ANALYSIS OF THE CONTRIBUTIONS OF PPGECEM/UEPB DISSERTATIONS TO THE EDUCATION OF DEAF STUDENTS: A STUDY ON PEDAGOGICAL PRACTICES AND INCLUSION
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202506221148
José Willames Silva Belém1
Resumo
Este estudo apresenta uma análise das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba que abordam a inclusão de estudantes surdos. A pesquisa teve como objetivo investigar os principais referenciais teóricos e metodológicos utilizados nessas dissertações, com o intuito de compreender como a inclusão de estudantes surdos tem sido abordada no contexto da pesquisa acadêmica. Utilizando a análise de conteúdo proposta por Vosgerau e Romanowski (2014), este estudo discute os resultados da análise das dissertações selecionadas, destacando as principais contribuições e lacunas na pesquisa sobre inclusão de estudantes surdos no PPGECEM/UEPB.
Palavras-chave: Inclusão, estudantes surdos, referenciais teóricos.
1. INTRODUÇÃO
A educação inclusiva é uma abordagem que busca responder às necessidades de aprendizagem de todos os estudantes, com foco especial naqueles que são vulneráveis à marginalização e exclusão (UNESCO, 1994). Nesse contexto, a educação de surdos é um desafio significativo, devido às dificuldades enfrentadas por esses estudantes em relação ao acesso a um ensino inclusivo e de qualidade. Apesar dos avanços legislativos, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96, que garante o acesso e permanência de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, a inclusão de jovens surdos ainda é um desafio educacional.
A falta de preparação e condições das escolas, bem como a pouca formação dos professores, podem promover um processo de segregação entre os alunos (CARVALHO, 2011). Além disso, a pouca formação do professor em relação à educação de surdos é um obstáculo significativo para um trabalho docente comprometido com a educação desses jovens. A inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura, aprovada pelo Ministério da Educação em 2005, é um passo importante, mas não é suficiente para garantir uma educação de qualidade para os surdos.
Diante desses desafios, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) desempenha um papel fundamental em promover o desenvolvimento dos estudantes surdos. No entanto, é necessário investigar como os estudos sobre inclusão de surdos e formação de professores têm sido abordados na pesquisa acadêmica. Nesse sentido, este artigo visa analisar as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que tratam da inclusão de jovens surdos e da formação de professores.
Diante do contexto, nasce uma abordagem problematizadora no tocante ao seguinte questionamento: Quais são as contribuições das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para a compreensão e melhoria da inclusão de estudantes surdos na educação básica, considerando as lacunas e desafios identificados na literatura acadêmica e na prática educacional? Diante da questão citada, este artigo tem como objetivo analisar as contribuições das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para a educação de surdos, com foco em práticas pedagógicas e inclusão.
A pesquisa tem o potencial de contribuir para a melhoria da inclusão de estudantes surdos na educação básica, o que é uma questão socialmente relevante e reflete a vivência do pesquisador em relação à inclusão de estudantes surdos e à importância de investigar como as dissertações do PPGECEM/UEPB abordam essa questão.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU REVISÃO DA LITERATURA
Segundo a Unesco (1994, p.5), todos os alunos devem aprender no mesmo ambiente, sempre que possível, independente das dificuldades e diferenças que apresentem. Esse modelo educacional permite ao aluno, um processo de socialização e interação, isto é, sua participação e convivência em ambientes de sala de aula regular possibilita o desenvolvimento cognitivo e social do estudante com deficiência, além de reduzir o preconceito/visão historicamente instituído de que o aluno com deficiência dificulta a aprendizagem dos demais alunos.
Esses estigmas, citados anteriormente, configuram-se como verdadeiros desafios para a escola, professores e alunos. É, portanto, de fundamental importância que o professor no exercício de sua prática docente, busque uma formação continuada que possibilite uma melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de jovens com deficiência, em especial os surdos. Documentos oficiais enfatizam que:
A formação docente inicial e continuada para a educação básica constitui processo dinâmico e complexo, direcionado à melhoria permanente da qualidade social da educação e à valorização profissional, devendo ser assumida em regime de colaboração pelos entes federados nos respectivos sistemas de ensino e desenvolvida pelas instituições de educação credenciada (BRASIL, 2015).
Neste sentido, a formação inicial e continuada do professor, tal qual a sua valorização profissional, são elementos consideráveis no processo de melhoria da qualidade educacional, cabendo não apenas ao professor a busca por uma sala de aula mais inclusiva, mas também as instituições e às públicas atuem de forma colaborativa nesse processo.
Na sala de aula, em que estão inseridos alunos surdos, cabe ao professor a importante missão de buscar/construir estratégias/ferramentas que permitam contextualizar as informações a serem transmitidas visualmente ao aluno. Essa ideia é válida, tendo em vista que o professor num processo de formação continuada, está sempre a buscar novas alternativas que melhorem o processo de assimilação do conteúdo abordado.
Neste sentido, Moura (2011) esclarece que:
O processo de aprendizagem do aluno surdo tem uma grande ferramenta, que é a imagem visual contextualizada. Sendo que esta imagem deve estar inserida em um contexto, não se referindo a qualquer imagem aleatória, descontextualizada. O importante na compreensão da dinâmica dialógica que podemos ter ao ver textos, imagens, propagandas é compreender as significações que estão por trás destes signos visuais existentes na mídia, nos jornais, revistas e em outros portadores de textos. (MOURA, 2011, p. 2528).
Assim, na visão de MOURA (2011), a busca por imagens, textos e propagandas por parte do professor, tem uma representação real de que, o professor ao pesquisar tais elementos para sua aula, possui uma intencionalidade pedagógica, proporcionada pelo processo de formação continuada e por sua práxis em sala de aula, que lhe permite compreender que só é possível proporcionar a compreensão, e por conseguinte, a aprendizagem do estudante, através de imagens e textos e propagandas contextualizados.
Neste sentido, para construir um desenvolvimento pleno no estudante, é necessário que seu processo de aprendizagem tenha sucesso, isto é, que através das estratégias utilizadas pelo professor, o aluno possa aprender, e por conseguinte, se desenvolver integralmente, conforme afirma VYGOTSKY (1991), ao dizer que o aprendizado leva ao desenvolvimento, pois ao dar um passo no aprendizado, a criança dá dois no desenvolvimento.
3. METODOLOGIA
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de realizar uma análise de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e em Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM/UEPB), com foco na busca pelos principais teóricos abordados nas pesquisas sobre a educação de surdos, e tem como objetivo, analisar as dissertações do PPGECEM/UEPB que abordam a educação de surdos, com foco nos principais teóricos e metodologias utilizados.
A análise do conteúdo de tais documentos é de grande importância, tendo em vista a complexidade na educação de surdos no Brasil. Assim, tal análise nos permitirá conhecer os avanços e as e as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores do PPGECEM nesse tipo de estudo. Como justificativa para este estudo, (VOSGERAU; ROMANOWSKI, 2014, p. 3) dizem que a revisão permite compreender o movimento da área, a sua configuração, suas propensões teóricas e metodológicas, além de permitir análise crítica sobre ela, apontando tendências, lacunas e recorrências […] as pesquisas de revisão “consistem em organizar, esclarecer e resumir as principais obras existentes, bem como fornecer citações completas abrangendo o espectro de literatura relevante em uma área”. Neste sentido, através da análise de dados/resultados já expostos no programa, é possível pensar novas pesquisas que tenham como objetivo a melhoria na qualidade do ensino de jovens na educação inclusiva.
Os materiais utilizados temos a Seleção das dissertações: Serão selecionadas dissertações do PPGECEM/UEPB que abordem a educação de surdos, a análise das dissertações: As dissertações selecionadas serão analisadas com base na análise de conteúdo, buscando identificar os principais teóricos e metodologias utilizados e identificação de tendências e lacunas: A análise permitirá identificar tendências, lacunas e recorrências nas dissertações, bem como apontar possíveis caminhos para futuras pesquisas.
A análise de dissertações é importante para compreender os avanços e dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores do PPGECEM/UEPB na área de educação de surdos. Além disso, a revisão de literatura permite pensar em novas pesquisas que tenham como objetivo a melhoria da qualidade do ensino de jovens na educação inclusiva.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES OU ANÁLISE DOS DADOS
Para esta discussão, utilizaremos algumas dissertações produzidas pelos discentes do Programa de Pós – Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, que discutem sobre a educação de estudantes surdos.
Quadro 01: Informações coletadas da primeira dissertação selecionada para a pesquisa.


Quadro 02: Informações coletadas da primeira dissertação selecionada para a pesquisa.

Quadro 03: Informações coletadas da primeira dissertação selecionada para a pesquisa.


Quadro 04: Informações coletadas da primeira dissertação selecionada para a pesquisa.


5. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este estudo revelou-se de grande relevância, considerando as significativas dificuldades enfrentadas pelos jovens surdos nos processos de aprendizagem, a necessidade de formação adequada dos professores e a busca por metodologias alternativas para o ensino desses alunos. A análise das dissertações do PPGECEM/UEPB proporcionou uma compreensão aprofundada dos desafios e resultados apresentados nos últimos anos.
Destacou-se a necessidade de as escolas e instituições promoverem formação continuada para os professores da educação básica, visando um trabalho pedagógico que proporcione a autonomia dos estudantes surdos.
Este estudo também evidenciou que a educação inclusiva é uma área com vastas possibilidades de pesquisa e desenvolvimento. É necessário um olhar mais atento dos professores e instituições para que, com base em pesquisas, novas políticas públicas de inclusão e estratégias metodológicas sejam construídas. Isso pode contribuir para reduzir as disparidades existentes na aprendizagem e na socialização de jovens surdos nas salas de aula.
Em resumo, este estudo apontou para a importância de uma abordagem mais inclusiva e apoiada na formação continuada dos professores, bem como na implementação de políticas públicas e estratégias metodológicas que atendam às necessidades específicas dos jovens surdos.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Lei nº 4024/61, de 20 de dezembro de 1961. Dispõe sobre a Lei de Diretrizes e Base de 1961. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1961. Disponível em: . Acesso em: 08 mai. 2019.
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BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Série Livro. Brasília, DF: MEC/SEESP, 1994.
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 de jul. de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias =17719-rescne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 de novembro de 2022.
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1976.
SOARES, M. A.L; CARVALHO, M. F. O professor e o aluno com deficiência. São Paulo: Cortez, 2012.
UNESCO, Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Prática em Educação
VOSGERAU, D. S. R; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ. vol.14 no.41 Curitiba jan./abr. 2014.
VYGOTSKY, L. S. La imaginación y el arte en la infancia. 2 ª ed. Madrid: Ediciones, 1990.
VYGOTSKY, L.S.A. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
1Discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Em Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Campina Grande-PB, e-mail: jose.willames.silva.belem@aluno.uepb.edu.br