diferentes demandas e perfis dos alunos, a gestão de conflitos e a manutenção da motivação tanto dos tutores quanto dos alunos. Seguia-se uma cadeia motivadora os supervisores motivaram os tutores e esses dispersam a energia recebida de forma respeitosa para os alunos através dos feedbacks avaliativos, nos fóruns de discussão, de modo que também os alunos permaneciam motivados para a aprendizagem. Além disso, a integração de tecnologias educacionais e a promoção da inclusão também se mostraram como desafios relevantes a serem enfrentados.

Apesar dos desafios, os tutores demonstraram preocupação em não somente desempenhar corretamente suas atividades, mas, principalmente, estavam imbuídos da aplicação das estratégias inovadoras para engajar os alunos, promover a colaboração e a troca de experiências nos fóruns de discussão, e buscar constantemente aprimoramento pessoal e profissional. 

Em suma, o Curso de Formação de Tutores e Supervisores proporcionou aos formandos uma base sólida para desempenhar seus papeis de forma mais eficaz e significativa. Através do debate e da reflexão, foi possível identificar os problemas e desafios, buscar soluções e cultivar um ambiente de aprendizagem mais rico e estimulante para todos os envolvidos. Este processo contínuo de aprendizagem e desenvolvimento é fundamental para o avanço da educação à distância e para o sucesso deste programa de extensão com reduzida quantidade de evasão de alunos na EAD.

A utilização de metodologias ativas ao longo do processo de formação possibilitou aos supervisores e tutores visualizar que os alunos estavam a construírem seu percurso de aprendizagem, mais seguros de seu potencial, com maior autonomia e motivação, uma vez que se ampliou a consciência dos estudantes acerca dos desafios na sua prática cotidiana de trabalho, buscando os diversos métodos de solução de problemas através da comunicação e do trabalho em equipe e estimulando o respeito a opiniões e experiências diversas. Também foi possível observar: o desenvolvimento de uma maior compreensão sobre o tema, maior retenção de conhecimentos, o despertar para a importância da interdisciplinaridade, sempre tendo, por foco, a resolução de problemas dos indivíduos ou da comunidade.

Concluímos trazendo a concepção de Freire (2002): […] “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. E os tutores deste projeto de educação a distância, foram capacitados para desempenhar seu papel promovendo a autonomia do aluno; colocando-os no palco como atores principais do processo de aprendizagem, de forma crítica, pensante e atuante, possibilitando a construção e reconstrução dos conhecimentos e desta forma executar um projeto com uma evasão de alunos foi bem reduzida, 

Ponderamos que o presente texto sobre tutoria em saúde e educação à distância para cursos técnicos possa ser utilizado como ferramenta por outros profissionais que lidam com essa modalidade de ensino e que buscam o contínuo repensar de suas atividades de docência para que de fato promovam uma aprendizagem significativa e uma educação profissional comprometida com melhores resultados práticos para a sociedade, além de compreender as metodologias pedagógicas utilizadas com vistas a reduzir a evasão escolar.

REFERÊNCIAS

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1Enfermeira. Hospital Universitário Walter Cantídio e-mail: andreiamatosrodrigues@gmail.com
2Enfermeira. Unidade de Pronto Atendimento de Iguatu e-mail: kellybraz298@gmail.com
3 Gestora em Saúde Pública .UBS Dr. João Ivan Teixeira-Acopiara-CE e-mail: camilamachado.as@hotmail.com
4Enfermeira. Clínica Vale do Sorisso-Acaraú-CE e-mail: wladiasaboia@gmail.com
5Discente. Secretaria de Saúde de Fortaleza e-mail: fran2429@hotmail.com
6Discente. Secretaria de Educação do Estado do Paraná e-mail: patriciacrato@hotmail.com
8Enfermeira. Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá e-mail:cleyre.cidrack@gmail.com
9Enfermeira. Conselho Regional de Enfermagem do Ceará e-mail: adnaaraujo@yahoo.com.br
10Discente do Curso de Medicina Centro Universitário UNINTA Campus Sobral e-mail: ameliaromana@hotmail.com