FATORES RELACIONADOS AO USO DO MEDICAMENTO MOUNJARO (TIZERPATIDA) PARA O MANEJO DE COMORBIDADES, EXPONDO AS PERSPECTIVAS DE SUA UTILIZAÇÃO

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202408142114


Kedson Mateus da Silva Milhomem Melo1; Victor Cardoso Brandão Santos1; Geovana Maria Coelho Rodrigues1; Gabriel Cavalcante Marques Queiroz1; Luís Carlos Corrêa Duarte Filho1; Victor Mayrink Braga Silva Lima2; Milena Siqueira Cavalcanti Sousa2; Lucas Artur Carvalho Ribeiro2; Laura Virginia Sousa Oliveira2; Bruna Cartaxo do Lago3


Resumo

Objetivos: Realizar uma análise acerca do uso do fármaco Tizerpatida no que concerne ao manejo de comorbidades, assim como as perspectivas de utilização que permeiam a mesma. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada a partir da busca por publicações científicas indexadas nas bases de dados a seguir: MEDLINE via PubMed, Cocrahne, Lilacs e SciELO. Os seguintes descritores foram utilizados: Tizerpatida; Manejo; Perspectivas. Ao final das buscas, 10 publicações atenderam aos critérios de inclusão e exclusão propostos, sendo elegíveis para o estudo. Resultados: Diante dos achados extraídos dos estudos selecionados, percebeu-se que A Tirzepatida superou outras terapias como o uso de Liraglutida e Semaglutida, para a perda de peso, havendo obtenção perda ponderal variando entre 8,6% a 16,0%. Além disso, esta terapia reduziu a inflamação, melhorou a função do endotélio vascular e diminuiu os biomarcadores relacionados ao risco cardiovascular. Conclusão: Este estudo permitiu refletir acerca do uso de Tizerpatida apresentando-se como opção de tratamento para múltiplas comorbidades, podendo representar contribuições para o enfrentamento da Obesidade, assim como da Diabetes, gerando efeitos benéficos também quanto á saúde endotelial e minorando o risco cardiovascular dos pacientes, apresentando-se como um medicamento de alto impacto para a saúde pública nacional assim como para a comunidade internacional.

Palavras-chave: Tizerpatida, manejo, pespectivas.

Summary

Objectives: To carry out an analysis of the use of the drug Tizerpatide with regard to the management of comorbidities, as well as the perspectives of use that permeate it. Methodology: This is an integrative literature review, carried out by searching for scientific publications indexed in the following databases: MEDLINE via PubMed, Cocrahne, Lilacs and SciELO. The following descriptors were used: Tizerpatide; Management; Perspectives. At the end of the searches, 10 publications met the proposed inclusion and exclusion criteria, being eligible for the study. Results: Given the findings extracted from the selected studies, it was noticed that Tirzepatide surpassed other therapies such as the use of Liraglutide and Semaglutide, for weight loss, achieving weight loss ranging from 8.6% to 16.0%. Furthermore, this therapy reduced inflammation, improved the function of the vascular endothelium and reduced biomarkers related to cardiovascular risk. Conclusion: This study allowed reflect on the use of Tizerpatide, presenting itself as a treatment option for multiple comorbidities, which may represent contributions to combating Obesity, as well as Diabetes, generating beneficial effects also in terms of endothelial health and reducing the cardiovascular risk of patients, presenting itself as a high-impact medicine for national public health as well as for the international community.

Keywords: Tizerpatide, management, perspectives.

1. Introdução

A obesidade é conceituada, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma doença global, multifatorial, caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo decorre da interação de fatores genéticos, culturais e familiares. A nível mundial, a OMS prevê que até 2030 um bilhão de pessoas estarão com obesidade, sendo que uma em cada cinco mulheres e um em cada 7 homens estarão obesos (Brasil, 2020). No tocante a realidade brasileira atual, mais da metade da população dos adultos se encontra acima do peso (60,3% o que representa 96 milhões de pessoas), quanto a diferenciação de sexo as mulheres aparecem a frente com 62,6%. Em relação a obesidade a condição atinge 25,9% da população, alcançando 41,2 milhões de adultos em 2030 (DERENZO, 2024).

Diante disso, os índices alertam que infelizmente há um atraso tanto de investimentos de políticas públicas de saúde voltadas para o tratamento da obesidade como de conscientização em prevenir que pessoas saudáveis com peso normal se tornem obesas, considerando que é uma doença crônica altamente estigmatizada, subdiagnosticada e subtratada. Existe um pensamento reducionista, um deles é que toda medicação que gera a perda de peso é perigosa, há certa resistência na consideração do tratamento farmacológico devido às drogas antiobesidades que já foram proibidas por parte das agências regulatórias. Já existem diferentes condutas para tratar pessoas com problemas de peso, mas o nível de concordância entre as diretrizes clínicas sobre a melhor forma de lidar com pacientes com sobrepeso e obesidade não está claro na atenção primária de saúde e em outras áreas do cuidado (TRABULSI, 2023).

Assim, diversas abordagens para o tratamento da obesidade e da foram  investigadas, dentre estas é possível citar a Tizerpatida, que se apresenta como um medicamento agonista do peptídeo 1 tipo glucagon (GLP-1) e do polipeptídeo inibitório gástrico (GIP), o primeiro da sua classe, com efeitos francamente positivos sobre o controle glicêmico,  além da redução de 
peso nunca atingidas por um fármaco (RODRIGUES,2023). Prevendo um efeito positivo não só no combate à Obesidade, mas também, no combate à Diabetes Melitus e á Hipertensão como é citado por Costa et al., 2021.

2. Metodologia

Trata-se de um estudo caracterizado como uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), que possibilita a identificação, síntese e a realização de uma análise ampla na literatura acerca de uma temática específica (Silva et al.,2020). Dessa forma, foram utilizadas seis etapas para sua elaboração: (1) delimitação do tema e construção da pergunta norteadora da pesquisa; (2) levantamento das publicações nas bases de dados escolhidas; (3) classificação e análise das informações achadas em cada estudo; (4) análise crítica das pesquisas selecionadas; (5) descrição dos resultados encontrados e (6) inclusão, análise crítica dos achados e síntese da revisão da literatura.

Assim sendo, a presente RIL tem como pergunta norteadora: “Quais são os fatores relacionados ao uso de Tizerpatida para o manejo de comorbidades?” Em seguida, para a construção deste estudo, foram utilizadas as seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE via PubMed), Cochrane, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Para complementar a busca utilizou-se o periódico Research, Society and Development; portais de Órgãos Governamentais (Diário Oficial da União do Brasil e Ministério da Saúde do Brasil ); portais de Serviços de Saúde (World Health Organization, Fundação Oswaldo Cruz e GlobalMed).

Os estudos foram localizados a partir da busca avançada, realizada entre os meses de Fevereiro de 2024 e Agosto de 2024, sendo que foram utilizados filtros de três idiomas (português, inglês e espanhol) e com data de publicação entre os anos de 2023 a 2024. A escolha desse recorte temporal dos últimos 2 anos, se deu pela atualidade da temática, com artigos que contemplassem as palavras-chave: Tizerpatida, manejo e perspectivas. Deste modo, foram incluídas publicações que englobassem a Tizerpatida e sua utilização, bem como à correlacionando com os fatores relacionados a mesma.

Para buscar os estudos científicos correspondentes aos objetivos desta RIL, foram utilizados os seguintes termos de pesquisa: (“Tizerpatide”) AND (“perpectives”) AND (“management”) Os descritores foram selecionados de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde(DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH/PubMed). Todos foram combinados entre si por operadores: AND e OR. Ressalta-se que a busca de todos os descritores foi especificada por “Title/Abstract”.

Foram considerados elegíveis os artigos completos disponíveis nas bases de dados definidas; com período de publicação entre 2023 a 2024; nos idiomas português, inglês e espanhol; Coletando informações complementares utilizando, portais de Órgãos Governamentais, de Serviços de Saúde e de Conselhos de Classe, como supracitados anteriormente que atendessem a pergunta norteadora. Foram excluídos manuscritos que não respeitaram objetivo do estudo e a pergunta norteadora; assim como os resultantes de publicações entre os anos inferiores a 2023 e que estivessem na literatura cinzenta (publicações não catalogadas em formato impresso e eletrônico).

Utilizou-se o gestor de referências bibliográficas Mendeley versão 2.61.3, como ferramenta para coadjuvar na seleção dos estudos e na condução da RIL. Na primeira etapa, um autor independente (VML) realizou a leitura e avaliação dos títulos e resumos dos artigos selecionados nas bases de dados, em conformidade com os critérios de inclusão/exclusão pré-definidos a princípio, elegeram os artigos para leitura na íntegra. Não havendo quaisquer divergências entre os revisores sobre a inclusão dos manuscritos, ambos concordando com quais estudos atendiam os elementos necessários para responder à pergunta norteadora deste estudo.

3. Resultados e Discussão

A busca resultou na distribuição que se segue entre as publicações encontradas em cada base de dados: MEDLINE via PubMed (n=412), Cocrhane (n=64), Lilacs (n=34), SciELO (n=1.508) e Sites de órgãos governamentais e serviços de saúde (n=13),totalizando 2.031 publicações. Em seguida, foram analisadas as publicações (n=859), depois excluídos os manuscritos duplicados pelo título e resumo (n=230). Posteriormente, a leitura na íntegra (n=101), de cada título e resumo com emprego dos critérios de exclusão (n=528). Após a leitura e avaliação final dos estudos, foram selecionados 10 manuscritos incluídos nessa RIL. Para sistematizar o processo seleção dos artigos optou-se pela metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analyses (PRISMA) (Moheret et al., 2009). As etapas deste processo estão descritas na forma de um fluxograma (Figura 1).

Figura 1. Fluxograma PRISMA de seleção dos estudos que constituíram a amostra.

Fonte: Autoria própria

Na Figura 2, é apresentado um gráfico dos artigos apresentados de acordo com a organização para análise de dados, obtendo-se as seguintes publicações selecionadas na base de dados empregadas na discussão do estudo: MEDLINE via PubMed (n=1), Cochrane (n=1), Lilacs (n=1) e SciELO (n=8), totalizando 10 publicações.

Figura 2. Distribuição dos estudos selecionados de acordo com as publicações elegidas na base de dados e porta eletrônico.

Fonte: Autoria própria

As discussões apresentadas no decorrer deste estudo foram distribuídas no Quadro 1, de acordo com a autoria, o tipo de estudo, bem como o objeto de estudo e os resultados e conclusões dos trabalhos. Ademais, os textos eleitos foram em seguida, submetidos à análise do conteúdos dos mesmos de maneira crítica.

Quadro 1. Referências distribuídas pelos tipos de estudo e objetos de estudo

Autor/AnoTipo de estudoObjetivo do EstudoResultados/Conclusão
RODRIGUES, 2023Estudo qualitativoRealizar levantamento sistemático da eficácia e seguridade da tizerpatida na prevenção de fatores de risco cardiovascular portadores de diabetes tipo 2.O estudo mostrou que a Tirzepatida teve efeitos benéficos em diversos aspectos, incluindo controle glicêmico, redução de peso corporal e melhorias nos fatores de risco cardiovascular, como circunferência abdominal, pressão arterial, níveis de insulina, lipídios e aspartato aminotransferase. Comparativamente, a Tirzepatida superou outras terapias demonstrando maior eficácia no controle do DM2. Além disso, esta terapia reduziu a inflamação, melhorou a função do endotélio vascular e diminuiu os biomarcadores relacionados ao risco cardiovascular.
STAICO, 2023Estudo qualitativoAvaliar os resultados de ensaios clínicos randomizados realizados em adultos com sobrepeso ou obesidade.Os análogos de GLP-1 com placebo, observou-se que a semaglutida esteve associada a uma maior perda de peso do que a liraglutida, e o emagrecimento persistiu por um período mais prolongado. Já a tirzepatida apresentou resultado ainda mais significativo, mas ainda não está aprovada para tratamento de obesidade devido à necessidade de realização de mais estudos.
SIEBRA, 2024Estudo qualitativoAnalisar  as  expectativa e inseguranças acerca do uso de tirzepatida para redução de peso.O desenvolvimento de medicamentos como a tirzepatida oferece perspectivas promissoras no tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2. No entanto, é importante abordar as inseguranças associadas ao seu uso, como os efeitos colaterais e a segurança a longo prazo.
LIRA, 2023Estudo qualitativoAvaliar a eficácia e segurança da tirzepatida como agente terapêutico para perda de peso em pacientes com obesidade.Os resultados indicam que a tirzepatida é uma terapia promissora e segura para perda de peso em pacientes com obesidade. Todos os estudos relataram perda de peso significativa em pacientes tratados com essa terapia, variando de 8,6% a 16,0% do peso corporal inicial. Além disso, a tirzepatida também apresentou efeitos benéficos em outros parâmetros metabólicos, como redução da glicemia e melhora da função hepática.
CHÁVEZ, 2023Estudo qualitativoAvaliar a eficácia da tizerpatida destacando a sua capacidade de diminuição de hemoglobina glicada e de peso corporal.O uso do medicamento apresenta-se como alternativa promissora de tratamento de acordo com o estudo em questão, podendo vir a se tornar o tratamento líder para tais condições.
CORDEIRO, 2023Estudo qualitativoInvestigar as repercussões metabólicas promovidas pela terapia com tirzepatida no tratamento da diabetes tipo 2.A  administração  subcutânea  de  tirzepatida  demonstra  eficácia significativa na redução de gordura corporal e na melhoria do controle glicêmico de portadores de DM2, com  perfis  de  segurança  e  tolerabilidade  promissores.  Entretanto,  mais  estudos  para  se  investigar  a dose mais vantajosa em relação aos benefícios e efeitos adversos ainda são necessários.
DE CASTRO VALENTE, 2024Estudo qualitativoRealizar uma síntese abrangente das evidências científicas disponíveis sobre a eficácia e segurança do tirzepatida, um medicamento novo e promissor no tratamento do diabetes mellitus tipo 2.Tirzepatida  apresenta  uma  eficácia  notável  no  controle  do  diabetes mellitus,  bem  como  na  redução  significativa  do  peso  corporal,  sem  aumentar  o  risco  de hipoglicemia. Sua capacidade de alcançar metas terapêuticas desafiadoras o posiciona como uma opção  valiosa  no  manejo  da  diabetes  mellitus  tipo  2,  proporcionando  benefícios  adicionais associados à perda de peso.
GETTMAN, 2023Estudo qualitativoAvaliar ação do fármaco tizerpatida sobre a Diabetes tipo 2.Evidências demonstraram que a tirzepatida tem ação potente sobre a redução da glicose e perda de peso com efeitos adversos comparáveis aos agonistas do receptor GLP-1.
FRANCE, 2024Estudo qualitativoAvaliar ação do fármaco tizerpatida sobre a Diabetes tipo 2.A tirzepatida foi associada a um baixo risco de hipoglicemia clinicamente significativa ou grave e a nenhum risco aumentado de eventos cardiovasculares adversos importantes. Os acontecimentos adversos foram na sua maioria de gravidade ligeira a moderada, sendo os mais comuns os acontecimentos gastrointestinais, incluindo náuseas, diarreia, diminuição do apetite e vómitos. Em conclusão, a tirzepatida é uma adição valiosa às opções de tratamento para DM2.
MALHOTRA, 2024Estudo qualitativoAvaliar ação do fármaco tizerpatida sobre a Apnéia obstrutiva do sono e a obesidade.Entre pessoas com apneia obstrutiva do sono moderada a grave e obesidade, a tirzepatida reduziu o peso corporal, a carga hipóxica e a pressão arterial sistólica e melhorou os resultados relatados pelos pacientes relacionados ao sono.
LIN, 2023Estudo qualitativoTirzeptide é um novo receptor de peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1) e um medicamento polipeptídico insulinotrópico dependente de glicose (GIP), que apresenta boa eficiência para perda de peso. Portanto, pretendemos investigar a eficácia e segurança da tirzepatida para perda de peso em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e obesidade.Uma perda significativa de peso corporal no grupo da tirzepatida versus placebo em -9,81 kg (IC 95% (-12,09, -7,52),respectivamente na subanálise, o peso corporal dos pacientes foi significativamente reduzido em três doses de tirzepatida (5 mg, 10 mg e 15 mg) quando comparado com aqueles do placebo/AR GLP-1/insulina. Concluindo, a tirzeptida pode reduzir significativamente o peso do DM2 e do paciente com obesidade, e é um regime terapêutico potencial para perda de peso, mas precisamos estar vigilantes quanto à sua reação gastrointestinal.
Fonte: Autoria Própria.

Diante dos estudos analisados foram listados importantes efeitos do fármaco no combate á comorbidades, dentre estas é possível citar a Obesidade associando o tratamento em questão à melhora da qualidade de vida dos pacientes, além disso, estando associada a melhora do controle glicêmico e por conseguinte do combate à Diabetes, associando também a melhorias nos fatores de risco cardiovascular níveis de insulina.

O Mounjaro superou outras terapias como o uso de Liraglutida e Semaglutida, para a perda de peso, havendo obtenção perda ponderal variando entre 8,6% a 16,0%. Além disso, esta terapia reduziu a inflamação, melhorou a função do endotélio vascular e diminuiu os biomarcadores relacionados ao risco cardiovascular, outros parâmetros metabólicos, como redução da glicemia e melhora da função hepática também podem ser observados.

Além disso, faz-se importante salientar que para o estabelecimento da melhora clínica dos pacientes é necessário que haja boa adesão no que concerne ao tratamento, bem como a realização de mais estudos para o estabelecimento da terapeutica com segurança, desse modo, a adesão durante o tratamento farmacológico de mudanças nos hábitos de vida faz-se importante no combate á obesidade, assim como como medida adjuvante no tratamento da Diabetes Melitus.

Dentre os efeitos colaterais presentes com a utilização da Tizerpatida é possível citar: Sintomas gastrointestinais, incluindo náuseas, diarreia, diminuição do apetite e vómitos, os acontecimentos adversos foram na sua maioria de gravidade moderada. Sendo importante o fortalecimento da relação médico paciente para melhor adesão do tratamento em questão.

Desse modo, é importante salientar que apesar de a Tizerpatida apresentar-se como um medicamento que possui possíveis múltiplos efeitos colaterais, e ainda é pouco difundida tendo em vista o seu alto custo, é tida como uma importante medida farmacológico no combate à Obesidade e Diabetes, com efeito de ação superior aos tratamentos farmacológicos já estabelecidos.

4. Conclusão

No presente estudo, foram sistematizados conhecimentos sobre os fatores relacionados ao uso de Tizerpatida para o manejo de múltiplas comorbidades, enfatizando as perspectivas de sua utilização e fatores relacionados a realização de tais tratamentos e estratégias de enfrentamento, assim como as novas estratégias de combate á comorbidade, expondo a perspectiva quanto ao uso da droga.

Em  suma, o uso de Tizerpatida apresenta-se como opção de tratamento para múltiplas comorbidades, podendo representar contribuições para o enfrentamento da obesidade, assim como da Diabetes, gerando efeitos benéficos também quanto á saúde endotelial e minorando o risco cardiovascular dos pacientes, apresentando-se como um medicamento de alto impacto para a saúde pública nacional assim como para a comunidade internacional. Observa-se que as dificuldades ressaltadas por este estudo foram  principalmente, limitações quanto à utilização do medicamento, estando este associado a múltiplos efeitos colaterais; Dificuldades relacionadas à adesão do tratamento ,assim como uma relação médico – paciente enfraquecida, também se apresentam como fatores limitantes para o estabelecimento de tais medicações, bem como de tratamentos efetivos.

Logo, urge que, mais pesquisas sejam realizadas a fim de proporcionar maior conhecimento acerca da droga e de possíveis aplicabilidades terapêuticas no uso da Tizerpatida. Finalmente, salienta-se, que estas ações quando adotadas podem ajudar trazer grandes benefícios à população, reduzindo consideravelmente os problemas relacionados ao tratamento da Obesidade, bem como da Diabetes, entretanto é importante democratizar e aumentar o acesso às novas alternativas para o estabelecimento do tratamento a tais comorbidades. É importante salientar que, embora a  o tratamento com tal medicamento imponha desafios, este também colabora com a melhora da qualidade de vida de milhares de indivíduos, sendo fundamental a manutenção de pesquisas acerca da temática, instituindo gradualmente melhores intervenções para o manejo sob o uso de Tizerpatida.

Referências

ABESO -Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica. Diretrizes Brasileiras de Obesidade 2016. 4. ed. VI Diretrizes Bras. Obesidade. 2016;p. 7–186.

BRASIL. Ministério da Saúde. Vigitel Brasil 2019: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2019. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

DERENZO, Neide et al. Efeitos de um programa multiprofissional para o tratamento da obesidade em indicadores nutricionais de saúde. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 17, n. 3, p. e5731-e5731, 2024.

TRABULSI, Rhamid Kalil et al. As consequências clínicas do uso de Ozempic para tratamento da obesidade: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 3, p. 12297-12312, 2023.

RODRIGUES, Mariana França et al. Eficácia e segurança da tirzepatida na prevenção de fatores de risco cardiovascular em pacientes com diabetes mellitus tipo 2: uma revisão sistemática. Revista CPAQV-Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v. 15, n. 3, 2023.

Costa IM, Almeida JD de, Costa KM da, Jardim LFS, Rosa MJ dos S, Pifano PP, et al. Uso de análogos de GLP-1 no tratamento da obesidade: uma revisão narrativa / Use of GLP-1 analogues in treatment of obesity: a narrative review. Brazilian Journal of Health Review [Internet]. 2021;4(2):4236–47. Available from: 10.34119/bjhrv4n2-022

Silva, C. C., Savian, C. M., Prevedello, B. P., Zamberlan, C., Dalpian, D. M., & Santos,B. Z. dos. (2020). Access and use of dental services by pregnant women: An integrative literature review. Ciência e Saúde Coletiva, 25(3), 827–835. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020253.01192018.

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. G., Altman, D., Antes, G., Atkins, D., Barbour, V., Barrowman, N., Berlin, J. A., Clark, J., Clarke, M., Cook, D., D’Amico, R., Deeks, J. J., Devereaux, P. J., Dickersin, K., Egger, M., Ernst, E., Tugwell, P. (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta analyses: The PRISMA statement. PLoS Medicine, 6(7),1–6. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

STAICO, Bruna Machado et al. O Uso De Análogos De Glp-1 Liraglutida, Semaglutida E Tirzepatida No Tratamento Da Obesidade: Uma Revisão De Literatura. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 4, n. 4, p. e442950-e442950, 2023.      

SIEBRA, Danielle Xenofonte et al. PERSPECTIVAS E INSEGURANÇAS ACERCA DO USO DE TIRZEPATIDA PARA REDUÇÃO DE PESO. Revista Contemporânea, v. 4, n. 6, p. e4784-e4784, 2024.

LIRA, Francisco Kelton Araujo et al. Análise da eficácia da Tirzepatida como agente terapêutico para perda de peso em pacientes com Obesidade. Brazilian Journal of Development, v. 9, n. 05, p. 15805-15822, 2023.

CHÁVEZ, Mariana. Tirzepatida: Un Avance Revolucionario en el Tratamiento de la Diabetes Mellitus Tipo 2 y la Obesidad. Revista Veritas de Difusão Científica, v. 4, n. 1, p. 96-110, 2023.

CORDEIRO, Natália Oliveira et al. Repercussões metabólicas associadas ao uso da tirzepatida em pacientes portadores de DM2: uma revisão sistemática. Revista Remecs-Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde, p. 28-28, 2023.

DE CASTRO VALENTE, Renata et al. Eficácia e segurança do tirzepatida: uma revisão integrativa de literatura, 2024. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 17, n. 5, p. e6106-e6106, 2024.

GETTMAN, Lana. New Drug: Tirzepatide (Mounjaro™). The Senior Care Pharmacist, v. 38, n. 2, p. 50-62, 2023.

FRANCE, Nicole L.; SYED, Yahiya Y. Tirzepatide: a review in type 2 diabetes. Drugs, v. 84, n. 2, p. 227-238, 2024.

MALHOTRA, Atul et al. Tirzepatide for the Treatment of Obstructive Sleep Apnea and Obesity. New England Journal of Medicine, 2024.

LIN, Fei et al. Weight loss efficiency and safety of tirzepatide: A Systematic review. PLoS One, v. 18, n. 5, p. e0285197, 2023.


1Médicos pela Universidade Ceuma Campus Imperatriz – Imperatriz-MA
2Discentes do curso de Medicina da Universidade Ceuma Campus Imperatriz – Imperatriz-MA
3Discente do curso de Medicina da Universidade Nove de Julho – Mauá-SP