ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE DISSERTAÇÕES DO PPGECEM/UEPB PARA A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO

ANALYSIS OF THE CONTRIBUTIONS OF PPGECEM/UEPB DISSERTATIONS TO THE EDUCATION OF DEAF STUDENTS: A STUDY ON PEDAGOGICAL PRACTICES AND INCLUSION

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202506221148


José Willames Silva Belém1


Resumo 

Este estudo apresenta uma análise das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino de  Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba que abordam a  inclusão de estudantes surdos. A pesquisa teve como objetivo investigar os principais referenciais  teóricos e metodológicos utilizados nessas dissertações, com o intuito de compreender como a  inclusão de estudantes surdos tem sido abordada no contexto da pesquisa acadêmica. Utilizando a  análise de conteúdo proposta por Vosgerau e Romanowski (2014), este estudo discute os resultados da  análise das dissertações selecionadas, destacando as principais contribuições e lacunas na pesquisa  sobre inclusão de estudantes surdos no PPGECEM/UEPB. 

Palavras-chave: Inclusão, estudantes surdos, referenciais teóricos. 

1. INTRODUÇÃO 

A educação inclusiva é uma abordagem que busca responder às necessidades de  aprendizagem de todos os estudantes, com foco especial naqueles que são vulneráveis à  marginalização e exclusão (UNESCO, 1994). Nesse contexto, a educação de surdos é um  desafio significativo, devido às dificuldades enfrentadas por esses estudantes em relação ao  acesso a um ensino inclusivo e de qualidade. Apesar dos avanços legislativos, como a Lei de  Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96, que garante o acesso e permanência de  pessoas com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, a inclusão de  jovens surdos ainda é um desafio educacional. 

A falta de preparação e condições das escolas, bem como a pouca formação dos  professores, podem promover um processo de segregação entre os alunos (CARVALHO,  2011). Além disso, a pouca formação do professor em relação à educação de surdos é um  obstáculo significativo para um trabalho docente comprometido com a educação desses  jovens. A inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina obrigatória nos  cursos de licenciatura, aprovada pelo Ministério da Educação em 2005, é um passo  importante, mas não é suficiente para garantir uma educação de qualidade para os surdos. 

Diante desses desafios, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) desempenha  um papel fundamental em promover o desenvolvimento dos estudantes surdos. No entanto, é  necessário investigar como os estudos sobre inclusão de surdos e formação de professores têm  sido abordados na pesquisa acadêmica. Nesse sentido, este artigo visa analisar as dissertações  do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM)  da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que tratam da inclusão de jovens surdos e da  formação de professores. 

Diante do contexto, nasce uma abordagem problematizadora no tocante ao seguinte  questionamento: Quais são as contribuições das dissertações do Programa de Pós-Graduação  em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da  Paraíba (UEPB) para a compreensão e melhoria da inclusão de estudantes surdos na educação  básica, considerando as lacunas e desafios identificados na literatura acadêmica e na prática  educacional? Diante da questão citada, este artigo tem como objetivo analisar as contribuições  das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação  Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para a educação de  surdos, com foco em práticas pedagógicas e inclusão. 

A pesquisa tem o potencial de contribuir para a melhoria da inclusão de estudantes  surdos na educação básica, o que é uma questão socialmente relevante e reflete a vivência do  pesquisador em relação à inclusão de estudantes surdos e à importância de investigar como as  dissertações do PPGECEM/UEPB abordam essa questão. 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU REVISÃO DA LITERATURA 

Segundo a Unesco (1994, p.5), todos os alunos devem aprender no mesmo ambiente,  sempre que possível, independente das dificuldades e diferenças que apresentem. Esse modelo educacional permite ao aluno, um processo de socialização e interação, isto é, sua  participação e convivência em ambientes de sala de aula regular possibilita o  desenvolvimento cognitivo e social do estudante com deficiência, além de reduzir o  preconceito/visão historicamente instituído de que o aluno com deficiência dificulta a  aprendizagem dos demais alunos. 

Esses estigmas, citados anteriormente, configuram-se como verdadeiros desafios para  a escola, professores e alunos. É, portanto, de fundamental importância que o professor no  exercício de sua prática docente, busque uma formação continuada que possibilite uma  melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de jovens com deficiência, em especial os  surdos. Documentos oficiais enfatizam que: 

A formação docente inicial e continuada para a educação básica constitui processo dinâmico e complexo, direcionado à melhoria permanente da qualidade social da educação e à valorização profissional, devendo ser assumida em regime de colaboração pelos entes federados nos respectivos sistemas de ensino e desenvolvida pelas instituições de educação credenciada (BRASIL, 2015). 

Neste sentido, a formação inicial e continuada do professor, tal qual a sua valorização  profissional, são elementos consideráveis no processo de melhoria da qualidade educacional,  cabendo não apenas ao professor a busca por uma sala de aula mais inclusiva, mas também as  instituições e às públicas atuem de forma colaborativa nesse processo. 

Na sala de aula, em que estão inseridos alunos surdos, cabe ao professor a importante  missão de buscar/construir estratégias/ferramentas que permitam contextualizar as  informações a serem transmitidas visualmente ao aluno. Essa ideia é válida, tendo em vista  que o professor num processo de formação continuada, está sempre a buscar novas  alternativas que melhorem o processo de assimilação do conteúdo abordado.  

Neste sentido, Moura (2011) esclarece que: 

O processo de aprendizagem do aluno surdo tem uma grande ferramenta, que é a imagem visual contextualizada. Sendo que esta imagem deve estar inserida em um contexto, não se referindo a qualquer imagem aleatória, descontextualizada. O importante na compreensão da dinâmica dialógica que podemos ter ao ver textos, imagens, propagandas é compreender as significações que estão por trás destes signos visuais existentes na mídia, nos jornais, revistas e em outros portadores de textos. (MOURA, 2011, p. 2528).

Assim, na visão de MOURA (2011), a busca por imagens, textos e propagandas por  parte do professor, tem uma representação real de que, o professor ao pesquisar tais elementos  para sua aula, possui uma intencionalidade pedagógica, proporcionada pelo processo de  formação continuada e por sua práxis em sala de aula, que lhe permite compreender que só é  possível proporcionar a compreensão, e por conseguinte, a aprendizagem do estudante,  através de imagens e textos e propagandas contextualizados.  

Neste sentido, para construir um desenvolvimento pleno no estudante, é necessário  que seu processo de aprendizagem tenha sucesso, isto é, que através das estratégias utilizadas  pelo professor, o aluno possa aprender, e por conseguinte, se desenvolver integralmente,  conforme afirma VYGOTSKY (1991), ao dizer que o aprendizado leva ao desenvolvimento,  pois ao dar um passo no aprendizado, a criança dá dois no desenvolvimento. 

3. METODOLOGIA  

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de realizar uma análise de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e em  Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM/UEPB), com foco na  busca pelos principais teóricos abordados nas pesquisas sobre a educação de surdos, e tem  como objetivo, analisar as dissertações do PPGECEM/UEPB que abordam a educação de  surdos, com foco nos principais teóricos e metodologias utilizados. 

A análise do conteúdo de tais documentos é de grande importância, tendo em vista a  complexidade na educação de surdos no Brasil. Assim, tal análise nos permitirá conhecer os  avanços e as e as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores do PPGECEM nesse tipo de  estudo. Como justificativa para este estudo, (VOSGERAU; ROMANOWSKI, 2014, p. 3)  dizem que a revisão permite compreender o movimento da área, a sua configuração, suas  propensões teóricas e metodológicas, além de permitir análise crítica sobre ela, apontando  tendências, lacunas e recorrências […] as pesquisas de revisão “consistem em organizar,  esclarecer e resumir as principais obras existentes, bem como fornecer citações completas  abrangendo o espectro de literatura relevante em uma área”. Neste sentido, através da análise  de dados/resultados já expostos no programa, é possível pensar novas pesquisas que tenham  como objetivo a melhoria na qualidade do ensino de jovens na educação inclusiva. 

Os materiais utilizados temos a Seleção das dissertações: Serão selecionadas  dissertações do PPGECEM/UEPB que abordem a educação de surdos, a análise das dissertações: As dissertações selecionadas serão analisadas com base na análise de conteúdo,  buscando identificar os principais teóricos e metodologias utilizados e identificação de  tendências e lacunas: A análise permitirá identificar tendências, lacunas e recorrências nas  dissertações, bem como apontar possíveis caminhos para futuras pesquisas. 

A análise de dissertações é importante para compreender os avanços e dificuldades  enfrentadas pelos pesquisadores do PPGECEM/UEPB na área de educação de surdos. Além  disso, a revisão de literatura permite pensar em novas pesquisas que tenham como objetivo a  melhoria da qualidade do ensino de jovens na educação inclusiva. 

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES OU ANÁLISE DOS DADOS 

Para esta discussão, utilizaremos algumas dissertações produzidas pelos discentes do  Programa de Pós – Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM da  Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, que discutem sobre a educação de estudantes  surdos.  

Quadro 01: Informações coletadas da primeira dissertação selecionada para a pesquisa.

Fonte: O autor (2025).

Quadro 02: Informações coletadas da primeira dissertação selecionada para a pesquisa.

Fonte: O autor (2025).

Quadro 03: Informações coletadas da primeira dissertação selecionada para a pesquisa.

Fonte: O autor (2025).

Quadro 04: Informações coletadas da primeira dissertação selecionada para a pesquisa.

Fonte: O autor (2025).

5. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Este estudo revelou-se de grande relevância, considerando as significativas dificuldades  enfrentadas pelos jovens surdos nos processos de aprendizagem, a necessidade de formação  adequada dos professores e a busca por metodologias alternativas para o ensino desses alunos. A análise das dissertações do PPGECEM/UEPB proporcionou uma compreensão aprofundada  dos desafios e resultados apresentados nos últimos anos.  

Destacou-se a necessidade de as escolas e instituições promoverem formação continuada  para os professores da educação básica, visando um trabalho pedagógico que proporcione a  autonomia dos estudantes surdos. 

Este estudo também evidenciou que a educação inclusiva é uma área com vastas  possibilidades de pesquisa e desenvolvimento. É necessário um olhar mais atento dos  professores e instituições para que, com base em pesquisas, novas políticas públicas de  inclusão e estratégias metodológicas sejam construídas. Isso pode contribuir para reduzir as  disparidades existentes na aprendizagem e na socialização de jovens surdos nas salas de aula. 

Em resumo, este estudo apontou para a importância de uma abordagem mais inclusiva e  apoiada na formação continuada dos professores, bem como na implementação de políticas  públicas e estratégias metodológicas que atendam às necessidades específicas dos jovens  surdos. 

REFERÊNCIAS 

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental:  matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Lei nº 4024/61, de 20 de dezembro de  1961. Dispõe sobre a Lei de Diretrizes e Base de 1961. Diário Oficial da União, Brasília, DF,  20 dez. 1961. Disponível em: . Acesso em: 08 mai. 2019.

BRASIL. Lei nº 5.692/71, de 11 de agosto de 1971. Dispõe sobre a Lei de Diretrizes e Base  de 1971. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 ago. 1971. Disponível em: . Acesso em: 08  mai. 2019. 

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Série Livro. Brasília, DF: MEC/SEESP,  1994. 

BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a  formação inicial em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 de jul. de 2015.  Disponível em:  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias =17719-rescne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 de  novembro de 2022. 

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1976. 

SOARES, M. A.L; CARVALHO, M. F. O professor e o aluno com deficiência. São Paulo:  Cortez, 2012. 

UNESCO, Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Prática em Educação  

VOSGERAU, D. S. R; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais  e metodológicas. Rev. Diálogo Educ. vol.14 no.41 Curitiba jan./abr. 2014. 

VYGOTSKY, L. S. La imaginación y el arte en la infancia. 2 ª ed. Madrid: Ediciones,  1990. 

VYGOTSKY, L.S.A. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos  psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.


1Discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Em Educação Matemática da Universidade  Estadual da Paraíba, Campus de Campina Grande-PB, e-mail: jose.willames.silva.belem@aluno.uepb.edu.br