REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10252722
Aimée Christine Ferreira de Melo Castelo Branco1;
Francisca Jullyanna Silva da Costa2;
Inara Cristina Flexa Pereira da Silva3;
Jéssica Maria Gouveia Dias4;
Rodrigo de Andrade da Silva5;
Yang Gabriel Santos da Silva6
INTRODUÇÃO: A Atenção Primária à Saúde (APS), articula-se como sendo o principal cenário favorável ao desenvolvimento de atividades educativas, pois realiza um trabalho multidisciplinar contribuindo para o acesso a cidadania e gerando transformações pessoais e sociais. Dentre seus principais instrumentos para promoção de saúde está a educação em saúde, podendo se valer de diversas abordagens mais interativas que favoreça a compreensão e estimule o papel de protagonista de sua saúde nos pacientes.
Com o envelhecimento populacional e aumento da expectativa de vida exige do atenção básica cada vez mais necessidade de se adequar e buscar métodos de atender essa população, como a implantação do programa Viver-Envelhecimento ativo e saudável instituído em 2019 com foco na saúde do idoso, estimulando várias estratégias como uso de tecnologia para promoção de saúde.
Desse modo, valida-se essa revisão bibliográfica, com o intento de ratificar a importância da integração do idoso na sociedade e de promover a saúde, prevenção e redução da incapacidade por meio de práticas lúdicas.
Palavras chaves: Atenção Primária; Pessoa Idosa; Educação em Saúde
OBJETIVO: Mostrar como as atividades lúdicas contribuem para a saúde do idoso.
METODOLOGIA: Utilizou-se uma revisão de literatura sistemática sendo selecionados 3 artigos em língua portuguesa nos anos de 2016 a 2023 versando sobre atividades lúdicas para idosos na atenção básica a saúde. Buscou-se o descritor: “atividades lúdicas na saúde do idoso”. Considerou-se artigos relevantes que atendiam aos critérios de inclusão: artigos recentes que abordasse atividades diversas e que mencionavam o impacto da implantação de diversas atividades na saúde do idoso. Excluindo os de menor relevâncias e os que se referiam a outros grupos.
RESULTADOS/DISCUSSÃO: A análise demonstrou que, melhores resultados são alcançados quando existe uma maior diversidade de profissionais envolvidos e o desenvolver de um planejamento direcionado priorizando as características pessoais e locais, bem como as comorbidades do público-alvo. Aprendeu-se que um dos principais objetivos com as práticas educativas foram o de estimular a capacidade motora, psíquica e cognitiva da pessoa idosa, somado a isso, também a importância do esclarecimento sobre algumas doenças mais prevalente nessa faixa etária, a fim de promover o autocuidado. Vários artigos científicos justificam a aplicação de atividades lúdicas na atenção primária voltado para esse grupo, tais como dança, bingo, jogos interativos de sim ou não, oficinas em grupo, rodas de conversa e outros. O uso de questionamentos e os esclarecimentos de dúvidas possibilitam a compressão do protagonismo no processo saúde-doença e possibilitam o conhecimento que ajudam a prevenir e retardar doenças e agravos, tendo uma articulação estratégica baseada na necessidade e nos anseios da população alvo. Por meio dessas dinâmicas alcança-se a coletividade, estimula-se a criatividade, memória de curto e longo prazo, concentração, atenção e além disso, promove-se a prática da auto percepção sobre suas dificuldades e as alternativas para atenuá-las.
CONCLUSÃO: Verificou-se que a aplicação das atividades lúdicas na Atenção Primária favorece um maior vínculo entre os idosos e equipe multidisciplinares. Além disso, possibilita, por meio da educação em saúde o bem-estar físico e social; incitando o desenvolvimento biopsicossocial por meio de tal abordagem holística a fim de viabilizar um envelhecimento com empoderamento, autonomia e qualidade.
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