CAMPANHA PUBLICITÁRIA INCENTIVANDO A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM 2024 

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202504292354


Renan Macauly Racinoski1
Orientador: Dr. Abhishek Chatterjee2
Orientador: Andreana Buest3


RESUMO

Esse projeto apresenta um desenvolvimento de materiais gráficos com o objetivo de informar a população e incentivar a vacinação contínua contra a COVID-19, tendo como motivação o negacionismo e fake News política perante a pandemia, gerando hesitações frente à ciência e à saúde pública.  

Para construção dos wallpapers foram utilizados dados reais advindos de órgãos públicos, governamentais e/ou privados de acordo com os requisitos projetuais dos materiais. 

Palavras-Chave: COVID-19, Design, Pandemia, Fake News, Negacionismo.  

Capítulo 1:  Descoberta 

Durante a pandemia do COVID-19, uma doença altamente contagiosa causada pelo (SARS-CoV-2), houve um efeito devastador na demografia mundial e emergiu como uma emergência de saúde global, o mundo tomou medidas significativas para combater o vírus, as vacinas contra a SARS – COV 2, desempenhou o um papel fundamental no combate à pandemia global, mas a sua produção, custo e distribuição refletem desigualdades persistentes no sistema global. A situação provoca, desde então, preocupantes impactos sociais, econômicos e graves consequências para o sistema de saúde global. 

Com o desenvolvimento da sociedade e da tecnologia a comunicação se tornou mais rápida e prática, o cenário de pandemia fez com que a ciência enfrentasse  um novo desafio: comunicar-se com a mesma rapidez e, ao mesmo tempo, levar a informação mais longe e a mais pessoas (Oliveira e Jorente, 2018). 

As notícias que propagam conteúdo não verdadeiros são comumente denominadas de fake news. Este termo, que é classificado de muitas formas, pode ser caracterizado como uma informação com baixo cunho racional, lógico ou verdadeiro, que entra em um fluxo constante de propagação. 

O excesso de notícias falsas disseminadas, revela a perda de confiança em instituições de saúde, durante a pandemia da Covid-19, houve um aumento maciço na disseminação de informações falsas no Brasil, especialmente relacionadas ao coronavírus, vacinas e saúde pública. Há um padrão frequentemente observado nas fake news que inclui novidade, objetividade, linguagem apelativa e emocional, manchetes sensacionalistas que geram indignação e consequente atenção do leitor (Asr TF, Taboada M, 2019, tradução nossa).  

Esse fenômeno de produção, compartilhamento de notícias falsas e desinformação, chamado de “infodemia”, O termo se refere a “um grande aumento no volume de informações associadas a um assunto específico, que podem se multiplicar exponencialmente em pouco tempo devido a um evento específico, como a pandemia atual (Garcia & Duarte, 2020). 

1.1 Soluções Existentes 

Pesquisas feitas em plataformas como Google Scholar e EBSCOhost, foram encontrados 5.425 resultados em 2024, sobre a COVID-19 correlacionado design visual, foi analisado visando as palavras chave: “pandemia”, “comunicação visual”, “covid-19”, “comunicação visual”, “design gráfico”. em fóruns mais voltados para design, como Behance, diversos materiais e serviços foram encontrados, usando as palavras chaves “COVID-19”, “pandemic”, “vacina” e “negacionismo”. Em sua maioria, os artigos e materiais visuais  são voltados para a área da saúde, utilizando fortes abordagens, contendo dados técnicos sobre a doença e análises a respeito da propagação de fake news. 

Figura 01 e Apêndice A 

COVID-19 stay home, stay safe. 

Figura 2 e Apêndice B 

COVID-19, pandemic 

Em meio a pandemia, além de campanhas veiculadas pelo governo e órgãos de saúde, designers e ilustradores juntaram forças para campanhas autónomas contra as fake News,  no Brasil o negacionismo científico ainda existe, marcado pelo governo de Jair Messias Bolsonaro, que o discurso conservador se opõe, ao mesmo tempo, aos enunciados científicos e aos direitos humanos, pois considera que ambos representam uma ameaça aos valores tradicionais (Caponi, et al., 2021). 

A hesitação vacinal é especialmente grave no contexto da pandemia, no qual diversas autoridades, incluindo o Presidente da República, fizeram uso das redes para minimizar a gravidade da doença, atacar medidas de distanciamento e pôr em dúvida a segurança das vacinas. 

Figura 3 e Apêndice C 

Reforço de campanha de vacinação contra o coronavírus

Figura 4 e Apêndice D 

Ilustração feita por Shepard Fairey para o ato Amplifier – Covid-19 

As redes sociais também são palco de grandes manifestações e mobilizações, não se limitam mais ao relacionamento, mas também como fonte de pesquisa e notícias, tendo como atributos a interatividade e participação, possibilitando não só o acesso à informação, mas a capacidade de produzi-la (Barros, et al., 2012).  A dispersão de notícias falsas que desqualificam a eficácia e a segurança dessas aplicações é um fenômeno já observado antes da pandemia.   A desinformação, o negacionismo à ciência, o uso irracional de alguns medicamentos e o não cumprimento do isolamento social, foram grandes dificuldades enfrentadas para combater o vírus, o design visual possui um grande papel social, seus elementos visuais, como cor, elegância, imagens ou representação da autoridade que o produziu e assim por diante, infográficos foram o modo mais utilizado para comunicar a população, uma forma simples, clara e de fácil compreensão afetando todos os públicos,essa abordagem retórica tem maneiras importantes importantes sobre como transmitem conceitos (Green, 2020. tradução nossa).  

No debate público sobre ciência e saúde, a desinformação se dissemina em meio à persistência de crenças não compatíveis com as evidências científicas. Especialmente durante a atual pandemia da COVID-19, a sobrecarga informativa associada à infomedia constitui uma ameaça à saúde pública, pois pode comprometer a adesão das pessoas às medidas de contenção (Cinelli et al. 2020). 

Para melhorar a percepção de problemas a serem resolvidos, foi criado um mapa mental obtendo os problemas gerais, que vieram decorrentes da pesquisa. 

Figura 5 e Apêndice E 

Mapa mental de problemas gerais

  

Figura 6 e Apêndice F 

Mapa mental de soluções gerais  

Os problemas gerais identificados, provém do mesmo discurso, questiona o valor do conhecimento científico, dos argumentos racionais, da experiência adquirida ao longo dos anos, com a argumentação de de defender a qualquer preço a liberdade de emitir suas opiniões, de circular, de expor-se ao risco, divulgam falsas informações (Caponi, et al., 2021). Fato que pode ser atribuído ao tempo recorde de desenvolvimento e liberação do imunizante, associado a disseminação de informações imprecisas sobre uma nova tecnologia para uso em uma doença também pouco conhecida até o ano de 2020.  

1.2 Painel Semântico  

Foi priorizado materiais gráficos com uma linguagem visual amigável e informativa, transparecendo o intuito da campanha que é o incentivo ao uso de máscaras. 

Figura 7

Painel Semântico 

Capítulo 2:  Definição  
2.1 5W2H 

O que? 

  • Uma campanha publicitária para promover a vacinação contínua contra a COVID-19 em 2024, destacando a importância das doses de reforço. Por que? 
  • Para aumentar a adesão às doses de reforço, manter a imunidade da população, prevenir casos graves e combater novas variantes do vírus. 

Quem? 

  • Toda a população, especialmente aqueles que ainda não tomaram as doses de reforço. 
  • Profissionais de saúde, autoridades de saúde pública, influenciadores digitais e meios de comunicação. 

Quando? 

  • Início da campanha: Agosto de 2024 
  • Duração: Durante todo o ano de 2024, com intensificação em períodos estratégicos, como antes das campanhas de reforço sazonais. 

Onde? 

  • Redes sociais, postos de saúde, farmácias, espaços públicos e transportes públicos. 

Como? 

  • Estratégia de comunicação integrada com posts em redes sociais, vídeos informativos, material impresso (cartazes, flyers) e campanhas de e-mail marketing. 
  • Criação de conteúdo educativo e informativo sobre a importância da vacinação contínua e as localizações dos postos de vacinação. 
2.2 Stakeholders  
Figura 8 

Mapa de Stakeholders 

Manter Informado 

  • Investidores: Informar o retorno do investimento nas campanhas.  
  • Autoridades regulamentadoras: Garantir que as informações divulgadas estejam corretas e de fácil acesso para todos. 

Gerir Aproximadamente 

  • Designers: Garantir que a mensagem seja passada com eficiência para a população. 
  • Gestão: Coordenam o projeto, gerem todos os recursos necessários e prazos das entregas, visando maior produtividade e eficiência.  

Monitorar:  

  • Performance da campanha: Monitorar se a campanha está tendo uma boa performance, atingindo público alvo e se é preciso utilizar estratégias para testes. 
  • Redes sociais para feedback: Monitorar como a internet reage ao conteúdo, coletando feedbacks para melhorias. 

Manter Informado: 

  • Equipe de marketing: Manter equipe alinhada com a gestão e seus prazos, eventuais mudanças de conteúdo ou cronograma. 
  • Profissionais da saúde: Mantê-los informados para confidência do conteúdo abordado.  
2.3 Potencial impacto 

Positivo:  

  • Informar e influenciar as pessoas sobre a vacinação e o quão benéfico é para a sociedade combater o vírus. 
  • Experiência do usuário com imagens chamativas e positivas sobre a vacinação 
  • Menor carga nos sistemas de saúde, menos tratamentos para COVID-19, resultam em menores despesas para sistemas de saúde pública e privada. 
  • Atingir uma alta taxa de vacinação contribui para a imunidade coletiva, protegendo até mesmo aqueles que não podem ser vacinados. 

Negativos: 

  • Circulação de fake news, informações falsas sobre vacinas podem gerar medo e resistência entre a população. 
  • Percepção pública negativa, em casos de reações adversas amplamente divulgadas podem afetar a percepção pública da segurança das vacinas. 
  • Dificuldade em alcançar certos grupos demográficos ou comunidades que falam línguas diferentes. 
2.4 Seis Chapéus de Pensamento de Edward de Bono 
Figura 9 e Apêndice G 

Seis Chapéus de Pensamento de Edward de Bono 

Chapéu Azul 

  • Transmitir uma mensagem forte e impactante 
  • Convencer o usuário a mudar sua percepção a respeito da vacina 

Chapéu Branco 

  • Fotos reais da pandemia 
  • Texto com embasamento científico  
  • Informações de grandes órgãos para panfletagem  

Chapéu Verde 

  • Linguagem visual brutalista para composição das peças 
  • Utilização da IA para criação de textos ou imagens 

Chapéu Vermelho 

  • Confiança 
  • Esperança 
  • Otimismo 
  • Conexão pessoal 

Chapéu Cinza 

  • Barreiras culturais e políticos  
  • Alcance limitado por regiões rurais sem acesso a informação digital 
  • Contra Campanhas e manipulação de mensagem 
  • Desconfiança e resistência 
  • Conflitos ideológicos 

Chapéu Amarelo 

  • Diminuição do negacionismo 
  • Aumento de pessoas que se vacinam  
  • Combater notícias falsas a respeito da covid-19 
  • Facilitar uma aceitação maior em uma vacinação em massa 
  • Reiterar a importância da ciência para a humanidade  
  • Estimular o usuário a procurar fontes confiáveis para se informar 
2.5 LiDs Wheel 

1: Seleção de Material 

  • Utilização de materiais recicláveis e sustentáveis em todos os materiais impressos. 
  • Utilizar materiais já reciclados para mídia impressa. 
  • Utilizar dados de órgãos de saúde confiáveis para elaboração dos materiais. 

2: Eficiência Energética 

  • Focar em plataformas digitais para alcançar o público, reduzindo a necessidade de materiais físicos e economizando energia. 

3: Otimização de técnicas de redução 

  • Produzir banners e outros materiais físicos que possam ser reutilizados em várias campanhas. 

4: Redução de Peso e volume 

  • Projetar materiais impressos que sejam compactos e leves, facilitando a distribuição e minimizando custos de transporte. 

5: Durabilidade e Vida útil 

● Criação de conteúdos que possam ser utilizados durante todo o período da campanha, evitando a necessidade de frequentes reimpressões. 

6: Flexibilidade e Adaptabilidade 

  • Desenvolver mensagens que possam ser facilmente adaptadas para diferentes mídias e públicos.  

7: Facilidade de Manutenção 

  • Utilização de plataformas digitais que permitam atualizações rápidas e fáceis no conteúdo 
  • Treinamento interno para que todos da equipe estejam aptos a lidar com urgências de atualização de material gráfico ou conteúdo 
  • Criar conteúdos que não necessitem de manutenção frequente. 

8: Capacidade de Monte e Descarte  

  • Garantir que todos os materiais físicos possam ser facilmente retirados e reciclados. 
2.6 Declaração de problemática  

O que: Campanha publicitária incentivando a vacinação contínua contra COVID-19, conscientizando sobre a importância das doses de reforço e combatendo as fake news sobre seus efeitos colaterais.  

Quem: A campanha é direcionada para toda população, com foco especial em pessoas de 36 – 43 anos. 

Como: A campanha será disseminada através de diversos meios de mídias sociais e meios físicos como flyer, panfleto e pôster.  

Porque: Mesmo após a pandemia, o negacionismo científico se manteve, a vacinação contínua é essencial para controlar a pandemia de COVID-19, para que não haja novas variantes e prevenção de surtos. 

2.7 Personas 

2.7.1 Persona 01 

  • Nome: José Aldo 
  • Gênero: Masculino  
  • Idade: 38  
  • Relacionamento: Casado 
  • Hobbies: Pescar, ver filmes e futebol 
  • Trabalho: Analista de Sistemas  
  • Bio: Valoriza a saúde e bem-estar de seus filhos e cônjuge, e busca sempre informações confiáveis sobre cuidados com a saúde. 
  • Procuras e Necessidades: Frustrado com a quantidade de desinformação sobre a COVID-19 e as vacinas que circulam nas redes sociais. 
  • Dores: Tem algumas dúvidas sobre os possíveis efeitos colaterais das vacinas, influenciado por informações contraditórias. 
  • Contexto de uso: Acessar as informações precisas e baseadas em ciência para tomar decisões informadas. 
2.7.2 Persona 02 
  • Nome: Maria Carvalho 
  • Gênero: Feminino    
  • Idade: 42 
  • Relacionamento: Casada 
  • Hobbies: Podcast e Yoga  
  • Trabalho: Auxiliar Administrativa  
  • Bio: Uma mãe preocupada com o bem-estar da sua família, acredita que o sistema de saúde é muito alarmista devida a preocupação com seus filhos 
  • Procuras e Necessidades: Dificuldade em distinguir informações verdadeiras de falsas nas redes sociais. Preocupação com a segurança das vacinas para os filhos. 
  • Dores: Tem algumas dúvidas sobre os possíveis efeitos colaterais das vacinas, influenciado por informações contraditórias. 
  • Contexto de uso: Lê notícias que vê pelo Instagram e recebe pelo Whatsapp, algumas ela tem muita dúvida sobre a veracidade, mas acaba tomando como verdade 
2.7.3 Persona 03 
  • Nome: Pedro Antonio 
  • Gênero: Masculino  
  • Idade: 40 
  • Relacionamento: Casado  
  • Hobbies: Podcast e Yoga  
  • Trabalho: Gerente Comercial  
  • Bio: Passa a maior parte do tempo em casa ou no trabalho, gosta de ler sobre notícias e política.  
  • Procuras e Necessidades: Dificuldade em encontrar informações confiáveis em meio a um mar de fake news trazendo o sentimento de alienação e desconfiança em relação às autoridades.  
  • Dores: Confia em influenciadores digitais e figuras públicas que compartilham suas visões de mundo, assim desconfiando de mídias tradicionais de notícia.  

Contexto de uso: Utiliza muito o Whatsapp como fonte para se manter informado, acredita que outros meios de notícia são manipulados pelo governo para reger as massas.  

2.8 Experiência do utilizador de Morville 

Útil:  

  • Fornecer conteúdos informativos, atualizados sobre a importância da vacinação contínua. 

Utilizável: 

  • Informações sobre locais de vacinação e horários devem ser facilmente acessíveis e compreensíveis. 

  Desejável:  

  • Um design atraente, com imagens que chame a atenção e transmita a conexão emocional pesada. 

  Encontrável: 

  • Utilização de redes sociais para disseminação da campanha e aumentar visibilidade 
  • Utilizar um bom SEO, para motores de busca e utilizar marketing digital para garantir que as informações sobre vacinação sejam facilmente encontradas online. 

  Acessível: 

  • O conteúdo precisa ser de fácil entendimento e acessível para pessoas com deficiências, utilizando texto alternativo para imagens, utilizando linguagem clara e simples. 

  Confiável:  

  • Utilizar fontes oficiais e confiáveis, como Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde. 
  • Ser transparente sobre os benefícios e possíveis efeitos colaterais da vacinação. 

Valiosa: 

  • Enfatizar os benefícios da vacinação, como a proteção contra variantes graves do vírus e a contribuição para a imunidade coletiva. 
Capítulo 3: Desenvolvimento  

3.1 Rascunhos 

Foi iniciado os primeiros esboços da campanha, além do painel semântico foram utilizados sites como Behance e Pinterest para gerar alternativas. 

Figura 10

Sketches de Alternativas

Para transmitir a ideia de incentivo, sobriedade e esperança, utilizamos tonalidades de azul e laranja, demos destaque para palavras chaves que incentivem a vacinação, fotos de pessoas reais pegas em banco de imagem, reforçam a mensagem. Com o intuito de transmitir a mensagem de forma rápida e fácil, a  fonte Figtree foi selecionada pelo seu formato amigável e de fácil leitura. 

Foi desenvolvido testes com chamadas diferentes, na primeira opção, utilizamos chamadas e texto de apoio amigáveis com o intuito de passar esperança para o público, a mensagem “Proteja seu futuro, Vacine-se contra a COVID-19 em 2024!”, a ênfase na segunda frase, salientando a importância da vacinação continua nos dias atuais que reverberar no futuro.  

Seu subtítulo “Mesmo em 2024, a vacinação continua sendo a nossa melhor defesa contra o vírus e suas variantes.”, enfatiza que a vacina é a única saída para que não haja novos surtos, resultando em lockdown novamente.   A segunda opção com a chamada “Vacina salva vidas. A sua e a de todos ao seu redor.”, traz um tom mais emocional para o material, com o subtítulo “Vacinas estão disponíveis gratuitamente em postos de saúde, farmácias e centros de vacinação.”, incentivando a vacinação e destacando que é gratuita para todos.  

Uma chamada simples e direta é funcional para mídias sociais e outdoors, para material impresso, será implementada mais informações com o intuito de prender a atenção do usuário.  

3.2 Resultados 

Com as alternativas feitas, foi desenvolvido os materiais, tendo seu conteúdo implementado por informações do Ministério da Saúde. Utilizamos tonalidades de azul nos materiais, para Adriana (2013), a cor é um dos elementos usados para captar a atenção do utilizador sendo percepcionada por cada indivíduo de forma única atendendo ao patrimônio cultural e simbólico de cada um. 

Criamos uma chamada padrão para todos os materiais, com o intuito de manter uma coerência informacional, “Vacina salva vidas. A sua e a de todos ao seu redor.”, a chamada tem um tom emocional, salientando a importância das vacinas e como essa proteção influencia na sociedade.  

O subtítulo “Vacinas estão disponíveis gratuitamente em postos de saúde, farmácias e centros de vacinação.”, reitera que a vacinação é grátis, para todos e estão disponíveis em locais com profissionais da saúde. Para finalizar o texto, foi utilizado um call to action com a mensagem “Faça a sua também”.  

O ícone da vacina, é utilizado como hipoícone, são chamados de ícones degenerados, ou seja, eles são imagens comuns a muitas pessoas. 

“O índice, como o próprio nome sugere, indica algo tendo como fundamento a existência concreta deste e está diretamente ligado ao objeto. Tudo o que existe é um índice ou pode funcionar como um. 
Afinal, temos aqui uma relação de causa e efeito. (Nicolau, et al. 2010).” 

Ao fundo da persona, de modo abstrato há o mapa do brasil, além de servir como figura de complementação, representa que uma simples ação ajuda todo o país, para Nicolau, o fundamento do símbolo é um legi-signo, sendo um signo que representa o objeto dinâmico através de uma lei, de uma convenção, possuindo caráter geral e não singular como no caso do índice. Seu objeto imediato é a forma como o signo irá representar seu objeto dinâmico, o significado (Nicolau, et al. 2010). 

Figura 11

Materiais para Story 

Tais informações desmistificam algumas notícias que circulam pela internet a respeito do vírus e da eficácia da vacina, para um melhor entendimento, foi utilizado ícones, que com base em palavras chaves de cada tópico, representam de maneira figurativa a escrita, podemos relacionar os princípios da visibilidade e da consistência diretamente à utilização de ícones, uma vez que essas representações passaram a compor as interfaces como uma forma de linguagem, buscando facilitar a compreensão de mensagens e tornar a interação usuário x produto mais simples e intuitiva (Melo, 2019).  

Na mídia impressa, foi desenvolvido um outdoor, com uma chamada principal e a informação de doses aplicadas, seguida pelo call to action,  visando a exposição a lugares com grande circulação de pessoas. 

Figura 12 

Material Impresso 

4.0 Discussão 

Em 2024, 4 anos após o descobrimento e ápice da pandemia, os programas de vacinação contra COVID-19, continuam pelo mundo, mesmo diante a efeitos adversos, à vacinação é extremamente benéfica para a redução de complicações pela infecção, a adesão à vacinação está sujeita ao imaginário e a mecanismos sociais que influenciam, de forma decisiva, a propensão de uma dada comunidade a ser vacinada ou não. As emoções e as crenças pessoais têm grande impacto na formação da percepção que o indivíduo tem do mundo à sua volta.  

A percepção trata-se da “organização e interpretação de informações sensoriais conscientemente”, a percepção pode estar ou não alinhada aos fatos, quando não alinhada, são criadas realidades alternativas que não se baseiam em fatos, mas em emoções (Como citado em Gomes & Penna & Arroio, 2020). 

As tendências políticas também desempenharam papel importante na atitude associada às vacinas, as fake news podem apresentar uma narrativa unilateral para fomentar as opiniões e pontos de vista apresentados no texto, com um simples rumor de uma fonte teoricamente “confiável” é possível desmerecer uma empresa e em casos extremos derrubar um governo, ou comover uma nação inteira com inverdades (Paula et al., 2018). 

É importante salientar o papel das plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp na disseminação dessas informações falsas. A adaptação das estratégias dos disseminadores de desinformação destaca a necessidade de uma abordagem abrangente para lidar com o problema, que envolva não apenas os usuários. 

 O design tem o poder de influenciar emoções em aspectos como julgamento, tomada de decisão, percepção, atenção e processamento de informações, Damazio e Tonetto (2022), salientam que emoções são frequentemente desencadeadas por uma variedade de estímulos, que tanto podem ser objetos reais, como representações mentais produzidas pela memória ou pela imaginação. 

Nesse sentido pode-se refletir sobre o papel da linguagem na contemporaneidade e como estabelece variações de interpretação de acordo com bolhas sociais. 

“O conflito entre informação demais e conhecimento de menos é uma das condições paradoxais dos tempos em que vivemos. Está longe de ser o único. À medida que o mundo vai ficando mais complexo, parece que as pessoas se dispõem cada vez menos a tentar fazer sentido das coisas. (Cardoso, Rafael. 2011).” 

A hesitação vacinal torna-se evidente ao considerar os malefícios ocasionados em virtude do acesso limitado ou distorcido à informação, o design, enquanto área de conhecimento visa a construção de conceitos e a criação de soluções lógicas e criativas na contemporaneidade, é capaz de estabelecer um discurso ativo, formar opiniões e influenciar as relações entre as pessoas e a sociedade (Polastri, 2018). 

5.0 Conclusão  

Para que as estratégias de vacinação sejam efetivas e alcancem as metas estipuladas, é necessário que estejam alinhadas com a equidade, universalidade, integralidade da atenção à saúde, combate à desinformação. 

O surgimento da expressão “fake news” é bastante atual, porém as intenções das ações estão presentes em toda a história da civilização, o descontrole gerado pelas notícias falsas, causam riscos à saúde pública comprometendo a confiança da população em órgãos governamentais e nos imunobiológicos disponíveis.  Torna-se crucial o papel do design como meio de comunicação, levando informações retiradas de meios confiáveis, e sendo transmitida de maneira simples e eficiente para a população, a compreensão da dinâmica da comunicação sobre saúde pública e reforçam a importância do jornalismo e do design na construção de uma sociedade mais saudável e bem informada. 

Se torna urgente que sejam tomadas medidas legais para diminuir o crescimento e a disseminação das fake news, sobre a importância da imunização no país, para evitar novos surtos de uma doença já controlada. 

Referências 

Asr Tf, Taboada M. Big Data And Quality Data For Fake News And Misinformation Detection. Big Data Soc. 2019;6(1):1-14. Obtido Em: Big Data And Quality Data For Fake News And Misinformation Detection – Fatemeh Torabi Asr, Maite Taboada, 2019 

Barros, Arthur De Alvarenga; Carmno, Michelle Fernanda Alvesdo; Silva, Rafaela Luiza Da. (2012). A Influência Das Redes Sociais E Seu Papel Na Sociedade. Obtido em A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS E SEU PAPEL NA SOCIEDADE 

Caponi, Sandra; Brzozowski, Fabiola Stolf; Hellmann, Fernando; Bittencourt, Silvia 

Cardoso. (2021). O Uso Político Da Cloroquina: Covid-19, Negacionismo E Neoliberalismo. Obtido Em Https://Www.Redalyc.Org/Journal/5957/595769789005/595769789005.Pdf

Cinelli, Mateo; Quattrociocchi, Walter; Galeazzi, Alessandro; Valensise, Carlo Michele; Brugnoli, Emanuele; Schmidt, Ana Lucia; Zola, Paola; Zollo, Fabiana; Scala, Antonio. (2020). The Covid-19 Social Media Infodemic. Scientific Reports, V. 10, N. 1, E16598, Obtido Em https://www.nature.com/articles/s41598-020-73510-5 

Caponi, Sandra; Brzozowski, Fabiola Stolf; Hellmann, Fernando; Bittencourt, Silvia  

Cardoso. (2021). O Uso Político Da Cloroquina: Covid-19, Negacionismo E Neoliberalismo  Obtido Em https://www.redalyc.org/journal/5957/595769789005/595769789005.pdf  

Damazio, Vera. (2018). Design And Emotion. The Bloomsbury Encyclopedia Of Design. London: Bloomsbury Design Library. Obtido Em: https://eed.emnuvens.com.br/design/article/download/1391/522

Garcia, Leila; Duarte, Elisete. Infomedia: Excesso De Quantidade Em Detrimento Da Qualidade Das Informações Sobre A Covid-19. 2020. Obtido Em Infodemia: Excesso De Quantidade Em Detrimento Da Qualidade Das Informações Sobre A Covid-19 

Gomes, Sheila Freitas, Penna, Juliana C. Braga de Oliveira; Arroio, Agnaldo. (2020). Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Obtido Em https://www.scielo.br/j/ciedu/a/bW5YKH7YdQ5yZwkJY5LjTts/# 

Green, Rebecca. Covid-19: How Graphic Design Can Help Save Lives. (2020). Obtido Em: Https://Newsroom.Unsw.Edu.Au/News/Art-Architecture-Design/Covid-19-How -Graphic-Design-Can-Help-Save-Lives 

Melo, Erildo. (2019). Ícones No Design De Interfaces User Experience E Acessibilidade Digital, Páginas 28. Obtido Em: Https://Repositorio.Ufrn.Br/Bitstream/123456789/34464/1/Iconesnodesign_me lo 

Nicolau, Marcos; Abath,Daniel; Moscoso, Társila; Laranjeira, Pablo Cézar. (2010). Comunicação E Semiótica: Visão Geral E Introdutória À Semiótica De Peirce, Paraíba. Obtido Em (Pdf) Comunicação E Semiótica: Visão Geral E Introdutória À Semiótica De Peirce 

Oliveira, João; Jorente, Maria. Design Da Informação E Sua Relevância Para A Ciência Da Informação Obtido Em: Https://Brapci.Inf.Br/Index.Php/Res/Download/109834 

Polastri. S. Rafaela. Rewarding Disobedience: Um Modelo Para A Legitimação Do Discurso Político E Ético Em Prêmios De Design. Obtido em http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=281 

Silva, Adriana Anastácio. (2013). O Design De Comunicação E A Imagem Visual 

Das Organizações Nas Redes Sociais Virtuais: Um Estudo De Caso.  Obtido Em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/11631/2/ULFBA_TES%20709.pdf 

Apêndices 

Apêndice A: https://www.behance.net/gallery/98640563/COVID-19-stay-home-stay-safe

Apêndice B: https://www.behance.net/gallery/100432393/Coronavirus-poster 

Apêndice C: https://portal.crea-sc.org.br/vacinacao-contra-o-coronavirus/ 

Apêndice D: https://news.artnet.com/art-world/shepard-fairey-covid-19-psa-1880175 

Apêndice E e F: https://miro.com/app/board/uXjVKTrRwds=/ 

Apêndice G: vk.com/topic-178186634_39330245?offset=420


1MA Design, London School of Design and Marketing  
TDES7004: Advanced Design Lab

2Orientador

3Orientador