HAMBURGUERIA E SEUS PROCESSOS DE VENDAS ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202407311600


Ednaldo Maciel da Silva1;
Emerson Martins de Melo2;
Lucas de Matos Pinheiro3;
Weimar Pereira do Nascimento4.


RESUMO 

Apresentar de forma investigativa que a gamificação é uma estratégia eficaz para potencializar a participação ativa de colaboradores e clientes, aprofundando suas dinâmicas motivacionais cooperativas, na busca de uma interatividade produtiva e duradoura em qualquer contexto. Realizamos uma revisão de literatura utilizando uma abordagem qualitativa e descritiva para explorar a gamificação nos processos de vendas de hamburguerias. Seguimos um método estruturado, selecionando fontes relevantes e aplicando design thinking e pesquisas de campo via Google Forms para coletar dados. A análise focou nas percepções dos clientes e nos efeitos da gamificação, oferecendo insights valiosos sobre sua aplicação nas vendas de hamburguerias. Observou-se que a gamificação ainda é pouco explorada na região metropolitana de Manaus. Logo, percebeu-se também que há uma fatia do mercado predisposta a aderir a essa tendência de soluções criativas e inovadoras, o que representa uma oportunidade muito relevante para o desenvolvimento de estratégias gamificadas em hamburguerias. Portanto a gamificação age de forma significativa para o sucesso e alavancamento de uma empresa, seja ela de qualquer ramo. 

Palavras-chave: Gamificação. Jogos. Hamburgueria. Competições. Recompensa. Vendas. 

1. INTRODUÇÃO 

A Gamificação tem se tornado uma forte tendência com resultados bastantes satisfatórios para atrair clientes e fidelizá-los através de competições, recompensas e desafios em quaisquer áreas de mercado, uma estratégia incrível para engajar clientes ao consumo de produtos variados como forma de realização pessoal, gerando uma experiência e crescimento do negócio. No contexto temático é um diferencial inovador, pois o uso de personagens de quadrinhos, figuras de super-heróis e de videogames, juntamente com a criação de produtos tematizados e ambientes, traz uma imersão única. Essa abordagem não apenas torna a experiência mais envolvente e divertida, mas também permite aos participantes se conectarem emocionalmente com a narrativa e os desafios propostos.  

A presença de personagens emblemáticos e ambientes familiares aos fãs cria uma atmosfera de familiaridade e excitação, incentivando o engajamento e a participação ativa. Além disso, a gamificação temática pode ser uma poderosa ferramenta para promover aprendizado, colaboração e resolução de problemas, pois transforma tarefas cotidianas em aventuras estimulantes e memoráveis. 

Em contexto geral, oferece desafios e oportunidades para o investidor, com inovação e modernidade para os setores gastronômicos de hamburguerias, trazendo competitividade para alcançar mais clientes e se distanciar cada vez mais da concorrência. Ela pode ser uma ferramenta que dá destaque para diferenciar um estabelecimento de outros, oferecendo aos clientes uma experiência única e envolvente que os incentiva a retornar e compartilhar suas experiências positivas com outras pessoas promovendo demanda de mercado. 

Um dos outros pontos importantes, que vale ressaltar nessa pesquisa, é a forma de atendimento ao cliente. O atendimento em uma empresa que busca a excelência, precisa ser de forma clara e coerente, tendo a empatia como ferramenta fundamental para proporcionar e promover um ambiente acolhedor, convidativo, confortável e que proporcione uma atmosfera familiar e que gere uma expectativa positiva aos visitantes. 

Como forma de atratividade, algumas Hamburguerias em todo o país têm apostado expressivamente em processos de jogos em contexto gastronômico, incorporando elementos de gamificação em seus serviços para consolidar clientes e fascinar visitantes de maneira mais imersiva e cativante. Essa aposta, tem tido resultados desejáveis e um aumento significativo nas vendas e trazendo receita financeira para a empresa. 

As promoções, formas de pagamentos e descontos nos produtos na obtenção de pontos adquiridos ao longo da fidelidade, são uma sedução para o consumismo em produtos e serviços gastronômicos em todo o país, gerando empregabilidade e desenvolvendo o crescimento econômico do setor alimentício no Brasil. 

A estratégia de jogo pode ser incluída nos espaços digitais para fornecer informações sobre serviços e produtos promocionais em destaque no momento. Isso pode ser feito por meio de aplicativos móveis, websites, redes sociais, blogs, grupos de WhatsApp, propagandas via anúncios de aplicativos e mala direta. Essas estratégias nos espaços digitais não apenas fornecem informações sobre os produtos e serviços promocionais da hamburgueria, mas também incentivam o engajamento dos clientes, aumentam a conscientização da marca e impulsionam as vendas.  

O feedback é muito importante para evolução e crescimento do negócio, pois é ele que fornece informações sobre a eficácia das estratégias implementadas e sobre a experiência mais aprofundada do cliente. O feedback dos clientes pode revelar o que está funcionando bem e o que precisa ser aprimorado, permitindo que os negócios ajustem suas abordagens e tomem decisões para melhorar continuamente. 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

2.1 GAMIFICAÇÃO NO CONTEXTO MOTIVACIONAL 

Os elementos básicos dos jogos, personagem, competição, regras do jogo, são fundamentais quando o processo de gamificação é aplicado a contextos de ensino, afetando diretamente no processo de aprendizagem de cada indivíduo. Neste caso, como exemplo, o personagem permite a identificação com o estudante; a competição beneficia a atenção e o foco; e as regras proporcionam um ambiente de imersão favorecendo o contexto de aprendizagem (BUSARELLO et al., 2014). 

Os jogos motivacionais são uma forma de entretenimento e também de aprendizagem, pois adicionam diversão com desafios que possibilitam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais de cada indivíduo promovendo a contribuição conjunta, determinação, perseverança, análise crítica, contribuindo para transpor os desafios com decisões criativas que trazem transformações no trabalho. 

Gamificação é a utilização de elementos de jogos e game design fora do contexto de jogos (GRIFFIN, 2014). As mecânicas encontradas nos jogos atuam como mecanismos motivacionais para os indivíduos, de forma a contribuir para o engajamento destes em variados ambientes e aspectos. Engajamento é o período de tempo no qual o indivíduo tem grande quantidade de conexões com o ambiente e outras pessoas (ZICHERMANN; CUNNINGHAM, 2011).

O nível de engajamento é um fator primordial para o sucesso de qualquer processo de gamificação. Gamificar processos no contexto geral se tornou uma estratégia eficaz para alcançar performance e produtividade em vários setores empresarias, transformando simples tarefas do cotidiano, com mais interatividade e motivação. Gamificar também facilita a aprendizagem, trazendo melhorarias na comunicação e a colaboração entre participantes, promovendo uma interação no trabalho com mais positividade e dinamismo. Setores que aderem à gamificação observam gradualmente uma melhoria no cumprimento de tarefas, bem como no desenvolvimento organizacional mais forte e duradouro. 

Com frequência cada vez maior, esse conjunto de técnicas tem sido aplicado por empresas e entidades de diversos segmentos como alternativas às abordagens tradicionais, sobretudo no que se refere a encorajar pessoas a adotarem determinados comportamentos, a familiarizarem-se com novas tecnologias, a agilizar seus processos de aprendizado ou de treinamento e a tornar mais agradáveis tarefas consideradas tediosas ou repetitivas. Nos últimos anos principalmente, game designers de diversas partes do mundo têm se dedicado a aplicar princípios de jogos em campos variados, tais como saúde, educação, políticas públicas, esportes ou aumento de produtividade (VIANNA, Y.; VIANNA, M.; MEDINA, B.; TANAKA, S, 2013).  

“Gamificar a dinâmica de descontos é uma forma de oferecer uma experiência diferenciada para os nossos fãs e esperamos que todos se divirtam. Além disso, apostamos em uma estratégia online para que as pessoas possam retirar suas ofertas sem a pressa e sem a necessidade de aglomeração em nossas lojas (Matheus Fiore 2020, online)” 

A motivação e o engajamento sempre devem estar atrelados, pois unidos, fornece uma harmoniosa sinergia para alcançar gradualmente o sucesso em qualquer empreendimento.À medida que a motivação promove o desejo e a vontade para alcançar objetivos, o engajamento suplementa a atuação e devoção para transmutar esses desejos em concretude. Quando ambos estão presentes, as pessoas têm propensão a ser mais produtivas, criativas e resilientes, atingindo conquistas importantes e de longa duração. 

A motivação extrínseca está muito ligada à teoria behaviorista, que defendia esse tipo de motivação como forma de encorajar as pessoas a realizar atividades. “De acordo com essa teoria, uma recompensa ou punição, se aplicada sistematicamente, condiciona e reforça respostas por parte dos indivíduos como antecipação a futuras recompensas ou punições” (BIGÃO, 2020). 

Nesse contexto, podemos dizer que as empresas vêm se adaptando cada vez mais à inovação de gamificação, buscando sempre mais consolidação e espaços nos setores competitivos. A gamificação vem transformando rotinas outrora fatigantes e cansativas em processos colaborativos mais fácies, mantendo o foco nas novas tecnologias e tendências que surgem a cada piscar de olhos. Além disso, diminuem os custos desnecessários e otimiza recursos, proporcionando um ambiente mais eficiente e sustentável. 

Processos de gestão de mudanças são, conhecidamente, um dos mais complexos desafios a serem transpostos pelas grandes corporações. Protocolos antigos, legitimados pelo tempo, funcionam como engrenagens de um gigantesco sistema que, uma vez desmontado, pode nunca mais se encaixar da mesma maneira que antes. Mas eis que a pressão exercida por transformações de mercados e mentalidades sentencia a necessidade de ajustar o leme do barco em novas direções, ainda que isso determine, por vezes, pôr em xeque o que uma empresa tem de mais valioso: sua cultura. Por meio dos métodos da gamificação, foi possível ir além das tradicionais iniciativas de comunicação e treinamento, multiplicando seus valores, influenciando modelos mentais de maneira mais eficiente e trazendo um diferencial significativo para o referido projeto. (VIANNA, Y.; VIANNA, M.; MEDINA, B.; TANAKA, S, 2013). 

2.2 HAMBURGUERIA, MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO 

Buscar formas tecnológicas é um diferencial muito importante para que a modernidade possa chegar em qualquer lugar do mundo. Pois o que se pode ser visto na atualidade é um gigantesco esforço para sempre haver novos métodos e tecnologias sendo criadas e modernizadas com o passar dos tempos. Essa procura incessante por inovação tecnológica, modernização, gestão estratégica e outras formas de aprimoramento tem sido uma das principais turbinas do desenvolvimento em setores alimentícios.  

Para atender a essa nova realidade, produtos e serviços foram surgindo dentro de um dos segmentos que mais cresce no país, o das hamburguerias. Em São Paulo, por exemplo, foi aberto o primeiro empório dedicado exclusivamente ao hambúrguer, a The Burger Store. A casa mixa um conceito de loja com insumos de alta qualidade, como pães, molhos, queijos e blends de carne, além de espaço para cursos e capacitações (CNN, online,2023). Com tanta procura por inovações, os donos de hamburguerias de todo o país passaram a buscar soluções e capacitação para impulsionarem os seus negócios. De olho nesse nicho, cinco empresários criaram o Burger Tour, um road show que, somente este ano, já percorreu 18 estados do Brasil e chegou a Europa levando conhecimento, educação e integração entre empreendedores e profissionais da gastronomia, principalmente do universo do hambúrguer por meio de workshops e palestras ministradas por Saulo Matos (Estella Burger), Thiago Benedetti (Smart Burger), Pedro Valsas (Pão com Carne) Junior Peto (John´s Burger), e Fih Fernandes (Holy, FÔRNO e Holy Sandwich Shop) (CNN,Online,2023).  

A incessante busca por uma gestão de novos processos na longa corrida competitiva para alcançar patamares invejáveis a cada dia tem sido cada vez mais acirrada. As empresas multinacionais gastronômicas estão em constantes mudanças, promovendo inovação e aprimorando sua gestão operacional para ter mais visibilidade em um mercado extremamente dinâmico, com envolvimento de novas metodologias, a capacitação ininterrupta dos colaboradores e a incessante busca pela excelência em todas as áreas de hamburgueria. 

O mercado global de hambúrgueres deve alcançar uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 5,5% entre 2022 a 2030, na avaliação da empresa de pesquisa Data Intelo. O espiral de crescimento acontece em função de vários fatores, a começar pela demanda ascendente por fast food e pela mudança no estilo de vida dos consumidores. 

Hoje, existe até hambúrguer vegetariano Na Europa, o crescimento deve se manter constante, inclusive com o estímulo e crescimento da participação dos produtos à base de plantas, entre outros. Prevê-se que a Ásia-Pacífico seja um dos mercados regionais de crescimento mais rápido de 2022 a 2030, especialmente na Índia e na China, que têm aumentado a demanda por produtos de fast food, como hambúrgueres, cachorrosquentes, pizza e outros. (Online, 2023). 

A flexibilidade do setor alimentício em adaptar-se rapidamente às novas tendências é determinante para garantir vantagens à frente da acirrada concorrência e assegurar um crescimento exponencial e sustentável. Os tipos de gestão aplicada têm um papel crucial na operação e progresso de uma corporação empreendedora, tendo influência de forma direta em sua produtividade, competitividade e capacidade de gestão inovadora. 

No Brasil, as hamburguerias estão se destacando entre os empreendimentos de food service. A Saipos detalhou essas tendências e apontou modelos de negócios que devem avançar no país. Antes de avançar, porém, a dica é entender as tendências de gastronomia que têm pautado o gosto do brasileiro, principalmente depois das mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19. Dentre os tipos de empreendimentos mais procurados estão a hamburgueria artesanal, que não deve ser confundida com a gourmet, pois trabalha com insumos naturais e com uma produção diária. Já a hamburgueria gourmet usa ingredientes industrializados, de qualidade superior aos tradicionais. (Online,2023). Maior produtora global de hambúrgueres, a Marfrig tem ainda a fábrica mais moderna de industrializados dessa linha no mundo, inaugurada no ano passado no Mato Grosso do Sul. A unidade faz parte de um complexo em Bataguassu e vai incrementar a produção anual da Marfrig com 20 mil toneladas de hambúrgueres de carne bovina, totalizando uma capacidade de 242 mil toneladas do produto a cada ano. (Online,2023). 

2.3 PROCESSOS, VENDAS E MARKETINGS DIGITAIS 

Desde o momento em que a troca de informações evoluiu subitamente através dos meios de comunicação via internet, se tornou extremamente necessário que todos os processos que utilizassem os meios, acompanhassem tais mudanças. Tendo em vista que as tecnologias redefiniram sistematicamente os limites do possível comunicável entre distâncias inimagináveis em um piscar de olhos. Essas mudanças trouxeram desafios e oportunidades relevantes para setores gastronômicos de hamburguerias para explorarem, processos, vendas e marketings digitais por meios de todas as diversidades das redes existente na atualidade.    

Derivado da junção de duas palavras em inglês: interconnected network, que significa rede interconectada e designa a rede mundial pública de computadores, interligados por cabos ou tecnologias sem fios (wireless). Por meio dessa rede, são transmitidas informações, como textos, sons e imagens, para qualquer computador que esteja conectado à rede. Devido às suas características, a internet tornou-se a primeira mídia em massa a qual permite interação entre pessoas, clientes e empresas a baixo custo e à velocidade da luz. (LIMEIRA, 2010, p. 13). O uso das redes sociais é um excelente instrumento para fortalecer a marca e consequentemente realizar melhores vendas. O Instagram está sendo uma das redes sociais que mais cresce nos últimos tempos. Além de ter um ótimo crescimento, também tem as maiores taxas de engajamento. O melhor ainda é que não tem muito mistério para seu uso, o sucesso dele também vem do conteúdo que é priorizado no momento, como imagens ou vídeos (VOLPATO, 2021). 

Em geral, o sucesso das vendas é diretamente proporcional ao uso de marketing digital, pois quanto mais marketing, mais produtos, mais vendas, mais receita, mais marketing se tornando um círculo lucrativo de rotatividade. 

Figura 1 – Círculo lucrativo de rotatividade.

Fonte: Própria

Enquanto a Era Industrial caracterizou-se pela produção e pelo consumo de massa, por lojas abarrotadas de estoque, por anúncios em toda parte e por grandes descontos, a Era da Informação está nos levando a níveis mais precisos de produção, comunicações mais direcionadas e determinação de preços amparada por bases de informação de melhor qualidade (KOTLER, 2007, p. 3).  

Em resumo, tornou-se primordial investir em novas ferramentas tecnológicas, pois é crucial para assegurar o desenvolvimento das tendências inovadoras e modernizadas, com suas vantagens para chegarem  a todos os cantos do mundo globalizado, contribuindo cada vez mais para o crescimento progressivo, sustentável e humanizado, buscando sempre a inclusão e a qualidade de ser justo e imparcial, permitindo que regiões outrora desconectadas e desprivilegiadas contribuam incisivamente na economia, gerando e buscando o tão sonhado  crescimento socioeconômico da sua localidade.  

3. MATERIAIS E MÉTODOS/METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão de literatura. Adotamos uma abordagem metodológica estruturada para explorar o fenômeno dos processos de vendas de hamburguerias através da gamificação com precisão e profundidade nos contextos da motivação, desempenho, gestão de processos e outros. 

Na seção de metodologia, é essencial estabelecer uma base teórica sólida. Segundo Creswell (2014), “a metodologia de pesquisa deve ser claramente delineada, detalhando cada etapa do processo de investigação”. Essa afirmação sublinha a importância de uma abordagem sistemática e detalhada na elaboração do plano de pesquisa. Em nosso estudo, seguimos essa orientação detalhando cada fase de coleta de dados e análise, para assegurar a replicabilidade e a validade dos resultados. 

Nosso propósito foi explorar de forma abrangente o fenômeno do processo de vendas com gamificação no contexto de uma hamburgueria. Buscamos entender seus efeitos e vantagens no contexto de vendas, aspectos motivacionais, engajamento colaborativo, desempenho, gestão de negócios, gestão de estratégia, percepções de mercado e competitividade. Com o objetivo de fornecer insights que contribuam para melhor compreensão dessa estratégia e sua relevância no mercado de hamburguerias. 

Este estudo empregou um planejamento de pesquisa qualitativa para formulação de entendimento, permitindo uma análise abrangente dos dados coletados. A natureza descritiva da pesquisa foi escolhida para investigar as variáveis de interesse e suas inter-relações. Optamos por uma abordagem qualitativa devido à complexidade dos processos de vendas de hamburguerias e à natureza diversificada do fenômeno da gamificação nesse contexto. A pesquisa qualitativa permite uma exploração profunda das experiências, percepções e significados atribuídos pelos participantes, o que é crucial para entender os efeitos e vantagens da gamificação nas vendas de hamburguerias.  

Além disso, a flexibilidade metodológica oferecida pela abordagem qualitativa nos permitiu adaptar nossos métodos de coleta e análise de dados às nuances e particularidades do fenômeno em estudo, garantindo uma investigação abrangente e contextualizada. Ao adotar essa abordagem, buscamos não apenas capturar o que acontece nos processos de vendas de hamburguerias, mas também compreender por que acontece e como é percebido pelos envolvidos, fornecendo insights valiosos para a prática e teoria nesse campo emergente. 

O método de pesquisa bibliográfica envolveu a solução de fontes relevantes incluindo artigos e websites, os critérios de inclusão e exclusão das fontes foram estabelecidos para garantir a relevância e qualidade dos materiais. 

Segundo Creswell (2014), “pesquisa qualitativa é um meio para explorar e entender o significado que os indivíduos ou grupos atribuem a um problema social ou humano”. Essa definição destaca o foco da pesquisa qualitativa na compreensão profunda das experiências e perspectivas dos participantes. 

Os dados foram coletados utilizando um conjunto de instrumentos previamente validados e adaptados para o contexto da pesquisa de campo. Para essa obtenção foram realizadas pesquisas de campo utilizando a ferramenta de design thinking para obter uma imersão mais aprofundada nas necessidades dos usuários frequentadores de hamburgueria. O design thinking é uma abordagem centrada no usuário para a resolução de problemas, que enfatiza a empatia com os usuários, a geração de ideias criativas e a prototipagem rápida para testar soluções. Além disso, foram consultados recursos como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico. Também conduzimos uma pesquisa com clientes de hamburguerias através do Google Forms, gerando gráficos para entender as necessidades de cada cliente.  

No desenvolvimento, tivemos o cuidado de seleção de fontes, onde foram exploradas bases de dados acadêmicos, contudo, as fontes irrelevantes foram excluídas para garantir a maior precisão, coerência e consistência das informações obtidas. 

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 

4.1 MÉTODOS, PESQUISAS E RESULTADOS  

A presente pesquisa de caráter exploratório tem como objetivos principal favorecer e trazer uma compreensão mais detalhada sobre o tema abordado: hamburgueria e seus processos de vendas través da gamificação. Fazendo o uso de métodos flexíveis como entrevistas, grupos focais, análises de documentos, pesquisa de campo e etc. Pretendeu-se identificar através de análises as variadas particularidades relacionadas ao contexto da gamificação nos processos de vendas de hamburguerias. 

O trabalho científico tem como objetivo utilizar as ciências como um sistema de conhecimento capaz de descrever, explicar e predizer com a maior eficiência certos fatos (fenômenos) ou aspectos de uma dada realidade. [….]. A árdua tarefa que implica a aproximação do conhecimento humano à verdade e à certeza faz com que as pesquisas se tornem altamente rigorosa, deixando-se de produzir mero conhecimento subjetivo, para gerar um tipo de conhecimento especial (científico) que, com certeza, pertence ao mundo das teorias, dos problemas e argumentos justificados. Assim, se constitui o conhecimento científico como: um conjunto de teorias, doutrinas (ideias, opiniões) formadas sobre determinados assuntos, ora ordenadas e sistematizadas em obras científicas (livros, monografias, dissertações, teses etc.). Tal conhecimento científico deriva das pesquisas, isto é, da resolução de problemas científicos. (grayling, 2000, p. 40) 

As metodologias empregadas foram implementadas para garantir um desenvolvimento investigativo mais profundo e amplo, proporcionando uma visão clara de como a gamificação pode exercer influência sobre as estratégias de vendas e o comportamento dos consumidores em hamburguerias. As entrevistas e grupos focais proporcionaram ideias qualitativos sobre as percepções e experiências dos participantes, enquanto as análises de documentos e a pesquisa de campo forneceram dados concretos e observações diretas sobre a gamificação nesse setor. 

Do ponto de vista dos Objetivos, a pesquisa científica pode ser exploratória (desenvolve a pesquisa baseado em bibliografias acerca do tema, assim como análises dos estudos de casos) descritiva (desenvolve a pesquisa baseado em questionários, observação e levantamento de dados) ou explicativa (desenvolve a pesquisa experimental com objetivo de explicar o porquê das coisas) (RAMPAZZO, 2005).   

Este estudo busca também fornecer e sugerir recomendações que possam ser utilizados em contextos semelhantes ou aplicações práticas, expandindo o conhecimento na área do estudo e servindo como base para futuras pesquisas de terceiros. 

O mapa abaixo mostra a localização onde foi desenvolvida a pesquisa de campo utilizando ferramentas como: google forms, formulário de pesquisa, coleta de dados através de questionários, observações com levantamento de dados secundários. 

Imagem 01 – Mapa de localização das Hamburguerias em Manaus

Fonte: google imagem 2019 : https://www.google.com/maps/@-3.0659059, 60.0123283,307m/data=!3m1!1e3?entry=ttu  

Foram desenvolvidos gráficos dos dados coletados na pesquisa de campo onde obtivemos 52 respostas para trazer luz às ansiedades de cada usuário questionado. 

Os questionamentos foram:

GRÁFICO 01: Com que frequências você visita hamburguerias?

Fonte: Própria

No gráfico acima, 35% dos entrevistados informaram que raramente frequentam restaurantes ou estabelecimentos de alimentação fora de casa, pois preferem solicitar por delivery. Informações obtidas com os dados secundários. 

Nesses dados coletados, observamos também que há um público relevante que frequentemente está nas hamburguerias, o que equivale a 65% dos entrevistados. Isso aponta um forte favoritismo em relação a esse tipo específico de estabelecimento, trazendo uma oportunidade para entender melhor suas ansiedades, preferências e comportamentos relacionados ao consumo de hambúrgueres.

Gráfico 02: Quais os principais fatores que levam a escolher uma hamburgueria? (selecione as alternativas que se aplicam)

Fonte: Própria

Vemos no gráfico acima que de 52 entrevistados, 38 deles escolhem um estabelecimento alimentício pela qualidade de seus produtos, isso equivale a 73,1%. Logo há uma observação de que 46,2% visitam por recomendação. No entanto, é importante ressaltar que esses números estão intrinsecamente ligados aos outros pontos apresentados no gráfico. Eles refletem a interconexão entre os diferentes aspectos que influenciam a decisão dos consumidores, destacando a importância de considerar todos esses fatores de forma integrada para compreender plenamente o comportamento do público-alvo.

Gráfico 03: O que você acha da ideia de desafios e missões em uma hamburgueria, onde você pode ganhar recompensas ao completá-las?

Fonte: Própria

Nesse gráfico acima, mostra-se que a ferramenta de gamificação ainda é pouco explorada nos processos corporativos de estabelecimentos alimentícios. Isso aponta para uma grande oportunidade em potencial para o desenvolvimento e a implementação de processos estratégicos de gamificação, buscando sempre melhorar performance da evolução no engajamento colaborativo e motivadores. Com isto, tivemos uma vontade expressiva de 50%  dos entrevistados que informaram como uma ótima ideia e que adoraria participar de locais de que detivessem essas dinâmicas. 

Gráfico 04: Você gostaria de ver eventos especiais ou promoções temáticas em uma hamburgueria, onde o cliente pudesse ganhar recompensas acionais ao participar?

Fonte: Própria

No gráfico 04, observa-se que há uma busca por temas, por exemplo “dia do burgão”, revelando um interesse crescente em potencial em eventos, promoções e preços específicos. Isso sinaliza que os processos estratégicos focados em datas temáticas podem provocar muito interesse no público, aumentando gradativamente a possibilidade de crescimento econômico do local, através do fomento ao consumo de produtos alimentícios em hamburguerias. 

Comportamento do consumidor é uma matéria interdisciplinar de marketing que lida com diversas áreas do conhecimento, como economia, psicologia, antropologia, sociologia e comunicação. O objetivo é estudar as influências e as características de comprador, a fim de obter condições de fazer propostas adequadas de ofertas de marketing, aplicando-se o conceito de marketing. (LAS CASAS, 2012, p.181).

Gráfico 05: Que tipo de recompensas ou prêmios você consideraria mais motivadoras em um programa de gamificação de uma hamburgueria?

Fonte: Própria

Observa-se no gráfico 05, que 39,2%  dos entrevistados têm suas motivações para participar e frequentar um estabelecimento: são os produtos promocionais; o que pressupõe  que ofertas e descontos ainda exercem uma influência muito significativa nos entusiasmos e nas decisões dos consumidores de hamburgueria, pois percebemos que isso enfatiza de forma clara e direta  que estratégias de marketing que aplicam promoções continuam corroborando e sendo extremamente eficazes para promover produtos e serviços nesse contexto, comprovando cada vez mais a importância do uso de abordagens promocionais para seduzir e fidelizar a clientela.

Gráfico 06: Como você geralmente descobre novas ofertas e promoções de uma hamburgueria?

Fonte: Própria

O gráfico acima mostra de forma clara a influência do marketing de produtos e serviços nas redes sociais, evidenciando o poder de persuasão e o impacto relevante e significativo que as plataformas exercem positivamente na percepção e no comportamento dos consumidores. 

Vale ressaltar que ao combinarmos os indicadores de pessoas que encontram suas promoções nas redes sociais e aquelas que as encontram na publicidade online, obtemos uma fatia extremamente significativa de 78,8% do público total entrevistado, indicando que na sua maioria está conectada em busca de ofertas e promoções que as satisfaçam. 

Os consumidores estão vivendo num mundo onde a antiga assimetria de informações entre vendedores e clientes não existe mais. A internet resolveu isso de maneira exemplar e radical. Hoje o consumidor pode encontrar várias opções do que procura, descobrir como funcionam os produtos, comparar suas características e contar a avaliação de clientes reais e especialistas (LEMOS, 2014, p.34). 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Por meio desta investigação, foi possível perceber que a gamificação é uma eficaz estratégia para a potencial participação ativa de colaboradores e clientes em diferentes cenários. Aplicada especificamente em hamburguerias, a gamificação mostrou-se ser uma ferramenta valiosa para o aumento exponencial do engajamento, fidelização e satisfação dos clientes, ao transformar interações cotidianas em experiências envolventes e memoráveis. 

Ao longo deste estudo, houve uma verificação minuciosa em que mostrou-se que a implementação de elementos lúdicos, como competições, recompensas e desafios, não somente atrai e retém clientes, mas também fomenta um ambiente de cooperação e motivação entre os colaboradores. A presença de personagens e temáticas familiares cria uma conexão emocional, incentivando a participação ativa e o retorno frequente de clientes. 

Além disso, o feedback dos clientes tornou-se crucial para ajustar e melhorar continuamente as estratégias implementadas, garantindo que as experiências sejam sempre positivas e alinhadas com as expectativas do público. A gamificação, portanto, não só traz inovação e modernidade ao setor gastronômico de hamburguerias, mas também se destaca como um diferencial competitivo, capaz de transformar o mercado e impulsionar o crescimento econômico do setor alimentício no local. 

Em conclusão, a gamificação consolidou-se como uma prática poderosa e versátil, capaz de promover interatividade, produtividade e duradoura participação, oferecendo às empresas uma maneira inovadora de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Este estudo espera ter contribuído para uma melhor compreensão do impacto e das vantagens da gamificação, encorajando futuras pesquisas e a adoção desta estratégia em diversos outros contextos empresariais. 

REFERÊNCIAS

BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 

BIGÃO, Fabiana. Os diferentes tipos de motivação e os impactos no desempenho. Viddia, 2020.  

BUSARELLO, R. I. et al. A gamificação e a sistemática de jogo. In: FADEL, L. M. et al. (Org.). 

Creswell, J.W. Desenho de pesquisa: abordagens qualitativas, quantitativas e de métodos mistos. 4.ed. Publicações SAGE, 2014 

Disponível em: https://www.viddia.com.br/tipos-motivacao-desempenho/. Acesso em: 20 set. 2020. 

Disponível em: https://www.b9.com.br/135090/burger-king-prepara-black-friday-comdescontos-de-70-e-conteudo-gamificado/2020 

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/apos-70anos-desde-a-chegada-ao-brasil-hamburguer-ultrapassa-pizza-nos-deliveries/ 

Disponivel em: https://pratodoamanha.com.br/dia-mundial-do-hamburguer/ 

Grayling, A. C. Epistemologia. In Compêndio de Filosofia. BUNNiN, Nicholas e E. P. TsuiJames (orgs.) São Paulo: Loyola, 2000. 

Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 

GRIFFIN, Daniel. Gamification in E-Learning. Ashridge Business School, 2014. Disponível em:<http://www.ashridge.org.uk/Website/Content.nsf/wELNVLR/Resources:+Gamification+in+e-Learning?opendocument>. Acesso em: 18 jun. 2014 LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E-marketing. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 

LEMOS, Manuel. Diga adeus aos vendedores. Info Exame, São Paulo: Abril, ed.347, Novembro 2014. 

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 

RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica para alunos dos cursos de graduação e pós- graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005. 

VIANNA, Y.; VIANNA, M.; MEDINA, B.; TANAKA, S. Gamification, Inc: como reinventar empresas a partir de jogos. -1 ed. – Rio de Janeiro: MJV Press, 2013. 

VOLPATO, Bruno. Redes sociais mais usadas no Brasil. ResultadosDigitais, 2021.  

KOTLER, Philip. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. 2. ed. São Paulo: Prenticel Hall, 2007. 

ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. 1 edition ed. Sebastopol, Calif: O’Reilly Media, 2011.


1Acadêmico do Curso de Ciências da Computação e Tecnólogo em Jogos Digitais em 2024. E-mail: emerson.mmelo@gmail.com.
2Acadêmico do Curso de Ciências da Computação e Tecnólogo em Jogos Digitais em 2024. E-mail: ednaldo.mac@gmail.com.
3Acadêmico do Curso de Ciências da Computação e Tecnólogo em Jogos Digitais em 2024. E-mail: lucaspin2018@gmail.com.
4Professor Weimar Pereira do Nascimento do Curso de Ciências da Computação e Tecnólogo em Jogos Digitais 2024 – Polo Manaus – AM; E-mail:  weimarnasciemnto@gmail.com.