CHARACTERIZATION OF DISSERTATIONS AND THESES ON AEROMEDICS
REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10897857
Raylson Marcelo Fernandes de Lima1
Luan Keven da Silva Fernandes1
Raquel Hillary Silva Costa1
Emylly Cláudia silva de Araújo1
Lívia Keismanas de Ávila1
RESUMO
Objetivo: Analisar as produções de dissertações e teses que abordam o serviço aeromédico brasileiro. Método: Trata-se de um estudo bibliométrico, utilizando como critérios de inclusão as dissertações e teses que abordassem a temática aeromédico, incluídas no recorte temporal de 2013 a 2022 retiradas dos programas de Pós-Graduação strictu sensu no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) e excluídas as produções indexadas de forma incompleta, os que fugiam da temática e duplicadas. Obteve-se como amostra final 16 produções onde para estruturação e análise dos dados, utilizou-se um instrumento adaptado junto ao software Microsoft Excel 2019 para a análise das publicações e a estatística descritiva. Resultado: A análise quantitativa da amostra geral é composta por 12 dissertações e 4 teses, na qual nos últimos 10 anos houve maior produção de dissertações em relação a teses, havendo predominância de produções de Pós-Graduação strictu sensu nas regiões Sudeste (62,5%) e Sul (37,5%). Discussão: A produção de dissertações e teses que abordam o serviço aeromédico estão de forma resumida por constituir estudos de alto custo, e por retratar determinado tema com aspectos específicos recentes na qual, nos anos anteriores não eram visados por apresentar temática pouco explorada. Conclusão: Diante do exposto, nota-se exclusividade em produções de dissertações e teses na região sudeste e sul do Brasil, respectivamente. Na qual as dissertações apresentam maior quantitativo com ênfase no tipo de estudo descritivo e destaque para profissionais do aeromédico como população investigada.
Palavras-chave: Medicina Aeroespacial. Resgate Aéreo. Serviços Médicos de Emergência.
ABSTRACT
Objective: To analyze the production of dissertations and theses that address the Brazilian aeromedical service. Method: This is a bibliometric study, using as inclusion criteria the dissertations and theses that addressed the aeromedical theme, included in the time frame from 2013 to 2022 taken from the strictu sensu Postgraduate programs in the catalog of theses and dissertations of the Coordination of Higher Education Personal Improvement (CAPES) and excluding productions indexed incompletely, those that deviated from the theme and duplicates. The final sample was 16 productions where, for structuring and analyzing the data, an instrument adapted to the Microsoft Excel 2019 software was used for the analysis of publications and descriptive statistics. Result: The quantitative analysis of the general sample is composed of 12 dissertations and 4 theses, in which in the last 10 years there has been a greater production of dissertations in relation to theses, with a predominance of strictu sensu Postgraduate productions in the Southeast regions (62.5 %) and South (37.5%). Discussion: The production of dissertations and theses that address the aeromedical service are summarized because they constitute high-cost studies, and because they portray a certain topic with recent specific aspects in which, in previous years, they were not targeted because they presented a topic that was little explored. Conclusion: In view of the above, there is exclusivity in the production of dissertations and theses in the southeast and south of Brazil, respectively. In which the dissertations present a larger quantity with an emphasis on the type of descriptive study and highlighting aeromedical professionals as the population investigated.
Keywords: Aerospace Medicine. Air Rescue. Emergency Medical Services.
1 INTRODUÇÃO
O Transporte Aeromédico (TA) e a assistência médica aeroespacial teve seus ideais fundamentados pelas Guerras e Conflitos Sociopolíticos em todo mundo, no suporte aos feridos e na remoção de civis e militares de zonas de batalha. Porém, apenas com a chegada da II Guerra Mundial, incentivou a implantação de novas técnicas para o transporte de feridos. Eventualmente favorecendo para o surgimento de cuidados médicos durante o transporte aéreo (Gomes et al., 2013).
Somente a partir do reconhecimento do transporte aeromédico no tratamento e recuperação dos feridos durante a II Guerra Mundial, este passou a ser amplamente utilizado, com a formação de esquadrões voltados apenas para esse tipo de missão, dispondo de transporte aéreos de tropas adaptadas, adaptando-se ao conceito de tripulação especializada. Na qual, era constituída em sua grande parte pelas Enfermeiras de Voo (Flight Nurses) da Força Aérea Americana, que recebiam treinamento específico para o transporte aeromédico de pacientes (Da Silva; Ebrahim; Santa Cruz, 2021).
Por definição o TA pode ser considerado como modalidade de deslocamento de pacientes críticos, visando um atendimento definitivo mais rápido, a fim de aumentar a sobrevida da vítima atendida (CARVALHO et al., 2022). A relevância do TA no Brasil torna-se mais evidente quando analisada a dimensão continental do país, com 8.510.295,914 km2 (IBGE, 2020).
O TA é um recurso eficaz e valioso capaz de trazer benefícios para a assistência de pacientes nas regiões mais distantes do país. No Brasil, a implantação de serviços pré hospitalares, municipais e estaduais, vêm escolhendo o modelo metodológico de acordo com suas realidades, demandas, perfis, morbimortalidade, recursos técnicos, tecnológicos e financeiro (Borges et al., 2020).
A atividade do transporte aeromédico no Brasil é regulamentada pela portaria do Ministério da Saúde n° 2048/2002 como suporte avançado de vida e pela Instrução de Aviação Civil – IAC 3134/1999 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) (BRASIL, 2002). A Atuação do enfermeiro em voo foi regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) pela resolução Cofen n° 625/2020, que normatiza a especialidade de enfermagem aeroespacial e confere ao enfermeiro o direito privativo de atuação no âmbito da equipe de enfermagem (COFEN, 2020).
Neste caso, o transporte aéreo requer dos profissionais de saúde, principalmente do enfermeiro, conhecimento de fisiologia de voo e possíveis intercorrências que possam vir durante a remoção e transporte do paciente. Tais habilidades devem ser fundamentais para atuação em saúde no ambiente aeroespacial, tanto nas aeronaves de asas fixa, considerado os aviões, quanto as de asas rotativas, caracterizadas como helicópteros (Borges et al., 2022).
Destaca-se que para atuação adequada no serviço aeromédico, cabe ao profissional demonstrar equilíbrio emocional e domínio técnico em diversas situações de atendimento. Ressalta-se que o ambiente laboral do serviço de bordo é restrito, na qual os profissionais atuam muitas vezes em condições que não contemplam algumas exigências para promover melhor conforto ao colaborador, como a falta de equipamentos específicos do campo de atuação (Curtis et al., 2020).
A comunicação e trabalho em equipe são habilidades essenciais para os profissionais de saúde, pois a combinação de cuidados com pacientes críticos e a experiência de voo, possibilitam a utilização de conhecimentos específicos relacionados ao seu ambiente laboral. Logo, o ruído e vibrações excessivas exigem abordagens de avaliações alteradas, exigindo uma rigorosa consciência situacional da condição de segurança da tripulação (Pereira et al., 2021).
As produções científicas corroboram em novas evidências a fim de promover melhor planejamento em saúde e atuação dos profissionais. Assim, o serviço de TA visando uma assistência mais qualificada e comunicação mais efetiva, principalmente no atendimento à pacientes críticos, há uma exigência de constante atualizações de protocolos, com intuito de diminuir ou mitigar os problemas concernentes ao setor; visto que há uma escassez de produções sobre a temática (Fraga; Saldanha, 2021).
Desta forma, o presente estudo objetiva-se analisar as produções de dissertações e teses que abordam o serviço aeromédico brasileiro.
2 METODOLOGIA
O presente estudo trata-se de um estudo bibliométrico. A bibliometria é portanto, a quantificação dos trabalhos científicos e a mensuração da produção dos mesmos, através das fontes veiculadoras de trabalhos acadêmicos, pelo desenvolvimento cronológico, exploração da produtividade de instituições e a disseminação de tais publicações em bases de dados online.
Por meio desse entendimento, foi possível analisar as produções dos programas de pós-graduação strictu sensu relacionadas ao serviço aeromédico brasileiro.
Como critérios de inclusão do estudo, foi veiculado as dissertações e/ou teses que abordassem a temática aeromédico, incluídas no recorte temporal de 2013 a 2022. Desta forma, justifica-se tal escolha uma vez que, a partir do ano de 2013 iniciou-se a publicação dos resumos das produções dos programas de Pós-Graduação strictu sensu no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), possibilitando uma análise mais criteriosa. Contudo, os critérios de exclusão adotados para tal estudo direciona-se a produções indexadas de forma incompleta, os que fugiam da temática e duplicidades foram contabilizados uma única vez ao longo deste estudo.
A coleta de dados ocorreu no mês de janeiro de 2023, analisando as produções dos programas de Pós-Graduação strictu sensu sobre aeromédico informadas por meio do catálogo de teses e dissertações da CAPES, utilizando as palavras-chaves aeromédico e transporte aeromédico, somado aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), ambulâncias aéreas, resgate aéreo e medicina aeroespacial.
A partir da palavra-chave “Aeromédico”, foram encontrados nove estudos; da palavra chave “Transporte Aeromédico”, encontrados quatro; do descritor “Ambulâncias Aéreas”, quatro; do descritor “Resgate Aéreo”, nove; e do descritor “Medicina Aeroespacial”, 10. Sendo assim, foram encontrados no total 36 estudos no Portal da CAPES, dos quais 20 produções foram excluídas; sendo oito por duplicidade; oito por publicação incompleta; e quatro por fugir da temática.
Após as buscas, obteve-se como amostra final 16 produções. Para estruturação e análise dos dados, utilizou-se um instrumento adaptado, no qual é composto pelos seguintes aspectos: ano de publicação, instituição de filiação, categoria profissional, abordagem metodológica, palavras-chave, referencial teórico, população e nível de evidência do estudo.
O software Microsoft Excel 2010 foi utilizado para a análise das publicações e a estatística descritiva, ao final os resultados foram confrontados com a literatura vigente sobre a temática. Devido a pesquisa não envolver seres humanos, não foi necessário a submissão da mesma ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, entretanto os princípios éticos em pesquisa foram respeitados.
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES OU ANÁLISE DOS DADOS
A análise quantitativa da amostra geral é composta por 12 dissertações e 4 teses, na qual nos últimos 10 anos houve maior produção de dissertações em relação a teses.
Para análise mais abrangente, no gráfico 01 encontra-se a quantidade de teses e dissertações de acordo com o ano de publicação na qual constituem a amostra. Nota-se que a produção de teses e dissertações não é constante ao longo dos anos, onde apresenta a ausência de produções em determinados anos
Em relação a teses, destaca-se que durante o período estudado houveram produções em apenas três anos deliberados. Contudo, as dissertações apresentam-se de forma representativa em contraste com as teses.
Gráfico 01 – Distribuição das dissertações e teses sobre serviço aeromédico no Brasil de 2013 a 2022.
Fonte: Elaboração própria.
No quadro 01 expõe a distribuição geográfica das dissertações e teses sobre serviço aeromédico no território brasileiro. Desta forma, pode ser observado a predominância de produções de Pós-Graduação strictu sensu nas regiões Sudeste (62,5%) e Sul (37,5%).
Quadro 01 – Distribuição das dissertações e teses sobre serviço aeromédico no Brasil, segundo região geográfica.
Fonte: Elaboração própria.
No quadro 02, pode ser observado a síntese do perfil metodológico das produções de acordo com suas características específicas concernente a ambos os níveis acadêmicos, tendo em vista a presença proeminente dos estudos descritivos. Já as abordagens metodológicas obtiveram concordância entre quantitativas e qualitativas. Em contrapartida, o estudo das temáticas e populações investigadas, evidenciam a diversidade de áreas que o serviço aeromédico pode estar presente.
Quadro 02 – Síntese Metodológica do perfil das dissertações e teses sobre serviço aeromédico no Brasil.
Fonte: Elaboração própria.
O quadro 03 apresenta a frequência das palavras-chave utilizadas pelos estudos. Destaca-se a grande variedade de palavras, porém com maior predominância em Resgate aéreo, Medicina Aeroespacial, Serviços Médico de Emergência, respectivamente.
Quadro 03 – Palavras-chave utilizadas nas dissertações e teses sobre serviço aeromédico no Brasil. (F: frequência)
Fonte: Elaboração própria.
Em contrapartida, os demais termos não atingiram uma frequência de citações superior a três vezes. Assim, demonstra-se uma regularidade relativamente baixa em relação às palavras chaves mais citadas.
A pós-graduação stricto sensu em enfermagem iniciou-se no Brasil em 1972 com o primeiro curso de mestrado criado na Escola Anna Nery. Atualmente, a área de enfermagem vem crescendo na oferta de programas de pós-graduações acadêmicas, na qual são recomendadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – CAPES (Nichiata; Kantorski, 2019).
Por meio da pós-graduação em enfermagem, torna-se relevante a contribuição para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, com intuito de desenvolver o ambiente acadêmico e constituir a interface entre a produção do conhecimento e as cobranças geradas pelos órgãos de fomento. O panorama da pós-graduação stricto sensu em enfermagem brasileira indica a distribuição assimétrica dos programas no país (Moreira; Tibães; Brito, 2020) (Zamprogna et al., 2020).
Em outros países como por exemplo, nos Estados Unidos da América (EUA), a especialidade aeromédica foi estabelecida como componente do Conselho Americano de Medicina Preventiva em 1953. No Reino Unido, treinamento aeromédico tem sido disponível desde 1945 na então Força Aérea Real. No Mercosul podemos citar a Colômbia que possui programa de pós-graduação de medicina aeroespacial há mais de 25 anos (Grenon; Saary, 2011) ; (Sánchez Rubio, 2014).
Ao destacar a plataforma EBSCO Information Services, considerada a base de dados que consiste na publicação de dissertações de doutorado nos EUA. Assim, como o uso dos descritores: Aerospace Medicine; Air Rescue; Emergency Medical Services, observa-se um total de 332 achados no período do mês de outubro de 2022. Diante disso, percebe-se o quanto há valorização da pesquisa sobre esta temática em outros países. E, portanto, denota-se a necessidade de realizar mais pesquisas sobre esta temática no Brasil (Haberland; Guilherme; Borges, 2022).
O ambiente da enfermagem no transporte aeromédico mudou drasticamente ao longo de sua criação, desde os aviões da Segunda Guerra Mundial para os aviões de transporte atuais de última geração, equipados com aparelhos de ponta. Desta forma, oportuniza-se a inserção de aspectos facilitadores e benéficos, tais como, a rapidez e agilidade que possibilitam alcançar as regiões de difícil acesso (Schweitzer et al., 2020).
A enfermagem na primeira década do século XXI teve forte investimento em políticas e estratégias que promovessem a elevação da qualidade dos programas de pós-graduação, na qual contribui continuamente para o avanço do conhecimento científico-tecnológico e de inovação em saúde. Contudo, observa-se certo amadurecimento dos programas já consolidados e predisposição mais distinta dos mais recentes com relação ao compromisso de influenciar na produção de conhecimento, visando à transformação da prática de enfermagem (Agra et al., 2018).
O enfermeiro de bordo deve possuir habilidades e conhecimentos específicos para atuar no serviço aeromédico, desempenhando suas atribuições de forma mais qualificada, assim, leva-se em consideração a ascensão da temática no Brasil. A qualificação destes profissionais torna-se relevante, a fim de garantir o aprimoramento de técnicas na assistência prestada no serviço aeromédico (Holanda et al., 2013).
Ao analisar produções científicas oriundas dos programas de pós-graduação, observa-se que o transporte aeromédico requer dos profissionais maior capacidade de racionalizar e tomar decisões com agilidade e eficiência, além de obter boa capacidade psíquica para lidar com situações de estresse. Assim, nota-se a importância de fortalecer as produções científicas nesta área com intuito de tornar os cuidados e gerenciamento aeromédicos mais qualificados (Aguiar; Helena; Almeida, 2019).
Profissionais altamente treinados e dotados de conhecimento especializado atuam como facilitadores, desempenhando suas atribuições com maior probabilidade de sucesso. Desse modo, é essencial a prática da educação continuada, a fim de que estejam preparados para realizar suas funções ocupacionais com competência, de forma conjunta com a equipe multiprofissional (Ferreira et al., 2022).
A produção de dissertações e teses que abordam o serviço aeromédico estão de forma resumida por constituir estudos de alto custo, e por retratar determinado tema com aspectos específicos recentes, na qual nos anos anteriores não eram visados por apresentar temática pouco explorada. Adstrito a tais aspectos, o incentivo acadêmico torna-se fragilizado e fator preponderante na dificuldade para o surgimento de novas evidências sobre a temática (De Oliveira; Ferreira; Dutra, 2019).
Haja vista que o amplo território nacional concentra uma quantidade significativa de habitantes, houve o favorecimento da implementação do serviço aeromédico, e a região sudeste por possuir a maioria destes, contribui com a inserção de programas de especializações que viabilizam a realização de estudos com destaque às pesquisas voltadas ao Serviço aeromédico (De Carvalho et al., 2022).
Desse modo, a produção científica no transporte aeromédico deve ser desempenhada adequadamente, a fim de oferecer conhecimento teórico e práticas mais atualizadas, para que dessa forma se tenha um melhor desenvolvimento técnico. Dado que, o serviço aeromédico executa atividades específicas, assim, essa fundamentação teórica se torna essencial na redução de risco a erros e acidentes de trabalho tornando a assistência dinâmica, tecnológica e mais qualificada (Nascimento et al., 2021).
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do exposto, nota-se exclusividade em produções de dissertações e teses na região sudeste e sul do Brasil, respectivamente. Na qual as dissertações apresentam maior quantitativo com ênfase no tipo de estudo descritivo e destaque para profissionais do aeromédico como população investigada.
Ainda, destaca–se que nos últimos 10 anos a produção de teses foi evidenciada apenas em três anos alternados. Tendo como destaque a abordagem qualitativa e segurança do trabalho como temática estudada.
O serviço aeromédico brasileiro em comparação a outros países, apresentou quantidades pouco significativas de publicações sobre a temática. Contudo, os avanços na melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação já existentes, tem aumentado e oportunizado a criação de conhecimento científico-tecnológico, assim, contribui para o desenvolvimento e aprimoramento do serviço aeromédico.
Eventualmente, este por requerer dos profissionais treinamento especializado, demanda de constante capacitação e atualização em relação a normas, práticas e técnicas, possibilitam que haja uma maior satisfação diante da prestação dos serviços de saúde. Diante disso, entende-se a importância de discutir sobre o tema para compreender sua relevância para crescimento pessoal, acadêmico e profissional.
Portanto, mesmo que a região Sudeste e Sul tenham se destacado na realização de produções de dissertações e teses voltadas para a temática do serviço aeromédico, ainda se faz necessário o incentivo à publicações de estudos em outras regiões do Brasil. Assim, fortalecendo o desenvolvimento científico especializado, garantindo maior qualificação e segurança na saúde.
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1 Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA). E-mail: raylson.fernandes@unisulma.edu.br
1 Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA).
1 Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA).
1 Acadêmica do curso de Bacharelado em Enfermagem da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA).
1 Docente e coordenadora do curso bacharelado de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.